Sie sind auf Seite 1von 12

::apresentao::

Caro (e)leitor,

O dia 31 de maio de 2011 pode ser considerado uma data especial para os estudantes de Direito da UFSC: a primavera chegou mais cedo ao CCJ e trouxe uma nova concepo de CAXIF. Aps anos de gestes fechadas, a Primavera nos Dentes implantou um modelo de Centro Acadmico aberto e horizontal, no qual as decises no eram exclusividade de uma diretoria hierrquica, mas sim fruto de debates entre todos os estudantes do Curso que se propuseram a construir o CAXIF. Abandonamos uma suposta avaliao de curso por meio de um questionrio on-line para optar por um modelo que, ao criar um espao real de dilogo em sala de aula, pudesse identificar os problemas estruturais da nossa graduao e, a partir disso, propor solues. Substitumos o Congresso pago por um inteiramente gratuito e acessvel a toda a comunidade universitria. Apesar das sacanagens de So Pedro, fizemos o nosso Happy Hour, garantimos cerveja para muitos outros eventos e evolumos para novas formas de integrao, como Saraus, Direito Achado no Bar, Karaok, Batalha de Ipods e a disputadssima Guerra Fria. Abolimos o degradante Leilo e proporcionamos aos calouros uma Recepo com festas e eventos acadmicos, colocando-os em contato com o Curso e a Universidade. E nada disso poderia ter sido feito caso fssemos desorganizados, concorda!? Alm disso, a realizao de cada um desses eventos implica uma srie de decises polticas, grandes ou pequenas, do preo do ingresso escolha do tema de uma mesa do Congresso. E essa apenas uma das facetas do posicionamento poltico a que um Centro Acadmico no pode se furtar. Enquanto Gesto do CAXIF nos posicionamos diante da Greve dos Servidores Tcnico-administrativos, nas eleies para Reitoria, na Audincia Pblica sobre a Defensoria e sobre a reduo da maioridade penal, com relao ao manual dos calouros da UFPR e sobre o Exame de Ordem. Esse tambm o papel do Centro Acadmico: ser um ente poltico de transformao do Curso, da Universidade e da prpria sociedade. O CAXIF, portanto, no pode se limitar a uma mera prestao de servios, mas deve ser sim o espao por excelncia de organizao estudantil. Essa foi a concepo de centro acadmico que norteou a atuao da Gesto Primavera nos Dentes e assim que a Chapa Tanto Mar, se eleita, vai continuar construindo o CAXIF: sempre aberto, horizontal e atuante!

::organizao interna::
Diferentemente do que aconteceu na eleio passada, neste ano no grande surpresa que tenhamos mais de 20 presidentes o que, no fim das contas, o mesmo que no ter presidente algum. Isso no sinnimo de desorganizao! Pelo contrrio, uma gesto horizontal permite que todos se sintam parte do CAXIF, independentemente de integrarem a diretoria. Organizao, por sua vez, no pressupe hierarquia. Assim, propomos uma organizao interna baseada em uma secretaria geral, uma coordenao de ensino-pesquisa-extenso e coordenaes especiais. - Secretaria Geral: ser responsvel pela organizao das pautas das reunies ordinrias a partir do contato com o coordenador de ensino-pesquisa-extenso e coordenadores especiais. A Secretaria Geral compreende ainda a divulgao das reunies, bem como a comunicao geral do CAXIF. Englobar tambm a gesto financeira da entidade. - Coordenao de Ensino-pesquisa-extenso: as pautas dessa coordenao so variadas e no se limitam a eventos pontuais, mas so processos interligados entre si e necessitam de um acompanhamento geral de todas as atividades que digam respeito ao ensino, pesquisa e extenso. Essa coordenao, portanto, ser responsvel pelo andamento harmnico de pautas como Avaliao de Curso, Congresso, Semana Jurdica, Minicursos, Representao Discente, Assembleias, Concursos de Professores, entre outros. - Coordenaes especiais: assim como ocorreu durante toda a Gesto Primavera nos Dentes, cada evento ter um coordenador tirado em reunio aberta, que se responsabilizar pela organizao e delegao de tarefas para cada atividade especfica que o CAXIF promover. E a coordenao de integrao? Isso significa que no haver festas? No. Essa coordenao no se faz necessria, pois cada evento de integrao ter um coordenador definido nas reunies abertas do CAXIF. Alm disso, nossa Chapa entende que integrao no compreende apenas as festas e os eventos esportivos, mas tambm atividades como Mostra de Pesquisa, Congresso, Semana Jurdica e as prprias reunies do CA. Portanto, Recepo dos Calouros, Festas e Atividades Esportivas tero coordenadores especficos. Importante! Reunies ordinrias: como j vem acontecendo h um ano, as reunies do CAXIF sero abertas a todos os estudantes do Curso e seus horrios e pautas sero divulgados com a maior antecedncia possvel. Reunies mensais de planejamento: sero reunies especiais, com local mais interessante e menos formal, onde discutiremos com todos os interessados os rumos do CAXIF e definiremos planejamentos em curto prazo, priorizando sempre o potencial criativo dos nossos estudantes. Alm disso, ser um espao para reflexo de pautas importantes do Curso e da UFSC, bem como temas que estejam em voga naquele momento.
mas certamente esqueceram uma

semente nalgum canto de jardim

::princpios::
::abertura:: ::posicionamento poltico::
Entendemos que fundamental construirmos um projeto poltico de universidade. Todo nosso cotidiano no ambiente universitrio, da sala de aula ao Restaurante Universitrio, passa por decises polticas que no podemos ignorar. E para alm dos muros da UFSC, devemos participar ativamente das discusses que concernem sociedade em geral e ao Poder Pblico. A funo poltica indissocivel da palavra Centro Acadmico, e, nesse sentido, indispensvel que formemos nossos posicionamentos na construo diria do CA. Afinal de contas, no podemos nos iludir e acreditar que, quando nos abstemos de um posicionamento, no estamos nos posicionando. A absteno tambm uma posio, e uma posio pela conservao das coisas tal qual esto. Abertura garantir o espao para que todos os estudantes interessados possam realmente ajudar a construir coletivamente o CA, por exemplo, participando das suas reunies. Para isso, o CA no deve esperar que os estudantes espontaneamente venham at ele, mas deve sim estimul-los a faz-lo, buscando-os na sala de aula, nos corredores, no toco ou onde quer que os estudantes estejam reunidos, trazendo-os para debater abertamente. Nesse sentido, para que a abertura seja ampla, o CA deve compreender que cada aluno tem seus interesses e aptides pessoais e cabe ao CA procurar entender tais individualidades e proporcionar a participao de todos em quaisquer atividades. Trata-se de reconhecer a pluralidade dos estudantes, visando abarc-los no processo de construo do CA, por mais diferentes que sejam uns dos outros.

::horizontalidade::

Esse principio muita gente j conhece. a velha histria dos 28 presidentes. A horizontalidade se fundamenta em dois valores primordiais: respeito e igualdade, tanto entre os integrantes da chapa/gesto do CA, como entre o CA e os demais estudantes do Curso.Horizontalidade ausncia de hierarquia, a qual se efetiva quando so abertos espaos para a livre manifestao da individualidade e da diversidade. Isso significa, por exemplo, que, num ambiente horizontal, todos tm oportunidade de falar e que as falas de todos, independentemente de seu contedo, tm o mesmo espao. importante notar, contudo, que horizontalidade no falta de organizao.Tampouco se trata de simplesmente deixar que as pessoas falem sem que sejam escutadas. Alis, horizontalidade no diz respeito apenas a espaos de fala, mas norteia todas as nossas atividades enquanto grupo. Assim, o revezamento de tarefas e de funes, por exemplo, viabiliza que cada um conhea todos os aspectos de um movimento poltico, d importncia a cada um deles e se sinta verdadeiramente sujeito desse processo. Como, porm, tomar uma deciso se houver opinies divergentes? Apenas por meio do embate de idias possvel tentar chegar a um consenso. exposio de uma proposta, segue-se a defesa de outra e se procura modific-las para contemplar os mais diversos interesses. Em ltimos casos, esgotada a discusso e, prevalecendo opinies divergentes, vota-se.

::por que no h conflito entre esses princpios?::


Ouve-se nos corredores que os princpios elencados pela chapa Tanto Mar no se coadunam. Diz-se que o posicionamento poltico de uma gesto no pode ser construdo em uma estrutura horizontal e aberta, pois, se assim fosse, deveria aceitar passivamente toda a diversidade de opinies. Por que, contudo, a chapa Tanto Mar discorda dessa afirmativa? Acreditamos que uma chapa verdadeiramente horizontal pressupe falta de hierarquia. Isto se reflete tanto na estrutura formal da gesto quanto na organizao e formato de nossas reunies. Assim, alm de no termos um presidente e de no identificarmos o trabalho de toda uma gesto na figura de um indivduo, no h, em nossas reunies, uma pessoa ou um grupo seleto de pessoas que venha a deliberar unilateralmente. Afinal, no buscamos nesses espaos uma mera consulta legitimadora, em que no propiciado poder de deliberao aos estudantes que dela fazem parte. Para a nossa chapa, horizontalidade significa, tambm, nesse sentido, igualdade de poder de fala, j que esta precondio de um debate verdadeiro. A tarefa da gesto garantir um espao de igualdade de falantes, o que no implica em igualdade de ideias e, embora o resultado ideal do dilogo seja o consenso, compreendemos que, em determinadas situaes, haver divergncias inevitveis e uma ideia pode se sobrepor outra. Horizontalidade apenas se institui plenamente a partir do momento em que h espaos de discusso abertos: ambos se constituem simultaneamente. Garantem-se espaos abertos cujos atores so tanto os membros da gesto quanto os membros do curso, independentemente destes serem daquela. importante salientar que o compromisso da gesto assegurar a instituio desses espaos para que se tornem autnomos; verdadeiros campos de disputa entre os atores. Portanto, a gesto no atua como um terceiro imparcial, mas sim com um dos atores aptos ao debate. J que cada sujeito composto de diversas histrias, experincias e interpretaes da realidade, o nosso papel no negar as diferenas, mas, o contrrio, reconhecendo a diversidade, cabe-nos assegurar espaos do contraditrio em que ela possa afluir. Isso no significa, contudo, que a gesto no possa se posicionar diante das demandas polticas e sociais referentes ao curso e sociedade e, por isso, vir a confrontar determinadas compreenses da realidade, porque, nesses casos, o no posicionamento um posicionamento tcito. Todo grupo est fundado em uma quantidade de consensos internos. S h duas chapas, porque h grupos de consensos mnimos no coincidentes. Mas como fazer para isso no virar arbitrariedade? A nica forma para que no se torne um exerccio arbitrrio de faculdades de poder garantir que haja espaos pblicos, abertos e horizontais.

::integrao::
A integrao o alicerce da legitimidade do CA. O que isso quer dizer? O CA, sem os estudantes, uma instituio vazia. E quando os estudantes no interagem uns com os outros, com as instncias deliberativas da Universidade e com o mundo, como se eles no existissem enquanto corpo estudantil com interesses comuns. Da a importncia da integrao, que se d em vrios mbitos: 1. A primeira integrao necessria a dos estudantes entre si, sendo viabilizada por meio da arte, da cultura e das festas. Em um curso sem comunicao entre as 20 turmas, por meio de um interesse comum extra-acadmico que possvel proporcionar a convivncia entre os estudantes. Alm disso, tanto as festas quanto as manifestaes artsticas so importantes formas de expresso, que constituem um alvio s tenses vividas em nosso cotidiano. 2. Tambm importante a integrao dos estudantes com as instncias deliberativas da Universidade, o que inclui o Centro Acadmico, o Conselho de Representantes de Turma, a Coordenao do Curso, os Conselhos, etc. Busca-se aqui romper o obstculo que existe entre corpo universitrio e os rgos que o representam, desmitificando o monstro da poltica estudantil. preciso informar constantemente o que ocorre nos espaos remotos de deliberao, tanto da Coordenao, quanto da Reitoria, a fim de que seja fomentado o debate e fortalecida a representao discente. 3. Por fim, temos a integrao estudante-mundo. O futuro operador do direito precisa entender o contexto social no qual est inserido, ultrapassando os limites que a dogmtica lhe impe. necessrio, portanto, que o estudante se sensibilize com o mundo e interaja com a sociedade. Nesse sentido, apoiamos o fomento da extenso na Universidade. Alm disso, acreditamos que se integrar com o mundo explorar o universo acadmico, estabelecendo vnculos com outros cursos e visando a uma formao interdisciplinar. Cabe ao CA, portanto, viabilizar a integrao acadmica, possibilitando aos estudantes o contato e a percepo de uma realidade distinta daquela em que vivemos, bem como fomentando debates acerca de importantes questes que frequentemente so silenciadas em nossas salas de aula. A integrao, no entanto, s poder ser eficaz a partir do fortalecimento e aprimoramento da Comunicao, como meio de dar cincia a todos os estudantes dos acontecimentos que ocorrem dentro e fora da Universidade. Acreditamos que esse o primeiro passo para desenvolver no acadmico o interesse de participar das atividades do CA. Como? Justamente ao informar o que acontece a nossa volta e, mais do que isso, ao ultrapassar os limites da mera informao e, assim, fornecer ao estudante espao em que ele possa se manifestar livremente.

::autonomia::
Consiste em abdicarmos de nossos interesses particulares e de relaes com grupos polticos, inclusive professores, no momento em que estes se confrontarem com os interesses estudantis. Isso significa que o CA pautar as demandas dos estudantes, independentemente de quaisquer presses externas. No deixaremos, por exemplo, de fazer crticas a professores s porque eles financiaram determinado evento ou porque trabalham em parceria com o CA.

::protagonismo estudantil::

Ns estudantes, enquanto sujeitos que do vida Universidade, temos o direito e o dever de protagonizar as discusses do espao no qual estamos inseridos. Nesse sentido, o CA constitui o nico lugar no curso que nos permite discutir de estudante para estudante o que queremos para o curso, para a Universidade e, at mesmo, para a sociedade como um todo. no Centro Acadmico e demais espaos do Movimento Estudantil que podemos, coletivamente, nos tornar protagonistas de decises que, em muitos casos, definem os rumos de nossa graduao e, qui, de nossas vidas. Protagonismo estudantil , portanto, inserir-se na construo do CA de forma crtica, reflexiva, responsvel, mas, sobretudo, formuladora e propositiva. Propositiva no sentido de buscar alternativas e solues criativas, com os ps cravados na realidade para os problemas debatidos, para alm de uma atuao meramente reativa.

::como um CA deve exercer legitimidade e representatividade::


O CAXIF passa, como todos sabem, por eleies anuais para escolha de sua diretoria. Trata-se de um processo que concede diretoria eleita legitimidade para agir dentro dos limites estatutrios. H sempre um debate em torno daquilo que funo do Centro Acadmico, mas, de fato, no h dvidas quanto s suas prerrogativas. certo que a Diretoria eleita detm legitimidade. Mas legitimidade para fazer o qu? Para representar o estudante. Isso significa que ela deve gerir as finanas do CA, exercer a representao discente e executar tudo o mais quanto sustentou ser funo do CA durante as eleies. Quando exercemos nosso direito de voto estamos - ou deveramos estar - cientes do projeto poltico no qual cada grupo se afirma. Votar conferir legitimidade, ou, para ser mais claro, dar o aval para que se cumpra tal projeto poltico. Ser representativo no significa ficar neutro, calado ou inerte, no significa sequer agradar maioria a maior parte do tempo. Ser representativo significa manter-se fiel plataforma poltica eleita. Isso a que se tem chamado representatividade nos corredores do CCJ simplesmente no existe em lugar nenhum do mundo. Um mandato poltico pressupe tomada de decises e essas decises no podem aguardar um consenso absoluto para serem tomadas, do contrrio simplesmente no seriam tomadas. Para tanto, basta imaginar um presidente que, diante de um incidente diplomtico ou de uma crise, espere o consenso de todos os cidados para se manifestar ou tomar uma medida. Somos livres para criticar as opes de nossos representantes, porm no faz sentido algum critic-los pelo fato de terem optado. O posicionamento poltico do representante no exclui a pluralidade e liberdade de expresso do representado.

::ensino, pesquisa e extenso::


Na velha concepo do trip universitrio, ensino, pesquisa e extenso aparecem enquanto eixos isolados, tratados de modo fragmentado, o que limita o potencial de cada uma dessas reas. por isso que a chapa Tanto Mar defende a superao desse modelo e a interao entre ensino, pesquisa e extenso, de modo a proporcionar uma formao mais ampla ao estudante ccjotiano. Contudo, no ambiente universitrio, ainda prevalece a idia do trip, o que resulta em um evidente descompasso entre os incentivos destinados a cada eixo e na valorizao de determinadas polticas acadmicas em detrimento de outras, o que ficou bastante claro ao longo dos Fruns Participativos de preparao do novo modelo de gesto da reitoria. No Frum sobre a graduao discutiu-se a importncia de avaliaes discentes calcadas na discusso coletiva de problemas. J no Frum da pesquisa, chamou ateno o fato de que ela foi associada ps-graduao, como se no fosse possvel pesquisar na graduao. Discutiu-se a respeito das limitaes s bolsas de pesquisa disponveis, no s por seu nmero reduzido, mas tambm pela necessria vinculao s linhas de pesquisa dos professores, o que acaba dificultando o desenvolvimento de projetos autnomos. O Frum da extenso, por sua vez, trouxe dados concretos acerca da desvalorizao da atividade extensionista na universidade, como a inexistncia de uma pr-reitoria prpria e o nmero insuficiente de servidores tcnicos que atuam na rea. Bom, e por que falar dos Fruns, referentes a toda a UFSC em uma eleio do Centro Acadmico de Direito? Porque o cenrio do CCJ no to diferente do que acontece nos outros cursos. Apesar dos avanos trazidos pela avaliao de curso de 2011.2, a sala de aula, espao privilegiado do ensino, ainda marcada por forte hierarquia e pelo papel passivo do estudante no processo de aprendizagem, o qual fica sujeito, dentre outros coisas, ao despreparo de professores substitutos e ao uso desregrado de seminrios. No tocante pesquisa, o que se observa o aumento exponencial de estagirios e no de pesquisadores, seja pelo desvio de bolsas em funes burocrticas, seja pelo valor destas, inferior ao da bolsa permanncia e milhas distante de uma bolsa-estgio no TJ. Alm disso, hoje se discute no Direito uma nova regulamentao do TCC, para muitos, o nico momento de pesquisa na graduao inteira. Quanto extenso, prevalece o conceito de que ela tudo que no seja ensino ou pesquisa, o que , justamente, um dos grandes entraves ao seu fomento. Assim, alm das palestras no auditrio, o EMAJ tambm caracterizado como extenso e s ele representa uma multiplicidade de problemas to grande que, durante a Semana Jurdica, surgiu entusistica proposta de imploso do Escritrio Modelo. Por fim, observa-se que outros projetos de extenso, como o SAJU, enfrentam todos os obstculos inerentes extenso, somados dificuldade de se firmar como projeto srio perante o curso pela ausncia de um professor que o direcione. A chapa Tanto Mar acredita que pensar o ensino, a pesquisa e a extenso no curso de Direito da UFSC passa, necessariamente, pela revalorizao dos espaos da sala de aula e, a partir disso, pela mobilizao dos estudantes. E papel do Centro Acadmico atuar por essas demandas, no s dentro do CCJ, mas para alm das nossas paredes, construindo o movimento estudantil em torno de pautas essenciais a toda graduao.

::avaliao de curso::

A gesto Primavera nos Dentes realizou no semestre passado uma avaliao de curso que propunha a transformao da sala de aula em um espao pblico de discusso real, para alm dos limites inerentes a um formulrio on-line. A avaliao queria entender por que as salas de aula do nosso curso sofrem, fase aps fase, um contnuo processo de esvaziamento e, a partir disso, buscar solues para os problemas identificados. Alm disso, o primeiro processo de avaliao tambm pretendia ser o incio de uma responsabilizao recproca de estudantes e professores pela qualidade da nossa graduao, superando assim o pacto de mediocridade que, frequentemente, impera no CCJ. Mas, para tanto, era necessria a mobilizao do corpo discente. E talvez o lanamento de um vdeo (muito) bacana no tenha sido suficiente para que os objetivos da avaliao fossem esclarecidos; para que a avaliao no fosse interpretada como uma caa s bruxas nem se convertesse em uma desculpa para faltar aula. Alm das crticas relativas poca de realizao da etapa coletiva e aparente ausncia de resultado, a gesto Primavera nos Dentes se deparou com o dilema do primeiro semestre de 2012: a avaliao, para ocorrer depois da primeira prova, teria que ser realizada em meados de maio, isto , durante o tradicional perodo eleitoral. Mas a gesto j no poderia mais atuar enquanto tal e a avaliao, ainda no consolidada dentro do curso e perante os professores e o Departamento, no poderia tampouco ser puxada por um ou outro estudante em cada turma. Faz parte da prpria concepo do processo avaliativo repens-lo continuamente e modific-lo sempre que necessrio. Por esse motivo e por entendermos que avaliar deve ser parte da cultura do CCJ, defendemos a realizao de uma assembleia sobre a avaliao, no ms de junho, logo depois da posse da prxima gesto, a fim de que os estudantes decidam em que termos ela acontecer no primeiro semestre de cada ano (ao menos, at que se rena uma assembleia com qurum para votar uma mudana estatutria que altere a data das eleies do CAXIF), responsabilizando cada indivduo por esse processo. E por que consideramos que a continuidade da avaliao de curso to essencial? Porque, para alm de situaes pontuais, como mudanas pedaggicas significativas em determinadas matrias e pedidos de ressalva na aprovao de estgio probatrio, entendemos que foi a avaliao que criou entre os estudantes um espao para debater sobre a contratao de professores substitutos e suas implicaes; sobre o emprego de seminrios como mtodo de ensino; sobre a ausncia de dilogo entre professores e, consequentemente, o reflexo negativo que isso tem em matrias sequenciais; sobre as deficincias dos processos meramente medidores que se tem em sala e a questo da bibliografia indicada pelos docentes, bem como, da stima fase em diante, sobre as mazelas do Escritrio Modelo. Enfim, defendemos a avaliao de curso porque ela o instrumento que o estudante de Direito tem para pensar o seu curso e, assim, transform-lo.

:: concurso de professores::

Os concursos so a porta de entrada dos professores na Universidade, onde devem ser selecionados os candidatos mais qualificados para o cargo. Para tanto, acreditamos que defender um projeto de curso a longo prazo implica a lutar pela contratao de cada vez mais professores efetivos. O nosso problema no com os professores substitutos em si, mas com o vnculo a que ficam submetidos; pois, embora existam professores substitutos muito bons, acabam permanecendo na universidade por um perodo de apenas dois anos e com um salrio bem menor que o de professores efetivos, ficando dedicados apenas ao ensino e no permitindo que proponham projetos de extenso e de pesquisa na universidade, j que estes projetos necessitam de um tempo maior de dedicao e de maturao, tempo este que ultrapassa o vnculo temporrio que tem o professor substituto com a universidade. Para a chapa Tanto Mar, a poltica de contratao de professores substitutos precariza a formao do estudante e pe em risco a prpria funo da universidade, ao inviabilizar a pesquisa e a extenso, funes estas essenciais para proporcionar formas de pensamento e atuao autnomas e distintas das que vm sendo praticadas na sociedade. Cabe ao CAXIF acompanhar os concursos de professores tal como foi realizado pela ltima gesto para garantir a fiscalizao do processo e aumentar as chances de identificar problemas na seleo que prejudiquem a escolha do melhor candidato. Sabe-se que nenhum processo de seleo plenamente livre de hipteses de erros e/ou fraudes que comprometam sensivelmente o resultado do mesmo. Pensando no interesse dos estudantes, o CA deve se apropriar destes espaos para garantir que a melhor escolha seja feita para o corpo discente. Pretendemos continuar com essa poltica e torn-la ainda mais apta a garantir a melhor escolha para todos ns, estudantes. Neste sentido, propomos a elaborao de um instrumento de avaliao para anlises cada vez precisas dos concursos, que permitam uma melhor comparao entre os candidatos. Julgamos, tambm, imprescindvel atuar na fiscalizao dos estgios probatrios de professores, como j vem sendo feito pela ltima gesto. A chapa Tanto Mar acredita que esse procedimento, o do estgio probatrio, no mera formalidade, devendo ser avaliada a performance acadmica e profissional do professor para a sua aprovao, tambm como o seu comprometimento para com a instituio e com os estudantes.

:: prtica jurdica e emaj::

A gesto Primavera nos Dentes, cumprindo com sua proposta de avaliar o CCJ, organizou, alm da avaliao de curso, uma comisso para discutir e pensar os problemas do EMAJ, surgida a partir de um debate entre os professores sobre os rumos da atual prtica jurdica no nosso currculo durante a Semana Jurdica de 2011. Dos esforos da ltima gesto surgiu um diagnstico que conta como maior proeza do Escritrio Modelo reunir os problemas mais escabrosos dos curso - desde a precariedade de sua estrutura fsica de apoio at absurdos administrativose que ainda que o estudante de Direito queira aproveitar o EMAJ (...) ele no consegue. Desse diagnstico, apontaram-se trs problemas principais: falta de comunicao, falta de informao e falta de autonomia, bem como propostas de melhorias, dentre as quais destaca-se aqui a proposta de transformar o EMAJ em rgo suplementar. Nesse sentido, importante lembrar que o EMAJ, ao ser transformado em rgo suplementar da UFSC (parecido com o que hoje o HU), ter maior autonomia administrativa e financeira, o que possibilitar, por exemplo, que o Escritrio Modelo faa convnios que permitam a diversificao da sua demanda. Outro exemplo, comum em algumas capitais, so os escritrios modelos que mantm convnios de apoio com as respectivas Defensorias Pblicas. Um convnio como este tornar possvel a criao de projetos extensionistas dentro do EMAJ, bem como a viabilidade do Escritrio Modelo propor aes civis pblicas e aes populares. Este ano, a Chapa Tanto Mar se prope a criar o Observatrio do EMAJ, um espao que ter a finalidade no s de continuar o debate entre os estudantes, professores e servidores, mas, especialmente, consolidar uma discusso sobre a implantao do currculo 2010.1 no que toca a reformulao da prtica jurdica do nosso Curso. No novo currculo, extinguiram-se as disciplinas prtica jurdica real e prtica jurdica simulada, substituindo-as por prtica jurdica, de cinco crditos, que ser ministrada integralmente no EMAJ. Apartir de 2013.1, portanto, o Escritrio Modelo ser reformulado e importante que essa reformulao seja debatida ao longo desse ano, para que os estudantes se posicionem a esse respeito. Constatou-se, em relao excluso das disciplinas de prtica jurdica simulada, que existem tcnicas que so prprias dessas disciplinas, como redao de contratos e registro de empresas, e que, embora faam parte da atividade de boa parte dos profissionais do Direito, seriam excludas do currculo. Por isso necessrio que, ao pensarmos a reformulao do EMAJ, debata-se e proponha-se no apenas mudanas na sua estrutura fsica, mas, sobretudo, um novo projeto poltio-pedaggico, que consiga abarcar o mais variado leque de situaes da prtica jurdica cotidiana.

::ensino, pesquisa e extenso::


::bolsas desviadas::
As bolsas de monitoria cumprem o papel de iniciar o estudante no mbito acadmico e, ainda, auxiliar os estudantes que procuram as monitorias para aperfeioar o aprendizado da sala-de-aula. Infelizmente, a realidade das bolsas no CCJ continua sendo a de desvios de finalidade, fazendo com que o carter pedaggico destas sejam deturpados. Alm disso, a precria divulgao das bolsas faz com que poucos estudantes fiquem sabendo destas. Por esta razo, a chapa Tanto Mar pretende fazer a defesa permanente das funes que a bolsa deve prioritariamente atender: o aprimoramento do aprendizado e a insero do estudante na academia. Para isso, defendemos o levantamento das bolsas disponveis no curso de Direito e a divulgao e orientao massiva sobre os processos seletivos que estiverem ocorrendo.

::congresso::
Entre os dias 10 e 13 de abril de 2012 a Gesto Primavera nos Dentes promoveu o VII Congresso de Direito da UFSC, evento que marcou o aniversrio de 80 anos da nossa Faculdade e do CAXIF e reuniu mais de 1700 pessoas para a discusso de temas atuais do direito e da sociedade. Foram mais de 25 conferncias no auditrio principal, mais de 20 palestrantes de fora da UFSC, 3 oficinas de extenso e uma mostra de pesquisa com a inscrio de quase 50 trabalhos. E tudo isso foi de graa! A frmula para realizar um grande Congresso gratuito simples e est longe do mundo do fantstico, como bradaram alguns h um ano. A ltima gesto do CAXIF empenhou-se em buscar apoios institucionais dentro da UFSC, atravs das pr-reitorias e das fundaes de apoio, e fora da UFSC, com entidades como OAB, Tribunal de Justia e ESMESC, sendo todas essas verbas destinadas ao fomento de atividades cientficas. Acreditamos que o VIII Congresso de Direito deve seguir neste rumo: ter seus temas e palestrantes definidos em reunies abertas, possuir espao para oficinas de extenso, publicar todos os seus debates, construir uma mostra de pesquisa cada vez mais forte e ser totalmente gratuito.

:: tcc::

O Curso de Direito deve possibilitar aos graduandos os recursos necessrios para, ao final de dez semestres de faculdade, ter capacidade de escrever e desenvolver problemticas acerca dos temas atinentes ao universo jurdico. Nesse sentido, a existncia do TCC cumpre minimamente a funo da pesquisa na graduao, e , para a maioria dos acadmicos, o nico contato com ela ao longo dos cinco anos de curso. Est em pauta no Colegiado de Curso uma proposta de nova regulamentao para o TCC. Dentre as principais mudanas esto a criao de novas modalidades, a semana do TCC e a possibilidade de avaliar os trabalhos em painis temticos em vez de bancas individuais. A linha-mestra dessa nova proposta a flexibilizao do TCC. Dentre as novas modalidades est o artigo cientfico: um texto menor e menos complexo. A adoo dessa possibilidade demonstra a flexibilizao que norteia essa proposta de regulamentao e uma tomada de postura: em vez de aprimorar o espao da universidade a fim de que os alunos possam produzir um trabalho de qualidade,flexibiliza-se o trabalho para que ele possa ser produzido na estrutura precria da pesquisa em nosso curso. J a criao de uma semana do TCC no apresenta avanos significativos atual dinmica e, ainda, dificultaria o convite a professores de fora da UFSC, j que o convite teria de ser feito para uma semana especfica. No bastasse isso, a aglutinao de todos os trabalhos em uma nica semana no seria possvel sem que se flexibilizasse, tambm, o modo como eles so apresentados: a adoo de painis temticos ao invs de apresentaes individuais. Os painis temticos consistiriam em uma banca nica, indicada pelo Coordenador de TCC, para um grupo de trabalhos correlatos. Nem preciso alongar-se sobre a dificuldade de um nico grupo de trs profissionais do direito avaliar um grande nmero de TCCs, desde a leitura dos trabalhos efetiva correo e ateno ao tema. O que salta aos olhos nesse projeto o descaso com a produo cientfica no nosso curso. a universidade a servio do enxugamento terico e da massificao do conhecimento.

::semana jurdica::
A ltima gesto buscou inovar a Semana Jurdica. Passou-se do modelo de Semana Jurdica obscurecida pelas sombras do Congresso de Direito para o de evento acadmico com brilho prprio, voltado aos alunos do CCJ e com fins substancialmente distintos dos do Congresso, de modo que um complementasse o outro. Pautou-se a Semana Jurdica na graduao, discutindo-se que tipo de curso queremos ter. O trip universitrio foi o principal objeto de assunto: um novo modo de ensino do Direito foi pensado em diferentes momentos do evento: como o que discutiu a educao jurdica; a geralmente preterida pesquisa, por sua vez, teve seus momentos na mostra e na exibio de trabalhos dos grupos de pesquis do CCJ; j a extenso, apresentou, entre outros, o tema da assessoria jurdica popular. Ser dado continuidade ao modelo atual, debatendo os aspectos do nosso Curso e buscando melhorias. Ao mesmo tempo, ser pensada a funo do nosso Curso nico pblico do Estado -, perguntando qual seu papel na sociedade e qual o papel da Universidade Pblica na formao de profissionais que atuaro nessa sociedade. Buscando aperfeioar o modelo, propomos uma Semana Jurdica temtica, com diretriz que dever ser definida em reunio aberta e que tenha relevncia no dia a dia do estudante e do profissional do Direito. Haver intervenes pontuais sobre aspectos relacionados ao tema e privilegiar-se- o trabalho e a pesquisa dos profissionais do nosso Centro de Cincias Jurdicas.

