Sie sind auf Seite 1von 9

TORRE DE HANI, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MDIO

Alexandre da Costa1

RESUMO Torre de Hani se caracteriza por ser um jogo que possui aplicaes que podem ser basicamente usadas em escolas por professores que desejam melhorar e desenvolver o cognitivo de seus alunos, podendo ser aplicado em pequenos grupos ou individualmente alm de proporcionar possibilidades de implementao de algoritmos matematicos que se baseim em suas regras. Por possuir regras simples e de facil assimilao se adapta a diferentes niveis de ensino, sedo possivel a sua utilizao tanto no nivel fundamental como mdio ou at mesmo no ensino superior, em programao, induo finita e exemplos de recursivedade e outros. A possibilidade de um trabalho envolvendo induo finita muito interessante, mas o que chama mais a ateno so as possibilidades didticas e ldicas de idias matemticas que a principio no so percebidas. O principal interesse aqui expor uma possibilidade de trabalho com alunos do ensino mdio, incorporar de forma sria e objetiva o esprito investigativo, importantes no processo de desenvolvimento de idias matemticas e promover a socializao. Pretende se explorar os conceitos matemticos relativos a Progresses Geomtricas, que esto intimamente ligadas as regras do jogo, proporcionando um contato inicial com os mesmos, induzir os alunos a perceberem as leis matemticas, trabalhar com o desevolvimento de abilidades mentais tais como: concentrao e estabelecimento de plano de ao, algoritimos matematicos, socializao e desenvolvimento cognitivo. Atividades como essa proporcionam a percepo da matematica como uma ferramenta poderosa a ser aplicada em problemas reais e atravs da utilizao de conceitos matematicos os resouver. Se valendo do aspecto ldico de uma proposta como esta, se permiti que o processo ensino-aprendizagem de matemtica, seja mais interessante e divertido. Esta proposta de atividade apresentada em uma configurao muito parecida a um plano de aula o que pode facilitar o seu entendimento e possvel aplicao, organizado em tpicos e figuras ilustrativas norteiam o seu desenvolvimento. A lenda que acompanha o
362

brinquedo tambm no deixa de ser um aspecto motivador em uma exposio didtica, ao levar a conhecimento das crianas a fbula criada pelo matemtico Eduard Lucas evidencia toda a criatividade de um matemtico. Foi possvel chegar a um trabalho sinttico que pode ser modificado a atender preferncias particulares de quem venha a interessar-se pelo assunto. Evidentemente no se trata de um trabalho completo sobre o tema e outras pesquisas j trazem desenvolvimentos similares. Assim, novas ideias podem ser incorporadas ao mesmo como o caso dos conceitos de funo exponencial e induo finita. No mais a presente exposio satisfaz os objetivos pretendidos.

Palavras-chave: Torre de Hani. Progresso Geomtrica. Ensino.

INTRODUO Tive contato pela primeira vez com o jogo Torre de Hani em meu primeiro ano da graduao. Um dos meus professores explicou-nos as regras do jogo e props possibilidades de se trabalhar com alunos do ensino fundamental e mdio utilizando conceitos matemticos. No dei muita importncia na poca, mas no ano seguinte, na semana acadmica de Matemtica da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paran), participei de um mine curso relacionado a esse jogo e pude entend-lo melhor. Posteriormente surgiu a oportunidade de desenvolver trabalhos, como professor estagirio, na Escola Atlio Destro, da cidade de Cascavel no Paran, onde foi possvel colocar em prtica alguns dos conhecimentos adquiridos em minha graduao. A escola dispe de laboratrios de ensino, dentre esses o de matemtica onde atuei por um ano. Tive contado com muitos jogos matemticos e criei alguns outros. Apliquei o jogo Torre de Hani a crianas do 4 ano do ensino fundamental e o aproveitamento foi um sucesso. Com algumas adaptaes foi possvel trabalhar conceitos matemticos, substituindo a potenciao por multiplicaes sucessivas. Alm de terem construdos suas prprias torres os alunos se mostraram interessados pela lenda e motivados a descobrir uma forma de se ganhar no jogo. Como os jogos estavam sempre disponveis vrios alunos os procuravam no decorrer do ano. Essas experincias me levaram a pensar e pesquisar atividades interessantes para se trabalhar no ensino mdio, pois se trata do pblico alvo principal de minha licenciatura, e por ser a Torre de Hani um jogo bastante conhecido pelos professores de matemtica.

363

Acredito que a possibilidade de atividades que envolvam jogos matemticos possam nos ser interessante, como relata Gimnez e Rosich (1998) um jogo possui as caractersticas de vertente ldica, fator de azar, tempo limitado e contedo curricular implcito. Por si s o jogo capaz de conceber atitudes mais positivas em relao ao processo de aprendizagem, alm de promover a socializao, pois estabelece incontestveis e reais reaes de aceitao, cumprimento de regras, etc.

Torre de Hani Trata se de um jogo inventado pelo matemtico francs douard Lucas em 1883. Constitui-se de uma torre com oito discos, inicialmente empilhados por tamanhos decrescentes em trs pinos dados. O objetivo transferir a torre inteira para um dos outros pinos, movendo apenas um disco de cada vez e nunca colocando um disco maior em cima de um menor.

A Lenda Lucas anexou ao seu brinquedo seguinte lenda romntica (FERRERO, 1991; MACHADO, 1992): No tempo de Benares, cidade santa da ndia, sob a cpula que marcava o centro do mundo, existia uma bandeja de bronze com trs agulhas de diamantes, cada uma de um palmo de altura e da grossura do corpo de uma abelha. Durante a Criao, Deus colocou 64 discos de ouro puro em uma das agulhas, o maior deles imediatamente acima da bandeja e os demais, cada vez menores, por cima. Esta torre foi chamada de Torre de Brahma. Dia e noite os sacerdotes trocavam os discos de uma agulha para outra, de acordo com as leis imutveis de Brahma. Essa lei dizia que o sacerdote do turno no poderia mover mais de um disco por vez, e que o disco fosse colocado na outra agulha, de maneira que o debaixo nunca fosse menor do que o de cima. Quando todos os 64 discos tivessem sido transferidos da agulha colocada por Deus no dia da Criao para outra agulha, o mundo deixaria de existir. Dizem os sbios que o mundo foi criado h 4 bilhes de anos aproximadamente e os monges, desde a criao, esto movendo os discos na razo de 1 disco por segundo. Ser que veremos o mundo acabar?

Materiais a serem utilizados Uma Torre de Hani de madeira, encontrada em qualquer loja de brinquedos educativos; folhas de papelo; rgua milimetrada; caneta; tesoura; folhas impressa com o

364

desenho representativo dos pinos do jogo; prottipo da construo da torre simples; cadernos e o quadro de giz.

A possvel metodologia 1. Levar ao conhecimento dos alunos quem foi o criador do jogo apresentado lhes a lenda construda pelo prprio douard Lucas. Deixar os alunos manipular o jogo para que se familiarizem com ele.

Figura 1: Jogo Torre de Hani confeccionado em madeira

2. Como na lenda de Lucas o objetivo e as regras do jogo so transferir a pilha de discos de um pino para outro, conseguindo completar a transferncia com o nmero mnimo possvel de movimentos, movendo um disco de cada vez, nunca permitindo que um disco maior fique acima de um menor. Ao passo em que se vai explicando essas regras pode se praticar com o jogo em madeira com apenas 4 discos, possibilitando aos alunos uma boa visualizao de como possvel transportar a torre para outro pino seguindo as regra. 3. Deixar os alunos praticar segundo as regras e apenas observar; 4. Aps essa abordagem introdutria propor a construo de uma Torre de Hani simples que pode ser facilmente confeccionado utilizando papelo, que o prprio professor disponibilizar ou os alunos levaro de casa, rgua, tesoura e uma caneta. A construo no leva mais que quinze minutos. De preferncia expor um prottipo para auxiliar na confeco do jogo.

365

Figura 2- prottipo simples da torre Construo da torre Sobre um pedao retangular de papelo toma-se um dos cantos e desenha-se com o auxilio da rgua um quadrado de 8x8 cm, ao lado desse quadrado desenha-se outro de 7x7 cm, prosseguimos desenhando quadrados cada vez menores com a diferena de 1 cm do anterior at obtermos 6 quadrados; Os quadrados sero as peas que substituiro os discos e devem ser enumerados de 1 a 6 da menor para a maior; em seguida recortamos esses quadrados que empilhados do maior para o menor formando uma torre de 6 peas; Fornecer uma folha (Figura-3) para cada dois alunos representando os pinos da Torre de Hani onde sero colocadas as peas.

Figura 3- Folha disponibilizada pelo professor

366

5. Em seguida, com os alunos jogando com os jogos confeccionados por eles mesmos, vamos introduzindo idias matemticas. Inicialmente, solicitamos que as crianas iniciem com as seis peas. Obviamente tero dificuldade em jogar, sugerir que iniciem com menos peas. Primeiro com uma pea e pedir qual o nmero mnimo de movimentos necessrios para transportar a torre para o terceiro pino. Fazer o mesmo com duas peas, depois com trs e quatro. Um dos alunos pode contar os movimentos e observar as regras enquanto o outro joga e inverter os papis a cada pea adicionada. Eles podem encontrar o menor nmero de movimentos para transferir a torre de um pino a outro, bem como uma regularidade entre as jogadas, obtendo uma soluo para um nmero qualquer de discos. (WATANABE, 2004).

6. Os alunos devem construir uma tabela auxiliar relacionando o nmero de peas com o nmero mnimo de movimentos necessrios para o transporte. Tabela 1 nmero mnimo de movimentos para 6 peas Quantidade de discos das torres 1 2 3 4 5 6 Quant. de movimentos de cada pea P 1 P 2 P 3 P 4 P 5 1 2 4 8 16 32 0 1 2 4 8 16 0 0 1 2 4 8 0 0 0 1 2 4 0 0 0 0 1 2 P 6 0 0 0 0 0 1 Total de movimentos 1 3 7 15 31 63

Fonte: Proveniente de tentativas dos alunos ao jogar

Enquanto isso, algumas questes podem ser postas para ajudar o raciocnio: O nmero de movimentos alterado quando a torre transportada para o outro pino? Acrescentando uma pea torre, em quanto aumentaria o nmero de movimentos? Existe alguma relao matemtica entre o nmero mnimo de jogadas necessrias para transportar uma torre, e o nmero necessrio para transportar a torre acrescida de uma pea? Existe alguma relao entre estes nmeros e o que ocorre no jogo? Voc utiliza alguma idia matemtica para escolher suas jogadas? Em caso afirmativo, qual, ou quais? Como voc mobiliza essas idias?

367

Nessa altura os discentes j devero ter percebido algumas estratgias para se vencer com o mnimo de movimentos possveis. Se no tiverem percebido fazer com que observem por qual pino se deve comear quando o nmero de peas par e quando o nmero de peas impar, question-los quanto a esse fato.

Estratgia de vitria 7. Descrever a estratgia de vitria em termos de estabelecer uma seqncia de transporte de modo que para se retirar cada pea da torre original, possa montar a subtorre acima dela em um nico pino para ento deslocar a referida pea para o outro pino.

Figura 4 subtorre no segundo pino

8. Sugerir que os alunos observem a tabela em especial s colunas P 1, P 2, P 3, P 4, P 6, e o que podemos notar nessas colunas em seguida nas linhas, o que podemos notar? evidente que os termos das linhas esto decrescendo em razo dois (q = 2). Podemos dizer que o termo seguinte a metade do anterior. Notamos tambm que o total mnimo de movimentos para cada quantidade de peas a soma dos termos das respectivas linhas (soma de P.G.). Dessa forma introduz-se o conceito de Progresso Geomtrica e tambm o de soma dos termos de uma P.G.. 9. Nas seqncias acima, a lei de formao ? fcil notar que cada termo posterior, a partir do segundo, igual ao anterior, multiplicado por um nmero fixo, no caso o 2, e os alunos devero perceber isso. Atentar para o fato de que toda seqncia que tiver essa lei de formao ser denominada progresso geomtrica. O nmero fixo pelo qual estamos multiplicando cada termo chamado razo da progresso. 10. Formalizando:

368

Progresso geomtrica uma seqencia de nmeros no nulos em que cada termo posterior, a partir do segundo, igual ao anterior multiplicado por um nmero fixo chamado razo da progresso. Obs. 2: A quantidade mnima de movimentos das torres com n discos igual soma de uma P.G. finita de razo 2, 1 termo igual a 1 e com n de termos igual ao n de discos da torre. Ao movimentarmos o nmero de discos, a quantidade de movimentos de cada pea cresce em P.G. de razo 2, com 1 termo igual a 1. O n de movimentos de uma torre com n discos igual ao dobro de movimentos da torre com (n-1) discos, acrescido de 1 movimento.

Consideraes finais 1) Se ao invs de 6 peas tivermos 7 ou ento 9, como mais comum nesse jogo, qual seria o n mnimo de movimentos necessrios para transportar a torre? 2) E se aumentarmos o n de pinos, por exemplo, mais um pino ou ento mais dois, o que muda no jogo? 3) Desafiar os alunos a calcular o n mnimo de movimentos com 64 peas como no problema original de douard Lucas. Para uma proxima aula pode se deduzir uma frmula recurssiva e em seguida uma lei geral para descobrir o nmero de movimentos necessrios com uma determinada quantia de peas (n discos) no intuito de se chegar a frmula da soma dos n termos de um P.G. finita. O pblico alvo desta atividade so alunos do ensino mdio, mas outras atividades podem ser adaptadas ao jogo para trabalhos com alunos do fundamental.

REFERNCIAS WATANABE, R. Uma lenda: Torre de Hani. In: Druck, S. (org.). Explorando o ensino da Matemtica: atividades: v.2. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2004. p. 132-135. BAIRRAL, Marcelo Almeida. Movendo discos, construindo torres e matematizando com futuros professores. Publicado no Boletim GEPEM n. 38, pp. 95-110, fev/2001. Disponvel em: < http://www.ufrrj.br/institutos/ie/geometria/>. Acesso em: 04 Abr. 2010. FERRERO, L. El juego y la matemtica. Madrid: La Muralla, 1991. MACHADO, N. J. Matemtica e Educao: alegorias, tecnologias e temas afins. So Paulo: Cortez, 1992. Coleo Questes da Nossa poca, n. 2

369

GIMNEZ, J. e ROSICH, N. Jugand amb les matemtiques de la diversitat. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya, 1998.

Acadmico do 4 ano do curdo de Licenciatura em Matemtica UNIOESTE. Email: alex2dc@hotmail.com

370

Das könnte Ihnen auch gefallen