Sie sind auf Seite 1von 3

NUTRIO Mais de nutrio >>

Linhaa sper
Estudos quentssimos mostram que a semente do linho mesmo capaz de impedir o crescimento do cncer de mama. Mas existem macetes na hora do consumo que voc precisa conhecer para tirar o melhor proveito desse superalimento. Esto todos aqui!
por REGINA PEREIRA | design ROBSON QUINAFLIX | foto SHEILA OLIVEIRA Contam os arquelogos que a linhaa era usada em mumificaes no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte at mesmo de rituais, hoje ela marca presena nos laboratrios de grandes centros de pesquisa em nutrio. Na Universidade de Toronto, no Canad, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente capaz de barrar a metstase em pacientes com cncer de mama ou seja, a linhaa evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Esse excelente resultado foi apresentado no 6 Simpsio Latino-Americano de Cincia de Alimentos, que aconteceu no ms passado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em vrias universidades mostram que a semente capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de clon e o de prstata". Somem-se essas boas notcias ao fato de a linhaa ajudar a controlar os nveis de colesterol. Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrio tambm anda analisando a linhaa. O enfoque, entretanto, outro. "Investigamos a segurana no consumo", conta a nutricionista Ana Vldia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substncias capazes de prevenir doenas letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaa carrega compostos que poderiam interferir na absoro de nutrientes. Por enquanto o que se sabe que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vldia, o calor diminui a atividade de algumas protenas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugesto deixar a linhaa no forno baixo por 15 minutos. "Claro que, se ela for usada na preparao de receitas assadas, como pes ou biscoitos, no precisar disso", diz a pesquisadora, que continua mergulhada em seus estudos. Outra dica para aproveitar ao mximo a semente tritur-la no liquidificador. " que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo", justifica a farmacutica bioqumica Rejane Neves-Souza, professora de nutrio da Universidade do Norte do Paran. E a as substncias benficas ficam impedidas de sair. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaa muito suscetvel oxidao", ensina o bioqumico Jorge Mancini Filho, da Universidade de So Paulo. Os cientistas s no chegaram ainda a uma concluso sobre a quantidade ideal de consumo. "Estamos em busca dessa resposta", suspira a nutricionista Ana Vldia. Quem d bem a medida (sem trocadilho) da indefinio a farmacutica bioqumica Rejane Neves. Ela conta que j viu sugestes de pores as mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) at 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. E comenta que alcanar esta ltima indicao bem mais difcil. "A incluso da semente no dia-a-dia deve ser gradativa".

DOURADA bem mais difcil encontrar a linhaa clara aqui no Brasil, j que ela aprecia climas frios. Geralmente importada do Canad. "Seu sabor mais suave do que o da escura", descreve a farmacutica bioqumica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paran.

MARROM A semente escura, nativa da regio mediterrnea, j est adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso mais fcil encontrla por a. Comparada com a dourada, a casca um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, no perde nada para a outra variedade.
Afinal, o que faz da linhaa um superalimento? "Sua casca guarda um mix de protenas, minerais e vitaminas", responde o nutrlogo Durval Ribas Filho, presidente da Associao Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenas degenerativas. Outros ingredientes que compem sua poderosa frmula so o mega-3 e o mega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca demais lembrar, garante a sade cardiovascular. Afinal, ambos atuam na reduo do LDL, o mau colesterol, responsvel por estragos nas artrias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do corao", refora Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista. INGREDIENTE DE DESTAQUE Entretanto, o que torna a linhaa mpar pra valer atende pelo nome de lignana, substncia que comea a sair do anonimato. No para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrgeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormnio", justifica a farmacutica bioqumica Rejane Neves- Souza. o que os especialistas chamam de fitoestrgeno. Alis, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson. Segundo a pesquisadora, estudos com grande nmero de pacientes mostram a relao entre a lignana e a reduo dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicdio das clulas defeituosas. O incrvel que, no caso do cncer, esse programa de autodestruio simplesmente no costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a clula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaa por dia durante pouco mais de um ms.

A observao desses indivduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaa ressalta a pesquisadora s pode ser usada no tratamento do cncer sob estrita avaliao mdica. E bom que se diga: mesmo quem est saudvel no est livre para ingerir o alimento vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das clulas", avisa o nutrlogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lanar mo de plulas de leo de linhaa, alto l! "Ingerir cpsulas de suplemento, a mesmo s sob orientao!", avisa Durval

Das könnte Ihnen auch gefallen