Sie sind auf Seite 1von 15

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAIS DE COMPUTADORES PARA INFORMAES DA COPA DE 2014 E DOS JOGOS OLMPICOS DE 2016

Osasco

2010

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAIS DE COMPUTADORES PARA INFORMAES DA COPA DE 2014 E DOS JOGOS OLMPICOS DE 2016

Nome: Simone Pereira Silva

RA: 110732

Curso: Gesto da Tecnologia da Informao

Semestre: 1

Osasco

2010

RESUMO

O propsito deste trabalho desenvolver um projeto que prover de Terminais de Computadores para consultas sobre os jogos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olmpicos de 2016 nas estaes de metr nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro. Esses terminais tero como pblico alvo, os turistas, que podero contar com todas as informaes dos eventos e dos pontos tursticos das cidades.

Esse projeto ser dividido em duas etapas sendo a primeira para a Copa do Mundo de 2014 e a segunda para os Jogos Olmpicos de 2016, conforme demonstrado no desenvolvimento do projeto.

No desenvolvimento do trabalho foi feito um estudo bsico do Sistema Operacional Linux com a utilizao do componente LTPS e suas caractersticas bsicas, e tambm um pequeno estudo dos terminais Thin Client que foram escolhidos pelo o baixo consumo de energia e pela ajuda na utilizao de reciclagem do lixo eletrnico, sendo assim a possvel utilizao de mquinas com recursos limitados para os terminais.

Para uma melhor demonstrao do projeto foram criados grficos e fluxogramas.

Palavras-chave: Terminais, Grficos, Fluxogramas.

ABSTRACT

The purpose of this study is to develop a project that will provide computer terminals for queries about the games of the 2014 World Cup and 2016 Olympic Games in subway stations in the cities of Sao Paulo and Rio de Janeiro.

These terminals will target public, tourists, which will have all the information of events and sights of the cities.

This project will be divided into two stages the first being for the World Cup 2014 and the second for the 2016 Olympic Games, as demonstrated in the project development. In developing this work was done a basic study of the Linux operating system using the component LTPS and its basic characteristics, and also a small study of thin client terminals that have been chosen by the low power consumption and helps in the use of recycling junk mail, so the possible use of machines with limited resources to the terminals.

For a better demonstration of the project were created for graphics and flowcharts.

Keywords: Terminal, Graphs, Flowcharts.

Sumrio

INTRODUO 5

Terminais THIN CLIENT

Linux

3.1

Artigos publicados sobre o linux

3.2

Diferenas entre o LINUX e Windows

ltps

Desenvolvimento do projeto

CONCLUSO

19

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 20

1. INTRODUO

ESSE TRABALHO VISA DEMONSTRAR, A PROJEO DE TERMINAIS DE COMPUTADORES QUE FICARO DISPONVEIS EM QUIOSQUE NO METR DAS CIDADES DE SO PAULO E RIO DE JANEIRO. PARA QUE OS TURISTAS DA COPA DO MUNDO DE 2014 E DOS JOGOS OLMPICOS DE 2016, AMBOS REALIZADOS NO BRASIL POSSAM TER ACESSO AOS LOCAIS, DIAS E HORRIOS DOS JOGOS E AOS PONTOS TURSTICOS DAS CIDADES.

Todo esse trabalho foi desenvolvido levando-se em conta as disciplinas de Lgica, Desenvolvimento Sustentvel, Estatstica e Fundamentos de Sistemas Operacionais.

Portanto, foram escolhidos os terminais Thin Client que dependero de um servidor que utilizar o Sistema Operacional LINUX.

Para efetuar a conexo dos terminais ao servidor ser utilizado o LTSP ( Linux Terminal Server Project ), um componente do LINUX.

2. Terminais THIN CLIENT

PARA O PROJETO FORAM ESCOLHIDOS OS TERMINAIS THIN CLIENT DEVIDO AO SEU BAIXO CONSUMO DE ENERGIA, PORM DURANTE O DESENVOLVIMENTO FORAM ENCONTRADAS OUTRAS VANTAGENS PARA A SUA UTILIZAO, CONFORME ABAIXO:

Baixo custo de administrao de TI. Facilidade de proteo.

Baixo custo de hardware. Menor custo para licenciamento de softwares. Baixo consumo de energia. Valor desprezvel para a maioria dos ladres. Resistncia a ambientes hostis. Menor dissipao de calor para o ambiente (economia com ar condicionado). Mais silencioso que um PC convencional. Necessita menor largura de banda na rede onde empregado. No necessita de ser substitudo com a mesma frequncia de um PC convencional, gerando menos lixo eletrnico

Thin Clients ou Clientes Magros, so computadores diskless3 interligados em rede atravs de uma arquitetura cliente/servidor, no qual o computador cliente possui pouqussimos ou at mesmo nenhum aplicativo instalado, sendo totalmente dependente do servidor para a execuo das aplicaes (WIKIPDIA, 2007c).

O terminais utilizados so equipamentos bsicos e simples, sem disco rgido, tornando-se de baixo custo para as empresas.

O armazenamento no realizado em discos rgidos impossibilitando que os mesmos sejam corrompidos por um software malicioso ou incompatvel. Para esse fim so utilizados dispositivos como CD-ROM, memria flash e discos virtuais de rede, garantindo baixos custos de manuteno e o aumento do tempo mdio entre falhas (MTBF - Mean Time Between Failures) (NOGUEIRA, 2007).

3. Linux

O LINUX UM SISTEMA OPERACIONAL QUE FAZ A COMUNICAO ENTRE O SOFTWARE E O HARDWARE. POSSUI O MELHOR CUSTO-BENFCIO, POIS DE GRAA, ALM DE TER MAIS SEGURANA PORQUE NO ATINGIDO POR VRUS.

Esse sistema um software livre, porm quando foi lanado era proibido o uso comercial, mas agora a GNU (General Public License) permite a distribuio, a venda de verses modificadas desde que sejam na mesma licena e acompanhadas do cdigo fonte.

Um exemplo de distribuio que corre num CD o Kurumin Linux, criado por Carlos Eduardo Morimoto, baseada no Knoppix.

O uso do sistema operacional LINUX tem muitas vantagens como a menor necessidade de recursos, pois roda em mquinas com menos memria e poder de processamento, sendo assim voc pode usar mquina velha com Linux, voc tambm tem um cdigo aberto para poder adapt-lo conforme as suas necessidades, suporta multitarefa real, memria virtual, bibliotecas dinmicas, redes TCP/IP, alm de muitas outras funcionalidades que deixariam esta lista extensa demais.

Mas claro que o Sistema Operacional LINUX tambm tem algumas desvantagens como: falta de padronizao, verses que no funcionam, jogos famosos do Windows que no tem verses para o LINUX, etc.

1. Artigos publicados sobre o linux

NO ARTIGO USURIOS DO LINUX SO OS QUE MAIS FAZEM BUSCA NO GOOGLE FEITA POR POR REDAO DO IDG NOW E PUBLICADA EM 24 DE AGOSTO DE 2009 S 11H46 MOSTRA UM LEVANTAMENTO COM 163,2 MILHES DE BUSCA NO GOOGLE, SENDO 94,61%. ISSO MOSTRA A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ESCOLHEREM UTILIZAR O LINUX.

Outro artigo muito interessante o Microsoft libera 20 mil linhas de cdigos para o Linux que foi publicado pelo O Globo Online em 21/07/2009 s 11/:03, que em um evento a Microsoft anunciou ter desenvolvido trs drivers para o LINUX com mais de 20 mil linhas de comando.

2. Diferenas entre o LINUX e Windows

A MAIOR DIFERENA ENTRE O LINUX E O WINDOWS QUE O LINUX TEM CDIGO ABERTO E O WINDOWS IMPOSSVEL TER ESSE TIPO DE ACESSO.

Segue, abaixo, algumas de suas diferenas:

- O Windows um dos maiores alvos dos vrus, j o Linux quase imune;

- O Windows exige os melhores hardware, j o Linux funciona at com os mais simples;

- O Windows um software restrito a licena, j o Linux um software livre;

- O Windows mais usados por Desktops do que por servidores, j o Linux mais usados por servidores do que por Desktops;

4. ltps

O LTSP UM COMPONENTE DO LINUX QUE PERMITE QUE COMPUTADORES E THIN CLIENTS BARATOS SEJAM CONECTADOS A SERVIDORES, COMPARTILHANDO O PROCESSAMENTO DO SERVIDOR COM OS DESKTOPS.

Esse componente visa simplificar o uso de estaes como terminais. Assim podendo configurar o ambiente para terminais em modo carter ou grficos

Quando o servidor for configurado e conectados ao terminais, todos podero acessar simultaneamente os recursos.

O servidor que ir executar os programas e armazenar todos os dados. O Terminal solicita a atividade e o servidor envia apenas as intrues.

O terminais precisam estar com uma verso compatvel com a do LINUX do servidor. A estao precisa rodar uma verso igual a do Linux que est no servidor e tem o trabalho de montar as janelas baseado nas instrues recebidas do servidor.

5. Desenvolvimento do projeto

NESSE TRABALHO SER DESENVOLVIDO UM PROJETO PARA TERMINAIS DE COMPUTADORES, ONDE A SUA FUNO SER DISPONIBILIZAR AS PRINCIPAIS INFORMAES DA COPA DO MUNDO DE 2014, JOGOS OLMPICOS DE 2016 E DOS PONTOS TURSTICOS DAS CIDADES DE SO PAULO E RIO DE JANEIRO.

Para esse projeto foi escolhido o uso do Sistema Operacional LINUX para o servidor junto com o componente LTPS e o THIN CLIENT para os terminais.

O Sistema operacional Linux e o LTPS foram escolhidos pelo seu baixo custo.

O Thin Client tambm tem um baixo custo, porm ele foi escolhido pelo baixo consumo de energia e pelo reaproveitamento de mquinas velhas, gerando menos lixo eletrnico.

Esse projeto ficar disponvel nos Metrs das Cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, onde sero montados quiosques com terminais de totem para que os turistas possam ter fcil acesso e rapidez na sua consulta.

Esse projeto ser divido em duas etapas uma para a Copa do Mundo de 2014 e outra para os Jogos Olmpicos em 2016.

Na primeira etapa ser na Copa do Mundo em 2014, onde os terminais tero na sua tela principal trs opes de escolha e dentro de cada uma dessas opes ter mais duas opes os botes FINALIZAR e VOLTAR, conforme abaixo:

- Jogos da Copa do Mundo

- Pontos Tursticos de So Paulo

- Pontos Tursticos do Rio de Janeiro

A opo Jogos da Copa do mundo ser desenvolvida da seguinte forma:

1 Opo Jogos da Copa do mundo

Caso o usurio selecione a Opo Copa do Mundo sero exibidos todos os pases que estiverem participando dos jogos da Copa, quando selecionado um pas sero exibidas as datas de todos os jogos do pas selecionado, ento ao selecionar a data, alm da data ser exibido o pas que jogar contra o pas selecionado, o horrio e o local com um mapa indicando a localizao, ento s clicar no boto FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal.

Se o usurio selecionar a opo Copa do Mundo e selecionar o pas errado, ento selecionar o boto VOLTAR que o sistema retornar para a tela anterior. Esse fluxo poder ser feito sempre que o usurio selecionar a opo errada ou estiver em uma tela indesejada, voltando sempre para a tela anterior.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

2 Opo Pontos Tursticos de So Paulo

Caso o usurio selecione a opo Pontos Tursticos de So Paulo sero exibidos todos os pontos tursticos da cidade, quando selecionado um ponto turstico sero exibidos as suas principais atraes, pontos de referncia e um mapa indicando a localizao, ento s clicar na opo FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal. Porm nessa opo existe mais um boto que poder ser selecionado antes de finalizar a operao o boto TRANSPORTES que se selecionado pelo usurio sero exibidos telefones de pontos de Txi alm das linhas de nibus que tem acesso ao local.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

3 Opo Pontos Tursticos do Rio de Janeiro

Caso o usurio selecione a opo Pontos Tursticos do Rio de Janeiro sero exibidos todos os pontos tursticos da cidade, quando selecionado um ponto turstico sero exibidos as suas principais atraes, pontos de referncia e um mapa indicando a localizao, ento s clicar na opo FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal. Porm nessa opo existe mais um boto que poder ser selecionado antes de finalizar a operao o boto TRANSPORTES que se selecionado pelo usurio sero exibidos telefones de pontos de Txi alm das linhas de nibus que tem acesso ao local.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

Na segunda etapa ser nos Jogos Olmpicos de 2016, onde os terminais tero na sua tela principal trs opes de escolha e dentro de cada uma dessas opes ter mais duas opes os botes FINALIZAR e VOLTAR, conforme abaixo:

- Jogos Olmpicos

- Pontos Tursticos de So Paulo

- Pontos Tursticos do Rio de Janeiro

A opo Jogos Olmpicos ser desenvolvida da seguinte forma:

1 Opo Jogos Olmpicos

Caso o usurio selecione a opo Jogos Olmpicos sero exibidas todas as modalidades esportivas que faro parte dos jogos, quando selecionada umas das modalidades sero exibidos os pases que estaro disputando aquela modalidade, ento se selecionado o pas sero exibidos os nomes dos atletas que esto disputando aquela modalidade e ento quando selecionado o atleta sero exibidos

os atletas adversrio, a data, o horrio e o local com um mapa indicando a localizao, ento s clicar no boto FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal.

Se o usurio selecionar a opo Jogos Olmpicos e selecionar uma modalidade errada, ento selecionar o boto VOLTAR que o sistema retornar para a tela anterior. Esse fluxo poder ser feito sempre que o usurio selecionar a opo errada ou estiver em uma tela indesejada, voltando sempre para a tela anterior.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

2 Opo Pontos Tursticos de So Paulo

Caso o usurio selecione a opo Pontos Tursticos de So Paulo sero exibidos todos os pontos tursticos da cidade, quando selecionado um ponto turstico sero exibidos as suas principais atraes, pontos de referncia e um mapa indicando a localizao, ento s clicar na opo FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal. Porm nessa opo existe mais um boto que poder ser selecionado antes de finalizar a operao o boto TRANSPORTES que se selecionado pelo usurio sero exibidos telefones de pontos de Txi alm das linhas de nibus que tem acesso ao local.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

3 Opo Pontos Tursticos do Rio de Janeiro

Caso o usurio selecione a opo Pontos Tursticos do Rio de Janeiro sero exibidos todos os pontos tursticos da cidade, quando selecionado um ponto turstico sero exibidos as suas principais atraes, pontos de referncia e um mapa indicando a localizao, ento s clicar na opo FINALIZAR que o sistema retornar para a tela principal. Porm nessa opo existe mais um boto que poder ser selecionado antes de finalizar a operao o boto TRANSPORTES que se

selecionado pelo usurio sero exibidos telefones de pontos de Txi alm das linhas de nibus que tem acesso ao local.

Todo esse fluxo est representado no Fluxograma abaixo.

[pic]

Para as duas etapas sero disponibilizados em cada quiosque, trs terminais para consulta e um servidor, conforme a figura 5.1.

[pic]

Fonte figura 5.1: http://www.ltsp.org/

Para a duas etapas do projeto, foram criadas estatsticas para prever os acessos.

As estatsticas sero divididas em trs grficos, conforme segue abaixo.

O primeiro grfico ser para prever se o maior acesso ser durante a Copa do Mundo ou durante os Jogos Olmpicos. Segue o grfico.

[pic]

Como podem ver os Jogos da Copa do Mundo teve 70% dos acessos contra 30% dos acessos dos Jogos Olmpicos, tendo visto que o Mundo inteiro tem um grande encanto com a Copa, principalmente os brasileiros que tem o futebol como uma das suas paixes nacionais.

O segundo grfico ser para prever se o maior acesso durante a Copa do Mundo ser na cidade de So Paulo ou do Rio de Janeiro. Segue o grfico.

[pic]

Como podem ver a Cidade de So Paulo teve 55% dos acessos contra 45% dos acessos da Cidade do Rio de Janeiro, tendo visto que a Cidade de So Paulo conhecida como uma das maiores cidades do Mundo. Claro que a cidade do Rio Janeiro ter muitos acessos, pois quem no quer ir conhecer o Maracan.

O terceiro grfico ser para prever se o maior acesso durante os Jogos Olmpicos ser na cidade de So Paulo ou do Rio de Janeiro. Segue o grfico.

[pic]

Como podem ver a Cidade de So Paulo teve somente 20% dos acessos contra 80% dos acessos da Cidade do Rio de Janeiro, tendo visto que a Cidade de So Paulo conhecida como uma das maiores cidades do Mundo, porm o Rio de Janeiro ter um grande nmero de acessos pois, a cidade ser sede dos Jogos Olmpicos de 2016, acredito que o nmero de turistas na cidade ser altssimo.

6. CONCLUSO

DIANTE DE TODAS AS PESQUISAS EM MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, SITES, E AT MESMO EM TRABALHOS DE PESQUISA ELABORADOS E PUBLICADOS POR PESQUISADORES, CONCLUMOS QUE OS TERMINAIS DE COMPUTADORES SERO DE GRANDE AJUDA AOS TURISTAS DURANTE OS JOGOS DA COPA DO MUNDO E NOS JOGOS OLMPICOS.

Os terminais facilitaro as pessoas a obterem mais informaes dos eventos com muita facilidade, alm que trazer as melhores atraes das Cidades de So Paulo e Rio de Janeiro com mapa de localizao e informaes dos meios de transportes, para que assim tenham melhor facilidade de chegar aos locais desejados.

Com os grficos que contempla o trabalho, pode-se visualizar a quantidade de acessos que tero os terminais.

Pode-se encontrar tambm, a lgica de utilizao dos terminais e ainda fluxogramas demonstrando todo o processo.

Uma sugesto que nos quiosques sejam disponibilizados atendentes, que podero auxiliar os usurios na utilizao dos terminais.

Para o projeto foi escolhido a utilizao do Sistema Operacional Linux, pelo seu baixo custo e pela maior segurana, j que os terminais sero utilizados por diversos usurios. o melhor de tudo um software livre.

O LTPS ( Linux Terminal Server Project) o componente do Linux que foi utilizado, tambm tem um baixo custo, assim no gerando um grande gasto aos desenvolvedores.

Os terminais Thin Client que sero disponibilizados nos quiosques tero um consumo muito baixo de energia, alm de reutilizar mquinas antigas para assim poder colaborar com a reciclagem do lixo eletrnico e ajudando a manter a preservao do meio ambiente. Acredito que isso seja uma das maiores vantagens desses terminais.

Portanto, inserir esses terminais nas estaes de metr uma inovao para os eventos que sero realizados no Brasil.

Assim, o uso da tecnologia em todas as reas de grande utilidade, por isso precisamos mostrar as nossas autoridades essa necessidade.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SITES CONSULTADOS

http://www.ltps.org

http://www.vivaolinux.com.br

http://www.pt.wikipedia.org/wik.tts

http://pt.wikipedia.org/wiki/thin-client

http://www.guiadopc.com.br/artigos/3394/as-10-principais-diferencas-entre-o-windows-elinux.html

http://focalinux.cipsga.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen