Sie sind auf Seite 1von 30

Prof Janana F.

de Ornellas Faculdade de Cincias e Tecnologias de Presidente Prudente UNESP-FCT

Quanta Cincia h no ensino de Cincias?


Quem transmite o a construo do conhecimento cientfico na escola?

Professores de cincias

Quanta Cincia h no ensino de Cincias?


O mais apropriado seria que os Professores de QFBM fossem esse canal Estaramos ns em situao de transmitir uma imagem adequada do que a construo do conhecimento cientfico?

Estudos (Cleminson, 1990; Matthews, 1991; Stinner, 1992; Hodson, 1993; Pomeroy, 1993; Dsautels et al., 1993; Koulaidis e Ogborn, 1995; Thomaz et al., 1996) tm mostrado que tal no acontece e que o ensino incluindo o ensino universitrio transmite, por exemplo, vises emprico-indutivistas da cincia que se distanciam largamente da forma como se constroem e produzem os conhecimentos cientficos

Qual a importncia de (re)conhecer as vises deformadas dos professores?


Do trabalho cientfico

Para poderem consciencializar e modificar as suas prprias concepes epistemolgicas acerca da natureza da cincia e da construo do conhecimento cientfico.

Estudos apontam que as concepes dos estudantes incluindo as dos futuros docentes no se afastam daquilo a que se pode chamar de uma imagem folk, naif ou popular da cincia (Fernndez, 2000), associada a um suposto mtodo cientfico, nico, algortmico, bem definido e infalvel.

Limitaes de uma educao cientfica


centrada na mera transmisso de conhecimentos limitaes postas por uma abundante literatura, recolhida em boa medida nos Handbooks (Gabel, 1994; Fraser e Tobn, 1998; Perales e Caal, 2000)

deram origem

a investigaes que evidenciaram as concepes epistemolgicas inadequadas e mesmo incorretas como um dos principais obstculos aos movimentos de renovao da Educao em Cincia/Didtica das Cincias

Tudo isto recoloca a necessidade de se estabelecer o que deve entender-se por uma viso aceitvel do trabalho cientfico.

o que deveria ser evitado?


Trata-se, de certo modo, de pensar pela negativa evitando possveis deformaes

Vises deformadas do trabalho cientfico


(Gil Prez et al. 2001) duas as estratgias utilizadas para identificar as deformaes relativas ao trabalho cientfico na imagem proporcionada pelo ensino das cincias.
workshops sobre a natureza do ensino das cincias Objetivo foi colocar grupos de docentes em situao de investigao que tinham de analisar criticamente as concepes dos docentes sobre o trabalho cientfico. Uma atividade bsica desse processo consistiu em solicitar aos grupos que enumerassem a ttulo de primeira conjectura, baseada numa reflexo crtica sobre a prtica docente que lhes familiar - das possveis deformaes que no ensino das cincias poderiam estar a ocorrer por ao ou omisso. que as deformaes conjecturadas so, quase geralmente, sempre as mesmas; mais ainda, no s se O resultado deste trabalho: assinalam sistematicamente as mesmas deformaes, como tambm se observa uma notvel coincidncia na frequncia com que cada uma mencionada.

Vises deformadas do trabalho cientfico


Uma segunda estratgia foi utilizada para conhecer essas possveis deformaes sobre a natureza da cincia, sobre o que a construo do conhecimento cientfico e sobre o prprio trabalho cientfico.

consistiu em analisar artigos sobre educao cientfica/didtica anlise de dezenas de artigos que surgiram entre 1984 e 1998 Os resultados dessa anlise bibliogrfica
so notavelmente coincidentes com as conjecturas formuladas pelo grupo de professores no que se refere s deformaes mencionadas e no que diz respeito frequncia com que surgem (Fernndez, 2000). Essa coincidncia bsica refora a ideia de que h necessidade de uma reflexo dos professores, devidamente apoiada.

Vises deformadas do trabalho cientfico... Quais so elas?


Geralmente elas se expressam, em conjunto, uma imagem ingnua, profundamente afastada do que a construo do conhecimento cientfico,
1. CONCEPO EMPIRICO-INDUTIVISTA E ATERICA.

Afetam os prprios cientistas - Mostern (1990) seria ingnuo pensar que esto sempre conscientes dos mtodos que usam nas suas investigaes - assim como, logicamente, os prprios estudantes
esta ideia, que atribui a essncia da atividade cientfica experimentao coincide com a de descoberta cientfica, transmitida. Por exemplo: histrias em quadrinhos, cinema e, em geral, pelos meios de comunicao, imprensa, revistas, televiso (Lakin e Wellington, 1994).

Dito de outra maneira, parece que a viso dos professores - ou a que proporcionada pelos livros de textos (Selley, 1989; Stinner, 1992) no muito diferente, no que se refere ao papel atribudo experincia, daquilo que temos denominado de imagem ingnua da cincia, socialmente difundida e aceita

1. CONCEPO EMPIRICO-INDUTIVISTA E ATERICA.


viso emprica no oferece o desenho exato dos fenmenos, nem ao menos a descrio bem ordenada e hierarquizada dos fenmenos. indutivista porque ela baseada no raciocnio indutivo

De acordo com o indutivista ingnuo, o corpo do conhecimento cientfico construdo pela induo a partir da base segura fornecida pela observao. A esse respeito, preciso ter em conta que, apesar da importncia dada (verbalmente) observao e experincia em geral, o ensino puramente livresco, sem trabalho experimental. Isso faz com que a experimentao conserve, junto dos estudantes e dos professores, o atrativo de uma revoluo em aberto Tentativas de renovao do ensino das cincias iniciadas nos anos 60 incorriam, nas suas designaes aprendizagem por descoberta, aprendizagem dos processos cientficos ... nessa viso aterica, centrada no suposto mtodo cientfico, esquecendo os contedos (Gil, 1983; Sanmart et al., 1990).

2. VISO RGIDA (ALGORTMICA, EXATA, INFALVEL, ...).


como um conjunto de etapas a seguir mecanicamente.

A identificao deste tipo de concepo se constata, por exemplo, na anlise da fala de um professor que definiu o que cincia?, em pesquisa realizada por Lederman, como sendo: Um sistemtico caminho de aprendizagem sobre o mundo o professor acredita que para a compreenso do conhecimento cientfico teremos que seguir um caminho sistemtico e rgido.
Concepo amplamente difundida entre os professores de cincias (constatada por Fernndez, 2000) utilizando diversas estratgias emprico-experimentais . Nas entrevistas mantidas com professores, uma maioria referiu-se ao mtodo cientfico como uma sequencia de etapas definidas, destacando o rigor do mesmo e o carter exato dos resultados obtidos.

2. VISO RGIDA (ALGORTMICA, EXATA, INFALVEL, ...).

Cabe assinalar que, essa sim, uma deformao amplamente criticada pelos grupos de professores, at ao ponto de alguns, ao recusar essa viso rgida e dogmtica da cincia, fazerem seu um relativismo extremo, tanto metodolgico, como conceitual. viso positivista a mencionada, na maioria das vezes, se resume em afirmar que os cientistas observam e descrevem fatos empricos, para a seguir organiz-los de tal forma a facilitar a transposio dos mesmos para uma linguagem matemtica autoconsistente. Este assunto torna-se mais vital quando se nota que, ao comparecer tanto no ensino mdio quanto no universitrio, a discusso sobre o "mtodo cientfico" acaba se resumindo numa viso positivista extremamente ingnua, para se dizer o menos, e portanto, danosa aprendizagem de cincias.

3. VISO APROBLEMTICA E AHISTRICA


Muito ligada a viso rgida portanto, dogmtica e fechada transmitem-se os conhecimentos j elaborados, sem mostrar os problemas que lhe deram origem, qual foi a sua evoluo, as dificuldades encontradas etc., e no dando igualmente a conhecer as limitaes do conhecimento cientfico atual nem as perspectivas que, entretanto, se abrem. Perde-se assim de vista que, como afirma Bachelard (1938), todo o conhecimento a resposta a uma pergunta, isto , a um problema/situao problemtico, o que dificulta a captao, bem como a compreenso da racionalidade de todo o processo e empreendimento cientficos.

Mais de 35 artigos referem-se a esta concepo, que tambm criticada frequentemente pelos grupos de professores em momentos de reflexo crtica, quando se lhes prope a sua participao na investigao em torno de possveis vises deformadas da atividade cientfica transmitidas atravs do processo educativo-didtico.

4. VISO EXCLUSIVAMENTE ANALTICA


Uma deformao que apenas mencionada pelos grupos de professores e que foi escassamente tratada pela investigao (menos de uma dezena de artigos lhe fazem referncia)

destaca a necessria simplificador.

diviso parcelar dos estudos, o seu carter limitado,

Porm, esquece os esforos posteriores de unificao e de construo de corpos coerentes de conhecimentos cada vez mais amplos, ou o tratamento de problemas-ponte entre diferentes campos de conhecimento que podem chegar a unificar-se, como j se verificou tantas vezes e que a Histria da Cincia evidencia.

Experimentos de cincias podem e devem ser simples ????

4. VISO EXCLUSIVAMENTE ANALTICA


Uma deformao que apenas mencionada pelos grupos de professores e que foi escassamente tratada pela investigao (menos de uma dezena de artigos lhe fazem referncia)

Esta escassa ateno a uma viso deformada, que nos parece


particularmente grave, talvez (ainda que com reservas) se deva ao fato das propostas de tratamento interdisciplinar e, inclusive,

do ensino integrado das cincias, terem sido amplamente


difundidas e parecerem gozar de uma boa aceitao (pelo menos verbal) junto dos professores.

5. VISO ACUMULATIVA DE CRESCIMENTO LINEAR DOS CONHECIMENTOS CIENTFICOS


que , tambm, pouco referida pelos grupos de professores - e que a segunda menos mencionada na literatura

o desenvolvimento cientfico aparece como fruto de um crescimento linear,


puramente acumulativo (Izquierdo, Sanmart e Espinet, 1999), que ignora as crises e as remodelaes profundas (Praia, 1995), fruto de processos complexos

que no se desejam e deixam moldar por nenhum modelo (pr)definido de


mudana cientfica (Giere, 1998; Estany, 1990).

de certo modo, complementar a viso rgida embora devam ser diferenciadas

5. VISO ACUMULATIVA DE CRESCIMENTO LINEAR DOS CONHECIMENTOS CIENTFICOS

a viso rgida ou algortmica se refere forma como se concebe a realizao de uma dada investigao.

Diferenas entre elas:

a viso acumulativa uma interpretao simplista da evoluo dos conhecimentos cientficos, para a qual o ensino pode contribuir ao apresentar os conhecimentos hoje aceitos sem mostrar como eles foram alcanados, no se referindo s frequentes confrontaes entre teorias rivais, s controvrsias cientficas, nem aos complexos processos de mudana.

5. VISO ACUMULATIVA DE CRESCIMENTO LINEAR DOS CONHECIMENTOS CIENTFICOS


Os prprios textos didticos "veculos pedaggicos destinados a perpetuar a cincia normal" - truncam a viso da histria da cincia: tendem a apresentar a histria da cincia como um suceder linear e cumulativo de eventos. Isso acontece at mesmo com os escritos de Newton quando ele atribua a Galileu o uso do conceito de fora na queda livre de corpos.

Os textos didticos, em geral, apresentam a cincia como tendo um desenvolvimento similar construo de um edifcio "tijolo com tijolo num desenho lgico", parodiando a msica do Chico Buarque1.
1- Construo -Chico Buarque

6. VISO INDIVIDUALISTA E ELITISTA DA CINCIA


Uma das vises deformadas mais frequentemente assinaladas pelos grupos de professores, e tambm uma das mais tratadas na literatura.
Os conhecimentos cientficos aparecem como obras de gnios isolados, ignorando-se o papel do trabalho coletivo e cooperativo, dos intercmbios entre equipes...

o trabalho cientfico um domnio reservado a minorias especialmente dotadas, transmitindo-se assim expectativas negativas maioria dos alunos, com claras discriminaes de natureza social e sexual.
(Bachelard, 1938) contra o senso comum apresentada como uma atividade eminentemente masculina). Cincia um conjunto de prticas e um corpo de conhecimentos desenvolvidos por uma comunidade especfica de pessoas. ????

7.VISO DESCONTEXTUALIZADA, SOCIALMENTE NEUTRA DA ATIVIDADE CIENTFICA


esquecem-se as complexas relaes entre cincia, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)

proporciona-se uma imagem deformada dos cientistas como seres acima do bem e do mal, fechados em torres de marfim e alheios necessidade de fazer opes.
Alguns dos currculos do ensino secundrio comeam a incluir um maior nmero de referncias s implicaes CTS dos desenvolvimentos cientficos e, consequentemente, permitem abrir espaos de debate e discusso, nomeadamente em torno de questes ticas uma necessidade emergente da prpria educao em Cincia (Cachapuz et al., 2000, no prelo). Em sntese de acordo co Gil Prez estas so as sete grandes vises deformadas que so encontradas e tratadas na literatura

Sete pecados capitais?


ATENO
Para que as vises deformadas no se constituam uma espcie de sete pecados capitais diferentes e autnomos; antes, pelo contrrio, lgico supor que se existe uma srie de vises deformadas acerca da cincia, essas vises no constituem concepes absolutamente autnomas

Assim, essas concepes aparecem associadas entre si, como expresso de uma imagem global ingnua da cincia que se foi decantando, passando a ser socialmente aceita. As concepes dos docentes sobre a cincia seriam, pois, expresses dessa viso comum que os professores de cincias aceitariam implicitamente devido falta de reflexo crtica e a uma educao cientfica que se limita, com frequncia, a uma simples transmisso de conhecimentos j elaborados retrica de concluses.

A imagem da cincia que os professores e muitos cientistas possuem diferencia-se, das que podem ser expressas por qualquer cidado?
A imagem da cincia que os professores (e muitos cientistas) possuem diferencia-se pouco, ou melhor, no suficientemente, das que podem ser expressas por qualquer cidado, e afasta-se das concepes atuais sobre a natureza da cincia. Quais so as caractersticas essenciais do trabalho cientfico?

Quais so as caractersticas essenciais do trabalho cientfico?


certa perplexidade entre os professores e investigadores em Didtica das Cincias

Leva a questionar se faz sentido falar de uma concepo correta de cincia e se vale, pois, a pena incluir a filosofia da cincia nos programas de formao de professores.
Podemos resumir assim os pontos de consenso 1. temos de referir a recusa da idia de Mtodo Cientfico, A expresso (mtodo cientfico) engana, pois pode induzir a crena de que o mtodo consiste num conjunto de receitas exaustivas e infalveis.... Contudo existem mtodos. Se h algo de fecundo a relevar na histria da construo do conhecimento cientfico, precisamente o pluralismo metodolgico.

Podemos resumir assim os pontos de consenso...


2. h que realar a recusa generalizada daquilo que Piaget (1970) denomina o mito da origem sensorial dos conhecimentos cientficos, isto , a recusa de um empirismo que concebe os conhecimentos como resultados da inferncia indutiva.
Por exemplo: quando se utiliza um ampermetro, no se observa a intensidade da corrente, mas o simples desvio de uma agulha (Bunge, 1980). Toda a investigao e procura de dados vm marcados por referentes tericos PARADIGMA, numa terminologia de sentido kuhniano, ou seja, por vises coerentes e articuladas, aceitas pela comunidade cientfica e que orientam, pois, a investigao a partir de dados puros. os problemas cientficos constituem, inicialmente, situaes problemticas confusas: o problema no dado, sendo necessrio formul-lo de forma precisa, modelando a situao, fazendo determinadas opes de forma a simplific-lo para o podermos abordar, clarificando o objetivo, a metodologia, ...

Podemos resumir assim os pontos de consenso...


3. destacar o papel atribudo pela investigao ao pensamento divergente, que se concretiza em aspectos fundamentais e erradamente relegados para concepes emprico-indutivas, como so a colocao de hipteses e de modelos ou a prpria concepo de experincias. Desse modo, no se raciocina em termos de certezas, mais ou menos baseadas em evidncias, mas em termos de hipteses

tentativas de resposta que sero postas prova da forma mais rigorosa possvel, o que d lugar a um processo complexo em que no existem princpios normativos, de aplicao universal para a aceitao ou recusa de hipteses ou, mais geralmente, para explicar as mudanas nos conhecimentos cientficos

Podemos resumir assim os pontos de consenso...


Hempel (1976), no se chega ao conhecimento cientfico aplicando um procedimento indutivo deduzido de dados recolhidos anteriormente, mas sim mediante o chamado mtodo das hipteses como tentativas de resposta a um problema em estudo e submetendo estas a prova.

4. coerncia global (Chalmers, 1992). O fato de trabalharmos a partir de hipteses introduz exigncias suplementares de
rigor preciso duvidar sistematicamente dos resultados obtidos e de todo o processo seguido para os obter conduz a revises contnuas na tentativa de obter esses mesmos resultados por diferentes caminhos para mostrar coerncia com os resultados obtidos noutras situaes.

Podemos resumir assim os pontos de consenso...


o processo que conduz ao desenvolvimento cientfico tem por finalidade estabelecer, ainda que tentativamente, generalizaes aplicveis natureza. precisamente essa exigncia de aplicabilidade, de um funcionamento correto para descrever fenmenos, realizar previses, abordar e estabelecer novos problemas etc., que confere crescente validade (no certeza ou carter de verdade inquestionvel) aos conceitos e teorias 5. compreender o carter social do desenvolvimento cientfico Alm disso, o trabalho dos homens e mulheres de cincia , necessariamente, influenciado pelos problemas e circunstncias do momento histrico Do mesmo modo, a ao dos cientistas tem uma clara influncia sobre o meio fsico e social em que se insere.

Em sntese...
Pode-se dizer que a essncia da orientao cientfica se encontra na mudana de um pensamento, atitude e ao, baseados nas evidncias do senso comum, para um raciocnio em termos de hiptese, por sua vez mais criativo ( necessrio ir mais alm do que parece evidente e imaginar novas possibilidades).

De fato, quando se apresenta aos grupos de professores um resumo como o que acabamos de fazer, todos assinalam de maneira precisa como o referido texto evita cair em cada uma das vises deformadas. Isso refora, sem dvida alguma, a validade de ambas as aproximaes e contribui para garantir o esforo de clarificao realizado pelos referidos grupos de professores que descrevemos com detalhes noutros trabalhos
Uma melhor compreenso da parte dos docentes sobre as formas de construo do conhecimento cientfico (...) no um debate unicamente terico, mas tambm eminentemente prtico. Trata-se, pois, de fazer com que os grupos de professores compreendam melhor a importncia prtica do trabalho realizado para a atividade docente e possam retirar um maior proveito do mesmo.

Para refletir...

Referencias
KRASILCHIK, M. O professor e o currculo das cincias. So Paulo, EPU/EDUSP, 1987.
UNESCO New trends in primary school science education. (W. Harlen, ed.). Vol 1. Paris, 1983. GIL PEREZ, Daniel et al. Para uma imagem no deformada do trabalho cientfico. Cincia educ. [online]. 2001, vol.07, n.02 [citado 2012-03-28], pp. 125-153. BACHELARD, G. A formao do esprito cientfico Uma contribuio para a psicanlise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto. (1996).

CACHAPUZ A.; GIL PREZ, D.; CARVALHO, A.M.P.; PRAIA, J. E A. VILCHES (2005). A Necessria Renovao do Ensino das Cincias. So Paulo: Editora Cortez.
CHALMERS, A.F. O Que Cincia, Afinal? So Paulo: Editora Brasiliense. (1993).

Para ler!!!
Currculo em tempos difceis. http://www.scielo.br/pdf/edur/n45/a15n45.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen