Sie sind auf Seite 1von 26

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UVA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMTICA

TRABALHANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVS DE DOBRADURAS

PAULO MARCIO COUTINHO PASSOS

CAMPINA GRANDE /PB

Agosto/ 2008 PAULO MARCIO COUTINHO PASSOS

TRABALHANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVS DE DOBRADURAS

Monografia apresentada como parcial para graduao em Licenciatura

exigncia Plena em

obteno do ttulo de

Matemtica pela Universidade Estadual Vale do Acara UVA, sob a orientao do professor Juarez Dantas de Souza.

PAULO MARCIO COUTINHO PASSOS

TRABALHANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA ATRAVS DE DOBRADURAS

Aprovada em: ___/08/2008 Mdia: _____

BANCA EXAMINADORA

Prof. Juarez Dantas de Souza

Profa. Aparecida do Socorro Arago de L. Soares

Prof. Fernando Meira Lima

AGRADECIMENTOS

A Deus, que nos presenteou com o dom da vida e que no me deixou desistir nos momentos de dificuldade. Ao Professor Juarez Dantas de Sousa, pela amizade, compreenso e pacincia com a qual me orientou na realizao deste trabalho. Ao Professor Incio Damio da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Major Veneziano Vital do Rgo, pela imprescindvel colaborao realizao desse trabalho de pesquisa. A todo o corpo docente da UVA com o qual tive a oportunidade mpar de crescer sob todos os aspectos. A todos os servidores da UVA pela estrutura e apoio. Aos grandes e inesquecveis amigos da turma 13 da UVA, que tanto me apoiaram e incentivaram nesses ltimos anos, e que com suas histrias de vida contriburam sobremaneira para minha formao acadmica.

A Deus, presena constante, me dando foras para seguir adiante. E a minha famlia, alicerce fundamental, que sempre me apoiou em todas as etapas de minha vida.

RESUMO

Um dos problemas enfrentados pelos professores de matemtica, em especial os do ensino fundamental, dar sua prtica um carter mais ldico e menos formal, de maneira que desperte nos alunos o interesse e o gostar de matemtica fazendo com que a aprendizagem efetivamente acontea. Nessa perspectiva, o uso de atividades, com material concreto, em sala de aula contribui de maneira significativa para a interao e a participao dos alunos na construo do conhecimento. Fundamentado na potencialidade das dobraduras de papel como material concreto para o ensino de diversos conceitos matemticos, desenvolveu-se nesse trabalho de pesquisa, uma metodologia baseada em atividades com dobraduras visando explorar os conceitos bsicos de geometria plana. Os resultados da aplicao dessas atividades, em sala de aula, mostrou que sua utilizao otimizou o processo de ensino aprendizagem, no qual o aluno estimulado a raciocinar, incorporar solues alternativas e divertidas acerca dos conceitos envolvidos e, conseqentemente, aprender de forma prazerosa.

SUMRIO

1 2 2.1 2.2 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.4 3.2.5 3.2.6 3.2.7 3.2.8

INTRODUO......................................................................................... ... DOBRADURAS DE PAPEL E CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA... DOBRADURAS: HISTORICO E POTENCIAL DIDTICO.......................... GEOMETRIA PLANA: CONCEITOS UTILIZADOS.................................... MATERIAIS E MTODOS.......................................................................... MATERIAIS.............................................................................................. ... METODOLOGIA...................................................................................... ... Construo de um Retngulo..................................................................... Obtendo um Quadrado a Partir de uma Folha Retangular......................... Obtendo um Octgono Regular.................................................................. Obtendo um Tringulo Eqiltero............................................................... Obtendo um Hexgono Regular.................................................................. Construindo uma rvore de Natal atravs de Formas Geomtrica............ Construindo Mltiplas Figuras a Partir de um Octgono............................. Demonstrando a Soma dos ngulos de um Tringulo

7 8 9 1 0 1 1 1 1 1 1 1 2 1 3 1 4 1 5 1 6 1 7 1 8 1

Qualquer................ 3.2.9 4 5 Explorando o Avio de Papel...................................................................... RESULTADOS........................................................................................ .... CONSIDERAES FINAIS ....................................................................... REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS...........................................................

