Sie sind auf Seite 1von 13

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de Letras e Cincias Sociais Departamento de Arqueologia e Antropologia Curso de licenciatura em Antropologia

Disciplina de Cultura e Sexualidade 4 Ano Laboral

A ditadura do orgasmo e prazer sexual: ideologias e prticas da sexualidade difundidas na internet

Nome do docente Emdio Gune

Nome do discente Anselmo Marcos Matusse

Maputo, Outubro de 2011

1. Introduo O presente trabalho enquadra-se no mbito da cadeira de Cultura e Sexualidade e visa fundamentalmente analisar as formas como o discurso sobre o sexo e prazer sexual apresentado e como esse discurso influncia as prticas sexuais das pessoas. O trabalho aborda o sexo e o prazer sexual numa perspectiva construtivista e busca preencher uma lacuna que existe na compreenso de outras lgicas de se pensar, sentir e agir, usando Durkheim, em relao ao sexo e prazer sexual. O prazer sexual sabe se que foi em alguns momentos histricos do contexto ocidental louvado (na antiguidade clssica), reprimido (no cristianismo) e constitui um elemento revolucionrio (no contexto ps-moderno) segundo Foucault (1993) e Giddens (1984). O prazer sexual como discurso produzido num dado contexto orienta condutas, polticas, prticas e pensamentos, produz indivduos normais (que sentem o prazer sexual) e anormais (que no sentem o prazer sexual), segundo Mazzoni (2010/2011), produz homens que no so homens (porque no proporcionam prazer s suas parceiras), encabea a profuso na internet de sites que afirmam ter solues para a maximizao do prazer sexual atravs de posies sexuais, leos ou terapias, d espao para a produo de livros por exemplo, o kamasutra, vdeos, pornografia e uma industria se produz e cresce a ritmos estonteantes em torno deste discurso. O prazer sexual justifica o no uso do preservativo porque supostamente este reduz o prazer sexual, legitima a masturbao (Mazzoni 2010/2011), encabea a tal propalada revoluo sexual, estes factos todos tornam o prazer sexual num conceito que central na percepo de certas prticas sociais relacionadas e que portanto foi sendo olhado de uma forma superficial por muito autores. O conceito de prazer sexual centrpeto na criao de novos conceitos como orgasmo, ponto G, hiper-orgasmo (Derouse s/d), frigidez, etc., que so produtos que fazem sentido num dado contexto e nenhum sentido em outros. Ento, afigura-se pertinente seguir as propostas de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Marylin Strathern de se historicizar as ferramentas conceptuais, assim como as sociedades que se estuda e seleccionar itens particulares do vocabulrio da outra era.

O presente trabalho pretende ser um contributo nesse sentido, buscando a forma como as pessoas se apropriam do discurso do prazer sexual e como esse discurso orienta as suas condutas, ou aco social no curso das suas vidas, no domnio sexual. 2. Sexo e o prazer sexual como construes sociais O presente trabalho aborda o sexo e o prazer sexual como factos sociais que so construdos socialmente conforme atesta Seidman (2006). Estes conceitos variam de sociedade para a sociedade e de contexto histrico, como se pode ler em Michel Foucault no seu livro Histria da Sexualidade 2, O Uso Dos Prazeres, ao abordar a forma como o sexo e o prazer foram conceptualizados pelas sociedades greco-romanas e na idade mdia e em Anthony Giddens, na sua obra A Transformao da Intimidade ao demonstrar como a sexualidade ganhou contornos diversos nos diferentes momentos histricos. Segundo Seidman (2006) o sexo, o amor e a excitao sexual tm significados que variam de acordo com os seus contextos de produo, tese que contraria a busca de Cahill (1990) por uma moral universal num estilo aristotlico e ou kantiano. Seidman (2006) defende a sua tese afirmando que o sexo, por exemplo, pode ser visto como uma forma de constituir uma famlia, ideia que no contexto ocidental, segundo Foucault (1984), na idade mdia, foi defendido pelos ideais cristos e que na modernidade, com o advento de novas tecnologias e o desenvolvimento de mtodos contraceptivos o sexo foi liberto da procriao e ligado ao prazer sexual e da o mito da revoluo sexual (Giddens 1992). O sexo pode ser visto como uma forma de amor, e estar associado aos ritos de passagem da fase da criancice fase adulta (Seidman 2006). O princpio que subjaz na ideia do sexo e prazer sexual como construes sociais que as pessoas no curso das suas vidas produzem verdades sobre o sexo e o prazer sexual dentro de uma cosmologia, e que preciso perceber-se essa cosmologia para se entender o significado e as prticas sociais dessas pessoas em relao ao sexo e ao prazer sexual. Em Foucault, Giddens, Seidman, Cahill, Lowen e outros percebe-se como o sexo e o prazer sexual foram sendo produzidos no contexto ocidental, e portanto, as hipteses de repreenso criticadas por Foucault, a revoluo sexual apresentada e posta em causa por Giddens, e o prazer em Lowen e Seidman ajudam a perceber a cosmologia que orienta as
2

prticas sociais no contexto ocidental. O objectivo do trabalho buscar outras formas de se conceptualizar o sexo e o prazer sexual, portanto, no se defende no trabalho a hiptese de isolamento das culturas, mas buscando-se uma interconexo entre os discursos globais e as prticas locais (Appadurai 2004), pois segundo Jimnez (2003) o global vivido no local. Lowen (1970) define o prazer como sendo uma percepo consciente da actividade rtmica e pulsante do corpo. E, o autor conceptualiza o prazer em contraste com a dor. Mazzoni (2010/2011) iguala o prazer sexual ao orgasmo que pode ser atingido em diversas formas, reduzindo assim o escopo do conceito para o estritamente biolgico. Esta definio liga-se ideia de prazer associado carne to difundida e criticada pelo cristianismo e antes deste pelo estoicismo e defendida efusivamente pelos epicuristas (Mondin 1982). Os mesmos debates da antiguidade clssica ainda fazem eco nas sociedades contemporneas ocidentais. Seidman (2006) defende a ideia de haver um prazer sexual que caracterstico dos homens e das mulheres americanas, nas suas palavras os homens enfatizam os aspectos erticos e sensuais do prazer, enquanto as mulheres relacionaram, historicamente, o prazer sexual conexo emocional e laos sociais (Seidman 2006:30). Este autor contradiz-se na sua busca por outras formas de conceptualizar o sexo e o prazer sexual ao homogeneizar e dualizar rigidamente as categorias sociais homem e mulher, essencializando-as. contra esses argumentos essencialistas e estruturalistas que o presente trabalho se desenvolve, buscando outras lgicas de estruturao do sexo e do prazer sexual. Assim, nem o sexo, nem o prazer, so entidades destitudas de significado ou significncia social (Jackson & Scott 2007). Entretanto, crucial se compreender esse significado para se entender a forma como o prazer se constitui numa ditadura que se impe aos indivduos. 3. Metodologia O presente trabalho foi realizado com base numa pesquisa qualitativa, de cunho exploratrio. Esta abordagem permitiu trazer superfcie os significados, as significaes, ressignificaes, representaes mentais e sociais, simbolizaes, simbolismos, percepes, pontos de vistas, perspectivas, experiencias de vida, analogias (Nogueira-Martins 2004) em relao ao sexo e prazer sexual.
3

O trabalho compreendeu duas fases interligadas, nomeadamente, uma fase terica que consistiu numa anlise documental sobre a sexualidade, sexo e prazer sexual fez-se tambm visitas em algumas pginas da internet usando se a Google com a entrada prazer sexual, e a outra fase consistiu na recolha de dados com base em entrevistas com dois estudantes universitrios do curso de antropologia. Na internet fez-se uma pesquisa na Google de trabalhos com a entrada prazer sexual, sendo mais de 20 pginas relacionadas com posies sexuais e formas de maximizao do prazer sexual, 5 pginas relacionadas com perguntas e respostas sobre o prazer sexual, sendo as questes maioritariamente relacionadas com como providenciar prazer sexual ao parceiro, e se normal no sentir prazer sexual com a penetrao sexual, 7 pginas falam sobre os aspectos biolgicos do prazer, sendo o corpo o centro das explicaes e 2 pginas falam sobre os segredos do sexo. No processo de recolha de dados no campo recorreu-se a conversas informais ou entrevistas no estruturadas que Burgess (1997) denomina de conversas com objectivo. O objectivo destas entrevistas no estruturadas foi o de desenvolver um relacionamento de confiana entre o pesquisador e os participantes e analisar as atitudes destes durante as conversas. As conversas ocorreram na Universidade Eduardo Mondlane, e a escolha do local justificou-se pela acessibilidade e facilidade de localizao de informantes. Foram efectuadas duas entrevistas no estruturadas. O carcter do assunto limitou o nmero de informantes uma vez que logo que se anunciava o tema recusavam-se a prestar quaisquer declaraes. Aqui tentou-se no mximo respeitar a intimidade dos informantes e na medida do possvel evitar-se emitir juzos em relao aos dados que iam aparecendo. Contudo, houve momentos em que os choques eram inevitveis. No trabalho usam-se os nomes fictcios como forma de se garantir a confidencialidade dos informantes; portanto, usa-se Maria para se falar de um indivduo do sexo feminino e Mrio para se falar de um indivduo do sexo masculino.

4. Das motivaes para iniciar a actividade sexual O inicio da actividade sexual muitas das vezes foi referida pelos informantes como sendo um momento de explorao ou de conhecimento de novas coisas, ou mesmo como resultado da presso dos parceiros sexuais, amigos, irmos ou outros familiares. Nenhum dos informantes sabia o que buscava na relao sexual. Os dois informantes afirmam ter comeado tarde, o indivduo do sexo masculino iniciou com 17 anos e do sexo feminino iniciou com 21 anos. Para o informante do sexo masculino a sua primeira relao sexual aconteceu com uma vizinha que costumavam brincar juntos. A mesma aconteceu em casa de um amigo. A informante do sexo feminino teve a sua primeira relao sexual com o seu namorado aps 10 anos de namoro e que at agora foi o nico homem com quem ela manteve relaes sexuais. Para a nossa informante, o primeiro acto sexual foi mais doloroso que prazeroso, embora no conseguisse definir o prazer. Foi um martrio, o meu namorado foi bem cuidadoso, mas aquilo foi mais dor do que prazer, na primeira vez no fizemos quase nada, mas o meu namorado estava muito empolgado e feliz, no entendi porqu porque no fizemos nada, foi do estilo eu consegui (Maria, 23 anos). A segunda vez que manteve relaes sexuais foi quatro meses depois da primeira e foi com o mesmo homem. O mesmo no aconteceu com o Mrio, que teve a sua segunda relao sexual com uma outra parceira, neste caso, uma colega da escola. Quem prova da primeira vez quer provar da segunda vez (Mrio, 27 anos). Das conversas obtidas pode se constatar que os informantes iniciaram as suas prticas sexuais por presso dos parceiros, dos amigos, dos vizinhos e familiares. A primeira relao sexual constituiu um momento de descoberta e de curiosidade.

4. Do Prazer sexual e o mito do ponto G Segundo a wikipedia, prazer sexual a interaco do sistema nervoso no acto sexual. Durante o coito o crebro atravs das suas terminaes nervosas responde de forma tctil ao contacto de pele e msculos provocando intensos espasmos e contraces (www.wikipedia.org). Esta definio muito restritiva e no leva em conta o embebidiness (usando o conceito de Polany) deste conceito. Dos sites da internet da Google trs sites falavam sobre como melhorar o prazer da mulher, na Youtube, muitos vdeos falavam tambm sobre como fazer uma mulher atingir o orgasmo e outros vdeos eram trotes, um dos quais sugeria que o dinheiro (dlar) era o que proporcionava o prazer sexual s mulheres; vinte sites falavam sobre as posies sexuais e a melhoria do prazer sexual das mulheres, e dois sites falavam dos sete segredos sexuais para a satisfao mxima. Outro ponto discutido ao nvel das posies sexuais o ponto G, nome dado devido ao descobridor dessa zona chamado Ernst Grfenberg, um sexlogo alemo, em 1950. Como ns sabemos, as mulheres tm o ponto G e nem sempre o homem consegue encontr-lo (www.deixandorobarco.blogs.sapo.pt). Segundo o mesmo site, o ponto G uma concentrao de terminaes nervosas, um corpo esponjoso com vasos sanguneos e glndulas ligadas ao cltoris que se localiza em torno da uretra onde se situam as glndulas de skene que cercam a uretra. Ao ser estimulado a mulher pode sentir a vontade de urinar, mas quando o estmulo for contnuo a mulher sentir prazer. Para este site, todas as mulheres sentiro prazer mediante a estimulao dessa zona, porm, existem abordagens mais relativistas, que preconizam que 70% das mulheres sentem prazer sexual quando essa rea estimulada e 30% sentem vontade de urinar (www.prosex.org.br/erogenos.html). Outro site preconiza que as mulheres que tm orgasmos frequentemente tm um ponto G, e as que no tem orgasmos frequentes no tm o ponto G, contudo elas podem ter orgasmos (www.vejaisso.com/ponto-g-e-descoberta-orgasmo-prazer-sxual-e-localizacao). Entretanto, o

mesmo site no mostra evidncias empricas que comprovem tal facto e no define em termos quantitativos e nem qualitativos o que entende por orgasmos frequentes. O mesmo ponto permite
6

as mulheres possurem uma ejaculao feminina. O ponto G muito referenciado em muitos sites que buscam aumentar o prazer sexual das mulheres, portanto, a sua explicao muito divergente e imprecisa. Prazer sexual e posies sexuais As posies sexuais so apresentadas como uma forma de apimentar a relao sexual. Elas so classificadas de acordo com a profundidade da penetrao, estimulao do ponto G, intimidade, domnio sendo a cotao variante de 1 a 5. O kamasutra um dos livros mais apontados na internet como o suposto repositrio do conhecimento sexual oriental contendo variadas posies sexuais que levam satisfao sexual muito elevada. Para mim a posio que me d mais prazer a posio de madog style1, esta posio quando eu estou a demorar explorar fico uso ela e prontos, mas eu gosto de fazer um pouco de tudo na cama, as vezes usando a cadeira e a mulher fica virada para trs, as vezes na cama ela levanta as pernas e eu fico por cima, depende do dia (Mrio, 27 anos). Para este informante, as posies sexuais so importantes para se garantir o prazer sexual. Por outro lado para a Maria, o mesmo no acontece. Eu no gosto de fazer muitas coisas, para ter sexo no precisa o malabarismo. H uma posio que os homens gostam muito e as mulheres dizem que magoam. Eu estava a conversar com as minhas amigas e elas todas disseram que aquela posio sexual magoa e os homens adoram que a posio em que a mulher fica de ccoras e o homem penetra por trs, muito profunda e magoa o tero. Daqui sente-se que as posies sexuais no determinam o significado atribudo as prticas sexuais. Apesar de muitos sites sugerirem que a mudana das posies sexuais uma forma de se quebrar a monotonia e se potenciar o prazer sexual.

Posio sexual em que a mulher fica de quarto e o homem faz a penetrao por detrs da mulher.

A ditadura do orgasmo e prazer sexual Sexo vida e vida prazer, este um tema de um texto no site www.olgatessari.com/id61.htm, e percebe-se no mesmo, que o prazer constitui um imperativo de todo o acto sexual. Tessari (s/d), por exemplo, no consegue entender como algum pode detestar algo que d muito prazer? No mesmo diapaso, no site www.cadernor.com.br, l-se sabe-se que um pnis que preenche a vagina causa sensaes de prazer em toda a mulher que gosta de sexo. Segundo atestou-se acima para se entender como o prazer sexual se constituiu numa ditadura tem que se fazer uma arqueologia do mesmo conceito, onde vai-se perceber as diferentes nuances que teve desde a antiguidade clssica, a idade mdia e na modernidade e psmodernidade. De algo reprimido o prazer sexual e o orgasmo passaram a ser super valorizado produzindo assim um conjunto de pessoas frgidas, doentes mentais, ou fisiolgicos e incapacitados conforme pode se ler no seguinte extracto: Eu no sinto prazer quando o meu namorado comea com a penetrao na vagina. S sinto prazer quando estamos nos esfregando. Nunca cheguei ao ponto final, em ajuda (Internauta, 27 anos). Exemplos idnticos se multiplicam na internet, principalmente quanto a entrada for o que prazer sexual? A resposta do doutor, neste caso ginecologista a esta preocupao foi: Fico com esta teoria (de bloqueio emocional) pois voc verbaliza que no sente prazer com a penetrao, e sabe-se que um pnis que preenche a vagina causa sensaes de prazer em toda a mulher que gosta de sexo (Ginecologista, www.cadernor.com.br). Assim, face a esta anomalia o doutor sugere duas possibilidades de cura, a primeira, com o ginecologista para ver se a paciente possui fungos (cndidas), doenas sexualmente transmissveis e irritao mucosa vaginal, disfuno hormonal e a segunda, com um psicolgico, para o paciente ter uma terapia sexual (www.espacosaudedamulher.blogspot.com).

O site www.mulhersaude.wordpress.com, prescreve um exerccio que apelida de exerccios de kegel que consiste em fazer uma contraco parecida com aquela que se faz para interromper a mico para se aumentar o prazer sexual da mulher. Outro jeito de saber se est a fazer o exerccio correctamente introduzir o seu dedo dentro da vagina e fazer contraco (www.mulhersaude.wordpress.com). Esse exerccio, supostamente, melhora o prazer sexual, e isso necessrio uma vez que as relaes sexuais sempre devem ser geradoras de muito prazer

www.olgatessari.com/id61.html. Percebe-se que o orgasmo e o prazer sexual possuem uma postura normativa nos textos que circulam na internet, com a seguinte frmula: sexo com penetrao sexual = a prazer sexual. Os pressupostos desta assuno so simples, todas as pessoas normais devem gostar do sexo, e ao fazer o sexo as pessoas sentem prazer, aquelas que no sentem prazer so anormais. Contudo, dados etnogrficos provam que nem todas as pessoas sabem o que prazer sexual. Eu no sei o que prazer, e nunca gostei do sexo. No tem razo de ser, porque as pessoas precisam de transar? Eu nunca gostei, pessoas pensavam que eu era lsbica uma vez que eu tenho uma prima que costumava dar um beijinho na boca para saudar; o meu namorado ficava com cime, ele no gostava. Para Marzano (s/d), hoje o orgasmo ou prazer em fazer sexo se tornou uma obrigao. Em funo disso, estamos vivendo uma ditadura do prazer onde homens e mulheres se vm obrigados a chegarem ao orgasmo (www.celsomarzano.com.br).

Consideraes finais Com o presente trabalho chegou-se as seguintes concluses: a) o sexo e o prazer sexual so construdos socialmente; b) o ponto G visto como sendo uma zona que proporciona as mulheres com orgasmos frequentes um prazer intenso, e o mesmo um mito no comprovado; c) as posies sexuais no determinam o significado atribudo as prticas sexuais; e d) o orgasmo ou prazer em fazer sexo se tornou uma obrigao. Em funo disso, estamos vivendo uma ditadura do prazer onde homens e mulheres se vm obrigados a chegarem ao orgasmo.

10

Referncias bibliogrficas APPADURAI, Arjun.2004. Dimenses culturais da Globalizao. Editorial Teorema Ltda. Lisboa BURGESS, Robert.1997. A pesquisa do terreno: uma introduo. Oeiras. Celta Editoras Ltda FOUCAULT, Michel. 1976. The history of sexuality: an Introduction (The will to knowledge). Editora Graal. Rio de Janeiro FOUCAULT, Michel. 1984. A Histria da Sexualidade: o Uso dos Prazeres. Edies Graal. Rio de Janeiro GEERTZ, Clifford .1989. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro. Editora SA GIDDENS, A. 1993. A transformao da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. UNESP. So Paulo HANN, C. M (ed.). 1996. Property relations: Renewing the Anthropological Tradition. Cambridge. Cambridge University Press JACKSON, Steve & Scott, Sue.2007. Faking like a Woman: Toward an Interpretive Theorization of Sexual Pleasure. in Body and Society. 13(2).95 JIMNEZ, Alberto Corsin .2003. On Space as a Capacity. Royal Anthropological Institute. J. Roy. Inst. (N.S). n.9 LOWEN, ALexander/1970. Prazer: uma abordagem criativa. 7 edio. Summus Editorial. So Paulo MAZZONI, Lourenza. 2010/2011.Orgasm is Gendered: a feminist exploration into the (hetero)sexual lives of young women. Tese de Mestrado. Universidade de Granada. Itlia MONDIN, Battista. 1982. Curso de Filosofia: os Filsofos do Ocidente. 5 Edio. Edies Paulinas. So Paulo. NOGUEIRA-MARTINS, Maria & BGUS, Cludia.2004. Consideraes Sobre a

Metodologia Qualitativa como Recurso para o Estudo das Aces de Humanizao em Sade. Sade e Sociedade. Vol. 13. N. 3

11

ORTNER, Sherry.1984. Theory in Anthropology since the Sixties. Comparative Studies in Society and History. Vol.267. No 1 Sites visitados www.cadernor.com.br www.celsomarzano.com.br www.deixandorobarco.blogs.sapo.pt www.espacosaudedamulher.blogspot.com www.mulhersaude.wordpress.com www.olgatessari.com/id61.html www.prosex.org.br/erogenos.html www.vejaisso.com/ponto-g-e-descoberta-orgasmo-prazer-sxual-e-localizacao www.youtube.com/watch?v.=pfvMwy7w9o

12

Das könnte Ihnen auch gefallen