Sie sind auf Seite 1von 7

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUZINIA

EDITAL DE ABERTURA N 002/2010

Professor Bsica I Caderno de Prova Tipo A

LEIA COM ATENO AS INSTRUES DE PROVA Prezado candidato, 1. Ao receber este caderno, confira se ele contm as questes objetivas com 40 (quarenta) itens, ordenados de 1 a 40. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala as providncias cabveis. 2. Esta prova objetiva, de carter eliminatrio, contm questes de mltipla escolha, com alternativas de A a E, e apenas uma alternativa correta. No caso de marcar duas ou mais alternativas, a resposta ser invalidada. 3. Durante a prova no poder ser utilizado nenhum material de consulta, no se comunique com outros candidatos e nem se levante se autorizao do Fiscal de Sala. 4. O preenchimento do carto-resposta de inteira responsabilidade do candidato. A quadrcula para a marcao da resposta dever ser totalmente preenchida, tomando-se o cuidado de no ultrapassar os seus limites.

5.

6.

7. 8.

No carto-resposta o candidato dever assinalar, tambm, no campo prprio, o tipo de prova correspondente s suas provas: Tipo A ou tipo B. Caso o candidato assinale um tipo de prova que no corresponda ao de suas provas ou deixar de assinal-lo, ser eliminado. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, devendo cobrir inteiramente o espao correspondente alternativa escolhida. No poder ser rasurado, dobrado ou amassado. No haver substituio do carto-resposta. Sua assinatura no carto-resposta necessria e fundamental para sua identificao. Quando autorizado pelo chefe de sala, no momento de sua identificao, escreva, no espao apropriado, do cartoresposta, com sua caligrafia usual, a seguinte frase: No fazemos amigos, reconhecemo-os.

9. 10. 11.

12. 13. 14.

O tempo mximo de durao desta prova de 3 (trs) horas, incluindo o preenchimento do carto-resposta, contadas a partir da autorizao dada pelo Fiscal de Sala. Ao terminar sinalize ao fiscal, levantando o brao, entregue o carto-resposta e retire-se da sala e da escola. O candidato somente poder entregar a prova depois de transcorrido pelo menos 2 (duas) horas de seu incio. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio em ata de suas respectivas assinaturas. A desobedincia a qualquer das instrues deste caderno e do Fiscal de Sala poder implicar na anulao da sua prova. A avaliao da prova objetiva levar em considerao somente as respostas transferidas para o carto-resposta. Caber recurso sobre o contedo da prova em at 48 (quarenta e oito) horas aps a divulgao do gabarito oficial, que estar disponvel no site www.ibeg.org.br. Desejamos sucesso! A Coordenao Geral do Concurso

Prefeitura Municipal de Luzinia

Professor Bsica I A

IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

1/7

Lngua Portuguesa

(C) A lei que teve publicao no Dirio Oficial da Unio sancionado pelo presidente Lus Incio Lula da Silva exige um livro por aluno matriculado.

Instruo geral: Para cada questo, escolha apenas uma (D) Cabe a cada sistema de ensino, adaptar o acervo da alternativa. biblioteca conforme as necessidades. Com base no texto a seguir, responda s questes de 1 a (E) O prazo para as escolas instalarem os espaos destinados aos livros, material videogrfico, documentos 10. para consulta, pesquisa e leitura, ser de dez anos. Lei obriga escolas pblicas e privadas a ter biblioteca Questo 3 - Considerando o trecho: Todas as instituies de ensino pblicas e privadas do pas tero que ter bibliotecas, segundo lei O acervo mnimo exigido ser de um livro por aluno sancionada pelo presidente Lus Incio Lula da Silva, matriculado. publicada no Dirio Oficial da Unio desta tera-feira (25). Segundo o texto, "considera-se biblioteca escolar a Pode-se afirmar que: coleo de livros, materiais videogrficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, (A) a forma verbal ser no poderia ser substituda por pesquisa, estudo ou leitura". passar a ser sem acarretar incorreo gramatical. O acervo mnimo exigido ser de um livro por (B) a forma nominal exigido encontra-se no particpio e aluno matriculado. Cabe ao respectivo sistema de ensino, poderia ser substituda pela forma correspondente no de acordo com a lei, adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgao, a preservao e gerndio sem gerar incorreo gramatical. o funcionamento das bibliotecas escolares. (C) O termo por introduz um agente da passiva. As escolas tero at dez anos para instalar os espaos destinados aos livros, material videogrfico, (D) Caso aluno fosse substitudo por estudante, as relaes semnticas no seriam alteradas. documentos para consulta, pesquisa e leitura. Foi publicada tambm no Dirio Oficial desta tera (E) O acervo mnimo uma locuo adjetiva que cumpre a autorizao para que sejam instaladas salas de aulas funo de ncleo. destinadas a cursos de ensino bsico e profissionalizante em presdios. O texto, que altera a lei n 7.210 de 11 de Questo 4 - No se pode afirmar sobre o fragmento julho de 1984, entra em vigor na data de sua publicao. (...) para instalar os espaos destinados aos livros, material videogrfico, documentos para consulta, [Internet:<http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/25/lei- pesquisa e leitura.: obriga-escolas-publicas-e-privadas-a-ter-biblioteca.jhtm>. Acesso em 25/05/10. (A) uma orao. Questo 1 - De acordo com as ideias do texto, s se pode (B) O verbo instalar transitivo direto. afirmar ou inferir que: (C) H apenas uma conjuno. (A) Bibliotecas so compostas exclusivamente por livros. (D) O termo "aos livros completa o sentido de destinados.

(B) A lei dever prover os mecanismos necessrios para o (E) O fragmento para consulta, pesquisa e leitura tem funcionamento das bibliotecas. funo adverbial. (C) Presidirios, em funo da lei 7.210, podero cursar o ensino bsico e profissionalizante. Questo 5 - Sobre o perodo abaixo, pode-se afirmar: (D) Existem instituies de ensino no pas que no possuem Cabe ao respectivo sistema de ensino, de acordo bibliotecas. com a lei, adaptar o acervo conforme as (E) Uma biblioteca deve ser composta por livros, matrias necessidades, promovendo a divulgao, a videogrficos e documentos registrados. preservao e o funcionamento das bibliotecas escolares. Questo 2 - Considerando a correo gramatical e as relaes semnticas do texto, assinale a alternativa (A) caber verbo transitivo direto e indireto. CORRETA. (B) de acordo com a lei tm funo apositiva. (A) Foi publicado no Dirio Oficial lei que exige que escolas (C) promovendo introduz trs oraes reduzidas de pblicas e privadas tenham biblioteca. gerndio. (B) Entra em vigor, na data de sua publicao, o texto que (D) conforme conjuno explicativa. altera, a lei n 7.210 de 11 de julho de 1984. (E) das bibliotecas escolares, em relao funcionamento, tem funo claramente adjetiva.
Prefeitura Municipal de Luzinia Professor Bsica I A IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto 2/7

Questo 6 - Considerando ainda o perodo destacado na (A) o uso do pronome demonstrativo desta no questo anterior, possui mesma transitividade que o recomendado por tratar-se de anfora. verbo caber: (B) o uso de letras maisculas em Dirio Oficial opcional. (A) relatar (C) a palavra presdios foi corretamente acentuada por (B) chegar se tratar de oxtona terminada em ditongo decrescente. (C) querer (=estimar) (D) A grafia de profissionalizante no se encontra de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. (D) ser (E) levar (E) o vocbulo bsico recebeu acento grfico por regra idntica a que acentua o vocbulo videogrficos.

Questo 7 - No fragmento destacado em "considera-se biblioteca escolar a coleo de livros, materiais Questo 11 - Acentua-se com a mesma regra o grupo videogrficos e documentos registrados em qualquer de palavras: suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura, o se : (A) sof, j, al (A) ndice de indeterminao do sujeito. (B) pronome reflexivo. (C) partcula apassivadora. (D) partcula expletiva. (E) conjuno condicional. (B) afvel, destinatrios, cafena (C) ms, est, hfens (D) questionrios, xcara, rf (E) ltimo, alcolico, lmpada Questo 12 - Identifique o segmento com total adequao gramtica normativa.

Questo 8 - Considerando ainda o mesmo fragmento da questo anterior, o sintagma a coleo de livros, (A) Em resposta a lei, todas escolas esto obrigadas a materiais videogrficos e documentos registrados em implementarem bibliotecas. qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo (B) A luta por uma educao de qualidade passa pela ou leitura exerce funo: formao de leitores e se constroi atravz da comunicao. (A) nominal (C) Formasse cidades, quando se incentiva leitores. (B) verbal (D) Como j disse Paulo Freire; ningum educa ningum. (C) prepositiva Nos educamos em comunho. (D) adverbial (E) A leitura do mundo transcende a leitura da palavra, mas significa tambm a leitura da palavra. (E) conjuntiva Questo 13 - A alternativa que completa adequadamente com formas verbais o perodo "No Foi publicada tambm no Dirio Oficial desta tera a ______ o recado! ______ a ela que me ______ autorizao para que sejam instaladas salas de aulas amanh!" : destinadas a cursos de ensino bsico e profissionalizante (A) Esquee, pea, ligue em presdios. Questo 9 - Considere: Pode-se afirmar sobre o perodo: (A) composto por coordenao. (B) Esquece, pede, liga (C) Esquea, pea, ligue (D) Esquea, pede, ligue (B) a voz verbal utilizada na orao principal a passiva (E) Esquece, pea, liga sinttica. (C) a ocorrncia do acento indicativo de crase em destinadas Questo 14 - Considerando as relaes de regncia e/ou o uso do acento indicativo de crase, assinale a a cursos opcional. alternativa incorreta. (D) que um pronome relativo. (E) na segunda orao, a composio por subordinao e (A) Estava atenta cada palavra da professora. tem valor adverbial. (B) No havia qualquer dvida de que estava apta funo de diretora. Questo 10 - Ainda sobre o perodo anterior, correto (C) s crianas seriam dadas as instrues. afirmar:
Prefeitura Municipal de Luzinia Professor Bsica I A IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto 3/7

(D) O casal se sentaria mesa por volta das 18h. (E) No deu quela paciente qualquer esperana de melhora.

Questo 19 - Considerando as relaes de concordncia e regncia verbal e/ou nominal, assinale a alternativa correta.

15) No contraria as regras de concordncia verbal a (A) No caberia s advogadas argumentar. substituio de: (B) A apresentadora de TV que eu mais gostava era a (A) Existiam por Haviam em No existiam chances de a Marlia Gabriela. viagem ocorrer este ano. (C) A maioria crem que a educao a soluo. (B) Quiseram por quis em A maioria dos membros no (D) A moa quem solicitou o pedido no o atendeu. quis participar do acordo. (E) O pagamento ser realizado prazo. (C) Basta por Bastam em Basta de reclamaes!. Questo 20 - Os perodos a seguir apresentam (D) So por em Netos so uma beno divina. diferenas de pontuao. Assinale a letra que (E) Tinham por havia em Os diretores tinham investido corresponde ao perodo com pontuao mais uma vez em aes. gramaticalmente incorreta. Questo 16 - Considere: Comer um cachorro-quente por dia aumenta em 42% os riscos de sofrer doenas cardiovasculares, segundo estudo da Faculdade de Medicina de Harvard. A pesquisa se baseou na anlise de 1.600 estudos que observaram 1 milho de pessoas, em mais de dez pases. [Internet:<http://extra.globo.com/saude/bemviver/posts/2010/0 5/23/um-cachorro-quente-por-dia-aumenta-em-42-risco-deataque-cardiaco-293732.asp>. Acesso em 25/05/10. (A) As mes preocupadas exigiram melhorias na creche. (B) Na creche, exigiram melhorias, as mes preocupadas. (C) Preocupadas, as mes exigiram melhorias na creche. (D) Na creche, preocupadas, as mes exigiram melhorias. (E) As mes, preocupadas, exigiram melhorias na creche. Matemtica

Questo 21 - Usando o princpio fundamental da contagem, podemos calcular quantas vezes, de modo O perodo acima permaneceria correto e manteria o diferente, um acontecimento pode ocorrer. sentido original, caso os termos nele sublinhados fossem substitudos, respectivamente, por: Paulo percebeu que existem 4 ruas ligando os clubes (A) dois cachorro-quente, foi baseada (B) dois cachorros-quente, baseou-se (C) dois cachorros-quentes, teve por base (D) dois cachorro-quentes, baseou-se (E) dois cachorros-quentes, foi baseada C1 e C2 ; 3 ruas ligando os clubes C2 e C3; 2 ruas ligando os clubes C3 e C4. O nmero de trajetos diferentes que ele pode utilizar para ir de C1 a C4 , passando por C2 e C3 : (A) 24 trajetos (B) 20 trajetos

(C) 16 trajetos Questo 17 - As palavras que se acentuam pelas mesmas (D) 10 trajetos regras de anlise e pases, respectivamente, so: (A) lmpada, sava (B) balastre, lev-lo (C) acar, saste (D) sade, d (E) rf, lpis Questo 18 - Assinale a alternativa em que o pronome pessoal destacado foi incorretamente empregado. (A) Esta uma questo para eu resolver. (B) Quando voltou a si, percebeu que cometera muitos erros. (C) O evento dever ser planejado por eu e voc. (D) Ele trouxe o documento para mim na ltima sexta. (E) Entre mim e ti, no haver acordo.
Prefeitura Municipal de Luzinia Professor Bsica I A

(E) 8 trajetos Questo 22 - O reservatrio de gua I cbico com arestas de 12m. O reservatrio II tem a forma de um bloco retangular com dimenses de 12m, 20m e 50m. A capacidade do reservatrio I em relao capacidade do reservatrio II corresponde a: Nota: as figuras so apenas ilustrativas.

(A) 12% (B) 12,5%


IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto 4/7

(C) 14,4% (D) 15% (E) 16,9%

(A) lcool: R$1,82 (B) lcool: R$1,81 (C) lcool: R$1,79

e e e

gasolina: R$2,64 gasolina: R$2,54 gasolina: R$2,53

(D) lcool: R$1,78 e gasolina: R$2,51 Questo 23 - Considere um quadro branco de base igual a (E) lcool: R$1,77 e gasolina: R$2,48 xcm e altura igual a ycm. Aumentando em 20% a base e diminuindo em 10% a altura, a nova rea ser igual a: Questo 27 - 25% de 2100 igual a: (A) 0,21xycm2 (B) 1,02xycm
2 2

(A) 2125 (B) 2102 (C) 298 (D) 245 (E) 225

(C) 1,05xycm (E) 2,1xycm2

(D) 1,08xycm2

Questo 24 - A largura e o comprimento de um retngulo Questo 28 - Certa mercadoria, que custava R$18, esto na razo . sofreu um desconto, passando a custar R$17,10. O desconto sobre o preo antigo foi de: Se o permetro deste retngulo 52cm, ento a rea : (A) 1% (A) 148cm2 (B) 2% (B) 160cm2 (C) 3% (C) 168cm2 (D) 4% (D) 201cm2 (E) 5% (E) 215cm2 Questo 29 - Para que ao trmino de 14 meses da Questo 25 - Em um relgio, enquanto o ponteiro dos aplicao um capital produza juro simples igual a de minutos faz um giro de 360, o das horas faz um de 30. seu valor, o capital deve ser investido taxa mensal Quando o ponteiro dos minutos girar 300, o giro do aproximada de: ponteiro das horas de: Nota: a figura apenas ilustrativa (A) 1,42% (B) 1,78% (C) 1,83% (D) 1,85% (E) 1,86% Questo 30 - O montante produzido por um capital de R$6 000,00, a 1% ao ms, durante 3 meses, a juros compostos de: (A) 5 (B) 10 (C) 12 (D) 22 (E) 25 (A) R$6 010,00 (B) R$6 050,02 (C) R$6 128,00 (D) R$6 180,00 (E) R$6 214,00

Conhecimentos Especficos Questo 26 Para proprietrios de carros biocombustveis, o lcool mais vantajoso economicamente se o preo no ultrapassar 70% do Questo 31 - Piaget, ao traar estgios pelos quais as passam em seu processo de preo da gasolina. Sendo assim, a opo que indica ser pessoas desenvolvimento, contribuiu para educadores mais econmico abastecer com lcool : repensassem suas prticas de maneira a atender s
Prefeitura Municipal de Luzinia Professor Bsica I A IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto 5/7

necessidades de cada fase. Para esse autor, correto (E) O planejamento escolar, por ser um processo contnuo afirmar que: de conhecimento e anlise da realidade em suas condies concretas, deve ser realizado apenas pela (A) No perodo pr-operatrio a criana consegue estabelecer equipe gestora. relaes entre variveis e possui marcas do pensamento Questo 34 - A educao est diretamente ligada s abstrato. concepes de homem e de mundo, por isso vem se (B) O perodo das operaes formais marcado pela transformando ao longo da histria. Sobre o necessidade de uso de material concreto para auxiliar na pensamento pedaggico brasileiro, correto afirmar resoluo de problemas. que: (C) O egocentrismo, a centralizao e incapacidade de conservar quantidades so caractersticas marcantes do (A) O Tecnicismo, institudo oficialmente no Brasil com as perodo pr-operatrio. Leis 5.540\68 e 5692\71, tem como princpio a formao cidad e o preparo para o mundo do trabalho. (D) No perodo das operaes concretas, a criana capaz de abstrair conceitos mesmo sem o uso de materiais concretos. (B) Na tendncia pedaggica denominada Escola Nova, o centro do processo ensino-aprendizagem o aluno, (E) No perodo sensrio-motor a criana vive parte do seu entendido como um ser passivo em que se deve moldar a tempo no mundo da imaginao, o momento em que o personalidade. simbolismo inerente ao seu comportamento. (C) A auto-gesto, a centralizao nos contedos e Questo 32 - A avaliao da aprendizagem um dos mtodos so caractersticas da tendncia pedaggica elementos fundamentais no processo pedaggico. Sobre Libertria. as concepes de avaliao correto afirmar que: (D) A tendncia pedaggica denominada Crtico-Social dos Contedos entende o mtodo como parte de uma (A) A avaliao formativa preconiza o abandono do registro relao direta da experincia do aluno confrontada com o em detrimento do uso de observaes, relatos e o saber sistematizado. acompanhamento sistemtico das aes dos alunos. (E) A centralizao das prticas pedaggicas no aluno e (B) A avaliao somativa tem como caracterstica principal o nas relaes estabelecidas entre esses e os contedos uso de provas, privilegiando os resultados ao longo do sos pressupostos da tendncia pedaggica denominada processo e sua principal funo mediar s aprendizagens. Tradicional. (C) Na avaliao formativa, por ser processual, ignora-se os Questo 35 - Ao longo da histria, as teorias que resultados finais e privilegia os instrumentos informais. explicam a aprendizagem vm se modificando. (D) So caractersticas da avaliao formativa o dilogo, a Sabemos que essas esto presentes na prtica reflexo, o planejamento e o uso exclusivo de instrumentos cotidiana dos professores. Quanto s concepes de objetivos para oferecer fidedignidade ao processo. aprendizagem correto afirmar que: (E) A avaliao formativa privilegia os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do processos, (A) Na abordagem empirista do desenvolvimento, a inteligncia resultados das relaes entre o indivduo e o sobre os de eventuais exames finais. meio, numa relao dialtica. Questo 33 - O planejamento sempre acompanhou o ser (B) Na abordagem inatista, o indivduo considerado uma humano e parte essencial do processo pedaggico, folha em branco na qual sero impressas as informaes. dentro de uma perspectiva histrico-crtica correto (C) A relao entre sujeito e objeto na constituio dos afirmar que: indivduos caracterstica fundamental da abordagem (A) necessrio a dicotomizao da ao do planejamento, inatista. ou seja, a existncia de planejadores, de executores (D) A abordagem interacionista considera que as avaliadores. aprendizagens so frutos das relaes constantes entre (B) O planejamento um esboo, um esquema que representa uma idia, um objetivo, uma meta, uma seqncia de aes que iro orientar a prtica, por isso no precisa ser exequvel. os indivduos e o meio. (E) Na abordagem ambientalista, o sujeito parte do ambiente e sua aprendizagem se faz a partir das relaes com o meio, num processo constante de trocas.

(C) O planejamento de aes de ensino e de aprendizagem so determinados por uma intencionalidade educativa Questo 36 - A partir da dcada de 1970, o discurso da envolvendo objetivos, valores, atitudes, contedos, modos de necessidade de uma prtica interdisciplinar ganhou adeptos em todo Brasil. Assinale a alternativa correta agir dos educadores que atuam na escola. acerca do trabalho interdisciplinar: (D) O planejamento tem um carter processual, portanto, pauta-se na atividade de reflexo e ao, por isso deve ser estanque e de uso exclusivo dos professores.

Prefeitura Municipal de Luzinia

Professor Bsica I A

IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

6/7

(A) A interdisciplinaridade prev que o professor domine todos Questo 39 - Quanto EJA Educao de Jovens e os contedos das diversas reas do conhecimento, a fim de Adultos - correto afirmar que: que possa abord-los com segurana. (A) uma etapa da Educao Bsica que se destina (B) Um professor de prtica interdisciplinar deve ter, queles alunos que no se adaptam ao Ensino regular, minimamente, duas licenciaturas para efetivar um projeto de tanto Fundamental como Mdio. tal porte. (B) modalidade da Educao Bsica obrigatria para (C) O trabalho interdisciplinar requer que os professores das todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria. diversas displinas planejem coletivamente, visando com que um determinado tema escolhido possa ser abordado sob (C) modalidade da Educao Bsica destinada, diversos olhares (focos). principalmente, queles que no tiveram acesso a esse nvel da educao na idade adequada. (D) A interdisciplinaridade no pode abordar tema especfico de uma determinada disciplina. (D) Deve ser oferecida, obrigatoriamente, em cursos noturnos, por meio de aulas. (E) A interdisciplinaridade no est prevista na legislao educacional brasileira. Portanto, s permitido nas escolas o (E) No pode ser oferecida fora das escolas. trabalho das disciplinas. Questo 40 - Quanto aos objetivos da educao Questo 37 - Considerando que a educao brasileira est brasileira, previstos na LDB 9394/96, assinale a organizada em dois nveis: Educao Bsica e Educao alternativa correta. Superior, assinale a alternativa incorreta: (A) O pleno desenvolvimento do indivduo, a formao (A) A Educao Infantil, o Ensino Fundamental de 9 Anos e o cidad e a preparao para o trabalho so objetivos da Ensino Mdio so etapas da Educao Bsica. educao. (B) A Educao Bsica composta, tambm, por (B) A formao para o mercado de trabalho deve ocorrer modalidades, isto , modos de ser, tais como: a Educao de desde o Ensino Fundamental. Jovens e Adultos, a Educao Profissional Tcnica e a (C) A educao brasileira deve preparar seus alunos Educao Especial. apenas para o domnio dos conhecimentos (C) Tendo em vista que o Exame Nacional do Ensino Mdio sistematizados, no perdendo tempo com outros tem vinculao com o PROUNI Programa Universidade para aspectos. Todos, o Ensino Mdio , portanto, a primeira etapa da (D) A formao cidad, prevista na LDB, deve ser voltada Educao Superior. para, to somente, para a aprendizagem dos direitos dos (D) A Educao Especial uma modalidade de toda consumidores. Educao Bsica. (E) A escola no tem carter poltico e, portanto, no deve (E) A Educao de Jovens e Adultos modalidade do Ensino realizar formao cidad, pois isso desvirtua seus Fundamental e do Ensino Mdio. objetivos. Questo 38 - Uma das formas de garantir o acesso das camadas sociais menos favorecidas economicamente Educao Superior por meio do PROUNI Programa Universidade para Todos. Assinale a alternativa correta acerca desse Programa: (A) O PROUNI visa garantir a todo aluno que tenha concludo o Ensino Mdio a concesso de bolsas de estudos em instituies privadas de Educao Superior. (B) Um dos critrios para o ingresso na Educao Superior, por meio do PROUNI, refere-se a alunos que tenham feito o Ensino Mdio em escolas pblicas ou tenham sido bolsistas de instituies privadas. (C) O PROUNI considera como critrio para concesso de bolsas, apenas, a nota do ENEM. (D) O PROUNI, por ser vinculado ao Ensino Mdio, obriga todos os alunos dessa etapa da Educao Bsica a concorrer a bolsas de estudo. (E) Participar do ENEM j garante a inscrio no PROUNI.

Prefeitura Municipal de Luzinia

Professor Bsica I A

IBEG Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen