Sie sind auf Seite 1von 9

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 8 Ferramentas da Qualidade


Objetivos da aula:
Na aula anterior, iniciamos nosso caminho no PDCA por meio do P e do D e vimos a padronizao como um caminho para garantir a execuo do que foi planejado sem necessidade de planejar a cada giro do ciclo. Vamos, agora, continuar o ciclo por meio do C e A, vendo como avaliar se o executado foi realizado como previsto e, se no, como achar a causa fundamental para fazer o bloqueio do problema.

FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Em muitas empresas, costuma-se tomar decises baseadas em sentimentos. Eu acho, eu acredito so expresses fceis de encontrar em reunies nas quais esto sendo tomadas decises importantes. De acordo com Ishikawa (1986, p.99), o controle da qualidade uma gesto baseada em fatos e dados. Deve-se sempre tomar uma deciso e conduzir as aes por meio do auxlio de ferramentas estatsticas. Diversas ferramentas esto disponveis para se trabalhar com qualidade, algumas delas muito simples e outras muito complicadas. Nas aulas anteriores, vimos as ferramentas de fluxograma e 5W2H, que so simples e ajudam a organizar o trabalho. Apresentaremos, aqui, as Sete Ferramentas do Controle da Qualidade.

Faculdade On-Line UVB

Gesto da Qualidade

50

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

AS SETE FERRAMENTAS DO CQ
O nome das ferramentas foi baseado no monge mitolgico Benkei, que possua sete poderes para resolver problemas. As sete ferramentas, de acordo com Ishikawa (1986, p.197) podem resolver 95% dos problemas de uma organizao e esto listadas a seguir: 1. Folha de verificao. 2. Diagrama de Pareto. 3. Diagrama de Causa e Efeito. 4. Estratificao. 5. Histograma. 6. Diagrama de disperso. 7. Grficos e cartas de controle.

FOLHA DE VERIFICAO
Para tomarmos aes baseadas em fatos e dados, precisamos ter em mos dados confiveis. Se os dados esto errados, nossas aes sero tambm erradas. Quando vamos coletar dados, essencial esclarecer sua finalidade, garantir que os dados coletados reflitam os fatos e sejam coletados de maneira fcil. A folha de verificao um formulrio que permite facilitar a coleta de dados e organiz-los para serem usados depois. No existe uma regra para cri-la, pois cada caso merece um estudo diferente. A seguir, temos, como exemplo, uma folha de verificao para levantamento de defeitos em um produto. Observe que, utilizando essa folha de verificao, fica fcil: - saber quais defeitos so importantes. - assinalar os defeitos encontrados. - visualizar os maiores problemas encontrados.

Faculdade On-Line UVB

51

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

Folha de Verificao Produto: Estgio de fabricao: Inspeo final Tipo de defeito: Marca, pea incompleta, trinca, deformao Total inspecionado: 1.525 Observaes: Todos os itens inspecionados Defeito Marcas na superfcie Trincas Pea incompleta Deformao Outros Total rejeitado Marca //// //// //// //// //// //// /// //// TOTAL: //// ////

Data: Seo: Inspetor: Lote n: Pedido n: Subtotal 17 11 26 3 5 62 42

//// // / //// //// //// /

//// //// //// //// //// //// //

Folha de verificao para itens defeituosos

DIAGRAMA DE PARETO
Usado para ressaltar a importncia relativa entre vrios problemas ou condies, no sentido de: escolher ponto de partida para a soluo de um problema, avaliar um progresso ou identificar a causa bsica de um problema. Em geral, teremos, ento, melhores resultados, se atuarmos na barra mais alta do grfico do que nos embaraando na barras menores.

Faculdade On-Line UVB

Gesto da Qualidade

Diagrama de Pareto - Custos Para Atender Reclamaes nos Servios Externos

52

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO


Deve ser usado quando voc necessitar identificar, explorar e ressaltar todas as causas possveis de um problema ou condies especficas. O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido para representar a relao entre o efeito e todas as possibilidades de causas que podem contribuir para o efeito. O efeito ou problema colocado no lado direito do grfico e os grandes contribuintes ou causas so listados esquerda. Criado em 1953, pelo professor Kaoru Ishikawa, tambm chamado de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. O diagrama de causa e efeito desenhado para ilustrar, claramente, as vrias causas que afetam um processo por classificao e relao delas. Para cada efeito, existem, seguramente, inmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas em seis categorias, conhecidas como os 6M: medida, mtodo, mo-de-obra, meio, material e mquina. Voc pode usar qualquer classificao de categorias principais que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente.
Faculdade On-Line UVB

53

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

A partir de uma bem definida lista de possveis causas, as mais provveis so identificadas e selecionadas para uma melhor anlise. Lembre-se de eliminar a causa e no o sintoma do problema. Investigue, to fundo quanto possvel, a causa e o que contribui para ela.

HISTOGRAMA
Uma amostra deve ser escolhida de forma a refletir as caractersticas da populao. (Amostragem Aleatria). Medindo-se as caractersticas de uma amostra, faz-se uma deduo (inferncia) sobre a populao. Uma grande quantidade de dados torna difcil a interpretao para a tomada de deciso. Se todos os fatores que envolvem um processo (Homem, Mquina, Matria prima etc.) fossem perfeitamente constantes, todos os dados teriam os mesmos valores. Entretanto, isso impossvel e inevitvel que um conjunto de dados tenha uma variao. Um histograma revela quanto de variao existe em qualquer processo e um mtodo para, em um rpido exame, por meio da amostra, conhecer a populao. Um histograma tpico tem a seguinte forma:
Faculdade On-Line UVB

54

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

Observe a curva superposta ao tradicional grfico de barras. A curva mostrada aqui a normal, na qual a maioria das medidas se concentra em torno da medida central e, grosso modo, igual nmero de medidas situa-se de cada lado deste ponto. Vrias amostras aleatrias de dados sob controle estatstico seguem esse modelo, conhecido como curva do sino. Outras formas ocorrem, com um acmulo de dados em pontos afastados da medida central para a direita ou para a esquerda. Tais distribuies so chamadas inclinadas.

DIAGRAMA DE DISPERSO
Usado quando voc necessitar visualizar o que acontece com uma varivel quando outra varivel se altera, para saber se as duas esto relacionadas. O diagrama de disperso no prova que uma varivel afeta a outra, mas torna claro se uma relao existe e em que intensidade. No diagrama a seguir, verifique se a venda de cerveja aumenta com a temperatura ambiente.

Faculdade On-Line UVB

55

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

Note como os pontos marcados formam um padro de grupamento. A direo e espessura do grupamento indicam a intensidade da relao entre as variveis 1 e 2. Quanto mais o grupamento tender a uma linha reta, maior ser a relao entre as duas variveis.

CARTA DE CONTROLE
O grfico de controle um tipo de grfico em linha utilizado para avaliar e manter a estabilidade do processo. Uma linha central e limites de controle, superior e inferior, so desenhados no grfico. Os dados so coletados no decorrer do tempo e os valores so plotados no grfico.

Esses limites so determinados, considerando-se a operao normal do processo e servem como guias para controlar o estado do processo. Plotando as mdias das amostras na carta, possvel verificar se os pontos esto fora dos limites de controle ou se formam padres no definidos. Se qualquer desses casos ocorrer, o processo dito fora de controle.
Faculdade On-Line UVB

56

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb
As variaes dentro dos limites de controle ou que no formam padres no definidos so variaes normais do processo geradas por causas aleatrias. Caso contrrio, as variaes so devidas a causas especficas, que deveriam ser investigadas e eliminadas, tornando, assim, o processo mais estvel. Lembre-se: Controle no significa, necessariamente, que o produto ou servio atender suas expectativas. Significa, apenas, que o processo consistente (pode ser consistentemente ruim). Por exemplo:

Nesse caso, o processo est controlado, mas no capaz de atender s especificaes. Lembre-se, apenas, que especificao algo que voc espera atingir, e limite de controle aquilo que o processo pode fornecer com consistncia. Deve ser salientado que as cartas de controle normalmente mostram apenas os limites de controle. O exemplo acima somente para fins ilustrativos.

Sntese Gesto da Qualidade


Nesta aula, conhecemos as ferramentas da qualidade, sua aplicao e alguns exemplos. Na prxima aula, prosseguiremos atuando no processo pela melhoria da qualidade. At breve.

Faculdade On-Line UVB

57

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR ISO 9000: sistemas de gesto da qualidade fundamentos e vocabulrio. Rio de Janeiro, 2000. CAMPOS, Vicente F. Gerncia da Qualidade Total: estratgia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Rio de Janeiro: Bloch, 1990. KUME, Hitoshi. Mtodos estatsticos para a Melhoria da Qualidade. So Paulo: Gente, 1993. SHIBA, Shoji. TQM: quatro revolues na gesto da qualidade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997.

Faculdade On-Line UVB

58

Aula 08 Ferramentas da Qualidade

Gesto da Qualidade

Das könnte Ihnen auch gefallen