Sie sind auf Seite 1von 6

Relaes entre grandezas fsicas Funes e Grficos ______

Variao Linear

FUNO :

Y=a.X+b

EXEMPLO :

Se X = 0, ento Y = Y 0 = b

Y X

10 0

15 1

20 2

25 3

GRFICO : Y

Declividade ( inclinao ou coeficiente angular )

a Y TG X

b 0 X

Obs. :

EXEMPLO :

M ( gramas ) 0 100 200 300 400

C ( cm ) 6 9 12 15 18

Observe que C varia linearmente com M ( 3:100 ). Para cada 100 g acrescentados, a mola distende 3 cm. Matematicamente essa relao pode ser expressa da seguinte forma :

C = 6 + 0,03 . M

Proporo Direta Duas grandezas so diretamente proporcionais quando ambas tiverem seus valores aumentados ou diminudos na mesma proporo, ou seja, fator de aumento ou de reduo de uma das grandezas se repete na outra.

SIMBOLOGIA : Y X

ATENO !

Em Y = a . X + b , se b = 0 , temos :

YXX

A razo de valores correspondentes de duas grandezas diretamente proporcionais necessariamente um VALOR CONSTANTE ( a ), denominado constante de proporcionalidade.

Y1 Y2 Y3 Y ... = n constante a X1 X 2 X 3 Xn

DECLIVIDADE : A tangente do ngulo que a reta forma FUNO :

Y=a.X

com a horizontal ( tg ) informa a declividade (coeficiente angular ou inclinao), que corresponde a constante de proporcionalidade a.

GRFICO : O grfico que relaciona duas grandezas diretamente proporcionais necessariamente uma RETA que passa pela origem. Y Y y3 y2 y1 0 X 0 x1

TG a

Y Y X X

x2

x3

EXEMPLO : Uma pessoa recolhendo a gua que jorra de uma mangueira, obtm os seguintes dados, onde t representa o tempo gasto na operao e V o volume de gua recolhido. V(L) t(s) 15 5 30 10 90 30

A) Qual a relao de proporo existente entre as grandezas ? Proporo direta B) Qual o valor da constante de proporcionalidade entre essas grandezas e qual seu significado fsico ? 5 L/s C) Designando o volume recolhido por V e o tempo por t, como podemos expressar a relao entre essas grand ezas ?
D) Expresse graficamente essa relao. Reta inclinada com sua origem em ( 0s , 15 L )

V (L) = 15 + 3 . t (s)

RELAES ENTRE GRANDEZAS FSICAS

ano 23 2

Proporo Quadrtica

SIMBOLOGIA : Y X2
COMPORTAMENTO : X 2.X
X 3

Y 4.Y
Y 9

Y 5.Y
Y 16

X
5 .X
X 4

Y1
2 X1

Y2 X2 2

Y3 X2 3

...

Yn
2 Xn

constante a

FUNO :

Y = a . X2

GRFICO : a = constante

Proporo Inversa

SIMBOLOGIA : Y
COMPORTAMENTO : X 2.X
X 3

1 X
Y 2.Y
Y 4

Y
Y 2

X
X 2

3.Y

4.X

Y1.X1 = Y2.X2 = ... = Yn.Xn = constante = a

FUNO :

Y a X

ou

a=Y . X

GRFICO :

ano 23 X X

RELAES ENTRE GRANDEZAS FSICAS

Proporo Inversa Quadrtica

SIMBOLOGIA : Y 1

X2
Y 2.Y
Y 4

COMPORTAMENTO :

X 2.X
X 3

Y
Y 4

X
X 2

9.Y

2.X

Y1.X12 = Y2.X22 = ... = Yn.Xn2 = constante = a


Y a2 X

FUNO :

ou

a = Y . X2

GRFICO :

Testes
1 ) UFRGS. Um planeta imaginrio, Terra Mirim, tem a metade da massa da Terra e move-se em torno do Sol em uma rbita igual da Terra. A intensidade da fora gravitacional entre o Sol e Terra Mirim , em comparao intensidade dessa fora entre o Sol e a Terra, A) B) C) D) E) o qudruplo. o dobro. a metade. um quarto. a mesma.
F G M .m r2

2 ) UFRGS. Uma esfera rgida e macia, totalmente mergulhada em um lquido, em repouso, que ento exerce uma fora de empuxo de mdulo F sobre ela. Quando abandonada livremente no lquido, a esfera passa a flutuar com 2/3 do seu volume acima da superfcie. Qual o mdulo da fora peso da esfera ? A) B) C) D) E) F/6 F/3 2F/3 F 3F/2
E = dL . VL . g E : fora de empuxo (N) 3 dL : densidade do lquido (kg/m ) 3 VL : volume de lquido deslocado (m ) 2 g : acelerao gravitacional (m/s )

F : fora de atrao gravitacional (N) 2 2 G : constante gravitacional (N.m /kg ) M e m : massa dos corpos (kg) r : distncia entre os corpos (m)

RELAES ENTRE GRANDEZAS FSICAS

ano 23 X 4

3 ) UFRGS. Uma barra retilnea e uniforme, feita de um material cujo coeficiente de dilatao linear positivo e independente da temperatura, recebe calor de uma fonte trmica. Entre os grficos abaixo, qual o que melhor representa a variao L do comprimento da barra como funo da variao T de sua temperatura ?

