Sie sind auf Seite 1von 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA COORDENAO DE PS-GRADUAO EM ENGENHARIA ELTRICA DISCIPLINA: TELEVISO DIGITAL

PERODO LETIVO: 2009.1

PROFESSOR: MARCELO SAMPAIO ALENCAR

O SISTEMA ATSC DE TELEVISO DIGITAL

Aluno: vio da Rocha Arajo

Abril de 2009

RESUMO

Neste trabalho iremos apresentar as principais caractersticas do Padro ATSC de Televiso Digital um sistema projetado para transmitir vdeo e udio de alta qualidade e dados auxiliares num canal de transmisso por radiodifuso terrestre de 6MHz. Abordaremos uma viso geral da arquitetura do Sistema ATSC , descreveremos alguns aspectos do sistema de modulao 8-VSB e EVSB. Bem como conceitos bsicos dos algoritmos de compresso de vdeo (MPEG-2) e de udio (AC-3) utilizados no ATSC. Faremos uma breve apresentao da camada de transporte incluindo o Programa e Protocolo do Sistema de Informao do ATSC (PSIP).

SUMRIO

1 2 3 4 5

Introduo Viso Geral do Sistema de Televiso Digital ATSC Transmisso de dados e Capacidade de interatividade Concluses Bibliografia

1 INTRODUO A televiso digital (DTV) foi iniciada em uma nova era na radiodifuso televisiva. O impacto da TVD mais significativo do que simplesmente passar de um sistema analgico para um sistema digital. Pelo contrrio, a televiso digital permite um nvel de qualidade e flexibilidade inteiramente inatingvel com transmisso analgica. Sistemas de televiso analgica, pela sua natureza, so rigidamente definidos e limitados a uma estreita faixa de desempenho que oferecem poucas opes. Sistemas analgicos tambm apresentam fundamentais limitaes de qualidade. A passagem para um sistema se radiodifuso digital permitiu um passo significativo em desempenho, qualidade, e uma gama mais ampla de servios. Um elemento importante do sistema Advanced Television Systems Committee (ATSC) a flexibilidade para expandir funes nas bases tcnicas especificadas e em normas, como a Televiso Digital ATSC Standard A/53 [1] e de compresso de udio digital (AC-3) Standard A/52 [2]. Estes normas do sistema ATSC , estabelecidas em 1995, foram as primeiras normas de televiso digital (TVD), e elas criaram o precedente para os sistemas de qualidade e flexibilidade da TVD que se diferencia de todas as existentes para os sistemas analgicos de televiso. Nos sistemas analgicos NTSC, PAL e SECAM e seus homlogos utilizados em outros pases, o vdeo, udio e alguns dados (por exemplo, legendas) so veiculados por uma portadora de RF modulada de tal forma que um receptor de concepo relativamente simples, pode facilmente demodular o sinal e reproduzir o vdeo, o udio, os elementos de sinal e dados relacionados. Como tal, um programa completo transmitido pela emissora que essencialmente o mesmo recebido na sua forma final. Na televiso analgica, cmera, transmisso, e seus parmetros so fortemente atrelados, como parte de um end-to-end sistema, o que limita a capacidade de modificar vrios parmetros do sistema bsico com por exemplo a resoluo da imagem. O projeto do sistema digital ATSC, pela primeira vez, antecipou e permitiu a separao de cmera, transmisso e exibio de suas propriedades. O padro ATSC foi pioneiro na arquitetura por camadas, que separa os formatos ,de imagem, compresso codificao, os dados de transporte, e transmisso, como ilustrado na Fig. 1. Isto significa que nveis adicionais de processamento so necessrios aps um receptor ATSC demodular o sinal de RF, antes de um programa completo poder ser montado e apresentado.

Figura 1: Arquitetura de camadas do sistema de televiso digital ATSC Primeiro o receptor processa o fluxo digital extrado do sinal recebido a produzir uma coleo de elementos do programa tais como (vdeo, udio e / ou dados) que correspondem ao servio (s) que o consumidor selecionou. Esta seleo feita utilizando o sistema de informao e de servios, transmitida como parte do sinal digital. O udio baseado nos elementos do padro ATSC A/52B e o vdeo baseado na Norma ISO / IEC MPEG-2 so entregues digitalmente comprimidos desta forma devem ser descodificados para apresentao. Vdeo com alta definio (HDTV) ou definio padro (SDTV). HDTV tem uma resoluo de aproximadamente o dobro do que a televiso convencional e uma proporo de 16: 9 (horizontal: vertical). Msicas podem ser monofnicas, estreo, ou multicanais. Vrias formas de completar os dados podem ser implementadas tais como : legendas, texto descritivo, ou comentrios. A natureza do sistema de televiso digital ATSC tal que possvel fornecer novas funcionalidades e tirar partido das infra-estruturas na difuso de plantas e do receptor. Um dos principais motivos de desenvolvimento da televiso digital, na verdade, a integrao de significativo poder de transformao no dispositivo receptor em si. Historicamente, na concepo de de um sistema de difuso seja de rdio ou televiso, a meta tem sido sempre concentrar a sofisticao tcnica ( quando necessrio ) com a transmisso final e, assim, facilitar maior simplicidade e menor custo dos receptores. Como h muito mais receptores do que transmissores, esta abordagem tem bvias 5

vantagens comerciais. Embora este conceito ainda se aplica, a complexidade da transmisso de fluxo de dados e compresso dos componentes de udio e vdeo exigem uma significativa quantidade de aes de transformao, no receptor, que se tornou agora prtica devido aos enormes avanos realizados em tecnologia de circuitos integrados digitais. Os sistemas de televiso analgicos tm servido ao pblico bem, mas chegou ao limite da sua capacidade para melhorar. A capacidade da televiso digital para evoluir pode ser sua maior riqueza.

VISO GERAL DO SISTEMA DE TELEVISO DIGITAL ATSC

O padro de televiso digital ATSC descreve um sistema concebido para transmitir alta qualidade de udio e vdeo e dados auxiliares, dentro de um nico canal de 6-MHz para radiodifuso terrestre televisiva. A nfase na qualidade na concepo do sistema resultou no advento da HDTV digital e som surround multicanal. O sistema pode fornecer cerca de 19 Mb / s em um canal de 6MHz de transmisso terrestre e cerca de 38 Mb / s em um canal de televiso de 6 MHz por cabo. Isto significa que a codificao vdeo HD essencialmente a 1,106 Gb/s (maior taxa progressiva entrada) ou 1,244 Gb/s ( maior taxa entrelaada de entrada), exige uma reduo da taxa de bits de um fator de cerca de 60. Para atingir esta reduo da taxa de bits, o sistema utiliza uma tecnologia complexa de compresso de udio e vdeo Estes processos de compresso visa otimizar os escassos recursos para a transmisso do canal, representando o vdeo, udio, e fontes de dados com a menor quantidade de bits quanto possvel, e simultaneamente preservando o nvel de qualidade da informao exigida para uma dada aplicao. O sistema de transmisso RF do padro ATSC DTV concebido especificamente para via terrestre bem como para aplicaes a cabo. A estrutura em camadas tal que o vdeo, udio e os servios dos subsistemas de multiplexao e transporte so teis em outras aplicaes 2.1 Flexibilidade do Sistema O padro ATSC DTV proporciona uma enorme quantidade de dados (pipeline ) para o receptor que pode apoiar uma ampla variedade de aplicaes. Por exemplo, em um canal de 6 MHz, uma estao radio - difusora pode transmitir um programa de alta definio, ou um programa com uma HDTV simultnea ou mais programas de definio padro, ou mltiplos simultnea SDTV programas, ou um virtualmente ilimitado

leque de servios de dados, ou vrias combinaes de todos os trs. Essa flexibilidade no programa de servios uma vantagem fundamental da padro ATSC DTV para ambos os radiodifusores e os consumidores. A capacidade de mudana de servios, dependendo das necessidades do consumidor extremamente importante, dado a inter-relao da distribuio dos sistemas terrestre, cabo e satlite.

2.2 Diagrama em Blocos do Sistema de Televiso Digital Um diagrama em blocos bsico representando o sistema ATSC DTV mostrado na fig. 2.

Figura 2: Diagrama em blocos do modelo do ITU-R para o sistema de televiso Digital para radiodifuso terrestre.

Esta representao baseada na especificaes da Unio Internacional de Telecomunicaes, de Radiocomunicaes Sector (ITU-R), Task Group 11 / 3 (Digital Terrestrial Television Broadcasting ) [3]. De acordo com este modelo, o sistema de televiso digital pode ser representado por quatro elementos principais no interior do diagrama : O subsistema de vdeo, o subsistema de udio, servio de multiplexao e transporte e o sistema de transmisso em RF e o quinto localizado fora do diagrama que o receptor.

1) Formatos Fonte A fonte para os formatos do padro ATSC foram cuidadosamente selecionadas para sua caracterstica de interoperabilidade com filme [ampla relao de aspecto e 24 frames (quadros) por segundo (fps)] , computadores (pixels quadrados e varredura progressiva ) e sistemas de televiso (480 linhas e ITU-601 amostras), conforme ilustrado na fig. 3.

Figura 3 : Formato de vdeos e taxa de quadros especificadas pelo sistema ATSC. Alm disso, os formatos de HDTV e da praa pixel SDTV formato so relacionados pela simples razo de 3: 2, permitindo alta qualidade ainda econmica converso entre estes formatos com filtros de relativamente baixa ordem de interpolao. O legado da UIT-601 relacionados formatos de manter a razo 3: 2 vertical, mas requerem um pouco mais complexas relaes horizontalmente.

2) Sistemas de Vdeo e udio: O sistema de vdeo e udio, como mostrado na fig. 2, refere-se aos mtodos adequados para a reduo da taxa de bits para aplicao de vdeo, udio e acessrios de fluxos de dados digitais. O objetivo da compresso reduzir o nmero de bits necessrios para representar a informao de udio e vdeo para um nvel que pode ser contido dentro da capacidade de transmisso do canal.

O ATSC utiliza a sintaxe de vdeo MPEG-2 (principal Perfil de alto nvel) para a codificao de vdeo e do padro ATSC "udio Digital Compression (AC-3) "para a codificao de udio. A norma ATSC TVD define os formatos de vdeo HDTV e SDTV como mostrado na fig. 3. Os receptores ATSC so concebidos para decodificar todos sinais HDTV e SDTV fornecendo programa para as prestadoras de servios com a mxima flexibilidade. A expresso "dados conexos" remonta a redao original de A/53 e um termo amplo que inclui os dados de controle e complementar , incluindo os dados associados com o programa e servios de udio e vdeo. Como os padres foram desenvolvidos para definir o modo de transporte e processamento dos dados, tornou-se claro que diferentes formas de dados servia h muitas diferentes finalidades e diversas normas foram necessrios para metadados e essncia. Dados fornecidos como um bloco independente pode fornecer servios, bem como elementos de dados relacionados com um ou udio vdeo baseado em servio, conforme descrito em uma seo posterior.

3) Servios e Transportes Multiplex: O servio multiplex e o sistema de transporte, como mostrado na fig. 2, refere-se meios de dividir cada bitstream em "pacotes" de informao, os meios de identificar inequivocamente cada pacote, incluindo tipo de embalagem, e os mtodos adequados de interleaving Multiplexagem de pacotes de bitstream de vdeo, udio e dados em um nico fluxo de transporte. A estrutura e as relaes destes bitstreams realizada no servio de informaes bitstreams, tambm multiplexagem no transporte nico mecanismo. No desenvolvimento do mecanismo de transporte, a interoperabilidade entre as mdias digitais, tais como a radiodifuso terrestre, didtribuio a cabo, distribuio por satlite, gravao e interface por computador da maior considerao. O sistema ATSC emprega o fluxo de transporte MPEG-2 (TS) para a sintaxe o empacotamento e multiplexagem de vdeo, udio e sinais de dados para sistemas de radiodifuso digital. A sintaxe do MPEG-2 TS foi desenvolvida para aplicaes em que a banda do canal ou capacidade de gravao limitada e as exigncia de um mecanismo eficiente de transportes fundamental. Ela tambm fornece informaes para o momento crtico em que o receptor necessita da realizao da sincronizao de udio e vdeo. Programa de Informao do Sistema (Protocolo PSIP): PSIP, definido no padro ATSC A/65, est uma pequena coleo de quadros concebidos para funcionar dentro de cada TS para difuso terrestre da televiso digital. Seu objetivo descrever as informaes no sistema e do evento para todos os canais virtuais (nmeros de canal no esto vinculados diretamente a real freqncia do canal de RF) executadas em um determinado TS. Alm disso, informao de canais analgicos, bem como os canais digitais SST de outras podem ser incorporadas.

Existem duas categorias principais de informao na norma ATSC PSIP : sistema de informao e Sistemas de programas de dados. Sistema de informaes permite a navegao e o acesso do canais dentro da TVD TS, e o programa fornece dados as informaes necessrias para uma navegao e eventual seleo. Algumas tabelas anunciar futuros eventos e alguns so utilizado para localizar o digital crregos que compem um evento. PSIP Os dados so transportados atravs de uma recolha de hierarquicamente organizadas mesas, repetidas no pacote stream com frequncia intervalos. 4) Sistema de Transmisso RF: O Sistema de transmisso RF, como mostrado na fig. 2, refere-se a codificao de canal e modulao. O canal tem o codificador digital que forma os pacotes de bitstream, reformata-o, e acrescenta informaes adicionais (redundncia controlada) que permite ao receptor extrair os dados originais do sinal recebido, que devido ao rudo acrescido transmisso podem conter erros. A fim de proteger a informao contra os dois tipos de erros: a) em burst ; b) erros aleatrios. Os pacotes de dados so intercalados antes da transmisso e cdigos de Reed-Solomon so adicionado para transmitir os dados e corrigir erros. A modulao (ou camada fsica) utiliza a informao digital bitstream para modular uma portadora do sinal transmitido. O principal sistema de modulao oferece dois modos: a) 8-VSB para a radiodifuso terrestre; b) 16-VSB destinados a aplicaes cabo. O modo 8-VSB foi concebido para ter eficincia espectral,maximizando o dados com uma baixa razo portadora-rudo (C / N) no receptor atendendo as exigncias de um limiar , alta imunidade co-canal e interferncia para canal adjacente e uma elevada robustez para transmisso erros. Os atributos de 8VSB permiti os canais TVD coexistir em um ambiente de espectro lotado que contm ambos os sinais de televiso digital e analgica. Em alm disso, o menor poder requisitos (normalmente de 12 dB inferior analgico NTSC) de 8VSB permitir ATSC DTV estaes de existir em canais analgicos estaes onde no pode ter interferncias devido a constrangimentos. A eficincia espectral e caractersticas de potncia requisito 8-VSB so essenciais com a converso de transmisso terrestre de radiodifuso analgico para o digital j que no novo espectro atribudo durante a fase de transio. A recm-desenvolvida modalidade Enhanced-VSB (E-VSB) envolve a transmisso de um sinal para trs-compatvel dentro do padro 8-VSB stream smbolo que pode ser recebida a um menor portador-para-rudo do que convencionais 8-VSB. O E-VSB modo permite que os radiodifusores ao comrcio fora alguns dos seus dados de capacidade adicional robustez. Com a transmisso E-VSB , alguns dos cerca de 19,4 Mb / s de dados atribudo ao modo robusto e algumas so

10

atribuda ao modo normal 8-VSB. No entanto, o montante entrega de dados (payload) reduzido para o modo robusto porque parte da carga comercializado para transmitir adicionais correo de erro (FEC) bits para corrigir erros que ocorrem bit com a recepo em sinal mais fracas condies (resultando em at uma melhoria de 6 dB).

5) receptor: O receptor ATSC recupera os bits que representam a informao original de udio, vdeo, e outros dados do sinal modulado. Em particular, o receptor executa as seguintes funes: sintonizar o canal selecionado de 6-MHz canal; rejeita canais adjacentes e outras fontes de interferncia; demodular (equalizar conforme necessrio) o sinal recebido aplicando correo de erros para produzir o transporte de bitstream; identifica os elementos do fluxo de informao; selecionar cada elemento desejado e envi-o para o seu adequado processador; decodifica e sincroniza cada elemento; executa processamento de vdeo, udio e dados; apresenta a programao adequada para o transdutor de vdeo ou udio. Rudos, interferncias, e multipercursos so elementos da transmisso via terrestre com o qual os circuitos receptores so concebida para tratar. Inovaes na equalizao, automtico de ganho controle, cancelamento de interferncias, e transportadora e calendarizao recuperao melhorar sinal de recepo e criar desempenho do produto diferenciao. De facto, os actuais receptores ATSC demonstraram notveis melhorias na recepo desempenho em comparao com implementaes iniciais receptor. A decodificao de transporte elementos que compem o programao geralmente considerada como uma simples implementao do MPEG e AC-3 especificaes, embora importantes oportunidades para a inovao no circuito eficincia de utilizao ou de poder existir. Inovaes em vdeo de codificao oferta de oportunidades de poupana de memria e circuito velocidade e complexidade. Produto diferenciao baseada em imagem qualidade tambm generalizada, decorrente de inovaes em erro ocultao, formato converses, perceptivo foto processamento, visualizao e especficos relacionados transformao. O usurio interface e os novos dados base de servios so outros importantes reas de produto diferenciao.

11

O desenvolvimento de grandes consumidores de tela exibe tem desempenhado um papel importante na evoluo de receptores. Se destina para utilizao em um receptor integrado, ou como um stand-alone exibio, a rpida implantao de novas grandes, alta resoluo monitores planos tem substancialmente alteradas o vdeo paisagem. Por exemplo, uma das primeiras preocupaes dos tecnlogos no que diz respeito HDTV em casa foi o tamanho do ecr dispositivo. A fim de apreciar plenamente a imagem de qualidade HDTV em distncias tpicas visualizao, necessrio para visualizar a imagem em uma tela grande. No entanto, com a tecnologia CRT um grande ecr tambm significa uma grande e pesada caixa. Flat painel displays e sistemas de projeo com HDTV tem resoluo essencialmente eliminada este constrangimento fsico.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen