Sie sind auf Seite 1von 3

U.C.

Os Media na Educao - CDIGO 11024 Tema 2 Auto-avaliao da Actividade Formativa 1 Tema 2

1 Auto-avaliao da Actividade Formativa 1 do Tema 2 Este documento pretende ser um auxlio para que possa monitorizar o seu estudo. O seu objectivo formativo, procurando que cada um possa realizar a auto-avaliao, depois de ter trabalhado os textos relativos ao Tema 2. Para cada questo, esta enunciada, indicado o que se esperava que cada um fizesse como resposta, faz-se referncia s pginas a consultar, no caso de dvida, e so fornecidos, de modo simplificado, os traos fundamentais da resposta, sob a designao pistas de resoluo. suposto que cada um tenha elaborado num bloco ou num documento electrnico as respostas que deu a cada questo. As pistas indicadas permitem verificar se a sua ideia sobre a resposta vlida ou no. Para tornar o processo mais objectivo, encontra no final do documento uma escala possvel de auto-avaliao. Auto-avaliao Questo (*) 1. O que se esperava: compreenso sobre a cultura de massa, suas caractersticas e elementos. Referncia Tornero (2007) p.14 a 18 Pistas de resoluo: a-) como surgiu. b-) o que significa para a sociedade. c-) influncia americana. d-) consumismo. Questo (*) 2. O que se esperava: compreenso sobre a sociedade multimdia, o novo paradigma que a sustenta, suas caractersticas e elementos. Referncia: Tornero (2007) p.21-23 Pistas de resoluo: a-) paradigma meditico e cultural. b-) integrao das informaes ao digital. c-) a progresso das tecnologias convergentes. d-) sociedade em rede. Questo (*) 3. O que se esperava: seleo das principais mudanas ou transformaes que o ensino tradicional esta sofrendo com a sociedade da informao. Referncia: Tornero (2007) p.29- 45

U.C. Os Media na Educao - CDIGO 11024 Tema 2 Auto-avaliao da Actividade Formativa 1 Tema 2

2 Pistas de resoluo: a-) multiplicao das fontes de saber. b-) grande quantidade de informao. c-) conhecimento global. d-) conhecimento produzido e sustentado pelos media. Questo (*) 4. O que se esperava: caracterizao dos trs paradigmas histricos no ensino sobre o audiovisual: o modelo proteccionista, o modelo avaliador e o modelo representacional. Referncia: Tornero (2007) p.110-118 Pistas de resoluo: a-) modelo proteccionista : os media como meios de construo e representao da realidade. b-) modelo avaliador: tradio centrada nos efeitos dos media. c-) modelo representacional: proceso em que os membros de uma cultura utilizam a linguagem para produzir significados. Questo (*) 5. O que se esperava: como realizar a leitura crtica dos meios audiovisuais. Referncia: Tornero (2007) Captulo 6, no geral e em especial p.124-125. Pistas de resoluo: a-) analise da fico como construtora da realidade social. b-) identificao de uma ideologia dominante. c-) regras ou convenes internas de um dado gnero. d-) normas, crenas ou opinies do mundo social exterior fico. Questo (*) 6. O que se esperava: compreenso sobre as novas formas de realismo relacionando isso aos media. Referncia: Tornero (2007) p.126-127 Pistas de resoluo: a-) representao da realidade. b-) busca de um ideal de verdade. c-) existncia de uma imagem pr existente, pensamento e subjetividade.

U.C. Os Media na Educao - CDIGO 11024 Tema 2 Auto-avaliao da Actividade Formativa 1 Tema 2

3 Questo (*) 7. O que se esperava: identificao das caractersticas e elementos da alfabetizao audiovisual. Referncia: Tornero (2007) Captulo 8, no geral e em especial p.175-182 Pistas de resoluo: a-) cdigos de linguagem especficos. b-) novas formas de comunicao audiovisual. c-) conhecimento da imagem. d-) receptor participativo. Questo (*) 8. O que se esperava: identificar as possibilidades de explorar didaticamente a televiso Referncia: Tornero (2007) Captulo 8, no geral e em especial p.182-185 Pistas de resoluo: a-) estimular o interesse e a ateno dos alunos. b-) facilitar o acesso a mundos desconhecidos e dificilmente acessveis. c-) favorecer o proceso de comunicao na aula. d-) utilizar as mensagens como fontes para a construo do conhecimento.
(*) Sugere-se a utilizao da seguinte escala para a auto-avaliao: Excelente a resposta contemplava todos os aspectos indicados nas pistas estavam; esta estava bem redigida, objectiva e no continha erros de ortografia. Bom - a resposta contemplava todos os aspectos indicados nas pistas, mas estava mal redigida e continha erros ortogrficos. Suficiente a resposta apenas contemplavam alguns aspectos indicados nas pistas, mas estava bem redigida. Insuficiente a resposta contemplava poucos aspectos dos indicados nas pistas e continha erros lingusticos, ou estava redigida de forma confusa. Inadequada a resposta no contemplava nenhum dos aspectos indicados nas pistas.

Das könnte Ihnen auch gefallen