Sie sind auf Seite 1von 19

Nota de esclarecimento A obra de Gregrio de Matos Guerra tem muitas variantes editoriais.

Assim, para evitar equvocos, a UFGRS disponibilizou este arquivo que contm a Seleta do autor. Cabe esclarecer que os ttulos "Inconstncia dos bens do mundo" (nmero 3) e "A instabilidade das cousas no mundo" (nmero 8) referem-se a um mesmo poema, como se pode ver pelo primeiro verso, "nasce o sol e no dura mais que um dia". O mesmo ocorre com "Milagres do Brasil so" (nmero 12) e "Ao padre Loureno Ribeiro, homem pardo que foi vigrio da freguesia do Pass"(nmero 16), cujo primeiro verso "Um branco muito encolhido".

GREGRIO DE MATOS GUERRA Seleta


01 - A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de arrependimento e suspiros de amor Ofendi-vos, Meu Deus, bem verdade, verdade, meu Deus, que hei delinqido, Delinqido vos tenho, e ofendido, Ofendido vos tem minha maldade. Maldade, que encaminha vaidade, Vaidade, que todo me h vencido; Vencido quero ver-me, e arrependido, Arrependido a tanta enormidade. Arrependido estou de corao, De corao vos busco, dai-me os braos, Abraos, que me rendem vossa luz. Luz, que claro me mostra a salvao, A salvao pertendo em tais abraos, Misericrdia, Amor, Jesus, Jesus. 02 - A Jesus Cristo Nosso Senhor Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto um pecado, A abrandar-nos sobeja um s gemido, Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida, e j cobrada Glria tal, e prazer to repentino vos deu, como afirmais na Sacra Histria: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada Cobrai-a, e no queirais, Pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria. 03 - Inconstncia dos bens do mundo Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a Luz , por que no dura?

Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstncia. 04 - cidade da Bahia (2) (soneto) Triste Bahia! Oh quo dessemelhante Ests, e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado, Rica te vejo eu j, tu a mi abundante. A ti tocou-te a mquina mercante, Que em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando, e tem trocado Tanto negcio, e tanto negociante. Deste em dar tanto acar excelente Pelas drogas inteis, que abelhuda Simples aceitas do sagaz Brichote. Oh se quisera Deus, que de repente Um dia amanheceras to sisuda Que fora de algodo o teu capote! 05 - A Maria dos povos, sua futura esposa Discreta, e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia: Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adnis te namora, Te espalha a rica trana voadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada. Oh, no aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em p, em sobra, em nada. 06 - Eplogos (Juzo anatmico dos achaques que padecia o corpo da repblica) Que falta nesta cidade?... Verdade. Que mais por sua desonra?... Honra. Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.
2

Quem a ps neste rocrcio?... Negcio. Quem causa tal perdio?... Ambio. E no meio desta loucura?... Usura. Notvel desaventura De um povo nscio e sandeu, Que no sabe que perdeu Negcio, ambio, usura. Quais so seus doces objetos?... Pretos. Tem outros bens mais macios?... Mestios. Quais destes lhe so mais gratos?... Mulatos. Dou ao Demo os insensatos, Dou ao Demo o povo asnal, Que estima por cabedal, Pretos, mestios, mulatos. Quem faz os crios mesquinhos?... Meirinhos. Quem faz as farinhas tardas?... Guardas. Quem as tem nos aposentos?... Sargentos. Os crios l vem aos centos, E a terra fica esfaimando, Porque os vo atravessando Meirinhos, guardas, sargentos. E que justia a resguarda?... Bastarda. grtis distribuda?... Vendida. Que tem, que a todos assusta?... Injusta. Valha-nos Deus, o que custa O que El-Rei nos d de graa. Que anda a Justia na praa Bastarda, vendida, injusta. Que vai pela clerezia?... Simonia. E pelos membros da Igreja?... Inveja. Cuidei que mais se lhe punha?... Unha Sazonada caramunha, Enfim, que na Santa S O que mais se pratica Simonia, inveja e unha. E nos frades h manqueiras?... Freiras. Em que ocupam os seres?... Sermes. No se ocupam em disputas?... Putas. Com palavras dissolutas Me concluo na verdade, Que as lidas todas de um frade So freiras, sermes e putas. O acar j acabou?... Baixou. E o dinheiro se extinguiu?... Subiu. Logo j convalesceu?... Morreu.
3

Bahia aconteceu O que a um doente acontece: Cai na cama, e o mal cresce, Baixou, subiu, morreu. A Cmara no acode?... No pode. Pois no tem todo o poder?... No quer. que o Governo a convence?... No vence. Quem haver que tal pense, Que uma cmara to nobre, Por ver-se msera e pobre, No pode, no quer, no vence. 07- A uma dama Vs esse Sol de luzes coroado, Em prolas a Aurora convertida; Vs a Lua, de estrelas guarnecida; Vs o Cu, de planetas adornado? O cu deixemos: vs, naquele prado, A rosa com razo desvanecida, A aucena por alva presumida, O cravo por gal lisonjeado? Deixa o prado: vem c, minha adorada: Vs desse mar a esfera cristalina Em sucessivo aljfar desatada? Parece aos olhos ser de prata fina... Vs tudo isto bem? Pois tudo nada vista do teu rosto, Catarina. 08 - A instabilidade das cousas no mundo1 Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm se acaba o Sol, por que nascia? Se formosa a Luz , por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstncia.

09 - A certa personagem desvanecida


1

Apesar de um titulo diferente, trata-se do mesmo poema que aparece sob nome de Inconstncia dos bens do mundo. 4

Um soneto comeo em vosso gabo: Contemos esta regra por primeira; J l vo duas, e esta a terceira, J este quartetinho est no cabo, Na quinta torce agora a porca o rabo; A sexta v tambm d'esta maneira: Na stima entro j com gran canseira, E saio dos quartetos muito brabo. Agora nos tercetos que direi: Direi que vs, Senhor, a mim me honrais Gabando-vos a vs, e eu fico um rei. N'esta vida um soneto j ditei; Se d'esta agora escapo, nunca mais: Louvado seja Deus, que o acabei.

10 - Aos principais da Bahia chamados caramurus


Um calo de pindoba a meia zorra Camisa de urucu, mantu de arara, Em lugar de cot, arco, e taquara, Penacho de guars em vez de gorra. Furado o beio, e sem temer que morra O pai, que lho envazou cuma titara, Porm a Me a pedra lhe aplicara Por reprimir-lhe o sangue que no corra, Alarve sem razo, bruto sem f, Sem mais leis, que as do gosto, quando erra, De Paiai tornou-se em Abaet. No sei onde acabou, ou em que guerra, S sei que deste Ado de Massap, Procedem os fidalgos desta terra.

11 - procisso de cinza em Pernambuco


Um negro magro de sufuli justo, Dois azorragues de um jo pendentes, Barbado o Peres, mais dois penitentes, Seis crianas com asas sem mais custo. De vermelho o mulato mais robusto, Trs fradinhos meninos inocentes, Dez ou doze brichotes mui agentes, Vinte ou trinta canelas de ombro onusto. Sem dbita reverncia seis andores, Um pendo de algodo tinto em tijuco, Em fileira dez pares de menores. Atrs um cego, um negro, um mameluco, Trs lotes de rapazes gritadores: a procisso de cinza em Pernambuco.

12 - Milagres do Brasil So
Um branco muito encolhido, Um mulato muito ousado, Um branco todo coitado, Um canaz todo atrevido; O saber muito abatido, A ignorncia e ignorante Muito ufana e mui farfante, Sem pena ou contradio: Milagres do Brasil so. Quem um co revestido em padre, Por culpa da Santa S, Seja to ousado que Contra um branco honrado ladre; E que esta ousadia quadre Ao bispo, ao governador, Ao corteso, ao senhor, Tendo naus no maranho: Milagres do Brasil so. Se este tal podengo asneiro O pai o esvanece j, A me lhe lembro que est Roendo em um tamoeiro: Que importa um branco cueiro, Se o... to denegrido! Mas se nomisto sentido Se lhe esconde a negrido, Milagres do Brasil so. Prega o perro frandulrio, E como a licena o cega, Cuida que em plpito prega, E ladra num campanrio: Vo ouvi-lo de ordinrio Tios e tias do Congo, E se, suando o mondongo, Eles s gabo lhe do, Milagres do Brasil so. Que h de pregar o cachorro, Sendo uma vil criatura, Que no sabe de escritura Mais que aquela o ps forro? Quem lhe d ajuda e socorro So quatro sermes antigos; E se amigos tem um co, Milagres do Brasil so. Um co o timbre maior Da Ordem predicatria, Mas no acho em toda a histria Que um co fosse pregador, Se nunca falta um senhor: Que lhe alcance esta licena De Loureno por Lourena,
6

Que as pardas tudo faro, Milagres do Brasil so. T em versos quer dar penada, E por que o gnio desbroche, Como co, a troche-moche Mete a unha e d dentada: O Perro no sabe nada, E se com pouca vergonha Tudo abate, porque sonha Que sabe alguma questo, Milagres do Brasil so. Do Perro afirmam doutores Que fez uma apologia Ao Mestre da teologia, Se da lua aos resplendores Outra ao sol dos pregadores: Late um co a noite inteira, E ela, seguindo a carreira, Luz com mais ostentao, Milagres do Brasil so. Que vos direi do Mulato, Que vos no tenha j dito, Se ser amanh delito Falar dele sem recato? No faltar um mentecapto, Que como vilo de encerro Sinta que dem no seu perro, E se porta como um co: Milagres do Brasil so. Imaginais que o insensato De canzarro fala tanto Porque sabe tanto ou quanto? No, se no porque mulato; Ter sangue de carrapato, Seu estorraque de congo, Cheirar-lhe a roupa amondongo, cifra da perfeio: Milagres do Brasil so.

13 Retrato / Dona ngela


Anjo no nome, Anglica na cara Isso ser flor, e Anjo juntamente Ser Anglica flor, e Anjo florente Em quem, se no em vs se uniformara? Quem veria uma flor, que a no cortara De verde p, de rama florescente? E quem um Anjo vira to luzente Que por seu Deus, o no idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares Freis o meu custdio, e minha guarda Livrara eu de diablicos azares
7

Mas vejo, que to bela, e to galharda Posto que os Anjos nunca do pesares Sois Anjo, que me tenta, e no me guarda.

14 - Contemplando nas cousas do mundo


Neste mundo mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua lngua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mo de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser Papa. A flor baixa se inculca por Tulipa; Bengala hoje na mo, ontem garlopa: Mais isento se mostra, o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazio a tripa, E mais no digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa.

15 - E pois coronista sou


E pois coronista sou. Se souberas falar tambm falaras tambm satirizaras, se souberas, e se foras poeta, poetaras. Cansado de vos pregar cultssimas profecias, quero das culteranias hoje o hbito enforcar: de que serve arrebentar, por quem de mim no tem mgoa? Verdades direi como gua, porque todos entendais os ladinos, e os boais a Musa praguejadora. Entendeis-me agora? Permiti., minha formosa, que esta prosa envolta em verso de um Poeta to perverso se consagre a vosso p, pois rendido vossa f sou l Poeta converso Mas amo por amar, que liberdade.

16 - Ao padre Loureno Ribeiro, homem pardo que foi vigrio da freguesia do Pass2
Um branco muito encolhido, Um mulato muito ousado,
2

Apesar de um titulo diferente, trata-se do mesmo poema que aparece sob nome de Milagres do Brasil So 8

Um branco todo coitado, Um canaz todo atrevido; O saber muito abatido, A ignorncia e ignorante Muito ufana e mui farfante, Sem pena ou contradio: Milagres do Brasil so. Quem um co revestido em padre, Por culpa da Santa S, Seja to ousado que Contra um branco honrado ladre; E que esta ousadia quadre Ao bispo, ao governador, Ao corteso, ao senhor, Tendo naus no maranho: Milagres do Brasil so. Se este tal podengo asneiro O pai o esvanece j, A me lhe lembro que est Roendo em um tamoeiro: Que importa um branco cueiro, Se o... to denegrido! Mas se nomisto sentido Se lhe esconde a negrido, Milagres do Brasil so. Prega o perro frandulrio, E como a licena o cega, Cuida que em plpito prega, E ladra num campanrio: Vo ouvi-lo de ordinrio Tios e tias do Congo, E se, suando o mondongo, Eles s gabo lhe do, Milagres do Brasil so. Que h de pregar o cachorro, Sendo uma vil criatura, Que no sabe de escritura Mais que aquela o ps forro? Quem lhe d ajuda e socorro So quatro sermes antigos; E se amigos tem um co, Milagres do Brasil so. Um co o timbre maior Da Ordem predicatria, Mas no acho em toda a histria Que um co fosse pregador, Se nunca falta um senhor: Que lhe alcance esta licena De Loureno por Lourena, Que as pardas tudo faro, Milagres do Brasil so.

T em versos quer dar penada, E por que o gnio desbroche, Como co, a troche-moche Mete a unha e d dentada: O Perro no sabe nada, E se com pouca vergonha Tudo abate, porque sonha Que sabe alguma questo, Milagres do Brasil so. Do Perro afirmam doutores Que fez uma apologia Ao Mestre da teologia, Se da lua aos resplendores Outra ao sol dos pregadores: Late um co a noite inteira, E ela, seguindo a carreira, Luz com mais ostentao, Milagres do Brasil so. Que vos direi do Mulato, Que vos no tenha j dito, Se ser amanh delito Falar dele sem recato? No faltar um mentecapto, Que como vilo de encerro Sinta que dem no seu perro, E se porta como um co: Milagres do Brasil so. Imaginais que o insensato De canzarro fala tanto Porque sabe tanto ou quanto? No, se no porque mulato; Ter sangue de carrapato, Seu estorraque de congo, Cheirar-lhe a roupa amondongo, cifra da perfeio: Milagres do Brasil so.

17 - Define a sua cidade


De dois ff se compe esta cidade a meu ver: um furtar, outro foder. Recopilou-se o direito, e quem o recopilou com dous ff o explicou por estar feito, e bem feito: por bem digesto, e colheito s com dous ff o expe, e assim quem os olhos pe no trato, que aqui se encerra, h de dizer que esta terra de dous ff se compe. Se de dous ff composta
10

est a nossa Bahia, errada a ortografia, a grande dano est posta: eu quero fazer aposta e quero um tosto perder, que isso a h de perverter, se o furtar e o foder bem no so os ff que tem esta cidade ao meu ver. Provo a conjetura j, prontamente como um brinco: Bahia tem letras cinco que so B-A-H-I-A: logo ningum me dir que dous ff chega a ter, pois nenhum contm sequer, salvo se em boa verdade so os ff da cidade um furtar, outro foder.

18 - Descreve a vida escolstica


Mancebo sem dinheiro, bom barrete, Medocre o vestido, bom sapato, Meias velhas, calo de esfola-gato, Cabelo penteado, bom topete; Presumir de danar, cantar falsete, Jogo de fidalguia, bom barato, Tirar falsdia ao moo do seu trato, Furtar a carne ama, que promete; A putinha alde achada em feira, Eterno murmurar de alheias famas, Soneto infame, stira elegante; Cartinhas de trocado para a freira, Comer boi, ser Quixote com as damas, Pouco estudo: isto ser estudante.

19 - cidade da Bahia (2)


A cada canto um grande conselheiro. que nos quer governar cabana, e vinha, no sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um freqentado olheiro, que a vida do vizinho, e da vizinha pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha, para a levar Praa, e ao Terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, trazidos pelos ps os homens nobres, posta nas palmas toda a picardia. Estupendas usuras nos mercados, todos, os que no furtam, muito pobres, e eis aqui a cidade da Bahia.
11

20 - Aos vcios
Eu sou aquele que os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vcios e enganos. E bem que os descantei bastantemente, Canto segunda vez na mesma lira O mesmo assunto em plectro diferente. J sinto que me inflama e que me inspira Talia, que anjo da minha guarda Ds que Apolo mandou que me assistira. Arda Baiona e todo o mundo arda Que a quem de profisso falta verdade Nunca a dominga das verdades tarda. Nenhum tempo excetua a cristandade Ao pobre pegureiro do Parnaso Para falar em sua liberdade. A narrao h de igualar ao caso E se talvez acaso o no iguala No tenho por poeta o que Pegaso. De que pode servir calar quem cala? Nunca se h de falar o que se sente Sempre se h de sentir o que se fa1a. Qual homem pode haver to paciente, Que, vendo o triste estado da Bahia No chore, no suspire e no lamente? Isto faz a discreta fantasia: Discorre em um e outro desconcerto Condena o roubo, increpa a hipocrisia. O nscio, o ignorante, o inexperto Que no elege o bom, nem mau reprova Por tudo passa deslumbrado e incerto. E quando v talvez na doce trova Louvado o bem e o mal vituperado A tudo faz focinho, e nada aprova. Diz logo prudentao e repousado: -Fulano um satrico, um louco, De lngua m, de corao danado. Nscio, se disso entendes nada ou pouco, Como mofas com riso e algazaras Musas, que estimo ter, quando as invoco. Se souberas falar, tambm falaras Tambm satirizaras, se souberas E se foras poeta, poetizaras.
12

A ignorancia dos homens destas eras Sisudos faz ser uns, outros prudentes, Que a mudez canoniza bestas feras. H bons, por no poder ser insolentes, Outros h comedidos de medrosos, No mordem outros no? -por no ter dentes. Quantos h que os telhados tm vidrosos, E deixam de atirar sua pedrada, De sua mesma telha receosos? Uma s natureza nos foi dada No criou Deus os naturais diversos; Um s Ado criou e esse de nada. Todos somos ruins, todos perversos, S nos distingue o vcio e a virtude, De que uns so comensais, outros adversos Quem maior a tiver do que eu ter pude, Esse s me censure, esse me note, Calem-se os mais chitom, e haja sade.

21 -Descreve a confuso do festejo do Entrudo


Filhs, fatias, sonhos, mal-assadas, Galinhas, porco, vaca, e mais carneiro, Os perus em poder do pasteleiro, Esguichar, deitar pulhas, laranjadas; Enfarinhar, pr rabos, dar risadas, Gastar para comer muito dinheiro, No ter mos a medir o taverneiro, Com rstias de cebolas dar pancadas; Das janelas com tanhos dar nas gentes, A buzina tanger, quebrar panelas, Querer em um s dia comer tudo; No perdoar arroz, nem cuscuz quente, Despejar pratos, e alimpar tijelas: Estas as festas so do Santo Entrudo. 22 - Solitrio em seu mesmo quarto vista da luz tu do meu amor fiel traslado Mariposa entre as chamas consumida, Pois se fora do ardor perdes a vida, A violncia do fogo me h prostrado. Tu de amante o teu fim hs encontrado, Essa flama girando apetecida; Eu girando uma penha endurecida, No fogo, que exalou, morro abrasado. Ambos de firme anelando chamas, Tu a vida deixas, eu a morte imploro Nas constncias iguais, iguais nas chamas.

13

Mas ai! que a diferena entre ns choro, Pois acabando tu ao fogo, que amas, Eu morro, sem chegar luz, que adoro.

23 - Aos afetos e lgrimas derramadas


Ardor em firme corao nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incndio em mares de gua disfarado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, Se s neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria.

24 - Admirvel expresso que faz o poeta de seu atencioso silncio


Largo em sentir, em respirar sucinto Peno, e calo to fino, e to atento, Que fazendo disfarce do tormento Mostro, que o no padeo, e sei, que o sinto. O mal, que fora encubro, ou que desminto, Dentro no corao , que sustento, Com que para penar sentimento, Para no se entender labirinto. Ningum sufoca a voz nos seus retiros; Da tempestade o estrondo efeito: L tem ecos a terra, o mar suspiros. Mas oh do meu segredo alto conceito! Pois no me chegam a vir boca os tiros Dos combates, que vo dentro no peito.

25 - Definio do amor romance


Mandai-me, Senhores, hoje, que em breves rasgos descreva do Amor a ilustre prospia, e de Cupido as proezas. Dizem que da clara escuma, dizem que do mar nascera, que pegam debaixo dgua as armas, que Amor carrega.

14

Outros, que fora ferreiro seu pai, onde Vnus bela serviu de bigorna, em que malhava com gr destreza. Que a dois assopros lhe fez o fole inchar de maneira, que nele o fogo acendia, nela aguava a ferramenta. Nada disto , nem se ignora, que o Amor fogo, e bem era tivesse por bero as chamas se raio nas aparncias. Este se chama Monarca, ou Semideus se nomeia, cujo cu so esperanas, cujo inferno so ausncias. Um Rei, que mares domina, Um Rei, o mundo sopeia, sem mais tesouro que um arco, sem mais arma que uma seta. O arco talvez de pipa, a seta talvez de esteira, despido como um maroto, cego como uma toupeira. Um maltrapilho, um ningum, que anda hoje nestas eras com o cu mostra, jogando com todos a cabra-cega. Tapando os olhos da cara, por deixar o outro alerta, por detrs italiana, por diante portuguesa. Diz que cego, porque canta, ou porque vende gazetas das vitrias, que alcanou na conquista das finezas. Que vende tambm folhinhas cremos por coisa mui certa, pois nos d os dias santos, sem dar ao cuidado trguas; E porque despido o pintam tudo mentira certa, mas eu tomara ter junto o que Amor a mim me leva. Que tem asas com que voa e num pensamento chega

15

assistir hoje em Cascais logo em Coina, e Salvaterra. Isto faz um arrieiro com duas porradas tesas: e bem, que no Amor se gabe, o que o vinho s fizera! E isto Amor? um corno. Isto Cupido? m pea. Aconselho que o no comprem ainda que lhe achem venda. Isto, que o Amor se chama, este, que vidas enterra, este, que alvedrios prostra, este, que em palcios entra: Este, que o juzo tira, este, que roubou a Helena, este, que queimou a Tria, e a Gr-Bretanha perdera: Este, que a Sanso fez fraco, este, que o ouro despreza, faz liberal o avarento, assunto dos poetas: Faz o sisudo andar louco, faz pazes, ateia a guerra, o frade andar desterrado, endoidece a triste freira. Largar a almofada a moa, ir mil vezes janela, abrir portas de cem chaves, e mais que gata janeira. Subir muros e telhados, trepar chemins e gretas, chorar lgrimas de punhos, gastar em escritos resmas. Gastar cordas em descantes, perder a vida em pendncias, este, que no faz parar oficial algum na tenda. O moo com sua moa, o negro com sua negra, este, de quem finalmente dizem que glria, e que pena. glria, que martiriza, uma pena, que receia, um fel com mil douras, favo com mil asperezas.

16

Um antdoto, que mata, doce veneno, que enleia, uma discrio, sem siso, uma loucura discreta. Uma priso toda livre, uma liberdade presa, desvelo com mil descansos, descanso com mil desvelos. Uma esperana, sem posse, uma posse, que no chega, desejo, que no se acaba, nsia, que sempre comea. Uma hidropisia dalma, da razo uma cegueira, uma febre da vontade, uma gostosa doena. Uma ferida sem cura, uma chaga, que deleita, um frenesi dos sentidos, desacordo das potncias. Um fogo incendido em mina, fasca emboscada em pedra, um mal, que no tem remdio, um bem, que se no enxerga. Um gosto, que se no conta, um perigo, que no deixa, um estrago, que se busca, runa, que lisonjeia. Uma dor, que se no cala, pena, que sempre atormenta, manjar, que no enfastia, um brinco, que sempre enleva. Um arrojo, que enfeitia, um engano, que contenta, um raio, que rompe a nuvem, que reconcentra a esfera. Vbora, que a vida tira quelas entranhas mesmas, que segurou o veneno, e que o mesmo ser lhe dera. Um spide entre boninas, entre bosques uma fera, entre chamas salamandra, pois das chamas se alimenta. Um basalisco, que mata, lince, que tudo penetra, feiticeiro, que adivinha,
17

marau, que tudo suspeita. Enfim o Amor um momo, uma inveno, uma teima, um melindre, uma carranca, uma raiva, uma fineza. Uma meiguice, um afago, um arrufo, e uma guerra, hoje volta, amanh torna, hoje solda, amanh quebra. Uma vara de esquivanas, de cimes vara e meia, um sim, que quer dizer no, no, que por sim se interpreta. Um queixar de mentirinha, um folgar muito deveras, um embasbacar na vista, um ai, quando a mo se aperta. Um falar por entre dentes, dormir a olhos alerta, que estes dizem mais dormindo, do que a lngua diz discreta. Uns temores de mal pago, uns receios de uma ofensa, um dizer choro contigo, choramingar nas ausncias. Mandar brinco de sangrias, passar cabelos por prenda, das palmitos pelos Ramos, e dar folar pela festa. Anal pelo So Joo, alcachofras na fogueira, ele pedir-lhe cimes, ela sapatos e meias. Leques, fitas e manguitos, rendas da moda francesa, sapatos de marroquim, guarda-p de primavera. Livre Deus, a quem encontra, ou lhe suceder ter freira; pede-vos por um recado sermo, cera e caramelas. Arre l com tal amor! isto amor? quimera, que faz de um homem prudente converter-se logo em besta. Uma bofia, uma mentira chamar-lhe-ei, mais depressa,

18

fogo selvagem nas bolsas, e uma sarna das moedas. Uma traa do descanso, do corao bertoeja, sarampo da liberdade, carruncho, rabuge e lepra. este, o que chupa, e tira, vida, sade e fazenda, e se hemos falar verdade hoje o Amor desta era. Tudo uma bebedice, ou tudo uma borracheira, que se acaba coo dormir, e coo dormir comea. O Amor finalmente um embarao de pernas, uma unio de barrigas, um breve tremor de artrias. Uma confuso de bocas, uma batalha de veias, um rebolio de ancas, quem diz outra coisa, besta.

19

Das könnte Ihnen auch gefallen