Sie sind auf Seite 1von 3

PROCESSO TC N 01065/12

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

Origem: Prefeitura Municipal de Cajazeirinhas Natureza: Licitao Tomada de Preos Responsvel: Jos Almeida da Silva Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes

MUNICPIO DE CAJAZEIRINHAS. LICITAO E CONTRATO. TOMADA DE PREOS. AUSNCIA DE MCULAS. REGULARIDADE DO CERTAME E DO CONTRATO DELE DECORRENTE. ARQUIVAMENTO.

ACRDO AC2 TC 00512/12

RELATRIO Cuida-se da anlise de processo licitatrio na modalidade Tomada de Preos, sob o n. 003/2011, e do contrato dele decorrente, materializados pelo Municpio de Cajazeirinhas, cujo objetivo consistiu na contratao de empresa para construo de 01 (uma) Unidade de Educa Infantil (creche), tipo C Projeto Padro FNDE/MEC, de acordo com especificaes do edital. Documentao inicialmente encartada s fls. 02/546. Em Relatrio Inicial inserido s fls. 548/551, a Auditoria dessa Corte de Contas posicionou-se pela regularidade do certame e do contrato dele decorrente. Do sobredito relatrio, colhem-se, ainda, as seguintes informaes: Autoridade Homologadora: Jos Almeira da Silva; Licitante Vencedor: Total Construes Comrcio e Servios Ltda. -Construtora Kalline; Valor Contratado: R$ 618.685,22 Ante a ausncia de mculas, agendou-se o processo para a presente sesso, dispensando-se as intimaes de estilo.

PROCESSO TC N 01065/12

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

Os autos no tramitaram pelo Ministrio Pblico de Contas, aguardandose manifestao oral na presente sesso, (que se deu pela regularidade da licitao e do contrato dele decorrente). o breve relatrio.

VOTO DO RELATOR A licitao, nos termos constitucionais e legais, tem dupla finalidade: tanto procedimento administrativo tendente a conceder pblica administrao melhores condies (de tcnica e de preo) nos contratos que celebrar, quanto e precipuamente se revela como instituto de concretude do regime democrtico, pois visa, tambm, facultar sociedade a oportunidade de participar dos negcios pblicos. Por ser um procedimento que s garante a eficincia na Administrao, visto que sempre objetiva as propostas mais vantajosas, a licitao, quando no realizada ou realizada em desacordo com a norma jurdica, longe de configurar mera informalidade, constitui sria ameaa aos princpios administrativos da legalidade, impessoalidade e moralidade, alm de profundo desacato ao regime democrtico, pois retira de boa parcela da atividade econmica a faculdade de negociar com a pblica administrao. Dessa maneira, constitui o procedimento licitatrio uma obrigao do administrador. Trata-se de uma medida extremamente importante, vez que atravs da licitao que se obtm no s a proposta mais vantajosa para a Administrao, como tambm se abre a possibilidade de que qualquer indivduo, devidamente habilitado, possa contratar com o Poder Pblico, contribuindo para a garantia da moralidade e lisura dos atos e procedimentos administrativos. No caso dos autos, conforme se observa da anlise concretizada pela Unidade Tcnica de Instruo, foram atendidas todas as exigncias legais pertinentes espcie licitatria, quanto formalizao, abertura, julgamento das propostas e homologao do certame. O contrato decorrente, igualmente, atendeu legislao pertinente.

PROCESSO TC N 01065/12

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

No havendo, pois, quaisquer mculas, voto pela REGULARIDADE do procedimento licitatrio ora examinado, bem como do contrato dele decorrente, ordenando-se o arquivamento dos autos.

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC N 01065/12, ACORDAM os membros integrantes da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado, unanimidade, em sesso realizada nesta data, em JULGAR REGULAR a licitao mencionada, bem como o contrato dela decorrente, ordenando o arquivamento do processo.

Publicque-se, registre-se e cumpra-se.

TCE Sala das Sesses da 2 Cmara Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 27 de maro de 2012.

Conselheiro Arnbio Alves Viana Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico de Contas

Das könnte Ihnen auch gefallen