Sie sind auf Seite 1von 3

FACULDADE VALE DO GORUTUBA Curso de Administrao Disciplina: Custos Empresariais- Prof.

Esio Kennedy Souza Silva

CUSTEIO VARIVEL Para Koliver (2000), o custeio varivel est alicerado na apropriao de todos os custos variveis diretos ou indiretos aos portadores finais dos custos, fundamentado, na relao entres esses e o grau de ocupao da entidade. Para Horngren, Foster e Datar (2000), p.211), custeio varivel o mtodo de custeio de estoque em que todos os custos de fabricao variveis so considerados custos inventariveis. Todos os custos de fabricao fixos so excludos dos custos inventariveis: eles so custos do perodo em que ocorreram. Lopes de S (1990, p. 108) diz que o custeio varivel oo processo de apurao de custo que exclui os custos fixos. Para Leone (1997, p 322), o critrio do custeio varivel fundamenta-se na idia de que os custos e as despesas que devem ser inventariveis (debitadas aos produtos em processamento ou acabados) sero apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variveis em relao a uma medida (referncia, base, volume) dessa atividade. Para Martins (1996, p. 216) No Custeio Direto ou Custeio Varivel, s so alocados aos produtos ou custos variveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do perodo, indo diretamente para o Resultado: para os estoque s vo, como conseqncia, custos variveis. VANTAGENS DO CUSTEIO VARIVEL Algumas vantagens o uso do Custeio Varivel, a seguir: a) o custo dos produtos so mensurveis objetivamente, pois no sofrero processos arbitrrios ou subjetivos de distribuio dos custos comuns; b) o lucro lquido no afetados por mudanas de aumento ou diminuio de inventrios; c) os dados necessrios para anlise das relaes custo-volume-lucro so rapidamente obtidos no sistema de informao contbil; d) mais fcil para os gerentes industriais entenderem o custeamento dos produtos sob o custeio varivel, pois os dados so prximos da fbrica e de sua responsabilidade, possibilitando a correta avaliao de desempenho setorial; e) o custeamento varivel totalmente integrado com o custo padro e o oramento flexvel, possibilitando o correto controle de custos; f) o custeamento varivel constitui um conceito de custeamento de inventrio que corresponde diretamente aos dispndios necessrios para manufaturar os produtos;

g) o custeamento varivel possibilita mais clareza no planejamento do lucro e na tomada de deciso; h) o custeamento varivel apresenta de imediato a margem de contribuio; i) a gerao de informaes para a administrao, quando se deseja saber, com segurana, quais produtos, linhas de produtos, departamento, territrios de vendas, clientes e outros segmentos (ou objetivos) que so lucrativos e onde a Contabilidade de custos deseja investigar os efeitos inter-relacionados das mudanas ocorridas nas quantidades produzidas e vendias, nos preos e nos custos de despesas; j) os custos peridicos no se escondem nos estoques de produtos fabricados e em andamento, fazendo com que as figuras de lucros sejam ilusrias; k) os custos fixos, peridicos e repetitivos, da forma como so destacados nas demonstraes de resultado, facilitam a viso do administrador sobre o montante desses custos e despesas e a influncia que tm sobre o lucro dos negcios; l) como produto paralelo que se destaca no emprego do custeio varivel esto os oramentos flexveis. DESVANTAGENS DO CUSTEIO VARIVEL a) a excluso dos custos fixos indiretos para valorao dos estoques causa a sua subavaliao, fere os princpios contbeis e altera o resultado do perodo; b) na prtica, a separao de custos fixos e variveis no to clara como parece, pois existem custos semivariveis e semifixos, podendo no custeamento direto incorrerem problemas semelhantes de identificao dos elementos de custeio; c) o custeamento direto um conceito de custeamento e anlise de custos para decises de curto prazo, mas subestima os custos fixos, que so ligados a capacidade de produo e de planejamento de longo prazo, podendo trazer problemas de continuidade para a empresa. d) As informaes do custeio varivel so bem aplicadas em problemas cujas solues so de custo alcance no tempo. Para obter solues de longo prazo, normalmente as informaes do custeio varivel no so recomendadas; e) O trabalho de anlise das despesas e custos em fixos e variveis dispendioso e demorado. Sempre devero ser feito estudos de custos x benefcios; f) Os resultados do custeio varivel no so aceitos para a preparao de demonstraes contbeis e de uso externo.

MARGEM DE CONTRIBUIO a diferena entre a Receita e o Custo Varivel . O conceito de Margem de Contribuio est associado identificao do custo imediatamente "emergente"na produo de determinado produto. O custo que varia de acordo com a produo, ou seja, o que surge em funo dela e que se chama "varivel" vai nos possibilitar o clculo do lucro. PONTO DE EQUILBRIO Significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos.

Das könnte Ihnen auch gefallen