Sie sind auf Seite 1von 4

Tipos de Memrias

A memria um dispositivo que permite ao computador armazenar dados por certo tempo. Atualmente o termo geralmente usado para definir as memrias volteis, como a RAM, mas seu conceito primordial tambm aborda memrias no volteis, como o disco rgido. Parte da memria do computador feita no prprio processador; o resto diludo em componentes como a memria RAM, memria cache, disco rgido e leitores de mdias removveis, como disquete, CD e DVD. Elas so distribudas em Memrias Primarias e Memrias Secundarias e Tercirias. Memrias Primrias: tambm chamadas de memria real, so memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Normalmente as memrias primrias se comunicam com a ULA por meio de um barramento ou canal de dados. A velocidade de acesso memria um fator importante de custo de um computador, por isso a memria primria normalmente construda de forma hierrquica em um projeto de computador. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil), memria ROM (no voltil), registradores e memrias cache. Registradores: Os registradores so elementos de memria de alta velocidade, empregados no armazenamento de informao durante o processo de execuo de instrues pela unidade de controle da mquina, havendo uma constante movimentao de informaes entre os registradores e os demais dispositivos componentes do sistema. Memria Cash: A memria cache surgiu quando percebeu-se que as memrias no eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar esperando os dados serem liberados pela memria RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho. Para solucionar este problema, comeou a ser usada a memria cache, um tipo ultra-rpido de memria que serve para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer comparativamente lenta memria RAM. So usados dois tipos de cache, chamados de cache primrio, e cache secundrio. O cache primrio embutido no prprio processador e rpido o bastante para acompanh-lo em velocidade. Como este tipo de memria extremamente caro usamos apenas uma pequena quantidade dela. Para complementar, usamos tambm um tipo um pouco mais lento de memria cache na forma do cache secundrio, que por ser muito mais barato, permite que seja usada uma quantidade muito maior. Memria Ram: (Random-Acess Memory) corresponde genericamente a um tipo de memria em que o acesso a cada clula se faz por endereo, e que constitui a unidade de memria central do computador. A informao pode ser uma instruo para dizer ao

computador o que fazer. As clulas podem conter tambm dados que o computador precisa para realizar uma instruo. Qualquer clula pode conter instruo ou dado, assim o que em algum momento armazenava dados pode armazenar instrues em outro momento. Em geral, o contedo de uma clula de memria pode ser alterado a qualquer momento. As memrias RAM so denominadas genericamente de DRAM (RAM dinmica), pelo fato de possurem uma caracterstica chamada refrescamento de memria, que tem a finalidade de manter os dados armazenados enquanto o computador estiver ligado. O tamanho de cada clula, e o nmero de clulas variam de computador para computador, e as tecnologias utilizadas para implementar a memria RAM variam bastante. Atualmente o mais comum a implementao em circuitos integrados. Memria Rom: A memria ROM (Read-Only Memory) uma memria que s pode ser lida e os dados no so perdidos com o desligamento do computador. A diferena entre a memria RAM e a ROM que a RAM aceita gravao, regravao e perda de dados. Ela s acessvel para leitura, sendo usados tipicamente para guardar, de forma permanente, programas de inicializao da mquina e programas de controlo dos perifricos que constituem parte do software bsico do sistema de operao. Estas unidades de memria, do ponto de vista do acesso, so endereadas como fazendo parte da memria central, excerto que s so acessveis para leitura. Memrias Secundarias: No necessita de operaes de montagem (insero de uma mdia ou mdia em um dispositivo de (leitura/gravao) para acessar os dados, o acesso a este tipo de memria lento, se comparado com o acesso das memrias principais, porm seu custo baixo e sua capacidade de armazenamento grande. HD: (Hard Drive) Os dados so gravados na pelcula magnetizvel, atravs do envio de impulsos eltricos cabea da agulha. Os impulsos magnticos registrados na pelcula magnetizvel so captados pela agulha e convertidos em impulsos eltricos que enviados aos processadores do computador, so traduzidos na forma de arquivos. As unidades de disco rgido giram constantemente enquanto o computador estiver ligado, mas para compensar, os discos possuem um sistema que os coloca em modo de espera. O disco funciona atravs de dois movimentos distintos, o da agulha e o movimento do disco ou lmina.Os dados so gravados no de forma seqencial, mas sim intercalados entre os setores. Este fato uma forma encontrada de melhorar a velocidade de acesso do disco.

A Evoluo dos Processadores

Desde o primeiro processador do mundo, o 4004 da Intel, lanado em 1971, os processadores evoluram assustadoramente. Um dos fatores responsveis pelo grande aumento da velocidade dos processadores a diminuio do tamanho dos componentes dos microprocessadores que permitiu criar o circuito integrado, em seguida o microchip e continuar permitindo criar processadores com cada vez mais transstores e operando a freqncias cada vez mais altas, isso acarreta a reduo da distncia entre os componentes. Entretanto, os ganhos reais de velocidade obtidos nos ltimos anos so devidos principalmente a mudanas na organizao do processador, incluindo o uso intensivo de tcnicas de execuo paralela de instrues, assim como de tcnicas de execuo especulativa, que consistem na tentativa de executar, antecipadamente, instrues que possam vir a ser requeridas. Todas essas tcnicas so projetadas a fim de manter o processador ocupado o maior tempo possvel. Um aspecto crtico no projeto de sistemas de computao o balanceamento do desempenho dos diversos elementos, para que o ganho de desempenho obtido em uma rea no seja prejudicado por um atraso em outra rea. Em particular, a velocidade do processador tem aumentado muito mais rapidamente do que a velocidade de acesso memria. Vrias tcnicas so empregadas para compensar esse desequilbrio, incluindo memrias cache, vias de comunicao de dados de maior largura entre a memria e o processador e pastilhas de memria mais inteligentes.

Barramento
Os Barramentos so um conjunto de circuitos dentro do PC que pode lig-lo a todas as suas partes e perifricos. So divididos em: Barramento do processador: O Barramento do Processador utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional. Barramento de Cach: Em organizaes de computadores mais recentes, um barramento dedicado para acesso memria cache do computador. Barramento de Memria: Responsvel pela conexo da memria principal ao processador. um barramento de alta velocidade. Barramento de Entrada e Sada: um conjunto de circuitos e linhas de comunicao que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a expanso de perifricos e a instalao de novas placas no PC.

Placa Me
uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalao dos demais componentes de um computador, como o processador, memria RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset. A placa-me realiza a interconexo das peas componentes do microcomputador. Assim, processador, memria, placa de vdeo, HD, teclado, mouse, etc. esto ligados diretamente placa-me. Ela possui diversos componentes eletrnicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais (slots) para que seja possvel conectar os vrios dispositivos. Seus perifricos so divididos em: On-board: Como o prprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa me, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memria RAM quando se trata de vdeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preo das placas ou componentes. So exemplos de circuitos on-board: vdeo, modem, som e rede. Off-board: so os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa me e por isso, so separados, tendo sua prpria forma de trabalhar e no usando o processador, geralmente, quando vdeo, som, modem ou rede, o dipositivo ligado a placame usando os slots de expanso para isso, tm um preo mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrrio em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento realizado pelo prprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen