Sie sind auf Seite 1von 3

Aula 1 Direito Tributrio

Bibliografia: -Curso de Direito tributrio e Financeiro(Ricardo Lobo Torres- Renovar) um manual- no suficiente para fazer a prova. No entanto trs uma noo boa. Trata-se de uma corrente mais Fazendria. -Tratado de Direito Constituio Tributria(Volume relativo aos princpios Volume II- o mais importante -Direito Tributrio Esquematizado Ed. Mtodo( bom para concursos em geral) - Manual de Direito Tributrio( mais extenso) - Direito Tributrio Brasileiro(Luciano Ramano. Ed. Saraiva) - Impostos( Leandro Palsen e Jose Eduardo de Mello) - Roque Antonio Camazzzo Malheiros ICMS ( minoritrio em vrios aspectos)

Competncia Tributria: A delimitao do Poder de Tributar. Trata-se do Poder de instituir um tributo por uma legislao prpria. Ela est atrelada a competncia legislativa. Desse modo, s quem tem competncia legislativa tem competncia tributria (somente os entes da Federao). Competncia(criao) X repartio de Receitas(distribuir o produto da arrecadao). A competncia tem sempre haver com a instituio do tributo. A repartio de receitas, no entanto, simplesmente se distribui o produto da arrecadao do tributo. Trata-se de quem ir ficar com a receita. p.ex: IPVA( imposto estadual competncia estadual- No entanto 50% do arrecadado vo para os Municpios. Ou seja, o Municpio titular de parcela da arrecadao sem exercer competncia . De igual maneira 25% arrecadado com o ICMS ser dos Municpios.) Como se faz a repartio de receitas? Repartio direta: Arts. 157 e 158 da CRFB o ente competente transfere diretamente o valor arrecadado atravs de um depsito em conta.( IPVA, ICMS) Repartio indireta: Art. 159,I e 160 CF - A repartio feita via fundos existe um intermedirio. P.ex: Fundo de participao dos Estados e dos Municpios- 159,I( IR e IPI se transfere para um fundo de participao. ( regulamentado por uma lei complementar) Toda repartio de receitas feita do ente maior para o menor, e ser sempre de impostos.(exceo Cide combustveis art. 159,III e par. 4 que no imposto). Dessa forma,

sempre que se quer arrecadar mais se faz uma contribuio, para que no se tenha que repartir. 0bs:ICMS- Se o recurso no for recebido por causa de uma moratria, deve ser repartido a receita para o outro ente RE 572762- ou s pode dar a moratria da receita que ir ficar com o ente1 corrente) tese do Estado: Na verdade o municpio s teria direito ao que foi efetivamente obtido, tendo em vista que se trata de repartio de RECEITAS. Trata-se de uma viso financeira. 2 corrente) O estado teria competncia, no entanto o titular da repartio de receitas teria um direito prprio a arrecadao. Dessa forma, o Estado s poderia dispor da sua parte que lhe caberia na repartio. Smula Vinculante n 30( foi suspensa): inconstitucional lei estadual que, a titulo de incentivo fiscal, retm parcela de ICMS pertencente aos municpios- existe ministro do STF entende que, mesmo em caso de iseno total, deve ser respeitada a parcela dos MunicpiosDao em Pagamento: No tem soluo, tendo em vista que no tem como se dividir um bem imvel e entregar uma parcela para o ente.

S.477, STJ: deve ser proposta eventual ao, nos casos de repartio direta, contra quem ficou com 100% da receita.

Competncia x Capacidade Tributria Ativa Competncia( Poder de Tributar- Criao do Tributo) Capacidade tributria Ativa-( Arrecadao, fiscalizao e julgamento de recursos administrativos) A competncia indelegvel ( artigo 7,CTN). No entanto, a capacidade Tributria Ativa delegvel uma pessoa de Direito Pblico( pode ser total ou parcial) Pessoa de Direito Pblico: Poder ser de um ente para outro (em geral atravs de convnioartigo 100,IV,CTN), p.ex.: ITR-ar.t.153p4,III(competncia Federal sua capacidade pode ser delegada ao Municpio, se eles assim optarem- se eles nada fizerem ficam com 50% da arrecadao, e no entanto, se quiserem assumir ficam com 100%) Pode ser delegado a uma autarquia( CRERJ,etc)

Bancos art.7,p3,CTN Bancos( Trata-se de uma funo de caixa, no participando da relao tributria. O Banco no sujeito passivo.

Caractersticas da Competncia: O exerccio da competncia tributria facultativa. ( exceo: ICMS- faz parte de um sistema. Se um dos Estados no o criasse o sistema como um todo no iria funcionar.) Dessa forma, o tributo pode no ser criado, ser criado no todo ou em parte. No todo ou em parte: (ISS- servios de qualquer natureza prevista em lei complementar LC 116-03 - pode ser criado para determinados itens de uma lista( em parte). *Art. 11 da LC 101-2000: violaria a competncia facultativa? Existem autores que entendem que o mesmo seria inconstitucional. No entanto, entende-se que s ser penalizado o ente, na forma do pagrafo nico, se o ente o criou e o no arrecadou. No entanto, no possvel se responsabilizar em razo da no instituio do imposto, tendo em vista que o exerccio facultativo, na forma do artigo 145 da cf.

Das könnte Ihnen auch gefallen