Sie sind auf Seite 1von 3

Escrever um artigo

Ana Cristina Fricke Matte FALE/UFMG Escrever um artigo no escrever uma obra de arte: enquanto a forma (com ) na arte modela o contedo, o artigo uma forma (com ) para um contedo. Ser criativo na forma () do artigo tem um limite bem claro: s podemos ser criativos at ponto em que o modo como apresentamos a informao no seja mais importante que a informao em si. Por isso sempre mais fcil escrever um bom artigo do que criar uma obra de arte. Ainda bem que nosso objetivo o primeiro. Vou explicar aqui como escrever um artigo para ser publicado em um blog de evento, no nosso caso o UEADSL. Embora as regras sejam basicamente as mesmas, se voc for escrever um artigo cientfico para uma revista, d uma olhada no anexo Normas ABNT Artigo Cientfico.

O artigo a partir do resumo


Lembra aquele resumo que voc submeteu para o evento? Era uma proposta, certo? Vamos seguir um processo bem simples para transformar o resumo em artigo: 1. Esquema de ideias: se voc no tinha feito um esquema de ideias para fazer sua proposta, est na hora de fazer. O importante saber o escopo da proposta, ou seja, o que queramos fazer, em que campo terico e com qual objetivo. Algo assim:

2. Obtendo o resultado: hora de realizar a pesquisa/anlise em si. Mesmo que haja diferenas entre a proposta inicial e o trabalho de fato realizado, o esquema de ideias vai ajudar a amarrar as partes do trabalho quando voc for escrever o artigo. Faa a anlise anotando tudo que achar importante: resultados, mtodos, como colheu os dados, como analisou, quais os resultados, quais os livros/artigos lidos para realizar o trabalho, anote trechos que podem eventualmente ser citados (incluindo a pgina). Faa tudo preferencialmente no computador, para facilitar na hora de utilizar estes dados no artigo. 3. Faa um esquema estrutural do resultado tendo em vista a escrita do corpo do artigo. Quanto menos frases e mais palavras-chave ou oposies voc conseguir colocar no esquema, melhor, pois ficar mais livre na hora de redigir. Algo assim:

4. Vamos escrever as partes do artigo mantendo um certo equilbrio, mas a sugesto abaixo de nmero de pargrafos varia muito conforme o contedo, serve apenas de referncia inicial. O artigo para o UEADSL deve ser escrito em fonte Arial 11, espaamento 1,5 e ter entre 2 e 4 pginas incluindo referncias (pode ultrapassar este tamanho apenas com anexos). 5. Redija cada parte do artigo seguindo seu esquema estrutural. Tenha sempre em mente o esquema de ideias para no enveredar num desenvolvimento de ideias inadequado aos propsitos do texto que est escrevendo: a) o resumo que foi submetido deve ser atualizado para o que de fato foi feito (5 a 10 linhas), inclua palavras-chave numa linha; b) o escopo terico no precisa ser longo, s deve mostrar qual a linha de abordagem do objeto foi utilizada na anlise, pode apresentar uma ou outra breve citao e apresentar a discusso de algum posicionamento do autor do artigo que no seja usual na teoria utilizada (1 a 3 pargrafos), aqui entra a hiptese inicial de trabalho; c) a metodologia tambm deve ser curta, visando mostrar a consistncia da anlise e dos dados (1 a 2 pargrafos); d) antes de apresentar a anlise, mostre os dados obtidos, podendo usar figuras, tabelas e grficos para isso, se for apropriado (2 a 6 pargrafos); e) apresente a anlise, mostrando os elos com a teoria utilizada e deixando claro se a hiptese inicial foi confirmada ou rejeitada (2 a 4 pargrafos); f) as consideraes finais devem mostrar a importncia dos resultados, as perguntas no respondidas, os possveis desdobramentos e qualquer outro fato que o autor julgue digno de nota (1 a 3 pargrafos); g) agradecimentos (opcional: 1 pargrafo); h) referncias completas somente dos textos citados e, se necessrio, de um ou dois ttulos importantes do escopo terico (meia pgina no mximo); i) anexo: somente inclua se for imprescindvel para a compreenso do texto.

Observe que estas regras mudam conforme o local onde o texto ser publicado; artigos em peridicos cientficos, por exemplo, geralmente dedicaro mais linhas a aspectos tericos e metodolgicos que um artigo num blog.

Escrever: preenchendo a forma


Vamos usar uma estratgia simples para criar o artigo para o blog.

cole aqui o ttulo


Cole aqui um resumo no estilo de uma manchete de jornal, ou seja, um breve texto que deve aparecer na primeira pgina do blog, chamativo o suficiente para atrair os leitores e breve suficiente para ser lido rapidamente. Cole aqui o nome dos autores Cole aqui o corpo do artigo, conforme o esquema estrutural:

Siga as normas da ABNT para as referncias.

Mos obra! E um excelente evento para todos! Ana

Das könnte Ihnen auch gefallen