Sie sind auf Seite 1von 4

Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria Assunto: Notificao do Despacho Saneador Fica(m) Vossa(s) Excelncia(s) notificada(s) na qualidade de mandatrio(s), relativamente

ao processo n 9000/2012, para todo o contedo deste despacho do qual se junta cpia. 19 de Maio de 2012,

Ilustrino Sousa Coutinho (o juz)

Processo n 9000/2012 DESPACHO SANEADOR (Art. 1CPTA) O Tribunal competente em razo da nacionalidade, da matria, da hierarquia e do territrio (Art. 13, 16 CPTA). No existem nulidades que invalidem todo o processo. As partes tm personalidade judiciria, capacidade judiciria, e so legtimas. DAS EXCEES 1. Remete-se para despacho de aperfeioamento o conhecimento da exceo dilatria de incompetncia do tribunal, nos termos dos artigos 37 e 44 n1 do ETAF. FACTOS ASSENTES 1. A Federao Portuguesa de Motonutica dedica-se, entre outras atividades, promoo e realizao de campeonatos de motonutica, quer a nvel nacional, quer a nvel internacional. 2. A Federao Portuguesa de Motonutica pretende realizar, no prximo dia 7 de Junho de 2012, uma etapa do campeonato mundial de motonutica, a realizar na Albufeira de Castelo de Bode. 3. No prximo dia 7 de junho de 2012 a Federao Portuguesa de Motonutica pretende realizar uma etapa do campeonato mundial de motonutica na Albufeira de Castelo de Bode. 4. Os veculos utilizados so os F1, F2 e F4 Catamarans e os Hovercrafts.

5. A Albufeira de Castelo do Bode dispe de uma grande riqueza ambiental. A qualidade da sua gua propcia ao desenvolvimento de espcies marinhas e de aves migratrias sendo que algumas dessas espcies encontram-se em vias de extino e a sua perda provocar um dano irreversvel. 6. Um dos principais usos da albufeira o abastecimento pblico de gua na rea metropolitana de lisboa como tal a administrao deve antecipar situaes potencialmente perigosas de modo a permitir adoo de meios adequados para o seu afastamento, com base no princpio da preveno. 7. O art. 66/1 da CRP consagra o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. O n2 do mesmo artigo proclama o princpio do aproveitamento racional dos recursos e o principio do desenvolvimento sustentvel que obriga a administrao a ter em conta critrios de eficincia ambiental na tomadas das suas decises e estas devem ser ecologicamente fundamentadas. 8. O regime da Avaliao Ambiental regulado pelo Decreto-Lei n 232/2007, de 15 de Junho. 9. O plano no foi objeto de avaliao ambiental e no beneficiava de uma iseno nos termos do art. 3/6. 10. Ao abrigo do regulamento foi emitida pela Associao Portuguesa do Ambiente um ato administrativo de autorizao. 11. A federao Portuguesa de Motonutica apresentou proposta de organizao do campeonato mundial de motonutica e posteriormente pediu agencia portuguesa do ambiente autorizao para realizar o campeonato mundial. A agncia portuguesa do ambiente enviou proposta Federao Portuguesa de Motonutica para posteriormente o Governo apreciar. 12. O Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo de Bode incide sobre o plano de gua e respetiva zona de proteo com largura de 500 metros. A lei da gua estabelece o enquadramento para a gesto de guas interiores de transio e costeiras, e das guas subterrneas. Os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zzere, Figueir dos Vinhos, Sardoal, Sert, Tomar e Vila de Rei so abrangidos pelo referido Plano. 13. A Associao de Consumidores de gua chamada a cooperar com o Estado na proteo da gua, nos termos do art. 70 da Lei 58/2005.

BASE INSTRUTRIA 1. As embarcaes utilizam combustveis fsseis causadores de efeitos significativos no ambiente, nomeadamente o sobreaquecimento das guas? 2. A prova de motonutica ir realizar-se na zona de sensibilidade ecolgica, tal como definida no POACB? 3. A qualidade da gua ficar afetada devido realizao da prova de motonutica? 4. Os potenciais efeitos negativos decorrentes da realizao da referida prova podero repercutir-se fora da esfera local? 5. Tendo em conta as disposies normativas da Lei 58/2005, de 29 de dezembro (Lei da gua) esto violados os princpios da preveno e precauo? 6. Havia necessidade de delimitar previamente as zonas de realizao da prova, atravs da colocao de boias? 7. A emisso de uma licena ambiental mostra-se suficiente para a tutela dos interesses em jogo?

8. A autorizao da prova de motonutica revela-se desconforme com princpios constitucionais em matria de Ambiente vertidos na Constituio da Repblica Portuguesa? 9. Estavam reunidos todos os pressupostos para isentar o POACB do procedimento de avaliao ambiental estratgica? 10. Existe norma habilitante para o ato administrativo autorizativo da realizao da prova de motonutica? 11. Poderia ter havido dispensa de procedimento de avaliao de impacto ambiental por Resoluo do Conselho de Ministros? 12. A prova de motonutica poder pr em risco o princpio do Desenvolvimento Sustentvel? 13. A prova realizar-se- numa zona de proteo de captaes superficiais de gua para consumo humano? 14. No que toca ao pedido reconvencional, tem razo a Federao Portuguesa de Motonutica ao afirmar que existiu por parte da Associao Ambientalista Bode Verde uma ofensa ao bom nome? 15. Os fundamentos alegados na reconveno poderiam sustentar um pedido de indemnizao por danos patrimoniais?

Abertura de Produo de Prova Nos termos do 87 n1 alnea c) do CPTA, o Tribunal Administrativo de Crculo de Leiria determina a abertura de um perodo de produo de prova, uma vez que ainda existe matria de facto controvertida e o processo deve prosseguir.

Despacho de Aperfeioamento Processo n 9000/2012 O Tribunal Administrativo do Crculo de Leiria, vem ao abrigo do artigo 88 n2 do CPTA, convidar as partes ao aperfeioamento do processo, nos termos e com os seguintes fundamentos: Da incompetncia do tribunal o Nos termos do artigo 1 do CPTA, a legislao processual civil subsidiariamente aplicvel ao contencioso administrativo. o A ACAL props a ao no STA no entanto nos termos do 24 do ETAF este no seria o tribunal competente pois a sua previso no se encontra preenchida. o No que toca competncia da Seco de Contencioso Administrativo do TCA (artigo 37), tambm este caso no se enquadraria neste preceito legal. o Resta concluir que a situao era subsumvel ao artigo 44 n1 do ETAF, pelo que o tribunal competente seria o Tribunal Administrativo de Crculo. o Daqui resulta a verificao de uma exceo dilatria de incompetncia em razo da hierarquia nos termos dos artigos 101 e 494 alnea a), ambos do CPC. o No entanto no procede o pedido de absolvio da instncia por parte da Federao Portuguesa de Motonutica. o Vem o tribunal nestes termos convidar a parte ao aperfeioamento da petio inicial, nos termos do 88 n2 do CPTA. Da Prova o Por fora do art. 1, parte final, do Cdigo de Processo nos Tribunais Administrativos, os documentos oferecidos em lngua estrangeira devem ser entregues com a respetiva traduo e o valor da causa deve ser declarado na petio inicial, nos termos dos artigos 140/1 e 467/1, f) do Cdigo de Processo Civil, respetivamente. o No tendo sido indicado o valor da causa, convida-se a Associao Ambientalista Bode Verde ao aperfeioamento da petio inicial. o Encontrando-se o documento correspondente ao anexo 5 da contestao da Federao Portuguesa de Motonutica redigido em lngua estrangeira e sem que lhe tenha sido junta a respetiva traduo, convida-se a Federao Portuguesa de Motonutica ao aperfeioamento da contestao.

Das könnte Ihnen auch gefallen