Sie sind auf Seite 1von 17

CURSO TCNICO SEGURNA DO TRABALHO HIGINE OCUPACIONAL - AGENTES AMBIENTAIS

AVALIAO E CONTROLE DA EXPOSIO OCUPACIONAL AO RUDO

Campos dos Goytacazes. Agosto de 2009

HIGINE OCUPACIONAL - AGENTES AMBIENTAIS AVALIAO E CONTROLE DA EXPOSIO OCUPACIONAL AO RUDO

1- Introduo 2- Mecanismo de audio 3- Efeitos do rudo 3.1- Efeitos no trabalho 3.2- Efeitos ao organismo 4- Conceitos fundamentais 4.1- Definio de som 4.2- Caractersticas fsicas do som 4.3- Nvel de presso sonora decibel 4.4- Grandezas e definies associadas ao som/ rudo 5- Tipos de rudos 5.1- Fatores que influenciam o Risco 6- Avaliao do rudo 6.1- Objetivos de uma avaliao de rudo 6.2- Fatores que devem ser estudados 6.3- Rudo direto e refletido 6.4- Rudo de Fundo 6.5- Composio de nveis de rudo 7- Limites de tolerncia 7.1- Dose de rudo 7.2- Interpretao de resultados NR15 anexo no 1 - rudo de diferentes nveis 8- Instrumentos de medio 8.1 Cuidados 9- Controle de rudo 9.1- Na fonte 9.2- Na trajetria (meio) 9.3- No pessoal

HIGINE OCUPACIONAL - AGENTES AMBIENTAIS AVALIAO E CONTROLE DA EXPOSIO OCUPACIONAL AO RUDO

1- Introduo O rudo pode ter muitas definies, umas mais fsicas e objetivas, outras mais subjetivas. Quando se trata de aspectos da segurana e higiene no trabalho define-se rudo como um som desagradvel, indesejvel e/ou perigoso para a sade e para a segurana e para a sade do trabalhador. O rudo excessivo tem consequncias na sade dos trabalhadores, no seu desempenho, designadamente na qualidade do trabalho produzido e na produtividade. A consequncia mais evidente para sade a surdez, que poder ser temporria ou permanente. A legislao nacional determina que em locais de trabalho o nvel mais elevado de rudo ambiente no pode ultrapassar os 85 decibel, medidos com um aparelho munido de um filtro de ponderao do tipo A - 85 dB (A). Quando no possvel baixar o rudo, para os valores admissveis inferiores a 85 dB (A), por processos construtivos ou de (re) organizao do trabalho, a entidade patronal deve fornecer aos seus trabalhadores protees individuais contra o rudo, que podem ser dos tipos abafador ou tampes reutilizveis. 2- Mecanismo de audio O Aparelho Auditivo um delicado e importante sistema atravs do qual ns podemos perceber e sentir as vibraes e ondas sonoras do ambiente. Basicamente serve para captar e transformar as ondas em impulsos nervosos que chegam at o crebro onde so interpretados e compreendidos. Os plos e o cerume (cera) encontrados no canal auditivo so defesas naturais do organismo que servem para proteger o ouvido de poeiras, sujeiras etc. O sistema auditivo pode ser dividido em 3 partes: Ouvido externo (orelha, canal auditivo, tmpano e ouvido mdio); Ouvido mdio Ouvido interno- (receptores sensoriais,que transformam os estmulos mecnicos em estmulos nervosos que so interpretados pelo crebro como sensao sonora).

3- Efeitos do rudo 3.1- Efeitos no trabalho: Problemas na comunicao; Baixa Concentrao; Desconforto e Cansao; Nervosismo; Baixo Rendimento; Acidentes. 3.2- Efeitos ao organismo: Reduo na capacidade auditiva ou at mesmo a surdez permanente; Alteraes menstruais e impotncia sexual; Insnia; Zumbidos no ouvido; Estreitamento dos vasos sanguneos; Contrao muscular; Ansiedade e Tenso. 4- Conceitos fundamentais 4.1- Definio de som Som uma vibrao que se propaga pelo ar em forma de ondas e que percebida pelo ouvido humano. uma sensao agradvel, em nvel suportvel e que no irrita. Rudo um som prejudicial sade humana que causa sensao desagradvel e irritante. Definio simples de rudo: QUALQUER SENSAO SONORA INDESEJVEL 4.2Caractersticas fsicas do som.

O esquema grfico a seguir auxiliar a compreender melhor as principais caractersticas do som:

Esta variao de presso pode ser representada sob a forma de ondas senoidais, com as seguintes grandezas associadas

4.3-

Nvel de presso sonora Presso sonora (P) a diferena entre a presso instantnea , provocada no ar por um corpo que vibra, e a presso atmosfrica. Como o ouvido humano pode detectar uma gama muito grande de presso sonora, que vai de 20 Pa at 200 Pa (Pa = Pascal), seria totalmente invivel a construo de instrumentos para a medio da presso sonora. Para contornar este problema, utiliza-se uma escala logaritmica de relao de grandezas, o decibel (dB). O decibel no uma unidade, e sim uma relao adimensional definida pela seguinte equao: L = 20 log P__ Po

Sendo: L = nvel de presso sonora (dB) Po = presso sonora de referncia, por conveno, 20 Pa P= Presso sonora encontrada no ambiente (Pa)

Som e rudo so o mesmo fenmeno fsico, diferindo apenas quanto distribuio das frequncias componentes. Algumas das definies aqui apresentadas so derivadas de conceitos anlogos expressas na Norma ISO 2204/1973, adaptados e aplicveis para os fins especficos desta norma. 4.4Grandezas e definies associadas ao som/ rudo. Amplitude (A) o valor mximo, considerado a partir de um ponto de equilbrio, atingido pela presso sonora. A intensidade da presso sonora a determinante do volume que se ouve. Comprimento de Onda () a distncia percorrida para que a oscilao repita a situao imediatamente anterior em amplitude e fase, ou seja, repita o ciclo. Perodo (T) o tempo gasto para se completar um ciclo de oscilao. Invertendo-se este parmetro (1/T), se obtm a frequncia (f). Frequncia (f) o nmero de vezes que a oscilao repetida numa unidade de tempo. dada em Hertz (Hz) ou ciclos por segundos (CPS). As frequncias baixas so representadas por sons graves, enquanto que as frequncias altas so representadas por sons agudos.

A faixa de freqncia de maior interesse a da voz humana falada, que se situa aproximadamente entre os limites de 300 a 2000 cps. Porm freqncias mais elevadas so tambm de grande importncia porque o ouvido altamente sensvel a elas, especialmente ao redor de 4000Hz. Esta a regio em que o ouvido humano, normalmente, mais afetado quando os nveis de rudo so elevados. Velocidade (c) a velocidade do som que depende do meio de propagao pode ser expressa pela relao: c=.f Quanto mais denso o meio, maior ser a velocidade. Assim, em condies normais de temperatura, tm-se como exemplos: car = 340 m/s cgua = 1435 m/s cao = 5120 m/s No vcuo, onde a densidade zero, o som no se propaga. Som Puro: o som que possui apenas uma frequncia. Por exemplo: Diapaso, gerador de udio. Rudo: um conjunto de tons no coordenados. As frequncias componentes no guardam relao harmnica entre si. So sons no gratos que nos causam incmodo, desconforto. Um espectro de rudo industrial pode conter praticamente todas as frequncias audveis. 5- Tipos de rudos Rudo contnuo - rudo com variaes de nvel desprezveis durante o perodo de observao. (Sem parar) Rudo intermitente - rudo cujo nvel varia significativamente durante o perodo de observao (ocorre de vez em quando). Rudo de impacto - rudo cujo nvel varia continuamente de um valor aprecivel durante o perodo de observao. (ocorre de repente). 5.1- Fatores que influenciam o Risco Tempo de Exposio Quanto maior o tempo, maior o risco.

Tipo de Rudo Pode ser contnuo (sem parar), intermitente (ocorre esporadicamente) ou de impacto (ocorre de forma instantnea). Leses no Ouvido Causados por problemas anteriores (Ex.: Infeces e Inflamaes). Sensibilidade individual Depende da idade e da resistncia de cada indivduo.Distncia da Fonte Ruidosa Quanto mais prximo, maior o perigo. Intensidade A intensidade medida em decibel (dB) a fora ou presso que o som exerce em nossos ouvidos. popularmente conhecido como altura ou volume. Quanto maior a intensidade, maior o risco.

6- Avaliao do rudo Normalmente deve ser feita dentro de tcnicas apropriadas, com o uso de instrumentos prprios. De maneira simples, especfica, ou seja, quando duas pessoas com audio normal, no conseguem manter uma conversao normal a 01 metro de distncia uma da outra, significa que o nvel de rudo excessivo.

Nveis acima de 140 dB podem causar ruptura do tmpano ! ! 6.1 Objetivos de uma avaliao de rudo: Avaliao de exposio individual; Descrio do espao acstico; Estudo das condies de comunicao; Projeto de mtodos de controle. 6.2- Fatores que devem ser estudados: Nveis de presso acstica em dB; Distribuio dos nveis por faixas de freqncia; Tipo de rudo; Tempo de exposio; Nmero de empregados expostos; Caractersticas do local (rudo de fundo, rudo refletido, etc). 6.3- Rudo direto e refletido Para projetar medidas de controle importante determinar quantitativamente o rudo direto e refletido. Se a uma distancia de 15 a 20 metros da fonte, a leitura de nvel de presso sonora for de 8 dB a menos, ento a predomina o rudo direto. Se a diferena for menor, significa que o som refletido aprecivel. 6.4 - Rudo de Fundo importante verificar a influncia do rudo de fundo. Devem ser feitas medies com a fonte de rudo em estudo, funcionando e desligada, respectivamente. Se ao se desligar uma mquina, o nvel de rudo se mantiver praticamente o mesmo (diferena de at 2dB) , significa que o rudo de fundo to intenso que mascara totalmente o rudo da mquina. Neste caso o controle dessa fonte seria injustificado, devendo ser controlado a fonte responsvel pelo rudo de fundo. Se a diferena em nveis de rudo estiver entre 2 dB e 10 dB deve ser utilizado o clculo da Diferena entre dois nveis, a fim de obtermos o nvel de rudo resultante da fonte. Diferena de leitura 2 3 4 Subtrair da leitura com a fonte ligada 4,3 3,0 2,2

5 6 7 8 9 10 Exemplos: 01Mquina funcionando.......98 dB Mquina desligada (rudo de fundo)...........94 dB Diferena de leitura......... 4 dB Diferena a ser subtrada do nvel total ....................2,2 dB Logo 98-2,2= 95,5 dB, que seria o nvel produzido pela mquina. 02: Geladeira funcionando.......56 dB Geladeira desligada (rudo de fundo)...........50 dB Diferena de leitura......... 6 dB Diferena a ser subtrada do nvel total ....................1,3 dB Logo 56-1,3= 54,7 dB, que seria o nvel produzido pela geladeira sozinha.

1,5 1,3 1,0 0,8 0,6 0,4

6.5 - Composio de nveis de rudo. Quando se necessita aumentar o numero de mquinas ou as fontes de rudos em geral preciso quantificar ao aumento de rudo. Assim, com base no nvel de rudo que a nova mquina produz interessante calcular antecipadamente qual ser o nvel no ambiente com a nova situao para se tomar as providencias. Como a escala dB logartmica, no se pode somar em forma aritmtica os valores obtidos. Ex: Se duas mquinas individualmente produzem 50 dB, a soma dos rudos das mesmas no ser 100dB. Para fazer a soma de nveis de presso sonora, pode ser utilizada a tabela a seguir, para combinar dois ou mais rudos: Diferenas entre os nveis (dB) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 Quantidade a ser adicionada ao maior valor 3,0 2,6 2,1 1,8 1,5 1,2 1,0 0,8 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

Exemplos: 01Duas fontes funcionando com rudos de 50 e 55dB, respectivamente. Diferena entre ao maior e o menor rudo = 5 dB Quantidade a acrescentar= 1,2 dB Logo, 55 + 1,2 dB= 56,2 dB 02Duas fontes funcionando com rudos iguais de 70 e 70 dB, respectivamente. Diferena entre ao maior e o menor rudo = 0 dB Quantidade a acrescentar = 3,0 dB Logo, 70 + 3,0 dB= 73 dB Quando se tem 3 ou mais fontes em funcionamento, combina-se os dois maiores nveis, e o resultado com o maior seguinte e assim por diante: Exerccios: Combinao de nveis em dB Combine: 95 & 95= 95 & 90= 95 & 85= 95 & 75= e 92, 81, 95 e 90dB ? Para combinar mais de 2 nveis, consideram-se dois a dois, iniciando-se pelos mais elevados. Por exemplo: Combinar 92, 81, 95 e 90dB Inicialmente, consideram-se os nveis 95dB e 92dB, cujo resultado ser 96,8dB (vide tabela) Aps, 96,8dB e 90dB, o resultado ser 97,5dB. Aps 97,5dB e 81dB, o resultado 97,5dB, visto que este nvel mascara completamente o de menor valor. 7- Limites de tolerncia De acordo com a Legislao Brasileira, atravs da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho - NR 15 Anexo 1 os Limites de Tolerncia para exposio a rudo contnuo ou intermitente so representados por nveis mximos permitidos, segundo o tempo dirio de exposio, ou, alternativamente, por tempos mximos de exposio diria em funo dos nveis de rudo existentes. Estes nveis sero medidos em dB (A), resposta lenta.

7.1 - Dose de rudo Os limites de tolerncia fixam tempos mximos de exposio para determinados nveis de rudo. Porm, sabe-se que praticamente no existem tarefas profissionais nas quais o indivduo exposto a um nico nvel de rudo durante a jornada. O que ocorre so exposies por tempos variados a nveis de rudo variados. Para quantificar tais exposies utiliza-se o conceito da DOSE, resultando em uma ponderao para cada diferentes situaes acsticas, de acordo com o tempo de exposio e o tempo mximo permitido de permitido, forma cumulativa na jornada. 7.2- Interpretao de resultados NR15 anexo no 1 - rudo de diferentes nveis C1 + C2 + C3 + ... + Cn > 1 T1 T2 T3 Tn Cn = tempo total que o trabalhador fica exposto a um nvel de rudo especfico. Tn = mxima tempo de exposio diria permissvel a este nvel. Obs: Somatrio Cn > 1 = rea insalubre Tn 8- Instrumentos de medio. Os instrumentos de medio mais simples possuem apenas os componentes mnimos necessrios a uma avaliao do nvel de presso sonora e so escolhidos conforme o objetivo da avaliao. Os componentes bsicos so os circuitos (ou escalas) Slow e Fast, e A, B e C. As escalas A, B e C so circuitos que fazem discriminao dos nveis de presso sonora para as vrias freqncias de maneira semelhante ao ouvido humano.

O circuito A atribui menor valor aos nveis nas freqncias baixas, sendo o mais indicado para avaliarem os danos do rudo intenso ao ouvido humano. As escalas B e C so indicadas para medies em ambientes fechados e abertos, respectivamente. O circuito Slow (resposta lenta) indicado para medio de rudos contnuos e o circuito Fast (resposta rpida) para rudos intermitentes. Alguns aparelhos possuem ainda circuito especial para medio de rudos de impacto, assim como circuitos especiais que permitem a medio dos nveis de presso sonora nas vrias faixas de frequncia. 8.1 Cuidados: Verificar em que condies esto as baterias do equipamento de medio (decibelmetro ou dosmetro); Verificar se o aparelho est devidamente aferido, em funo do prprio calibrador; Verificar ainda que tipo de escala ir usar no aparelho; Usar a escala A e leitura Slow para rudo contnuo ou intermitente; Usar a escala C e leitura Fast para rudo de impacto; Estas leituras devem ser efetuadas com uma distncia mxima de 15 cm, da zona auditiva ou na zona de operao do operrio ou junto da mquina de operao; Instrumento de boa qualidade; O medidor de nvel de som deve ser periodicamente calibrado; Verificar as pilhas antes de ser efetuada uma medio, e as mesmas devem ser mantidas fora do instrumento quando no est sendo usado; Devem ser evitadas interferncias de campos eletromagnticos e ventos; Se o objetivo for avaliar a exposio de um indivduo o microfone deve ser colocado na zona auditiva do mesmo; Se o objetivo for a determinao do campo acstico, devem ser feitas no mnimo 5 medies ao redor da fonte. 9- Controle de rudo Para eliminao ou reduo do rudo nveis aceitveis no ambiente de trabalho, adotamse trs tipos de controle: na fonte, na trajetria e no pessoal, nesta ordem prioritariamente. 9.1- Na fonte: Substituio ou modificao de processos; Ex: - Rebitagem pneumtica por solda; - Correias de couro por correias de borracha; - Trabalhar metal a frio por quente; - Engrenagens metlicas por engrenagens de plstico; - Manuteno adequada; - Escoamento de fludos (como jatos de ar e de gua sob alta presses, escapamento de motores). 9.2- Na trajetria (meio): Via estrutura Colocar a fonte sobre suportes absorvidores que evitam transmisso de vibraes superfcie de fixao Via ar Atravs do uso de: - Barreiras;

- Enclausuramento acstico; - Segregao ou isolamento, no tempo ( operao fora do horrio normal) e/ou no espao ( executada em recinto ou local afastado). 9.3- No pessoal: No sendo possvel o controle do rudo na fonte e na trajetria deve-se, como ltimo recurso, adotar medidas de controle no trabalhador. Exame mdico pr admissional; Exame mdico peridico; Limitao do tempo de exposio Consiste em limitar o tempo de exposio aos nveis de rudo superiores a 85 dB (A), tomando o cuidado que o valor-limite para exposio a dois ou mais nveis de rudo no seja ultrapassado. EPI Protetores auriculares - A simples utilizao de do EPI no implica a eliminao do risco. preciso que eles sejam utilizados de forma correta e obedecer aos requisitos mnimos de qualidade representada pela capacidade de atenuao, que dever ser devidamente testada por rgos competentes. Ouso constante do protetor fundamental. Exemplificando Para um protetor que garanta uma atenuao igual a 20 dB (A) quando usado constantemente (100 % do tempo), atenuar somente 5 dB (A) se o protetor for utilizado em 50% do tempo de exposio, conforme o quadro a seguir: Educao dos trabalhadores

RUDO EXERCICIOS

A - Rudo de Fundo Se a diferena em nveis de rudo estiver entre 2 dB e 10 dB deve ser utilizado o clculo da Diferena entre dois nveis, a fim de obtermos o nvel de rudo resultante da fonte. Diferena de leitura Subtrair da leitura com a fonte ligada 2 4,3 3 3,0 4 2,2 5 1,5 6 1,3 7 1,0 8 0,8 9 0,6 10 0,4 Exemplos: 01-

Mquina funcionando.......98 dB Mquina desligada (rudo de fundo)...........94 dB Diferena de leitura......... 4 dB Diferena a ser subtrada do nvel total ....................2,2 dB Logo 98-2,2= 95,5 dB, que seria o nvel produzido pela mquina. 02: Geladeira funcionando.......56 dB Geladeira desligada (rudo de fundo)...........50 dB Diferena de leitura......... 6 dB Diferena a ser subtrada do nvel total ....................1,3 dB Logo 56-1,3= 54,7 dB, que seria o nvel produzido pela geladeira sozinha. B - Composio de nveis de rudo. Quando se necessita aumentar o numero de mquinas ou as fontes de rudos em geral preciso quantificar ao aumento de rudo. Assim, com base no nvel de rudo que a nova mquina produz interessante calcular antecipadamente qual ser o nvel no ambiente com a nova situao para se tomar as providencias. Como a escala dB logartmica, no se pode somar em forma aritmtica os valores obtidos. Ex: Se duas mquinas individualmente produzem 50 dB, a soma dos rudos das mesmas no ser 100dB. Para fazer a soma de nveis de presso sonora, pode ser utilizada a tabela a seguir, para combinar dois ou mais rudos: Diferenas entre os nveis (dB) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 14 16 Quantidade a ser adicionada ao maior valor 3,0 2,6 2,1 1,8 1,5 1,2 1,0 0,8 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

Exemplos: 01Duas fontes funcionando com rudos de 50 e 55dB, respectivamente. Diferena entre ao maior e o menor rudo = 5 dB Quantidade a acrescentar= 1,2 dB Logo, 55 + 1,2 dB= 56,2 dB

02Duas fontes funcionando com rudos iguais de 70 e 70 dB, respectivamente. Diferena entre ao maior e o menor rudo = 0 dB Quantidade a acrescentar = 3,0 dB Logo, 70 + 3,0 dB= 73 dB 03Quando se tem 3 ou mais fontes em funcionamento , combina-se os dois maiores nveis, e o resultado com o maior seguinte e assim por diante: Exerccios: Combinao de nveis em dB Combine: 95 & 95= 95 & 90= 95 & 85= 95 & 75= e 92, 81, 95 e 90dB ? Para combinar mais de 2 nveis, consideram-se dois a dois, iniciando-se pelos mais elevados. Por exemplo: Combinar 92, 81, 95 e 90dB Inicialmente, consideram-se os nveis 95dB e 92dB, cujo resultado ser 96,8dB (vide tabela) Aps, 96,8dB e 90dB, o resultado ser 97,5dB. Aps 97,5dB e 81dB, o resultado 97,5dB, visto que este nvel mascara completamente o de menor valor. Deve ser ressaltado que em casos de avaliao de doses em tempos inferiores aos da jornada, o valor da dose pode ser obtido atravs de extrapolao linear simples (regra de trs), como no exemplo: Tempo de avaliao = 6h 30 min; dose obtida = 87 % p/ jornada de 8 horas: 6,5 ..........87 8,0.......... DJ DJ = 87x8 =107% 6,5 Todavia, essa extrapolao pressupe que a amostra feita foi representativa.

INTERPRETAO DE RESULTADOS NR15 ANEXO 1, RUDO DE DIFERENTES NVEIS C1 + C2 + C3 + ... + Cn > 1 T1 T2 T3 Tn Cn = tempo total que o trabalhador fica exposto a um nvel de rudo especfico. Tn = mxima tempo de exposio diria permissvel a este nvel. Obs: Somatrio Cn > 1 = rea insalubre Tn Exercicio 1

Numa determinada indstria, a exposio o operador de campo A a seguinte: Nvel de rudo junto zona auditiva Tempo de exposio diria 92 dB(A) 2 horas 85 dB(A) 4 horas 90 dB(A) 2 horas A exposio ultrapassa o limite de tolerncia? Demonstre D= C1 + C2 + C3 + ... + Cn > 1 T1 T2 T3 Tn D= 2 + 4 + 2 > 1 3 8 4 D= 0.66 + 0.5 + 0.5 > 1 D= 1.66 > 1 Condio Insalubre !!! Na mesma empresa, o operador B possui o seguinte perfil de exposio: Nvel de rudo junto zona auditiva Tempo de exposio diria 85 dB(A) 4 horas 95 dB(A) 1 hora 68 dB(A) 1 hora 90 dB(A) 2 horas A exposio ultrapassa o limite de tolerncia? b) Na mesma empresa, porm em outro setor, h um operador de extrusora que se expe a um nvel nico de 90 dB(A) por toda sua jornada de 8 horas. Qual sua dose? Qual a relao entre a exposio a) e b) ? O que os "90 dB(A)" do caso b) representam no caso a) ? SALIBA... 1- Suponhamos que as fontes A, B, C, D, E, F e G produzam, isoladamente cada uma, no ponto O os seguintes nveis de presso sonora (rudo): Fonte dB(A) A 85 B 81 C 82 D 80 E 87 F 94 G 94 .D .C .B .E .A .F .G O

Faa uma previso do nvel de rudo no ponto O, nos seguintes casos: a) So G e F esto funcionando b) So D e G esto funcionando c) A,B, C, E e F funcionando

d) Todas funcionando.

Das könnte Ihnen auch gefallen