Sie sind auf Seite 1von 4

UMA ANLISE CRIMINAL SISTEMTICA SOBRE O CASO ELO PIMENTEL

Jlio Medeiros

Palavras-chave: Crime passional tese desclassificatria populismo penal aplicao da sano mxima vedao do excesso.

Enquanto o STF decidia o futuro do pas em julgamento da Lei da Ficha Limpa, a imprensa de um modo geral acompanhava de perto o Jri marcado pelo mais longo crcere privado (quase 100 horas) do estado de So Paulo e pelo homicdio de Elo Pimentel, sendo o acusado Lindemberg Alves condenado pelo Conselho de Sentena a uma pena de 98 anos e 10 meses de recluso pela prtica de 12 crimes. Em sntese, foram os seguintes delitos: homicdio qualificado pelo motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vtima (Elo Pimentel), homicdio tentado qualificado pelo motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vtima (Nayara), homicdio qualificado tentado (vtima Atos Valeriano), cinco crimes de crcere privado e quatro crimes de disparo de arma de fogo. De acordo com o Ministrio Pblico tratou-se de crime passional (e no premeditado), assim como nos casos Daniella Perez, Sandra Gomide, Mrcia Nakashima e Eliza Samdio, Eliana de Gramont e Cludia Lessin Rodrigues. Delitos estes fruto de uma sociedade machista e sexista, em ares de superioridade do gnero, como se os homens fossem Deuses do Olimpo. So 11 mulheres vitimadas por dia em nosso pas, e a mxima sempre a mesma: se no for minha no ser de mais ningum, por isso o fim do relacionamento levou o acusado ao desespero e consequente perda do senso de controle sobre suas atitudes. Alis, exatamente isso que leva muitas pessoas ao crcere: a influncia do lcool, drogas, ou alguma forte emoo faz as pessoas perderem a razo, o controle e, como se sabe, o homem naturalmente mau, sendo-lhes nsito o animus necandi.
Cortesia de: www.criminalistanato.blogspot.com 1

A condenao com certeza foi justa, merecida. Analisando a teoria ecltica (art.59, parte final, do CP) quanto s finalidades da pena, possvel afirmar que houve a retribuio pelo mal causado e foi mostrado para a sociedade que o Estado tem o monoplio do direito de punir, de modo que se outro agressor portar-se da mesma forma receber tratamento penal similar ao de Lindemberg. Todavia, ser que haver a ressocializao desse condenado? Apenas para ressaltar, no teve o menor cabimento a alegao de que o homicdio de Elo Pimentel foi culposo, como tentou sustentar a advogada, em tese desclassificatria. Ora, o ru ficou com a vtima em crcere privado, apontando uma arma para sua cabea, durante quase 100 horas, com certeza ele assumiu o risco do resultado, ou no? Todavia, nem tanto a terra, nem tanto ao mar. Com o devido respeito, a juza exagerou na aplicao da sanctio juris, pois aplicar a pena mxima para todos os crimes, sem o reconhecimento da continuidade delitiva pelo menos entre os crimes de crcere privado e os disparos de arma de fogo, apresenta-se como algo totalmente desproporcional (vedao ao excesso). Os delitos foram praticados no mesmo local, mesmo tempo, e modo de agir. Assim, a pena no deveria ter sido somada em cmulo material, mas poderia ter sido fixada de acordo com o delito tipificado e aumentada at dois teros, como manda o art.71, caput, parte final, do Cdigo Penal. Seria uma soluo pelo bom senso. Na verdade, percebe-se que a juza foi nitidamente comovida pelo populismo penal e insuflada pela voracidade da mdia que igualmente permeou o caso Nardoni. Disse a magistrada que a sociedade, atualmente, espera que o juiz se liberte do fetichismo da pena mnima e, logo aps, justificou a aplicao da pena no mximo legal, para cada crime, alegando, em sntese, que os crimes praticados atingiram o grau mximo de censurabilidade que a violao da lei penal pode atingir. De fato, deve-se criticar veementemente a cultura da pena mnima em nosso pas, como se o Direito fosse uma cincia exata e as pessoas, fantoches. Entretanto, no se justifica a pena mxima para este caso uma vez que a censurabilidade no foi em seu grau mximo. Ora, o homicdio por si s no tem justificativa, mas pode ao menos ser

Cortesia de: www.criminalistanato.blogspot.com

compreendido conforme as peculiaridades do caso concreto, muito embora a emoo ou paixo no tenham o condo de excluir a imputabilidade penal (art.28, inciso I, do CP). Apenas como exemplo, no caso do jornalista Tim Lopes, o ru foi condenado a 28 anos de recluso por um crime brbaro; aps torturar, esquartejar e atear fogo ao corpo da vtima. Na mesma senda, Suzane von Richthofen foi condenada a 19 anos e 6 meses (cada vtima) por arquitetar a morte de seus prprios pais a pauladas, enquanto eles dormiam, para simplesmente ficar com a herana, como se o mundo fosse movido exclusivamente pelo dinheiro, e no pelas relaes humanas em uma sociedade civilizada. Sem contar, ainda, que a juza sopesou a mesma circunstncia duas vezes (bis in idem) contra o ru, pois ela considerou os egosticos e abjetos motivos para qualificar o homicdio (pena em abstrato de 12 a 30 anos de recluso) e, depois, utilizou a mesma circunstncia para fixar a pena em seu patamar mximo, muito embora tenha alertado momentos antes: evitando-se, assim, repeties desnecessrias. Outra questo interessante: o ru foi condenado a 98 anos e 10 meses de priso, mas quanto efetivamente ele ir cumprir? Em sntese, a progresso de regime para crimes hediondos (no caso, homicdio qualificado, tentado ou consumado) ocorre com 2/5 da pena cumprida, para crimes comuns (porte ilegal de arma e crcere privado, no caso) essa progresso ocorre com 1/6 da pena cumprida; o que significa, em concluso, que Lindemberg teria de cumprir mais de 30 anos no regime fechado, para s depois ter direito progresso de regime. Portanto, para efeito do clculo da progresso de regime levada em considerao a quantidade total da pena aplicada na sentena (no caso, os 98 anos e 10 meses), nesse sentido, inclusive, h a Smula 715 do STF, que diz: A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo art. 75 do Cdigo Penal, no considerada para a concesso de outros benefcios, como o livramento condicional ou regime mais favorvel de execuo. Destarte, considerando que o limite temporal mximo em nosso pas de 30 anos conforme o art.75 do Cdigo Penal, pela pena imposta na sentena o ru simplesmente teria de cumprir tudo em regime fechado, o que na prtica configuraria pena de priso perptua, sobretudo se considerada as condies do crcere em nosso pas.
Cortesia de: www.criminalistanato.blogspot.com 3

No entanto, no se podem desprezar eventuais benefcios advindos do instituto da remio, pelo trabalho e/ou estudo (art.126 da Lei de Execues Penais, recentemente alterado pela Lei 12.433/11); o que possibilitaria ao condenado a reduo da pena na proporo de 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho ou 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar, sendo que, na prtica, pode haver a cumulao. Vale destacar, ademais, que apesar de o STF j ter julgado inconstitucional a vedao abstrata progresso de regime por violar o princpio da individualizao da pena e a dignidade humana (por retirar do preso a esperana da recuperao); perfeitamente possvel que o condenado fique preso, efetivamente, mais de 30 anos de recluso em nosso sistema penal quando, por exemplo, aps o incio do cumprimento da pena pratique outro crime dentro do presdio, ocasio em que se proceder a nova unificao, desprezando-se o perodo de pena j cumprido (art.75, 2 do Cdigo Penal). Sob outro prisma, no que se refere ao suposto crime contra a honra em tese praticado pela advogada, que de forma jocosa, irnica e desrespeitosa, aconselhou a Magistrada a voltar a estudar, salvo melhor entendimento, no constitui injria a ofensa irrogada em juzo (art.142, inciso I do Cdigo Penal), na discusso da causa, por parte do procurador. Desse modo, a referida imunidade apenas no abrangeria a calnia, segundo entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal. J em relao ao aludido princpio da verdade real alegado pela defensora em Plenrio, est corretssima a Magistrada ao ressaltar que ele no existe ou ento tem outro nome. Em singelas palavras e na esteira de autorizada doutrina, a verdade real em termos absolutos no existe no processo penal por simplesmente se revelar inatingvel. O que existe apenas a busca da verdade processualmente vlida, pois no se pode atribuir o adjetivo de real a um fato passado, que s existe no imaginrio.

Cortesia de: www.criminalistanato.blogspot.com

Das könnte Ihnen auch gefallen