Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAO DE PROFESSORES PARA EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA EDUCAO E TRABAHO Prof

Luiz Gilberto Kronbauer Aluno: Sandro Scharten Soares

Texto - Trabalho: um objeto transdisciplinar esperando reconhecimento. 1. Os autores afirmam que necessrio conhecer a realidade concreta do trabalho para pensar uma educao adequada. Por qu?

Se pensarmos na histria do homem, em seu ciclo evolutivo, o ser humano, ou o que caminhava para ser tal, s depois de muitas experincias comeou a acumular conhecimentos cujo uso repetia para resolver problemas de sua existncia diria. Muito tempo teve que transcorrer para que as sensaes se transformassem em percepes, representaes e, em seguida, em conceitos e juzos. Isto quer dizer que o homem enfrentou a realidade objetiva atravs de sua prtica cotidiana. Hoje, somam-se a essas idias as vantagens comparativas, a flexibilidade, o dinamismo, a polivalncia. Todo profissional deve possuir as competncias e as habilidades exigidas pelo mercado se desejam ser valorizado pelo capital. Na sociedade (capitalista) do conhecimento o capital est a exigir com mais impetuosidade a escolarizao. Pensando neste contexto imprescindvel que se conhea a realidade social, onde se encontra indivduos que dependem claramente do trabalho, em uma sociedade do capital, sendo assim, os autores colocam que a educao vai ser adequada se suprir as lacunas apresentadas no espao do trabalho. Conhecer a sociedade, para poder desenvolver uma educao adequada, ou seja, que proporcione aos homens ferramentas para realizarem o trabalho.

2. O que significa uso predatrio do trabalho no contexto do texto? O mundo capitalista contribuiu, tambm, para fortalecer uma prtica de uso predatrio da fora de trabalho. O empresariado sentiu-se, desse modo, vontade para definir os mecanismos que julgasse convenientes para extrair dos trabalhadores aumentos de produtividades, recorrendo a expediente do tipo: jornadas extensas, rotatividade de mo de obra, no pagamento de horas extras, falta de treinamento e investimento em qualificao, instabilidade no emprego e falta de registro e de contratos, alm de baixos nveis salariais a esse tipo de movimento se deu o nome de uso predatrio do trabalho.

3. Em que sentido estaria havendo uma intelectualizao das formas de trabalho e como isso modifica o conceito tradicional de trabalho? Na indstria, as transformaes foram profundas tanto pela racionalizao da produo, como pela mecanizao desta, contribuindo para o crescimento de uma fora de trabalho excedente de enorme proporo. Estas transformaes, entretanto, no se restringiram somente indstria, sendo tambm (e principalmente), estendidas s atividades de carter gerencial (prestao de servios) devido quantidade de atividades eletrnicas em ambientes que so cada vez mais informatizados. Se, por um lado, o sistema automtico para processamento de dados assemelhasse aos sistemas automticos da maquinaria de produo - naquilo em que reunificam o processo de trabalho eliminando os muitos passos que eram, anteriormente, atribuio de trabalhadores parcelados - por outro lado, houve uma mudana na relao homem/instrumento-de-trabalho em que, diferentemente da relao ocorrida com a mquina da grande indstria, o homem tende a no ser meramente meio, mas plo ativo de um processo de subjetivao. Entretanto, esta intelectualizao crescente do trabalho do operariado tradicional mediante a introduo da informtica e da telemtica nos processos de trabalho convencionais, nada tem a ver com uma superao da alienao do trabalho, mas com a mudana do sentido da alienao e com o aprofundamento do enquadramento do trabalhador, com o avano da explorao das suas energias e capacidades mentais, para alm das suas energias fsicas e capacidades criativas manuais.

4. O que mudou com relao aos direitos do trabalho?

A Sade e o Bem-estar, no Brasil e no Mundo hoje, so direitos consagrados ao povo. Assim como o direito alimentao, moradia ou educao, o trabalhador tambm tem direito segurana, conforto e bem-estar. No s segurana de estabilidade no emprego, mas tambm a certeza de uma melhor qualidade de vida, a reduo do stress para que tenha um completo bem-estar mental, o direito a no ser contaminado ou contrair doenas no trabalho, e se isso acontecer, que possa receber tratamento digno e adequado. A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) e as Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego esto, aos poucos, se adequando s exigncias e determinaes de Convenes e Tratados Internacionais, bem como da nossa Constituio da Repblica Federativa do Brasil, no que se refere sade e ao bem-estar do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Hoje, todas as formas de produo de bens e servios, sejam no setor privado ou pblico, enfrentam dificuldades para conseguir melhorar a qualidade de vida de seus trabalhadores. Produzir mais, ser mais eficiente e competitivo a todo custo sem se importar com o bem-estar de quem produz o desafio desses setores. Alm da necessidade de se manter no emprego, o trabalhador tambm se inquieta com o ambiente de trabalho, pois todo o seu rendimento profissional depende de um ambiente salubre e seguro. O fato de existir a ameaa da perda do emprego, j se revela como uma das formas mais incisivas de mal-estar no ambiente de trabalho: a presso psicolgica. Esta desencadeia um total desequilbrio nas funes orgnicas do trabalhador, diminuindo a sua saudvel capacidade laborativa. Essencial ao homem trabalhar, mas trabalhar com condies ambientais dignas e salubres. Trabalho e sade se entrelaam na vida do homem trabalhador. O Direito do Trabalho como fonte reguladora e mantenedora da ordem e da paz no seio das relaes jurdicas trabalhistas, tem papel fundamental e deve se firmar como veculo de integrao das novas polticas desenvolvidas para melhorar os padres de sade e higiene do trabalho. Portanto todos os esforos esto evoluindo no sentido de que as conquistas, como o bem-estar do trabalhador, so batalhas vencidas rumo a definitiva cidadania. Assim a perspectiva, tambm, convida a um esforo de uma pesquisa

continuada direcionada ao aumento dos efeitos da cultura da cidadania ativa, sobre as seguintes transformaes sociais que tm acontecido sob o rtulo de cidadania conquistada.

5. O que os autores entendem por transdisciplinaridade na parte final do texto? Para os autores, este campo do saber requer uma ao no apenas multidisciplinar (onde cada disciplina estuda o mesmo objeto com seus prprios protocolos cientficos) ou interdisciplinar (em que disciplinas diferentes partilham um mesmo objeto, ainda que resguardando suas especialidades cientficas, tentando unir-se para gerar um novo conhecimento). A transdiciplinaridade um desafio atual posto pelos estudos sobre trabalho humano. A meta instaurar uma metodologia unificada que possibilite a investigao de reas de ignorncia deixadas no percurso do desenvolvimento das cincias. O texto coloca que para estudar o trabalho humano, faz-se ainda necessrio incluir mais um campo do saber: a experincia real de trabalho. Isto significa que o trabalho enquanto experincia deve orientar o trabalho das cincias, colocando novos desafios, que estimulem o avano das pesquisas para superar obstculos epistemolgicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen