Sie sind auf Seite 1von 10

DIRF Informaes tcnicas complementares

Produto Data da criao Pas(es) FNC : Microsiga Protheus Financeiro verso 11 Chamado Data da reviso : SDDZGG : 07/02/11

: 26/01/11 : Brasil : 00000001674/2011

Banco(s) de Dados : Todos

Esse boletim contm informaes tcnicas e conceituais com a finalidade de orientar o usurio na gerao da DIRF 2011 (ano-calendrio 2010), facilitando a gerao das informaes para o mdulo Gesto de Pessoal (SIGAGPE) e posterior apresentao ao fisco.

Procedimentos para Implementao Anlise dos registros na base de dados


No Contas a Pagar (FINA050) Ttulo do tipo TX (ttulo de IRRF) Campo Gera Dirf para este ttulo? (E2_DIRF) o contedo deve ser 1. Campo Cdigo de reteno (E2_CODRET) deve estar preenchido. Campo Ttulo pai do imposto (E2_TITPAI) deve estar preenchido com os dados do ttulo pai (prefixo+nmero+parcela+tipo+fornecedor+loja) Ttulo do tipo NF (ttulo ORIGINAL) Campo Gera Dirf para este ttulo? (E2_DIRF) o contedo deve ser 2. Campo Cdigo de reteno (E2_CODRET) deve estar preenchido. Campo Ttulo pai do imposto (E2_TITPAI) deve estar em branco. Cadastro de Fornecedores (MATA020) Campo CGC/CPF do cliente (A2_CGC) tem que estar preenchido com o CNPJ do Fornecedor.

SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares 1

Recomendaes de uso da rotina


Na rotina Gerar dados para DIRF (FINA401): imprescindvel que a DIRF seja gerada para o Ano-Calendrio (Perodo de 01/01/2010 at 31/12/2010): Nos campos data de e data at que possibilitam a gerao dos arquivos de apurao da DIRF por perodo diferente do mencionado acima, servem apenas para consulta dos dados isolados de um determinado perodo, e no ir conferir com os dados considerados dentro do perodo exigido pela Secretaria da Receita Federal (Ano-Calendrio), uma vez que as mesmas regras aplicadas ao AnoCalendrio da DIRF sero aplicadas exclusivamente ao perodo apontado, desconsiderando registros fora desse perodo.

Dicas referentes ao sistema


Reprocessamento da DIRF Enquanto os ttulos no forem processados nenhuma vez pela rotina de DIRF, o campo E2_DTDIRF estar em branco. Uma vez efetuado o processamento, os ttulos vlidos para a DIRF (conforme E2_DIRF e E2_CODRET) tero esse campo preenchido com a data em que foram processados: Caso seja executada a DIRF com opo para no reprocessar, todos os ttulos que tiverem E2_DTDIRF preenchido no sero mais considerados nos registros de apurao da DIRF. Caso seja executada a DIRF com opo para reprocessar, as informaes da DIRF geradas anteriormente sero apagadas/zeradas (SR4) e todos os ttulos vlidos para a DIRF (conforme E2_DIRF e E2_CODRET) faro parte do novo processamento e tero por fim o campo E2_DTDIRF preenchido com a nova data em que for processado. Caso a pergunta do campo Considera Data for marcada com a opo baixa, o sistema ir filtrar inicialmente os ttulos com o campo E2_BAIXA dentro do perodo informado nos campos data de data at. Para ttulos que no tiverem sido baixados (E2_BAIXA em branco) o sistema considerar esse mesmo perodo, porm aplicado data de emisso (E2_EMIS1), de forma que nenhuma informao obrigatria a DIRF seja suprimida por um gap de parametrizao. Conforme parecer da nossa consultoria jurdica, todos os ttulos devem ser considerados, ainda que no tenham sido baixados. O parmetro MV_VISDIRF Habilita a informao referente aos impostos que faro parte da DIRF e a digitao do cdigo da reteno do IR na entrada. Ao incluir um documento de entrada, tendo o tipo de Entrada e Sada (TES) configurado para gerar ttulos no financeiro, verifique se o contedo do parmetro MV_VISDIRF est habilitado (contedo 1). Ao incluir o ttulo atravs do mdulo Plano de Sade (PLS) Verifique se o contedo do parmetro MV_PLSATIV est habilitado (contedo T.). Vale ressaltar que o rendimento tributvel pode variar conforme a tabela BMR.

2 SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares

O parmetro MV_PLSATIV indica se o cliente utiliza o mdulo Plano de Sade (PLS).

Perguntas e respostas frequentes (FAQ)


1) Executei a rotina Gera Dados p/ DIRF, e o valor de rendimento tributvel foi gerado incorretamente na tabela SR4. Resposta: Verifique se o campo Cdigo de reteno (E2_CODRET) do ttulo original NF (pai) est preenchido. Verifique se o campo Ttulo pai do imposto (E2_TITPAI) do ttulo do tipo TX (IRRF) est preenchido com os dados do Ttulo Pai (prefixo+nmero+parcela+tipo+fornecedor+loja). 2) Executei a rotina Gera dados p/ DIRF e o valor de reteno foi gerado incorretamente na tabela SR4 (Itens DIRF/ Informe de rendimentos). Resposta: Verifique se o campo Gera Dirf para este ttulo? (E2_DIRF) do ttulo do tipo TX (IRRF) est preenchido com 1. Verifique se o campo Cdigo de reteno (E2_CODRET) do ttulo original NF (pai), est preenchido. 3) Ao gerar a DIRF foi identificado que na tabela SR4 o valor de rendimento tributvel foi gerado subtraindo o valor do INSS da base de clculo do IRPF. Resposta: Verifique se o contedo do parmetro MV_INSIRF est habilitado (contedo 1). Observao O parmetro MV_INSIRF define se o valor do INSS deve ser abatido da base de clculo do IRRF; contedos 1=SIM , 2=NO. 4) Notas fiscais que fazem referncia a mercadorias para comercializao devem entrar na DIRF? Resposta: As informaes que devem ser lanadas na DIRF so aquelas relacionadas s notas fiscais que tiveram reteno de IR, PIS, COFINS, CSLL. Ou seja, havendo reteno de algum destes tributos, haver obrigatoriedade de informao na DIRF. Exemplo: venda de autopeas, nesta nota fiscal incide ICMS e h reteno de PIS/COFINS/CSLL, portanto, deve ser informada na DIRF. Sendo assim, no correto considerarmos que apenas servios devem ser informados na DIRF. H situaes em que as notas fiscais de produtos tm reteno, devendo tambm ser informadas.

SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares 3

Importante Para mais informaes sobre a DIRF consulte o site da receita federal no link: www.receita.fazenda.gov.br

Informaes complementares
1) Quem est obrigado a entregar a DIRF? Devem apresentar a Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) as seguintes pessoas Jurdicas e Fsicas, que tenham pagado ou creditado rendimentos e que tenham sofrido reteno do imposto de renda na fonte, ainda que em um nico ms do ano-calendrio a que se referir a declarao, por si ou como representantes de terceiros: I - estabelecimentos matrizes de pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Brasil,inclusive as imunes ou isentas; II - pessoas jurdicas de direito pblico; III - filiais sucursais ou representaes de pessoas jurdicas com sede no exterior; IV - empresas individuais; V - caixas, associaes e organizaes sindicais de empregados e empregadores; VI - titulares de servios notariais e de registro; VII - condomnios edilcios; VIII - pessoas fsicas; IX - instituies administradoras de fundos ou clubes de investimentos; e X - rgos gestores de mo-de-obra do trabalho porturio. Ficam tambm obrigadas apresentao da DIRF as pessoas jurdicas que tenham efetuado reteno, ainda que em nico ms do ano-calendrio a que se referir a DIRF, da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), da Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuio para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas, nos termos dos arts. 30, 33 e 34 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003. A DIRF dos rgos, das autarquias e das fundaes da administrao pblica federal deve conter, inclusive, as informaes relativas reteno de tributos e contribuies sobre os pagamentos efetuados a pessoas jurdicas pelo fornecimento de bens ou prestao de servios, nos termos do art. 64 da Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996. 2) Se o declarante no efetuou nenhum pagamento em que estivesse obrigado a efetuar o desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e das contribuies referidas na pergunta 3, est obrigado a apresentar a DIRF? No.
4 SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares

3) Um funcionrio teve reteno somente em um ms. Preciso informar todos os meses? Sim, em relao ao beneficirio includo na DIRF, deve ser informada a totalidade dos rendimentos pagos. 4) Estou obrigado a informar beneficirios que no tiveram imposto retido na fonte? Se o declarante est obrigado a apresentar a DIRF, dever informar todos os beneficirios que tiveram rendimentos acima de R$ 6.000,00 (seis mil reais) relativamente ao trabalho assalariado, no assalariado, aluguis e royalties. Os rendimentos referentes a benefcios de previdncia privada (3223) de planos de seguro de vida com clusula de cobertura por sobrevivncia - Vida Gerador de Benefcio Livre (VGBL) (6891) pagos no ano-calendrio, independentemente de ter reteno na fonte, qualquer que seja o seu valor.

Item Importao / Anlise PGD


PGD o Programa Gerador da Declarao disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) em seu site na Internet. 1) Por que d erro na linha 1 quando tento analisar o arquivo gerado no PGD? Provavelmente voc gravou a declarao no PGD e est tentando analisar o arquivo gravado. A funo Analisar indicada para declaraes com mais de 1.000.000 de beneficirios e foi desenvolvida apenas para viabilizar a entrega da DIRF por grandes contribuintes. Nunca utilize a funo analisar para uma declarao gravada pelo PGD. Se voc j fez sua declarao no PGD e j gravou o arquivo para entrega, basta transmiti-lo atravs do Receitanet. Importante Outras informaes relacionadas ao PGD consulte o site da receita federal no link: www.receita.fazenda.gov.br

SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares 5

Fluxo de Gerao da DIRF no Financeiro

6 SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares

SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares 7

8 SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares

SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares 9

Informaes Tcnicas
Tabelas Utilizadas Funes Envolvidas Sistemas Operacionais Nmero do Plano SE2 Contas a Pagar; SE5 Baixas; SRL Cabealho da DIRF; SR4 Detalhes da DIRF FINA050 Contas a pagar; FINA401 Gera Arq. DIRF; MATA020 Cadastro de fornecedores. Windows/Linux 00000001663/2011

10 SIGAFIN DIRF Informaes tcnicas complementares

Das könnte Ihnen auch gefallen