9 2 0 2 1 2 2 2 3

1 INTRODUO

O medo da Matemtica praticamente um senso comum. Tem diminudo claro, pois, com o mundo em mudana, o ensino naturalmente progride. Mas, mesmo hoje, a Matemtica ensinada da maneira tradicional a disciplina que apresenta o mais baixo desempenho dos alunos e ainda, a que mais reprova. Isso acontece no Brasil e no mundo inteiro. Assim, h tempos, psiclogos, pedagogos, professores e matemticos de vrias nacionalidades vm estudando as causas do fracasso do ensino da Matemtica e as maneiras de evit-lo, surgindo dessa forma vrias propostas de mudanas bem-sucedidas quanto a mtodos de ensino. O desenvolvimento de diversos recursos didticos, dos quais fazem parte os materiais concretos, contribuem para que o professor explore mais adequadamente diversos contedos em matemtica, j que os alunos participam ativa e iterativamente da construo das idias matemticas abordadas, atravs da manipulao devidamente orientada do material concreto, o que contribui de maneira significativa para a apropriao do conhecimento, despertando o interesse e o gostar de matemtica. Assim, desenvolveu-se nesse trabalho de pesquisa, uma metodologia baseada em atividades com dobraduras de papel voltadas ao ensino da geometria plana, abordando os conceitos relacionados a paralelismo, perpendicularismo, simetria,congruncia, criao de um quadrado a partir de um retngulo, bissetriz de um ngulo qualquer e a soma dos ngulos de um tringulo.

2 DOBRADURAS DE PAPEL E CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA

O presente trabalho fundamenta-se na potencialidade do uso de material concreto para estudo de formas geomtricas que possibilitem demonstraes intuitivas das propriedades bsicas de figuras planas. Fiorentini e Miorim (1990) percebendo a falta de conhecimento sobre estes materiais como recursos de ensino e suas possveis contribuies no processo de ensino-aprendizagem ressaltam que o uso do material concreto pode promover um aprender significativo no qual o aluno estimulado a raciocinar, incorporar solues alternativas, acerca dos conceitos envolvidos nas situaes e conseqentemente aprender. Para estes autores, o professor que fizer a opo por trabalhar com jogos ou material concreto deve refletir que subjacente ao material deve haver uma proposta pedaggica com justificativas em situaes de aprendizagem que propicie construo de significados, cabendo alertar que a simples manipulao dos materiais no garante a aprendizagem. Essa manipulao possui uma dependncia relacionada competncia do professor. Pesquisas feitas por Passos (2006), afirmam que Piaget, Bruner e Dienes ao estudarem a maneira como se processa a aprendizagem concordam nos seguintes aspectos: A motivao para aprender faz adquirir conhecimento mais facilmente; A participao ativa melhor do que a participao passiva; A experincia e a descoberta auxiliam a aprendizagem de um conceito matemtico. Sobre essas assertivas, pode-se considerar o que afirma Smole (2000), uma abordagem dos contedos que utiliza o recurso do suporte da materialidade visa promover o envolvimento do aluno em situaes que possibilitem o desenvolvimento de processos que permitam compreender, agir e pensar conforme a especificidade do contedo e a sua forma de apresentao em contextos significativos.

Os PCN (Parmetros Curriculares Nacionais) mencionam a utilizao do suporte da materialidade como um recurso alternativo que pode tornar bastante significativo o processo de ensino-aprendizagem da matemtica, em particular da geometria, recomendando a interao de jogos para auxiliar aos alunos aquisio do conhecimento: os conceitos de geometria desenvolvem no aluno um tipo especial de pensamento que lhe permite a compreenso, descrio e representao do mundo em que se vive. PCN (BRASIL, 1998)

2.1 DOBRADURAS: HISTRICO E POTENCIAL DIDTICO

Dobradura uma arte milenar muito difundida entre os japoneses, que possibilita a construo das mais variadas formas: peixes, pssaros, animais, caixas, flores, barcos, bonecas etc., a partir de uma folha de papel. Seu nome original origami, que significa dobrar papel. Segundo Imenes (1996), a origem do origami to antiga quanto a histria do papel. Ele era utilizado para diversos fins, at mesmo em rituais religiosos. Para fazer origami, usa-se basicamente, uma folha de papel quadrada, sem cortes. Existem outras dobraduras fora desse esquema, entre as quais as usadas no presente trabalho, pois se utilizam de papis de formatos variados com ou sem o uso de recortes. Todas essas modalidades desempenham importante papel no desenvolvimento intelectual do indivduo, contribuindo para o aprimoramento da capacidade criadora e para o progresso de sua psicomotricidade. No Japo algumas figuras construdas com origami possuem significados especiais, como o sapo que representa o amor e a fertilidade, a tartaruga denota a longevidade, e o tsuru (ave-smbolo do origami), tambm conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e sade. Diz a lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que se deseja alcanar, obter bons resultados. Devido expressiva presena de formas geomtricas nas dobraduras, sua utilizao no ensino da geometria, pode trazer importantes contribuies no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Fonseca (1997), o ensino de geometria praticado nas escolas padece por trs razes:

10

Concentrao dos seus contedos no final dos programas curriculares; Abordagem analtica e mecnica, excessivamente terica; Dissociao da realidade imediata. Essa idia reforada pelos PCN (BRASIL, 1998) e por Scheffer (2006), quando citam que o ensino da geometria ainda precisa de um pouco mais da ateno dos educadores, tendo em vista os problemas anteriormente citados que se perduram ao longo dos anos. Estudos realizados por Piaget, Vigotsky, Wallon e Gardner, levam a constatar que a aprendizagem acontece quando as atividades desenvolvidas apresentam resultados significativos, estimulando o indivduo a desenvolver aptides, cultivando o esprito, aperfeioando as faculdades fsicas, intelectuais e morais, que fornecem instrumentos afetivos para a leitura e interpretao do mundo que o cerca e interagir nele. (ANTUNES, 1998) Passos (2006) afirma que os materiais didticos so timos mediadores da relao professor x alunos x conhecimento, uma vez que contempla uma grande variedade de elementos construtivistas. Nessa tica, as dobraduras de papel podem ser um interessante material didtico, auxiliando o docente a fornecer estmulos ao educando que os possibilitem a fazer constataes a cerca do mundo geomtrico, construindo formas espaciais que partem de formas planas, construindo assim conceitos intuitivos desses elementos.

2.2 GEOMETRIA PLANA: CONCEITOS UTILIZADOS

A metodologia apresentada, procura trabalhar os seguintes conceitos bsicos da geometria plana:

Retas: Segmentos, perpendicularismo, paralelismo; ngulos entre dois segmentos de retas, bissetriz de um ngulo; Tringulos: Classificao, soma dos lados;

11

Simetria e congruncia, aplicados aos conceitos anteriores. 3 MATERIAIS E MTODOS

3.1 MATERIAIS

Foram utilizados para o desenvolvimento do presente trabalho de pesquisa: Papel A4 75g; Tesoura; Lpis;

3.2 MTODOS

O desenvolvimento da metodologia proposta neste trabalho de pesquisa se deu inicialmente a partir da escolha dos conceitos fundamentais da geometria plana que deveriam ser exemplificados a partir das dobraduras de papel e que fossem de fcil aplicao s dobraduras. Foram escolhidos os conceitos relativos a:

Reta: Paralelismo e perpendicularismo; ngulos: Bissetriz de um ngulo; Tringulo: Soma dos ngulos de um tringulo; Simetria e congruncia, unido os conceitos vistos anteriormente.

Uma vez escolhidos os conceitos matemticos, partiu-se para a criao de dobraduras especficas visando a explorao dos mesmos. Foram gerados ento os guias das atividades, detalhados a seguir, onde indicamos os passos necessrios para a realizao dos experimentos. Vale a pena ressaltar uma caracterstica importante: papeis j usados, que teriam como destino a reciclagem, podem ser utilizados para a realizao das atividades. Os guias das atividades no devem ser estticos. Questionamentos podem, e devem, ser acrescidos aos mesmos de acordo com o pblico alvo. Dessa forma

12

reas, ngulos, permetros podem ser objeto de clculo, alm de novos recortes sugeridos. 3.2.1 Construo de um Retngulo Conceitos Trabalhados: Retas, Perpendicularismo e Paralelismo Seqncia de passos: 1. Como mostra a figura abaixo, dobre a folha de papel de uma forma qualquer, a
seguir, desdobre-a. Com o auxlio de rgua e lpis trace a reta formada pela marca deixada pela dobradura. Volte a dobr-la.

2. Dobre novamente como mostra a figura e a seguir desdobre toda a folha. Note que
tem-se duas retas perpendiculares. Com o auxlio de rgua e lpis trace a reta formada pela marca deixada pela nova dobradura. Volte a dobr-la

3. Para acrescentar o par de retas paralelas necessrias formao do paralelogramo


tem-se que proceder mais duas dobraduras.Faa conforme a figura. Desdobre tudo e novamente com o auxlio de rgua e lpis trace a reta formada pela marca deixada pela nova dobradura. Foi criado um retngulo.

13

3.2.2 Obtendo um Quadrado a Partir de uma Folha Retangular Conceitos trabalhados: Reta, ngulo e bissetriz. Seqncia de passos:

1. Dobre

e recorte folha de papel retangular conforme indica a figura, a seguir, desdobre-a, criou-se um quadrado.

2. Observe a linha de dobra, ele representa a diagonal do quadrado obtido e tambm a bissetriz do ngulo reto.

14

3.2.3 Obtendo um Octgono Regular Conceitos trabalhados: Reta, ngulo, bissetriz e polgonos. Seqncia de passos:

1. Pegue uma folha de papel quadrada, que pode ser obtida de acordo com o item
3.2.2, Dobre-a ao meio sucessivamente conforme indicado nas figuras abaixo:

2. A seguir, dobre e desdobre marcando bem a linha diagonal conforme indica a figura,
prossiga, dobrando as extremidades at coincidirem com a bissetriz:

3. Recorte conforme indicado na figura. Obteve-se um octgono regular.

15

3.2.4 Obtendo um Tringulo Eqiltero Conceitos trabalhados: Reta, ngulos e tringulo. Seqncia de passos:

1. Pegue uma folha de papel retangular ou quadrada. Dobre-a ao meio marcando bem
a linha de dobra, desdobre-a. Observando a figura abaixo, dobre a extremidade inferior direita sobre a folha, de tal forma que o ponto assinalado fique sobre a linha de dobra.

2. Com um lpis trace a reta formada conforme mostra a figura abaixo, desdobre.
Proceda da mesma forma com a extremidade inferior esquerda. Recorte. Obteve-se um tringulo eqiltero

16

3.2.5 Obtendo um Hexgono Regular Conceitos trabalhados: Reta, ngulo e tringulo e seu centro. Seqncia de passos:

1. Atravs de um tringulo equiltero, que pode ser obtido de acordo com o


procedimento descrito no item 3.3.4, identifique o seu centro. Note que ele formado pelo encontro das dobras (2 e 3 ) que fez-se quando encontrava-se os lados do tringulo equiltero, conforme a figura abaixo

2.

Dobre cada aresta do tringulo at encontrar o centro do mesmo, marque bem os vincos, desdobre e recorte nas marcas formadas pela dobradura. Obteve-se um hexgono regular.

17

3.2.6 Construindo uma rvore de Natal atravs de Formas Geomtricas Conceitos trabalhados: Reta, ngulo, tringulos e simetria Seqncia de passos:

1. Dobre uma folha de papel retangular pelo meio atravs de seu lado menor, da direita
para a esquerda conforme a figura abaixo.

2. Desenhe as figuras (A, B, C, D e E) na folha dobrada de acordo com a figura abaixo


com as medidas da tabela, distribuindo-as uniformemente. Recorte as formas e desdobre a folha.

18

Medidas dos recortes


d = Dimetro h = Altura b = Base

A B C D E

d=1cm h=3cm b=1cm h=3cm b=3cm h=3cm, b=5cm h=3cm, b=1cm

3. Identifique as figuras formadas.

3.2.7 Construindo Mltiplas Figuras Simtricas a Partir de um Octgono Conceitos trabalhados: Reta, ngulos, tringulos e simetria. Seqncia de passos:

1. Dobre uma folha de papel retangular pelo meio atravs de seu lado maior, de baixo
para cima conforme a figura abaixo.

2. Continue a dobrar ao meio, dessa vez da esquerda para a direita

19

1. Dobre da esquerda para a direita formando um tringulo, conforme mostra a figura abaixo

2. Recorte de acordo com a sugesto abaixo, desdobre e observe as figuras formadas.

3.2.8 Demonstrando a soma dos ngulos de um tringulo qualquer Conceitos trabalhados: Interpretao, retas paralelas e perpendiculares, tringulos, simetria e congruncia. Seqncia de passos:

1. Recorte um tringulo qualquer, preferencialmente com os restos das atividades


anteriores.

2. Obtenha, uma reta perpendicular a reta formada pelas arestas A e C e que passe por
B, dobrando conforme como mostra as figuras abaixo, desdobre e marque o pondo de encontro entre essa nova reta e a reta AC. Chamaremos esse ponto de O.
B B

20

3. Observando a figura, dobre a arestas A, B e C sobre o ponto O,

B O

4. Note que ao somarmos os ngulos formados pelas arestas A, B e C teremos 180

3.2.9 Explorando o Avio de Papel

Conceitos trabalhados: Interpretao, retas paralelas e perpendiculares, tringulos, simetria e congruncia. Seqncia de passos:

1)

Encontre os pontos mdios dos lados menores do retngulo, Dobrando e desdobrando a folha ao meio, formando um vinco. Faa as dobras indicadas.

2) 3)
A

-Quanto vale + + ? -Qual o valor de , e ? -Classifique o tringulo A quanto a medida relativa de seus lados: ( ) Equiltero, ( ) Issceles ou ( ) Escaleno ?

21

4)

Novamente siga a figura e prossiga com as dobraduras -Classifique o pequeno tringulo B quanto a medida relativa de seus ngulos: ( ) Retngulo, ( ) Obtusngulo ou ( ) Acutngulo ? -Qual a rea do tringulo ?

5)

6)

Vire a folha

7) Dobre as assas e ... Bom vo !!!

4 RESULTADOS

Com o intuito de validar a metodologia desenvolvida, aplicou-se as atividades contidas nos itens 3.2.1 a 3.2.9, durante duas aulas consecutivas da turma de 8 ano da Escola Fundamental e Mdio Major Veneziano Vidal do Rgo, com um total de 48 alunos na faixa etria de 14 a 17 anos de idade todos presentes. A aplicao das atividades se deu pelo prprio professor da disciplina, Incio Damio da Silva, sob a superviso e auxlio do autor. Foram descritos de forma clara os procedimentos para a execuo das atividades, bem como da necessidade de organizao e limpeza durante a sua execuo. A sala de aula onde foram aplicadas as atividades era heterognea, onde cada aluno tinha o seu tempo de raciocnio, compreenso e execuo. Apesar das diferenas, observou-se que rapidamente todos se envolveram nas atividades, demonstrando receptividade e entusiasmo acima do esperado pela proposta. Embora no ato da aplicao da metodologia desenvolvida os alunos j possussem boa parte dos conhecimentos contidos nas folhas de atividades, inicialmente, notou-se um natural receio no desenvolvimento da atividade, gerado provavelmente pela falta de destreza no trabalho com as dobraduras e recortes de metodologia

22

papel, mas motivando, valorizando, estimulando a criatividade e autoconfiana, em pouco tempo os alunos estavam interagindo, buscando novas solues, sendo por vezes necessria a interveno do professor para conter os nimos. Os alunos demonstraram claramente por suas expresses a alegria aps cada dobradura, a cada descoberta, demonstrando o prazer da conquista do saber.

5 CONSIDERAES FINAIS

Os resultados da aplicao dessa metodologia, em sala de aula, mostraram que imprescindvel um planejamento adequado do tempo necessrio para a execuo e discusso da metodologia. O estudo da geometria atravs de atividades experimentais com dobraduras de papel, contribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos, amenizando suas dificuldades na visualizao geomtrica e estimulando-o a deduzir aluno levado a raciocinar, incorporar solues e, conseqentemente, propriedades matemticas, de forma que sua utilizao otimizou o processo de ensino aprendizagem, sendo o aprender de forma prazerosa. Acredita-se que atravs de diferentes formas de ensinar matemtica, o aluno no s se interesse, mas tambm, se envolva nos contedos propostos pelo educador, desmistificando assim, o fato dos contedos matemticos serem considerados bastante abstratos e muitas vezes sem aplicao. Pode-se e deve-se ressaltar o fato de que atravs dos materiais concretos aproximam-se os contedos do educando, propiciando assim, um ambiente favorvel para que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva de maneira consistente, contando com professores dispostos a no s transmitir conhecimentos, alternativas e divertidas acerca dos conceitos envolvidos

23

mas sim serem orientadores dessa metodologia e com isso estabelecer um contexto na sala de aula onde se pode contar com alunos motivados a buscarem novas solues para velhos problemas.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades e construindo idias. So Paulo: Scipione, 1998. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Nacionais: Matemtica. Braslia: MEC/SEF, 1998. Parmetros Curriculares

FIORENTINI, D. e MIORIM, M. A. Uma reflexo sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemtica. Boletim da SBEM-SP. So Paulo: SBM/SP, Ano 4, n. 7, 1990. FONSECA, Solange. Metodologia de Ensino: Matemtica. Belo Horizonte - MG: Ed. L: Fundamental Helena Antipoff, 1997. (p. 35-37) IMENES, L. M. Geometria das dobraduras. So Paulo: Scipione, 1996. (Coleo Vivendo a Matemtica). PASSOS, C. L. B. Materiais manipulveis como recursos didticos na formao de professores de matemtica. IN: LORENZATO, S. (org.) O laboratrio de ensino de matemtica na Formao de Professores. Campinas, Autores Associados, 2006. SCHEFFER, N. F. O LEM na discusso de conceitos de geometria a partir das mdias dobradura e software dinmico. IN: LORENZATO, S. (org.) O laboratrio de ensino de matemtica na Formao de Professores. Campinas, Autores Associados, 2006.

24

SMOLE, Ktia Cristina Stocco. A matemtica na educao infantil: a teoria das inteligncias mltiplas na prtica escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000,p. 64-72.

Das könnte Ihnen auch gefallen