5 ) O grfico mostra como varia a intensidade da corrente que passa por um gerador em funo da diferena de potencial que existe em seus terminais. Sua fora eletromotriz e sua resistncia interna valem, respectivamente : A) B) C) D) E) 6 V e 30 30 V e 5 30 V e 6 30 V e 25 30 V e 12
V=E-r.i V - diferena de potencial ( V ) E - fora eletromotriz ( V ) r - resistncia interna do gerador ( ) i - intensidade da corrente ( A )

L = L 0 . . T L : dilatao linear ( unidade de comprimento )


L0 : comprimento inicial ( unidade de comprimento ) : coeficiente de dilatao linear ( oC-1 ) T : variao de temperatura ( oC )

6 ) PUCRS. Um carro, partindo do repouso, move-se sobre uma estrada retilnea com acelerao constante, percorrendo uma distncia D num certo intervalo de tempo t. Se a partir do repouso for duplicado o intervalo de tempo e mantida a mesma acelerao, a nova distncia percorrida ser A) B) C) D) E) 2D 4D 6D 8D 9D

4 ) UFRGS. As figuras abaixo representam grficos da acelerao a e da velocidade v, ambos em funo do tempo t, de objetos em movimento retilneo.

a = constante MRUV
X V0 . t
a . t 2 2

X : deslocamento (m)
V0 : velocidade inicial (m/s) t : intervalo de tempo (s) 2 a : acelerao (m/s )

7 ) PUCRS. Partindo do repouso, um corpo em queda livre percorre uma distncia H em dois segundos e uma distncia 2H em t segundos. O valor de t, em s, A) B) C) D) E) 1,0 2,8 3,0 4,0 5,0

Analise os pares de grficos (I) (I`), (II) (II`) e (III) (III`) e indique em que casos o grfico da velocidade em funo do tempo refere-se corretamente ao grfico da acelerao em funo do tempo. A) B) C) D) E) Apenas em (I) (I`). Apenas em (I) (I`) e (II) (II`). Apenas em (II) (II`) e (III) (III`). Apenas em (I) (I`) e (III) (III`). Em todos.

a = constante MRUV

X V0 . t
X : deslocamento (m)

a . t 2 2

V0 : velocidade inicial (m/s) t : intervalo de tempo (s) 2 a : acelerao (m/s )

RELAES ENTRE GRANDEZAS FSICAS

ano 23 5

8 ) PUCRS. Os diferentes materiais com massa iguais, ao receberem a mesma quantidade de calor, experimentam variaes de temperatura T, como indica a tabela. Materiais A B C D E T 10 20 10 30 15

10 ) PUCRS. Um chuveiro eltrico dissipa uma potncia P, quando ligado rede eltrica residencial. Se sua resistncia for reduzida metade e mantida a mesma tenso na rede, sua nova potncia ser igual a A) B) C) D) E) P/2 P/4 2P 4P 8P
P V2 R

A alternativa que melhor relaciona os calores especficos c das respectivas amostras A) B) C) D) E) c A = cB c A = 3 cD c B = 3 cD c E = 0,5 c D c D = cE
QS = m . c T QS : quantidade de calor sensvel (J) m : massa (kg) c : calor especfico (J/kg.K) T : variao de temperatura (K)

R : resistncia eltrica () P : potncia dissipada (W) V : tenso (V)

11 ) A energia cintica E C de um corpo obtida pela


2 equao EC m.v , onde m a massa do corpo e v o

9 ) PUCRS. O grfico abaixo representa a velocidade em funo do tempo, para dois corpos de massas m A e m B, inicialmente em repouso sobre uma superfcie horizontal sem atrito, sobre os quais atua a mesma fora resultante F. Sendo a A e aB as aceleraes do corpo A e do corpo B, respectivamente, pode-se dizer que

mdulo de sua velocidade. J a velocidade de um corpo em queda no vcuo, a partir do repouso, pode ser obtida pelo produto v = g . t, onde t o tempo de queda e g a acelerao gravitacional local, considerada constante. Se um objeto abandonado, no vcuo, a partir de certa altura e cai livremente durante um certo intervalo de tempo, adquirindo energia cintica E C, com que energia cintica o mesmo corpo atingiria o cho se a altura fosse aumentada possibilitando triplicar o tempo de queda ? A) B) C) D) E)

1 . EC 9 1 . EC 3 3 . EC 6 . EC 9 . EC

A) B) C) D) E)

m A = m B ; mA aA = mB aB m A > m B ; mA aA = mB aB m A < m B ; mA aA = mB aB m A > m B ; mA aA > mB aB m A < m B ; mA aA > mB aB


V t
2

12 ) PUCRS. Duas cargas eltricas puntiformes Q 1 e Q2 esto separadas por uma distncia d e a fora que uma exerce sobre a outra F. Dobrando-se o valor da carga Q 2 e reduzindo-se metade o valor da distncia d, a nova fora entre as cargas ser A) B) C) D) E)
FR = m . a

F/4 F/2 2F 4F 8F

F k

Q1 . Q2 r2

F : fora de atrao eletrosttica (N) 2 2 k : constante eletrosttica (N.m /kg ) Q1 e Q2 : cargas eltricas (C) r : distncia entre as cargas (m)

a : acelerao (m/s ) V : variao de velocidade (m/s) t : intervalo de tempo (s) FR : fora resultante (N) m : massa (kg)

RESPOSTAS : 1C 7B 2B 8B 3E 9C 4E 5B 6B 12 E

10 C 11 E

RELAES ENTRE GRANDEZAS FSICAS

ano 23 6

Das könnte Ihnen auch gefallen