Sie sind auf Seite 1von 20

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

Leia com ateno as seguintes instrues: Na folha de respostas escreva o seu nome, o nmero de membro estagirio e a verso da prova. A no indicao de qualquer um destes elementos implica a anulao da prova. Como elementos de consulta apenas podero ser utilizados: Cdigos no anotados; Legislao que compe o Sistema de Normalizao Contabilstica; Planos oficiais de contabilidade no anotados, comentados ou explicados; Directrizes contabilsticas; Normas Internacionais de Contabilidade publicadas em regulamentos comunitrios. Pode utilizar mquina de calcular no programvel. A durao desta prova de trs horas. A prova tem dois grupos de questes: o primeiro grupo com vinte e quatro questes cujas respostas devem ter em considerao o texto apresentado e o segundo grupo com dezasseis questes independentes do referido texto. As suas respostas devem basear-se na legislao em vigor data de realizao deste Exame de Avaliao Profissional. Cada questo tem a cotao de 0,5 valores. Por cada resposta errada sero descontados 0,125 valores. No ser penalizada a ausncia de resposta. Leia atentamente as questes. Depois, assinale com um X a alnea (a, b, c ou d) correspondente melhor resposta a cada questo. Se assinalar mais do que uma alnea de resposta para a mesma questo, essa questo ser considerada como no respondida. Se, por lapso, assinalar uma resposta e posteriormente quiser corrigi-la, dever riscar a resposta dada inicialmente, escrever a outra que considera correcta. E ainda no verso da Folha de Respostas, dever identificar de modo claro a questo corrigida e a resposta que definitivamente quer considerar correcta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMPROVATIVO DE ENTREGA Nome: ____________________________________________________________________ Bilhete de identidade: _______________ N. Membro Estagirio/Processo: ______________ O Jri: ____________________________________________________________________

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

GRUPO I Considerando a informao apresentada no texto responda s seguintes 24 questes (Questo 1 a Questo 24)
A SEMPRE A ANDAR AVEIRO, SA (anteriormente designada por SEMPRE A ANDAR, LDA e doravante designada abreviadamente por SEMPRE A ANDAR) dedica-se manuteno e reparao automvel multimarca e uma empresa sedeada no centro de Aveiro que iniciou a sua actividade em 1985 com quatro scios: Joo, Maria, Antnio e Francisco. Todos residem e sempre residiram na regio de Aveiro. A SEMPRE A ANDAR AVEIRO, SA resultou da transformao, em finais de 2009, da sociedade por quotas em sociedade annima, em simultneo com a entrada de um quinto scio, o master franchise SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL, SA. Nesse momento, verificou-se o aumento do capital social de 40.000 para 50.000, estando agora representado por 50.000 aces. O aumento de capital referido foi subscrito pelo novo accionista que o realizou imediatamente na totalidade, na modalidade de novas entradas em dinheiro. Actualmente, a empresa tem cinco accionistas e um capital social (nominal) totalmente realizado de 50.000 euros.

QUESTO 1.: Na elaborao das respectivas contas individuais de 2010, a SEMPRE A ANDAR AVEIRO dever adoptar: a) As Normas Contabilsticas e de Relato Financeiro (NCRF). b) A Norma Contabilstica e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE). c) O Plano Oficial de Contabilidade (POC). d) As Normas Internacionais de Contabilidade adoptadas nos termos do art.3 do Regulamento (CE) 1606/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Julho. O novo accionista entregou, para realizar a participao que subscreveu, a quantia de 40.000.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 2.: O montante do prmio de emisso relativo a este aumento do capital foi: a) 30.000. b) 40.000. c) 10.000. d) Nenhuma das anteriores. Em 25 Maro de 2010, na assembleia geral anual da SEMPRE A ANDAR AVEIRO, SA, foi aprovada a proposta de aplicao dos resultados de 2009 que contemplou a atribuio de lucros aos accionistas no valor global de 25.000, montante que corresponde a 80% do resultado lquido. Entretanto, esses dividendos foram pagos durante o ms de Abril do ano em curso. QUESTO 3.: Relativamente aos dividendos pagos pela SEMPRE A ANDAR AVEIRO em Abril de 2010 aos seus accionistas pessoas singulares, deve ter havido: a) Reteno na fonte de imposto sobre o rendimento taxa de 20%. b) Reteno na fonte de imposto sobre o rendimento taxa de 15%. c) Reteno na fonte de imposto sobre o rendimento taxa de 25%. d) Reteno na fonte de imposto sobre o rendimento s taxas constantes da tabela de taxas gerais do artigo 68 do Cdigo do IRS. A SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL tem tido resultados contabilsticos e lucros tributveis sempre positivos, no sentindo a crise que o sector e o pas atravessam. A participao de 20% que subscreveu no capital da franchisada foi contabilizada pelo mtodo da equivalncia patrimonial. Em 31.12.2009, o activo estava reconhecido no balano por 46.250 e esta valorizao justifica-se apenas pelo efeito associado ao valor de aquisio e ao resultado apurado no ano.

QUESTO 4.: No mbito da tributao em IRC, a parte da SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL em 2009 nos resultados da SEMPRE A ANDAR AVEIRO : a) Deduzida colecta de IRC de 2009. b) Deduzida ao lucro tributvel em IRC de 2009. c) Um ganho totalmente tributvel em IRC de 2009. d) Nenhuma das anteriores.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

A SEMPRE A ANDAR est organizada em dois departamentos: Servios de Manuteno Pr-programada e Servios de Reparao. Os Servios de Manuteno Pr-programada encontram-se padronizados e consistem em manutenes recomendadas pelas marcas de automveis referentes a suspenses, traves, mudanas de leo e filtros. Os Servios de Reparao solicitados pelos clientes esto sujeitos a aprovao de oramento prvio quando excederem o montante de 125. Os administradores da empresa discutem actualmente a possibilidade de melhorar o sistema de contabilidade analtica da SEMPRE A ANDAR, SA, de modo a aumentar a sua utilidade no apoio tomada de deciso.

QUESTO 5.: Nesse mbito, equacionam passar a utilizar exclusivamente o custeio por obras, abandonando o uso de custeio por processo. a) A SEMPRE A ANDAR, SA ter vantagem em abdicar do custeio por processo e passar a usar exclusivamente o custeio por obras porque todos os servios prestados pela empresa obedecem a processos repetitivos. b) A SEMPRE A ANDAR, SA ter vantagem em abdicar do custeio por processo e passar a usar exclusivamente o custeio por obras porque as quantidades de mo-de-obra directa usadas na prestao de todos os servios no so, em geral, variveis. c) A SEMPRE A ANDAR, SA ter vantagem em abdicar do custeio por processo e passar a usar exclusivamente o custeio por obras porque os servios prestados obedecem sempre a especificaes definidas pelos fabricantes das marcas das viaturas. d) A empresa no deve abdicar do custeio por processo, antes deve manter ambos os sistemas de custeio, dado os tipos de interveno que efectua. A SEMPRE A ANDAR efectuou na sua oficina a mudana de leo numa viatura de servio da FUNDAO AMIGOS DE AVEIRO que uma IPSS (Instituio Particular de Solidariedade Social) a quem foi reconhecida utilidade pblica, tendo emitido uma factura onde discriminou o tipo de servio prestado, mencionando mudana de leo.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 6.: No mbito do IVA, relativamente factura emitida FUNDAO AMIGOS DE AVEIRO, a SEMPRE A ANDAR dever: a) Liquidar IVA taxa normal. b) Liquidar IVA taxa reduzida. c) No liquidar IVA porque se trata de operaes isentas. d) No liquidar IVA porque se trata de operaes no sujeitas. A advogada da SEMPRE A ANDAR Dra. Sandra S informou acerca do processo que est a decorrer em tribunal em que a empresa pede uma indemnizao a ttulo de compensao por danos causados. Este processo foi movido pela empresa contra o fabricante de amortecedores AMRTI, LDA, devido a este ter entregue peas defeituosas que motivaram reclamao de vrios clientes. A Dra. Sandra, em face do decurso do julgamento, indicou e justificou circunstanciadamente que ser provvel um desfecho favorvel neste processo, estimando-se que a SEMPRE A ANDAR venha a receber da AMRTI, LDA uma indemnizao no valor de 10.000.

QUESTO 7.: A SEMPRE A ANDAR, SA dever nas contas de 2010: a) Divulgar no Anexo um activo contingente. b) Reconhecer 10.000 no Balano, em conta de passivo contingente. c) Reconhecer 10.000 no Balano, em conta de activo contingente. d) No reconhecer nem divulgar qualquer informao. A empresa decidiu proceder substituio do parque de viaturas de servio, o qual constitudo por trs viaturas ligeiras mistas. Em 2010, a SEMPRE A ANDAR alienou essas trs viaturas.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 8.: Na Demonstrao dos Fluxos de Caixa de 2010 da SEMPRE A ANDAR, SA, o valor de realizao relativo venda das viaturas recebido dever apresentarse em: a) Fluxos de caixa das actividades de financiamento - Recebimentos provenientes de outras operaes de financiamento. b) Fluxos de caixa das actividades de investimento - Recebimentos provenientes de activos fixos tangveis. c) Fluxos de caixa das recebimentos/pagamentos. d) Nenhuma das anteriores. Duas das viaturas alienadas tinham sido adquiridas em 2007 por 15.000 cada uma e a viatura comprada em 2008 por 16.000. Estes valores incluem o IVA suportado taxa legal aplicvel, no tendo a empresa exercido o direito deduo, nos termos da alnea a) do n. 1 do art. 21 do Cdigo do Imposto sobre o Valor Acrescentado. actividades operacionais Outros

QUESTO 9.: Na factura emitida, relativa alienao das viaturas, em Maio de 2010, a SEMPRE A ANDAR dever: a) Ter liquidado IVA taxa de 20%. b) No ter liquidado IVA por se tratar de vendas de bens em segunda mo. c) No ter liquidado IVA por se tratar de vendas a particulares. d) No ter liquidado IVA por se tratar de operao isenta. A SEMPRE A ANDAR reintegrou as trs viaturas taxa mxima prevista no Decreto Regulamentar 2/90, desde o ano de aquisio, em quotas anuais constantes, tendo considerado um valor residual nulo. O valor realizado na venda de cada uma das viaturas adquiridas em 2007 foi idntico. A SEMPRE A ANDAR realizou mais valias contabilsticas na venda dessas duas viaturas, no montante de 3.000 cada. A venda da viatura adquirida em 2008 no gerou nem mais nem menos valia.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 10.: O preo de venda do conjunto das trs viaturas: a) 6.000. b) 21.500. c) 18.500. d) 10.000.

QUESTO 11.: Na demonstrao dos resultados por funes referente a 2010, as mais valias obtidas na venda das viaturas devero incluir-se em: a) Vendas e servios prestados. b) Outros rendimentos. c) As mais valias no se incluem na demonstrao dos resultados por funes. d) Recebimentos provenientes de activos fixos tangveis. A SEMPRE A ANDAR vai celebrar um contrato de locao operacional de cinco novas viaturas ligeiras mistas pelo prazo de quatro anos e por 200.000 km cada viatura. O contrato no inclui seguro contra os riscos, mas prev despesas de manuteno para a quilometragem contratada. Algumas rendas sero pagas durante os prximos doze meses.

QUESTO 12.: Aquando da celebrao do contrato, a SEMPRE A ANDAR, SA dever: a) Reconhecer o valor de aquisio das viaturas no activo no corrente e ainda um passivo no corrente de igual montante. b) Reconhecer o valor de aquisio das viaturas no activo no corrente, valor que tambm figurar no passivo, repartido entre o passivo corrente e o passivo no corrente. c) No reconhecer qualquer activo nem passivo. d) No reconhecer um activo, mas reconhecer um passivo. Em 30 de Setembro de 2012, a SEMPRE A ANDAR AVEIRO, SA ter de reembolsar sua accionista e master franchise SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL os 20.000 que esta lhe ir emprestar para financiar a remodelao da oficina principal. Este emprstimo ocorrer em 1 de Outubro de 2010 e vencer e pagar juros postecipadamente, uma vez por ano. Estes juros so calculados taxa anual de 6%.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 13.: Na demonstrao dos resultados da SEMPRE A ANDAR AVEIRO relativa ao exerccio de 2010, o valor dos juros do emprstimo obtido da Master Franchise, contabilizado em gastos financeiros dever ser: a) 1.200. b) 1.800. c) 300. d) 2.400. A master franchise SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL adoptou o justo valor no reconhecimento do emprstimo concedido atrs descrito.

QUESTO 14.: No balano da accionista SEMPRE A ANDAR AUTO PORTUGAL, reportado a 31.12.2010, o valor do emprstimo concedido SEMPRE A ANDAR AVEIRO dever ser apresentado: a) Integralmente em Activo corrente. b) Integralmente em Activo no corrente. c) Uma parte em Activo corrente e outra em Activo no corrente. d) Apenas no Anexo. Em Abril de 2010, a empresa mandou colocar novos pneus nas viaturas de servio, tendo desembolsado 2.000, incluindo o IVA taxa legal.

QUESTO 15.: Na SEMPRE A ANDAR AVEIRO o montante respeitante aos pneus das viaturas dever ser: a) Reconhecido integralmente como gastos do exerccio 2010. b) Acrescido ao valor da viatura, no activo fixo tangvel e depreciado ao longo da vida til da viatura. c) Reconhecido com activo intangvel e sujeito a testes de imparidade. d) Reconhecido como gasto diferido. Na valorimetria das peas em armazm, a SEMPRE A ANDAR adoptou, desde a constituio e at ao final de 2009, o LIFO (Last-in-first-out). Porm, a partir de 2010, a empresa mudou para o FIFO (First-in-first-out). Estas peas tm sofrido sistematicamente uma subida de preo, o que pode observar-se nas facturas de compra.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 16.: A diferena de valorizao dos inventrios resultante da mudana de critrio valorimtrico LIFO para FIFO implicou: a) O reconhecimento no balano de abertura de 2010 em 1 de Janeiro de 2010, de um aumento de activo corrente reflectido em resultados transitados. b) O reconhecimento no balano de abertura de 2010 em 1 de Janeiro de 2010, de uma reduo no activo corrente reflectido em resultados transitados. c) Uma diferena de inventrios tributada em IRC no ano de 2010. d) O reconhecimento no balano de abertura de 2010 em 1 de Janeiro de 2010, de um aumento no activo reflectida nos resultados de 2010. A SEMPRE A ANDAR AVEIRO est a equacionar a compra de um sistema de lavagens automticas. A deciso de aceitao depende necessariamente do custo do sistema, da quantidade de lavagens mensais estimadas e do preo a praticar.

QUESTO 17.: Em sede de IRC, os gastos suportados pela SEMPRE A ANDAR AVEIRO nas lavagens oferecidas aos clientes: a) So aceites como gastos na determinao do lucro tributvel. b) No so aceites como gastos na determinao do lucro tributvel, pois o servio no facturado ao cliente. c) Apenas so aceites como gastos na determinao do lucro tributvel caso a empresa apresente lucro tributvel no exerccio. d) Apenas so aceites como gastos na determinao do lucro tributvel desde que o valor anual no ultrapasse 5 do volume de negcios. Um dos servios que a SEMPRE A ANDAR AVEIRO mais vezes presta a mudana de leo, vendendo tambm o leo e o respectivo filtro. O consumo mdio de leo, estimado por cada servio prestado, de 3 litros, ao preo de custo de 25/litro. Relativamente ao ms de Maro de 2010, a empresa tinha previsto efectuar 60 servios de mudana de leo. Efectivamente, prestou 65 servios nos quais gastou 208 litros de leo, que havia comprado por 23/litro.

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 18.: Em relao ao servio Mudana de leo, o desvio total apurado em Maro de 2010 ascendeu ao montante de: a) 284 euros. b) 325 euros. c) 299 euros. d) Nenhum dos anteriores. Como forma de captar clientes, sempre que efectua servios de Mudana de leo, a SEMPRE A ANDAR AVEIRO oferece o respectivo filtro ao cliente.

QUESTO 19.: O gasto com os filtros oferecidos pela SEMPRE A ANDAR, SA no mbito da campanha comercial mencionada: a) Aumenta o gasto industrial dos produtos acabados. b) Reduz o gasto industrial dos produtos acabados. c) Reduz os inventrios de produtos acabados. d) Reduz o gasto industrial dos produtos vendidos. A SEMPRE A ANDAR, SA efectua lavagens dos automveis com um equipamento que acabou de adquirir por 30.000 h dois anos. Em 2009, o custo de explorao varivel anual ascendeu a 12.000, e o custo fixo por lavagem atingiu 1. A SEMPRE A ANDAR, SA cobrou 6 por lavagem e efectuou, em mdia, 500 lavagens por ms.

QUESTO 20.: A margem de contribuio percentual sobre o preo de venda obtida pela SEMPRE A ANDAR, SA, em 2009, no servios de lavagens foi, aproximadamente: a) 67%. b) 50%. c) 33%. d) 20%. Em face da actual crise, a administrao da empresa est a estudar a possibilidade de reduzir o preo. Porm, receia que a procura seja inelstica ou insensvel a essa alterao, pelo que a descida tem de ser muito ponderada.

10

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 21.: Nas condies descritas de procura (500 lavagens por ms), o preo mnimo que a SEMPRE A ANDAR, SA poder praticar na prestao de servios de lavagem de viaturas sem ter prejuzo de explorao : a) 5 euros. b) 4 euros. c) 3 euros. d) 2 euros. As viaturas do Hospital D. Sebastio E.P.E. sito em Aveiro tm sido assistidas pela SEMPRE A ANDAR AVEIRO, no que respeita a mudanas de leo e filtro, traves, mudanas e equilibragens de pneus e alinhamentos de direco. Pontualmente so tambm efectuadas reparaes de bate-chapa e pintura, relativas a pequenos acidentes. Em Julho de 2010 e atendendo a que o Hospital D. Sebastio E.P.E. tinha dvidas em mora no total de 18.360, algumas das quais vencidas h mais de 540 dias, a Administrao da SEMPRE A ANDAR AVEIRO suspendeu a prestao de servios aquela entidade, mas no tem inteno de accionar judicialmente aquele hospital.

QUESTO 22.: Em sede de IRC, as dvidas do Hospital D. Sebastio E.P.E. j vencidas mas no liquidadas: a) So considerveis como crditos incobrveis e, consequentemente, aceites como gastos ou perdas. b) No podem dar origem a perdas por imparidade fiscalmente dedutveis. c) Apenas a parte respeitante ao IVA suportado pela SEMPRE A ANDAR, SA gasto aceite fiscalmente. d) A aceitabilidade depende da circunstncia de ter sido anteriormente constitudo ajustamento para cobranas duvidosas. A oficina funciona num imvel adquirido em 2009, tendo a escritura de compra e venda sido efectuada pelo valor de 400.000. Sobre este valor, incidiu IMT que foi pago antes da aquisio. O valor patrimonial tributvel deste imvel veio a ser fixado em 430.000 e o seu justo valor, calculado pelo mtodo dos fluxos de caixa descontados, de 500.000.

11

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 23.: O IMT pago aquando da aquisio da oficina ascendeu a: a) 26.000. b) 27.950. c) 32.500. d) 40.000. Em Aveiro, aplicam-se as taxas mximas dos escales indicados no n. 1 do art.112 do Cdigo do Imposto Municipal sobre Imveis (CIMI).

QUESTO 24.: O IMI a pagar anualmente pela SEMPRE A ANDAR, SA relativo oficina ser de: a) 1.600 b) 1.720. c) 2.800. d) 3.010.

12

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

GRUPO II Responda s dezasseis questes seguintes (Questo 25 a Questo 40). Estas questes so independentes do texto apresentado nas pginas anteriores. QUESTES DE FISCALIDADE
Questo 25.: O IVA suportado com a aquisio de uma mquina, no mercado nacional, que vai ser utilizada na produo de artigos cuja comercializao tributada em IVA: a) dedutvel aquando da aquisio. b) dedutvel aquando do pagamento se anterior aquisio. c) dedutvel medida que a mquina for sendo depreciada ou amortizada. d) No dedutvel. Questo 26.: O Sr. Jorge Ramos decidiu criar uma empresa em nome individual dedicada prestao de servios de programao informtica. Na declarao de incio de actividade, que entregou em Julho de 2007, fez uma previso de rendimentos para o exerccio de 2007 de 35.000. Desde essa altura, realizou as seguintes prestaes de servios, que constituram os seus nicos rendimentos: Ano de 2007 ... ... ... ... ... ... 30.000 Ano de 2008 ... ... ... ... ... ... 180.000 Ano de 2009 ... ... ... ... ... ... 200.000 Nunca fez qualquer opo em termos de enquadramento na categoria B. Ficar enquadrado no regime simplificado nos exerccios de: a) 2007. b) 2007 e 2008. c) 2007, 2008 e 2009. d) 2007, 2008, 2009 e 2010.

13

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

Questo 27.: No esto sujeitas a tributao autnoma em IRC: a) Despesas no documentadas. b) Encargos no devidamente documentados. c) Despesas de representao. d) Despesas com viaturas parcialmente movidas a energia elctrica. Questo 28.: Um aumento de capital de uma sociedade realizado por um scio atravs da entrega de um imvel: a) Constitui para a sociedade uma variao patrimonial tributada em IRC. b) tributada em imposto do selo, por se tratar de uma transmisso gratuita. c) Embora sujeita a tributao em imposto do selo, est isenta de tributao por se tratar da transmisso de um bem entre o scio e a sociedade de que faz parte. d) Constitui para a sociedade uma variao patrimonial no tributada em IRC. Questo 29.: O Sr. Antnio Abreu doou um imvel a uma sociedade de que scio maioritrio um seu filho. Essa doao tributada: a) Em imposto do selo, embora fique isenta. b) Em imposto do selo, no beneficiando de qualquer iseno. c) Em IMT. d) Em IRC. Questo 30.: A transferncia para o patrimnio particular dos empresrios de quaisquer bens afectos ao activo da sua empresa em nome individual d origem a um rendimento: a) Da categoria A. b) Da categoria B. c) Da categoria G. d) No d origem a qualquer rendimento objecto de tributao.

14

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTES DE CONTABILIDADE ANALTICA


QUESTO 31.: A Empresa Industrial Gama apresenta a seguinte conta de Produo do produto X no perodo N: Produo Produto X Saldo inicial de PVF (50 unidades) Mat. primas (60%) Gastos converso (20%) Gastos de converso do perodo: Mat.primas Gastos conv. 1.500 660 Saldo final de PVF (40 unidades) 25.100 Matrias-primas - 80% 30.300 Gastos de converso - 40% Produo acabada (500 unidades)

Sabendo que o critrio valorimtrico utilizado na movimentao dos inventrios o custo mdio ponderado, os montantes imputados produo acabada e ao saldo final de PVF sero respectivamente: a) 55.000 e 2.650. b) 54.000 e 2.560. c) 55.000 e 2.560. d) Nenhuma das anteriores. QUESTO 32.: A empresa Fabril Beta produziu durante o ano N 500.000 unidades do produto Z e no final do ano tinha em stock 100.000 unidades do produto (no incio do ano N o stock era nulo). Sabendo que o preo de venda foi de 3,5 euros a unidade e que a empresa teve a seguinte estrutura de gastos anuais: Fixos Gastos industriais Gastos de distribuio Gastos administrativos 450.000 euros 160.000 euros 120.000 euros Variveis 750.000 euros 1 euro/unidade --

15

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

O resultado antes de IRC no perodo N, utilizando o sistema de custeio total em vez do sistema de custeio varivel, melhora em: a) 80.000. b) 90.000. c) 70.000. d) 100.000. QUESTO 33.: Considera-se a seguinte ficha de custo padro do produto Beta: Quantidade Matria-prima M (unidades) Mo-de-obra directa (horas) Gastos gerais de fabrico 4.0 2.0 Hora operrio Custo 12 euros/Kg 15 euros/hora 12 euros

No perodo N a produo foi de 1.800 unidades de Beta, tendo-se verificado os seguintes gastos: Quantidade total Matria-prima M (unidades) Mo-de-obra directa Gastos gerais de fabrico 7.250 kgs 3.550 horas Custo total 88.000 euros 54.250 euros 45.200 euros

Com base nos elementos indicados diga qual o desvio total no perodo N. a) 3.850 euros desfavorvel. b) 3.580 euros favorvel. c) 3.950 euros desfavorvel. d) Nenhuma das anteriores.

16

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 34.: A Empresa Industrial do Campo Pequeno produz peas para venda indstria automvel. Para o efeito tem a produo organizada por sries de fabrico em que agrega os gastos industriais para efeitos de custeio. Em determinado perodo lanou em fabrico a srie n 2010/123 10.000 peas modelo XYZ, tendo acarretado de gastos em matrias e materiais directos 47.800 e 25.700 de gastos de converso. normal a obteno de 2% de peas defeituosas. O Controlo de Qualidade detectou 250 peas com defeito que no possvel reparar. No perodo a conta de Fabricao Srie 2010/123 Pea modelo XYZ creditada por: a) Custo da produo acabada: 72.125,0; Resultados acidentais: 375,0. b) Custo da produo acabada: 73.150,0; Resultados acidentais: 350,0. c) Custo da produo acabada: 72.125,0; Resultados acidentais: 365,0. d) Custo da produo acabada: 73.125,0; Resultados acidentais: 375,0. QUESTO 35.: A Empresa Industrial do Arco Cego, SA, tem uma capacidade normal instalada na Fbrica para produzir 100.000 unidades/ano do produto A. No ano N produziu 60.000 unidades do produto A que originaram o consumo de matrias e materiais directos no montante de 1.320.000 e de gastos de converso variveis de 768.000. Os gastos de produo fixos incorridos para converter as matrias em produtos acabados somaram 1.020.000 os quais so imputados com base na respectiva NCRF do SNC. Sabendo que a Empresa vendeu no ano N 44.000 unidades ao preo de venda de 60,0/unidade e teve de gastos no industriais 375.000, o resultado do ano N antes de IRC de: a) 132.000. b) 123.000. c) 125.000. d) Nenhuma das anteriores.

17

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTES DE CONTABILIDADE FINANCEIRA A RESOLUO DAS QUESTES 36 A 40, A SEGUIR APRESENTADAS,


DEVER SER EFECTUADA COM BASE NO SNC

QUESTO 36.: A sociedade ABC, LDA. possua, no incio do exerccio de N um terreno que havia adquirido h 8 anos pela quantia de 350.000 u.m.. O Senhor J. Marques, gerente da sociedade, em conversa com o TOC, referiu que, face conjuntura do mercado, tal terreno avaliado em, pelo menos, 750.000 u.m. pelo que deveria ser essa a quantia porque deveria passar a figurar no balano, alis em uso do chamado modelo de revalorizao. O TOC, efectuou a simulao do valor patrimonial tributrio do referido terreno tendo constatado que o mesmo seria de 725.000 u.m. Tendo em considerao que a pretenso do gerente J. Marques, o TOC deve reflectir, no balano de 31 de Dezembro de N da empresa: a) Um excedente de revalorizao de 400.000 . b) Um excedente de revalorizao de 387.500 . c) Um excedente de revalorizao de 375.000 . d) Nenhum excedente de revalorizao. QUESTO 37.: A sociedade ABC, S.A, tem como poltica de fidelizao dos seus clientes a atribuio de um dado nmero de pontos por cada compra, podendo os clientes, durante um perodo no superior a trs anos, rebater aqueles pontos por troca com bens ou servios produzidos ou prestados pela empresa. data do encerramento do exerccio, a sociedade ABC no seu balano: a) Apenas deve reflectir os pontos rebatidos no exerccio. b) Deve reflectir os pontos atribudos no exerccio, mensurando a importncia imputada aos crditos de prmio por referncia ao justo valor destes, i.e. a quantia pela qual os crditos de prmio poderiam ser vendidos separadamente. c) Deve reflectir os pontos atribudos no exerccio, mensurando a importncia imputada aos crditos de prmio por referncia ao custo de produo destes. d) Nenhuma das anteriores.

18

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 38.: A sociedade ALFA-BETA, Lda. dedica-se actividade de construo civil. No exerccio corrente, foi contactada pela sociedade BETA-ALFA, S.A. com vista a construir o novo edifcio fabril desta sociedade. De entre as alternativas que foram equacionadas, perfilharam-se as seguintes: i) ii) a ALFA-BETA constri o edifcio e a BETA-ALFA adquirir e fornecer os materiais de construo, ou; a ALFA-BETA adquire o terreno e entrega todo o edifcio construdo numa base chave na mo, sendo que a BETA-ALFA apenas pode seleccionar uma concepo de entre uma seleco de opes especificada pela construtora ou especificar apenas pequenas variaes na concepo bsica. Caso a opo que venha a ser tomada seja a referida em ii), a ALFA-BETA dever reconhecer o rdito: a) Nos termos estabelecidos para os contratos de construo. b) Nos termos estabelecidos como vendas de bens. c) Nos termos estabelecidos como prestao de servios. d) Nenhuma das anteriores. QUESTO 39.: A sociedade ABC, S.A., cujo objecto social consiste na produo de software informtico, desenvolveu no exerccio de N um programa de gesto comercial. Durante o exerccio suportou dispndios, que capitalizou, no montante de 300.000 u.m.. De acordo com as expectativas dos seus departamentos de produo e vendas, espera-se que o software seja comercializado durante 5 anos e estima-se que possam ser comercializadas 150.000 licenas. Sabendo-se que no ano N+1 foram vendidas 40.000 licenas e que no ano N+2 tinham j sido vendidas 30.000, a quantia escriturada da rubrica de gastos de desenvolvimento que a empresa dever ter reconhecida no final deste ltimo exerccio dever ser de: a) 180.000 . b) 160.000 . c) 140.000 . d) Nenhuma das anteriores.

19

Exame de Avaliao Profissional

(A que se refere alnea g) do n 1 do art15 do Decreto Lei n 310/2009 de 26 de Outubro)

26 Junho 2010

VERSO A

QUESTO 40.: A sociedade XYZ, Lda. obteve, em 2 de Janeiro do ano N, um subsdio governamental no reembolsvel, no montante de 500.000 u.m., relacionado com um terreno onde consta instalar um dos seus edifcios fabris. Considerando uma taxa de IRC de 25%, no final do ano N, a quantia relativa quele subsdio que dever figurar nos capitais prprios do balano de: a) 375.000 u.m.. b) 112.500 u.m.. c) 12.500 u.m.. d) Nenhuma das anteriores.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen