Sie sind auf Seite 1von 15

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL

SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA HDRICA


DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HIDROAGRCOLA

Srie Irrigao e gua: I - 2008

O futuro da irrigao e a gesto das guas

Demetrios Christofidis *

Braslia / Distrito Federal / Brasil 21 de novembro de 2008

*Doutor em Gesto Ambiental/Universidade de Braslia: UnB / Centro de Desenvolvimento Sustentvel (2001)


MSc: Engenharia de Irrigao e Drenagem: Universidade de Southampton / Inglaterra (1988) Especialista em Infra-Estruturas : Ministrio da Integrao Nacional Secretaria de Infra-Estrutura Hdrica. Professor (Tempo Parcial) UnB. Faculdade de Tecnologia / Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Endereo: SMPW Quadra 21 Conj. 2 Casa 9 CEP: 71.745-102 Braslia, DF; Tel: (61) 414.5828 e (61) 9967-3060 E-mail: christofidis@unb.br e dhristofidis@gmail.com

O FUTURO DA IRRIGAO E A GESTO DAS GUAS Demetrios Christofidis 1. INTRODUO A gua renovvel no planeta, que ocorre sobre os continentes, corresponde a 110 mil km. Desse total, 44 mil km/ano ( 40 % ) alimentam os cursos dgua e recarregam os aqferos (lenis subterrneos). Essa a parcela da gua tradicionalmente enfocada na gesto de recursos hdricos. Ela denominada de gua azul. Dessa parcela provm a gua dos trs principais usos consuntivos: o uso nas moradias, na indstria e na agricultura irrigada ( Christofidis, 2008; 17 ). Os dados da safra de 2002/03 informam que a agricultura irrigada responde por 44% do total de alimentos produzido no mundo. Nessa oportunidade, a captao mundial de gua para atender aos trs principais consumidores apresenta as seguintes parcelas de utilizao:
380 km para abastecimento humano domiciliar ( 9,5% ); 810 km para produo industrial ( 20,3% ); e 2.810 km para agricultura irrigada ( 70,2% ).

Uma outra parcela da gua correspondente precipitao em terra firme retida no solo, em seguida evapora e transpira pelas plantas ou incorpora-se a outros organismos vivos. A gua no solo que apresenta um fluxo de evaporao e transpirao e que corresponde a um volume anual aproximado de 66 mil km denominada de gua verde. Trata-se tambm da fonte de recursos hdricos bsicos primrios para os ecossistemas e responde pelos 56% restantes da produo agrcola anual (produo de sequeiro). No ano-safra 2003/04, a soma da gua azul, utilizada na agricultura irrigada e da gua verde, que possibilita agricultura tradicional, decorrente das chuvas, possibilitou a produo de alimentos em uma rea de solos agrcolas aptos, da ordem de 1,541 bilho de hectares ( Christofidis, 2007; 37 ). 2. A GUA NA PRODUO DE ALIMENTOS O maior desafio para assegurar a disponibilidade de gua para os ecossistemas est associado presso antrpica exercida sobre a quantidade, sobre a qualidade e sobre a dinmica de fluxo das guas. H necessidade de conhecer os diversos fatores e padres que alteram as disponibilidades de gua em quantidade, qualidade e oportunidade. Os fatores e padres de interferncia gerados na gua esto vinculados em maior escala com a demanda e nossa dependncia de gua para abastecimento humano, industrial e produo de alimentos, e em especial com a destruio das bases hdricas pelos avanos em novas reas pela agricultura tradicional e pela pecuria. No sculo XX as captaes de gua para os diversos usos cresceram mais que o dobro do que foi o aumento da populao. A agricultura irrigada a atividade

que derivou um grande percentual desta gua pelo comprometimento de cerca de 2.500 km3 / ano de gua no ano de 2000. Estima-se que nos plantios da safra 2006/07 estes nmeros tenham alcanado 2.810 km3 / ano. Na maioria das reas irrigadas so aplicadas, anualmente, por hectare, cerca de 10 mil m3 de gua e a comparao usual do volume de gua utilizado e a correspondente produo agrcola aparenta uma produtividade hdrica baixa. Esta impresso reforada pelas perdas de gua que ocorrem nas infraestruturas e componentes de sistemas de conduo, distribuio e na aplicao de gua aos cultivos, uma vez que somente a metade da gua destinada irrigao retorna atmosfera como fluxo de gua verde. A outra metade do volume de gua considerado usualmente como gua perdida embora considerada como no consumida estar presente no ambiente, tanto nos corpos hdricos superficiais como nos subterrneos. Se nosso olhar somente focar na quantidade de gua derivada dos mananciais ocorre a falsa impresso de altas perdas de gua na irrigao, quando o que ocorre na realidade que toda a gua que no evaporou e que no transpirou pelos cultivos, ou seja, no foi consumida, aps escoar, pode beneficiar outros usos a jusante ou pode ter percolado alimentando os aqferos. O discernimento entre uso consuntivo e no consuntivo de gua de elevada importncia no entendimento pleno e para avaliao dos recursos hdricos, uma vez que promove uma substancial reduo nas estimativas que so apresentadas quanto ao uso de gua. As necessidades de gua azul e gua verde para produo de alimentos variam com base em diversos fatores. O manejo e a gesto tem importante influncia na quantidade de fluxo de gua requerido para a produo de determinado cultivo ou para obter uma unidade de certo alimento. Enfocando nas necessidades de gua azul e gua verde, para a produo de alimentos, observamos que Falkenmark e Rockstrm ( 2004 ), adotaram projees baseadas nas necessidades humanas por alimentos, afirmando que, de certa forma, as necessidades humanas de gua so similares nas diversas regies. Afirmam, os referidos autores: Os requisitos de gua para produzir alimentos variam com a condio nutricional, composio da dieta, condies hidroclimatolgicas da regio onde o alimento produzido e o manejo da gua e do solo pelo agricultor. E complementam: a forma pela qual esta necessidade de gua de aproximadamente 1.500 m3/pessoa/ano obtida varia de local a local, e existe uma variedade de estratgias para assegurar os volumes requeridos. Num extremo esto os pases que dependem quase que exclusivamente da gua verde para atender as necessidades humanas de gua, por exemplo, os pases da Europa e da frica. No outro extremo esto os pases do Mdio Oriente com exclusiva dependncia na gua azul.

Os alimentos que consumimos ( exceto provindos da pesca ) requerem um fluxo de gua verde produtiva da transpirao pelas plantas. Para alimentos laticnios, carne e aves, a gua azul est indiretamente vinculada produo, devido ao pasto, forrao e raes utilizadas pelos animais. Seguindo o raciocnio de Falkenmark e Rockstrm ( 2004 ), podemos afirmar que ocorre a seguinte situao:
- a estimativa das necessidades atuais e futuras de gua e apetite por alimentos baseado no requerido para atender as dietas humanas; - a estimativa atual de existirem cerca de 800 milhes de desnutridos no mundo, apresentando um consumo de calorias abaixo pelos padres de sade, havendo populaes que no sairam da faixa 2.000 2.100 kcal/pessoa/dia.; - o crescimento populacional expande a populao do planeta em cerca de 77 milhes anuais, gerando uma expectativa de haver 3 bilhes de pessoas a mais no ano 2050.

Do acima considerado situa-se claramente que h dois desafios no intento de garantir gua para um padro adequado de alimentao: O primeiro desafio o de elevar o atual padro de dieta alimentar dos atuais 800 milhes de desnutridos ( que podero ser um bilho nos prximos anos ); e O segundo desafio o de alimentar uma populao adicional de cerca de 3 bilhes de pessoas nos prximos 50 anos. A partir desta base conceitual a questo emergente : Que quantidade de gua necessria para produzir uma dieta humana adequada ? A FAO ( 1996 ) apresentou um clculo simples baseando-se na quantidade de gua necessria para obter uma balanceada dieta alimentar que corresponde a 2.700 kcal/pessoa/dia. A estimativa composta de 2.300 kcal de alimentos vegetais e 400 kcal de alimentos de origem animal, sugerindo que o adequado para o ser humano consumir de 15 % do derivados da pecuria. De acordo com a FAO a dieta de um europeu contm cerca de 35% de alimentos de origem animal, enquanto na de um asitico varia de 1 a 15 %. Na estimativa da FAO foi adotado que h necessidade de:
a) 1.000 litros de fluxo de gua verde para produzir 1.000 kcal de alimento vegetal; e b) 5.000 litros de gua para obter 1.000 kcal de alimento de origem animal. As razes da diferena entre a quantidade de gua para obter alimentos vegetais e os de origem animal so a produo intensiva e industrializada de carne onde grandes quantidades de raes so necessrias .

A dieta balanceada padro para cada pessoa, conforme sugerida pela FAO, de 2.700 kcal / pessoa / dia, leva a necessidade de gua total de ( 2.300 kcal x 1.000 litros de fluxo de gua verde ) + ( 400 kcal x 5.000 litros de gua para pruduzir alimentos de origem animal). O resultado totaliza 4.300 litros de gua por pessoa por dia ( ou de 1.600 m3 de gua/pessoa/ano ), para obter uma dieta alimentar balanceada de 2.700 kcal. A concluso bvia que h necessidade de uma quantidade de gua 5 vezes maior para produzir com alimentos de origem animal, a mesma caloria equivalente, obtida do cultivo de vegetais. O raciocnio dos especialistas da FAO, apesar de nos dar uma indicao da ordem de magnitude que o assunto envolve, a meu ver, simplista e no leva em conta as diferenas existentes tanto nas dietas como nas reais necessidades de gua para produo agrcola em diferentes condies hidroclimatolgicas. Para meu modo de ver a questo: Que quantidade de gua necessria para produzir uma dieta humana adequada ? Ainda no est adequadamente respondida. Os profissionais que trataram do assunto, nos ltimos dez anos, apresentam valores que refletem, de forma aceitvel, para os conhecimentos atuais, os indicadores de necessidades de gua para produo de alimentos:
a) as estimativas de gua requerida para a dieta de 2.700 kcal/pessoa/ano, apresentadas por Falkenmark (1999), indicaram 1.600 m3 de gua/pessoa/ano. b) h uma citao de que em mdia anualmente so necessrios 1.200 m3 de gua por pessoa para produco de alimentos ( Rockstrm et al, 1999 ); c) outra indicao de que diferentes regies do mundo mostram uma mdia global de necessidade de gua para produco de alimento, da ordem de 1.220 m3/pessoa/ano ( Gleick, 2000); d) para atender as necessidades alimentares do ser humano ( demanda alimentar diria mdia per capita ), ... considerando-se os padres de dieta saudvel, ... h necessidade de utilizar um suporte hdrico da ordem de 2.736 litros por habitante por dia, que corresponde a 1.001 m3 de gua por habitante por ano ( Christofidis, 2003 ).

Falkenmark e Rockstrm ( 2004 ) apresentam uma tabela que mostra as faixas de produtividade de gua para uma srie de condies hidroclimatolgicas e tipos de cultivos e afirmam, que surpreendentemente, a maioria de cultivos cereais apresenta variao entre 1.000 e 2.000 m3 de fluxo e gua verde para produzir uma tonelada de gro. Afirmam, os autores, que muitos sistemas produtivos no mundo, inclusive de arroz, operam em tais faixas. Tubrculos tais como as batatas so geralmente mais eficientes, e requerem, frequentemente menos que 1.000 m3 de gua por tonelada de produto.

Apresentam que em termos genricos e desconsiderando o impacto do manejo, que possvel afirmar que em mdia relativa universal necessario
um volume de 1.500 m3 de fluxo de gua verde para produzir uma tonelada de alimento vegetal, que equivalente a 150 mm por tonelada por hectare.

Concluem que, h muitas oportunidades de melhorias, decorrentes da gesto e manejo que podem influenciar a produtividade da gua e que pode variar desde 1.000 at 6.000 m3 de gua por tonelada de alimento vegetal produzido para um determinado cultivo numa certa condio hidroclimatolgica. Duas observaes so importantes do ponto de vista de gesto: A primeira refere-se s necessidades humanas de gua para finalidades domsticas ( municipalidades ) e industriais que apresentam valores menores, embora tenham efeitos sobre a qualidade das guas quando os resduos no recebem tratamentos adequados antes dos lanamentos finais. Afirma-se que o desafio do saneamento muito mais uma questo de gesto do que de escassez de gua. A segunda est associada gua para produo de alimentos que abrange os fluxos de evaporao e de transpirao, observando-se que enquanto a influncia na transpirao difcil e que crescer a necessidade de gua na medida que h necessidade de incrementar a quantidade de alimento, na evaporao h maiores possibilidades de que o manejo gua-solo-clima apresente influncia. . Dos elementos anteriormente apresentados pode-se concluir que a hidroclimatologia, o padro de dietas, as condies culturais, a tecnologia e as prticas agrcolas influenciam as diferenas inter-regionais que definem a quantidade de gua requerida para obter as atuais dietas. Tambm resulta aceitvel como resposta questo: concluir que a mdia global atual de uso de gua anual seja da ordem de 1.200 m3 por habitante e no deixar de observar que a faixa de necessidade anual de gua por pessoa varia desde 600 m3 para as populaes desnutridas nos paises mais pobres at ndices da ordem de 1.800 m3 em populaes das naes mais ricas e industrializadas, e entre famlias, cuja dieta seja rica em produtos de origem animal.

3. REA IRRIGADA NO MUNDO E CENRIOS FUTUROS A rea de colheita decorrente de solos equipados com sistemas de irrigao ( que inclui possibilidade de mais de uma colheita anual na mesma superfcie, com cultivos temporrios ), est estimada em cerca de340 milhes de hectares ( Tabela 1 ), embora a rea total equipada com infra-estrutura hdrica de irrigao seja de 278 milhes de hectares.

Tabela 1 - gua no mundo e o uso dos solos Estatsticas


GUA ( km3 / ano)
Utilizao Estatsticas
Precipitao total sobre os continentes 110.000 Valor que Escoamento retorna superficial atmosfera aos oceanos 70.000 40.000 840 4.910 Irrigao 1.570 Chuva efetiva 650 53 88 208

SOLOS ( milhes de hectares / ano )


Utilizao Estatsticas Total terrestre 13.000

Biomassa consumida pela pecuria Cultivos de sequeiro Cultivos irrigados

reas de pecuria Produtivos de sequeiro Cultivados sob irrigao

3.430 860 rea de colheita 340 (*)

2.664

Municipal Industrial Reservatrios

381 785

* Dos quais 278 milhes so equipados com sistemas de irrigao. Fonte: Molden ( 2007 ).

A rea cultivada no mundo cresceu de aproximadamente 13 % no perodo de 1961 a 2003 (elevando-se de 1.368 milhes de hectares para 1.541 milhes de hectares), enquanto a rea equipada com infra-estrutura de irrigao praticamente dobrou (elevando-se de 139 milhes para 278 milhes de hectares), o que representou ampliar a rea cultivada sob irrigao de 10% para 18% do total de rea cultivada.

Shiklomanov ( 2000 ) estima que, a nvel mundial, haver um acrscimo de solos irrigados e que no ano 2025 estaro sendo irrigados solos em cerca de 330 milhes de hectares, ou seja, 52 milhes de hectares acima do observado na estimativa de 2003/04, o que representar um acrscimo na demanda por gua de cerca de 500 km3 de gua por ano.

Assumindo-se que, no perodo de 2025 a 2050, haver um crescimento modesto, da ordem de 0,6 % por ano, na rea irrigada mundial, e estimam que haver uma expanso na demanda de gua azul da ordem de 600 km3/ano.

Segundo as estimativas de Falkenmark e Rockstrm ( 2004 ), em 2050, ser necessrio um volume de gua da ordem de 5.600 km3/ano para atender a agricultura irrigada. Os autores reconhecem que a estimativa baseada nos nveis atuais de produtividade da gua que variam de 1.500 a 2.500 m3 de gua por tonelada produzida ( Shiklomanov, 2000 e FAO, 2002 ). Comentam que o desenvolvimento da irrigao at o ano 2050 passar por

transformaes, certamente incorporando melhorias substanciais de tecnologia e de manejo da gua, que daro condies de melhorar a gesto e de obter uma maior produo por quantidade de gua utilizada, e que tal fator, somado com melhorias de produtividades a serem obtidas na utilizao da gua verde podem resultar em reduo das demandas de gua para irrigao, no ano 2050, situando a estimativa em 4.800 km3 de gua por ano.

4. A IRRIGAO NO BRASIL E O FUTURO A relao entre a rea irrigada e a rea plantada no Brasil ainda baixa, mas a participao da produo das lavouras irrigadas j expressiva. Estudo da ANA (2004) apresenta que: ainda que se verifique uma pequena percentagem de rea irrigada em nossas terras, em comparao com a rea plantada, cultivos irrigados produziram, em 1998, 16% de nossa safra de alimentos e 35% do valor de produo. No Brasil, cada hectare irrigado equivale a trs hectares de sequeiro em produtividade fsica e a sete em produtividade econmica. Uma noo mais precisa do percentual de terras irrigadas em relao superfcie plantada total, no Brasil, levou a considerar os dados dos 62 principais cultivos do IBGE ( 2005 ) da safra 2003/04, em especial por mostrarem maior nmero de cultivos permanentes nos quais se adotou a prtica de irrigao. A fruticultura e, mais recentemente, a cana-de-acar utilizam tecnologias de irrigao. A rea plantada total de 58,461 milhes de hectares, 11% dos quais com cultivos permanentes e 89% com lavouras temporrias. A superfcie irrigada no Pas em 2003/2004 estimada em 3,44 milhes de hectares equivalia a 5,89% da rea total plantada (Tabela 2).

Tabela 2 - reas plantadas e irrigadas: 62 principais cultivos (2003/04)


rea irrigada/ Cultivos Cultivos rea plantada rea irrigada Brasil, Regies e Area plantada permanentes temporrios total (hectares) Estados total (hectares) (1) (hectares) (1) (hectares) (2) (%) BRASIL 6.350.265 52.110.698 58.460.963 3.440.470 5,89 Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Maranho Piau Cear Rio Grande Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal 574.318 2.268.424 2.903.650 480.347 123.526 244.016 16.271 56.202 5.661 243.076 1.580 7.512 31.821 161.714 467.254 166.318 55.634 84.568 24.408 103.416 1.173.291 1.168.641 636.997 58.306 1.039.706 229.730 78.392 172.225 7.932 78.749 34.024 2.821 1.985.383 9.706.247 8.847.050 18.742.013 12.830.005 291.655 97.091 138.451 46.744 990.071 12.107 409.264 1.413.738 809.849 1.498.106 339.704 571.175 1.027.877 569,679 256.775 3.219.344 3.281.050 162.525 199.190 5.204.285 9.279.977 1.717.082 7.744.954 2.570.366 6.445.164 3.715.712 98.763 2.559.701 11.974.671 11.750.700 19.222.360 12.953.531 535.671 113.362 194.653 52.405 1.233.147 13.687 416.776 1.445.559 971.563 1.965.360 506.022 626.809 1.112.445 594.087 360.191 4.392.635 4.449.691 799.522 257.496 6.243.991 9.509.707 1.795.474 7.917.179 2.578.298 6.523.913 3.749.736 101.584 99.680 732.840 988.080 1.301.660 318.210 4.920 730 1.920 9.210 7.480 2.070 73.350 48.240 26.780 76.140 18.220 48.600 98.480 75.080 48.970 292.330 350.200 98.750 39.330 499.800 72.240 143.420 1.086.000 89.970 18.530 197.700 12.010 3,89 6,12 8,41 6,77 2,46 0,92 0,64 0,99 17,57 0,61 15,12 17,60 3,34 2,76 3,87 3,60 7,75 8,85 12,64 13,60 6,66 7,87 12,35 15,27 8,00 0,76 7,99 13,72 3,49 0,28 5,27 11,82

Fontes: (1) IBGE (2005);

(2) Estimativa: reas Irrigadas :Christofidis (2005)

Um desafio essencial na agricultura irrigada a necessidade de reduo das perdas nos sistemas de irrigao, seja das perdas na aplicao da gua nas reas irrigadas dentro das propriedades, seja das perdas de gua nos sistemas de conduo e distribuio de gua pelas infra-estruturas hdricas.

A escolha dos mtodos de irrigao apropriados fundamental para os irrigantes, pois pode possibilitar maiores chances para um manejo mais eficiente a nvel de propriedade, onde as perdas de gua de irrigao tem se situado em cerca de 25 % ( Serageldin, 1997 apud Christofidis, 2001;. 155 ).

Estudo de 1998 apresentado pelo MMA (Brasil/PNRH 2006; 36) indica os volumes de gua derivados dos mananciais e os utilizados pela agricultura irrigada no Brasil, por estado. O levantamento baseou-se em fatores que envolvem caractersticas de solos, tipos e variedades de cultivos, clima, eficincia de conduo, distribuio e aplicao de gua, mtodos e sistemas de irrigao, manejo do solo, adoo de cultivos permanentes ou temporrios, e a considerao de caractersticas regionais de precipitao (chuva efetiva).

A combinao de todos esses componentes permitiu estimar-se o indicador mdio de gua derivada dos mananciais para atender a atividade de irrigao de 11.758 m de gua por hectare irrigado por ano, para o Brasil.

O volume de gua considerado como efetivamente transportado e distribudo at a entrada das parcelas agrcolas ( reas irrigadas ) foi de 7.330 m/ha.ano, resultando numa eficincia mdia de 65,26% o que significa que as perdas de gua nas infra-estruturas hdricas de conduo e distribuio foram da ordem de 35 %.

Estimativas efetuadas no final de 2003, baseadas em projetos pblicos de irrigao estaduais e federais, confirmam haver um certo avano tecnolgico no manejo agrcola e na valorizao da gua pelos agricultores irrigantes, repercutindo em uma pequena melhoria da eficincia do uso da gua de irrigao (Tabela 3).

Tabela 3 - Demanda mdia anual de gua: regies/Brasil (1998 e 2003)


Brasil e Regies Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste BRASIL 1998 (m/ha.ano) Captao Na parcela 9.567 5.323 16.381 10.659 11.457 7.941 11.758 10.780 6.985 7.128 5.222 7.330 2003 (E) (m/ha.ano) Captao Na parcela 9.330 5.310 15.810 10.260 11.250 7.700 11.430 10.670 6.960 7.110 5.210 7.310

Fontes: (E) Christofidis (2005) apud Brasil/PNRH (2006;36)

O potencial para desenvolvimento sustentvel da agricultura irrigada no Brasil, foi estudado, de forma preliminar, pelo Ministrio do Meio Ambiente /

Secretaria de Recursos Hdricos / Departamento de Desenvolvimento Hidroagrcola MMA/SRH/DDH, no final da dcada passada, tendo levado em conta a existncia de solos aptos ( classes 1 a 4 ), a disponibilidade de recursos hdricos sem risco de conflitos com outros usos prioritrios da gua, o atendimento s exigncias da legislao ambiental e do Cdigo Florestal, resultando no potencial, por regio e por estado. As concluses demonstram caractersticas da diversidade dos ecossistemas brasileiros e capacidades de suporte expanso da agricultura irrigada de forma sustentvel, tendo-se concluido, que da ordem 29.564.000 hectares (Tabela 4).

Tabela 4. - Potencial de desenvolvimento da irrigao: Brasil


mil hectares Regio Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Totais Vrzeas 9.298 104 1.029 2.207 2.326 14.964 Terras Altas 5.300 1.200 3.200 2.300 2.600 14.600 Total 14.598 1.304 4.229 4.507 4.926 29.564 % 49,4 4,4 14,3 15,2 16,7 100

Fonte: MMA/SRH/DDH (1999) estudos revisados por Christofidis (2002)

O cenrio apresentado no Caderno Agropecuria ( BRASIL/PNRH, 2006; 81 ) de que em 2005 ), existiam 3,6 milhes de hectares irrigados no Brasil, estmando-se para o ano 2020 cerca de 5,645 milhes de hectares irrigados e

um indicador de rea irrigada por habitante da ordem de 256 metros quadrados ( Tabela 5).

Tabela 5 -. Cenrio de Indicadores de rea plantada e irrigada: Brasil (1990-2020)


ANOS
REA PLANTADA (ha) REA IRRIGADA (ha) HABITANTES REA PLANTADA /HAB (m/hab) REA IRRIGADA/ HAB (m/hab)

1990/91
37.893.700

1995/96
36.970.900

2000/01
37.847.300

2004/05
48.520.000

2010
51.000.000

2015
52.120.000

2020
52.600.000

2.332.000 146.592.579 2.585

2.540.000 158.874.963 2.327

3.080.000 171.279.882 2.210

3.601.000 184.184.264 2.634

4.212.000 196.834.086 2.591

4.888.000 208.468.035 2.500

5.645.000 219.077.729 2.401

159

160

180

196

214

234

258

Fonte: BRASIL/PNRH MMA / Caderno Agropecuria ( 2006; 81 )

5. CONCLUSES

5.1. NO MUNDO: Na safra de 2003/04 o indicador de quantidade de gua azul anualmente derivada dos mananciais para atender a irrigao no mundo foi da ordem de 2.810 km3 ( Captulo 1).

5.1.1. A rea plantada dotada de infra-estrutura de irrigao que anualmente irrigada corresponde a cerca de 278 milhes de hectares ( Tabela 1). Podendo-se aceitar que o indicador de gua anual requerida nos mananciais para irrigar um hectare equipado com sistemas de irrigao como sendo de 10.108 m3. 5.1.2. A rea de colheita total, considerando-se que existem reas equipadas com infra-estrutura hdrica para irrigao que tem maior utilizaco dos solos por ano de 340 milhes de hectares( Tabela 1 ),. Resultando em um indicador de gua anual requerida para irrigar um hectare com a intensidade plena de produo dos sistemas de irrigao de 8.264 m3.

5.2 NO BRASIL:

5.2.1. A rea anualmente plantada dotada de infra-estruturas hdricas que possibilitam a irrigao correspondeu, na safra 2003/2005, a 3.440.470 hectares de solos e foi atendida por uma dotao mdia de gua derivada dos mananciais de 11.430 m3 por hectare por ano ( Tabela 3 ). O indicador superior ao verificado a nvel mundial, possivelmente por dois motivos: - o primeiro de que grande parte da rea irrigada no Brasil ( cerca de 40 % ) dedicada ao cultivo de arroz, nas regies Sul, Norte e Centro-Oeste, sendo a rizicultura irrigada caracterizada por apresentar necessidade de maior dotao de gua. - o segundo fator decorrente, do fato de para os cultivos temporrios irrigados, por fatores edafoclimatolgicos das regies Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, haver a possibilidade de mais de uma colheita anual, o que possibilita considerar que h uma a rea total de colheita de produtos mais elevada. Por esse fato a superfcie de solos que realmente irrigada a cada ano situa-se em 4,045 milhes de hectares ( Christofidis, 2008; b ). Tal rea total superior em 17,5 %. quela que sempre informada e que corresponde rea dotada de infra-estrutura de irrigao.

Portanto, pode-se considerar que aprofundando-se as informaes sobre uso da gua na irrigao no Brasil, seja possvel confirmar um indicador de gua derivada anualmente para cada hectare irrigado da ordem de 9.500 m3.

5.2.2. Cabe acrescentar que as reas dotadas de infra-estruturas hdricas nas quais as propriedade utilizam o mtodo de irrigao de superfcie no Brasil tm mantido baixo crescimento, estimando-se que nos prximos levantamentos estatsticos sejam superadas pelas reas dotadas de mtodos de irrigao mais eficientes no so de gua. Tal possibilidade leva a concluir que existe no Pas uma maior chance de responder de forma gil aos incentivos para o uso eficiente de gua uma vez que os mtodos de irrigao por asperso e localizados ( gotejamento e micro-asperso ) so de resposta imediata e duradoura s melhorias de manejo e de incorporao de novas tecnologias

poupadoras de gua, o que se constituir nos prximos anos em instrumento que, fatalmente, levar a reduzir o indicador de gua anualmente derivada dos mananciais para cada hectare irrigado. Os fatores anteriores, aliados ao desenvolvimento da tecnologia de irrigao, internacionalmente, movido, especialmente, pelas demandas decorrentes do paisagismo, permitem afirmar que nos prximos 20 anos, no Brasil, caso haja orientao e incentivos, o indicador de derivao de gua dos mananciais para a irrigao possa para situar-se prximo a 8.500 m3 de gua por hectare irrigado por ano.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANA, Agncia Nacional de guas: Agricultura irrigada; Estudo Tcnico Preliminar, Braslia, DF, 2004, 107p.

BRASIL/PNRH. Plano Nacional de Recursos Hdricos; Caderno Setorial de Recursos Hdricos: Agropecuria; Ministrio da Meio Ambiente, Braslia, Novembro 2006, 96p. CHRISTOFIDIS, Demetrios. Olhares sobre a Poltica de Recursos Hdricos no Brasil: O caso da bacia do rio So Francisco, CDS/UnB, Braslia, dezembro, 2001, 430 p. CHRISTOFIDIS, Demetrios. Irrigao: A Fronteira Hdrica na Produo de Alimentos, Revista Item N 54, 2 Trim. 2002, Braslia, ISSN 0101-115X. CHRISTOFIDIS, Demetrios. Recursos Hdricos, irrigao e segurana alimentar, em O Estado das guas no Brasil 2001-2002, p.111 a 134,MMA/ANA , Braslia, 2003. CHRISTOFIDIS, Demetrios. gua um desafio para a sustentabilidade do setor agropecurio, AGRIANUAL-2007, FNP, So Paulo, 2007, p. 37 a 42. CHRISTOFIDIS, Demetrios.( a ) gua irrigao e sugurana alimentar , Revista ITEM n 77, 1 TRIM. 2008, p. 16 a 21, Belo Horizonte, ISSN 0102-115X CHRISTOFIDIS, Demetrios. ( b ) Novos olhares sobre a irrigao no mundo, no Brasil e na bacia do rio So Francisco , Revista ITEM n 78, 2 TRIM. 2008, Belo Horizonte, ISSN 0102-115X FALKENMARK, Malin e ROCKSTROM, Johan., Balancing water for humans and nature, Earthscan, Londres, 2004.

FAO AQUASTAT: Base de dados. [http://www.fao.org/ag/aquastat] Roma, 2006. MOLDEN, David: Trends in water and agricultural development, em Water for Food, Water for Life, IWMI/Earthscan, USA/UK, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen