Sie sind auf Seite 1von 61

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA

IMPACTO DOS AEROGERADORES SOBRE A AVIFAUNA E QUIROPTEROFAUNA NO BRASIL

Matheus Hobold Sovernigo

Florianpolis, 9 de dezembro de 2009


0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA

IMPACTO DOS AEROGERADORES SOBRE A AVIFAUNA E QUIROPTEROFAUNA NO BRASIL

Trabalho de Concluso de Curso apresentado disciplina BIO5156 Estgio II , como requisito para obteno do ttulo de Bacharel em Cincias Biolgicas.

Acadmico: Matheus Hobold Sovernigo Orientador: Prof. Msc Alexandre Paulo Teixeira Moreira

Florianpolis, 9 de dezembro de 2009

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Vera Ingrid e Waldir, por terem me criado, sustentado e educado por toda essa vida, alm de terem apoiado a minha escolha profissional e auxiliado em muito na obteno de contatos e dados para o desenvolvimento de meu TCC. Aos profissionais das mais diversas reas, que gentilmente me cederam informaes pessoais sobre o estado ou impacto de alguma das usinas estudadas, quando no era possvel me deslocar at a fonte de informao, ou quando essa no estava publicada em lugar algum. Aos meus ex-colegas de trabalho na Eletrosul, principalmente Djoni, Bel, Arnaldo, Maycon e Felipe, que estavam quase todos os dias da semana junto a mim me apoiando e auxiliando de diversas formas a elaborar esse estudo feito em grande parte nos momentos em que estava livre durante o estgio, e cuja idia surgiu durante a elaborao dos estudos ambientais para a implantao de um parque elico por parte da empresa. Aos funcionrios da FATMA e da FEPAM, sobretudo Lenir e Clarice, que me permitiram o acesso a importantes documentos utilizados. A meu orientador, a quem tive certo contato durante a graduao e cuja pessoa decidi escolher para me ajudar a encerr-la, corrigindo meu TCC. Aos consultores da banca, fundamentais na correo e aprimoramento do texto. Aos meus amigos, tanto os que me acompanham desde a infncia e adolescncia quanto os que fiz ao longo do curso, e que me incentivaram a produzir esse extenso porm relevante trabalho. A todas as outras pessoas no mencionadas que, por uma simples palavra de admirao pelo assunto tratado por minha pesquisa, me ajudaram a no desistir frente s dificuldades. Enfim, agradeo profundamente a cada uma dessas pessoas por terem tornado possvel a produo e finalizao desse meu to sonhado Trabalho de Concluso de Curso, que me torna apto a ser um profissional que desejo desde minha infncia, um Bilogo.

RESUMO

A energia elica, utilizada comercialmente desde 1976, vem apresentando um impulso em sua gerao nas ltimas dcadas, devido ao esgotamento dos combustveis fsseis e o aumento do aquecimento global e poluio. No Brasil, o primeiro aerogerador foi instalado em 1992, mas foi somente em 2002 que a instalao de usinas elicas no pas se tornou expressiva. A respeito dos danos ambientais, sabe-se que so principalmente os sonoros, visuais e eletromagnticos, alm dos efeitos sobre a fauna alada. Vrios estudos, sobretudo na Amrica do Norte e Europa, tem definido o impacto dos aerogeradores em aves e morcegos (reduo e excluso de habitat disponvel, barreira intransponvel, coliso com os aerogeradores, eletrocusso no choque com as linhas de transmisso associadas, reduo no crescimento e no sucesso reprodutivo) e suas causas (condies meteorolgicas adversas, altas densidades, atividade/comportamento e morfofisiologia da espcie, corredores migratrios, aerogeradores antigos). J no Brasil, o conhecimento relativo a esses impactos, ainda que inicial, est restrito aos relatrios de licenciamento ambiental, praticamente inacessveis a grande parte da populao e pesquisadores; assim, os objetivos desse estudo foram compilar esses impactos, bem como as medidas mitigatrias, e exp-los de uma forma clara aos interessados em geral. Os aerogeradores do arquiplago de Fernando de Noronha apesar de serem poucos, apresentam um impacto significativo sobre as aves marinhas presentes, em razo da importncia da rea para a avifauna. J as primeiras usinas elicas de Pernambuco, Minas Gerais, Cear, Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Norte, por serem de porte no to elevado, em pequeno nmero e em regies onde no h altas concentraes de aves e morcegos, alm de corredores migratrios, aparentemente no causam impacto negativo nesses. Em relao ao Rio Grande do Sul, o parque elico de Osrio, em razo de sua localizao e porte, tem causado mortes principalmente em morcegos insetvoros durante meses quentes, alm da coliso de aves com as linhas de transmisso. Por fim, os grandes parques elicos em construo e operao principalmente no Cear, Rio Grande do Norte e Paraba, apesar de reportarem que no h impacto sobre a fauna alada, devem ter seus dados contestados, visto que muitas dessas usinas tm potencial para causar impactos relevantes e esto sofrendo denncias e investigaes de licenciamento irregular, alm do que o monitoramento da avifauna e quiropterofauna no foi finalizado, estando em sua maioria ainda na fase inicial.

SUMRIO

1 INTRODUO..................................................................................................................5 2 OBJETIVOS.....................................................................................................................16 3 METODOLOGIA............................................................................................................17 4 RESULTADOS E DISCUSSO.....................................................................................18 4.1 PERNAMBUCO.............................................................................................................18 4.2 MINAS GERAIS............................................................................................................21 4.3 CEAR...........................................................................................................................23 4.4 PARAN........................................................................................................................29 4.5 SANTA CATARINA......................................................................................................31 4.6 RIO GRANDE DO NORTE...........................................................................................35 4.7 RIO GRANDE DO SUL.................................................................................................37 4.8 PARABA.......................................................................................................................44 4.9 PIAU..............................................................................................................................46 4.10 RIO DE JANEIRO........................................................................................................47 4.11 BAHIA..........................................................................................................................47 5 CONSIDERAES FINAIS..........................................................................................48 REFERNCIAS..................................................................................................................52

1 INTRODUO

Com o mundo sentindo os efeitos do esgotamento do petrleo, da poluio e do aquecimento global devido em parte queima em excesso dos combustveis fsseis, nas ltimas dcadas tem-se intensificado os esforos para buscar alternativas que complementem e substituam o uso desses combustveis na gerao de energia. Uma dessas a energia elica. O aproveitamento elico tem sido utilizado h milnios pela humanidade na moagem de gros e no bombeamento de gua, alm de outros fins. Desde cerca de 200 a.C. h registro de moinhos de vento espalhados pelos continentes do velho mundo. Em 1887, nos Estados Unidos da Amrica (EUA.), tem-se a primeira notcia de gerao de energia eltrica atravs de uma turbina elica, precursora das atuais (CAMARGO, 2005). Os primeiros experimentos de aproveitamento elio-eltrico para a gerao suplementar de energia em grande escala datam das dcadas de 1940 e 1950 nos EUA. e Dinamarca (AMARANTE et al., 2001). No obstante, foi apenas em 1976 que a primeira turbina elica comercial, tambm chamada de aerogerador, cuja funo gerar energia eltrica atravs dos ventos, foi ligada rede eltrica, na Dinamarca (BRASIL, 2003). Ao longo das dcadas de 1980 e 1990, a energia elica foi se espalhando globalmente e crescendo, tanto em nmero quanto em tamanho e potncia gerada, inclusive no mar, com as usinas elicas offshore, implantadas a partir de 1991, tambm na Dinamarca (BARTHELMIE et al., 1996). A produo atual global de mais de 120 GW, gerados sobretudo por EUA., Alemanha, Espanha, China e ndia (GLOBAL WIND ENERGY COUNCIL, 2008). Enquanto o valor do custo de gerao de energia por fontes no renovveis como carvo e gs tem aumentado nos ltimos anos, as fontes renovveis tm seguido o rumo inverso, com uma brusca queda no custo de sua produo. Devido aos avanos tecnolgicos e de projeto na produo e instalao da turbina, o custo da energia elica passou de cerca de US$ 0,30/kWh no incio dos anos 80 para at abaixo de US$ 0,05/kWh a partir de 2006, sob condies favorveis em pases desenvolvidos, tornando-se compatvel com o valor das fontes no renovveis (LAYTON, 2009). Alm disso, tambm h os mecanismos institucionais de incentivo, por meio de subsdios e remunerao por energia produzida, que tem ajudado a incrementar a produo desse tipo de energia (AMARANTE et al., 2001).
5

No Brasil, a partir da segunda metade da dcada de 1970, universidades e institutos de pesquisa, em associao com entidades estrangeiras, principalmente da Alemanha, iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de aerogeradores de pequeno porte (MARQUES, 2004). J a primeira turbina de grande porte da Amrica Latina foi instalada no arquiplago de Fernando de Noronha em 1992, contribuindo na poca com 10% da energia gerada nas ilhas. Outras poucas usinas foram sendo construdas pelo pas, at que em 2002 surgiu o Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica (PROINFA), o que determinou um impulso na construo de usinas elicas no Brasil (BRASIL, 2003). Mais recentemente, foi lanado um leilo para a contratao reserva de energia elica que ser realizado no final desse ano, no qual 441 projetos esto habilitados em 11 estados brasileiros (BRASIL, 2009c). Hoje em dia, h 36 usinas elicas em operao no pas, todas onshore (em terra), gerando mais de 602,284 MW, que correspondem a apenas 0,57% da matriz energtica brasileira. Ainda, 10 usinas elicas esto em construo e uma grande quantidade est em planejamento (BRASIL, 2009a). Visto que os aerogeradores comeam a gerar energia a partir de ventos acima de 3 m/s e atingem sua potncia mxima a cerca de 13 m/s, e, ainda, que so considerados potencialmente proveitosos os locais onde o vento possui velocidade mdia anual igual ou maior do que 7 m/s, h extensas reas com potencial para o aproveitamento elico em todas as regies do pas, sobretudo no Nordeste, seguido pelo Sudeste, Sul, Norte, e, por ltimo, Centro-Oeste (FIG. 1) (AMARANTE et al., 2001).

FIGURA 1 - Velocidade mdia anual do vento a 50 metros de altura, indicando o potencial elico brasileiro. Fonte: AMARANTE et al., 2001.

Em decorrncia da corrida desenfreada para a instalao de aerogeradores nas reas com maior disponibilidade de ventos, por ser considerada uma energia limpa, a princpio foi relegado a segundo plano o aspecto dos danos socioambientais causados pelas turbinas elicas, que so principalmente os sonoros, visuais e eletromagnticos (BRASIL, 2003), alm dos impactos sobre a fauna alada, tambm associados aos anteriormente citados. Os primeiros estudos envolvendo os animais afetados pelos aerogeradores descreveram as aves e insetos voadores como os grupos mais atingidos (ROGERS et al., 1976,
7

1978). Apenas cerca de 20 anos depois que as colises de morcegos com os aerogeradores, consideradas uma das mais problemticas atualmente, comearam a ser avaliadas em estudos prprios (OSBORN et al., 1996 apud BARCLAY; BAERWALD; GRUVER; 2007), provavelmente devido ao menor interesse poltico associado ao desconhecimento da relevncia do papel ecolgico desempenhado pela ordem Chiroptera. Associado a isso est a menor percepo dos danos, devido a serem crpticos, alm da quantidade de pesquisadores que tambm inferior. Sobre a avifauna, um grande nmero de impactos tem sido evidenciado. Um encontro para discuti-los em Portugal (SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES, 2005) definiu como impactos dos parques elicos os seguintes: reduo de habitat disponvel, barreira intransponvel, coliso com os aerogeradores, eletrocusso no choque com as linhas de transmisso associadas, excluso do habitat, reduo no sucesso reprodutivo. Para reduzir esses impactos, deve-se conhecer profundamente as reas onde sero implantados novos parques elicos, atravs de estudos de monitoramento a longo prazo que abranjam pelo menos 3 ciclos anuais. Os resultados obtidos em diversos estudos na Europa permitem concluir que o risco de mortalidade de aves devido a colises com aerogeradores reduzido, estando freqentemente associado a condies de fraca visibilidade (nevoeiros) e corredores migratrios. Alm disso, as aves de rapina e os passeriformes so referncias habituais entre os grupos de aves mortas por coliso com os aerogeradores (MENDES; COSTA; PEDREIRA, 2002). Os fatores responsveis pela coliso de aves com os aerogeradores incluem: condies meteorolgicas, abundncia, atividade/comportamento da espcie, morfologia/fisiologia da espcie, caractersticas orogrficas, corredores de migrao ou de deslocamento dirio. Existem, no entanto, casos como o do parque elico de Tarifa no sul da Espanha, em que devido inadequada localizao (Tarifa encontra-se numa rota migratria extremamente importante e inclusive uma rea de proteo especial para aves) e elevada dimenso, os impactos sobre a avifauna, principalmente sobre aves de rapina, podem ser bastante significativos. A taxa de mortalidade desse tipo de ave foi muito maior que o indicado em estudos europeus precedentes (MART MONTES; BARRIOS JAQUE, 1995 apud LOWTHER, 2000). Outros casos de impactos considerveis em aves devem-se a turbinas antigas, de pequeno porte,

com torres treliadas, como a maioria dos aerogeradores da Califrnia, EUA. (EWEA, 2003 apud CAMARGO, 2005). Estimativas de aves e morcegos mortos por ano junto a aerogeradores encontram-se presentes em diversos estudos. O problema que a maioria deles, excetuando-se alguns dos mais atuais, no levam em considerao a remoo de carcaas por animais carniceiros, subestimando assim, a taxa de mortalidade real. Outro fator que causa essa subestimao a diferena na dificuldade de achar carcaas de morcegos devido diversidade na vegetao ao redor das turbinas. Barclay; Baerwald; Gruver (2007) compilaram o resultado de diversos estudos sobre a fatalidade em aves e morcegos na Amrica do Norte, e aplicaram um fator de correo para ajustar os valores, de acordo com o que foi mencionado anteriormente. O resultado que a variao entre locais grande. Para as aves, estimou-se desde 0,63 aves mortas por turbina a cada ano em Vansycle, no estado do Oregon, E.U.A. (ERICKSON et al., 2000 apud BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007), at 9,33 em Buffalo Mountain, Tenessee, EUA. (FIEDLER, 2004 apud BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007). Enquanto isso, em morcegos, a variao foi de 0,01 morcegos mortos por turbina a cada ano em Altamont, no estado da Califrnia, EUA. (SMALLWOOD ; THELANDER, 2005 apud BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007), at 42,7 em Mountaineer, West Virginia, EUA. (KERNS et al., 2005 apud BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007), havendo-se assim, a necessidade de analisar cada empreendimento separadamente para se descobrir o que estaria causando tal impacto. No entanto, com relao mortalidade da avifauna em razo da instalao de parques elicos, sua significncia deve estar relacionada a outros fatores, tais como causas antropognicas. Isso foi realizado por meio de estimativas nos EUA. Essa comparao no totalmente apropriada, devido impreciso dos dados, o no conhecimento das conseqncias demogrficas dessas causas de morte, a irrelevncia ecolgica de agrupar todas as espcies em um grupo e a utilizao de uma escala espacial to vasta; apesar disso, a diferena entre as mortes causadas por aerogeradores em comparao com outros motivos de origem humana to desproporcional que precisa ser mencionada. Segundo estudos, colises com janelas de prdios matam de 97 a 976 milhes de aves anualmente; linhas de alta tenso ocasionam pelo menos 130 milhes de fatalidades, talvez mais de 1 bilho; carros matam 80 milhes de aves; compostos qumicos txicos mais que 72 milhes; torres de comunicao entre 4 e 5 milhes em estimativas conservadoras, podendo chegar a 50 milhes; enquanto isso, as turbinas elicas matam entre 20 a
9

37 mil aves por ano, ou seja, menos de 0,003% do total (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, 2007). Com o passar dos anos, medida que a tecnologia avana, a tendncia tem sido de se aumentar o tamanho das ps, o que reduz proporcionalmente a velocidade de rotao. Por conseguinte, isso acarreta em uma maior possibilidade de serem evitadas por aves, tornando os aerogeradores menos nocivos a esses grupos animais (AMARANTE et al., 2001; TUCKER, 1996). No entanto, h um efeito tico chamado motion smear que causa o desaparecimento das turbinas em rotao da viso das aves ao se aproximarem a uma certa distncia inversamente proporcional velocidade de rotao, principalmente nas pontas das ps, onde a velocidade consideravelmente maior. Para reduzir esse efeito, foram testados diferentes modos de pintura das ps, obtendo bons resultados em laboratrio com o padro de pintura de uma p toda de preto e duas ps no pintadas. Tais experimentos devem ainda ser testados em campo para comprovar a melhoria da acuidade visual, porm esperado que ajudem na reduo do impacto em aves (HODOS, 2003), embora ainda no sejam utilizados como medida mitigatria. Analisando os estudos apresentados e outros tantos existentes, constata-se que existem sim impactos significativos sobre a avifauna; porm, esses impactos podem e esto sendo reduzidos, tomando-se as devidas precaues antes de iniciar a operao dos parques elicos. So essas: evitar a instalao das turbinas em reas importantes de hbitat, como as de repouso, alimentao e reproduo; evitar reas de corredores de migrao; arranjar adequadamente as turbinas no layout do parque, sendo a melhor forma a de um conjunto denso para espcies locais e em linha paralela rota de migrao para aves migratrias; usar torres tubulares e com ps em materiais sintticos, ao invs das treliadas e com ps metlicas; implantar sistema de transmisso subterrneo (CAMARGO, 2005). Em relao quiropterofauna, ultimamente tem-se detectado um nmero cada vez maior de morcegos mortos prximo a aerogeradores, principalmente em espcies migratrias insetvoras arborcolas. Isso est acontecendo porque os estudos de impacto ambiental at cerca de uma dcada atrs no se estendiam quiropterofauna, tanto , que em muitos estudos a mortalidade em morcegos proporcional ao esforo amostral desses (KUNZ et al., 2007). Para explicar a alta mortalidade nesses animais, que possuem uma capacidade de ecolocalizao cuja maior eficincia se d em objetos mveis, como as ps do aerogerador (JEN; MCCARTY, 1978), e, por conseguinte, para ajudar a aprimorar os programas de conservao e reduzir os impactos,
10

as causas de morte devem ser conhecidas. Para isso, vrias explicaes tm sido propostas, a maioria delas em virtude da atrao dos morcegos por insetos para sua alimentao (KUNZ et al., 2007). Uma das causas conhecida como a hiptese do corredor linear (KUNZ et al., 2007). Usinas elicas feitas nos topos de cadeias de montanhas arborizadas, como tm ocorrido mais recentemente nos EUA, criam clareiras em paisagens lineares que atraem os morcegos, tanto para o forrageio de insetos quanto para a sua migrao, aumentando a chance de coliso (ARNETT el al., 2005). Outra hiptese afirma que os quirpteros no utilizam a ecolocalizao durante a migrao do mesmo modo como quando no esto migrando. Apesar da falta de dados consistentes a respeito, acredita-se que emitam esses sons de forma reduzida, ou pelo menos com menor freqncia, para poupar energia (AHLN, 2003). E como a ecolocalizao na maioria das espcies praticamente no efetiva alm dos 10 m de distncia (FENTON, 2004 apud KUNZ et al., 2007), sendo de 3 a 5 m em espcies norte-americanas (ARNETT et al., 2005), isso explicaria a maior quantidade de choques contra os aerogeradores em atividades migratrias, principalmente noite (KUNZ et al., 2007). Ainda, segundo a hiptese da atrao acstica (KUNZ et al., 2007), podem ser atrados pelos sons audveis e/ou ultrassnicos produzidos pelos aerogeradores, ou ento, podem ficar acusticamente desorientados ao encontrar essas estruturas durante a migrao ou alimentao. Alm disso, quando as ps giram mesma freqncia que o som emitido pelos morcegos, esses sons se anulam, ficando o aerogerador invisvel ao animal. Kunz et al. (2007) e Cryan (2008) tambm citam a hiptese de que os morcegos esto confundindo os aerogeradores com rvores. Algumas espcies migratrias que buscam a rvore mais prxima durante o alvorecer para repouso podem estar confundindo as torres dos aerogeradores com essas rvores. Isso deve ocorrer principalmente em locais onde no existem outros indivduos de porte arbreo presentes em quantidade significante, como campos, ou ainda em parques elicos offshore (no mar) (AHLN, 2003). Como espcies que se abrigam em rvores freqentemente o fazem em espcies de tamanho elevado, a tendncia atual em se instalar aerogeradores com torres cada vez maiores faz com que haja uma elevao na mortalidade dessas espcies de morcegos, tanto pela causa descrita anteriormente quanto pelo fato desses aerogeradores maiores atingirem o espao areo dos morcegos migratrios (BARCLAY;
11

BAERWALD; GRUVER, 2007). Outra parte dessa hiptese diz que os quirpteros se chocam com os aerogeradores durante atos de acasalamento. A maior parte das fatalidades ocorre entre o final do vero e o outono, em espcies arborcolas, justamente o perfil das espcies que se acasalam durante esse perodo ao redor de rvores altas, que nesse caso estariam sendo confundidas por aerogeradores (CRYAN, 2008). Quanto hiptese da atrao por calor (KUNZ et al., 2007), insetos, naturalmente atrados pelo calor produzido na parte superior da torre, dentro da nacele e nas ps, atraem os morcegos durante o final da tarde e noite, tanto espcies migratrias quanto residentes, para prximo dos aerogeradores, ocasionando em fatalidades (AHLN, 2003). Os insetos tambm so atrados pela luz, bem como os morcegos que podem ser atrados tanto pelas lmpadas colocadas nos aerogeradores para sinalizao area quanto por esses insetos (ARNETT et al., 2005; HORN; ARNETT; KUNZ, 2008). J a hiptese da baixa velocidade do vento, tambm citada por Kunz et al. (2007), diz que a mortalidade em morcegos que estejam se alimentando maior durante perodos de baixa velocidade do vento (at cerca de 5 m/s), porque apesar da velocidade de rotao dos aerogeradores estar reduzida, so nesses perodos em que os insetos esto mais ativos. Outra causa plausvel a hiptese da inverso trmica (KUNZ et al., 2007). Segundo ela, a quiropterofauna mais afetada durante esse fenmeno atmosfrico, antes ou aps frentes de tempestade, j que a formao de densa neblina a baixas altitudes e deslocamento de massas de ar quente para o topo dos morros concentra tanto insetos quanto morcegos para esses locais, aumentando os riscos de coliso (DRR; BACH, 2004). Como uma parte dos quirpteros possui receptores sensveis a campos magnticos, a grande emisso desses campos em proximidade nacele dos aerogeradores pode causar desorientao nesses morcegos, resultando em mais mortes (KUNZ et al., 2007). Por fim, a hiptese da descompresso (KUNZ et al., 2007). Segundo essa causa, os morcegos, atrados por algum dos meios anteriores, sofrem um barotrauma devido sbita queda de presso atmosfrica ao se aproximar das ps das turbinas elicas, como observado por Drr ; Bach (2004), na Alemanha, e Baerwald et al. (2008), no Canad. Dos morcegos mortos durante esse ltimo estudo, em reas cultivadas, 100% sofreram leses pulmonares e 92% hemorragia interna, dando credibilidade para a hiptese. Isso provavelmente no ocorre em aves devido

12

diferena na anatomia do sistema respiratrio, que suporta diferenas de presso bem maiores do que em mamferos (WEST; WATSON ; FU, 2007). Tendo em vista o exposto, para ocorrer a reduo da mortalidade em quirpteros algumas medidas importantes teriam de ser tomadas, como a proibio da instalao de aerogeradores em rotas de migrao de morcegos, florestas e outros locais de forrageio, procriao e repouso de morcegos (HARBUSCH; BACH, 2006). Como esses mamferos voadores tm como principal sentido a audio, uma medida mitigatria eficaz deve envolv-la. A produo de um repelente sonoro para esses animais complicada devido s propriedades do ultrassom, que se atenua rapidamente no ar (JONES, 2005 apud NICHOLLS; RACEY, 2007). Contudo, descobriu-se recentemente que a radiao eletromagntica associada aos radares capaz de afastar os morcegos de seu entorno. As hipteses sugeridas para esse efeito so a de que ocorre uma sobrecarga trmica no corpo do morcego, ou ento de que as ondas audveis captadas pelo animal interfiram na sua ecolocalizao. De qualquer forma, uma medida que pode atenuar em grande escala o impacto na quiropterofauna se implantado nos parques elicos (NICHOLLS; RACEY, 2007). Outra medida estudada no Canad, Alemanha e EUA como potencialmente eficaz em reduzir em pelo menos 50% a mortalidade com uma reduo inexpressiva da potncia gerada o aumento da velocidade do vento de partida, a partir do qual a turbina comea a gerar energia, primordialmente durante a noite, perodo em que os morcegos esto mais ativos, principalmente em baixas velocidades do vento. Embora novos estudos sejam necessrios para se conhecer a velocidade do vento de partida ideal em diferentes tipos e tamanhos de turbinas, bem como em distintos regimes de vento e habitats, esse mtodo de mitigao um dos mais promissores atualmente (ARNETT et al., 2009). Anteriormente foram expostos os principais impactos e causas desses impactos em aves e morcegos por usinas elicas onshore, alm dos mtodos de mitigao. Apesar de o Brasil no possuir nenhuma usina offshore em operao, instalao ou planejamento, o primeiro estudo a respeito da viabilidade desses parques elicos de ltima gerao atesta para a possibilidade desse tipo de empreendimento ser implantado no futuro no pas, devido ao enorme potencial de gerao no litoral sul e sudeste do Brasil (PIMENTA; KEMPTON; GARVINE, 2008). Embora o custo para implantao desses aerogeradores seja bastante elevado, a velocidade do vento no mar consideravelmente mais alta. Antes da instalao dessas usinas, deve-se conhecer seus efeitos

13

sobre o meio ambiente; sobre aves e morcegos, os primeiros estudos foram realizados por Hppop et al. (2006) e Ahln et al. (2007). Hppop et al. (2006) estudaram o possvel impacto de usinas offshore no Mar do Norte, na Europa, por mais de um ano. Os resultados mostraram que h uma grande migrao de aves durante o dia e noite, o ano todo, em alturas compatveis com as turbinas, atravessando o mar onde esto sendo instalados os aerogeradores. Ainda, durante condies climticas adversas, que gerem visibilidade reduzida, aumenta em muito os riscos de coliso, principalmente em passeriformes. Dessa forma, as medidas mitigatrias sugeridas so: a no construo de parques elicos em zonas de migrao densa e em locais de repouso e alimentao, o alinhamento dos aerogeradores em colunas paralelas principal direo da migrao, a presena de corredores de vrios quilmetros entre turbinas para a migrao livre, o desligamento de turbinas em noites onde haja previso de clima adverso e alta intensidade de migrao e a mudana de luz contnua para intermitente nos aerogeradores. Boa parte dessas medidas aplicvel no caso do Brasil, tendo em vista a considervel migrao litornea de aves por esse pas (VOOREN; BRUSQUE, 1999), devendo ser utilizadas quando esses parques elicos offshore forem construdos. Ahln et al. (2007), por sua vez, estudaram o efeito sobre quirpteros no Mar Bltico. Constataram que, assim como em usinas onshore (KUNZ et al., 2007), o principal motivo do impacto com os aerogeradores, tanto para morcegos migratrios como residentes a presena dos insetos em proximidade a essas turbinas elicas. Por isso, deve-se evitar a implantao de usinas offshore em meio a rotas migratrias de morcegos e em locais com grande concentrao de insetos. Outro tipo de turbina que est tendo um aumento considervel nos ltimos anos a microturbina, geralmente instalada nos telhados de residncias. Casos de aves e morcegos mortos por esses aerogeradores de pequeno porte esto sendo reportados em diversos locais no planeta, e embora apenas agora esteja sendo feito o primeiro estudo a respeito do impacto desses aparelhos, a entidade Bat Conservation Trust recomenda que no sejam instalados prximos a locais de repouso, alimentao e rotas de vo dessas espcies (BAT CONSERVATION TRUST, 2009). Um estudo a respeito da interao dos pulsos de ecolocalizao da quiropterofauna com as microturbinas revelou que suas ps girando em velocidades do vento de 4 a 5 m/s produzem ecos que interferem na capacidade dos morcegos em se esquivar de objetos. Assim, foi sugerido que

14

para reduzir a mortalidade deve-se aumentar o nmero de ps e sua largura, e tambm a velocidade mnima para o incio operacional, ausente em muitas microturbinas (LONG, 2009). Outros mtodos de se extrair energia dos ventos tambm tem sido estudados, como o aerogerador de eixo vertical de Darrieus. Produzidos em escala principalmente nos EUA e no Canad durante as dcadas de 1980 e 1990, esse modelo de turbina apresentava impacto semelhante avifauna, embora os cabos de sustentao pudessem representar um risco extra de coliso com aves e morcegos (PARASCHIVOIU, 2004). Diversas formas inovadoras de aerogeradores que causem menor ou at nenhum impacto sobre aves e morcegos tem sido testados por pesquisadores de muitos pases, embora no haja produo em escala desses novos modelos de turbinas ainda.

15

2 OBJETIVOS

Este trabalho possui como objetivo realizar uma reviso bibliogrfica referente descrio dos impactos previstos e causados a instalao e operao dos parques elicos sobre a avifauna e quiropterofauna no Brasil e discuti-los com os resultados dos impactos registrados em usinas elicas de outros pases. Alm disso, a pesquisa tambm tem como objetivo apresentar as medidas mitigatrias utilizadas e propostas para reduzir esse impacto.

16

3 METODOLOGIA

Para a realizao do estudo, foi feito um levantamento de dados bibliogrficos nas bases de dados Biological Abstracts, Web of Science, Bio One, CSA Environmental Engineering Abstracts, Scopus, Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts, PubMed, CAB Abstracts, Portal SciELO e Google Acadmico, utilizando diversas palavras-chave relacionadas ao assunto. Sites especializados, bem como pesquisadores do tema tambm foram consultados. Alm disso, foram consultados e incorporados ao trabalho os relatrios ambientais, tais como o Relatrio Ambiental Simplificado (RAS), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), e os relatrios das campanhas de monitoramento de avifauna e quiropterofauna de usinas elicas brasileiras em implantao ou operao, passveis de serem obtidos, atravs de contato com empresas de consultoria ambiental, empreendedores das usinas elicas e rgos ambientais de licenciamento. H uma enorme dificuldade em se obter esses relatrios ambientais, visto que no Brasil apenas o RIMA pblico, de acordo com a legislao vigente (BRASIL, 1986), e, ainda, h uma m vontade por grande parte dos portadores desses documentos em disponibiliz-los ao pblico e mesmo aos pesquisadores do tema.

17

4 RESULTADOS E DISCUSSO

No Brasil, a partir de 1986, todos os empreendimentos de gerao de energia eltrica com capacidade maior do que 10 MW tiveram que apresentar EIA/RIMA para a procedncia de seu licenciamento ambiental (BRASIL, 1986). Como nenhuma usina elica encontrava-se nessa categoria at a elaborao de uma legislao especfica para elicas (BRASIL, 2001), no houve exigncia realizao de estudos ambientais. A partir de 2001, a gerao de energia elica passou a ser considerada como de pequeno potencial de impacto, sendo exigido para tanto a elaborao do RAS, no importando seu porte. Em alguns estados h legislao especfica sobre o licenciamento ambiental de usinas elicas. O resultado da pesquisa sobre os impactos ser apresentado a seguir em ordem cronolgica de implantao das usinas por estado.

4.1 PERNAMBUCO

Em junho de 1992 foi instalada a primeira turbina elica do Brasil, na ilha principal do Arquiplago de Fernando de Noronha (FIG. 2). A turbina com 17 m de dimetro das ps e torre treliada quadrangular de 23 m de altura gera 75 kW, o que na poca em que foi implantada correspondia a 10% da energia da ilha (BRASIL, 2003).

18

FIGURA 2 - Primeiro aerogerador do Arquiplago de Fernando de Noronha. Fonte: BRASIL, 2003.

A segunda turbina (FIG. 3), que j possua torre tubular e produzia 225 kV, teve sua instalao em maio de 2000 e operao em 2001. Junto com a outra turbina gerava at 25% da eletricidade de Fernando de Noronha (BRASIL, 2003), quando foi atingida por um raio em maro de 2009 e desde ento est desativada e sem planos de ser reparada (RAIO..., 2009).

FIGURA 3 - Segundo aerogerador do Arquiplago de Fernando de Noronha. Fonte: BRASIL, 2003. 19

Ambos aerogeradores, alm de outro de pequeno porte utilizado num sistema hbrido para a comunicao da ilha, no exigiram estudos ambientais devido ao porte e data de instalao (BRASIL, 1986, 2001). A despeito disso, sabe-se que a turbina em operao da ilha tem atingido um nmero significativo de aves, segundo um guia turstico local, o que gerou, inclusive, complicaes com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) (VALDECY, comunicao pessoal). Esse fato j era esperado, devido s caractersticas biogeogrficas da regio que a tornam prpria para a migrao e reproduo de diversas espcies de aves marinhas, alm da presena da juruviara-de-noronha (Vireo gracilirostris), cocoruta (Elaenia ridleyana), riba (Zenaida auriculata noronha) e gara-vaqueira (Bubulcus ibis), aves terrestres que colonizaram naturalmente o arquiplago (SAZIMA; HAEMIG, 2006), sendo que as 2 primeiras possuem distribuio restrita s ilhas de Fernando de Noronha, estando assim ameaadas de extino (vulnervel - VU) pelos mais diversos fatores de ocupao das ilhas (SILVEIRA; STRAUBE, 2008). Alm disso, a estrutura da torre em trelia um fator agravante, j que propicia locais para o enpoleiramento e criao de ninhos de aves, alm de apresentar menor visibilidade que as torres tubulares (AMERICAN BIRD CONSERVANCY, 2007). Quanto aos morcegos, no h problemas de impacto, visto que no h nenhuma espcie de Chiroptera no arquiplago (SAZIMA; HAEMIG, 2006). No continente, em Olinda, foram instaladas turbinas elicas no Centro Brasileiro de Energia Elica (CBEE), sendo uma de 300 kW, com torre tubular de 31 m de altura e ps com 29 m de dimetro, outra de 30 kW, com torre treliada de 20 m de altura e ps com 13 m de dimetro (FIG. 4), alm de outras de porte reduzido. Contam com sensores e instrumentos e so usadas para testes experimentais (CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA ELICA, 2009).

20

FIGURA 4 - Aerogeradores experimentais de Olinda. Fonte: CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA ELICA, 2009.

Tambm devido ao porte e data de instalao, no houve a necessidade de estudos ambientais (BRASIL, 1986, 2001); assim, sabe-se que no possui impacto sobre aves e morcegos apenas por relatos de moradores e funcionrios. A maior das turbinas, entretanto, encontra-se hoje em dia desativada (VINCIUS, comunicao pessoal). Cinco novas usinas elicas esto em construo em Pernambuco, nos municpios de Gravat, Pombos e Macaparana, no interior do estado. Quando estiverem prontas, em janeiro de 2010, tero 3 turbinas elicas cada, gerando 4250 MW em cada usina (BRASIL, 2009a; SUAPE, 2009).

4.2 MINAS GERAIS

A nica usina elica do estado, primeira ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi implantada em 1994 no municpio de Gouveia. Possui 4 aerogeradores de 250 kW cada em operao, com ps de 29 m de dimetro e torre de 30 m de altura (FIG. 5) (BRASIL, 2003).
21

FIGURA 5 - Central Elica Experimental do Morro do Camelinho. Fonte: BRASIL, 2003.

A usina, localizada em uma rea de cultivo no planalto de Minas Gerais, por ser experimental, no possui ou possuiu acompanhamento mensal de acidentes com animais alados na usina. De acordo com o Gestor da Companhia Energtica de Minas Gerais (Cemig), alm do relato de trabalhadores que cuidam da manuteno dos aerogeradores, as nicas informaes que existem sobre impactos ambientais se referem a choque de besouros contra as ps, mas no em quantidade significativa. No se tem notcias de algum acidente envolvendo morcegos ou aves, a no ser por um caso nico e no comprovado de morcego que se chocou contra a p de um aerogerador (LISBOA, 2009). Os fatores que podem explicar esse impacto quase que totalmente inexistente podem ser vrios, dentre eles: pequena quantidade e porte dos aerogeradores, inexistncia de rotas migratrias de aves e morcegos, pequena densidade de morcegos nesse tipo de ambiente. Porm, uma pesquisa mais profunda deve ser feita pra elucidar a ausncia desse impacto, sobretudo se forem construdas novas usinas na regio, visto que o local constitui um ectono entre os biomas Cerrado e Mata Atlntica, h uma grande quantidade de espcies de aves, inclusive endmicas (RODRIGUES et al., 2005).
22

4.3 CEAR

O estado com o maior potencial elico em aproveitamento do pas atualmente (BRASIL, 2009a), praticamente todo sobre dunas, teve seus primeiros aerogeradores em funcionamento em outubro de 1996, na Central Elica Mucuripe. Na poca foram instaladas 4 turbinas com 300 kW de potncia cada, que operaram at o ano de 2000 quando foram desativadas, devido a problemas de corroso em alguns componentes, causados pela maresia (MARQUES, 2004). Em 2002 ocorreu a troca desses aerogeradores por outros 4 mais modernos (FIG. 6), de 600 kW cada, gerando desde ento 2,4 MW, no parque elico localizado no litoral de Fortaleza (BRASIL, 2003).

FIGURA 6 - Central Elica Mucuripe. Fonte: BRASIL, 2003.

Localizado em uma zona porturia, o impacto indireto ou direto s aves e morcegos irrelevante, se considerado o alto grau de antropizao da rea, e o porte reduzido e
23

quantidade dos aerogeradores. Ainda assim possvel que ocorra sobre as aves costeiras que possivelmente utilizam o pequeno trecho vegetado como ectopo. bem provvel que no haja rota migratria de pssaros, j que se localiza entre 2 usinas elicas em que no h rotas de migrao (LAGE; BARBIERI, 2001), estando a cerca de 55 km da Central Elica de Taba e a 20 km Central Elica de Prainha. J o segundo parque elico do estado, primeiro do mundo a ser instalado em dunas, a Central Elica de Taba (Fig. 7) est em operao no municpio de So Gonalo do Amarante desde janeiro de 1999 (BRASIL, 2003). composto por 10 aerogeradores de 500 kW cada, totalizando 5 MW de potncia, sendo que as ps possuem 40 m de dimetro e a torre 45 m de altura.

FIGURA 7 - Central Elica de Taba. Fonte: BRASIL, 2003.

Em abril de 1999, em Aquiraz, entrou em operao o terceiro parque elico do Cear, que foi o maior em operao no pas at 2006. A Central Elica de Prainha (FIG. 8) composta por 20 turbinas de 500 kW e tambm se encontra sobre dunas (BRASIL, 2003).
24

FIGURA 8 - Central Elica de Prainha. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/17797558.

Tanto a Central Elica de Taba quanto a de Prainha apresentam caractersticas ambientais semelhantes. Ambas esto localizadas sobre dunas e em seu entorno h a presena de grandes trechos de restinga e corpos de gua doce, locais atraentes para a avifauna. Nos locais onde os parques foram implantados, segundo os EIA/RIMA desses, no h rota migratria de pssaros, bem como tambm no houve deslocamento de populaes nativas ou remanejamento de quaisquer espcies (LAGE; BARBIERI, 2001). Deve ser ressaltado que as linhas de transmisso que percorrem entre os aerogeradores da Central Elica de Prainha so areas (Fig. 8), ao contrrio do recomendado para evitar a coliso e eletrocusso com aves e morcegos. Desde 2008, outra usina est em operao em So Gonalo do Amarante, a TabaAlbatroz, com gerao de 16,5 MW por meio de 8 turbinas. A usina sofreu denncias de licenciamento inapropriado, quase anulado, sendo que uma das causas foi o desmatamento de 2,2 ha de dunas recobertas por vegetao nativa (CORDEIRO, 2008; BRASIL, 2009a). Em Beberibe, 3 usinas elicas esto em operao: Parque Elico de Beberibe (FIG. 9) (25,6 MW), Foz do Rio Chor (FIG. 10) (25,2 MW) e Elica Praias de Parajuru (FIG. 11) (28,8 MW) (BRASIL, 2009a).
25

FIGURA 9 - Parque Elico de Beberibe. Fonte: WOBBEN WINDPOWER, 2009.

FIGURA 10 Usina Elica Foz do Rio Chor. Fonte: http://www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos_completos/eixo3/019.pdf. 26

FIGURA 11 - Elica Praias de Parajuru. Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/inaugurado-novo-parque-eolico-no-brasil-20082009-31.shl.

A primeira das 3 usinas, operante desde agosto de 2008, no gera impacto sobre aves ou morcegos, de acordo com os relatrios ambientais, segundo um dos engenheiros da Tractebel (empresa responsvel pela usina) (SILVA, comunicao pessoal). Desde dezembro de 2008, a usina elica de Paracuru (FIG. 12) gera 23,4 MW no municpio de mesmo nome (BRASIL, 2009a).

FIGURA 12: Usina Elica Paracuru. Fonte: http://images02.olx.com.br/ui/2/90/76/39558476_1.jpg. 27

Aracati possui 2 usinas elicas em operao desde novembro de 2008: Elica Canoa Quebrada (FIG. 13) (10,5 MW) e Lagoa do Mato (3,23 MW) (BRASIL, 2009a).

FIGURA 13 - Elica Canoa Quebrada. Fonte: http://static.panoramio.com/photos/original/24729958.jpg.

A maior usina elica do pas (104,4 MW), em operao desde setembro de 2009, a de Praia Formosa (FIG. 14), situada em Camocim, em zona dunar (BRASIL, 2009a).

FIGURA 14 - Usina Elica Praia Formosa. Fonte: http://www.antonioviana.com.br/2009/ areasistema/sistema/modNoticia/arquivos/img4a1ae8665f5e2.jpg. 28

Finalmente, a ltima usina a entrar em operao, em outubro de 2009, foi a Elica Icaraizinho, de 54,6 MW, no municpio de Amontada (BRASIL, 2009a). Aps vrias denncias de danos ambientais, como devastao de dunas, aterramento de lagoas e interferncias em aquferos, a Semace (Superintendncia Estadual de Meio Ambiente) decidiu cobrar o EIA/RIMA, com base na Lei do Gerenciamento Costeiro, que regula os usos possveis dos terrenos na costa brasileira. Assim, os novos projetos devero apresentar esses documentos no processo de licenciamento, para evitar, tambm, que os dados sejam inconsistentes e insuficientes (DENNCIAS..., 2009). No possvel determinar se esses grandes parques elicos recentemente instalados ou em instalao no Cear esto provocando ou iro provocar impactos significativos em aves ou morcegos, visto que em nenhum deles o monitoramento ps-operao est concludo, alm do que na grande maioria se encontra ainda em fase inicial. Encontram-se em construo as seguintes usinas: Praia do Morgado, de 28,8 MW, e Volta do Rio, de 42 MW, no municpio de Acara; Parque Elico Enacel, de 31,5 MW, Canoa Quebrada, de 57 MW, e Bons Ventos, de 50 MW, no municpio de Aracati, esse ltimo atualmente com as obras suspensas, at que apresente o EIA/RIMA (DENNCIAS..., 2009). Outras 6 usinas atualmente esto em outorga (BRASIL, 2009a).

4.4 PARAN

A primeira usina elica do sul do Brasil e nica do Paran opera na cidade de Palmas (FIG. 15) desde 2000. Gera 2,5 MW, atravs de 5 turbinas de 0,5 MW, as mesmas utilizadas nas usinas de Prainha e Taba, no Cear (BRASIL, 2003).

29

FIGURA 15 - Elio - Eltrica de Palmas. Fonte: BRASIL, 2003.

Segundo o Coordenador de Energias Renovveis da Companhia Paranaense de Energia (Copel), alm de relatos de trabalhadores da usina, no h registro de acidentes em aves ou morcegos com os aerogeradores de Palmas (SCHULTZ, 2009), apesar de algumas espcies de morcegos habitarem ambientes prximos, entre elas a espcie ameaada Myotis ruber, VU no pas e com dados insuficientes (DD) no PR (MIRANDA; MORO-RIOS; PASSOS, 2008). Esse morcego insetvoro habita capes de matas, hoje em dia quase ausentes na regio do empreendimento, por razo das atividades agropecurias. H apenas um fragmento de mata de tamanho considervel nas proximidades do parque, onde foram capturadas 9 espcies de Chiroptera. Nas 3 campanhas semestrais de monitoramento da quiropterofauna realizadas no Parque Elico gua Doce, distante apenas algumas centenas de metros do parque de Palmas, no foi observada nenhuma carcaa de morcego ou ave prxima aos aerogeradores, o que no signifique que o impacto no existe, j que foram observadas espcies carniceiras que podem estar removendo as carcaas antes dessas serem notadas (AMBIENS, 2008a, 2008b, 2009a).

30

4.5 SANTA CATARINA

Data de 2002 a instalao da primeira turbina elica de Santa Catarina, em Bom Jardim da Serra (FIG. 16). A turbina de 600 kW e 50 m de altura funciona experimentalmente, alimentando o sistema de iluminao da Serra do Rio do Rastro e parte do municpio onde se localiza (GUIA..., 2009).

Figura 16: Elica de Bom Jardim da Serra. Fonte: BRASIL, 2003.

Localizada no alto da serra em uma regio de agropecuria, a turbina elica no apresenta impacto significativo. Devido a ser a nica na regio, facilmente evitada por aves e morcegos, no to abundantes na localidade. J no ano seguinte, em 2003, duas usinas novas entraram em operao em Santa Catarina, ambas no municpio de gua Doce, localizado na divisa com a cidade de Palmas, no Paran. O Parque Elico do Horizonte (FIG. 17) possui 8 aerogeradores de 600 kW, totalizando 4,8 MW. J o Parque Elico gua Doce (FIG. 18) conta com 15 aerogeradores do mesmo modelo ao anterior, com altura das torres de 63 m. O total gerado de 9 MW (BRASIL, 2009a; PREFEITURA MUNICIPAL DE GUA DOCE, 2009).
31

FIGURA 17 - Parque Elico do Horizonte. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/19773291.

FIGURA 18 - Parque Elico gua Doce. Fonte: http://www.flickr.com/photos/fklotz/1213777269.

Devido a essas 2 usinas elicas se localizarem juntas usina de Palmas (PR), os impactos so semelhantes, ou seja, no expressivos, apesar do nmero de aerogeradores nas usinas catarinenses ser maior do que na do Paran. Aps 3 das 7 campanhas semestrais de
32

monitoramento que esto ocorrendo em cada uma das usinas elicas, no foi registrada nenhuma espcie morta de ave ou morcego, embora o intervalo entre as expedies proporcione uma possvel remoo das carcaas por parte dos animais carniceiros ali presentes (Caracara plancus - carcar, Coragyps atratus urubu-de-cabea-preta, Cerdocyon thous - graxaim, entre outros). Em relao s aves, registraram-se indivduos da espcie ameaada (VU) noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus) presentes no local. Ainda, foi identificado comportamento de risco para algumas espcies de aves, tais como maria-faceira (Syrigma sibilatrix), curicaca (Theristicus caudatus) e gara-branca-grande (Ardea alba), possveis portadoras dos ossos encontrados prximos a 2 aerogeradores do Parque Elico gua Doce. Entretanto, h uma certa chance desses ossos terem sido levados at o local por animais carniceiros ou carnvoros (AMBIENS, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2009a, 2009b). Sendo assim, apesar de no ser ainda possvel definir se est havendo algum impacto nas aves e morcegos em virtude da operao dos aerogeradores, a princpio esse pode ser interpretado como neutro, j que no foi verificado ao longo desses anos de monitoramento. Tambm no ano de 2003, iniciou-se o licenciamento ambiental de uma usina elica na cidade de Laguna. Tal empreendimento, aps obter a Licena Prvia (LP), teve seu licenciamento indeferido, devido ao grande potencial impactante avifauna, de acordo com os tcnicos da Fundao do Meio Ambiente de SC (FATMA). A regio de Laguna formada por um complexo de corpos hdricos lnticos e lticos interligados e suas vegetaes associadas, ou seja, apresenta alta atratividade para aves. Em vistoria a campo, uma das tcnicas responsveis chegou a relatar que em uma das lagoas no era possvel observar a lmina dgua, tamanha a quantidade de frangos dgua (espcies da famlia Rallidae) ocorrentes no local, sendo que a futura disposio dos aerogeradores seria ao redor dessa e de outras lagoas prximas s dunas e praias (BEGE, comunicao pessoal). Outro fator que impossibilita ainda mais o empreendimento a existncia de expressivos corredores migratrios no litoral sul de SC. Muitas espcies permanecem ao longo das grandes extenses de praias, lagoas e banhados, quando chega o inverno em sua regio de origem, retornando a seu local de origem no prximo vero. Durante esse perodo, centenas de indivduos pertencentes principalmente s famlias Haematopodidae, Charadriidae, Scolopacidae, Recurvirostridae, Laridae e Rynchopidae so observados, sendo que a maior parte dos espcimes so setentrionais (BEGE; MARTERER, 1991).
33

As usinas novas, em processo de planejamento ou instalao, esto sendo licenciadas de acordo com a legislao especfica do estado, que prev que usinas elicas de at 10 MW apresentem RAS, enquanto as que possuem maior potncia devem apresentar EIA/RIMA (SANTA CATARINA, 2008). Uma dessas o Parque Elico Boa Vista. Ser instalado na Serra da Boa Vista, entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner, com potncia de 28,8 MW, fornecida por 16 aerogeradores com capacidade individual de 1,8 MW. As torres possuiro 80 m de altura e as ps dimetro de 90 m. O equipamento tem instalao prevista para dezembro de 2010 e operao para maio de 2011, em uma zona de transio entre Floresta Ombrfila Densa, Floresta Ombrfila Mista e Campos Naturais (TERRA AMBIENTAL, 2009). Por meio do monitoramento prvio de 1 ano, esperada a ocorrncia de pelo menos 138 espcies de aves na rea de estudo, a maioria com ampla distribuio geogrfica e bastante freqentes em reas abertas e sistemas agropecurios. As espcies mais vulnerveis so as que fazem longos vos dirios ou ficam planando por perodos prolongados, como as das famlias Cathartidae (urubus), Acciptridae e Falconidae (gavies), Strigidae (corujas), Ardeidae (garas), Columbidae (pombas), Apodidae (andorinhes) e Hirundinidae (andorinhas). A rea no ponto de passagem para grandes bandos migratrios, embora estudos mais detalhados e maior tempo de monitoramento sejam importantes para elucidar essa questo. Como no h lista de fauna ameaada de extino no estado, utilizou-se as listas nacional e estadual do PR e RS. Das espcies ocorrentes, 35 esto ameaadas, entre: macuco, urubu-rei, guia-cinzenta, gavio-pato, aari-banana, aari-poca, galinha-do-mato, limpa-folha-coroado e tesourinha-da-mata, esses criticamente em perigo (CR) na lista de fauna ameaada do RS (MARQUES et al., 2002; TERRA AMBIENTAL, 2009). Para quirpteros tambm foi feito monitoramento prvio de 1 ano. H 17 espcies de morcegos de possvel ocorrncia. Apesar da utilizao de redes de neblina, nenhum espcime foi capturado, embora tenham sido observados no incio da noite em vrias ocasies. As espcies que se encontram ameaadas so Chrotopterus auritus, Diphylla ecaudata e Mimon bennettii, VU no PR, Myotis ruber, VU no RS e Brasil e DD no PR (TERRA AMBIENTAL, 2009). O impacto de interferncia na fauna durante a instalao, atravs de atividades como terraplanagem, instalao do canteiro de obras, operao de mquinas e equipamentos e o aumento de rudos, alm da remoo da vegetao de Pinus e pastagens, e conseqente reduo
34

de alimento, leva ao deslocamento das espcies para outras reas, como plantaes e reas residenciais. Na rea de Influncia Direta (AID) do empreendimento localiza-se a Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN) Rio das Furnas de 20 ha, considerada como rea de refgio. Os indivduos afugentados podero passar a habitar a rea dessa RPPN, ou ento a de alguma das 3 RPPNs da rea de Influncia Indireta (AII). Depois de cessadas as atividades de implantao, parte da fauna dever retornar gradativamente aos seus antigos habitats, a partir da recuperao das reas degradadas, embora possivelmente no haver a mesma composio que h atualmente (TERRA AMBIENTAL, 2009). A elevada altura das torres e o tamanho das ps podem impactar as aves. Entretanto, fora das rotas de migrao raramente as aves so perturbadas, tendendo a mudar sua rota de vo entre 100 a 200 m acima ou ao lado da turbina. A avifauna tambm pode ser afetada pelo afugentamento de espcies pelos aerogeradores, embora a maioria das aves no se sinta ameaada, se acostumando com eles rapidamente (WIZELIUS, 2007 apud TERRA AMBIENTAL, 2009). Como medida compensatria ocorrer o programa de monitoramento da avifauna, que visa identificar as espcies e seus hbitos para posteriormente quantificar os impactos sobre essas. Ser executado por pelo menos um ano, para fornecer uma caracterizao completa da avifauna, dado o carter sazonal de apario das aves e a ocorrncia de eventuais fluxos migratrios (TERRA AMBIENTAL, 2009). Os morcegos sero estudados no programa de monitoramento e manejo da fauna terrestre, como medida compensatria, embora maiores detalhes tenham sido suprimidos no EIA/RIMA (TERRA AMBIENTAL, 2009). Outras 13 usinas tambm se encontram em vias de serem licenciadas, em gua Doce, Bom Jardim da Serra e Laguna (BRASIL, 2009a).

4.6 RIO GRANDE DO NORTE

A primeira usina elica do estado foi um projeto piloto da Petrobrs, inaugurado em janeiro de 2004. A Usina de Energia Elica (UEE) de Macau (FIG. 19) gera 1,8 MW, por meio de 3 aerogeradores de 600 kW.

35

FIGURA 19 - Usina Elica de Macau. Fonte: http://ecobriefings.com/wp-content/uploads/2009/07/macau.jpg.

No consta nenhum impacto dessa pequena usina elica localizada em uma regio de salinas beira-mar. J o Parque Elico Rio do Fogo (FIG. 20), formado por 61 turbinas de 800 kW e 1 de 500 kW, totalizando 49,3 MW, opera comercialmente desde julho de 2006 (SUE, 2008).

FIGURA 20 - Parque Elico Rio do Fogo. Fonte: SUE, 2008. 36

Instalada sobre dunas, a usina de Rio do Fogo, ao contrrio das outras usinas analisadas, relatou um impacto positivo sobre a avifauna, registrando um nmero maior de espcies no local do que havia previamente construo da usina. Isso pode ter ocorrido em parte devido a disposio dos aerogeradores em linhas separadas por largos corredores, alm do baixo nvel de rudo dos aerogeradores ali instalados, entre outros fatores a serem compreendidos, ainda que possa ter simplesmente ocorrido que uma espcie que j habitava o local e no tinha sido registrada no monitoramento anterior instalao tenha o sido aps a operao, graas intensificao do monitoramento (SUE, 2008). Listada como participante do leilo de energia elica, a UEE Morro dos Ventos ser situada no municpio de Joo Cmara, interior do estado, no bioma Caatinga. Est projetada para uma capacidade instalada de 28,8 MW, atravs da operao de 16 aerogeradores de 1,8 MW, a serem instalados em uma rea de 414 ha. Como o ambiente no to propcio ao desenvolvimento da fauna, o impacto provavelmente ser irrelevante. No h APPs na rea de influncia, e das poucas espcies de aves que habitam ou passam pelo local, nenhuma est ameaada localmente ou nacionalmente. O diagnstico ambiental no relatou nenhuma espcie de morcego para o local do empreendimento. Ainda assim, est previsto o monitoramento da avifauna incluindo a quiropterofauna (GEOCONSULT, 2009). Previstas para terem sua construo iniciada nos prximos anos, 8 usinas elicas esto em processo de obteno de Licena de Instalao (LI). So as seguintes: Fazenda Nova (180 MW), em Porto do Mangue; Alegria I (51 MW), Aratu I (14,7 MW) e Alegria II (100,8 MW), em Guamar; Ponta do Mel (50,4 MW), em Areia Branca; Vale da Esperana (29,7 MW), em Touros; Salina Diamante Branco (200 MW), em Galinhos; So Gonalo (60 MW), em So Gonalo do Amarante (BRASIL, 2009a).

4.7 RIO GRANDE DO SUL

Estado onde se localiza o maior parque elico conjunto do pas, o RS vem se destacando nos ltimos anos na produo de energia elica. Seu primeiro parque elico, localizado em Osrio (FIG. 21), no norte da Plancie Costeira do Rio Grande do Sul, em regio
37

de Floresta Atlntica stricto sensu, foi dividido em 3 usinas (Osrio, Sangradouro, ndios) de 50 MW cada (25 aerogeradores de 2 MW), para fins de licenciamento. Foram implantados corredores de 1 km entre as linhas de aerogeradores que possuem cerca de 135 m de altura cada, para a passagem da avifauna, que consiste em mais de 300 espcies no local. A entrada em operao dessas usinas foi em julho de 2006, outubro de 2006 e janeiro de 2007, respectivamente (MAIA, 2007a).

FIGURA 21 - Aproveitamento Elico Integral de Osrio. Fonte: WOBBEN, 2009.

A fim de se analisar as caractersticas comportamentais da avifauna local e sua relao com a mortalidade em funo do parque elico, em julho de 2006 comeou o monitoramento da mortalidade da avifauna e em janeiro de 2007 o monitoramento de atividade da avifauna (MAIA, 2007a, 2007b, 2007c, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2009a, 2009b). At agora, concluiu-se que: no h padro de distribuio de aves ao longo do dia, podendo estar associado a caractersticas climticas e comportamentais; o maior nmero de contatos areos foi registrado em campos alagados, tais como nos arrozais, e em vegetao arbrea; houve muitos registros de aves que habitam, forrageiam e tm territrios fixos nas reas dos aerogeradores; h
38

um ntido corredor migratrio de aves no local, fato esse que levou implantao dos corredores entre linhas de turbinas; certas espcies como o maarico-preto (Plegadis chihi) realizam voos dirios entre reas midas para forrageamento em altura compatvel com os aerogeradores; h territrios de aves de rapina e stios de nidificao na regio das usinas; as aves terrcolas se recuperaram e aumentaram em nmero, devido construo de estradas e drenagens durante a implantao das usinas, em detrimento das aves limncolas; com o fim do monitoramento properao, a curva do coletor se estabilizou, pois desde ento foram registradas apenas 4 novas espcies, estando atualmente em 301; bandos com milhares de indivduos de canrio-de-bando (Sicalis luteola) tem sido observados se alimentando nos arrozais pela manh, abandonando o local ao fim da tarde; a espcie mais freqentemente registrada no monitoramento foi o queroquero (Vanellus chilensis), que tambm foi a espcie mais atingida pelas turbinas e linhas de transmisso; as mudanas na avifauna entre as fases do empreendimento no foram significativas, estando relacionadas abundncia e no freqncia e composio, em funo do alagamento dos campos; os sinalizadores de avifauna, em formato espiral, no foram considerados efetivos, resultando em um nmero relevante de mortes de aves. Quarenta e trs foram as espcies de aves que tiveram espcimes mortos em razo da operao do parque elico at o momento (MAIA, 2007a, 2007b, 2007c, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2009a, 2009b). Dessas, 35 so residentes, 7 so migratrias (Botaurus pinnatus, Progne tapera, Progne chalybea, Podager nacunda, Tyrannus savana, Platycichla flavipes, Mycteria americana) e 1 vagante (Porzana flaviventer). Durante o primeiro ano, aplicando-se o fator de correo de remoo por carniceiros, 121,8 indivduos foram mortos, dando um total de 1,37 aves/turbina/ano. J no segundo ano, o nmero foi menor ainda, de 83,73 aves (0,94 aves/turbina/ano). Esse resultado, comparativamente com outras usinas (BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007) baixo, provavelmente devido ao layout do empreendimento, alm de caractersticas intrnsecas do ambiente e da possvel adaptao das aves aos elementos novos na paisagem. O maior problema em relao s aves so as linhas de transmisso que partem das 3 usinas para a ligao com o SIN. Caso fossem subterrneas, esse impacto seria anulado; no entanto, provavelmente isso inviabilizaria o parque, j que seu alto custo representa de 8 a 10% do total do empreendimento (MEDEIROS, 2009). O monitoramento da mortalidade da quiropterofauna est sendo realizado desde julho de 2006, bem como o monitoramento de atividade de quirpteros, feito atravs de detectores por
39

ultrassom (MAIA, 2007a, 2007b, 2007c, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d). No primeiro ano de monitoramento, 1339 espcimes de morcegos foram vitimados pelos aerogeradores, aplicando-se o fator de correo, ou seja, morreram 17,85 morcegos/turbina/ano, um impacto significativo, intermedirio entre os valores j registrados para Altamont, Califrnia, E.U.A. (0,01 morcegos/turbina/ano e Mountaineer, West Virginia, E.U.A. (42,7 morcegos/turbina/ano) (BARCLAY; BAERWALD; GRUVER, 2007). Entre essas mortes, cerca de 579 ocorreram na usina de Sangradouro, 475 na usina de Osrio e 285 na usina dos ndios. Essa diferena expressiva deve ocorrer devido proximidade maior de Sangradouro e depois de Osrio do Morro da Borssia, grande rea de Mata Atlntica localizada na regio. Ainda em relao ao nmero total de mortes, somente 184,9 delas aconteceram durante o perodo frio do ano, corroborando os dados do monitoramento da atividade de quirpteros que comprovam a maior atividade desses durante temperaturas maiores e com menor velocidade do vento, tanto para reproduo quanto alimentao. Esse padro repete-se no hemisfrio norte, em climas temperados (JOHNSON, 2005). Ao final do segundo ano de monitoramento, 731,12 indivduos pereceram (9,75 morcegos/turbina/ano), um nmero muito menor, que necessita do trmino do monitoramento para se saber se foi apenas uma variao anual ou outro causa estaria envolvida nessa reduo (MAIA, 2008d). No total, foram registrados casos de coliso em morcegos de 8 espcies pertencentes a 3 famlias: Tadarida brasiliensis, Molossus molossus, Nyctinomops laticaudatus e Promops nasutus (Molossidae); Lasiurus cinereus, Lasiurus ega e Lasiurus blossevillii (Vespertilionidae); e Artibeus lituratus (Phyllostomidae). Os registros de mortalidade de M. molossus, N. laticaudatus, P. nasutus, L. ega e A. lituratus so novos em projetos elicos. O caso de coliso de A. lituratus, uma espcie frugvora, o primeiro registro de mortalidade de uma espcie de morcego filostomdeo. Os dados indicam que a mortalidade altamente seletiva. Espcies de morcegos insetvoros das famlias Molossidae e Vespertilionidae, principalmente aqueles que realizam migraes, so dominantes na amostra. Aspectos comportamentais devem ser determinantes das probabilidades de coliso das espcies e, portanto, tm de ser melhor investigados, alm do aguarde do trmino do monitoramento (RUI ; BARROS, 2008). O estado possui 86 projetos inscritos para o leilo de energia elica reserva a ocorrer no fim do ano (BRASIL, 2009c). Um desses, o Complexo Elico Coxilha Negra, ser mais detalhado a seguir.
40

Localizado no sudoeste do estado, em Santana do Livramento, o projeto do Complexo Elico Coxilha Negra (CECN) prev a instalao de 210 MW de energia, sendo que para o leilo de energia elica reserva sero leiloados 3 mdulos de 30 MW, cada um desses equivalendo a uma usina, no licenciamento. Os 3 mdulos devem estar prontos no final de 2010 e funcionando no incio de 2011 em uma rea localizada nas proximidades (AII) da rea de Proteo Ambiental (APA) Ibirapuit. Encontra-se no bioma Pampa, em rea ocupada principalmente por pastagem nativa e mata ciliar, com predominncia de pecuria extensiva e cultivo de cereais (AMBIOTECH, 2008). Foi obtido no levantamento prvio da avifauna um total de 210 espcies. Considerando apenas as espcies registradas durante as duas fases de campo realizadas, obteve-se a confirmao de ocorrncia de 166 espcies, alm de 3 espcies novas registradas na primeira campanha do monitoramento anual (HIDROBRASIL, 2009). Trinta e cinco espcies so registros novos para o local. Dentre todas as espcies, o pato-do-mato Cairina moschata (em perigo - EN), o gavio-cinza Circus cinereus (VU), a guia-chilena Buteo melanoleucus (VU), o junqueiro-debico-reto Limnoctites rectirostris (VU), o lenheiro Asthenes baeri (VU) e o papa-moscas-docampo Culicivora caudacuta (CR) esto ameaados no Rio Grande do Sul (AMBIOTECH, 2008; MARQUES et al., 2002). Ainda, analisando diversos fatores de risco simultaneamente, tais como altura de vo e ocorrncia de migraes, entre outros (QUADRO 1), os resultados apontam que 45% das espcies (95) tm uma alta vulnerabilidade de coliso, um dado certamente preocupante (AMBIOTECH, 2008).

41

QUADRO 1 - Fatores de risco de coliso das principais famlias de aves da regio do CECN.

Phalacrocoracidae

Threskiornithidae X X X X

Caprimulgidae

Famlia Accipitridae Anhimidae Apodidae Ardeidae Anatidae

Podicipedidae

Hirundinidae

Charadriidae

Scolopacidae

Columbidae

Falconidae

Ciconiidae

Fator de risco Deslocamentos freqentes em busca de ambientes aquticos Alta velocidade de deslocamento em vo Altura de vo compatvel com as ps dos aerogeradores Tamanho corporal e envergadura Deslocamentos noturnos Migraes ou deslocamentos sazonais em menor escala Comportamento predatrio Concentraes em grandes bandos Atividade quase exclusivamente area Forrageio areo

X X

X X

X X X X

X X

X X X X X X X

X X X X X

X X X X X X X X X X X X

X X

X X X X

X X X X X

X X

X X

X X

X X X

X X X X X X X X X X

X X X X X X X X

Fonte: AMBIOTECH, 2008.

42

Tytonidae

Strigidae

Rallidae

Tambm suscetvel a potenciais impactos relacionados s turbinas elicas, a fauna de morcegos dessa regio composta principalmente por espcies insetvoras (Vespertilionidae e Molossidae). Embora no tenha sido capturado nenhum morcego no decorrer deste estudo, a presena e a abundncia de abrigos, bem como a presena de fezes de morcegos insetvoros em abrigos revelam a rea como um grande potencial de ocupao (AMBIOTECH, 2008; HIDROBRASIL, 2009). Quanto aos impactos ambientais mais relevantes fauna alada durante a operao, movimentos de grandes grupos de aves aquticas e limncolas podem ser influenciados negativamente pela presena de um parque elico com um grande conjunto de unidades geradoras. Alm disso, um grande nmero de aves migratrias ou espcies que realizam deslocamentos sazonais de menor amplitude e utilizam a rea como local de invernada ou reproduo, tambm podero ser afetados. Como medida a ser tomada, consta a identificao das principais rotas de migrao e quantificao de aves aquticas e limncolas nas reas midas das AID e AII do empreendimento (AMBIOTECH, 2008). A coliso com os aerogeradores trata-se do principal impacto resultante da implantao do empreendimento sobre a avifauna local. Um grande nmero de espcies estar suscetvel a colises, principalmente aquelas pertencentes s famlias Anhimidae, Anatidae, Podicipedidae, Falconidae, Phalacrocoracidae, Threskiornitidae, Scolopacidae, Ardeidae, Ciconiidae, Accipitridae, Strigidae, Ralidae, Charadriidae, Columbidae, Tytonidae,

Caprimulgidae, Apodidae e Hirundinidae. Recomenda-se a execuo de um programa de monitoramento do risco de coliso durante a fase de operao e uma anlise quantitativa dos bitos que ocorrero por este motivo. Alm disso, sugere-se a coleta de dados sobre a vulnerabilidade de cada espcie, a altura de vo, presena de movimentos, existncia de agrupamentos intra ou interespecficos, frequncia com que as espcies transitam nas proximidades dos aerogeradores e o comportamento de cada espcie em virtude de condies climticas adversas (AMBIOTECH, 2008). Ainda, podem ocorrer colises de morcegos em vo com as ps dos aerogeradores, geralmente causando a morte do animal. Para isso, ser executado programa de monitoramento da quiropterofauna na fase de operao, como forma de subsidiar medidas preventivas e mitigadoras a serem adotadas (AMBIOTECH, 2008).

43

Havia ainda o projeto do Parque Elico Capo do Tigre, que visava implantar 180 MW no nordeste do estado, entre os municpios de So Jos dos Ausentes e Bom Jesus (BRASIL, 2009b). O licenciamento estava sendo conduzido, com a concluso e aprovao dos estudos ambientais prvios; porm, um reflorestamento de Pinus situado na rea de influncia do empreendimento impossibilitou sua instalao, devido diminuio do seu fator de potncia. No litoral do RS h pelo menos 2 projetos de usinas habilitados para o leilo de energia elica, localizados nos municpios de Rio Grande e Santa Vitria do Palmar, com previso de gerar 70 MW e 80 MW, respectivamente, por meio de 35 e 40 aerogeradores de 2 MW. A LP desses empreendimentos deve sair em breve; no entanto, provvel que no cheguem a receber a LI, em virtude do grande impacto esperado para aves nos 2 empreendimentos. Apesar de o ambiente ser propcio para a gerao de energia elica, com velocidade mdia do vento altura do aerogerador de 9,4 m/s e 11,1 m/s, respectivamente, ambos os parques apresentam caractersticas similares ao parque elico que teve sua construo negada em Laguna. Situam-se sobre restinga, entre grandes lagoas, em reas de grande concentrao de aves, constituindo uma rota migratria obrigatria para aves de habitats costeiros, que atravessa o litoral de todo estado e parte de SC, sendo mais intensa no sul do RS (NAPEIA, 2009a, 2009b). J em quirpteros no deve haver impacto, em virtude das condies climticas e geogrficas locais que no propiciam o desenvolvimento de grandes populaes. Poucas espcies so encontradas na rea, mas nenhuma ameaada de extino (NAPEIA, 2009a, 2009b). Outras usinas esto em implantao. So: Parque Elico Elebrs Santa Vitria do Palmar 1 (126 MW), em Santa Vitria do Palmar; Parque Elico Elebrs Cidreira 1 (70 MW), em Tramanda; Parque Elico de Palmares (7,562 MW) e Parque Elico Pinhal (9,35 MW), em Palmares do Sul; Parque Elico Tainhas I (15 MW), em So Francisco de Paula; Parque Elico Xangri-l II (6 MW), em Capo da Canoa; Parque Elico Giru (11,05 MW), em Giru; Piloto de Rio Grande (4,5 MW), em Rio Grande (BRASIL, 2009a).

4.8 PARABA

Com incio da operao da primeira usina em novembro de 2007, atualmente h 2 parques elicos em Mataraca, um deles (Vale dos Ventos) (FIG. 22) composto por 10 usinas com
44

6 aerogeradores de 0,8 MW cada, e outro (Millenium) (FIG. 23), com uma usina com 10,4 MW, gerados por meio de 13 turbinas iguais as do parque anterior (WOBBEN WINDPOWER, 2009).

FIGURA 22 - Parque Elico Vale dos Ventos. Fonte: WOBBEN WINDPOWER, 2009.

FIGURA 23 - Parque Elico Millenium. Fonte: WOBBEN WINDPOWER, 2009. 45

O Parque Elico Vale dos Ventos, que ocupa uma faixa de praia de aproximadamente 9 km de extenso e 600 m de largura, na verdade um empreendimento s, dividido em 10 para ter seu licenciamento facilitado. Alm do suposto licenciamento irregular, o parque, cujo proprietrio uma empresa australiana, est em investigao judicial por restringir o acesso dos moradores praia, por meio de cercas e de pessoal armado (ONG..., 2009). Ainda, segundo a Organizao No Governamental (ONG) S.O.S Caranguejo U, nos estudos para o licenciamento do parque elico, no h nada falando sobre o impacto na avifauna ou quiropterofauna (FILHO, comunicao pessoal). Esto em planejamento as usinas de Alhandra (5,4 MW), na cidade de mesmo nome, e Vitria (4,25 MW), tambm em Mataraca (BRASIL, 2009a).

4.9 PIAU

Em Parnaba, funciona desde 13 de fevereiro desse ano a usina elica Pedra do Sal (FIG. 24), com 18 MW, produzidos por 20 aerogeradores.

FIGURA 24 - Usina Elica Pedra do Sal. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/17032187. 46

Um dos engenheiros que trabalham na empresa responsvel pela usina (Tractebel) afirmou que, segundo os relatrios ambientais, no h impacto sobre a fauna alada (comunicao pessoal). Tal resultado duvidoso, visto que a usina elica Pedra do Sal, posicionada sobre dunas frontais, encontra-se em proximidade ao delta do Rio Parnaba, local com grande atratividade avifauna. O engenheiro referido chegou a comentar que a qualidade desses relatrios inapropriada (SILVA, comunicao pessoal). Futuramente ser implantada a usina de Praia do Arrombado em Lus Correia, que ir gerar 23,4 MW.

4.10 RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro ainda no possui nenhum parque elico em operao. Porm, na cidade de So Francisco de Itabapoana, a construo da usina de Garga (28,05 MW) est prevista para ocorrer ainda esse ano, com a entrada em operao em junho de 2010 (PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAPOANA, 2009). Alm dessa, mais 3 UEEs esto previstas nessa cidade (UEE Maravilha 49,6 MW, UEE Saco Danta 26,4 MW, UEE Mundus 23,8 MW), uma em Arraial do Cabo (Quintanilha Machado I 135 MW) e uma em So Joo da Barra (UEE Coqueiro 14,4 MW) (BRASIL, 2009a).

4.11 BAHIA

O estado da Bahia ser o 11 estado brasileiro a possuir uma usina elica em operao. Embora ainda em fase de licenciamento prvio, est prevista a construo de parques elicos no estado, a partir do primeiro semestre de 2010, entrando em operao em 2012. O projeto prev a gerao de 177 MW nos municpios de Caetit (40 aerogeradores) e Igapor (78 aerogeradores) (ENERGIA..., 2009).
47

5 CONSIDERAES FINAIS

Aps a anlise de todas informaes referentes s usinas elicas em operao no Brasil, foi produzida uma tabela sintetizando os dados obtidos a respeito do impacto sobre a avifauna e quiropterofauna (TAB. 1), e outra resumindo as causas desses impactos e as medidas propostas e utilizadas para mitig-los (QUADRO 2).

TABELA 1 - Usinas elicas brasileiras em operao: potncia, localizao e impacto gerado sobre aves e morcegos.

Usina Praia Formosa Elica Icaraizinho Parque Elico de Osrio Parque Elico dos ndios Parque Elico Sangradouro RN 15 - Rio do Fogo Elica Praias de Parajuru Parque Elico de Beberibe Foz do Rio Chor Elica Paracuru Pedra do Sal Taba-Albatroz Elica Canoa Quebrada Millennium Elica de Prainha Elica gua Doce Elica de Taba

Potncia (MW) 104,4 54,6 50 50 50 49,3 28,804 25,6 25,2 23,4 18 16,5 10,5 10,2 10 9 5

Municpio - Estado Camocim CE Amontada CE Osrio RS Osrio RS Osrio RS Rio do Fogo RN Beberibe CE Beberibe CE Beberibe CE Paracuru CE Parnaba PI So Gonalo do Amarante CE Aracati CE Mataraca PB Aquiraz CE gua Doce SC So Gonalo do Amarante CE

Impacto em Aves Incerto Incerto Negativo* Negativo* Negativo* Neutro Incerto Neutro Incerto Incerto Neutro Incerto Incerto Incerto Neutro Neutro Neutro

Impacto em Chiroptera Incerto Incerto Negativo Negativo Negativo Neutro Incerto Neutro Incerto Incerto Neutro Incerto Incerto Incerto Neutro Neutro Neutro
48

TABELA 1 - Usinas elicas brasileiras em operao: potncia, localizao e impacto gerado sobre aves e morcegos (continuao).

Usina Parque Elico do Horizonte Albatroz Atlntica Camurim Caravela Coelhos I Coelhos II Coelhos III Coelhos IV Mataraca Presidente Lagoa do Mato Elio - Eltrica de Palmas Mucuripe Macau Elica-Eltrica Experimental do Morro do Camelinho Elica de Bom Jardim Elica de Fernando de Noronha Elica Olinda

Potncia (MW) 4,8 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 4,5 3,23 2,5 2,4 1,8 1 0,6 0,225 0,225

Municpio - Estado gua Doce SC Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Mataraca PB Aracati CE Palmas PR Fortaleza CE Macau RN Gouveia MG Bom Jardim da Serra SC

Impacto em Aves Neutro Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Neutro Neutro Neutro Neutro Neutro

Impacto em Chiroptera Neutro Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Incerto Neutro Neutro Neutro Neutro Neutro Neutro Neutro

Fernando de Noronha PE Negativo Olinda PE Neutro

* Causado pelas linhas de transmisso Obs: impacto negativo = prejudicial. Fonte: BRASIL, 2009a.

49

QUADRO 2 - Principais causas do impacto em aves e morcegos e suas medidas mitigatrias.

Causas Aerogeradores antigos (pequenos, barulhentos, com torres treliadas e ps metlicas)

Solues Instalao de aerogeradores modernos (porte mdio a grande, com rudo reduzido, com torres tubulares e ps de material sinttico) Evitar implantao em zonas de abundncia e grande atratividade para reproduo, repouso e alimentao de aves e morcegos atravs de estudos ambientais prvios rigorosos Monitoramentos longos pr/ps-operao, repelentes sonoros, visuais e eletromagnticos, tanto de aves e morcegos quanto de suas presas Maior velocidade do vento de partida do aerogerador, menor velocidade de corte, desligamento sob condies adversas Efetiva recuperao de reas degradadas Instalao de linhas de transmisso subterrneas ou ento areas com sinalizadores de avifauna Estudos ambientais prvios rigorosos para orientar a disposio dos aerogeradores em linhas espaadas com corredores

Altas densidades, habitats preferenciais

Atividade/comportamento e morfofisiologia da espcie Condies meteorolgicas adversas (inverso trmica, chuva intensa, vento muito forte ou muito fraco) Excluso e reduo de habitat disponvel Linhas de transmisso areas

Presena de rotas migratrias

Em suma, apesar de serem poucos os aerogeradores do arquiplago de Fernando de Noronha apresentam impacto significativo sobre as aves marinhas presentes, em razo da importncia da rea para a avifauna. J as turbinas continentais em Pernambuco, Minas Gerais, Cear, Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Norte, muitas delas experimentais, por serem de porte no to elevado, em pequeno nmero e em regies onde no h altas concentraes de aves, morcegos e corredores migratrios, aparentemente no causam impacto negativo nesses. Em relao ao Rio Grande do Sul, o parque elico de Osrio, em razo de sua localizao e porte tem
50

causado morte principalmente em morcegos insetvoros durante os meses quentes e em menor escala em aves residentes colididas nas linhas de transmisso do parque. Por fim, os grandes parques elicos em operao principalmente no Cear, Rio Grande do Norte e Paraba, apesar de reportarem que no h impacto sobre a fauna alada, devem ter seus dados contestados, visto que muitas dessas usinas tm potencial para causar impactos relevantes e esto sofrendo denncias e investigaes de licenciamento irregular, alm do que o monitoramento da avifauna e quiropterofauna no foi finalizado em muitas dessas, que recm entraram em operao. Muitos estudos podem ser sugeridos para que se conhea seu real impacto em relao s outras usinas. Desde a comparao entre mortes por potncia gerada, tanto entre modelos, estados, pases, quanto a correlao entre diferentes tipos de ambientes, latitudes e a mortalidade por potncia, sendo possvel tambm comparar a riqueza e abundncia com a temperatura e ventos, entre outros fatores biticos e abiticos. Tambm podem ser feitas comparaes entre os resultados obtidos por empresas de consultorias contratadas e os resultados feitos por pesquisas independentes, utilizando-se as mesmas metodologias. Enfim, h uma grande gama de oportunidades de estudo para essa linha de pesquisa entorno dos impactos da energia elica sobre Chiroptera e Aves. Somente aps os estudos mais aprofundados dessas usinas que se pode definir se seu impacto estatisticamente neutro, como na maior parte das primeiras usinas brasileiras, ou ento supera os benefcios da energia limpa, como em casos excepcionais na Europa e Amrica do Norte.

51

REFERNCIAS

ENERGIA elica chega Bahia. A Tarde On Line. .com.br/>. Acesso em: 7 mar. 2009.

Disponvel em: <http://www.atarde

AHLN, I. Wind turbines and bats a pilot study. Disponvel em: <http://www.eurobats.org/documents/pdf/AC9/Doc_AC9_14_Wind_turbines_pilot_study.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2009. AHLN. I. et al. Fladdermss och havsbaserade vindkraftverk studerade i sdra Skandinavien. 2007. Disponvel em: <https://www.naturvardsverket.se: 4545/Documents/publikationer/620-5748-0.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2009. AMARANTE, O. A. C. et al. Atlas do potencial elico brasileiro. Braslia, 2001. Disponvel em: <http://www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/atlas_eolico_brasil/atlas.htm>. Acesso em: 5 ago. 2009. AMBIENS. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico gua Doce 1 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2008a. 39 p. ______. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico gua Doce 2 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2008b. 37 p. ______. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico Horizonte 1 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2008c. 39 p. ______. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico Horizonte 2 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2008d. 33 p. ______. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico gua Doce 3 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2009a. 52 p. ______. Relatrio de monitoramento de fauna para renovao da licena ambiental de operao do Parque Elico Horizonte 3 Campanha. Florianpolis: Ambiens, 2009b. 46 p.

52

DENNCIAS atribuem danos ambientais a parques elicos no Cear. Ambiente Brasil. Disponvel em: <http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=49229>. Acesso em: 27 out. 2009. AMBIOTECH. Relatrio ambiental simplificado Complexo Elico Coxilha Negra. Curitiba: Ambiotech, 2008. 232 p. AMERICAN BIRD CONSERVANCY. American Bird Conservancy's Wind Energy Policy. 2007. Disponvel em: <http://www.abcbirds.org/abcprograms/policy/wind/wind_ policy.html>. Acesso em: 4 set. 2009. ARNETT, E. B. et al. Effectiveness of changing wind turbine cut-in speed to reduce bat fatalities at wind facilities. Austin: Bat Conservation International, 2009. 44 p. ______. Relationships between bats and wind turbines in Pennsylvania and West Virginia: an assessment of fatality search protocols, patterns of fatality, and behavioral interactions with wind turbines. 2005. Disponvel em: <http://www.batsandwind.org/pdf/postconpatbatfatal.pdf>. Acesso em: 20 maio 2009. BAERWALD, E. F. et al. Barotrauma is a significant cause of bat fatalities at wind turbines. Current Biology, v.18, n.16, p.695-686, Aug. 2008. Disponvel em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 15 maio 2009. BARCLAY, R. M. ; BAERWALD, E. F. ; GRUVER, J. C. Variation in bat and bird fatalities at wind energy facilities: assessing the effects of rotor size and tower height. Canadian Journal of Zoology, v. 85, p. 381-387, 2007. Disponvel em: <http://www.altamontsrc.org/alt_doc/barclay_et_al_2007_bat_and_bird_mortality_variation.pdf> . Acesso em: 29 abr. 2009. BARTHELMIE, R. J. et al. 1996. Meteorological aspects of offshore wind energy: observations from the Vindeby wind farm. Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics, v. 62, n. 2-3, p.191-211, Sept. 1996. Disponvel em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 13 abr. 2009. BAT CONSERVATION TRUST. 2009. Wind turbines. Disponvel <http://www.bats.org.uk/pages/wind_turbines.html>. Acesso em: 18 ago. 2009. em:

53

BEGE, L. A. R.; MARTERER, B. T. P. Conservao da avifauna na regio sul do estado de Santa Catarina - Brasil. Florianpolis: FATMA, 1991. 56 p. BRASIL. Ministrio de Minas e Energia. Agncia Nacional de Energia Eltrica. Energia elica. 2003. Disponvel em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06-Energia_Eolica(3).pdf>. Acesso em: 2 maio 2009. ______. Capacidade de gerao do Brasil. Disponvel em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.asp>. 2009a. Acesso em: 23 nov. 2009. ______. Ministrio de Minas e Energia. Eletrosul Centrais Eltricas S.A. Relatrio ambiental simplificado Parque Elico Capo do Tigre. Florianpolis: Eletrosul, 2009b. 322 p. ______. Ministrio de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energtica. Leilo de Energia de Reserva Elica. 2009c. Disponvel em: <http://www.epe.gov.br/imprensa/PressReleases/20090716_1.pdf>. Acesso em: 28 set. 2009. ______. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resoluo CONAMA n 1, de 23 de janeiro de 1986. 1986. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=23>. Acesso em: 3 set. 2009. ______. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resoluo CONAMA n 279, de 27 de junho de 2001. 2001. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=277>. Acesso em: 3 set. 2009. CAMARGO, A. S. G. de. Anlise da operao das usinas elicas de Camelinho e Palmas e avaliao do potencial elico de localidades no Paran. 2005. 206f. Dissertao ( Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran, Curitiba. 2005. CORDEIRO, P. S. Bons ventos diz que parque elico da Taba legal. Cear Agora. 2008. Disponvel em: <http://www.cearaagora.com.br/ver_news.asp?cod=11239>. Acesso em: 3 nov. 2009. CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA ELICA. <http://www.eolica.org.br>. Acesso em: 4 set. 2009. Elica. 2009. Disponvel em:

54

CRYAN, P. M. Mating behavior as a possible cause of bat fatalities at wind turbines. Journal of Wildlife Management, v. 72, n. 3, p. 845-849, 2008. DRR, T. ; BACH, L. 2004. Bat deaths and wind turbinesa review of current knowledge, and of the information available in the database for Germany. Bremer Beitrge fr Naturkunde und Naturschutz, v. 7, p. 253264, 2004. GEOCONSULT. Relatrio ambiental simplificado UEE Morro dos Ventos I. Fortaleza: Geoconsult, 2009. 301 p. GLOBAL WIND ENERGY COUNCIL. Global Wind 2008 Report. 2008. Disponvel em: <http://www.gwec.net/fileadmin/documents/Global%20Wind%202008%20Report.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2009. GUIA Turstico de Santa Catarina Municpio de Bom Jardim da Serra Usina de Energia Elica. Radar Sul. 2009. Disponvel em: <http://www.radarsul.com.br/bomjardimdaserra/usina.asp>. Acesso em: 27 set. 2009. HARBUSCH, C. ; BACH, L. Windturbines and bat populations, guidelines for the planning process and impact assessments. 2006. Disponvel em: <http://www.bats.org.uk/publications_download.php/461/Harbusch_and_Bach.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2009. HIDROBRASIL. Monitoramento faunstico Relatrio 01 Complexo Elico Coxilha Negra. Canoas: Hidrobrasil, 2009. 55 p. HODOS, W. Minimization of motion smear: reducing avian collisions with wind turbines. Golden, Colorado: National Renewable Energy Laboratory, 2003. Disponvel em: <http://www.nrel.gov/docs/fy03osti/33249.pdf>. Acesso em: 1 set. 2009. HORN, J.; ARNETT, E. B.; KUNZ, T. H. Behavioral responses of bats to operating wind turbines. Journal of Wildlife Management, v. 72, n. 1, p. 123132, Jan. 2008. HPPOP, O. et al. Bird migration studies and potential collision risk with offshore wind turbines. bis, v. 148, n.1, p. 90-109, 2006. Disponvel em: <http://www3.interscience.wiley.com/cgibin/fulltext/118619874/PDFSTART>. Acesso em: 19 jan. 2009.

55

JEN, P. H.-S. ; MCCARTY, J. K. Bats avoid moving objects more successfully than stationary ones. Nature, v. 275, p. 743-744, Oct. 1978. Disponvel em: <http://www.nature.com/nature/journal/v275/n5682/ pdf/275743a0.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2009. JOHNSON, G. D. A review of bat mortality at wind-energy developments in the United States. Bat Research News, v. 46, p. 4549, 2005. KUNZ, T. H. et al. Ecological impacts of wind energy development on bats: questions, research needs, and hypotheses. Fronters in Ecology Environment, v. 5, n. 6, p. 312-324, 2007. Disponvel em: <http://www.esajournals.org/doi/abs/10.1890/15409295(2007)5%5B315%3AEIOWED%5D2.0.CO%3B2>. Acesso em: 20 fev. 2009. LAGE, A. C. ; BARBIERI, J. C. Avaliao de projetos para o desenvolvimento sustentvel: uma anlise do projeto de energia elica do estado do Cear com base nas dimenses da sustentabilidade. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO, 25., 2001. Anais... Campinas: ANPAD, 2001. 1 CD-ROM. LAYTON, J. Como funciona a energia elica. Como Tudo Funciona. 2009. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/energia-eolica2.htm>. Acesso em: 23 fev. 2009. LISBOA, A. H. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <sovernigo@gmail.com> em 21 set. 2009. LONG, C. V. et al. Wind turbines and bat mortality: Interactions of bat echolocation pulses with moving turbine rotor blades. Proceedings of the Institute of Acoustics, v. 31, p. 185-192, 2009. LOWTHER, S. The European perspective : some lessons from case studies. Proceedings National Avian- wind power planning meeting III. San Diego, CA: National Wind Coordinating Committee, 2000. Disponvel em: <http://www.nationalwind.org/publications/wildlife/avian98/16-LowtherEuropean_Perspective.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2009. MAIA. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio Vero 2007. Porto Alegre : Maia, 2007a. 85 p.

56

MAIA. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio Outono 2007. Porto Alegre : Maia, 2007b. 109 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio Inverno 2007. Porto Alegre : Maia, 2007c. 88 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio Vero 2008. Porto Alegre : Maia, 2008a. 101 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio - Outono 2008. Porto Alegre : Maia, 2008b. 97 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio - Inverno 2008. Porto Alegre : Maia, 2008c. 79 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio - Primavera 2008. Porto Alegre : Maia, 2008d. 169 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio - Vero 2009. Porto Alegre : Maia, 2009a. 100 p. ______. Relatrio de monitoramento de operao do aproveitamento elico integral de Osrio - Outono 2009. Porto Alegre : Maia, 2009b. 92 p. MARQUES, A. A. B. et al. (Org.). Lista de referncia da fauna ameaada de extino no Rio Grande do Sul: Decreto n 41.672, de 11 junho de 2002. Porto Alegre: FZB/MCT PUCRS/PANGEA, 2002. 52 p. MARQUES, J. Turbinas elicas: modelo, anlise e controle do gerador de induo com dupla alimentao. 2004. 132f. Dissertao ( Mestrado em Engenharia Eltrica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. MEDEIROS, C. Custo de conexo de parques elicos representa at 10% do valor do empreendimento, diz ABEElica. ABEElica. 2009. Disponvel em: <www.bioenergy.com.br/imprensa/75.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2009.

57

MENDES, L. ; COSTA, M. ; PEDREIRA, M. J. A energia elica e o ambiente: guia de orientao para a avaliao ambiental. Alfragide: Instituto do Meio Ambiente, 2002. 66 p. MIRANDA, J. M. D.; MORO-RIOS, R. F. ; PASSOS, F. C. Contribuio ao conhecimento dos mamferos dos Campos de Palmas, Paran, Brasil. Biotemas, v. 21, n. 2, p. 97-103, 2008. NAPEIA. Relatrio ambiental simplificado Central Geradora Elica Cassino. Caxias do Sul: Napeia, 2009a. 440 p. ______. Relatrio ambiental simplificado Central Geradora Elica Santa Vitria do Palmar. Caxias do Sul: Napeia, 2009b.398 p. NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES. National Research Council Wind Report 2007. Disponvel em: <http://www.prattsburghwind.com/UserFiles/File/National %20Research%20Council%20Wind%20Report%202007_2.pdf>. Acesso em: 5 maio 2009. NICHOLLS, B. ; RACEY, P. A. Bats avoid radar installations: could electromagnetic fields deter bats from colliding with wind turbines?. PLoS ONE, v. 2, n. 3, p. e297, 2007. ONG Sos Caranguejo U denuncia irregularidades de empresa Pacific Hidro. Parabanews.com. 2009. Disponvel em: <http://www.paraibanews.com/paraiba/ong-soscaranguejo-uca-denuncia-irregularidades-de-empresa-pacific-hidro/>. Acesso em: 6 out. 2009. PARASCHIVOIU, I. Wind turbine design: with emphasis on darrieus concept by ion paraschivoiu. Montreal: Polytechnic International Press, 2004. 590 p. PIMENTA, F. ; KEMPTON, W.; GARVINE, R. Combining meteorological stations and satellite data to evaluate the offshore wind power resource of Southeastern Brazil. Renewable Energy, p. 1-13, 2008. Disponvel em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 3 jun. 2009. PREFEITURA MUNICIPAL DE GUA DOCE. Parque Elico do Horizonte e Parque Elico gua Doce. 2009. Disponvel em: <http://www.aguadoce.sc.gov.br/ conteudo/?item=105&fa=6&cd=todos>. Acesso em: 27 set. 2009.

58

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAPOANA. So Francisco ser a primeira cidade geradora de energia elica da regio sudeste. 2009. Disponvel em: <http://www.pmsfi.rj.gov.br/noti/noticia.php?id=342&mod=7>. Acesso em: 14 set. 2009. RAIO atinge torre de energia elica de Fernando de Noronha. JC Online. 2009. Disponvel em: <http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/03/14/raio-atinge-torre-deenergia-eolica-de-fernando-de-noronha-181832.php>. Acesso em: 22 ago. 2009. RODRIGUES, M. et al. Aves do Parque Nacional da Serra do Cip: o Vale do Rio Cip, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, v. 22, n. 2, p. 326-338, 2005. ROGERS, S. E. et al. Environmental studies related to the operation of wind energy conversion systems. Washington: National Technical Information Service, 1978. Disponvel em: <http://openlibrary.org/b/OL17649533M/Environmental-studies-related-to-the-operation-ofwind-energy-conversion-systems>. Acesso em: 25 mar. 2009. ______. Evaluation of the potential environmental effects of wind energy system development. Columbus: Interim Final Report Battelle Columbus Labs., 1976. Disponvel em: <http://adsabs.harvard.edu/abs/1976STIN...7726663R>. Acesso em: 2 jun. 2009. RUI, A. M. ; BARROS, M. A. S. Primeiros registros de mortalidade de quirpteros por coliso com aerogeradores em projetos elicos no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOZOOLOGIA, 4., 2008. Anais.... So Loureno: SBMz, 2008. 1 CD-ROM. SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Meio Ambiente. Resoluo CONSEMA n 3, de 13 de maio de 2008. 2008. Disponvel em: <http://www.fundema.sc.gov.br/detalhe.php?CdSubCategoria=41>. Acesso em: 27 set. 2009. SAZIMA, I. ; HAEMIG, P. D. Aves, mamferos e rpteis de Fernando de Noronha. Ecologia.Info,#17. 2006. Disponvel em: <http://www.ecologia.info/fernando-de-noronha.htm>. Acesso em: 4 set. 2009. SCHULTZ, D. J. Publicao eletrnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <sovernigo@gmail.com> em 17 set. 2009. SILVEIRA, L. F. ; STRAUBE, F. C. 2008. Aves ameaadas de extino no Brasil. In: Machado, E. B. M. et al. (Ed.) Livro vermelho da fauna brasileira ameaada de extino. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2008. p. 379-666.
59

SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES. Energia elica e conservao da avifauna em Portugal. 2005. Disponvel em: <www.spea.pt/docs/energia_eolica_e_conservacao_da_avifauna_em%20Port_conclusoes.doc>. Acesso em: 2 jun. 2009. SUAPE recebe equipamentos para elicas. Dirio do Comrcio e Indstria. 2009. Disponvel em: <http://vpaper.dci.com.br/default.asp?ed=849>. Acesso em: 4 set. 2009. SUE, L. 2008. Energia Elica. In: Simpsio Internacional sobre Mudana de Clima & Oportunidade de Negcio com Crditos de Carbono. Florianpolis: Fundao COGE. Disponvel em: <http://www.funcoge.org.br/arquivos/Liu_Sue.pdf>. Acesso em: 22 set. 2009. TERRA AMBIENTAL. Implantao do Parque Elico Boa Vista estudo de impacto ambiental/relatrio de impacto ambiental. Florianpolis: Fatma, 2009. 62 p. TUCKER, V. A. Using a collision model to design safer wind turbine rotors for birds. Journal of Solar Energy Engineering, v. 118, n. 4, p. 263-270, 1996. VOOREN, C. M. ; BRUSQUE, L. F. As Aves do ambiente costeiro do Brasil: biodiversidade e conservao. Rio Grande: Fundao Universidade Federal do Rio Grande, 1999. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/guias_r8/perfuracao_ r8/%C3%81reas_Priorit%C3%A1rias/Aves.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2009. WEST, J. B. ; WATSON, R. R. ; FU, Z. 2007. Major differences in the pulmonary circulation between birds and mammals. Respiratory Physiology & Neurobiology, v. 157, n. 2-3, p. 383-390, Aug. 2007. Disponvel em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 25 maio 2009. WOBBEN WINDPOWER. Usinas elicas instaladas. <http://www.wobben.com.br/>. Acesso em: 5 out. 2009. 2009. Disponvel em:

60

Das könnte Ihnen auch gefallen