Sie sind auf Seite 1von 4

AULAS 3 E 4 : A NARRAO E A TROCA DE DISCURSO

No discurso direto, o narrador introduz o personagem, geralmente, com um verbo de elocuo e termina a frase com dois pontos. Em seguida, faz um novo pargrafo e coloca um travesso, seguido da fala do personagem. J, no discurso indireto, o narrador conta o que o personagem disse. Muitas vezes conveniente transformar um discurso direto em indireto. o que fazemos, normalmente, ao reproduzir um dilogo que presenciamos, com nossas palavras. Veja como ficam algumas passagens de narrativas de nossa literatura, originalmente escritas em discurso direto, transpostas para o indireto. Discurso direto Discurso indireto Aires ps gua na fervura, dizendo para o Aires ps gua na fervura, dizendo para o bacharel: bacharel que no valia a pena. O que importava No vale a pena, moo; o que importa que que cada um tivesse as suas idias e se batesse cada um tenha as suas idias e se bata por elas, por elas, at que elas vencessem. at que elas venam. (Machado de Assis, in Esa e Jac) Observe, em negrito, as modificaes realizadas no texto, resumidas no quadro abaixo: Discurso direto Discurso indireto Uso de dois pontos, pargrafo e travesso, Ausncia de pontuao depois do verbo de depois do verbo de elocuo. elocuo, que vem seguido do conectivo que. Verbos no presente do indicativo. Verbos no perfeito ou imperfeito do indicativo. A transformao de discurso, portanto, requer ateno especial no emprego dos tempos verbais, pontuao e algumas palavras como pronomes, advrbios e conectivos.

TEMPOS VERBAIS Ao transformar o discurso direto em indireto, transcrevemos algo que algum j disse. Logo, no discurso indireto, o tempo verbal ser sempre passado em relao ao discurso direto. Observe alguns casos no quadro abaixo. Discurso direto Presente do indicativo Pretrito perfeito do indicativo Imperativo Futuro do presente do indicativo Discurso indireto perfeito ou imperfeito

Pretrito do indicativo Pretrito mais-que-perfeito simples ou composto Pretrito imperfeito do subjuntivo Futuro do pretrito do indicativo

PRONOMES E ADVRBIOS Pronomes e advrbios tambm so classes gramaticais que requerem alteraes. Veja o exemplo a seguir. Discurso direto Justina olhou para Elza e disse: Hoje no saio de casa. No compreendo essa sua atitude. Discurso indireto Justina disse a Elza que aquele dia no sairia de casa e Elza respondeu que no compreendia aquela atitude dela.

Hoje (advrbio de tempo) essa (pronome demonstrativo) sua (pronome possessivo)

aquele dia aquela dela

Observe, ainda, que, alm dos tempos verbais, pronomes e advrbios, preciso estar atento coeso textual, empregando corretamente os conectivos que uniro as falas que compem o dilogo.

DISCURSO INDIRETO RELATADO Na passagem do discurso direto para o indireto, prefervel que se liberte o mximo possvel do texto original, fazendo um resumo com suas prprias palavras. importante manter o significado primitivo do texto e corrigir os eventuais erros existentes. Muitas vezes, e isto comum nos vestibulares, dado um discurso direto contendo erros ou vcios de linguagem, que devem ser eliminados na transposio para o discurso indireto.

EXERCCIOS 1. a) Nos trechos abaixo, transforme o discurso direto em indireto e vice-versa, conforme o caso. No furtei nada! bradava o preso detendo o passo. falso! Larguem-me! (Machado de Assis, in Esa e Jac) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ b) Ao jantar Aurlia disse ao marido: H mais de um ms que estamos casados. Carecemos pagar nossas visitas. (Jos de Alencar, in Senhora) __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c) Se quiser me chamar, basta apertar a campainha diz o funcionrio abrindo a porta ao novo cliente que entra pisando firme, majestoso. (Lygia Fagundes Telles, in Seminrio dos ratos) __________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ d) Oflia perguntou devagar, com recato pelo que lhe acontecia: um pinto? No olhei para ela. um pinto, sim. (Clarice Lispector, in Felicidade clandestina) __________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

PROPOSTA 1
O ingls Marc Lewis, de 28 anos, est prestes a se mudar para uma casa de mais de 1 milho de dlares em Londres, onde vai morar com a namorada, Rachel. Poderia estar numa propriedade rural no sul da Frana, plantando uva e vivendo sem preocupaes. Dinheiro no falta. Sua fortuna estimada em 14 milhes de dlares. Mas no vai optar pela vida mansa, pois viciado em trabalho. Dono de uma cadeia de restaurantes e de uma empresa de marketing esportivo, Lewis lanou h duas semanas um livro que se tornou fenmeno de vendas na Inglaterra. Em Sin to Win (Pecar para Vencer), defende que o segredo do sucesso cometer os sete pecados capitais. Para ele, orgulho, preguia, luxria, gula, avareza, inveja e ira so caractersticas de pessoas bem-sucedidas. Lewis, que no esconde a expectativa de que o filho, Luc, de 5 anos, aprenda bem a lio, ficou milionrio aos 20 anos. Em 2000, teve a conta bancria turbinada pela venda da Web Marketing, sua agncia de publicidade, por 30 milhes de dlares. Lewis falou a VEJA de Londres, onde se prepara para uma srie de palestras para executivos.
Veja Por que o senhor diz que os sete pecados capitais ajudam a ter sucesso na vida profissional? Lewis Orgulho, preguia, luxria, gula, avareza, inveja e ira, os sete pecados capitais, so nossas maiores fontes de motivao. So as coisas que nos do inspirao para o sucesso. Todas as pessoas bem-sucedidas so orgulhosas, querem ser as melhores, anseiam por novas conquistas, no esto satisfeitas com o que possuem. Agem com paixo, no perdem nenhuma oportunidade e concordam que importante encontrar a maneira mais fcil de atingir os objetivos. Por tudo isso, precisamos exaltar e usar os sete pecados capitais. No tem-los.

PROPOSTA 2
UFPR Em entrevista revista Isto de 12 de outubro de 1994 (p.04), o compositor Caetano Veloso faz o seguinte comentrio sobre sua idade: Isto: Ter 52 anos assusta? Caetano: Pesa. Penso que estou ficando velho .s vezes, me surpreendo: j tenho 52 anos! Assusta. Outras vezes, vejo o meu filho grande, o Moreno. Vejo o pequeno, o Zeca, os dois brincando e fico tranqilo, sentindo essa coisa de homem velho. bom, mas a juventude mais alegre. Quando se jovem, a gente tem uma poro de grilo, fica com pressa, sente muita agonia, mas alegre. O velho que est inteiro tem muitas satisfaes, muitas coisas ele j conseguiu resolver. Mas no adianta, no tem aquela alegria bsica. O texto publicado est em discurso direto e apresenta uma organizao caracterstica da linguagem oral. Tomando como ponto de partida o trecho de entrevista citado, escreva um pargrafo, com o mximo de 10 linhas, expondo o ponto de vista do entrevistado. Utilize o discurso indireto e linguagem culta formal.

1. Reescreva os textos seguintes na forma de dilogo, ou seja, usando o discurso direto. a) Katia perguntou a sua prima se ela iria sair de casa noite. Sua prima disse que no porque iria estudar. b) Marcos disse a sua me que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e no ficasse tanto tempo no computador. 2. Os textos abaixo esto no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto. a) Fernando reclamou para sua me: - Que fome! Sua me retrucou: - Calma, garoto! O Almoo est quase pronto! b) A mdica perguntou:

- Joana, voc tomou todos os remdios? Joana respondeu: - Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!

Das könnte Ihnen auch gefallen