Sie sind auf Seite 1von 11

MDULO DIDTICO DE FILOSOFIA

CORPO E PSIQUISMO INTRODUO Pense nas seguintes situaes. Algumas pessoas arriscam suas vidas numa escalada, tendo em vista desfrutar de uma bela paisagem ou pelo prazer de vencer desafios. Outras sero capazes de atos de solidariedade envolvendo grande sacrifcio, como o de dividir seu alimento com outra pessoa, mesmo tendo muito pouco. Isto nos leva a crer que, em se tratando do ser humano, a mera sobrevivncia e bem estar do corpo parecem no ter a ltima palavra. No raramente falamos que a mente deve controlar o corpo ou que o ser humano deve ser definido pelas suas crenas, desejos e sentimentos e no por suas caractersticas fsicas, como cor de pele, gnero e assim por diante. Afirmamos tambm que a posse da razo que nos distingue dos outros animais e que no basta ter um corpo saudvel, preciso cultivar tambm a mente. As artes plsticas, a poesia e a literatura nos remetem com freqncia a estas duas dimenses do humano. O quadro de Ren Magritte, ao lado, faz-nos pensar na pessoa composta por uma parte terrena e carnal e outra parte celestial e etrea. O fragmento de poema abaixo sugere que o corpo uma espcie de outro com quem o eu se defronta e com quem no se reconhece plenamente; fala de uma distncia, um estranhamento entre o poeta e seu corpo.

As contradies do corpo Meu corpo no meu corpo, iluso de outro ser. Sabe a arte de esconder-me e de tal modo sagaz que a mim de mim ele oculta. (...) O seu ardil mais diablico est em fazer-se doente. Joga-me o peso dos males que ele tece a cada instante e me passa em revulso. (....) Meu corpo ordena que eu saia em busca do que no quero, e me nega, ao se afirmar como senhor do meu Eu convertido em co servil. Meu prazer mais refinado, no sou eu quem vai senti-lo. ele, por mim, rapace, e d mastigados restos minha fome absoluta. Se tento dele afastar-me, por abstrao ignor-lo, volta a mim, com todo o peso de sua carne poluda, seu tdio, seu desconforto. Quero romper com meu corpo, quero enfrent-lo, acus-lo, por abolir minha essncia,

mas ele sequer me escuta e vai pelo rumo oposto. J premido por seu pulso de inquebrantvel rigor, no sou mais quem dantes era: com volpia dirigida, saio a bailar com meu corpo (ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo. Rio de Janeiro, Record, 1984).

Quando queremos nos referir a uma dimenso do ser humano diferente da dimenso fsica ou corprea, usamos os termos alma, mente ou razo, tanto em nossa linguagem cotidiana quanto na filosfica. O uso que se faz destes termos bastante variado: 1- o termo alma est associado principalmente idia de vida. Desde os primrdios do pensamento humano, nos mitos, a alma vista como o que vivifica a matria, e a morte pensada como separao entre a alma e o corpo. O termo psyche, em grego, que traduzimos por alma, significa sopro e tambm princpio vital. A alma, assim concebida, no necessariamente imaterial: enquanto sopro, a alma pode ser imaginada como uma espcie de corpo mais tnue. A idia de que a alma persiste depois da morte do corpo encontrada em muitas religies; 2- j o termo mente usualmente se refere dimenso da interioridade, aos pensamentos, idias, opinies e emoes (medo, alegria) das pessoas; 3- por fim, o termo razo, na maior parte das vezes significa o que, no ser humano, se ope s paixes ou aos desejos, que seriam mais imediatamente ligados s necessidades do corpo. Estas distines, porm, no so rgidas. Da parte de pessoas curiosas, comum se perguntarem se a alma existe ou se o que existe simplesmente o corpo, sobre as caractersticas da alma ou da mente (material ou imaterial?) e sobre suas relaes com o corpo (que parte do ser humano o comanda, a razo ou os instintos?). Questes como estas so feitas especialmente pelos filsofos: alguns desenvolvero argumentos para provar que existe, para alm da matria, a alma imaterial e imortal defendendo, portanto, uma posio dualista. Outros tentaro provar que o que chamamos de alma, ou de mente, , na verdade, uma funo ou aspecto do corpo defendendo uma posio monista. Entre estes extremos, posies intermedirias podem ser encontradas. (Ver, para uma definio mais desenvolvida destes termos as OPs Corpo e Psiquismo I e II). As diferentes teorias apresentadas pelos filsofos no so meramente disputas verbais ou meros exerccios de raciocnio. Na verdade, elas afetam diretamente o modo de compreendermos a ns mesmos como seres humanos. Apresentaremos aqui, a respeito do corpo e da alma, as idias de alguns importantes representantes dos diferentes momentos histricos da filosofia.

1-

A FILOSOFIA ANTIGA: Os materialistas e Plato

Alguns dos primeiros filsofos gregos, denominados pr-socrticos, construram teorias que explicavam as vrias dimenses da realidade a partir de um princpio material, como a gua ou o ar, ou os quatro elementos (gua, ar, terra e fogo). Segundo Leucipo e Demcrito (sec. IV a. C.), a realidade se compe de tomos, minsculas partculas indivisveis, e do vazio entre eles. O vazio possibilita o movimento dos tomos e tudo o que existe origina-se a partir da unio e da separao de tomos semelhantes entre si. As almas, como tudo o mais, tambm tm origem na conjuno de tomos, s que mais leves, esfricos, mveis e penetrantes. Sensaes (paladar, audio, tato) e pensamento resultam do movimento dos tomos no corpo humano. Os atomistas antigos so, portanto, representantes de uma posio monista, pois, segundo eles, o psquico e o fsico so manifestaes diferentes de uma mesma realidade material. Plato (427-347a.C) colocou-se a si uma tarefa: demonstrar, contra aqueles que pensavam serem todas as coisas explicveis pelos princpios materiais, que a alma tem uma natureza no material e diferente da realidade sensvel e corprea. Este um dos pontos mais importantes de sua filosofia. Por um lado, a alma , por sua natureza, superior ao corpo e deve comand-lo: Por exemplo, quando o corpo tem sede, a alma no o impede de beber? E quando tem fome no o impede de comer? pergunta ele, em seu dilogo Fdon. Por outro, ele retoma da tradio rfica a idia de que o corpo o tmulo da alma, ou seja, pensa que, quando a alma est em contato com o corpo e com as coisas sensveis, ela se desvia de seu objetivo, que o conhecimento da verdade. Assim, filosofar aprender a morrer, o que quer dizer que a filosofia um modo de, pelo exerccio do pensar, separar a alma do corpo, ou seja, de desinteressar-se das coisas sensveis e aproximar-se do mundo inteligvel e divino. Cabe lembrar que a doutrina da alma de Plato muito complexa, e apresenta-se com variaes em suas diferentes obras. Aqui vamos explorar apenas alguns argumentos de Plato a favor da imaterialidade da alma, numa famosa passagem do dilogo Fdon, que exerceu grande influncia no pensamento posterior ao filsofo.

CONTEXTO DO ARGUMENTO: Para entender o que se segue, preciso ter em mente que os participantes do dilogo, Scrates e Cebes, j se colocaram de acordo quanto ao seguinte: 1- o homem composto de corpo e alma mas no se sabe se a alma material ou imaterial; 2- o que composto, como o corpo, se decompe e morre; j o que simples e imaterial no se decompe; 3- existem dois tipos de coisas: as coisas sensveis, que so visveis e compostas (e, portanto, sujeitos a decomposio), e as coisas invisveis, perfeitas e imutveis (as idias, Scrates refere-se idia do Bem e de Belo que so imateriais e eternas). Conhecemos os corpos mediante as sensaes de nosso prprio corpo. E as coisas perfeitas, no sensveis, das quais temos as idias, como as conhecemos? Porque so invisveis, no podem ser conhecidas pelo corpo, logo, a outra parte do homem, a alma, que as conhece. O texto abaixo pretende provar como a alma, que conhece o imortal, tambm imortal, pois se assemelha a ele.

Scrates: Admitamos, portanto, que h duas espcies de seres: uma visvel, outra invisvel. Cebes: Admitamos. Scrates: Admitamos, ainda, que os invisveis conservam sempre sua identidade, enquanto que com os visveis tal no se d. Cebes: Admitamos tambm isso. Scrates: Bem, prossigamos. No verdade que ns somos constitudos de duas coisas, uma das quais o corpo e a outra a alma? Cebes: Nada mais verdadeiro. Scrates: Com qual destas duas espcies de seres podemos dizer, pois, que o corpo tem mais semelhana e parentesco? Cebes: Eis uma coisa que clara para toda gente: com a espcie visvel. Scrates: Por outro lado, o que a alma? Coisa visvel ou invisvel? Cebes: No visvel, ao menos aos homens, Scrates! (...) Scrates: Logo, a alma tem com a espcie invisvel mais semelhana do que com o corpo, mas este tem, com a espcie visvel, mais semelhana do que a alma? Cebes: Necessariamente, Scrates. Scrates: No dizamos, ainda, h pouco, que a alma utiliza s vezes o corpo para observar alguma coisa por intermdio da vis ta, ou do ouvido, ou de outro sentido? Assim, o corpo um instrumento, quando por intermdio de algum sentido que se faz o exame da coisa. Ento a alma, dizamos, arrastada pelo corpo na direo daquilo que jamais guarda a mesma forma, ela mesma se torna inconstante, agitada, e titubeia como se estivesse embriagada: isso, por estar em contato com coisas deste gnero. Cebes: Realmente. Scrates: Mas, quando, pelo contrrio, ela examina as coisas por si mesma, quando se lana na direo do que puro, do que sempre existe, do que nunca morre, do que se comporta sempre do mesmo modo (...) ela cessa de vaguear e, na vizinhana dos seres de que falamos, passa ela tambm a conservar sua identidade e seu mesmo modo de ser: que est em contato com coisas daquele gnero. Ora, este estado da alma, no o que chamamos pensamento? Cebes: Muito bem dito, Scrates, e muito verdadeiro. (...) Scrates: Tomemos agora outro ponto de vista. Quanto esto juntos a alma e o corpo, a este a natureza consigna servido e obedincia, e primeira comando e senhorio. Sob este novo aspecto, qual dos dois, no teu modo de pensar, se assemelha ao que divino, e qual o que se assemelha ao que mortal? (...) Cebes: Nada mais claro, Scrates. A alma, com o divino, o corpo, com o mortal. Scrates: Bem, examina agora, Cebes, se tudo o que foi dito nos conduz efetivamente s seguintes concluses: a alma se assemelha ao que divino, imortal, dotado da capacidade de pensar, ao que tem uma forma nica, ao que indissolvel e possui sempre do mesmo modo a identidade: o corpo, pelo contrrio, equipara-se ao que humano, mortal, multiforme, desprovido de inteligncia, ao que est sujeito a decompor-se, ao que jamais permanece idntico. Contra isto, meu caro Cebes, estaremos em condies de opor uma outra concepo, e provar que as coisas no se passam assim? Cebes: No, Scrates.

Scrates: Que se segue da? Uma vez que as coisas so assim, no acaso uma pronta dissoluo o que convm ao corpo, e alma, ao contrrio, uma absoluta indissolubilidade, ou pelo menos qualquer estado que disso se aproxime? (PLATO. Fdon 79a-80b. Traduo de Jorge Paleikat e Joo Cruz Costa. Coleo os Pensadores).

Atividade de compreenso Aps ler o texto acima, responda as seguintes questes: 1- Quais so as caractersticas dos seres visveis? E dos invisveis? 2- Explique em que situao a alma pode corromper sua verdadeira natureza. 3- Qual o sentido, no texto acima, do termo pensamento? 4- D uma razo pela qual, segundo Scrates, a alma se assemelha ao divino.

PARA PENSAR: O argumento de Plato (apresentado no dilogo por Scrates) pode ser assim reconstrudo: A alma semelhante s coisas invisveis. As coisas invisveis so indissolveis. Logo a alma indissolvel. Muitos intrpretes do dilogo Fdon observaram que os argumentos a favor da imortalidade da alma no so capazes de demonstrar a tese de forma conclusiva. Voc considera a argumentao de Plato satisfatria? Justifique sua resposta.

A ideia de que a alma tem uma natureza imaterial e eterna encontrou opositores. Um dos grandes argumentos contra ela que, de fato, no temos como separar a alma do corpo: a experincia nos mostra que nossos sentimentos e pensamentos so influenciados pelo que se passa em nosso corpo, de tal maneira que no h uma instncia independente do corpo e capaz de control-lo. Da alguns filsofos concluram que a natureza da alma corporal, sendo ela perecvel com o corpo. Michel de Montaigne (1533-1592), assim comenta as idias de Epicuro (sec. III a.C.) e de Lucrcio (sec I a.C.):

Percebiam [a alma] capaz de paixes diversas e agitada por vrios movimentos penosos, (...) ofuscada e confusa pela fora do vinho, deslocada de sua postura pelos vapores de uma febre intensa; adormecida pela aplicao de certos medicamentos e despertada por outros: A natureza da alma necessariamente material, pois armas materiais e choques causam-lhe sofrimentos (Lucrcio). Vamo-la paralisar e subverter todas as faculdades devido simples mordida de um co doente [hidrofbico], e no existir nenhuma razo to firme, nenhuma competncia, nenhuma virtude, nenhuma resoluo filosfica, nenhuma prontido de foras que a pudessem isentar de ficar exposta a esses acidentes; a saliva de um mastim [co] doente, vertida sobre a mo de Scrates, abalar toda sua sabedoria e todas suas to organizadas idias (...). MONTAIGNE. Ensaios (Trad. Rosemary Costhek Ablio) Livro II, cap. 12., p.325-326.

Leia mais: Uma importante defesa do aspecto mortal e material da alma est no breve texto de Epicuro, Carta sobre a Felicidade (a Meneceu).

A discusso filosfica, porm, no termina aqui. Algumas objees sero levantadas contra o monismo materialista, como: 1- os materialistas (ou monistas) confiam em nossa experincia para tirar concluses sobre a alma. Ora, no evidente que se possa faz-lo: o fato do pensamento se obscurecer com o vinho ou com a doena no nos autoriza a concluir que a alma material ou corporal; os defensores do dualismo como Plato e Descartes distinguem a situao da alma unida ao corpo e separada dele; 2-

se a alma material, porque apenas alguns seres materiais so dotados de pensamento? ; 3-na medida em que em que algo em ns parece opor-se s necessidades do corpo, no teramos que pensar que somos seres duais? e 4- se todo pensamento faz parte do mundo material, como poder o pensamento pretender conhecer o mundo material? Na modernidade, novos argumentos a favor do dualismo sero apresentados, sendo Descartes seu principal defensor. O monismo materialista surgir com fora no sculo XVIII, na filosofia da ilustrao.

2-

A FILOSOFIA MODERNA: Descartes e La Mettrie

Plato constri sua argumentao em torno da natureza imaterial e imortal da alma com um objetivo principal: vencer a morte, compreendendo que a alma imortal. Sua concepo de alma est marcada pela tradio religiosa rfica grega, envolvendo idias como a de purificao, ascese e da inferioridade do corpo em relao alma. O propsito de Descartes (1596-1650) mais preciso e limitado: ele quer construir um conhecimento verdadeiro, no qual s encontre lugar o que for indubitvel. Eu sempre tive um imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro nas minhas aes e caminhar com segurana nesta vida escreve ele no Discurso do Mtodo. Ora, ao buscar um conhecimento verdadeiro e seguro, nosso filsofo descobre que, ao contrrio do que pensa a maior parte das pessoas, mais fcil conhecer a alma do que o corpo. Ele vai demonstrar que estamos certos da existncia de nossa alma, de nosso pensamento, antes de estarmos certos da existncia dos corpos. Vejamos, passo a passo, a construo da argumentao de Descartes, que se encontra tanto no Discurso do Mtodo quando nas Meditaes Metafsicas. Para acompanhar a exposio, o aluno deve consultar o extrato do texto das Meditaes que se encontra no Roteiro de Atividade II Corpo e Psiquismo: o dualismo. 1- Para descobrir o que pode ser considerado absolutamente certo e indubitvel, Descartes se prope a levar a dvida ao seu extremo, examinando todas as suas opinies, at as que lhe parecem mais evidentes. Fazendo isto, ele chega concluso que pode duvidar de coisas que antes lhe pareciam certas, como do fato de que as coisas que v e sente sejam realmente tais como parecem. Isto porque, quando sonhamos, o que imaginrio nos parece real ora, toda nossa vida poderia bem ser um sonho, sem que ns soubssemos disso. O filsofo vai mais alm: possvel mesmo pensar que nada de corpreo exista realmente; nem o mundo, nem nenhum corpo, inclusive o seu prprio. Isto poderia realmente ocorrer, caso existisse um gnio maligno que colocasse em sua mente a impresso errnea de que h um mundo material. Descartes conclui a sua meditao: tenho que suspender meu juzo, a respeito de tudo o que me chega pela experincia e at da existncia das coisas materiais (ou seja: no posso nem afirmar nem negar a realidade das coisas matrias). (ver Primeira Meditao). 2- Posso agora levantar a questo: eu, que duvido de tudo, que me persuadi de que nada existe no mundo posso duvidar de que eu exista? J sei que posso duvidar da existncia dos corpos e do meu prprio corpo mas poderia tambm duvidar da minha existncia? Certamente no escreve Descartes na Segunda Meditao eu existia sem dvida, j que me persuadi ou apenas pensei alguma coisa. Mesmo que um gnio maligno me engane sobre tudo o mais, ele no pode enganar-me nisto: que eu existo toda vez que pensar alguma coisa. Ou, como, escreve no Discurso do Mtodo: Penso, logo existo. A experincia de pensar a experincia de ser. (ver a Segunda Meditao, pargrafos 1 a 4 e a Quarta Parte do Discurso do Mtodo). 3- Se coloquei em dvida a existncia dos corpos, no posso garantir que eu exista como corpo. Mas sei que existo e existo porque penso, duvido, imagino que exista um mundo, tenho sensaes, mesmo que os objetos que me parecem existir no existam. Posso estar enganado, portanto penso. E se penso, existo como ser que pensa: no posso duvidar de que sou uma coisa pensante. (Ver Segunda Meditao, pargrafos 5 a 9 e a Quarta Parte do Discurso do Mtodo). 4- Esta coisa pensante, Descartes chamar de alma. E assim ele prova que a alma mais fcil de conhecer do que o corpo, porque se podemos duvidar da existncia dos corpos (pois pode ser que os corpos dos quais temos idias no existam), no podemos duvidar de que pensamos. Prova-se assim a existncia da alma e que ela absolutamente diferente do corpo: a alma imaterial pois mesmo quando no sabemos se a matria existe, temos certeza de que a alma existe.

Apesar de usar a palavra alma, o que Descartes entende por ela bem diferente da concepo do senso comum e da concepo platnica. Isto porque a alma em Descartes no tem nenhuma relao essencial com a vida: ela no vivifica o corpo, ao contrrio, ela puro pensamento, substncia pensante (res cogitans). A concepo de alma de Descartes est mais prxima da mente, tal como a concebe a filosofia da mente contempornea, referindo-se ao contedo representativo do pensamento, embora seja importante no sistema cartesiano provar que a alma imaterial e imortal.

E os corpos? Existem realmente? A existncia dos corpos ou seja, da substncia material (res extensa) que compe o universo ser provada pelo filsofo, mas s depois de demonstrar a existncia e a bondade de Deus. Descartes compreende todo universo material, incluindo a os corpos vivos, a partir do modelo da mquina ( o chamado mecanicismo cartesiano, no qual o mundo se compe de matria e movimento). Os movimentos dos corpos vivos so gerados pelos espritos animais partes sutilssimas de matria que percorrem os nervos, fazendo com que o corpo responda a estmulos do exterior e tambm do interior. De modo que o movimento dos animais e todos os movimentos involuntrios dos seres humanos so explicados somente levando em conta a matria. ( de Descartes a primeira formulao de uma teoria dos movimentos reflexos). Os corpos so mquinas que funcionam por si, e no necessitam, para aquilo a que chamamos vida, da alma. Da que, segundo o filsofo, os animais no tm alma (teoria dos animais-mquina). J o homem composto por duas substncias distintas, o corpo e a alma; esta ltima, como vimos, define-se como pensamento (sensaes, emoes, opinies, idias), e, no homem que composto de corpo e alma, s necessria para explicar os movimentos voluntrios. Leia mais sobre a questo do corpo em Descartes, leia a Quinta Parte do Discurso do Mtodo.

Atividade de compreenso Leia o pargrafo 9 da Segunda Meditao (o texto se encontra no Roteiro de Atividade II: Introduo e dualismo), e fique atento seguinte passagem: Enfim, sou o mesmo que sente, isto , que recebe e conhece as coisas como que pelos rgos dos sentidos, posto que, com efeito, vejo a luz, ouo o rudo, sinto o calor. Mas dir-me-o que essas aparncias so falsas e que eu durmo. Que assim seja; todavia, ao menos, muito certo que me parece que vejo, que ouo e que me aqueo; e propriamente aquilo que em mim se chama sentir e isto, tomado assim precisamente, nada seno pensar. Descartes escreve muito certo que me parece que vejo, ouo e me aqueo. EXPLIQUE por que em Descartes a certeza da experincia de ver, ouvir e se esquentar mais forte do que a certeza da existncia dos objetos externos.

A crtica ao dualismo de Descartes: La Mettrie Uma das maiores dificuldades da teoria cartesiana, segundo a maioria de seus crticos, oferecer uma explicao satisfatria de como possvel a unio, no ser humano, de duas substncias to diferentes. Da viro as principais objees a seu dualismo. Outra objeo importante que Descartes faz uma passagem indevida do pensamento ao ser: ao contrrio do que afirma o filsofo, o fato de eu poder conceber em meu pensamento a alma sem o corpo no implica que a alma possa, na realidade, existir sem o corpo. Apesar de dualista, o pensamento cartesiano: 1- est na origem da viso cientfica do corpo humano, pois pensa o funcionamento deste independentemente de qualquer noo religiosa ou imaterial de alma; e 2- est na origem da filosofia da mente contempornea, pois de Descartes a idia de uma interioridade mental constituda das sensaes, desejos, opinies e idias como um domnio demarcado e a ser investigado. Filsofos como Julien Offray de La Mettrie (1709-1751), que tambm era mdico, opuseram-se ao dualismo cartesiano a partir de elementos fornecidos pelo prprio Descartes: se os corpos podem ser compreendidos como mquinas, se trazem em si a capacidade de se mover, nutrir e crescer, por que no poderiam tambm pensar? La Mettrie, por exemplo, leva s ltimas conseqncias a concepo cartesiana de um corpo-mquina e elabora a teoria do homem-mquina, afirmando que tudo no ser humano, inclusive seu pensamento e racionalidade, resultado de certas disposies materiais. As principais teses de La Mettrie so: 1- a experincia nos mostra que influncia entre o corpo e o que se chama alma to grande que no possvel acreditar que sejam separados; 2- no h uma diferena qualitativa entre os homens e os animais; 3- o corpo humano um conjunto de molas e engrenagens, e o que chamamos alma um princpio tambm material, localizado no crebro, que movimenta nosso organismo e nos habilita a pensar; 4- O pensamento, como o movimento, uma simples funo da matria organizada.

Os trechos abaixo apresentam alguns argumentos do mdico e filsofo para sustentar suas teses: Que seria necessrio a Canus Julius, a Sneca ou a Petrnio para mudar sua intrepidez em covardia ou fraqueza? Uma obstruo no bao, no fgado ou na veia porta. Por qu? Porque a imaginao se obstrui junto com as vsceras e da nascem todos os fenmenos singulares de afeco histrica e hipocondraca. (...)

Sem os alimentos a alma enlanguesce, entra em furor e morre abatida. (...) Mas alimente o corpo, verta em seus tubos sucos vigorosos, lquidos fortes: ento a alma, vigorosa como eles, se arma de coragem. (...) A bela alma e a potente vontade s podem agir enquanto as disposies do corpo lhes, e seus gostos mudam com a idade e a febre! Devemos ento nos admirar se os filsofos sempre tiveram em vista a sade do corpo, para preservar a sade da alma? Com efeito, se o que pensa em meu crebro no uma parte desta vscera, e logo do corpo, por que, quando tranquilo em meu leito eu concebo o plano de uma obra, ou sigo um raciocnio abstrato, meu sangue se aquece? Porque a febre de meu esprito se passa para minhas veias?(...) Dos animais ao homem, a transio no violenta, como conviro os verdadeiros filsofos. (...) Um gemetra aprendeu a fazer demonstraes e clculos como uma macaco a tirar ou colocar seu chapu (...) Tudo feito por signos e cada espcie compreende o que pode compreender. (...) Mas desde que todas as faculdades da alma dependem de tal forma da prpria organizao do crebro e de todo o corpo que elas no so seno esta prpria organizao; eis a uma mquina bem esclarecida! As roldanas, alguns recursos a mais que nos animais mais perfeitos, e recebendo assim mais sangue, a prpria razo dada. (...) A alma no mais que um termo vazio do qual ns no temos a mnima idia e do qual um bom esprito s deve se servir para nomear a parte que pensa em ns. Colocado o mnimo princpio de movimento, os corpos animados tero tudo o que lhes preciso para se movimentar, sentir, pensar, arrepender-se e agir, em suma, no fsico e no moral que dele depende. (La METTRIE, J. O. L'homme machine. ditions Bossard, 1921)

Questo de compreenso: Identifique, nos texto de La Mettrie, os pargrafos correspondentes s teses 1, 2, 3 e 4 expostas acima. Leia mais: para uma posio ctica sobre a questo a alma, leia o verbee Alma no Dicionrio Filosfico de Voltaire. O caminho aberto por La Mettrie no sculo XVIII foi explorado e expandido com grande preciso pelas neurocincias do sculo XX. Vejamos abaixo os desafios que as neurocincias colocaram filosofia.

3 A FILOSOFIA CONTEMPORNEA: A Filosofia da Mente frente ao desafio da Neurocincia. Do princpio do sculo XX at a atualidade, a compreenso filosfica do psiquismo humano vem sendo profundamente abalada pelo advento de uma cincia especificamente dedicada pesquisa do crebro, a chamada neurocincia. De maneira geral, o principal objetivo da neurocincia fornecer uma descrio to completa quanto possvel da organizao cerebral, sua estrutura e suas diversas funes. Hoje os neurocientistas j tm condies de localizar no crebro as reas responsveis por diversas capacidades mentais, como o pensamento racional, as emoes e os sentimentos. Como ilustra a figura abaixo, instrumentos sofisticados como os usados para obter imagens do crebro por ressonncia magntica, permitem observar, com detalhes, a atividade cerebral. Assim, os neurocientistas no esto mais restritos s limitaes impostas pela pesquisa do crebro sem vida, retirado da caixa craniana. Por meio de neuroimagem, aqui ilustrada, podem testar suas hipteses acompanhando em tempo real as reaes cerebrais. Embora seja uma cincia nova, as descobertas da neurocincia no deixam dvidas quanto dependncia de nossa atividade psquica (sensibilidade, emoes, capacidade cognitiva, etc) em relao ao crebro, ou seja, ao conjunto neuronal. J sabemos que determinadas substncias podem nos tranqilizar ou nos deixar eufricos ao interferirem na atividade cerebral. A degenerao de determinadas partes do tecido cerebral destri nossa capacidade de raciocnio. Nossa conscincia se mostra vulnervel ao de determinados anestsicos e assim por diante. (Ver exemplo desse ponto no Roteiro de Atividade III, Corpo e psiquismo). Ora, diante do surgimento da neurocincia e o seu desenvolvimento acelerado, como fica a compreenso filosfica do psiquismo humano? Recentemente, um novo ramo da filosofia se dedica a compreender o que a mente humana a chamada filosofia da mente. A maior parte de seus representantes procura levar a srio as descobertas da neurocincia. Alguns entendem que a neurocincia veio substituir o tratamento filosfico dos fenmenos mentais. A idia aqui que a neurocincia oferece todos os instrumentos necessrios para o entendimento da mente. J outros afirmam que a neurocincia tem limites, de tal maneira que h um conjunto de fenmenos mentais que no lhe so acessveis. Vejamos, em primeiro lugar, algumas posies amplamente favorveis neurocincia como explicao satisfatria do que seja a mente humana.

O materialismo reducionista (A teoria da identidade) A teoria da identidade, formulada por U.T. Place, J.J. Smart e Herbert Feigl afirma que os estados mentais so simplesmente estados fsicos do crebro. Nesse sentido podemos dizer que a teoria da identidade adota um monismo materialista. Ou seja, no existe uma substncia imaterial, alm do crebro, que possa ser responsvel por nossa vida mental (que Descartes, por exemplo, chamava de alma). Para essa corrente, o fato de um mesmo fenmeno poder ser descrito de vrias maneiras no significa que cada descrio corresponda a uma realidade diferente. verdade que existem vrias maneiras de se descrever um fenmeno: um relmpago, por exemplo, pode ser descrito como uma forte e bem desenhada luminosidade no cu, ou como algo que provoca medo, ou como uma descarga de eltrons. No entanto, no se quer afirmar com isso que haja trs fenmenos, mas apenas um. Do mesmo modo nossos pensamentos, sonhos e emoes podem ser descritos de diversas maneiras. Um pensamento, por exemplo, pode ser descrito como engraado ou como uma atividade de descarga eltrica das conexes dos neurnios em alguma parte do nosso crebro. Mas isto no significa que existam dois fenmenos. O ponto fundamental para os defensores da teoria da identidade que h uma clara superioridade da descrio cientfica com relao s descries que as pessoas comumente do aos fenmenos mentais. Assim, eles propem uma reduo do antigo vocabulrio que usamos para descrever os estados mentais ao vocabulrio proposto pela neurocincia da serem chamados de materialistas reducionistas. Segundo eles, podemos e devemos entender estados mentais (intenes, desejos ou pensamentos) como estados fsicos do crebro. Outros exemplos de reduo seriam os seguintes: a depresso pode ser totalmente compreendida como ausncia de serotonina no crebro, a ansiedade como uma descarga de adrenalina, etc. A posio reducionista assim expressa pelo neurocientista Antnio Damsio: Os neurnios, organizados em circuitos, comunicam-se por meio de reaes eletroqumicas. O padro ou o desenho dos circuitos o que permite a construo de todas as imagens. Isso vale tanto para o que se passa no mundo exterior vises ou sons, por exemplo como para imagens interiores, produzidas e transformadas por um estado emocional. So elas que constituem aquilo que chamamos de esprito humano. (Revista Veja, 13 de janeiro de 2010, p. 82).

O materialismo eliminativista O materialismo eliminativista defendido, entre outros, pelo filsofo Paul Churchland. De certa forma, essa posio se origina da teoria da identidade, uma vez que tambm afirma o monismo materialista. Entretanto, ela difere dessa teoria na medida em que adere totalmente ao domnio da neurocincia. Como vimos, a teoria da identidade ainda se compromete com a tarefa de traduzir o vocabulrio antigo em linguagem cientfica nova. No entanto, as explicaes comuns muitas vezes distorcem a natureza de nossa atividade mental. Devemos, ento, eliminar este modo coloquial e impreciso de se referir aos estados mentais e substitu-lo por termos cientficos. Vejamos o exemplo das bruxas dado por Churchland: A psicose um distrbio razoavelmente comum entre os seres humanos, e, sculos atrs, suas vtimas eram regularmente vistas como casos de possesso demonaca. A existncia de bruxas no era uma questo de controvrsia. Elas eram vistas ocasionalmente, em cidades ou aldeias, envolvidas em comportamentos incoerentes, paranicos, ou mesmo homicidas. Por fim, chegamos concluso que o conceito de bruxa um elemento de um arcabouo conceitual que interpreta de modo to absolutamente incorreto os fenmenos aos quais ele era regularmente aplicado que o emprego literal dessa noo deveria ser permanentemente eliminado. (CHURCHLAND, Paul. Matria e conscincia. Trad. de Maria Clara Cescato. So Paulo, Editora UNESP, 2004, p. 81)

Dessa forma, o conceito bruxa e tudo que ele implica foi eliminado do nosso vocabulrio (a no ser, claro, nas estrias ficcionais) tendo em vista conceitos que esclarecem o fenmeno da psicose de forma correta. Quanto a esse problema, podemos notar tambm que muitos fenmenos mentais que nos so muito familiares no parecem ser satisfatoriamente esclarecidos pelas explicaes comuns que as pessoas nos oferecem. Como afirma Churchland, sem os esclarecimentos da neurocincia ficamos simplesmente sem compreender de forma precisa e correta fenmenos como o sono, a memria e o raciocnio, para citar alguns exemplos. Da podemos extrair uma tese importante para os eliminativistas: a chamada psicologia popular, ou o modo comum pelo qual as pessoas entendem os fenmenos mentais, parece ser um estgio de nossa autocompreenso que a neurocincia poder um dia superar. Assim, talvez no precisaremos mais falar de intenes, desejos ou pensamentos, mas apenas de partes de nosso crebro. O materialista eliminativista aposta que, com o desenvolvimento da neurocincia, os conceitos neurocientficos podero adentrar o cotidiano das pessoas, substituindo completamente o vocabulrio comum.

Atividade de compreenso Pesquisas recentes em neurocincia mostram que a sndrome do pnico pode ser compreendida como um distrbio especfico na atividade dos neurotransmissores. Tendo em vista os argumentos do monismo materialista, explique o erro do seguinte argumento: 1. O transtorno do pnico reconhecido pela maioria das pessoas como um ataque sbito de ansiedade.

2. Um distrbio na atividade dos neurotransmissores no reconhecido pela maioria das pessoas como um ataque sbito de ansiedade. 3. Logo, o transtorno do pnico no um distrbio na atividade dos neurotransmissores.

As crticas ao reducionismo e ao eliminativismo Entretanto, diversos filsofos contemporneos no se deixam convencer por argumentos advindos dessas duas vertentes do materialismo. Embora vrios deles rejeitem o dualismo de substncia, de tipo cartesiano a existncia de uma alma separada e independente do corpo , eles entendem que o domnio da mente envolve fenmenos que no podem ser compreendidos nem a partir do materialismo reducionista, nem do materialismo eliminativista. Os filsofos em questo podem ser divididos, de maneira geral, em dois grupos: os defensores do dualismo de propriedade (Ned Block, Frank Jackson e Thomas Nagel) e os defensores do interpretacionismo (Donald Davidson e Daniel Dennet).

O dualismo de propriedade Nessa teoria, embora no haja a postulao de uma substncia no-fsica, a idia mostrar que a vida mental dotada de propriedades que no podem ser explicadas pelo vocabulrio da neurocincia. Isso porque a mente envolve estados qualitativos acessveis somente de forma introspectiva, do ponto de vista de quem tem a experincia. Vamos considerar a seguinte situao, inspirada num exemplo fornecido por John Heil: no interior da mata atlntica, uma rvore cai ao ser atingida por um raio. Poderamos perguntar o seguinte: ser que o impacto da rvore ao se chocar com o solo produz som, mesmo se no houver ningum para ouvi-lo? Uma primeira resposta parece ser, obviamente, afirmativa. Afinal, seria muito estranho dizer que um evento fsico como a propagao de ondas sonoras no ar dependa, para sua existncia, de seres com capacidade de audio. Quer tenha ou no pessoas perto do evento, isso no altera o fato objetivo de que o impacto gera o som. Entretanto, suponhamos que com o termo som algum queira referir-se no ao impacto de ondas no ar, passveis de ser mensuradas objetivamente, mas experincia pessoal de ouvir um som como o estalar de uma rvore que cai no solo. Neste segundo sentido, seu modo especial de existncia depende de um ser que o perceba. Vejamos. Seres humanos possuem condies especficas de audio. Somos sensveis a determinadas frequncias sonoras e insensveis a outras. Todo o aparato envolvido no processo auditivo nos permite ouvir da forma particular como o fazemos e de forma diferente de outras espcies. Os dualistas de propriedade afirmam ento que, sem a experincia auditiva gerada por esse aparato especfico, a idia mesma de som enquanto captado pelo ser humano seria vazia. O que est em jogo nesse contexto a diferena entre o plo da objetividade (mundo) e o plo da subjetividade (mente). certamente possvel medir e observar as reaes dos sujeitos ao som subjetivamente experimentado. Por meio de neuro-imagens, podemos observar as reas cerebrais estimuladas, que tipo de relao surge entre elas e assim por diante. Por outro lado, no podemos, ao menos do mesmo modo, observar o carter qualitativo da experincia o que para um sujeito experimentar um som no parece simplesmente acessvel a outrem. E o interessante que a descrio do comportamento, ou a descrio minuciosa sobre a seqncia de eventos fsicos no crebro quando algum escuta o som, no capacita essa pessoa que descreve a ter uma experincia subjetiva com o som. Thomas Nagel, por exemplo, afirma que algum poderia ser capaz de descrever o que ocorre no crebro quando comemos um chocolate, sem saber o que vivenciar essa experincia, ou seja, sem sentir o gosto do chocolate. (Ver, para comentrios e bibliografia, a Orientao Pedaggica: A posio monista. Avaliao critica). Em resumo, o dualismo de propriedade afirma que, embora os fenmenos mentais sejam causados pelo crebro, tais fenmenos possuem um modo especial de existncia. Ou seja, eles so dependentes do modo como os acessamos, a saber, de maneira introspectiva. Nesse sentido, eles no so acessveis da perspectiva objetiva da neurocincia. A posio defendida aqui no mais um dualismo substancial (existncia de uma alma independente do corpo), mas sim a afirmao da idia de que o mental diferente do cerebral e no pode ser reduzido a ele.

Atividade de compreenso Leia o texto abaixo e responda pergunta formulada ao final. O filsofo Frank Jackson props a seguinte situao: Maria uma cientista brilhante que, por alguma razo, desde que nasceu foi forada a investigar o mundo de dentro de um quarto no qual no havia nenhuma outra cor seno preto e branco. Mesmo sem nunca ter visto um objeto colorido sequer, ou talvez por isso mesmo, Maria se especializou em neurocincia da viso. Ela adquiriu toda a informao neurofisiolgica existente sobre o que ocorre no crebro quando vemos as cores. O que acontecer quando Maria deixar o seu quarto e enxergar ela mesma as cores dos objetos do mundo pela primeira vez? Ela aprender alguma coisa nova com essa experincia visual?

O interpretacionismo A posio interpretacionista postula que as explicaes comuns que damos ao comportamento dos seres humanos no podem ser substitudas pelo vocabulrio da neurocincia. Os filsofos Donald Davidson e Daniel Dennett, embora sejam monistas, afirmam que atribuir s pessoas desejos, intenes e pensamentos uma condio necessria para compreend-las. Considere essas situaes colocadas por Dennett: Imagine assistir a algum pegando mas e no ter menor idia do que ele est fazendo. Imagine perceber duas crianas disputando o mesmo ursinho de pelcia e no ocorrer a voc que as duas o querem. (DENNET, D. The intentional instance. MIT Press, 1989, p. 8) Nesses casos, tratar-se-ia de um indivduo que, embora consciente de objetos ou eventos fsicos, no compreende ou leva em conta estados ou processos mentais. O que seria o mundo social para esse indivduo? Como ele compreenderia os outros seres humanos, suas aes, seus pensamentos ou desejos? Como ele compreenderia seus prprios pensamentos? O que importa notar que em geral, o comportamento interpretado luz de estados mentais como desejo, crena, inteno e assim por diante. Esse o modo comum pelo qual os seres humanos se entendem entre si. Sem esta perspectiva, torna-se difcil haver uma explicao em termos de qualquer motivo ou razo. Para algum incapaz de interpretar os movimentos corporais por meio de estados mentais, a ao e toda a vida mental das pessoas permaneceriam um verdadeiro mistrio. Para o filsofo Daniel Dennett, quando estamos diante da tarefa de explicar o comportamento de um sistema complexo, adotamos a chamada postura intencional. A postura intencional implica a atribuio de estados mentais, particularmente o desejo e a crena que podem explicar a ao. Nesse sentido, a adoo de uma postura eliminativista na tentativa de predizer o comportamento de seres humanos seria menos errada do que penosa. Suponhamos que algum queira interpretar um comportamento simples como beber um copo dgua. Seria extremamente difcil lidar com tantos estados fsicos envolvidos nessa ao. Teramos que fazer uma lista no s de estados cerebrais, mas tambm de movimentos corporais, determinados msculos e articulaes envolvidos nessa ao. Em suma, a tarefa poderia ser enorme. Claro que em determinados contextos, por exemplo, de pesquisa cientfica, o eliminativismo pode ter todo sentido. Mas, ao menos no contexto cotidiano, no fcil mostrar a razo pela qual devemos abandonar a postura intencional. Realmente, parece muito mais fcil explicar a ao atravs de um desejo como a sede e de um pensamento de que beber um copo dgua um meio de matar a sede. Para Dennett, quando o que est em questo fornecer razes para o comportamento humano, no parece haver expedientes explanatrios to eficazes quanto esse.

Atividade de compreeenso Suponha a seguinte seqncia de eventos: Joo entrou no quarto, percorreu seu interior e saiu. Considere as duas explicaes a seguir: (a) Talvez Joo tenha desejado o objeto que ele acreditava estar no quarto. (b) Talvez Joo faa isso todos os dias: ele entra no quarto, percorre seu interior e sai. IDENTIFIQUE a explicao intencional e a no intencional. JUSTIFIQUE sua resposta.

CONCLUSO O que vimos acima foram algumas perspectivas importantes de anlise do problema das relaes entre o corpo e psiquismo. Evidentemente, h outras perspectivas, que ou aprofundam aquelas apresentadas acima, ou colocam o problema em outros termos. Aqui no o lugar de optar por alguma das posies, mas de apresentar diferentes perspectivas de anlise do problema. De qualquer maneira, podemos dizer, em termos gerais, que, na passagem da filosofia antiga para a moderna, o que se abandona uma idia da alma como fonte de vida, passando esta a ser pensada como mente, ou puro pensamento. Na passagem da filosofia moderna para a contempornea, o dualismo de substncia que se enfraquece. A questo que fica para a contemporaneidade definir a tarefa da filosofia numa poca em que a neurocincia avana a passos largos na compreenso dos processos da mente humana. O filsofo pode sempre levantar o problema e o faz de que a neurocincia , ela tambm, uma produo da mente e que, portanto, no poderia explic-la totalmente. Essa constatao abre a possibilidade de outras interpretaes da condio do ser humano.

BIBLIOGRAFIA OPs e RAs sobre Corpo e Psiquismo DENNET, D. Brainstorms. Ensaios Filosficos sobre a mente e a psicologia. Ed. UNESP, 1999. KIRK e RAVEN. Os filsofos pr-socrticos. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. NAGEL, Thomas. O problema mente corpo in Uma breve introduo Filosofia. Traduo Silvana Vieira. So Paulo, Martins Fontes, 2001. ROBINSON, T. M. A Psicologia de Plato. Traduo de Marcelo Pimenta Marques. So Paulo, Edies Loyola, 2007. ROUANET, Srgio Paulo. O homem mquina hoje. In NOVAES, A.(org.) O Homem Mquina. So Paulo, Cia das Letras, 2003). SILVA, Franklin Leopoldo. Descartes. A metafsica da modernidade. So Paulo, Editora Moderna. TEIXEIRA, Joo de Fernandes. Como ler a filosofia da mente. So Paulo, Editora PAULUS. Filmes relacionados ao tema: Inteligncia artificial; Blade Runner o caador de andrides; Matrix.

Mdulo Didtico: Corpo e psiquismo Currculo Bsico Comum - Filosofia do Ensino Mdio Autor(es): Telma de Souza Birchal e Daniel De Luca Silveira de Noronha Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG / fereveiro 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen