Sie sind auf Seite 1von 16

NEGOCIAO COLETIVA NO MBITO DA EMPRESA

Davi Furtado Meirelles*

1. CONSIDERAES INICIAIS:

A negociao coletiva de trabalho no Brasil ainda muito tmida, j que no praticada intensamente pelas partes, ou mesmo, no estimulada pelo sistema atual. Claro que colabora para esse quadro a longa convivncia que o pas teve com regimes ditatoriais, como o Estado Novo de Vargas e, principalmente, durante o perodo militar (1964/1985).

Mas, no temos dvida em apontar o modelo sindical adotado pela nossa legislao ptria como o principal fator inibidor da plena contratao coletiva1 no Brasil. A organizao sindical brasileira precisa de urgente reforma. Comecemos por analisar esse sistema sindical, pois.

2. O MODELO SINDICAL BRASILEIRO E AS MUDANAS NECESSRIAS:

A Constituio Federal de 1988 assegurou a liberdade de associao profissional, de organizao sindical, inclusive no mbito empresarial, prestigiou a presena sindical nas negociaes coletivas de trabalho, imprimiu um carter normativo, com efeitos vinculantes erga omnes, s convenes e acordos coletivos de trabalho, e, ainda, autorizou os atores sociais da negociao coletiva a livremente contratarem, dentro de

A diferena entre negociao coletiva e contratao coletiva poder ser analisada de forma mais detalhada in Negociao Coletiva no Local de Trabalho: A experincia dos metalrgicos do ABC, editora LTr, 2008, pgs. 23 e 24, obra de nossa autoria.

certos parmetros e limites que a legislao impe, revelando, a funo negocial, como fonte primacial do Direito do Trabalho.

E, a contratao coletiva, enquanto fonte do Direito do Trabalho, requer a sedimentao de um processo negocial adequado e justo. O centro das preocupaes da moderna cincia , no tanto o de fundamentar os direitos, mas, indiscutivelmente, a realizao concreta dos direitos, e assim, conseqentemente, a realizao da liberdade e igualdade e alcance do progresso e da justia2.

Mas, como poderemos falar em liberdade negocial se a data-base ainda persiste, obrigando os entes sindicais a respeitar a periodicidade anual para o incio das conversaes? E, analisando mais no fundo da questo, se os principais beneficirios da contratao no podem escolher livremente aqueles sindicatos que os representaro na mesa de negcios, como esta ter a representatividade necessria para alcanar os objetivos a que se props?

Muitos

desses

questionamentos

passam,

obviamente, por uma reforma da Constituio Federal, principalmente no seu artigo 8, o qual sintetiza o sistema sindical atualmente adotado.

Para que o Brasil possa respirar os ares da liberdade sindical sonhada por todos, sistematizada na Conveno n 87 (sobre a liberdade sindical e a proteo do direito sindical) da OIT (Organizao Internacional do Trabalho)3, necessrio se faz mudar o modelo de obrigatoriedade de um s sindicato por cada base territorial. A unidade forada representa o enfraquecimento do sentido de representao sindical. A livre escolha dos representados, que poder resultar na pluralidade sindical ou numa
2 3

unidade

espontnea,

indica

que

disputa

pela

verdadeira

Amauri Mascaro Nascimento, in Compndio de Direito Sindical, editora LTr, 5 edio, 2008. Aprovada na 31 Conferncia Internacional do Trabalho, em So Francisco, nos Estados Unidos, no ano de 1948, com vigncia no plano internacional a partir de 1950, segundo informaes de Arnaldo Sssekind, in Convenes da OIT, editora LTr, 2 edio, 1998, pg. 467.

representatividade, tal qual num ambiente de livre concorrncia, sinnimo de conquista de benefcios e, conseqentemente, de fortalecimento das entidades sindicais.

Da mesma forma, a contribuio compulsria no significa dotar os sindicatos de condies financeiras para faz-los reverter o imposto legal em prol da categoria. Alis, muitos deles existem somente para usufruir dessa fcil fonte de recursos. O que d credibilidade e, via de regra, representatividade para o processo negocial, a contribuio espontnea (associativa) ou, ao menos, aquelas autorizadas nos fruns deliberativos do sindicato, como as assemblias, para custear as despesas vindas com todos os procedimentos de contratao. o caso das contribuies assistenciais, ou negociais, ou qualquer outro nome que se d a essa fonte comumente arrecadada durante os perodos de campanha salarial.

A liberdade de associao, tambm, jamais ser plena, enquanto prevalecer a obrigatoriedade de respeitar o enquadramento sindical, a constituio de sindicatos pela mesma categoria. A verticalizao do sistema (sindicato, federao e confederao) inibe a livre filiao e acaba por colaborar com uma representatividade aparente, menor.

Liberdade

sindical

pressupe,

tambm,

horizontalidade na organizao sindical, sempre decorrente da vontade dos envolvidos, com o reconhecimento e a legitimidade das centrais sindicais, ainda que na qualidade de organizao geral de trabalhadores, como ocorreu recentemente com o advento da Lei n 11.648/2008. Nesse aspecto, alis, a mudana na legislao contribuiu, apenas, para positivar uma realidade j existente, na medida em que as centrais, no Brasil, sempre foram respeitadas politicamente, com participao, at, em rgos colegiados de representao paritria, como no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e no Conselho Curador do FGTS.

Da mesma forma, o poder normativo da Justia do Trabalho, tal como est, ainda que tenha sofrido mudanas recentes, em nada contribui para o fortalecimento do processo de contratao. Basta uma das partes se negar a negociar, ou fingir que negocia, recusar a proposta de mediao ou de arbitragem, e ingressar com o pedido de dissdio coletivo para que o Judicirio Trabalhista, que menos ainda est preparado para estipular as condies que contemplem a realidade ali posta, determine a convalidao das clusulas e condies pr-existentes.

A contratao coletiva permanente (no apenas uma vez por ano), por sindicatos realmente representativos (e no legalmente impostos), ou por representaes internas de trabalhadores, sem a interferncia forada de terceiros (como no caso do poder normativo), demonstra ser o ideal e mais eficaz.

Com a alterao do modelo sindical acima resumido, da noite para o dia, a tendncia seria o desaparecimento de muitos dos, aproximadamente, vinte mil sindicatos hoje existentes. Apenas os realmente fortes e representativos, sobreviveriam, o que contribuiria para um ambiente de maior equilbrio nas relaes de trato coletivo. E, em igualdade de condies, as negociaes tenderiam a ser ampliadas e adequadas s situaes de momento vividas pela economia do pas.

Nesse novo modelo, o risco de uma discusso sobre flexibilizao ser transformada em precarizao de direitos seria muito menor. Por tal motivo que entendemos que antes de permitir a alterao do artigo 618 da CLT, insistentemente buscada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso at o seu final e por alguns setores da economia, deveramos promover essa ampla transformao na organizao sindical, preparando os sindicatos para uma nova realidade4.

3. A NEGOCIAO COLETIVA DE TRABALHO NO CONTEXTO ATUAL:

Os estudiosos do direito tm revelado uma tendncia para o fomento s negociaes coletivas de trabalho, na busca de solues para os conflitos trabalhistas, alm de outros mtodos alternativos equivalentes ao jurisdicional, como a conciliao, a mediao e a arbitragem. Verifica-se, assim, que os legisladores e juristas esto atentos cincia do processo. Da a idia do devido processo legal que deve ser fundida, tambm, com a idia do processo negocial.

O Brasil, porm, no possui um histrico rico de experincias no campo da negociao coletiva de trabalho. Por um lado, a culpa vem de um modelo sindical atrasado, que durante anos atrelou os sindicatos ao Estado. De outro lado, o desestmulo a um processo negocial mais intenso vem da forma jurisdicional encontrada para a soluo dos conflitos. O poder normativo da Justia do Trabalho embute um pensamento equivocado s partes (sindicatos e empresas), o de que no h dever de negociar.

Porm, ainda assim, onde h uma organizao sindical mais forte e atuante, principalmente com representatividade nos prprios locais de trabalho, o quadro um pouco diferente, e a negociao coletiva tem sido prestigiada. So poucas experincias, mas elas existem.

o caso dos metalrgicos do ABC paulista, reconhecidamente uma das categorias mais organizadas do pas, onde o novo sindicalismo surgiu, no final dos anos 70 e incio dos 80 do sculo passado, trazendo mudanas sensveis na forma de atuao sindical, antes mesmo que

Mais detalhes sobre este assunto, ler artigo de nossa autoria Um novo modelo sindical para o Brasil, Suplemento Trabalhista da LTr n 102/03, pgs. 459 a 463, e Sntese Jornal n 78, de agosto de 2003, pgs. 17 a 20.

a nova ordem constitucional viesse modificar parte da estrutura sindical brasileira.

Ainda

que

algumas

poucas

experincias

de

representao interna de trabalhadores tenha ocorrido no perodo anterior quele, no Brasil, certo que a sua institucionalizao e organizao se deu a partir dessa nova era. E ela aconteceu com os metalrgicos do ABC.

O surgimento dessas representaes internas foi marcante para que a negociao coletiva no local de trabalho ocorresse. Se ela hoje existe e, ainda que de forma tmida, tem produzido resultados satisfatrios para a soluo rpida de conflitos coletivos trabalhistas, muito se deve quela categoria.

E mesmo no sendo, ainda, um cenrio ideal, h que se reconhecer, no entanto, que no Brasil a contratao coletiva tem se aperfeioado a cada ano, na medida em que o seu exerccio tem se tornado mais freqente entre os entes sindicais e, ainda, nos prprios locais de trabalho.

Considerando que a nova ordem constitucional brasileira tem pouco mais de vinte anos, e que, antes disso, o pas passou outros vinte e poucos anos sem ter liberdade de exercer os mais elementares direitos sindicais, at que muito foi feito. Para esse progresso, a contribuio dos operrios do ABC paulista foi determinante, desde as primeiras greves de 1978, at a instituio do modelo de representao nos locais de trabalho5.

A experincia vivenciada pelos metalrgicos do ABC contagiou outras categorias no menos organizadas, como bancrios, qumicos, rodovirios, dentre outras, que passaram a utilizar mais

Para melhor compreender este importante perodo da histria sindical do Brasil, ler Mrio dos Santos Barbosa, in Sindicalismo em Tempos de Crise, Alpharrabio edies, 2003.

intensamente a negociao coletiva de trabalho na busca de solues adequadas e eficazes para a resoluo dos seus problemas cotidianos.

E a negociao coletiva localizada, no mbito da empresa, analisando os avanos incontestveis de hoje, que podemos tomar como paradigma para o futuro das relaes coletivas de trabalho.

4. ASPECTOS JURDICOS DA NEGOCIAO COLETIVA:

Antes de avanarmos no tema proposto, necessrio destacar, ainda que de passagem, alguns aspectos jurdicos relevantes sobre a negociao coletiva de trabalho, tais como o seu conceito e a sua definio, a natureza jurdica, os princpios que a norteiam, as suas mais relevantes funes, a regulamentao legislativa, as suas variadas classificaes, sua estrutura, seus sujeitos e nveis, alm do contedo do que negociado e dos mais elementares procedimentos de negociao.

Portanto, rapidamente, vamos a esses aspectos jurdicos6.

Podemos conceituar negociao coletiva de trabalho como sendo um processo de discusso que envolve, de um lado, um ou mais sindicatos econmicos, a empresa, ou um grupo de empresas, e de outro lado, um ou mais sindicatos profissionais, ou um grupo de trabalhadores, visando a composio amigvel sobre a regulamentao das condies coletivas de trabalho, resultando na realizao de um negcio jurdico.

A definio legal de negociao coletiva nos dada pelas Convenes n 98 (sobre a aplicao dos princpios do direito de
6

Todos esses aspectos foram abordados com pormenores ao longo da obra de nossa autoria Negociao Coletiva no Local de Trabalho: A experincia dos metalrgicos do ABC, editora LTr, 2008.

sindicalizao e de negociao coletiva)7, e n 154 (sobre a promoo da negociao coletiva)8 da OIT (ambas ratificadas pelo Brasil), em seus artigos 4 e 2, respectivamente, especialmente pela ltima delas, que mais precisa.

A legislao brasileira normatiza algumas etapas da negociao coletiva, tendo se preocupado mais com o resultado positivo que ela propicia, ao regulamentar a conveno coletiva e o acordo coletivo de trabalho.

Quanto natureza jurdica da negociao coletiva, esta no suscita muitas controvrsias. Fruto da autonomia privada coletiva, sua natureza de um direito subjetivo eminentemente processual ou

procedimental, cujo dever de negociar no implica em dever de contratar, sob pena de no ser verificada a liberdade que os trabalhadores e os empregadores tm para fixar condies de trabalho.

No campo dos princpios de direito, dentre aqueles que se aplicam diretamente negociao coletiva, alguns se destacam pela importncia que representam. Nesse sentido, para que a negociao tenha o xito desejado pelos agentes negociadores, necessrio se faz que a boa-f e a lealdade estejam presentes sempre. Assim como o repasse de informaes necessrias de uma parte para a outra, geralmente do lado empresarial para o lado profissional, ser determinante para o convencimento da melhor proposta.

Das variadas funes que a negociao coletiva desempenha, a mais relevante, sem dvida, a sua funo jurdica, enquanto forma de composio de conflitos, de permitir o estabelecimento de uma parceria entre as partes contratantes, ou mesmo de permitir uma forma de

Aprovada na 32 Conferncia Internacional do Trabalho, em vigncia no plano internacional a partir de 1951, segundo Convenes da OIT, editora LTr, 2 edio, 1998, pg. 206. 8 Aprovada na 67 Conferncia Internacional do Trabalho, em vigncia no plano internacional a partir de 1983, segundo Convenes da OIT, editora LTr, 2 edio, 1998, pg. 388.

Genebra, na Sua, no ano de 1949, com informaes de Arnaldo Sssekind, in Genebra, na Sua, no ano de 1981, com informaes de Arnaldo Sssekind, in

gesto empresarial, de regulamentao das condies de trabalho e de gerao de direitos e obrigaes para ambos os lados.

Em matria legislativa, alm do artigo 8 da Constituio Federal, a prpria CLT tem um vasto campo de regulamentao, notadamente nos artigos 611 a 625, englobando todas as etapas da negociao coletiva, fazendo com que o sistema aqui adotado seja intervencionista, com regras um tanto quanto rgidas para o processo negocial.

Na parte relativa classificao, sob o enfoque dos sujeitos, do seu contedo, da sua organizao sindical e de acordo com a posio do Estado, algumas questes interessantes merecem ser analisadas.

No primeiro caso, temos a contratao por categoria e por empresa. No segundo, esto presentes as negociaes in mellius e in pejus. Na terceira classificao, h a diviso entre unicidade e pluralidade, que poder levar a modelos unitrios ou pluralistas de contratao. E, aqui, a lgica indica uma situao inversa: na unicidade sindical, como no caso brasileiro, o modelo mais comum de negociao o pluralista (onde a negociao pulverizada em vrios sindicatos da mesma categoria ou daquelas

diferenciadas), enquanto na pluralidade sindical o modelo mais adotado o unitrio (negociao centralizada num nico ente sindical).

No derradeiro enfoque da classificao, os modelos mais estudados so o autnomo, ou voluntarista, e o heternomo, ou intervencionista. No autnomo, o regramento quase no existe, enquanto no heternomo todas as fases da negociao coletiva so regulamentadas, como o caso brasileiro.

No aspecto relativo aos sujeitos da negociao coletiva, uma situao bastante polmica vem sendo evidenciada, aps alguns pronunciamentos jurisprudenciais do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que acaba por ser extremamente relevante para o tema ora tratado.

