Sie sind auf Seite 1von 11

MI022/1

Bombas Centrfugas Multicelulares Sries KPH, KPR e KPV

Manual de Instrues e Manuteno

INTRODUO
Este Manual foi preparado para o assistir na instalao, operao e manuteno do seu grupo electrobomba. Pedimo-lhes para ler e seguir todas as indicaes nele contidas. Se em qualquer momento tiver um problema que no contemplado neste Manual, sugerimos que contacte a EFAFLU Bombas e Ventiladores, S.A.

INDICE

Pg.:
1.0 - GENERALIDADES 2.0 - INSTALAO 3.0 - PREPARAO PARA FUNCIONAMENTO 4.0 - FUNCIONAMENTO 5.0 - MANUTENO 6.0 - DESMONTAGEM E MONTAGEM DA BOMBA 7.0 - PEAS DE RESERVA 8.0 - ANOMALIAS DE FUNCIONAMENTO DAS BOMBAS CENTRIFUGAS 1.0 - GENERALIDADES
1.1 - Inspeco Todas as bombas EFAFLU so inspeccionadas, quer durante o em curso de fabrico, quer no seu estado final. Na recepo no cliente, cada bomba deve ser desembalada e inspeccionada. Na eventualidade de qualquer anomalia, ela deve ser comunicada de imediato ao agente transitrio, EFAFLU Bombas e Ventiladores, S.A e seguradora quando aplicvel. 1.2 - Garantia A garantia cobre todos os defeitos da bomba e do motor resultantes de qualquer falha ou defeito de fabrico do equipamento, por um perodo de um ano de funcionamento ou dezoito meses contados a partir da data de expedio da fbrica, conforme o que ocorrer primeiro. A bomba ou o motor sobre os quais haja suspeita de qualquer anomalia, no devem ser desmontados. A no observncia desta regra pode invalidar a garantia. Os defeitos provenientes de uma instalao incorrecta, de um produto bombado contendo suspenses, sais ou produtos qumicos nocivos, proteco inadequada do motor, falha no equipamento auxiliar, descargas elctricas ou outras circunstncias fora do nosso controle, no esto cobertos pela garantia. 1.3 - Armazenagem Se a bomba/grupo no for posta a funcionar imediatamente, deve ficar armazenada em local seco, limpo e no sujeito a vibraes que possam ser provocadas pela vizinhana de outras mquinas em servio. No retirar as proteces que cobrem as flanges, at que seja feita a sua ligao s tubagens. As partes sujeitas a serem atacadas pela humidade, tais como rolamentos, veio, empanques mecnicos, e as outras partes sensveis, devem ser inspeccionadas periodicamente e renovado o seu revestimento protector, medida que for necessrio. A bomba requerer proteco reforada, quando destinada a uma armazenagem prolongada. Secar o seu interior cuidadosamente e proteger com leo apropriado. Em bombas com chumaceiras lubrificadas a leo, encher ao mximo a caixa de rolamentos, com leo lubrificante. Rodar o veio de vez em quando, para melhor relubrificao das superfcies maquinadas e manter o elemento rotativo livre. A EFAFLU recomenda que qualquer bomba armazenada por um perodo superior a 6 meses seja inspeccionada antes do arranque por um tcnico da EFAFLU. Esta inspeco ser custeada pelo cliente e deve ser levada a cabo para efeitos de validade de garantia.

1 2 5 5 6 7 7 7

1.4 - Movimentao Dever haver o mximo cuidado na movimentao do equipamento: Nunca suspender a bomba pelo veio. Nunca utilizar o olhal de suspenso do motor, para suspender a electrobomba, o qual apenas est preparado para suspender o peso prprio do motor. Utilizar um dos processos ilustrados na figura 1.

Fig. 1
2.0 - INSTALAO 2.1 - Informaes importantes Presso mxima de funcionamento da bomba de acordo com o tipo e tamanho de bomba Caudal mnimo de funcionamento: 0,3 QN - sem limite de tempo 0,1 QN - apenas por perodos muito curtos QN Caudal Nominal no ponto de melhor rendimento da bomba Velocidade mxima na tubagem de aspirao - 2m/seg Velocidade mxima recomendada na tubagem de descarga - 3m/seg 2.2 - Localizao do grupo A bomba deve estar to perto da fonte de alimentao quanto possvel, a fim de se poder usar uma tubagem de aspirao curta e directa. Deve estar localizada de modo a permitir a utilizao de uma tubagem de compresso, com o menor nmero possvel de curvas e acessrios, a fim de reduzir ao mnimo as perdas por frico. Deve ser localizada de forma a que a inspeco, durante o funcionamento, seja fcil. O local da instalao deve ter altura suficiente para se poder utilizar equipamento de elevao (em casos de grupos pesados). 2.3 - Fundao Fig. 2 (No aplicvel KPV Execuo vertical) A fundao de beto deve ser suficientemente slida para absorver vibraes e formar um suporte estvel e rgido para a base. Isto importante para manter o alinhamento do grupo. A fixao da base comum do grupo feita por meio de chumbadouros ligados fundao. Quando for importante a no propagao de vibraes e rudos, o grupo deve ser assente num macio construdo numa fossa previamente revestida de material isolante apropriado. 2.4 - Nivelamento e fixao Fig. 2 (No aplicvel KPV Execuo vertical) Para facilitar o manuseamento da base, o motor e a bomba devem ser removidos antes das operaes de nivelamento. Calos e chapas finas, so necessrios para instalar e nivelar a base sobre a fundao. Colocar conjuntos de calos junto dos chumbadouros como se mostra na fig.. Estes devem garantir uma distncia mnima de 25 mm entre a parte superior da fundao e a superfcie inferior da base de forma a criar um espao para posterior entrada do beto de selagem. A base est ento pronta para ser selada.

Selagem da base com beto 2

Construir cofragem volta da base para reter o beto. Encher o espao entre a parte superior da fundao e a base, conforme fig.. Se necessrio, furar a base para permitir o escape do ar (em caso de bases chapeadas). Esperar um tempo suficiente pela estabilizao do beto. No retirar os calos e as chapas aps a selagem do beto.

Fig. 2
Depois do beto estabilizado reapertar as porcas dos chumbadouros. A base s fica verdadeiramente rgida depois de ser betonada. 2.5 - Alinhamento Fig. 3 e 4 (No aplicvel KPV Execuo vertical) Rudos, vibraes, desgastes excessivos, destruies do acoplamento, das chumaceiras, dos casquilhos, dos anis, dos empanques mecnicos ou de gacheta e a possvel rotura de elementos rotativos, podem resultar de um insuficiente alinhamento da bomba e do motor. O acoplamento flexvel no pode ser utilizado para compensar o desalinhamento dos veios da bomba e do motor. O fim a que se destina o de compensar alteraes de temperatura e permitir o movimento das pontas de veio sem interferncia na transmisso de potncia do motor para a bomba. obrigatrio proceder ao alinhamento do grupo aps o seu nivelamento e aperto fundao. Voltar a realinha-lo aps ligao das tubagens bomba. O mtodo recomendado para se proceder ao alinhamento e/ou sua verificao o do comparador, fig. 3. Este mtodo o que melhor permite obter uma boa concentricidade entre os dois eixos das pontas de veio e respectivos meios acoplamentos. 1

1. Com o comparador montado no veio do lado da bomba. Rodar simultaneamente os dois meios acoplamentos para verificar a concentricidade e corrigir tanto quanto necessrio.

2. Com o comparador montado na flange do meio acoplamento, rodar simultaneamente os dois meios acoplamentos para verificar a uniformidade do intervalo entre as flanges e corrigir tanto quanto necessrio.

3. Com o comparador montado no veio do lado do motor. Rodar simultaneamente os dois meios acoplamentos para verificar a concentricidade e corrigir tanto quanto necessrio.

Se no houver condies para aplicao deste mtodo pode-se recorrer ao mtodo da Fig. 4, medindo o desfazamento do contorno exterior dos meios acoplamentos, fig. 4a e a folga entre as faces dos mesmos, fig. 4b: Uma rgua colocada sobre a superfcie cilndrica de um dos meios acoplamentos, toca tambm em toda a superfcie do outro meio acoplamento (fig. 4 a). b) Repetir a operao deslocando a rgua 90 volta do acoplamento. c) Com um apalpa folgas, confirmar de que a distncia entre as duas faces dos meios acoplamentos igual em toda a sua periferia (fig. 4 b). 3 a)

Se qualquer destes pontos no se verificar, aliviar levemente os parafusos de fixao do motor e de acordo com a necessidade: Para corrigir motor baixo subir o motor recorrendo aplicao de chapas/calos finos de lato ou ao inoxidvel sob as patas do mesmo. Para corrigir desvios laterais paralelos ou oblquos proceder correco do posicionamento do motor recorrendo a um martelo de plstico (motor pequeno) ou alavanca (motor grande).

Se a bomba vai trabalhar em alta temperatura, o grupo tem que ser realinhado temperatura de servio.

a Fig. 4

2.6 - Ligao da tubagem de aspirao e descarga Para evitar desalinhamentos, sobreaquecimentos dos rolamentos e desgastes excessivos de peas, essencial fazer ligaes correctas das tubagens de aspirao e descarga. As vibraes, fuga no empanque e rupturas do veio ou fissuras dos corpos podem resultar de ligaes de tubagem incorrectas; portanto, as flanges das tubagens e da bomba devem estar paralelas e unidas, sem ser necessrio fazer esforo para as ligar. Nunca soldar tubagens com estas ligadas bomba. Nas bombas com aspirao negativa, instalar a tubagem de aspirao com uma inclinao ascendente (a subir) at bomba, para evitar a formao de bolsas de ar. No podem ser utilizados cones concntricos numa tubagem de aspirao horizontal. O uso deste tipo de cones na aspirao originar uma bolsa de ar ou de gs, que poder causar problemas no grupo. recomendada a utilizao de um cone excntrico montado de modo a que a sua geratriz superior fique na horizontal. Devem ser instaladas uma vlvula de reteno e uma vlvula de corte, na conduta de descarga. A vlvula de corte utilizada para o arranque da bomba e tambm para uma correcta regulao do caudal. A de reteno serve para impedir o retorno do fluido bomba, no caso de falta de corrente (preserva a bomba do choque hidrulico). Toda a tubagem deve ser apoiada independentemente da bomba e sem tendncia para exercer carga sobre ela. Verificar se a tubagem e os orifcios de aspirao e descarga contm corpos estranhos ou incrustaes, e limp-los antes de se fazerem as ligaes da tubagem. Temporariamente, deve-se instalar um filtro to perto quanto possvel da flange de aspirao, para filtragem do liquido a bombar. A rea de passagem de caudal na rede do filtro ser de, pelo menos, 2 1/2 vezes a rea na tubagem. O filtro ser utilizado s at ao momento em que a tubagem esteja completamente limpa. Recomenda-se a instalao de manmetros, a montante e ajusante do filtro, para medio da queda de presso atravs deste. Quando se verificar uma queda de presso no liquido pela sua passagem atravs do filtro isto significa que este est obstrudo. Parar o grupo imediatamente e limp-lo. A queda real admissvel depende do NPSH disponvel. O sistema alternativo para detectar a queda de presso o de instalar um manmetro diferencial no filtro. As bombas que veiculem lquidos quentes devem ter juntas de dilatao na tubagem, para evitar esforos nas flanges devidos dilatao. Se for instalada uma junta de dilatao, entre a bomba e o ponto mais prximo de fixao da tubagem, de notar que, ser transmitida bomba uma fora igual rea da junta de dilatao, vezes a presso na tubagem. Algumas unies deslizantes produzem este mesmo efeito. Esta fora pode exceder a carga admissvel na flange. No caso de ser aplicada uma junta de dilatao ou uma unio deslizante, recomenda-se que seja instalado um ponto de fixao entre a junta/unio e a bomba para impedir que este esforo seja transmitido bomba. 2.7 - Ligao da tubagem auxiliar (Quando exista) Por tubagem auxiliar compreende-se: as tubagens dos circuitos de lubrificao, refrigerao e outras. Quando as bombas so equipadas com alguns destes circuitos, devem ser verificadas as suas ligaes s respectivas fontes. 2.8 - Verificao final do alinhamento (No aplicvel KPV Execuo vertical) Depois de efectuadas todas as ligaes da tubagem, deve-se verificar o alinhamento, para assegurar que a tubagem no alterou o alinhamento do grupo. 2.9 - Ligao elctrica 4

Todas as ligaes elctricas devem ser feitas correctamente e com cabos de seco adequada. Os motores elctricos devem funcionar com um contactor de arranque, com proteco sobrecarga e de curto-circuito. Verificar se a rotao do motor est conforme com a seta indicadora do sentido de rotao da bomba, fazendo arrancar o motor por um instante. NUNCA FAZER RODAR A BOMBA SEM LQUIDO 2.10 - Montagem do empanque Nos casos em que o empanque fornecido pela EFAFLU, seleccionado de acordo com as condies de trabalho requeridas. Uma seleco e instalao adequadas facultam longevidade ao empanque e camisa do veio. Salvo especificao em contrrio, os empanques vo instalados de fbrica. Nos casos em que isso no acontea, necessrio ter alguns cuidados com a sua instalao. Empanque Mecnico: O empanque mecnico um produto muito delicado. Deve, portanto, ser manuseado com cuidado. Consultar o plano de montagem do empanque para uma montagem correcta do mesmo. No danificar as faces de vedao dos anis rotativo e estacionrio. Uma fuga grande no arranque pode resultar de um lquido carregado ou contendo impurezas. O lquido bombado deve ser limpo. Caso contrrio, no acto da encomenda, especificar a natureza do produto, bem como as possveis sujidades. Aparecimento de uma gota de tempos a tempos no anormal. Aplicar algumas gotas de leo SAE 40 na cmara do empanque, em caso de paragem ou armazenagem prolongada. Empanque de Gacheta A caixa de empanque e as ligaes ao anel de lanterna devem ser cuidadosamente limpas antes de se proceder montagem do empanque. Certificar-se de que o anel da lanterna no se encontra na caixa de empanque antes de dar incio montagem deste. Deve-se montar anel a anel, com o mximo cuidado, para garantir uma montagem correcta. Seguir o esquema de montagem do empanque apresentado no desenho de corte fornecido com a bomba. A utilizao de um casquilho bipartido feito de cobre ou lato um mtodo correctamente usado para a montagem do empanque. Este casquilho, de comprimento varivel, deve ser de dimetro exterior ligeiramente mais reduzido e de dimetro interior maior que o empanque. Inserir um anel de cada vez e coloc-lo no lugar com a ajuda do casquilho. Repetir o processo at que todos os anis de empanque estejam dispostos com os cortes alternados e esteja colocado o anel da lanterna, de maneira a ficar alinhado com o furo de passagem do lquido de selagem. Quando a caixa de empanque estiver completamente montada, montar a prensa do bucim e ajustar levemente as porcas de aperto. S se deve fazer o ajustamento final da prensa do bucim para controle de fugas, depois da bomba ter trabalhado nas condies de servio requeridas, durante um tempo razovel ver 4.3 Ajustamento do Empanque Gacheta.

3.0 - PREPARAO PARA FUNCIONAMENTO


3.1 - Lubrificao dos rolamentos - Ver ponto 5.0 - Manuteno 3.2 - Lista de verificao final Antes do arranque, confirmar que: O sentido de rotao do motor est conforme com a seta indicada na bomba. No trabalhar nunca com a bomba em sentido contrrio, nem em seco. As partes do acoplamento esto firmemente aparafusados. A lubrificao est implementada. Os manmetros, termmetros, termostatos e pressostatos quando aplicados esto devidamente instalados. Os fluidos dos circuitos de refrigerao e lubrificao esto a fluir correctamente. Todos os parafusos, ligaes das tubagens, bujes e blindagens esto apertados. 3.3 - Ferragem da bomba NUNCA ARRANCAR COM A BOMBA SEM LQUIDO! Para arrancar, indispensvel que a bomba e a coluna de aspirao estejam completamente cheias do lquido a bombar.

Esta operao efectua-se do seguinte modo:


Desapertar os bujes de enchimento e de purga. Encher a tubagem de aspirao e a bomba pelo orifcio de enchimento, tendo o cuidado de fazer sair completamente o ar. Esta operao terminar logo que o lquido se escape pelo orifcio de purga. Certificar-se de que o nvel no baixa, fazendo rodar a bomba mo. Esta operao serve, eventualmente, para descolar tambm o empanque.

4.0 - FUNCIONAMENTO
4.1 - Arranque Arrancar com o motor e fazer com que o grupo atinja a mxima velocidade, to rapidamente quanto possvel. Logo que o motor atinja a sua velocidade e o manmetro indique a presso mxima, abrir lentamente a vlvula de descarga at atingir o caudal e a presso de descarga previstos. 4.2 - Caudal de servio 5

A bomba pode trabalhar apenas momentaneamente a caudal zero e no deve trabalhar nunca por perodos prolongados com caudais muito baixos ver ponto 2.1. O funcionamento com caudais baixos pode causar srios danos na bomba, provocados por regime de vibrao elevado e/ou elevao da temperatura do lquido. Se o servio impuser intermitentemente ou por perodos prolongados um funcionamento perto do caudal zero, deve ser instalado um by pass da descarga para a zona de aspirao. 4.3 - Ajustamento do Empanque Gacheta A maioria dos problemas provem dos empanques excessiva ou irregularmente apertados, sobretudo durante as primeiras horas de funcionamento, durante as quais SE RECOMENDA UMA FUGA MAIS ABUNDANTE. CHAMAMOS A ATENO DOS UTILIZADORES PARA AS SEGUINTES RECOMENDAES: Apertar moderada e progressivamente o bucim de aperto do empanque e deixar uma fuga gota a gota (cerca de 7 litros/hora), o que lubrifica, faz a rodagem e o arrefecimento do empanque. Qualquer excesso de aperto provocaria imediatamente a deteriorao. Mudar o empanque logo que o bucim atinja o fim do seu curso. Se o empanque aquecer quando a bomba estiver em funcionamento, o problema no pode ser resolvido normalmente desapertando um pouco a prensa do bucim. Deve-se parar a bomba e voltar a empanc-la de novo. 4.4 - Inspeces Logo que a bomba esteja a funcionar, fazer a inspeco dos seguintes pontos: - Temperaturas da caixa do empanque ajustar o caudal da gua de refrigerao quando aplicvel. - Temperatura das chumaceiras aps estabilizao. - Presses de aspirao e descarga - devem corresponder s condies requeridas. - Ralo de aspirao a queda de presso indica entupimento. - Prensa do bucim ajust-la conforme o indicado em 4.3. 4.5 - Verificao do alinhamento O alinhamento da bomba e do motor deve ser verificado depois da unidade ter atingido as temperaturas de servio. Parar a bomba e verificar o alinhamento. Recomenda-se uma nova verificao de alinhamento aps os primeiros dias de trabalho normal. 4.6 - Paragem Fechar a vlvula de descarga e parar a bomba imediatamente. Antes de voltar a arrancar, necessrio verificar a ferragem da bomba. 4.7 - Congelamento (Quando aplicvel) Se a bomba estiver exposta a temperaturas de congelamento, depois de ter sido parada, drenar toda a gua (ou qualquer outro liquido que congele) do corpo da bomba, permutadores de calor, cmaras de aquecimento e tubagens.

5.0 - MANUTENO
A bomba deve ser objecto de uma manuteno adequada, para o caso de se pretender mant-la em bom estado. Um programa de manuteno consciencioso assegurar uma longa vida ao equipamento, o seu bom desempenho e um mnimo de paragens. 5.1 - Lubrificao dos rolamentos da bomba Chumaceiras com rolamentos lubrificados a massa e com grasses de lubrificao A periodicidade sugerida para a relubrificao de 800 horas com massa base de ltio (por exemplo RENOLITE FEP 2 Fuchs, ou equivalente). Esta informao dada para uma relubrificao em situaes normais de funcionamento e ambiente. Chumaceiras com rolamentos lubrificados a leo (quando aplicvel) Um leo do tipo CLP ISO VG 46, com um ndice de viscosidade 100 (por exemplo RENOLIN B da Fuchs), suficiente para uma boa lubrificao em quase todas as condies de trabalho. Contudo, instalaes especficas podem exigir outras viscosidades, para uma mxima lubrificao. Encher a caixa da chumaceira com leo, at ao nvel indicado no visor. Executar a 1 substituio de leo durante as primeiras 200 horas de funcionamento. Para as mudanas seguintes, o perodo no dever ultrapassar as 2500 horas.

5.2 - Motor (Ver Manual de Instrues) Lubrificao dos rolamentos do motor:

Motores sem grasse de relubrificao Estes motores no tm relubrificao. So equipados com rolamentos lubrificados para o seu normal perodo de vida, em condies normais de funcionamento e ambiente. Motores equipados com grasses de relubrificao Estes motores tm que ser relubrificados de acordo com o indicado na chapa de caractersticas do prprio motor (perodo de relubrificao e tipo de massa). 5.3 - Programa de manuteno recomendado Para alm da lubrificao j tratado no ponto anterior, recomendam-se ainda as seguintes aces:

Inspeco corrente Comportamento do empanque Comportamento dos rolamentos rudo, temperatura, vibraes Lubrificao Anualmente Desmontar a bomba completamente. Verificar o estado de desgaste, corroso e eroso de todas as peas e substituir as danificadas. Substituir todas as juntas e os cordes de empanque. Empanques analisar (ver ponto 2.10) Verificar o alinhamento do grupo Verificar fiabilidade das vlvulas, manmetros, etc. 5.4 - Peas de reserva - Ver ponto 7

6.0 - DESMONTAGEM E MONTAGEM DA BOMBA


Para montagem e desmontagem da bomba, deve seguir-se atentamente o seu desenho especfico ver pg. finais. Certifique-se de que possui as ferramentas e os meios humanos e materiais, adequados para a operao, bem como as peas eventualmente necessrias manuteno ou reparao. Em caso de dvida sobre a existncia destas condies, programe a realizao das suas manutenes ou reparaes na fbrica, onde a sua execuo ser feita com as garantias necessrias reposio das caractersticas e da vida do equipamento. Depois da desmontagem da bomba todas as peas devem ser limpas e verificado o seu estado e grau da desgaste. As peas deterioradas ou gastas, devem ser substitudas por peas de reserva. Por precauo, os rolamentos, juntas e retentores devem ser sempre substitudas.

7.0 - PEAS DE RESERVA


Em caso de encomenda de peas de reserva, solicitamos que nos indiquem expressamente, o tipo, o tamanho e o nmero da bomba, indicados na sua chapa de identificao. Mencionar tambm o nmero e a designao das peas constantes do desenho fornecido ver pg. finais.

8.0 - ANOMALIAS DE FUNCIONAMENTO DAS BOMBAS CENTRFUGAS


7

Quadro 1.
Anomalia
1. A bomba no debita 2. A bomba no debita o caudal desejado. 3. A bomba no atinge a presso desejada 4. A bomba desferra aps o arranque. 5. A bomba consome potncia excessiva. 6. A bomba vibra ou faz rudo com qualquer caudal.

Causa possvel (ver quadro 2)


1,2,3,5,10,12,13,14,16,21,22,25,30,38,40 2,3,4,5,6,7,7a,10,11,12,13,14,15,16,17,18,21,22,23,24,25,3 1,32,40,41,44,63,64 4,6,7,7a,10,11,12,13,14,15,16,18,21,22,23,24,25,34,39,40,4 1,44,63,64 2,4,6,7,7a,8,9,10,11 20,22,23,24,26,32,33,34,35,39,40,41,44,45,61,69,70,71 2,16,37,43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56,57,58,5 9,60,61,67,78,79,80,81,82,83,84,85 2,3,17,19,27,28,29,35,38,77 2,3,110,11,12,13,14,15,16,17,18,33,34,41 17,18,19,27,29,35,38 3,12,13,14,15,17,41 12,17,19,29

7. A bomba vibra ou faz rudos com caudais reduzidos. 8. A bomba vibra ou faz rudos com caudais elevados. 9. O veio oscila axialmente. 10. Alhetas dos impulsores com desgaste visvel. 11. Alhetas dos impulsores com desgaste oculto. 12. Alhetas dos impulsores com desgaste na 37 compresso, perto do centro 13. Alhetas dos impulsores com desgaste na compresso, perto das contra alhetas ou nas prprias 27,29 contra alhetas. 14. Contra alhetas dos impulsores curvadas ou fracturadas 27,29 1,3,12,28,29,38,42,43,45,50,51,52,53,54,55,57,58,59,60,61, 15. A bomba est sobreaquecida e gripa. 62,77,78,82 16. As partes internas apresentam desgaste prematuro. 66 17. Jogo de tolerncias internas deteriorado. 3,28,29,45,50,51,52,53,54,55,57,59,61,62,66,67 18. Descontinuidade (por estiragem) nos limites da junta 63,64,65 do corpo das bombas axiais bipartidas 19. Descontinuidade (por estiragem) nas juntas 53,63,64,65 estacionrias internas. 20. Fuga excessiva na caixa do empanque ou empanque 8,9,45,54,55,57,68,69,70,71,72,73,74 com desgaste prematuro. 21. camisa da caixa do empanque danificada. 8,9 22. Fuga excessiva de liquido do empanque mecnico. 45,54,55,57,58,62,75,76 23. Faces do empanque mecnico danificados. 45,54,55,57,58,62,75,76 24. Rolamentos com desgaste prematuro. 3,29,41,42,45,50,51,54,55,58,77,78,79,80,81,82,83,84,85 25. Falha no acoplamento. 45,50,51,54,67

Quadro 2.

CAUSAS POSSIVEIS DAS ANOMALIAS Anomalias na aspirao

1. A bomba est ferrada. 2. Tubagem de aspirao da bomba no est completamente cheia de lquido. 3. NPSH disponvel insuficiente. 4. Ar ou gs excessivo no lquido. 5. Bolsa de ar na tubagem de aspirao. 6. Entrada de ar na tubagem de aspirao. 7. Entrada de ar na caixa do empanque de gacheta ou mecnico. 7a. Ar na fonte de abastecimento do lquido de vedao. 8. Tubagem do empanque obstruda. 9. caixa do empanque mal montada. 10. Entrada da tubagem de aspirao mal mergulhada. 11. Formao de vortex na aspirao. 12. Bomba a funcionar com a vlvula de aspirao fechada total ou parcialmente. 13. Ralo de aspirao obstrudo. 14. Obstruo na linha de aspirao. 15. Perdas de carga excessivas na aspirao. 16. Impulsor obstrudo. 17. Curva de aspirao em plano paralelo ao veio (para bombas de dupla aspirao). 8

18. Duas curvas na tubagem de aspirao a 90 uma da outra fazendo turbilho e pr-rotao. 19. Seleco da bomba com uma velocidade especfica de aspirao excessivamente elevada. Outras anomalias hidrulicas 20. Velocidade da bomba excessivamente elevada. 21. Velocidade da bomba demasiado reduzida. 22. Rotao em sentido inverso. 23. Montagem invertida do impulsor de aspirao dupla. 24. Instrumentos no calibrados. 25. Dimetro do impulsor inferior ao requerido. 26. Dimetro do impulsor superior ao requerido 27. Seleco do impulsor com um coeficiente de altura demasiada elevada. 28. Bomba funcionando com vlvula de compresso fechada sem abrir um by-pass. 29. Bomba funcionando com um caudal inferior ao mnimo aconselhado. 30. Altura esttica superior altura do shut-off. 31. Perdas de carga na compresso superiores s calculadas. 32. Altura total do sistema superior do design da bomba. 33. Altura total do sistema inferior do design da bomba. 34. Bomba a funcionar com um caudal excessivamente elevado (para bombas de baixa velocidade especfica). 35. Bomba a funcionar com um caudal demasiado reduzido (para bombas de lata velocidade especfica). 36. Fuga na vlvula de reteno bloqueada. 37. Distncia demasiado reduzida entre as alhetas do impulsor e o bec da voluta ou as alhetas dos difusores. 38. Funcionamento paralelo de bombas mal seleccionadas para o trabalho requerido. 39. Gravidade especfica do lquido diferente da prevista. 40. Viscosidade do lquido diferente da prevista 41. Jogos de tolerncias internas deteriorados. 42. Obstruo na tubagem do dispositivo de equilbrio. 43. Elementos estranhos na fonte de suco (desequilbrio entre a presso na superfcie do lquido e a presso de vapor na flange de aspirao). Anomalias mecnicas Generalidades 44. Impulsores obstrudos. 45. Desalinhamento. 46. Fundao deficientemente rgida. 47. Parafusos de fixao desapertados. 48. Parafusos da bomba ou do motor desapertados. 49. Enchimento incorrecto da base. 50. Foras e momentos excessivos sobre as flanges da bomba. 51. Juntas de expanso incorrectamente montadas. 52. Arranque da bomba sem pr-aquecimento suficiente. 53. Superfcies de montagem das peas internas (nos anis de desgaste, impulsores, camisas de veio, porcas de veio, chumaceiras, etc.). 54. Veio inclinado. 55. Rotor desequilibrado. 56. Peas soltas no veio. 57. Veio a rodar descentrado devido ao desgaste dos rolamentos. 58. Bomba a trabalhar velocidade crtica ou prximo desta. 59. Comprimento excessivo do veio ou dimetro do veio demasiado reduzido. 60. Ressonncia entre a velocidade de funcionamento e a frequncia natural da fundao, da base ou da tubagem. 61. Conjunto rotativo em frico com o conjunto estacionrio. 62. Incurso de partculas slidas. 63. Material da junta do corpo mal seleccionado. 64. Montagem incorrecta da junta. 65. Aperto incorrecto dos parafusos do corpo. 66. Materiais da bomba imprprios para o lquido bombado. 67. lubrificao incorrecta dos acoplamentos. Anomalias mecnicas Zona do empanque 68. Veio ou camisas do veio desgastadas ou deterioradas. 69. Empanque inadequado s condies de trabalho. 70. Empanque mal montado. 71. Bucim excessivamente apertado impedindo a entrada do liquido de lubrificao do empanque. 72. Jogo de tolerncias excessivo no fundo da caixa de empanque induzindo passagem do empanque para o interior da bomba. 73. Sujidade ou areia no lquido de vedao. 74. Falha do liquido de refrigerao nas caixas de empanque refrigeradas. 75. Empanque mecnico inadequado s condies de funcionamento requeridas. 9

76. Empanque mecnico mal instalado. Problemas mecnicos - Rolamentos 77. Impulso radial excessivo nas bombas de uma s voluta. 78. Impulso axial excessivo resultante de deteriorao dos jogos de tolerncias internas ou defeito ou, desgaste excessivo do dispositivo de equilbrio, quando utilizado. 79. Grau incorrecto do lubrificante ou do leo. 80. Lubrificante ou leo em excesso nas chumaceiras anti-frico. 81. Falta de lubrificao. 82. Instalao incorrecta de rolamentos anti-frico, designadamente dano durante a instalao, montagem incorrecta dos rolamentos, utilizao de rolamentos imprprios como par, etc. 83. Sujidade nos rolamentos. 84. Humidade nos rolamentos. 85. Refrigerao excessiva nos rolamentos refrigerados a gua.

Quadro 3.
Diagnstico baseado no aspecto do empanque Sintoma Causa Desgaste num ou dois anis prximos do bucim; os outros Instalao incorrecta do empanque. anis o.k. Anis em rotao com a camisa de veio ou fuga entre os anis e o d. i. da caixa. Desgaste no d. e. dos anis de empanque. Dimensionamento incorrecto do empanque ou corte incorrecto dos anis. Aquecimento excessivo. Circunferncia interna dos anis carbonizada ou vidrada. Fuga insuficiente para a lubrificao do empanque, ou empanque mal adaptado. D. i. ou anis excessivamente dilatados ou muito Rotao excntrica. deteriorados em parte da circunferncia interna.

Quadro 4.
Sintomas de vibrao e causas Frequncia das vibraes R.P.M. bomba vrias vezes. R.P.M. bomba duas vezes. Velocidade de rotao. Velocidade de rotao vezes o nmero de alhetas dos impulsores. Meia velocidade de rotao. Baixa frequncia aleatria. Alta frequncia aleatria. Frequncia subsncrona de 70% a 90% da velocidade de rotao. Causa Maus rolamentos anti-frico. Peas soltas do rotor, desalinhamento axial do acoplamento, influncia da voluta dupla, quando o afastamento insuficiente. Desequilbrio do rotor, impulsor colmatado, acoplamento desalinhado ou solto. Sndroma da passagem da alheta afastamento insuficiente entre as alhetas colectoras. Tambm se verifica isto no funcionamento com recirculao na aspirao. leo fazendo turbilho na chumaceira. Recirculao interna no impulsor ou cavitao. Ressonncia habitualmente. Excitao hidrulica de ressonncia.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen