Sie sind auf Seite 1von 14

ENGENHEIRO ELTRICO TARDE

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

CARGO:ENGENHEIROELTRICO

01
NofragmentoErambelos,enaprimeiranoitequeoslevou nusaumbaile,nocreioquehouvesseiguaisnacidade,nem os seus, leitora, que eram ento de menina, se eram nascidos,onarrador (A) interrompe a descrio para realar a beleza rara de outro personagem ainda no revelado at o presente momento. (B) descreve os braos de Capitu de tal forma que se pode compreendercomoumexemploimplcitodemetonmia. (C) interrompe a narrativa para se dirigir ao interlocutor comoformadebuscarcumplicidadedomesmo. (D) divaga sobre escultores e esculturas para melhor descreverabelezadosbraosdesuaamada. (E) interrompe a narrativa para descrever com outros adjetivosabelezapeculiardeCapitu.

LNGUAPORTUGUESA
Textoparaasquestesde01a08. Osbraos

No mais, tudo corria bem. Capitu gostava de rir e divertirse, e, nos primeiros tempos, quando amos a passeiosouespetculos,eracomoumpssaroquesasse da gaiola. Arranjavase com graa e modstia. Embora gostasse de joias, como as outras moas, no queria que eu lhe comprasse muitas nem caras, e um dia afligiuse tantoqueprometinocomprarmaisnenhuma;masfois porpoucotempo. A nossa vida era mais ou menos plcida. Quando no estvamos com a famlia ou com amigos, ou se no amos a algum espetculo ou sero particular (e estes eramraros)passvamosasnoitesnossajaneladaGlria, mirando o mar e o cu, a sombra das montanhas e dos navios, ou a gente que passava na praia. s vezes, eu contava a Capitu a histria da cidade, outras davalhe notcias de Astronomia; notcias de amador que ela escutava atenta e curiosa, nem sempre tanto que no cochilasse um pouco. No sabendo piano, aprendeu depois de casada, e depressa, e da a pouco tocava nas casas de amizade. Na Glria era uma das nossas recreaes; tambm cantava, mas pouco e raro, por no ter voz; um dia chegou a entender que era melhor no cantar nada e cumpriu o alvitre. De danar gostava, e enfeitavasecomamorquandoiaaalgumbaile;osbraos que...Osbraosmerecemumperodo. Erambelos,enaprimeiranoitequeoslevounusa umbaile,nocreioquehouvesseiguaisnacidade,nemos seus, leitora, que eram ento de menina, se eram nascidos,masprovavelmenteestariamaindanomrmore, donde vieram, ou nas mos do divino escultor. Eram os mais belos da noite, a ponto que me encheram de desvanecimento. Conversava mal com as outras pessoas, sparavlos,pormaisqueelesseentrelaassemaosdas casacasalheias.Jnofoiassimnosegundobaile;nesse, quando vi que os homens no se fartavam de olhar para eles,deosbuscar,quasedeospedir,e queroavampor eles as mangas pretas, fiquei vexado e aborrecido. Ao terceiro no fui, e aqui tive o apoio de Escobar, a quem confiei candidamente os meus tdios; concordou logo comigo. Sanchinha tambm no vai, ou ir de mangas compridas;ocontrrioparecemeindecente. No?Masnodigaomotivo;hodechamarnos seminaristas.Capitujmechamouassim. NemporissodeixeidecontaraCapituaaprovao de Escobar. Ela sorriu e respondeu que os braos de Sanchinhaerammalfeitos,mascedeudepressa,enofoi ao baile; a outros foi, mas levouos meio vestidos de escumilhaounoseiqu,quenemcobrianemdescobria inteiramente,comoocendaldeCames.
(Assis,Machadode.DomCasmurro.ClssicosScipione.SoPaulo)

02
Em No ? Mas no diga o motivo; ho de chamarnos seminaristas.,otermosublinhado,nessecontexto,podeser entendidocomo (A)pudicos. (B)melanclicos. (C)tristes. (D)infelizes. (E)vanguardistas.

03
Acercadarelaodesinonmiaentreapalavradestacadaeo vocbuloentreparnteses,marqueVparaasverdadeiraseF paraasfalsas. () Anossavidaeramaisoumenosplcida.(agitada) () ...nocantarnadaecumpriroalvitre.(conselho) () ...meencheramdedesvanecimento.(orgulho) () ...fiqueivexadoeaborrecido.(desinibido) Asequnciaestcorretaem (A)V,V,F,F (B)V,F,F,V (C)F,F,V,V (D)F,V,V,F (E)F,V,F,V

04
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase facultativo. (A) ...passvamosasnoitesnossajaneladaGlria... (B) svezes,eucontavaaCapitu... (C) ElefoiEuropaparaestudar. (D) Assistimos,tranquilos,noveladasseis. (E) tarde,elessaramparapassearpelapraia.

05
No trecho ... e um dia afligiuse tanto que prometi no comprarmaisnenhuma...,aoraodestacadatrazumaideia de (A)causa. (B)concesso. (C)condio. (D)comparao. (E)consequncia.

ENGENHEIROELTRICO(02T)
2

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

06
Nas frases a seguir, a palavra destacada obedece mesma classegramatical,EXCETO: (A) ...noqueriaqueeulhecomprassemuitasnemcaras... (B) ...notciasdeamadorqueelaescutavaatentaecuriosa.. (C) ...chegouaentenderqueeramelhornocantar.... (D) ...nocreioquehouvesseiguaisnacidade... (E) ...quandoviqueoshomensnosefartavam...

10
O presidente da Cmara Legislativa convocar reunio extraordinriaquandohouver,EXCETO: (A) Recebimentodos autosdepriso de DeputadoDistrital, nahiptesedeflagrantedecrimeinafianvel. (B) Decretaodeestadodestiooudedefesaqueatinjao DistritoFederal. (C) Apreciao de ato do governador que importe crime de responsabilidade. (D) Possedogovernadorevicegovernador. (E) IntervenonoDistritoFederal.

07
Quanto classe gramatical das palavras grifadas, assinale a alternativaqueapresentaacorrespondnciacorreta. (A) ...masfoisporpoucotempo.(1)adjetivo (B) ...quandoiaaalgumbaile...(2)artigo (C) ... nem os seus, leitora, que eram ento de menina... (3)conjuno (D) ... no se fartavam de olhar para eles, de os buscar... (3)pronomedemonstrativo (E) ...meiovestidosdeescumilhaounoseiqu...(6) substantivo

11
So estipulaes da Lei Orgnica do Distrito Federal para a aposentadoriadoservidor,EXCETO: (A) O tempo de servio pblico federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal ser computado integralmente paraosefeitosdeaposentadoriaedisponibilidade. (B) assegurada a contagem em dobro dos perodos de licenaprmio no gozados, para efeito de aposentadoria. (C) O servidor poder aposentarse voluntariamente aos trintaanosdeservio,sehomem,eaosvinteecinco,se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. (D) O servidor aposentarse compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempodeservio. (E) Oservidoraposentarseporinvalidezpermanente,em qualquer caso com os proventos integrais, principalmente se o fato for decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosaouincurvel.

08
Em Embora gostasse de joias como as outras moas..., a palavra ou expresso que, substituindo o termo destacado, acarretaalteraosemntica (A)conquanto. (B)aindaque. (C)mesmoque. (D)consoante. (E)postoque.

LEIORGNICADODISTRITOFEDERAL 09
Quanto aos bens do Distrito Federal, considerando o que dispeaLeiOrgnica,INCORRETOafirmarque (A) osbensimveisdoDistritoFederalspoderoserobjeto de alienao, aforamento, comodato ou cesso de uso, em virtude de lei, concedendose preferncia venda sobreacessodeusooudoao. (B) o Distrito Federal utilizar seus bens dominiais como instrumento para a realizao de polticas de ocupao ordenadadoterritrio. (C) os bens pblicos tornarseo indisponveis ou disponveis por meio de afetao ou desafetao, respectivamente,nostermosdaleieadesafetao,por lei especfica, s ser admitida em caso de comprovado interesse pblico, aps ampla audincia populao interessada. (D) a aquisio por compra ou permuta, bem como a alienao dos bens imveis do Distrito Federal dependerodeprviaavaliaoeautorizaodaCmara Legislativa,subordinadacomprovaodaexistnciade interessepblicoeobservnciadalegislaopertinente licitao. (E) os bens do Distrito Federal declarados inservveis em processo regular podero ser alienados, mediante licitao,cabendodoaonoscasosespecificadosemlei.

12
Quanto aos servidores pblicos militares, considerando as estipulaesdaLeiOrgnicadoDistritoFederal,analise. I. Aspatentes,comprerrogativas,direitosedeveresaelas inerentes, so asseguradas em plenitude aos oficiais da ativa, da reserva ou reformados da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sendolhes privativos os ttulos,postoseuniformesmilitares. II. O militar em atividade que aceitar cargo pblico civil permanentesertransferidoparaareserva. III. O oficial da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar s perder o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou de comportamento com ele incompatvelpordecisodoSuperiorTribunaldeJustia emaodenicainstncia. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) (A)I (B)I,II (C)II,III (D)I,III (E)II

ENGENHEIROELTRICO(02T)
3

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

NOESDEINFORMTICA

13
No Sistema Operacional Microsoft Windows XP, a operao que grava todo o contedo da memria principal em um arquivo no disco rgido e, logo em seguida, desliga o computador, possibilitando que ele seja religado da mesma formaqueestavaantes,conhecidacomo (A)suspender. (B)emespera. (D)reiniciar. (C)desativar. (E)hibernar.

NOESDEDIREITOADMINISTRATIVO 17
Relacione as colunas vinculando as caractersticas aos tpicos.

1. 2. 3. 4.

Autorizaolegislativa. Usocomumdopovo. Bensdominicais. Usoespecial.

14
NobrowserInternetExplorer8,orecursoutilizadoparaexibir sites que foram desenvolvidos para verses anteriores ao aplicativo e que no so exibidos corretamente na verso atual,denominasemodo (A)desegurana. (B)deexibiodecompatibilidade. (C)deexibiopadro. (D)deexibiodelayout. (E)SSL.

() Edificao ou terreno destinado a servio ou estabelecimentodaadministrao. () Patrimnio da Administrao Pblica destitudo de destinaopblica. () Um dos requisitos para a alienao de bem imvel pblico. () Rios,mares,estradas,ruasepraas.

15
No aplicativo Microsoft Office Excel 2003 (configurao padro idioma Portugus Brasil), as frmulas MULT e CONT.SEsoutilizadas,respectivamente,para (A) retornaroprodutodosnmerosinformadosnoargumento econtarquantasvezesumvalorapareceemumintervalo declulas. (B) retornaroprodutodosnmerosinformadosnoargumento econtarquantasclulasemumintervalonoestovazias. (C) retornarasomadosnmerosinformadosnoargumentoe contarquantasclulasnoestovaziasemumintervalo. (D) contarquantasclulasnoestovaziasemumintervaloe retornar o menor mltiplo comum dos nmeros informadosnoargumento. (E) contarquantasclulasemumintervalonoestovaziase retornar a fatorao dos nmeros informados no argumento.

Asequnciaestcorretaem (A)1,3,4,2 (C)3,2,1,4 (E)4,3,2,1

(B)2,3,4,1 (D)4,3,1,2

18
Assinale a afirmativa INCORRETA no que se refere s entidadesquecompemaadministraoindireta. (A) A fundao pblica instituda pelo Poder Pblico e se caracterizaporserumpatrimnio,totalouparcialmente pblico, a que a lei atribui personalidade jurdica de direito pblico ou privado, para consecuo de fins pblicos. (B) Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado criadas por autorizao legislativa especfica, com capital exclusivamente pblico, para realizar atividades econmicas ou servios pblicos de interesse da Administrao, podendo revestir de qualquer forma admitidaemdireito. (C) So algumas das caractersticas das sociedades de economia mista, a personalidade jurdica de direito privado,ocapitalpblicoeprivado,adetenoporparte doPoderPblico,amaioriadasaescomdireitoavoto, acriaoporautorizaolegislativaespecfica. (D) A caracterstica principal das entidades paraestatais a colaborao com o poder pblico, j que no servio pblico e nem tampouco atividade inteiramente privada,secolocandonumazonaintermediria. (E) As agncias executivas foram criadas para, dotadas de autonomia, ditar as normas de conduo entre os agentespblicos,prestadoresdeservioseusuriosdos serviosdeinteressecoletivo,essenciaisaobemcomum.

16
Analise a planilha produzida na ferramenta Microsoft Office Excel2003(configuraopadroidiomaPortugusBrasil).


ParaqueovalorapresentadonaclulaC12(R$1.250,00)seja obtido,deveserinseridanestaclulaafrmula (A)=MNIMO(C2:C11) (B)=MXIMO(C3:C12) (C)=MDIA(C2:C11) (D)=SOMA(C2:C11) (E)=MULT(C11*2)
4

ENGENHEIROELTRICO(02T)

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

19
Para fins de caracterizao da improbidade administrativa, equiparase ao agente pblico todo aquele que exerce, mesmoquetransitoriamenteousemremunerao,mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional. A respeito da improbidade administrativa contra a administrao pblica, assinale a afirmativaINCORRETA. (A) Qualquer pessoa pode representar a autoridade competente,nosentidodeinstauraodeinvestigaoe apurao de ato de improbidade administrativa, e sua rejeionoexcluiaatuaodoMinistrioPblico. (B) Improbidade desonestidade e se relaciona com a conduta do administrador, e pode ser praticada no apenas pelo agente pblico, em sentido amplo, mas tambmporquemnoservidoreinfringeamoralidade pblica. (C) Os atos de improbidade administrativa ensejam cumulativamente a suspenso dos direitos polticos, a perdadafunopblica,aindisponibilidadedosbenseo ressarcimentoaoerrio. (D) Aprescrioquinquenalatingeosilcitosadministrativos dos agentes pblicos, abrangidos o servidor pblico e o particular,osquaislhesderamcausa;entretanto,aao de ressarcimento dos prejuzos causados ao errio imprescritvel. (E) A omisso da administrao, que no instaura procedimento de apurao de falta praticada por servidor pblico, sem prejuzo da sano penal cabvel, constituiatodeimprobidadeadministrativa.

21
Considerando o tpico da Responsabilidade civil da administrao,assinaleaafirmativaINCORRETA. (A) As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores dodano,sehouver,porpartedestes,culpaoudolo. (B) O abuso no exerccio das funes por parte do servidor no exclui a responsabilidade objetiva da administrao,umavezqueoabusotrazconsigoa presunodemescolhadoagentepblicoparaa execuodetalatividade. (C) A responsabilidade do Estado aplicase a todas as funes pblicas, no restrita a danos decorrentes deatosadministrativos.Noscasosdedoloouculpa do agente, entretanto, o Estado no se responsabiliza, visto que no h como prever o comportamentohumano. (D)DeveoEstadoresponsabilizarsepelosatosdeseus funcionrios, empresas pblicas ou quaisquer pessoas que estejam em exerccio de mnus pblico,evitandoseodetrimentodeterceiros. (E)AresponsabilidadedoEstadoadvmdaaplicaoda teoriadodeverespecficodediligncia,umavezque toda a ao ou omisso imputvel ao Estado, que configure infrao ao dever de diligncia no exerccio de suas competencias, atrair a responsabilizao civil se produzir ou der ensejo a danomoraloupatrimonialaterceiro.

20
Considerando processo administrativo e sindicncia, marque VparaasafirmativasverdadeiraseFparaasfalsas. () O processo administrativo disciplinar no tem por objetivo a apurao de nenhum crime capitulado no EstatutodoServidore/ounoCdigoPenalmas,apenas o ilcito administrativo, sendo certo que depois de proferida a deciso, esta no repercute de pronto na jurisdiopenal. () Asindicnciatemporobjetivorealizarumaaveriguao preliminar sobre ocorrncias anmalas no servio pblico, as quais confirmadas fornecero elementos concretos para abertura do processo administrativo. Poder desenvolver seu trabalho de apurao de maneira sigilosa ou pblica. Considerando seu aspecto preliminar,nohaver,nasindicncia,contraditrio. () Asindicnciaservecomobasepreliminareinformativa do processo administrativo disciplinar. Contudo, em termos tericos e prticos, possvel instaurarse o processo administrativo disciplinar sem a devida sindicncia, o que no inibe a eficcia do processo administrativodisciplinar. Asequnciaestcorretaem (A)V,V,V (B)F,F,F (C)V,F,V (D)F,V,F (E)F,F,V

NOESDEDIREITOCONSTITUCIONAL 22
Sobre os servidores pblicos da administrao direta que passam a exercer mandato eletivo, assinale a afirmativa correta. (A) Investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendolhe facultado optar pelasuaremunerao. (B) Tratandose de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, no ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo. (C) InvestidonomandatodeVereador,mesmonohavendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens e remuneraodeambososcargos. (D) Para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores no sero determinados como senoexerccioestivesse. (E) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercciodemandatoeletivo,seutempodeservioser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoopormerecimento.

ENGENHEIROELTRICO(02T)
5

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

23
Acerca das normas constitucionais sobre o Distrito Federal, assinaleaalternativacorreta: (A) permitidaadivisodoDistritoFederalemMunicpios, osquaisseroregidosporleiorgnica. (B) Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativasreservadasapenasaosEstados. (C) A lei orgnica que reger o Distrito Federal ser votada emdoisturnoscominterstciomnimodecincodias. (D) Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativasreservadasapenasaosMunicpios. (E) Aleifederaldisporsobreautilizao,peloGovernodo DistritoFederal,daspolciascivilemilitaredocorpode bombeirosmilitar.

ATUALIDADES 27
Oplanetapassaportransformaessignificativasnoinciodo sculoXXI,permitindoafirmarquenareaeconmica I. aChinasuperaoJapoesetransformanasegundamaior economiadoplaneta. II. omaiorbloco econmicodomundosofreamaisaguda crisedesuahistria. III. os EUA se beneficia com a crise atual e fortalece sua hegemonianoplaneta. IV. oBrasilultrapassaaItliaeaGrBretanha,tornandose a4maioreconomiadomundo. Sobre a economia internacional esto corretas apenas as afirmativas (A)I,II (B)III,IV (C)I,IV (D)II,III (E)I,II,IV

24
De acordo com a Constituio Federal de 1988, marque V paraasafirmativasverdadeiraseFparaasfalsas. () AsoberaniaumfundamentodaRepblicaFederativa doBrasil. () O pluralismo poltico um objetivo fundamental da RepblicaFederativadoBrasil. () A dignidade da pessoa humana um fundamento da RepblicaFederativadoBrasil. Asequnciaestcorretaem (B)V,F,V (A)V,V,V (C)V,F,F (D)F,F,F (E)F,F,V

28
ComafraseOBrasiltemumaonanordestina,apresidente DilmaRousseffcomparouocrescimentoeconmicodoBrasil aosdenominadostigresasiticosqueso,originalmente (A) China,CoreiadoSul,JapoeTailndia. (B) Cingapura,HongKong,CoreiadoSuleTaiwan. (C) Filipinas,Japo,MalsiaeVietn. (D) CoreiadoSul,China,CingapuraeTailndia. (E) Japo,CoreiadoSul,Chinaendia.

25
Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a afirmativacorreta. (A) A lei poder excluir da apreciao do Poder Judicirio lesoouameaaadireito. (B) Aleipenalsempreretroagir. (C) Noserconcedidoextradiodeestrangeiroporcrime polticooudeopinio. (D) Aos litigantes, em processo judicial, somente ser asseguradoocontraditrioeampladefesa. (E) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentaisnotmaplicaoimediata.

29
Desde a metade do sculo XX, a Organizao das Naes Unidas vem realizado vrias misses de paz, patrulhando regies em guerra ou em processo de pacificao, como mostraomapa.Umadessasmisses,denominadaMinustah (marcadocomasetanafigura),possuisuastropasformadas por maioria absoluta de soldados brasileiros e est sob o comandodoBrasilna(em)

26
Sobre as regras constitucionais relacionadas aos servidores pblicos,assinaleaalternativacorreta. (A) O servidor pblico estvel apenas perder o cargo em virtudedesentenajudicialtransitadaemjulgado. (B) So estveis aps dois anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo emvirtudedeconcursopblico. (C) Extinto o cargo, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao integral, at seu adequadoaproveitamentoemoutrocargo. (D) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel,serelereintegrado. (E) Declaradaadesnecessidadedocargo,oservidorestvel ficaremdisponibilidade,comremuneraointegral,at seuadequadoaproveitamentoemoutrocargo.

(AlmanaqueAbril2012,SoPaulo:EditoraAbril,2012,pg.483)

(A)Colmbia. (C)Haiti. (E)Nicargua.

(B)Cuba. (D)Honduras.

ENGENHEIROELTRICO(02T)
6

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)
Textoparaaquesto30. Em 2010, a Justia do Mato Grosso reconheceu o direito de propriedade dos ndios xavantes terra Mariwatsd. Esta foi mais uma batalha vencida pela comunidade indgena brasileira que em Roraima tambm teve o mesmo desdobramento com o reconhecimento do SupremoTribunalFederal(STF)dequeasterrasnareservade RaposaSerradoSolpertenciamtambmaosndios.

35
Alimentase a partir de um sistema trifsico simtrico com sequnciadefaseABCumacargatrifsicaequilibradaligada em tringulo. Sabese que a corrente I A I 30A e

30
correto afirmar sobre a situao dos ndios hoje no Brasil que (A) concentramse, em maioria, em reservas instaladas nos resquciosdeMataAtlntica. (B) possuem um estatuto prprio institudo nos primeiros anosderedemocratizao. (C) soconsideradoscidados,comodemaisbrasileiros,com igualdadededireitos. (D) suas terras so fiscalizadas e protegidas pelos Institutos EstaduaisdeFlorestasIEFs. (E) tm garantido na Constituio o direito terra e proteodeseuscostumes.

que VAB V V . correto afirmar que o fator de potnciavale(Dados:sen30=0,5;cos30=0,866) (A)0,5eacargaindutiva. (B)0,5eacargacapacitiva. (C)0,866eacargaindutiva. (D)0,866eacargacapacitiva. (E)1eacargaresistiva.

36
Considere uma carga equilibrada ligada em estrela com o valorRy=30emcadafase.Aoconverterparatringulo,o valordacarga(R)emcadafaseser (A)11m. (B)100m. (C)10. (D)90. (E)100.

37
AempresaXpossuiumacargainstaladade2000KVAcomum fator de potncia 0,80. A concessionria de energia eltrica cobra multa das empresas que possuam o fator de potncia inferior a 0,92. A capacidade do banco de capacitores necessriaparacorrigirofatordepotnciaser(Dados:cos36,
87=0,8;tg36,87=0,75;cs23,07=0,92;tg23,07=0,92)

CONHECIMENTOSESPECFICOS 31
Qual a resistncia interna de um chuveiro de 5,5 kW que solicitaumacorrentede45A? (A)0,368m (B)0,368 (C)2,716m (D)2,716 (E)2,716k

(A)240kVAr. (C)480kVAr. (E)960kVAr.

(B)330kVAr. (D)660kVAr.

38
Umtransformadoridealpossui150espirasemseuprimrioe 750 espiras em seu secundrio. O secundrio desse transformadoralimentaumacargaresistivade100.Qualo valordaresistnciavistapeloprimriodotransformador? (A)4 (B)20 (C)500 (D)2,5k (E)5k

32
EmumcircuitoRLCsriecomR=100,L=0,4HeC=100 F,qualovalordafrequnciaderessonncia? (A)0,25Hz (B)6,32Hz (C)12,64Hz (D)15,89Hz (E)158,11Hz

33
Alimentase a partir de um sistema trifsico simtrico com sequnciadefaseABC,umacargatrifsicaequilibradaligada emtringulo.Sabesequeacorrente I AB =2275A,ento

39
O ltimo consumo de energia eltrica do CEASA foi de 500.000kWh/mscomumademandamximade1.200kW. Qualofatordecargadoreferidoms? (A)0,41 (B)0,43 (C)0,57 (D)0,59 (E)0,70

acorrente Ic iguala (A)2245 A. (C)38,175A. (E)38,1165A.

(B)22165 A. (D)38,1165A.

40
O circuito nominal de uma linha de transmisso empregado para representar linhas de transmisso de comprimento (A)somentemdio. (B)somentelongo. (C)curtoemdio. (D)mdioelongo. (E)somentecurto.

34
Em um sistema trifsico simtrico de sequncia ABC com

VB =22060V,qualatensoem VC ?
(A)127180V (C)220180V (E)220180V (B)127200V (D)220200V


ENGENHEIROELTRICO(02T)
7

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

41
Ummotortrifsicocom4polos,projetadoparaoperarem60 Hz,380V,aoacionarumacargateveumescorregamentode 2%.Suarotaoser (A)900rpm. (B)1746rpm. (C)1800rpm. (D)3492rpm. (E)3600rpm.

45
AnaliseodiagramadeligaoeodiagramaLadderdoPLC.

42
Emumsistemadepotncia,ascomponentessimtricasque possuemosmesmosmduloefase,emqualquerpontodas trsfasesdosistema,soassequncias (A)positivas. (B)negativas. (C)assimtricas. (D)zero. (E)simtricas.

43
O princpio fundamental de funcionamento de um PLC a execuoporpartedaCPUdeumprograma,conhecidocomo executivo e de responsabilidade do fabricante, que realiza ciclicamente as aes de leitura e atualizao de IOs e a execuo do programa de controle do usurio. Assinale a alternativa que apresenta a ordem do ciclo de varredura do CLPapresentadonofluxograma.

Asfunesdaschavesso (A) S1 desliga L1 e L2 / S2 acende L1 / S3 acende L2 aps3s 1. Leitura das Entradas / 2. Execuo do Programa / (B) S1 acende L2 / S2 desliga L1 e L2 / S3 acende L1 3.AtualizaodasSadas 1. Leitura das Entradas / 2. Atualizao das Sadas / aps3s (C) S1 acende L1 / S2 desliga L1 e L2 / S3 acende L2 3.ExecuodoPrograma aps3s 1.ExecuodoPrograma/2.AtualizaodasEntradas/ (D) S1acendeL1/S2desligaL1eL2/S3acendeL2 3.LeituradasSadas (E) 1. Escrita nas Entradas / 2. Execuo do Programa / S1desligaL1eL2/S2acendeL1/S3acendeL2 3.AtualizaodasSadas Atualizao das Sadas / 2. Execuo do Programa / 46 3.EscritanasEntradas Na proteo de sobrecargas e de curtocircuito devem ser utilizados,respectivamente,osdispositivos (A)muflaterminalprimriaedisjuntoresdepotncia. (B)disjuntoresefusveislimitadoresdecorrente. (C)chaveestrelatringuloechavefusvelindicadoraunipolar. (D)contatormagnticotripolarechaveseccionadora. (E)chaveestrelatringuloecontatormagnticotripolar.

(A) (B) (C) (D) (E)

44

Ospararraiosatuamatravsdaionizaodoaraoseuredor. Nos pararraios tipo Franklin, a ionizao do ar obtida atravsdo (A)efeitocorona. (B)poderdaspontas. (C)poderradioativo. (D)aterramento. (E)eletromagnetismo.

ENGENHEIROELTRICO(02T)

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

47
Assumindoosdiodosdocircuitocomoideal,qualatenso desadaVo?

51
No circuito da figura, o LED deve operar com 2 V em seus terminais quando a chave for fechada. Qual o valor da resistnciaRBparaqueissoocorra?

(A)18V (B)15V (C)12V (D)0V (E)12V

48
QualatensoVonasadadocircuito? (A)2,1V (B)1,5V (C)0V (D)1,5V (E)2,1V

(B)9,92k. (D)7,85k.

(A)12,5k. (C)8,60k. (E)3,92k.

52
Um instrumento digital de medidas fornece uma sada codificadaemBCD.Recebeuseasequncia010110010001 0111 1000, aps uma medida e sabendose que os dois ltimos nibbles so correspondentes parte fracionria do valormedido,qualestevalormedidoemdecimal? (A)59,178 (B)551,58 (D)591,78 (C)551,78 (E)5915,8

49
Ocircuitodafigurarealizaumaoperaomatemticasobrea entradav1(t).Aoperaomatemticarealizadaa (A)integrao. (B)radiciao. (C)diferenciao. (D)potenciao. (E)derivao.

53
Inversores em ponte, do tipo PWM, convertem energia DC em AC a partir do chaveamento adequado da ponte de dispositivos semicondutores. Qual dos dispositivos a seguir NO adequado para a operao como chave nestes circuitos? (A)IGBT. (B)DiodoZener. (C)Transistor. (D)MOSFET. (E)Thyristor.

50
Dadoocircuito,qualovalordacorrenteIB?

54
Dadoocircuito,qualotipodecontador?

Sendo: Vcc=15V RC=3k RB=400k RE=1k


(A)101,74A. (C)28,54A. (E)18,54A.

(B)56,74A. (D)14,27A.

(A)SncronoCrescentedemdulo8. (B)SncronoDecrescentedemdulo8. (C)AssncronoCrescentedemdulo8. (D)AssncronoDecrescentedemdulo8. (E)AssncronoDecrescentedemdulo6.

ENGENHEIROELTRICO(02T)

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

55
Para a tabelaverdade apresentada, qual expresso minimizadaparaasadaS?

57
Dadoocircuito,qualonomedestatopologia?

A 0 0 0 0 1 1 1 1

B 0 0 1 1 0 0 1 1

C 0 1 0 1 0 1 0 1

S 0 1 1 0 0 1 1 0

(B)Boost. (D)Ck.

(A)Buck. (C)Buckboost. (E)Zeta.

58
Paraocircuitoapresentado,odiodoD2irconduzir

(A) A C AC (B) AB AB (C) B C B C (D) AB B C A C (E) AB B C A C

56
Paraocircuitodafigura,qualaformadeondadatensode sadaparaosinalaplicadonogatedado?

(A) nofinaldosemiciclonegativo,paraZcapacitivo. (B) em todo semiciclo negativo, independente do tipo de carga. (C) emtodosemiciclonegativo,paraZcapacitivo. (D) noinciodosemiciclonegativo,paraZindutivo. (E) noinciodosemiciclonegativo,paraZcapacitivo.

59
DeacordocomoCdigodeticaProfissionaldeEngenharia, noexercciodaprofisso,sodeveresanteaoserhumanoe seusvalores (A) descumprir voluntria e injustificadamente com os deveresdoofcio. (B) divulgar os conhecimentos cientficos, artsticos e tecnolgicosinerentesprofisso. (C) usardeprivilgioprofissionaloufaculdadedecorrentede funo de forma abusiva, para fins discriminatrios ou paraauferirvantagenspessoais. (D) prestardemforientao,proposta,prescriotcnica ouqualqueratoprofissionalquepossaresultaremdano spessoasouaseusbenspatrimoniais. (E) prestardemforientao,proposta,prescriotcnica ouqualqueratoprofissionalquepossaresultaremdano aoambientenatural,sadehumanaouaopatrimnio cultural.

60
DeacordocomoCdigodeticaProfissionaldeEngenharia, sodeveresdoprofissionalnoexercciodaprofisso (A) identificarseededicarsecomzeloprofisso. (B) aceitar trabalho, contrato, emprego, funo ou tarefa paraosquaisnotenhaefetivaqualificao. (C) utilizar indevida ou abusivamente do privilgio de exclusividadededireitoprofissional. (D) omitir ou ocultar fato de seu conhecimento que transgridaticaprofissional. (E) usar de artifcios ou expedientes enganosos para a obteno de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquistadecontratos.

(A)Formadeonda1. (B)Formadeonda2. (C)Formadeonda3. (D)Formadeonda4. (E)Nenhumadasformasdeondaapresentadas.

ENGENHEIROELTRICO(02T)
10

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

PROVADISCURSIVA

ORIENTAESGERAIS
AProvaDiscursivadecartereliminatrioeclassificatrio,constitudadeumaredao. Ocandidatodeverformulartalparecercomextensomximade30(trinta)linhas. AProvaDiscursivadeversermanuscritaemletralegvel,comcanetaesferogrficadetintaazuloupreta. OcandidatorecebernotazeronaProvaDiscursivaemcasosdefugaaotema,denohavertexto,demanuscreverem letrailegvelougrafadacominterfernciae/ouaparticipaodeoutraspessoas,salvoemcasodecandidatoportadorde deficinciaqueoimpossibilitederedigirtextos,comotambmsolicitaratendimentoespecialparaestefim,nostermos do Edital. Ser desconsiderado, para efeito de avaliao, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriadoouqueultrapassaraextensomximapermitida. AFolhadeRespostadaProvaDiscursivaserpreviamenteidentificadaatravsdonmerodeinscriodocandidato.No necessrioregistrarnomeouassinaturanaFolhadeResposta. A Prova Discursiva ter o valor de 10 (dez) pontos. Para efeito de avaliao da Prova Discursiva sero considerados os seguinteselementosdeavaliao:
Critrios

ELEMENTOSDEAVALIAODASQUESTESDISCURSIVAS ElementosdaAvaliao Totaldepontosporcritrio Observncia das normas de ortografia, pontuao, concordncia, regncia e flexo, AspectosMacroestruturais 03pontos paragrafao,estruturaodeperodos,coernciaelgicanaexposiodasideias. Pertinncia da exposio relativa ao tema, ordem de desenvolvimento proposto e ao AspectosTcnicos 04pontos contedoprogramticoproposto. AspectosMicroestruturais TOTALDEPONTOS Relaolgicaentreasideias,objetividade,ordenaoeclareza. 03pontos 10pontos

TEXTOSDEREFERNCIA

TextoI Nossa gerao est sendo criada para continuar acelerada e sozinha, porque estamos diante de uma educao que priorizaoeu.Nossarelaocomotrabalho,jmuitodistantedeserasatisfaodasnecessidades,emmeioatantaexplorao fsica e psquica, consegue ser o espao onde estamos em coletividade e excitamos este tipo de convvio, onde temos visibilidade social, no que esta seja o paraso das relaes, mas ainda resiste como um forte articulador social. No existe frmulaparaseresolverograndedilemasocial;oqueexistemsopossibilidadesdeumamelhorconvivncia,buscandose,a nossomodo,viverohojeaindacompreceitosquenosoantigosouatrasados,masclssicosevitaisparaumasociedademais harmoniosacomnossaprprianatureza,queoestaremsociedade.
(TrpicoeSilva,Vanessa.Nofiquemaissozinho:umaanlisedasociedademodernaecontemporneaesuasrelaescomocoletivo. Disponvelem:<www.artigonal.com/cienciasartigos/naofiquemaissozinhoumaanalisedasociedade...>Acessoem:26/01/2012.)

TextoII Em entrevista concedida ao Caderno Idias, do Jornal do Brasil, a escritora e acadmica Lygia Fagundes Telles teceu algumasconsideraesarespeitodesolido: Ideias: Voc acaba de dizer que tem vocao para a alegria. Mas h um trao comum nos seus contos: a solido. possvelseralegrenasolido? Lygia Fagundes Telles: Quando estou em pleno trabalho, vejo que sim, possvel a alegria na solido: eu estou com minhaspersonagens,jogandocomimagenseidias.Ali,estouocupadaemmedescobrire,assim,descobriroprximo.um ofciosolitrioesolidrio.Quandonoestoutrabalhandonasolidoquemergulhonasminhasleiturasenaminhamsica. Noconfundirsolidocomdesamparo!Oimportanteescolherasolido,enoserescolhidoporela.

TextoIII Solido Ai,asolidovaiacabarcomigo Ai,eujnemseioquefaoeoquedigo Vivendonaesperanadeencontrar Umdiaumamorsemsofrimento Vivendoparaosonhodeesperar Algumqueponhafimaomeutormento Euqueroqualquercoisaverdadeira Umamor,umasaudade, Umalgrima,umamigo Ai,asolidovaiacabarcomigo!...
(Duran,Dolores.Solido.Disponvelem:<http://mpbnet.com.br/musicos/dolores.duran/letras/solidao.htm>Acessoem:26/01/2012.)

ENGENHEIROELTRICO(02T)
11

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)

TextoIV Hmuitaspessoasquesofremdomaldasolido.Bastaqueemredordelassearmeosilncio,quenosemanifesteaos seusolhosnenhumapresenahumana,paraquedelasseapodereimensaangstia:comoseopesodocudesabassesobresua cabea,comosedoshorizontesselevantasseoannciodofimdomundo. Noentanto,havernaterraverdadeirasolido?Noestamostodoscercadosporinmerosobjetos,porinfinitasformas daNaturezaeonossomundoparticularnoestcheiodelembranas,desonhos,deraciocnios,deidias,queimpedemuma totalsolido? Tudovivoetudofala,emredordens,emboracomvidaevozquenosohumanas,masquepodemosaprendera escutar,porquemuitasvezesessalinguagemsecretaajudaaesclareceronossoprpriomistrio. [...] Tudopalpitaemredordens,ecomoumdeverdeamoraplicarmosoouvido,avista,ocoraoaessainfinidadede formasnaturaisouartificiaisqueencerramseusegredo,suasmemrias,suassilenciosasexperincias. [...] Oh! se vos queixais de solido humana, prestai ateno, em redor de vs, a essa prestigiosa presena, a essa copiosa linguagemquedetudotransborda,equeconversarconvoscointerminavelmente.
(Meireles,Ceclia.Dasolido.Escolhaoseusonho(crnicas).10.ed.RiodeJaneiro:Record[s.d.])

TEMAPROPOSTO
Combasenaleituradostextosderefernciaapresentados,redijaumtextodissertativoargumentativosobreotema:

Solido:umfenmenodamodernidade?
ENGENHEIROELTRICO(02T)
12

CONCURSOPBLICOCENTRAISDEABASTECIMENTODODISTRITOFEDERAL(CEASA/DF)
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

ENGENHEIROELTRICO(02T)
13

Das könnte Ihnen auch gefallen