Sie sind auf Seite 1von 8

EIXO - FORMAO HUMANSTICA PROFA.

ANDRA BERALDO BORDE CURSO: Engenharia Mecnica

DISCIPLINA: ARTE E CULTURA

TUTOR/A: _______________________

ALUNO: Jos Carlos Vasconcelos Cunha Jnior ATIVIDADE 2 REA: EXATAS

INSTRUES: Espera-se que a atividade deva provocar leitura, estudo e aprendizado. Lembre-se: quem somente se preocupa em control c + control v, no aprende, no reflete e, o pior no exercita a linguagem escrita. Por isso, mos obra. Aproveitem para ampliar seus conhecimentos e extrair das atividades um mximo de aprendizagem, pois elas foram feitas no intuito de que vocs sejam os governantes do saber de si! Do mais, eu, Andra Beraldo, junto com a equipe de tutores estamos aqui para ajudar! 1) A organizao de suas respostas, a compreenso das questes e o uso da norma padro da lngua tambm so critrios de avaliao. Assim, tenha cuidado redobrado na linguagem escrita! 2) Antes de enviar a avaliao, releia as respostas dadas. 3) A cpia/plgio indevida de outros textos e sites resultar na anulao da atividade do aluno. Fique atento e... Sucesso!

QUESTES Questo 01 (1,5 pts) Observe as imagens que seguem:

Agora responda: As trs primeiras pinturas so do artista Caravaggio, pertencente ao perodo barroco. As duas ltimas so esculturas do brasileiro Aleijadinho. Faa uma pesquisa sobre o referido perodo e tambm sobre estes dois importantes artistas, procurando estabelecer um paralelo: o barroco ainda est presente no nosso cotidiano? Onde podemos v-lo e observ-lo?

Questo 02 (1,5 pts) - Analise as imagens que seguem:

As imagens so da artista Anna Utopia Giordano, que aps sesses de Photoshop, pode reelaborar clssicos da Histria da Arte. Assim, pergunta-se: O que podemos entender a partir do trabalho da artista? Ser que poderamos compreender tais imagens como arte tambm? O que podemos inferir a partir da relao entre arte e sociedade? Escreva um texto de, no mnimo, 10 linhas. Resposta: O trabalho de artista meramente um trabalho feito em cima de um trabalho de verdade, pois a artista no teve o dom, nem a criatividade para criar o tal feito, s apenas para modificar o que j estava pronto, ou seja, milhes de artistas poderiam ter feito o que Anna Giordano fez, s basta ter experincia em photoshop. J as pinturas so um trabalho de verdade, pois da para notar que um dom nico, uma quantidade de tinta certa, uma pincelada com mos suaves, uma criatividade e intelectualidade muito grande. O que a artista fez em cima desses grandes trabalhos, foram modificar os corpos das pessoas desenhadas para um melhor padro da sociedade, mesmo no existindo nenhum

comprovado. A modificao no photoshop foi deixar as pessoas mais magras e com menos imperfeies.

Questo 03 (1,5 pts) Analise as imagens:

Para responder a pergunta que segue, deve-se ler o texto: CURVAS NA OBRA DE OSCAR NIEMEYER. Disponvel em: http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_1011/4_PIZZATO.pdf Tais obras arquitetnicas acima so de um importante arquiteto/artista brasileiro. Voc sabe identificar de quem se trata? Qual a importncia que as curvas tm em sua obra? Produza um texto de, no mnimo, 8 linhas. R: Do grande e maior arquiteto brasileiro: Oscar Niemeyer. As curvas tem uma grande importncia para ele, como pode se demostrar esse pequeno texto criado por ele mesmo: No o ngulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexvel, criada pelo homem. O que me atrai a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu pas, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.. Suas grandes obras podem ser encontradas com seus traos curvos em grandes partes do Brasil, como: Obras em Braslia, Niteri, Belo Horizonte, Curitiba, So Paulo.

Questo 04 (1,5 pts) - Com base na leitura do mdulo, nos seus conhecimentos e na sua apreciao esttica, comente: Qual o seu artista preferido na Histria da Arte? Quais so as

obras desse artista que voc mais aprecia? Por qu? Se voc desejar, inclua algumas imagens do referido artista na sua resposta (Construa um texto de, no mnimo, 7 linhas). R: Leonardo da Vinci. Alem de um artista ele foi como um gnio, pois teve grandes ideias em uma poca que a tecnologia pode se dizer que considerado zero. Teve conhecimentos no campo de anatomia, da engenharia civil, da optica, da hidrodinmica e da aerodinmica. Teve ideias de projetos que vieram a ser fabricados muito anos depois, como o helicptero, um tanque de guerra, o uso de energia solar, uma calculadora, o casco duplo dos navios, e a teoria das placas tectnicas onde tudo isso esta mais ligado na rea que eu estudo (engenharia mecnica). Tambm teve experimentos que foram fabricados em quanto ele estava vivo, como a bobina eletrnica e uma espcie de dinammetro. Alm de tudo isso, teve suas pinturas arquitetnicas com um realismo que nunca tinha sido visto antes.

Fonte: http://fenixdavinci.blogspot.com.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen