Sie sind auf Seite 1von 3

COUTRIN, Victor Santiago Ruy; MELO, Raquel Barros de.

Orientador: Lus Antnio Francisco de Souza - Departamento de Sociologia e Antropologia, UNESP Campus de Marlia. Um novo modelo de segurana pblica baseado em planos locais e polticas pblicas.

Resumo O projeto de extenso que est em processo se baseia em um curso intitulado: Segurana Pblica no Brasil. Novos paradigmas, cenrios e atores. Nas duas ltimas dcadas, a segurana pblica passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao Estado de Direito no Brasil. Os problemas relacionados ao aumento das taxas de criminalidade, degradao do espao pblico, violncia policial, superpopulao e rebelies em presdios, s condies de internao de jovens em conflito com a lei, ao aumento dos custos operacionais do sistema criminal e eficincia da investigao policial representam desafios para o sucesso do processo de consolidao poltica da democracia no Brasil. O projeto visa envolver vrios atores sociais (comunidade e profissionais) para discutir estas questes no plano local. Introduo

O modelo de segurana pblica no Brasil resqucio de uma concepo de segurana como problema de Estado e baseado num sistema fechado, burocrtico e hierrquico dos rgos tradicionais de aplicao da lei. A crise do sistema penitencirio e do sistema scio-educativo, a expanso das taxas de encarceramento, a disseminao do crime organizado, bem como a persistncia da violncia na sociedade brasileira contempornea, apontam os limites do modelo e abrem as portas para inovaes e novos atores. Enquanto o homicdio ainda pode ser considerado uma epidemia no Brasil, os jovens das nossas grandes periferias so suas principais vtimas e apresentam situao de alta vulnerabilidade s drogas e ao crime. Ao lado da discusso sobre a reforma das polcias e de novas modalidades de policiamento preventivo, coloca-se o problema do controle democrtico na segurana e no sistema judicirio. Cultura da paz, policiamento de proximidade, acesso justia, reformas urbanas, novas modalidades de preveno, participao comunitria,

transparncia, accountability, planos locais de segurana e foco nas vulnerabilidades apontam para o futuro da rea. O curso pretendeu apresentar reflexes, idias e exemplos que assinalam o surgimento de novas concepes de segurana.

Objetivos

O objetivo deste projeto de extenso criar um forum de debates e discusses com a comunidade sobre problemas de segurana pblica com nfase em planos locais de segurana e participao comunitria nas cidades de Marlia, Assis, Pompia e regio. Aps feedback extrado dos alunos por meio de questionrios, em relao metodologia do curso e sugestes para outros temas, distribudos ao trmino das aulas, bem como, relatrios das aulas produzidas por pesquisadores do Observatrio de Segurana Pblica da UNESP, dar origem a um banco de dados do qual servir de material para a publicao de uma cartilha sobre segurana pblica. E assim, produzindo novos caminhos na rea da segurana pblica por meio de boas prticas na sociedade comunitria.

Mtodos/Procedimentos

A primeira etapa da pesquisa constitui o espao terico que ainda est em processo de anlise. Por meio de um curso de extenso, pretendeu-se atingir diferentes lideranas comunitrias, profissionais da sade e da educao, profissionais da segurana, membros de organizaes da sociedade civil, alunos de graduao e de psgraduao. O mtodo de anlise foi emprico.

Resultados

Nesta segunda etapa, o curso ocorreu do dia 18/07 ao dia 21/07 e contou com a presena de 30 pessoas. O grupo tinha um perfil bem heterogneo, desde estudantes at profissionais das mais variadas reas no que tange segurana pblica. Polcia Civil e

Militar, assistentes sociais, professores universitrios, agentes penitencirios e funcionrios da Fundao CASA. A terceira etapa consistir na redao final do projeto.

Concluso

Os resultados parciais do projeto ainda encontram em andamento. O projeto opera com o levantamento bibliogrfico e com base nos relatrios do curso de extenso. Referncias OSP Observatrio de Segurana Pblica. Boas prticas e avaliao das aes relativas s polticas de segurana pblica, no Estado de So Paulo.Disponvel em:<http://observatoriodeseguranca.org>.

Das könnte Ihnen auch gefallen