Sie sind auf Seite 1von 8

O ESTUDO DA GEOMETRIA: Uma analise comparativa dos livros da dcada de 90 com os atuais

Beatriz Alexandre Ramos

Introduo
Este um estudo baseado em uma analise comparativa que tem com objetivo analisar com os livros didticos da dcada de 90, abordavam a Geometria, comparando com a forma que ela vem sendo arremetida atualmente. Para fundamentamos esta pesquisa, realizamos uma analise bibliogrfica dos principais assuntos da geometria na viso de alguns autores como Jos Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, Jos Ruy Giovanni Junior, Osvaldo Dolce, entre outros, na dcada de 90, e as modificaes sofridas ao longo deste perodo, at os dias atuais. Este artigo foi dividido em dois captulos, onde o primeiro trata as analises feita nos livros mais antigos. E o segundo, trazendo as alteraes ocorridas ao longo da dcada passada, comparando com a atual. Acreditamos que com essa diviso, teremos maior compreenso na analise da pesquisa. Observamos que nos livros antigos, a diviso dos contedos era feita por unidades, onde estas eram por reas da matemtica, ou seja, aritmtica, lgebra, etc... como tambm que a geometria era a ultima unidade, podendo inclusive no ser vista no decorrer do ano letivo, nos livros atuais ela j vem sendo posta no inicio, possibilitando ao aluno ter algum conhecimento nesta rea.

Aluna 4 semestre de Licenciatura Plena em Matemtica Disciplina Laboratrio de Geometria Faculdade de educao, Cincias e Letras do Serto Central FECLESC. Universidade Estadual do Cear UECE. Orientador: Luzeilton Oliveira.

CAPITULO 1 1.1 Livro de 5 srie

Fazendo uma analise no livro estudado observa-se que o autor aborda inicialmente contedos referentes Aritmtica: numerao, os nmeros naturais, divisores e mltiplos, os nmeros racionais e sua representao fracionria, os nmeros racionais e sua representao decimal. Na segunda parte vem a Geometria com uma breve introduo sua histria. O autor inicia a segunda parte com a Geometria Espacial falando dos conceitos cujas noes so intuitivas: Ponto, Planos e Retas. Usando exemplos do dia a dia para se obter maior compreenso de suas ideias, depois entramos em Geometria Plana trabalhando ngulos (medida de um ngulo), Polgonos, Circunferncia e Crculo e retornando para Geometria Espacial com Figuras Espaciais (prismas, paraleleppedo retngulo, cubo, pirmides, cilindros, cone e esfera), Tringulos, se referindo aos lados (escaleno, issceles e equiltero) e a medida de seus ngulos (retngulo, acutngulo e obtusngulo) e os Quadrilteros destacando os mais conhecidos como retngulo, losango, quadrado, trapzio e paralelogramo. Abordando tambm assuntos referentes Geometria Mtrica, como: Medindo Comprimentos, Medindo Superfcies (reas), Medindo o Espao Ocupado Por Um Slido (volume), Medindo Lquidos, Medindo a Massa de um Corpo. 1.2 Livro de 6 srie Examinando o livro de 6 srie nota-se que o autor comea com Aritmtica, logo na primeira unidade ele fala dos Nmeros Inteiros (nmeros positivos e negativos; conjunto dos nmeros inteiros; comparao, adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiao de nmeros inteiros), Nmeros Racionais (conjunto dos nmeros racionais; representao geomtrica, adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiao de racionais). Na rea de lgebra o livro aborta Equaes e Inequaes do 1 Grau (sentenas e expresses; equaes do 1 grau e inequaes do 1 grau), Sistemas de Equaes (produto cartesiano; equaes do 1 grau com duas variveis; sistemas de equaes do 1 grau com duas variveis), na rea de Estatstica o autor traz apenas um capitulo sobre o assunto com Razes e Propores (razes; propores; grandezas proporcionais e juro simples).

Analisando a Geometria que se aborda neste livro, o autor inicia com o conceito de ngulos, falando tambm de suas medidas e ensinando como fazer as quatro operaes (adio, subtrao, multiplicao e diviso) com as medidas dos ngulos, no deixando de falar de retas perpendiculares e ngulos adjacentes. O capitulo seguinte aborda a classificao dos ngulos em reto, agudo e obtuso, alm de enfatizar o complemento e suplemento deste. Encerando o livro com posies de duas retas, focalizando retas concorrentes e paralelas, ngulos opostos pelo vrtice, ngulo de duas retas concorrentes e de duas retas com uma transversal. 1.3 Livro da 7 srie Observando o livro da 7 srie percebe-se que o autor no trabalha muito com Aritmtica, pois ele aborta esta rea da matemtica no primeiro capitulo com os Nmeros Reais, diferentemente dos livros de 5 srie. Ele enfatiza contedos voltados para a parte algbrica da matemtica como Introduo ao Clculo Algbrico (o uso de letras para representar nmeros, expresses algbricas ou literais, valor numrico de uma expresso algbrica), Estudos dos Polinmios (monmio ou termo algbrico, polinmios, os produtos notveis, fatorando polinmios, clculo do m.m.c de polinmio), Estudos das Fraes Algbricas (frao algbrica, simplificao das fraes algbricas, adio e subtrao de fraes algbricas, multiplicao e diviso de fraes algbricas), Equaes de 1 Grau com uma Incgnita (equao fracionria de 1 grau com uma incgnita, equaes literais de 1 grau na incgnita x) e Sistema de Equaes de 1 Grau com Duas Incgnitas (resoluo de um sistema de duas equaes de 1 grau com duas incgnitas). J na parte de Geometria inicia-se com uma breve reviso de ponto, plano e reta, porm focando em seguida nas retas e suas posies relativas, depois partimos para os ngulos, estudando suas medidas e tipos (reto, agudo e obtuso), temos tambm uma rpida definio de ngulos adjacentes, complementares, suplementares, opostos pelo vrtice e de bissetriz de um ngulo. No capitulo seguinte o autor faz um estudo sobre ngulos formados por duas retas paralelas com uma transversal, iniciando o capitulo com a definio de retas paralelas e reta transversal, usando essas definies, partimos para o conceito de ngulos (correspondentes, alternos, e colaterais), dando exemplos de tais, encerrando o capitulo com exerccios de fixao.

No prximo capitulo o livro estudado vem falando dos Polgonos, dando sua definio e de seus elementos (lados, vrtices, ngulos internos, ngulos externos e diagonais). Explicando a origem da palavra polgono. Em seguida vemos Permetros e Diagonais de um Polgono e como calcular o nmero destas diagonais, seguindo com ngulos de um Polgono Convexo, explicando a relao entre seus ngulos internos e externos, alm da soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo, e dos ngulos interno e externos de um polgono qualquer, vendo tambm ngulos de um polgono regular. O livro tambm fala sobre o Estudo do Tringulo, destacando a principio, seus elementos, sua condio de existncia, seus ngulos e sua classificao quanto aos lados e quanto aos ngulos, vendo tambm: altura, mediana e bissetriz, casos de congruncia, as propriedades do tringulo issceles e uma importante propriedade do tringulo equiltero. O capitulo seguinte aborda o Estudo dos Quadrilteros comeando com seus elementos, a soma de seus ngulos internos, continuando com os Paralelogramos fazendo um estudo de suas propriedades, alm de destacar alguns destes, como retngulo, losango e quadrado, dando enfoque tambm nos Trapzios analisando suas propriedades e uma breve introduo de base mdia de um trapzio. Por ultimo o livro trata do Estudo da Circunferncia e do Crculo, iniciando com seus conceitos. Logo em seguida, parte para as Posies Relativas de Duas Circunferncias e de uma Reta e uma Circunferncia, continuando com Arco de Circunferncia e ngulo Central, ngulo Inscrito, finalizando a parte de geometria com ngulos cujos Vrtices no Pertencem Circunferncia. 1.4 Livro de 8 srie Analisando os livros de 8 srie podemos observar que o autor inicia este, com a parte Aritmtica estudando a Potenciao e suas Propriedades (potncia de um nmero real com expoente natural, expoente zero, expoente inteiro negativo; transformao e simplificando de uma expresso), Calculando com Radicais (raiz ensima de um nmero real; radical aritmtico e suas propriedades; simplificao de um radical com extrao de fatores do radicando; introduzindo um fator no radicando; adicionando, algebricamente, dois ou mais radicais; multiplicando expresses com radicais; dividindo expresses com radicais; reduzindo dois ou mais radicais ao mesmo ndice; potenciao de uma expresso com radicais; racionalizando denominadores de uma expresso; simplificando expresses com radicais; potncias com expoente racional).

Logo em seguida o autor aborta a parte de lgebra iniciando com Equaes do 2 Grau (equao do 2 grau com uma incgnita; escrevendo uma equao do 2 grau com uma incgnita na sua forma normal; a resoluo das equaes incompletas e completa do 2 grau com uma incgnita; estudando as razes da equao do 2 grau; relacionando as razes e os coeficientes da equao ax2 + bx + c = 0; escrevendo uma equao do 2 grau conhecendo as duas razes; resolvendo equaes biquadradas; resolvendo equaes irracionais e sistema de equaes do 2 grau), Sistema de Coordenadas (sistema de coordenadas cartesianas ortogonais e como localizar pontos no plano cartesiano), Funo Polinomial do 1 Grau (a noo de funo; funo polinomial do 1 grau; grfico da funo polinomial do 1 grau; zero ou raiz da funo polinomial do 1 grau e analisando o grfico de uma funo polinomial do 1 grau), encerrando lgebra, com Funo Polinomial do 2 Grau ou Funo Quadrtica (funo polinomial do 2 grau; grfico da funo quadrtica no plano cartesiano; zeros da funo polinomial do 2 grau; estudando a concavidade da parbola; ponto de mnimo ou ponto de mximo e analisando a funo y = ax2 + bx + c quanto ao sinal). Na Geometria observa-se que o livro faz uma breve introduo sobre Razo e Proporo destacando algumas das propriedades das propores, falando rapidamente de razo de segmentos, seguindo com segmentos proporcionais, tratando tambm de feixes de retas paralelas e sua propriedade. O capitulo seguinte trata do Teorema de Tales dando uma pequena explicao deste, com alguns exemplos de como sua aplicao, posteriormente ele trata de suas aplicaes nos tringulos e enuncia o teorema da bissetriz interna de um tringulo, iniciando uma nova unidade com Semelhana, onde o livro aborda: figuras semelhantes, polgonos semelhantes e sua propriedade, tringulos semelhantes e suas propriedades, onde a segunda recebe o nome de teorema fundamental da semelhana, prosseguindo com Tringulo Retngulo e o Teorema de Pitgoras, o autor faz a demonstrao do teorema e segue com exemplos, ressaltando suas duas importantes aplicaes: clculo da diagonal de um quadrado e clculo da altura de tringulo equiltero, alm de outras relaes mtricas no tringulo retngulo. O autor tambm traz um capitulo falando das Relaes Trigonomtricas nos Tringulos, contando um pouco da origem da trigonometria, em seguida ele segue com o contedo, falando de suas relaes no tringulo retngulo, mostrando a tabela trigonomtrica. Focando nos ngulos notveis, no capitulo posterior tratamos das relaes trigonomtricas em um tringulo qualquer, apresentando a lei dos senos e a lei dos cossenos. Tambm fala de Relaes Mtricas na Circunferncia, polgonos regulares inscritos nela e seus elementos. O autor tambm aborta o Comprimento da Circunferncia, encerrando o livro

fazendo um estudo nas reas das figuras geomtricas planas como rea de uma regio retangular, quadrada, triangular, limitada por paralelogramo, por um losango, por um trapzio, por um polgono regular, e rea de uma regio circular.

CAPITULO 2.
2.1 Livros de 6 ano. Este livro usado na pesquisa a edio renovada do mesmo usado na analise referente aos livros antigos, porm alguns assuntos que foram abortados no livro antigo no foram mencionados nesta edio, como por exemplo: circunferncia e circulo, alm da ordem dos contedos terem sido investidas. 2.2 Livros de 7 ano. Examinando o livro de 7 ano observa-se que o autor inicia os contedos com a rea da aritmtica como (potncias e razes; o conjunto dos nmeros inteiros, racionais). Em seguida ele inicia a parte algbrica com (estudando as equaes e estudando as inequaes). Na rea de geometria o autor inicia com o estudo dos ngulos, e o estudo dos tringulos e quadrilteros, encerrando o livro com estatstica (razes e propores; grandezas proporcionais e porcentagem). Comparando os livros antigos com os atuais percebemos que quando ambos falam de ngulos respectivamente, um faz um maior detalhamento, porm tem menos contedos e o outro faz o inverso, sendo que no livro atual trata tambm dos tringulos e quadrilteros e o antigo no fala neste assunto. 2.3 Livros de 8 ano. O livro escolhido para a analise a edio renovada do mesmo livro antigo, o que percebemos que no livro antigo os autores no falaram de estatstica, e na edio renovada eles introduziram dois captulos sobre o assunto, onde o primeiro fala de porcentagem e o segundo de juros simples, e os demais permaneceram. 2.4 Livros de 9 ano.

Este livro tambm a edio renovada do livro antigo, usado na pesquisa, porm o autor inicia falando das noes elementares de estatstica, e uma inverso na ordem dos contedos propostos.

CONSIDERAES FINAIS
Com analise desta pesquisa podemos perceber que os livros da dcada de 90 tm mais contedos que os atuais, porm tanto nos livros antigos, como nos livros atuais a geometria bem explicada, ou seja, os contedos so bem explorados facilitando a compreenso por parte do professor e do aluno. Porm o fator dela vir bem explicada no quer dizer que os alunos tenham conhecimento dos assuntos que deveriam ter, pois por os professores no terem visto, ou se viram de forma deficiente acabam pulando esta rea da matemtica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
* A conquista da matemtica: teoria e aplicao, 5 srie. Jos Ruy Geovanni, Benedito Castrucci, Jos Ruy Geovanni Jr.- edio renovada/ So Paulo, 1992. Editora FTD. * Matemtica e Realidade, 6 srie Gelzon Iezzi, Osvaldo Dolce, Antnio Machado 3 edio / So Paulo, 1996 Editora Atual * A Conquista da Matemtica: 7 srie Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci, Jos Ruy Giovanni Edio renovada / So Paulo, 1998 Editora FTD * A Conquista da Matemtica: teoria e aplicao, 8 srie Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci, Jos Ruy Giovanni Edio renovada / So Paulo, 1992 Editora FTD * Coleo: A Conquista da Matemtica, 6, 7, 8 e 9 anos Jos Ruy Giovanni Jnior, Benedicto Castrucci Edio renovada / So Paulo, 2009 Editora FTD

Das könnte Ihnen auch gefallen