Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE SALVADOR ENGENHARIA MECNICA MATERIAIS CERMICOS E POLIMRICOS MIRELLA BOERY

Daniel Caldas Daniel Peixoto Marcus Rigaud Pedro Leonardo 01. Defina materiais cermicos e compare caractersticas desta classe de materiais com materiais polimricos e metlicos. Os materiais cermicos so inorgnicos e no-metlicos. A maioria das cermicas formada entre elementos metlicos e no-metlicos, e as ligaes entre os elementos so predominantemente inicas ocorrendo algumas vezes ligaes covalentes. Estes materiais podem ser cristalinos, no-cristalinos ou uma mistura dos dois e eles so freqentemente xidos, nitretos e carbetos. Os cermicos tm elevada resistncia mecnica mesmo em altas temperaturas, assim como a maioria dos materiais metlicos e inversamente ao comportamento dos polmeros que apresentam temperatura de decomposio relativamente baixa e tem resistncia mecnica varivel. No entanto, os cermicos so normalmente frgeis ao contrrio dos metlicos e polimricos que so dcteis. Os materiais cermicos tm propriedades isolantes assim como os polimricos que conduzem eletricidade e calor de maneira extremamente precria; inversamente aos metlicos que tm estrutura cristalina e so bons condutores trmicos e eltricos. 03. Liste diferena ao qual voc considera importante entre as cermicas tradicionais e avanadas. As cermicas tradicionais so aquelas as quais matria-prima primria a argila. Os produtos considerados cermicas tradicionais so a loua, a porcelana, os tijolos, as telhas e os azulejos e, ainda, os vidros e as cermicas de alta temperatura. Essas cermicas j tm sua funcionalidade largamente conhecida e explorada. A cermica avanada tem sua utilizao fruto de pesquisas relativamente recentes com novos materiais apresentando um efeito considervel sobre as indstrias e sobre a vida das pessoas. Na cermica avanada possvel buscar o aprimoramento de produtos finais ou a utilizao inovadora deste material como a esterilizao de ambientes no caso da Titnia em escala nanomtrica.

05. Diferencie as estruturas cristalinas que podem apresentar um material cermico. As estruturas cristalinas podem ser do tipo AX, AJX ou AmXp. As estruturas do tipo AX so aqueles materiais cermicos usuais em que existem nmeros iguais de ctions e nions, onde A representa o ction e X representa o nion. Existem vrias estruturas cristalinas diferentes para os compostos AX; normalmente, cada uma delas

designada em referncia a um material usual que assume aquela estrutura especfica, talvez a estrutura cristalina AX mais comum seja aquela do tipo cloreto de sdio (NaCl). Se as cargas dos ctions e dos nions no forem iguais, pode existir um composto com a frmula qumica AmXp, um exemplo seria um composto AX2, para o qual uma estrutura cristalina a fluorita (CaF2). Tambm possvel que os compostos cermicos possuam mais do que um tipo de ction; no caso de dois tipos de ctions (representados por A e B), as suas frmulas qumicas podem ser designadas por AJBnXp, O titanato de brio (BaTiO3), que possui os ctions Ba2+ e Ti4+, se enquadra nessa classificao. 07. Qual a principal diferena entre os silicatos e os vidros comuns? Os silicatos possuem estrutura de slidos cristalinos e o vidro comum constitudo na forma de um slido no cristalino com elevado grau de aleatoriedade atmica o que uma caracterstica dos lquidos. 09. Quais as principais formas estruturais do carbono? possvel justificar suas propriedades de acordo com suas estruturas? As principais estruturas so o diamante, a grafita e o fullereno. Sim, de acordo com Callister (1999), o diamante extremamente duro e possui uma condutividade eltrica muito baixa devido sua estrutura cristalina e s fortes ligaes interatmicas covalentes. Ainda segundo Calister (1999), a excelente propriedade lubrificante da grafita decorrente das fraca ligaes interplanares, assim com a condutividade eltrica relativamente alta em direes cristalogrficas paralelas s laminas hexagonais da sua estrutura cristalina. Como um slido cristalino puro, o fullereno eletricamente isolante, contudo com adio de impurezas este material pode se tornar condutor ou semicondutor.

REFERNCIAS Callister, W. D. J.. Cincia e Engenharia de Materiais: uma introduo. So Paulo: LTC, 1999

Das könnte Ihnen auch gefallen