Pela interpretao gramatical do que prev o inciso VI do artigo 8 da Constituio Federal, poderiam ser sujeitos da negociao coletiva apenas os sindicatos, o que excluiria as federaes e confederaes. Mas, essa interpretao, ao que nos parece, atenta contra o princpio da liberdade sindical, devendo incluir toda e qualquer entidade sindical. Do lado patronal, porm, a negociao pode ser feita tambm pelas empresas.

Mas, a grande questo saber se os trabalhadores podem ou no negociar diretamente com o empregador. A regra do pargrafo 1 do artigo 617 est ou no em vigor? Essa questo representa o norte para o desenvolvimento do tema principal aqui abordado.

A participao dos sindicatos na negociao coletiva representa um dever deles, mais at que um privilgio que o legislador possa querer outorgar-lhes. Mas, no pode significar monoplio, exclusividade no processo negocial, pois no esta a melhor interpretao para a obrigatoriedade expressa no inciso VI do artigo 8 constitucional.

Na verdade, os sujeitos da negociao coletiva so os trabalhadores, representados pelas suas respectivas organizaes sindicais, e os empresrios, por si, ou tambm representados por seus rgos sindicais. O que significa dizer que o direito negociao coletiva um direito do trabalhador de exerccio coletivo9.

Portanto, aquelas situaes previstas na CLT, que pela teoria da recepo, ainda esto valendo, mesmo aps a nova ordem constitucional, em casos de recusa injustificada dos sindicatos, das respectivas federaes e confederaes, ou mesmo de ausncia desses, o que autorizaria a negociao direta com os trabalhadores, devem ser consideradas.

Assim decidiu o TST (Tribunal Superior do Trabalho) nos autos do processo de n RODC 670.593/2000.5.

H que se lembrar, ainda, que alguns tratados internacionais ratificados pelo Brasil (portanto, compondo o nosso ordenamento jurdico) prevem, tambm, a negociao coletiva realizada pelas

representaes internas de trabalhadores. Estamos falando especialmente das Convenes n 98 (sobre a aplicao dos princpios do direito de sindicalizao e de negociao coletiva), n 135 (sobre proteo e facilidades a serem dispensadas aos representantes de trabalhadores na empresa)10 e n 154 (sobre a promoo da negociao coletiva) da OIT. Isso sem esquecer das Recomendaes n 91 (sobre contratos coletivos), n 143 (sobre proteo e facilidades a serem dispensadas a representantes de trabalhadores na empresa) e n 163 (sobre a promoo da negociao coletiva), tambm daquele Organismo Internacional.

as

centrais

sindicais,

enquanto

entes

de

representao geral dos trabalhadores11, e sujeitos da negociao, tm o seu campo restrito s situaes de pactos sociais, ou de um processo de concertao social, com participao tripartite, que j experimentaram algumas poucas experincias no passado.

De todos os nveis de negociao possveis, o que interessa para o tema em questo , obviamente, o mais inferior deles: a contratao coletiva localizada, nas prprias empresas. essa a forma de negociao que deve ser estimulada, pois tem representado a mais eficaz e adequada para solucionar conflitos coletivos.

Do contedo da negociao coletiva, importante ressaltar que, hoje, tudo pode ser negociado. Claro, respeitando regras mnimas de conduta e direitos considerados indisponveis. A livre negociao

Aprovada na 56 Conferncia Internacional do Trabalho, em Genebra, na Sua, no ano de 1971, com vigncia no plano internacional a partir de 1973, segundo informaes de Arnaldo Sssekind, in Convenes da OIT, editora LTr, 2 edio, 1998, pg. 329. 11 Sobre as centrais sindicais, ler artigo de nossa autoria Apontamentos sobre o reconhecimento formal das centrais sindicais, Revtrim, Revista Trimestral e rgo Oficial do TRT da 2 Regio - SP, editora LTr, setembro de 2008, pgs. 301 a 305, e Revista LTr n 02, de fevereiro de 2009, pgs. 179 a 181.

10

foi prestigiada desde que a Lei n 8.880/94 entrou em vigor, reforada, ainda, pela Lei n 10.192/2001, ambas tratando de poltica salarial.

quanto

aos

procedimentos

da

negociao,

comecemos pelos atos preparatrios, como as assemblias, as pautas de reivindicao e as reunies entre os negociadores do mesmo lado, que antecedem aquelas inerentes ao processo negocial, at chegarmos a todos os momentos que podem levar composio do conflito, como as assemblias e reunies de carter consultivo e deliberativo.

O resultado da negociao, porm, poder indicar dois caminhos. Se positivo, o negcio jurdico resultante da contratao ser celebrado, podendo ser um acordo coletivo, ou uma conveno coletiva, conforme o caso, representando, em ambos os casos, de forma genrica, a estipulao de um contrato coletivo de trabalho.

Porm, se negativo for o resultado da negociao, o conflito ser evidenciado. E sua soluo, indicada pela legislao brasileira, ser a mediao, a arbitragem voluntria ou, de comum acordo, a via jurisdicional, atravs do dissdio coletivo econmico e, conseqentemente, do poder normativo da Justia do Trabalho12. Esse impasse poder resultar num movimento de greve, como temos assistido em algumas categorias mais organizadas e com maior poder de presso.

5. A NEGOCIAO COLETIVA NO MBITO EMPRESARIAL:

Para que a negociao coletiva localizada seja uma realidade no Brasil, no difcil concluir que a organizao dos trabalhadores
12

Sobre o novo poder normativo da Justia do Trabalho, aps a Emenda Constitucional n 45/2004, ler artigo de nossa autoria, Poder Normativo: momento de transio, Revista LTr n 06, pgs. 694 a 698, junho de 2005, e Revista da Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo, ano 10, n 12, pgs. 125 a 134, 2006.

nos locais de trabalho trata-se de uma medida absolutamente necessria. As formas de representao interna de trabalhadores so assim conhecidas: orgnicas, que representam um rgo do sindicato dentro da empresa, vinculadas administrativamente a eles; ou inorgnicas, desvinculadas dos entes sindicais, muito embora mantendo laos estreitos como eles no campo ideolgico.

A legislao brasileira ainda engatinha nessa questo, mas algumas experincias j conhecidas levam a concluir que o mais indicado que as representaes internas de trabalhadores devam ter autonomia na sua atuao, principalmente administrativa, ainda que

mantenham vnculos polticos e ideolgicos com os sindicatos, o que salutar para manter o esprito de unio e evitar uma indesejvel diviso que possa trazer prejuzos aos representados.

A importncia que essa questo traz para o Direito Coletivo do Trabalho tambm fator significativo para justificar a necessidade de encontrar, nas negociaes coletivas localizadas (ou empresariais), uma forma de soluo dos conflitos trabalhistas.

Cabe esclarecer que a negociao coletiva aqui tratada se restringe ao setor privado, muito embora s-la possvel no setor pblico tambm, apesar das barreiras que vm encontrando na legislao constitucional.

E, conforme j ressaltamos anteriormente, no setor privado da nossa economia a experincia que vivenciamos junto aos metalrgicos do ABC nos indica que a negociao coletiva no mbito da empresa a mais indicada, por promover o que Maurcio Godinho Delgado chamou de adequao setorial negociada13. E esse tipo de contratao coletiva somente se dinamiza se estiver acompanhada da representao interna de trabalhadores.
13

Direito Coletivo do Trabalho, editora LTr, 2001, pgs. 57 a 59.

No sem razo que essa experincia levou a regio do ABC condio de maior organizao sindical do pas, com um modelo representativo e forte, produzindo lideranas sindicais com propostas concretas, no apenas para o campo das relaes de trabalho e, algumas delas, com capacidade de dirigir os destinos do Brasil.

Experincias como as negociaes que propiciaram a instalao das primeiras comisses de fbrica enquanto modelos de representao interna de trabalhadores; dos acordos de flexibilizao de jornada, com reduo de horas de trabalho; de participao nos ganhos de produtividade, ou mesmo nos lucros e resultados das empresas; de reestruturao produtiva; de novas e melhores condies de trabalho, tornaram-se exemplos para outras categorias e regies do pas, estipulando parmetros at hoje seguidos14.

Provavelmente esse tipo de atitude tenha faltado em casos recentes acontecidos no Brasil, como as dispensas coletivas da Embraer. Com uma ao sindical mais efetiva e uma representao interna mais coesa, certamente, aquelas demisses em massa poderiam ser evitadas. O caso Embraer, com o seu desfecho final j conhecido15, o exemplo maior de que a soluo para os conflitos de ordem coletiva deve partir dos agentes diretamente interessados. Jamais do Judicirio, que deles (tanto das partes, quanto dos conflitos) est muito distante.

Na contramo do que aconteceu com a Embraer, no custa lembrar do processo de reestruturao produtiva da Volkswagen do Brasil, que durou longos sete anos (de 1999 a 2006) de negociao com o Sindicato dos Metalrgicos do ABC e com a sua comisso de fbrica, porm,

Todas essas experincias so relatadas com detalhes na obra de nossa autoria, Negociao Coletiva no Local de Trabalho: A experincia dos metalrgicos do ABC, editora LTr, 2008. 15 Processo TST n RODC-309/2009-000-15-00.4, julgado em 10/08/2009.

14

com uma soluo que contemplou as necessidades e anseios de ambos os lados16.

O bom resultado alcanado no caso Volkswagen se deve a um processo constante de negociao coletiva, com transparncia e direito informao, o que nos d certeza de ser este o modelo sindical, com representao interna de trabalhadores e com negociao coletiva

permanente, que realmente deu certo no Brasil, representando um paradigma para novas experincias no campo sindical.

6. CONSIDERAES FINAIS:

A concluso final que se pode extrair de tudo que foi relatado acima que a negociao coletiva no mbito empresarial a que caminha de braos dados com a tendncia do direito moderno, por produzir clusulas normativas realmente adequadas e eficazes, elaboradas por quem est altamente legitimado para constru-las, na busca de um direito justo, necessrio e adequado para as partes diretamente envolvidas.

certo que h um vasto campo a ser explorado sobre o tema negociao coletiva, inclusive, aquela realizada no mbito das empresas, j que a legislao brasileira permite uma certa flexibilizao de condutas e regras sobre a matria. Mas, com certeza, o salto de qualidade na contratao ser enorme, ou at mesmo, inimaginvel, se as mudanas necessrias na atual estrutura sindical, sugeridas no segundo tpico deste pequeno estudo, vierem.
Para maiores detalhes, ler de nossa autoria, A negociao coletiva localizada e o acordo de reestruturao produtiva da Volkswagen - artigo publicado no livro Aspectos polmicos e atuais do Direito do Trabalho, homenagem ao Professor Renato Rua de Almeida, organizado por Ivani Contini Bramante e Adriana Calvo, editora LTr, junho de 2007, pgs. 272 a 289, bem como, A importncia da negociao coletiva no local de trabalho e o acordo de reestruturao produtiva da Volkswagen - artigo publicado no livro Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, coordenao cientfica de Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro e Mrcio Mendes Granconato, editora Millennium, maro/abril de 2008, pgs. 25 a 45.
16

Basta

vontade

poltica.

No

apenas

dos

representantes polticos, mas tambm dos sindicatos, dos trabalhadores, dos empresrios e dos operadores do direito. O momento para essas mudanas ainda no passou totalmente. E, certamente, se elas acontecerem, jamais poder ser esquecido que as experincias produzidas pelos metalrgicos do ABC foram determinantes. Os ares de liberdade sindical respirados por l merecem ser espalhados pelo Brasil.

*Davi Furtado Meirelles Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 2 Regio (SP), foi Advogado e Coordenador do Departamento Jurdico do Sindicato dos Metalrgicos do ABC, Professor da Escola Paulista de Direito e da Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo e Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP.

Das könnte Ihnen auch gefallen