:: a extenso e o saju::
Por percebermos que a extenso o eixo mais esquecido do trip, a gesto Primavera nos Dentes procurou, inicialmente, fomentar no curso de Direito, uma discusso sobre a prpria idia de extenso e, a partir disso, concretizou alguns espaos voltados sensibilizao do estudante para a realidade que est alm das salas de aula do CCJ e tambm espaos que, minimamente, propusessem uma alternativa s palestras, como as oficinas da Semana Jurdica e do Congresso. Acreditamos que, alm de repensar o EMAJ, papel do CAXIF promover a desmitificao do nebuloso cocceito de extenso; mobilizar os estudantes para que se envolvam em projetos extensionistas e apoiar de forma efetiva os grupos de extenso, como o Cinema e Direito e o SAJU, de iniciativa integralmente estudantil. A respeito do SAJU, cumpre esclarecer que ainda que membros do SAJU faam parte da nominata da chapa Tanto Mar, no h correspondncia perfeita entre esses grupos e tampouco relaes de ingerncia entre um e outro. O SAJU autnomo e est aberto para todos os estudantes do CCJ que aceitem o desafio de fazer uma extenso de carter emancipatrio. Mas, ento, por que tocar nesse assunto? Porque a chapa Tanto Mar v no SAJU possibilidades reais de transformao do curso, inclusive colocando-o, a longo prazo, como alternativa ao estgio obrigatrio do EMAJ.

::integrao::
Acreditamos que a integrao cumpre importante papel dentre as funes do Centro Acadmico, pois se trata de uma forma de mobilizar os estudantes, colocando-os em contato entre si e proporcionando uma convivncia que ultrapasse os limites da sala de aula. tambm um direito estudantil ter acesso arte, cultura e divertimento no mbito da universidade. Alm disso, as festas so a principal forma de financiamento de um Centro Acadmico verdadeiramente autnomo. Assim, a ltima gesto do Centro Acadmico deu especial ateno a este princpio fazendo, sem sombra de dvidas, um nmero significativamente maior de festas do que era de praxe nas gestes at ento. Privilegiaram-se as festas no Campus, por serem mais democrticas, baratas e acessveis, no sendo excludas, contudo, festas em outros ambientes. Implementamos o Direito Achado no Bar, realizado inmeras vezes ao longo do ano passado; consagramos o modelo de Sarau, com um clima mais intimista, criativo e artstico; inventamos a Batalha de Ipods, que foi um verdadeiro sucesso; realizamos uma Festa do Curso, a Guerra Fria; mantivemos o modelo de Happy Hour e realizamos os tradicionais campeonatos de futebol. Porm, integrao no se d apenas dentro dos eventos construdos pelo Centro Acadmico, como festas e esportes, mas tambm na participao cotidiana no CAXIF ou, ainda, nos espaos viabilizados pelo Congresso e pela Semana Jurdica.As mostras de pesquisa so timo exemplos de espaos que cumprem a funo da integrao entre estudantes do mesmo curso, de outros cursos e tambm de outras universidades. Alm disso, a participao no movimento estudantil proporciona inmeras chances de integrao e ampliao dos horizontes de experincia pessoal, poltica e tericas dentro da Universidade.

::defensoria pblica::
O Estado de Santa Catarina o nico da federao que no possui uma defensoria pblica estadual organizada. Mas este vergonhoso ttulo est com os dias contados. No dia 14 de maro, os ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal julgaram inconstitucional o modelo catarinense que delega a defesa dos cidados menos favorecidos Ordem dos Advogados de Santa Catarina (OAB/SC), conferindo prazo de 12 meses para que seja estruturada a instituio em nvel estadual, conforme determina a Constituio. Os ministros do STF ainda criticaram o Estado pela incompreensvel inrcia e pela transgresso do texto constitucional, nas palavras do ministro Celso de Mello. Para ele, a omisso na criao da Defensoria Pblica configura inaceitvel atentado ao direito fundamental das pessoas necessitadas e desassistidas. A inrcia do governo ainda mais alarmante quando atentamos para o fato que a sociedade se engajou no Movimento pela Criao da Defensoria Pblica de Santa Catarina criando um projeto de lei de iniciativa popular que colheu mais de 46mil assinaturas de eleitores catarinenses que foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina- ALESC - em junho de 2010, e desde aquela data se encontra engavetada na Comisso de Constituio e Justia. Esta atitude demonstra o desrespeito das autoridades do Estado para com as cidads e os cidados catarinenses, notadamente com aqueles e aquelas que mais necessitam de ateno e de amparo. O grupo que forma a chapa Tanto Mar acompanha o Movimento pela Criao da Defensoria Pblica de Santa Catarina desde a formulao do projeto de lei de iniciativa popular, participando da coleta de assinaturas durante o ano de 2010 e estando presentes em sees na ALESC. No ltimo ano, enquanto gesto do CAXIF, participamos das reunies do Movimento e de uma audincia pblica na Assembleia Legislativa do Estado, sempre defendendo a necessidade da criao da Defensoria catarinense. A partir de agora, com a deciso do STF, a tarefa principal do Movimento e das entidades que o integram participar das discusses que antecedero a criao do rgo, no podendo deixar que o governo ignore o projeto de lei popular que est engavetado. Ns, enquanto estudantes de Direito do nico curso pblico do Estado devemos ter um papel ativo nessa construo, participando dos espaos de debate e formulao. Precisamos tambm pensar qual modelo de defensoria pblica queremos para o nosso Estado e fomentar esse debate dentro de nossa Faculdade. Por isso, acreditamos que o CAXIF deve ter um papel central na promoo de debates sobre o tema dentro do nosso curso e deve participar ativamente dentro do Movimento pela Criao da Defensoria Pblica em Santa Catarina, dando visibilidade e divulgando as aes do movimento.

sei que h lguas a nos separar, tanto mar, tanto mar sei tambm quanto difcil, p, navegar, navegar

::espaos de representatividade::
:: voto universal para as eleies de direo de centro::
Por que a chapa Tanto Mar defende e reivindicar o voto universal nas eleies para direo do Centro de Cincias Jurdicas? Entendemos que um processo democrtico pressupe a participao de todas as pessoas com igual poder de voto. No entanto, o que hoje acontece no CCJ e, em geral, na UFSC, a instituio do voto paritrio como norma das eleies aqui dirigidas. O voto paritrio institui um modelo de eleies participativas baseadas na diviso de setores, em que cada setor da universidade (docentes, tcnico-administrativos e estudantes) possui peso de 1/3 nas eleies. Isto significa dizer, por exemplo, que cada voto de professor equipara-se a mais de 20 votos de estudantes no CCJ. O atual mtodo das eleies por voto paritrio perpetua uma lgica de democracia baseada na meritocracia, o que implica, obviamente, no a escolha da maioria, mas de uma elite, que, em nosso caso, intelectual. Isso seria reconhecer que, neste mtodo eleitoral, uns so melhores que outros. Publicamente, porm, a defesa do mtodo calcada na transitoriedade da passagem dos estudantes pela universidade, os quais, por esse motivo, no poderiam decidir sobre os rumos desse espao. que, para os autores dessa justificativa, passa (convenientemente) despercebido o fato de que as grandes conquistas da UFSC, por exemplo, partiram dos estudantes aqui alocados de forma temporria, tais como o restaurante universitrio, a moradia estudantil e as bolsas-permanncia - mudanas estas que se perpetuaram no tempo, para alm da temporariedade da estadia de seus protagonistas. Sabe-se que, sendo esta uma universidade pblica, deve cumprir determinadas funes na sociedade que extrapolam os interesses individuais de seus membros (sejam eles professores, tcnicos ou estudantes). E, por isso, nada mais justo que garantir a todos os integrantes desta universidade o poder de decidir qual papel querem que esta instituio cumpra para fora de seus muros. Assim, no preciso que apenas um grupo de iluminados decida majoritariamente a funo e o projeto de nossa universidade. Na realidade, o que acontece em nossas eleies com voto paritrio que o espao pblico de disputa de concepes e de projetos polticos se enfraquece. O que vemos, ento, a prtica funesta da cooptao de votos, em que se disputa no o curso ou a universidade e suas concepes polticas, mas o setor com mais poder de voto, pois mais fcil cooptar poucos eleitores com grande poder de voto do que disputar politicamente nas salas de aula e nos corredores. Uma eleio verdadeiramente democrtica deveria levar para os espaos da sala de aula os debates a cerca do papel da universidade na sociedade e as formas de sua concretizao, assim como os projetos poltico-pedaggicos que cada candidato idealiza para seu centro. O voto universal, apesar de raro, j existe em nossa universidade no centro de filosofia e cincias humanas. Portanto, uma realidade que pode e deve ser trazida ao CCJ e encabeada por todos os seus estudantes. A chapa Tanto Mar acredita na viabilizao deste processo e pretende encabear o movimento do voto universal para a Direo do CCJ. Isto porque acreditamos que a luta por uma verdadeira democracia fora dos muros da universidade comea aqui dentro, com os estudantes participando ativamente das decises e dos rumos que levem construo da universidade necessria para a superao dos problemas sociais do nosso pas.

::nominata::
aristteles da silveira filho 6 carla de avellar lopes 4 carlos emanuel rodrigues bezerra 1 domitila villain santos 4 felipe dutra demetri 8 geovani vasconcelos ambrsio 6 glenda vicenzi 4 gregrio furtado swiech 4 guilherme de melo costa 9 guilherme filipe a. dos santos 3 gustavo debiasi adolpho de souza 3 gustavo zatelli correa 8 joo daniel feltrin 2 jos guilherme surdi 9 junia botkowski 10 lucas gonzaga censi 8 mrcia de moura irigonh 5 maria luiza de s. schreiner pereira 5 marina barcelos de oliveira 2 marina straginski carmona 10 marja mangili laurindo 6 murilo rodrigues da rosa 4 nayara aline schmitt azevedo 7 pedro buss martins 2 rafael lus innocente 8 raul vincius da silva 1 renata volpato 5 rodrigo alessandro sartoti 8 roger de oliveira franco 4 ruan s. andrade 1 samir leonardo hallack mokdisse 7 victor cavallini 7 vitria de macedo buzzi 4

::representao discente::
::colegiado do departamento::
titular: carla de avellar Lopes suplente: samir l. h. mokdisse titular: glenda vicenzi suplente: pedro buss martins

::colegiado do curso::
titular: rafael lus innocente suplente: domitila villain santos titular: gregrio furtado swiech suplente: murilo rodrigues da rosa

::conselho da unidade::
titular: rodrigo a. sartoti suplente: marina b. de oliveira titular: renata volpato suplente: raul vincius da silva titular: vanessa rodrigues ferreira suplente: joo daniel feltrin

Das könnte Ihnen auch gefallen