Sie sind auf Seite 1von 6

A poesia de Ferreira Gullar

Envie por email Imprima

Objetivos
Conhecer algumas etapas da trajetria potica de Ferreira Gullar

Contedos
A poesia de Ferreira Gullar

Tempo estimado
Uma aula

Material necessrio
Cpias dos cinco poemas citados neste plano de aula

Introduo
A resenha sobre o lanamento de Em Alguma Parte Alguma, do maranhense Ferreira Gullar, traa o perfil de um mestre das palavras. O Prmio Cames, com que ele foi agraciado em 2010, confirma essa condio. Como observa o texto, o estilo atual do poeta, expresso nos versos do livro, o fio que interliga todas as suas fases anteriores e lhes d nexo. Aproveite a revista e este plano de aula para examinar tais fases e prepare os alunos para ouvir essas muitas vozes de Ferreira Gullar.

Desenvolvimento
Comece a aula perguntando se a turma conhece o poeta Ferreira Gullar. Aguarde que os alunos respondam e pea que leiam a reportagem "O Fio da Memria", publicada em VEJA. Em seguida, proponha que a turma aprofunde os conhecimentos sobre a trajetria de Ferreira Gullar por meio da anlise de cinco poemas dele, pertencentes s principais fases de sua poesia. Para comear, pea que os alunos se coloquem em duplas e entregue a eles cpias do texto "As peras". Pea que leiam atentamente.

Texto 1 - As peras
As peras, no prato, apodrecem. O relgio, sobre elas, mede a sua morte? Paremos a pndula. Deteramos, assim, a morte das frutas?

Oh as peras cansaram-se de suas formas e de sua doura! As peras, concludas, gastam-se no fulgor de estarem prontas para nada. O relgio no mede. Trabalha no vazio: sua voz desliza fora dos corpos. (...) (A Luta Corporal, 1954) O que os alunos entendem do texto? O que representa o apodrecimento das frutas? D um tempo para que as duplas discutam e apresentem suas respostas. Em seguida, explique classe que o poema "As peras" faz parte de A Luta Corporal, o primeiro livro de Ferreira Gullar. Como indica a reportagem de VEJA, o apodrecimento das frutas uma representao da passagem do tempo e da morte - e est presente em toda a obra de Gullar. O ttulo do livro faz referncia luta consigo mesmo e luta com palavras - o desafio permanente do poeta. O que a turma entende por tal afirmao? Acrescente classe que muitos crticos veem nesse livro, por sua preocupao com a linguagem, a ponte entre a obra drummondiana e o concretismo. Apresente aos alunos mais informaes sobre essa guinada esttica, que transformou o poema em objeto visual, a ser ao mesmo tempo lido e visto. (Veja sugestes de sites para pesquisar ao final deste plano). Em seguida, apresente moada o segundo poema, "Mar Azul".

Texto 2 - Mar Azul


mar azul mar azul mar azul marco azul mar azul marco azul barco azul mar azul marco azul barco azul arco azul mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul (Poemas Concretos/Neoconcretos, 1957-1958) Pergunte aos alunos se as duas obras se parecem. O que eles entendem deste segundo texto? Conte classe que "Mar azul", com sua sucesso de substantivos ao lado de um nico adjetivo, bem diferente dos demais poemas apresentados neste plano de aula, representa um momento de busca de caminhos pelo qual Ferreira Gullar passou, dividido entre o concretismo e o neoconcretismo. (saiba mais sobre esses dois movimentos nos links disponveis ao final deste plano). Em 1956, o poeta participou da Exposio Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna, em So Paulo, ao lado de figuras como os irmos Haroldo e Augusto de Campos, cones do concretismo. Trs anos depois, em 1959, lanou com Lgia Clark, Hlio Oiticica e

outros o movimento neoconcretista, que criticava o dogmatismo e o formalismo excessivos dos concretistas. Passe para o terceiro poema:

Texto 3
Essa guerra do Nordeste no mata quem doutor. No mata dono de engenho, s mata cabra da peste, s mata o trabalhador. O dono de engenho engorda, vira logo senador. No faz um ano que os homens que trabalham na fazenda do Coronel Benedito tiveram com ele atrito devido ao preo da venda. O preo do ano passado j era baixo e no entanto o coronel no quis dar o novo preo ajustado. Joo e seus companheiros no gostaram da proeza: se o novo preo no dava para garantir a mesa, aceitar preo mais baixo j era muita fraqueza. "No vamos voltar atrs. Precisamos de dinheiro. Se o coronel no quer dar mais, vendemos nosso produto para outro fazendeiro." Com o coronel foram ter. Mas quando comunicaram que a outro iam vender o cereal que plantaram, o coronel respondeu: "Ainda est pra nascer um cabra pra fazer isso. Aquele que se atrever pode rezar, vai morrer, vai tomar ch de sumio". (...) J vo todos compreendendo como compreendeu Joo, que o campons vencer pela fora da unio.

Que entrando para as Ligas que ele derrota o patro, que o caminho da vitria est na revoluo. (Joo Boa Morte, Cabra Marcado para Morrer, cordel, 1962) Como a turma interpreta o poema? H algum vis poltico nele? Certamente, os alunos vo perceber que o cordel Joo Boa Morte, Cabra Marcado para Morrer assinala a fase mais abertamente poltica da obra de Gullar. Explique classe que, neste perodo, o poeta se envolveu com os Centros Populares de Cultura - CPCs da UNE. Aps o golpe de 1 de abril de 1964, ele enveredou pelo teatro, escrevendo em 1966, em parceria com Oduvaldo Viana Filho, a pea "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Tambm foi coautor de "A sada? Onde fica a sada?", encenada em 1967 pelo Grupo Opinio, e de "Dr. Getlio, sua vida e sua glria" (1968), escrita em parceria com Dias Gomes. Passe, ento, para o quarto texto:

Texto 4 - O acar
O branco acar que adoar meu caf nesta manh de Ipanema no foi produzido por mim nem surgiu dentro do aucareiro por milagre. Vejo-o puro e afvel ao paladar como beijo de moa, gua na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este acar no foi feito por mim. Este acar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este acar veio de uma usina de acar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este acar era cana e veio dos canaviais extensos que no nascem por acaso no regao do vale. Em lugares distantes, onde no h hospital nem escola, homens que no sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana

que viraria acar. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este acar branco e puro com que adoo meu caf esta manh em Ipanema. (Dentro da Noite Veloz, 1975) Quando terminarem a leitura, questione se os alunos percebem alguma mudana clara em relao do texto anterior. O vis poltico continua forte em "O acar"? D um tempo para que as duplas respondam. Explique a eles que a dcada de 1970 viu Ferreira Gullar depurar sua poesia do engajamento diretamente poltico, embora permanecesse fiel a uma perspectiva de crtica social. "O acar" um exemplo dessa fase mais madura. Chame a ateno para a oposio "usina escura/vida amarga e dura" e o acar "branco, puro e doce", expresso da desigualdade na vida brasileira. Conte aos alunos que o poema consta do livro Dentro da Noite Veloz, publicado em 1975. No ano seguinte, Gullar lanou Poema Sujo, seu escrito mais clebre. Nele, experincias com a linguagem, aliteraes e contestao poltica se fundem de maneira harmoniosa. Apresente um trecho do poema turma.

Texto 5
(...) bela bela mais que bela mas como era o nome dela? No era Helena nem Vera nem Nara nem Gabriela nem Tereza nem Maria Seu nome seu nome era... Perdeu-se na carne fria perdeu-se na confuso de tanta noite e tanto dia perdeu-se na profuso das coisas acontecidas constelaes de alfabeto noites escritas a giz pastilhas de aniversrio domingos de futebol enterros corsos comcios roleta bilhar baralho mudou de cara e cabelos mudou de olhos e risos mudou de casa e de tempo: mas est comigo est perdido comigo teu nome em alguma gaveta

(...) (Poema Sujo, 1976) Encomende a leitura completa do texto, considerado um dos marcos da lrica brasileira. Conte classe que as dcadas seguintes veriam a consagrao de Ferreira Gullar como um dos mais importantes e ativos intelectuais do pas. Ele publicou livros de poesia como Muitas Vozes (1999) e de crnicas como Resmungos - agraciado com o Prmio Jabuti de 2007 para a melhor obra de fico. Tambm colaborou em produes para a televiso como Irmos Coragem e Dona Flor e Seus Dois Maridos. O Prmio Cames - atribudo pelos governos do Brasil e de Portugal aos autores que tenham contribudo para o enriquecimento do patrimnio literrio e cultural da lngua portuguesa - e, agora, o lanamento de Em Alguma Parte Alguma vm coroar, mais que uma obra, uma vida de extraordinria riqueza. Para finalizar, pergunte aos alunos se possvel identificar aspectos comuns entre os cinco poemas lidos. Qual a proposta bsica de Ferreira Gullar, contida em toda sua obra? Oua as hipteses da classe e conclua com eles que a base da obra do poeta maranhense a luta com as palavras e contra a desigualdade social. Tendo claro o fio condutor de sua obra, possvel entender a brevidade de sua incurso pelo concretismo e at mesmo o neoconcretismo - que ele prprio lanou e descartou pois poderia levar a um fetichismo da palavra, colocando em segundo plano a dimenso potica e a vida real. Tambm podemos entender porque no foi muito extensa a fase diretamente poltica: a preocupao com a linguagem contribuiu para que depurasse de sua poesia os chaves e clichs.

Avaliao
Observe se a turma consegue analisar os poemas e perceber as diferenas e semelhanas entre eles, identificando as diferentes facetas de Ferreira Gullar.

Quer saber mais?


Internet O endereo http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/ d acesso ao site oficial de Ferreira Gullar. Concretismo Neoconcretismo Carlos Drummond de Andrade Bibliografia GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980.

Consultoria Carlos Eduardo Matos jornalista e editor de livros didticos e paradidticos

Das könnte Ihnen auch gefallen