Sie sind auf Seite 1von 7

1.Moeda 1.

1Definio De um ponto de vista institucional, a moeda todo o activo que constitui forma imediata
de solver dbitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, cuja posse confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

1.2.Funes, origem e causa do surgimento da moeda Podemos abordar o conceito da moeda a partir de uma definio emprica, baseada na realidade observvel nas economias modernas e utilizada na elaborao de estatsticas. Nestes tempos podemos definir a moeda como um agregado ou conjunto de trs elementos: Notas de banco, moedas metlicas e depsitos bancrios, nas mos do sector no bancrio da economia assim, as notas so emitam por um banco com estatuto especial e quem tem o exclusivo dessa misso, que designado por banco central. As moedas metlicas so cunhadas pelo tesouro, atravs da sua casa de moeda, que as pe em circulao atravs do banco central (na prtica, entrega-lhe os montantes estipulados para a emisso de moedas metlicas e a sua conta creditada pelos valores entregues, que constituem receita do tesouro. Os depsitos bancrios so representativos de notas e tambm se designam por moeda escritural, j que a movimentao dos respectivos valores no passa de movimentos na escrita ou contabilidade dos bancos. uma moeda imaterial, representativa de notas, mas estas no tm forosamente que existir na caixa dos bancos em sua representao: basta pensar no que se passaria se todos os clientes de certos bancos nunca exigissem o pagamento de cheques em notas, depositando-os na sua conta e pagando tambm por cheque. E isto passa-se nos bancos em maior ou menor escala. Em geral, o banco necessitar de ter apenas em caixa uma pequena percentagem de moeda legal para fazer face aos levantamentos dos clientes. Assim esta moeda deve o seu nome ao facto de apenas existir na escrita dos bancos, tendo o seu titular o direito de a converter na espcie legalmente em circulao, sempre que quiser. Hoje o valor das notas de banco no tm qualquer suporte no ouro, qualquer outro metal ou mercadoria e a sua circulao forada, obrigatria por lei. No entanto, para que uma lei seja exequvel e respeitada no basta que as autoridades a proclamem, necessrio que tenha suporte real. No caso vertente, as notas necessitam de ter valor para que a circulao forada no seja contestada pelos agentes econmicos (v.g. desfazendose delas trocando-as por bens de qualquer tipo, mesmo desnecessrios a quem os adquire). E esse valor provm dos actos de produo nacional, atravs dos quais as notas circulam para pagamento dos rendimentos dos factores produtivos. Cada agente participante na produo recebe um ttulo a nota de banco que lhe permite depois tomar parte na partilha do grande bolo que o produto nacional.

Assim, dum ponto de vista institucional, definimos moeda como todo o activo que constitua forma imediata de solver dbitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, cuja posse confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social. Isto significa que este conceito se baseia em relaes sociais reguladas por normas universalmente aceites na comunidade em causa e que, por ser um activo, a moeda no necessariamente um bem material mas sim um haver, pode ser simplesmente um direito a receber qualquer coisa com valor, contra a entrega de espcies metlicas ou de um documento ( seja nota de banco, seja um cheque), Por outro lado, possvel pagar qualquer dvida mediante a entrega desse activo, por que ele aceite por todos sem reservas e est imediatamente disponvel. Finalmente com o a moeda posta a circular atravs da realizao de actividades econmicas, isto , como contrapartida da criao de valores acrescentados, cujo somatrio igual ao produto social, ento cada unidade monetria confere aos titulares do rendimento um direito de comprar certa quantidade dos bens produzidos que como quem diz um direito de saque sobre uma fraco de produto social. O dinheiro tem a acepo da linguagem comum e significa notas e moedas admitidas em circulao. A moeda tem um significado tcnico e consiste no dinheiro possudo pelos agentes econmicos no bancrios, seja sob a forma de moedas e notas, seja sob a forma de depsitos em bancos, representativos dessas duas espcies. Assim, s anotas que um banco comercial possua em caixa constituem dinheiro mas no so moedas pois esta reservada para designar o dinheiro do pblico em geral (consumidores, unidades e empresas agrcolas, industriais, comerciais e empresas financeiras no bancrias.

Esta distincao resulta do facto de estarmos interessados em medir o poder de compra dos agentes economicos envolvidos na esfera real da economia, em contraposio aos agentes que lhes fornecem o financiamento,a saber o banco central,com o poder legal de emitir as notas e que poe tambem as moedas metalicas em circulaao,por outro lado,os bancos comerciais e outros,tambem designados por bancos de segunda ordem,que emitem moeda escritural,quando concedem creditos,por outro lado. A moeda ja tem sido definida numa optica funcional, ou seja,atraves daquilo para que serve,que o mesmo e dizer as funoes que ela desempenha na economia.assim,moeda pode ser um bem,uma mercadoria,que desempenhe as seguintes funoes Meio de troca: em vez da troca directa de um bem por outro bem,incomoda para os negocios,usa- se um instrumento intermediario de aceitaao geral para ser recebido em contrapartida da cessao de um bem e entregue na aquisiao de outro bemtroca directa.isto significa que a moeda serve para saldar debitos,que ela e um meio geral de pagamentos. Unidade de conta: unidades pelas quais a moeda e legalmente definida servem para contabilizar ou exprimir numericamente os activos e passivos,os haveres e as dividas.esta

caracteristica decorre da utilizaao da moeda como meio de trocas mas a ocorrenia destas nao e necessaria para que a moeda seja uma unidade de conta(podia se-lo por mera convenao). Reserva de valor: a moeda pode ser utilizada como um deposito de poder aquisivo a usar no futuro.Assim,graas a ela,um individuo pode guardar uma fracao do seu rendimento,nao sendo forado a consumir tudo imediatamente,se os recursos lho permitirem. A funao da moeda como unidade de conta suscita a distinao entre preo absoluto e preo relativo de um bem.o preo absoluto e a quantidade de moeda necessaria para se obter uma uniadade do refderido bem,isto e e o valor do bem expressio em moeda.o preo relativo exige que se considerem dois preos absolutos,uma vez que e defenido como quociente ,de facto se P1 e P2 designarem os preos absolutos dos bens 1 e 2 , respectivamente,P1\ P2 e o preo relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Significa a quantidade de unidades de bem 2 a pagar por cada unidade de bem 1.como se sabe, a analise economica utiliza os preos relativos,nomeadamente na formnulaao das leis da oferta e da procura,por se tratar de um estudo respeitante a esfera real da economia,elaborado como se a moeda nao existisse(abstracao feita para facilitar os raciocinios ). Tambem a moeda tem um preo absoluto e um preo relativo. Convecionalmente, o seu preo absoluto e 1,pois um escudovale um escudo e isso nao exprime uma medida de valor.Mas se,por exemplo,a moeda se confundir com um certo bem-suponhamos que e o ouro e se que se conveciona que uma uniadade monetaria e igual ao valor de uma unidade de metal-o preo absoluto da moeda e igual ao seu preo relativo em relaao a esse metal,o que ja exprime um valor,neste caso medidio em relaao ao ouro.e se os preos relativos dos diferentes bens em relaao ao referido metal se conservarem imutaveis,tambem os preos absolutos nao se modificarao,pois o valor da moeda permanece iguala 1.admitamos que se decreta que a unidade monetaria passa a valer meia unidade de ouro,mantendo se inalterados os preos relativos dos bens.O preo relativo da moeda passa a ser 1\2 e os preos absolutos dos bens terao de duplicar. Modernamente, a moeda nao esta intricicamente ligada a qualquer metal ou mercadoria e a sua dedepreciaao em termos de poder de compra de bens(isto significa subida generalizada dos preos absolutos ,que se designa por inflaao) corresponde aquela situaao em que se decretou uma unidade monetaria com um valor reduzido.deste modo,na situaao actual,o preo absoluto da moeda tem de ser convencionalmente defenido doutra forma,independentemente dum metal precioso,o que e possivel recorrendo aos preos absolutos da generalidade dos bens.

1.3.Evoluao histrica da moeda

Sabemos que a troca directa coexistiu, e em muitos casos coexiste ainda hoje, com a troca indirecta. O que mais interessa, ter em conta que a moeda evoluiu desde amoedaobjecto, por fases, at moeda desmaterializada, dos nossos dias, que a moeda escritural. a) Moeda-objecto Trata-se das moedas que Ascain e Anaud designam por moedas primitivas, por serem as que usavam as sociedades que viviam da caa, da pesca e da colheita, embora as primeiras civilizaes rurais as tenham tambm usado em coexistncia com outras formas de moeda mais avanadas. As moedas primitivas so de trs tipos: utenslios, gneros alimentcios e objectos preciosos. b) Moeda metlica em lingote e em p O lingote de cobre, a barra de estanho e o ouro em p foram usados como moeda, coexistindo com moedas primitivas ainda em uso durante muito tempo. O ouro em p foi usado como moeda na Malsia e frica oriental. No terceiro milnio antes de Cristo, na Babilnia usava-se a cevada, ao mesmo tempo que o cobre, a prata e o ouro, como moeda. c) O lingote selado No terceiro milnio antes de Cristo comearam a aparecer na Babilnia lingotes cujo peso e liga metlica, ou s um deles, eram certificados pela gravao de um selo, feita normalmente por um templo. No Sc. XXII A.C apareceu na Capadcia o lingote selado pelo Estado, sendo a primeira notcia de que se dispe de que o direito de autenticar a moeda se torna um privilgio poltico. d) A moeda metlica cunhada A primeira moeda metlica cunhada apareceu na Lbia no Sc. VII A.C., sob a forma de uma grande fava com um cunho, que evoluiu, depois, para um disco com o selo da cidade ou do Estado que a garantia. No sc. Vi A.C. Antes substituiu o gado pela moeda metlica cunhada, como unidade de conta. Vrios metais serviram de suporte: O ferro, o chumbo, o ouro, a prata, o bronze e ligas de ouro e prata. Esta forma de moeda foi muito importante ao longo do tempo, nas economias mais evoludas de cada poca, ate ao Sc. XVII, altura em que aparecem as primeiras notas de banco. Aps o uso do disco metlico de bordo liso, passou-se para a forma actual, com serrilha gravada, com a finalidade de evitar o cerceamento, que em tempos se fazia, sobretudo quando se tratava de metais preciosos, que desvalorizava as moedas . e) A nota de banco ou moeda de papel

Vinha resolver o problema decorrente na circulao de diferentes moedas de ouro, algumas de teor duvidoso. O banco, mediante a cobrana de uma comisso, recebia moedas de ouro, aferia o seu valor e entregava um ttulo representativo de boa moeda em depsito (nota de banco), que em qualquer altura podia ser trocado pelas moedas metlicas que lhe correspondiam. Mais seguras que as moedas, estas notas eram muito procuradas e at negociadas a valores acima do par. Foi o banco mais importante da Europa at criao do Banco da Inglaterra em 1694. Com efeito, a moeda legal era definida em relao ao ouro, o portador de notas tinha o direito de exigir do banco emissor a entrega do montante em metal correspondente ao valor nominal e havia liberdade de emisso, no sentido de que todo aquele que possusse ouro em barra podia manda-lo converter em notas, atravs da casa emissora, mediante o pagamento duma comisso. Como o ouro era aceite como meio internacional de pagamentos, o sistema monetrio interno encontrava-se intimamente ligado aos resultados lquidos do comrcio externo do pas. f) A moeda escritural A moeda escritural aquela que existe sob a forma de conta bancria movimentvel vista, normalmente atravs de cheque. uma moeda desmaterializada, cuja origem decorre, numa primeira fase, do depsito bancrio de notas. A moeda escritural, comeou a ser desenvolvida pelo Banco de Inglaterra a partir de 1798, que comeou a conceder crditos indstria em montantes superiores aos depsitos de notas.

1.4 A importncia da moeda

A moeda considerada um conjunto de ativos de uma economia utilizada para comprar bens e servios de outras pessoas, empresas. A moeda utilizada como medida de valor, para a empresa seria como a medida do trabalho exercido sobre o produto. Na economia a moeda tem trs funes especificas. Pode ser tratada como meio de troca onde os compradores do aos vendedores quando deseja adquirir um produto, mercadoria. Pode ser considerada uma unidade de conta, utilizada para anunciar preos e registrar dbitos, ou seja, quando desejamos medir e registrar valor econmico.Algumas empresas e pessoas tambm optam por usar uma reserva de valor para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro. Contudo neste item no so apenas contados a moeda em si, mas tambm os ativos no-monetrios. Para uma nao, seja ela qual for, uma moeda vital para o pleno desenvolvimento socio econmico que vise estabilidade em longo prazo.Quando no existia a moeda, a economia era baseada na troca de mercadorias, por exemplo, feijo por leite, po por caf. Muitas empresas operam utilizando-se o cmbio, mercado futuro, estes regulados pela bolsa de valores. Esse tipo de mercado envolve a negociao de moedas estrangeiras e os interessados em negociar com essa moeda. Por exemplo, o caso das cooperativas agrcolas que compram as mercadorias (gros em geral) de agricultores, o pagamento aos mesmos realizado de acordo com o valor do dlar, e preo praticado no mercado cambial. usda como um Instrumento de Troca, usada para a denominao comum de valores e como Instrumento para reserva de valores.

2. Sociedades financeiras

So consideradas sociedades financeiras as empresas que no sejam instituies de crdito e cuja actividade consista em exercer as seguintes funes: operaes de crdito, operaes de pagamento; emisso e gesto de meios de pagamento; transaces sobre instrumentos do mercado monetrio e cambial; participao em emisses e colocaes de valores mobilirios e prestao de servios correlativos; actuao nos mercados interbancrios; consultoria; administrao e gesto de carteiras de valores mobilirios e gesto e consultoria em gesto de outros patrimnios, excepto locao financeira e factoring. De o acordo com RGICSF so sociedades financeiras as seguintes entidades: as sociedades financeiras de corretagem; as sociedades corretoras; as sociedades mediadoras dos mercados monetrios ou de cmbios; o Estado; as regies autnomas e autarquias locais; o Banco Europeu de Investimentos; as empresas de seguros; as sociedades que emitem ou gerem cartes de crdito; as sociedades gestoras de patrimnios; as sociedades de desenvolvimento regional; as agncias de cmbios; as sociedades gestoras de fundos de titularizao de crditos e outras empresas que sejam qualificadas pela lei como sociedades financeiras. As sociedades financeiras esto limitadas ao exerccio das funes autorizadas pelas normas legais e regulamentares que regem esta actividade, ficando as restantes operaes financeiras inscritas nas actividades exercidas pelas instituies de crdito.

Das könnte Ihnen auch gefallen