Sie sind auf Seite 1von 20

EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES

2011, vol.2, n.1, pp. 64- 83

ISSN 1647-3558

ECOANDO RESSONNCIAS DA EDUCAO AMBIENTAL: DESCOBERTAS, CONFLITOS, DILOGOS; POR UMA ECOLOGIA SONORA SENSVEL.

REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos (coord.); CATUNDA, Marta Bastos; PETRAGLIA, Marcelo Silveira; SINTO, Carmemsilvia Maria.

Resumo
Este texto tem como objetivo narrar as prticas pedaggicas artsticas como ressonncia de estudos da ambincia sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demtria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro terico metodolgico das perspectivas ecologistas da educao e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das prticas pedaggicas como uma importante ferramenta cientfica. As narrativas so compreendidas como reforo da vivncia realizada durante a oficina, ao lado da expresso artstica e sensvel, dos atores sociais do referido bairro que tem uma histria impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. So professores(as), msicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas reas, estudantes que se debruaram durante 12 horas no exerccio sensvel da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.

Abstract
This text aims to narrate artistically pedagogic practices in resonance with the works listed in the bibliography, which as enhancing the highlights the stories of the everyday workshop, life (from the along with voice of social actors) of the pedagogic practices as an important scientific tool. The narratives are understood experience madeduring the sensitive and artistic expression of social actors in that district, which has a unique history with respect to human ecology. In this case, the sensivity of these social actors is here considered significant part of the ecology of the place. They are teachers and musicians, engaged in the study of ambience sound, held during the Workshop A, B, C, the soundscape of Demtria (Aitira School). The text presented is based on the theoretical framework of the methodological perspectives of education and ecological studies of everyday life, composers, consultants in various areas, students who have worked for twelve hours in the exercise of sensitive sound ecology, expressing it in various ways, including music.
Key-words: Environmental education, sound ecology, art practices. Palavras-chave: Educao ambiental; Ecologia sonora; Prticas artsticas. Data de submisso: Fevereiro de 2011 | Data de aceitao: Maro de 2011.

Marcos Antonio dos Santos Reigota (Coordenador da Pesquisa); Marta Bastos Catunda; Marcelo Silveira Petraglia; Carmemsilvia Maria Sinto. Grupo de Estudos da Perspectiva Ecologista da Educao- UNISO (Universidade de Sorocaba) SP, Brasil.

65 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

Introduo Este texto reuni pesquisadores (as), professores(as), interessados(as) na perspectiva ecologista e sobretudo criativa da educao ambiental com foco no som/msica. A oportunidade surgiu a partir do Grupo de Estudos da Perspectiva Ecologista da Educao- UNISO, SP, Brasil - que elaborou um projeto com o apoio do CNPq intitulado Paisagens sonoras, educao ambiental e cotidiano escolar: Um estudo em escolas de Botucatu e Sorocaba- SP 1. Esta pesquisa tem como objetivo principal a realizao de prticas pedaggicas sensveis ou artsticas atravs de oficinas2 e gravao da paisagem sonora das escolas que possibilitem reunir diversos agentes, que estudam, ensinam, prestam de servios s escolas, pesquisam dos mais diversos campos da msica, medicina, agronomia, sade, comrcio entre outros enfim, pessoas que queiram participar, por interesse pessoal ou profissional, que abracem esta possibilidade de conhecer de forma mais aproximada e criativa o ambiente sonoro na qual esto inseridas. Alertamos, porm, que o tom que usaremos neste texto est embasado no quadro terico metodolgico das perspectivas ecologistas da educao e dos estudos do cotidiano conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das prticas pedaggicas como uma importante ferramenta cientfica das pesquisas que vimos realizando. As narrativas so postas como reforo da vivncia realizada durante a oficina e por isso no esto todas nominados, com exceo apenas aos professores/pesquisadores responsveis pelas atividades realizadas, apenas esto indicadas as atividades profissionais dos participantes e/ou demais interlocutores desta oficina. Acreditamos que sem o envolvimento sensvel a prpria cidadania posta em risco. Neste sentido destacamos que ser cidado mais que pagar impostos, ou exigir leis que protejam nosso ambiente de vida, ser cidado tambm observar, estudar criteriosamente, trocar as informaes, conhecer de perto e assim poder descobrir e compreender de fato a ecologia de um lugar, criando e reinventando formas de observla e express-la. Entendemos a sensibilidade humana como uma parte fundamental da ecologia de um lugar. S mesmo a partir do sentir/pensar e do criar/recriar, partilhar concensos/dissensos que desenvolvemos uma percepo proativa do ambiente onde
1 2

Pesquisa apoiada pelo CNPq, edital universal/ 2010. Esta Oficina realizada em Botucatu intitula-se A, B, C, da paisagem sonora da Demtria, Escola Aitiara.

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 66

vivemos, na escola onde estudamos ou lecionamos, no bairro onde residimos na cidade onde estamos no cotidiano que nos abrange. Na experincia das oficinas abriu-se a oportunidade de vivenciar colocando em ao a vocao trilheira, guardi e inventiva, de cada um multiplicando e ampliando significativamente as possibilidades coletivas de colocar a ecologia em movimento. Assim faremos um breve relato do que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de junho ao longo da oficina A,B,C da paisagem sonora da Demtria, Escola Aitiara e algumas consideraes importantes que as aes realizadas trouxeram tona. Foram 12 horas de imerso sensvel na paisagem sonora da Escola Aitiara e da Demtria, Botucatu, SP. Foi um tempo perdido, um tempo escoado, um tempo vivido.

Demtria (caminhos e descaminhos)

O carro quase atolou durante a viagem, mas, graas a termos errado o caminho da passagem por Pardinho camos em vias vicinais que de outro modo seria difcil conhecer, se no tivssemos nos perdido. Constatamos como esto modificadas as fazendas, stios, chcaras do entorno de Botucatu, o surgimento de reas de pasto vazias transformando-se em loteamentos, o avano das plantaes de cana para o biocombustvel no interior paulista. Nas fotos aparecem postes perdidos numa imensido verde descampada.

67 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

Havia chovido na vspera, depois de muita seca estamos no incio do inverno. O vento forte que passou por ali deixou seu rastro por toda parte, galhos pela estrada recm cados, uma imagem repleta de transformaes em pleno avano naquele mundo rural, como um forte vento, ecos do urbano e por toda parte e toda sorte de desafios que estas transformaes ocasionam. Uma observao silenciosa registrada na lentes da Patrcia, mas que nos ajudou a compreender o momento e as presses que atuam neste bairro nico em Botucatu: o bairro da Demtria3 Quando em 1984, um grupo de pessoas fundou este bairro em pleno nada, num pasto rido, a proposta foi aplicar na prtica os ensinamentos da antroposofia no Brasil, enfrentaram o desafio de adaptar a agricultura biodinmica para condies tropicais, atravs de pesquisa, cursos e publicaes. Plantaram rvores, reinventaram a vida, acharam espao para a arte do bem viver uma escola que representasse apropriadamente o desenvolvimento humano. Dentre as inmeras atividades envolvendo certificaes orgnicas biodinmicas (selo Demeter) houve crescimento e canalizao dos agenciamentos ecolgicos para esta atividade de fomento da Agricultura Biodinmica no Brasil.4 Os invernos na Demtria so, bastante secos, dificilmente a temperatura cai abaixo de 2C. O Municpio drenado por duas bacias hidrogrficas: a do rio Tiet, ao norte e a do rio Pardo, ao sul5. O bairro Demtria tambm constitui uma (ZEISA) Zona Especial de Interesse Scioambiental ao lado dos Bairros: Capo Bonito e Califrnia 1 e 2. (TEMA)6. Segundo O plano Diretor Participativo so Chcaras de Interesse Ambiental (bairros de caracterstica essencialmente rural) em regies predominantemente localizadas no entorno imediato da cidade, e tambm na Zona Rural, permitindo-se o exerccio das atividades comercial, de prestao de servios, consultorias, e

Deusa da Agricultura. Este bairro foi uma conquista de pessoas sensveis s questes ambientais. A atividade de certificao orgnica e biodinmica (selo Demeter) foi iniciada em 1991 pela Associao Tobias. Em 1995 foi criada a Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, independente da Associao Tobias, com a misso de fomentar a Agricultura Biodinmica no Brasil.Em 1996 a Associao recebeu o premio SARD de destaque como instituio de fomento de agricultura orgnica na Conferncia Internacional da IFOAM (Federao Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgnica). A Associao recebeu diversos prmios por empreender disseminar modos agroambientais de produo e escoamento e vem se destacando por suas conquistas socioambientais. 5 Ver Marco Michele Bertalot-Bay.Conseqncias ambientais e sociais da atividade agrcola: reflexes epistemolgicas sobre a regenerabilidade. Campinas,SP, 2008. p. 59 6 Conf. Plano Diretor Participativo de Botucatu(2005/2007), Cap. II Das Zonas Especiais, p.7 diponvel em http://www.botucatu.sp.gov.br/planodiretor/arquivos/propostasPDP.pdf acessado em junho de 2011.
4

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 68

institucional, com prioridade preservao e conservao ambiental agregada produo agroecolgica. Importante ressaltar que, o plano diretor participativo ainda no foi aprovado pela Prefeitura de Botucatu7. A Demtria est na rea da urbe onde o crescimento vem se adensando. A cidade s pode crescer por ali, portanto, est sendo acossada por presses urbanas e imobilirias, de toda sorte. Internamente tambm tem que lidar com as presses socioambientais, uma nova cultura, que fermenta dentro do bairro por conta da intensificao da atividade comercial, entre outras que envolvem o delicado contraponto entre moradores fundadores que no perderam de vista a filosofia da fundao do bairro, e dos moradores mais recentes ou temporrios. Um certo nomadismo dos supostamente atrados pelo charme bionmico, entre outros diferenciais gerados ao longo de duas dcadas, por suas atividades socioculturais e econmicas.
Modelo Digital de Elevao (MDE) do Bairro Demtria.8

Coordenadas Geogrficas: O Bairro Demtria localiza-se a 15 km do centro de Botucatu, um municpio da regio centro sul do estado de So Paulo delimitado pelas coordenadas geogrficas 2253'09'' latitude Sul e 4826'42" longitude Oeste. Situa-se a 220 km da capital So Paulo pelas rodovias Marechal Rondon ou Castelo Branco. Sua populao em 2006 era de praticamente 120.000 habitantes possuindo uma rea de aproximadamente 1.763 km "Demtria".

Conf. a petio para assinatura na Internet disponvel em http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N10888 acesssado em junho de 2011. 8 Foto BASE, 2005. Escala: 1: 5.000 e Mapa Cartogrfico IBGE (2006). Conf. Marco Michele Bertalot-Bay.Conseqncias ambientais e sociais da atividade agrcola: reflexes epistemolgicas sobre a regenerabilidade. Campinas,SP, 2008. p. 61

69 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

Asas e crianas

infncia, irm dos pssaros9

Entre as conquistas proativas da Demtria destaca-se a Escola Aitiara, embasada na pedagogia Waldorf. Ela contempla em sua aprazvel arquitetura uma integrao de corredores, caminhos dessa pedagogia que acompanha o desenvolvimento humano em ciclos de toda uma vida. So por isso na Aitiara so caminhos ao ar livre com ptios entremeando, jardins, rvores de bom tamanho e generoso sombreamento. A msica e as artes tm locais especiais apropriados para se expandir. H um investimento dessa pedagogia na educao sensvel de jovens e crianas. Iniciamos os trabalhos na sexta pela manh. A equipe formada inicialmente por duas pesquisadoras, uma cinegrafista e um jovem estudante do ensino fundamental iniciando suas atividades cientficas de apoio a pesquisa10. Vamos nos concentrar nas narrativas que colhemos durante os trabalhos de gravao na escola. Elas refletem a ressonncia que buscamos. Tambm trazem a espontaneidade dos encontros. Carregam o germe do vir a ser, finas sintonias de pessoas e aes: (...)na escola temos uma integrao sonora entre as crianas e os pssaros, parece que h uma harmonia que cria esse dilogo entre as atividades e os sons(...) 11 Esta professora nos contou fatos do cotidiano da escola que interligam sons e aes dentro dos perceptos (percepes ativas) desta professora, quando fazem teatralizaes o teatro sonoro da paisagem invade a cena pedaggica, com cantos de pssaros e troves12.

Poema de Pricles Eugnio da Silva Ramos, 1967. Equipe Gravao na Escola: Carmemsilvia Maria Sinto (mestranda); Marta Catunda(doutoranta);Gabriel Daltro(estudante do ensino fundamental) e Patricia(estudante universitria de cinema /Senac). 11 Agrnoma, professora e consultora agroambiental. 12 Conf. Gilles Deleuze explica que percepto diferente de uma mera percepo mas, a percepo enquanto ao, assim tambm comprende os afectos no so s meras questes amorosas ou afetuais do sentir mas o sentimento enquanto ao de afetar de causar, de modificar, de agenciar. DELEUZE, Gilles. Abcedrio disponvel em . disponvel em < http://www.oestrangeiro.net/esquizoanalise/67-oabecedario-degilles-deleuze > acessado em junho de 2011.
11

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 70

Chegamos escola logo procuramos a secretaria para avisarmos da nossa presena como havamos combinado anteriormente. Todos com seus afazeres ou, neles centrados apenas informamos que iramos gravar as atividades da escola. Assim, iniciamos as gravaes meio invisveis. Sem grandes aparatos que chamassem ateno; afinal o gravador digital no como uma cmera de TV (totalmente invasiva). Conseguimos essa invisibilidade embora algumas crianas e professores notassem silenciosamente nossa presena. No fundo da escola h uma elevao repleta de rvores desenhando uma curva discreta. Este desenho natural cria um anteparo acstico para o som constante de caminhes passando na estrada ao fundo. A arquitetura da escola revela uma harmonia com o relevo do terreno tirando proveito deste movimento. Ao fundo, mas, no desenho do terreno seria ao lado, j que a escola parece se voltar tambm de frente para a mata abaixo onde um doce riacho despeja guas que vo dar no lago mais abaixo. No inicio dessa baixada ou inclinao que chamamos de fundo, forma-se uma pequena cmara acstica natural onde reverberam os sons mais diversos e as vezes os mais longnquos parecem bem prximos. Isso nos d a dimenso das observaes do Marcelo (...) muito difcil colocar barreiras para os sons criar anteparos para eles, um som bem distante dependendo da condies pode reverberar como se estivesse do nosso lado(...) Quando estvamos gravando nessa espcie de cmara natural formada pelo relevo do terreno unido a generosa arborizao nos chegaram as seguintes questes: se no houvesse aquela vegetao frondosa no inicio da baixada o som dos caminhes e veculos de mdio e grande porte das picapes aos utilitrios mais pesados at os caminhes basculantes maiores passariam to despercebidos dentro do bairro? Graas a forrao arborcola unida ao que podemos chamar de colcho acstico da vegetao mais rasteira existe uma densidade abafadora para os decibis. Ser que o asfalto que

71 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

necessita de margens desbastadas, calamento, galeria pluviais, no modificariam essa situao de forma contundente? E a segurana e sinalizao como ficariam? Os quebra molas no fariam o rudo triplificar? Assim sendo como isso afetaria a liberdade das crianas hoje soltas no ptio? Haveria uma tendncia pedaggica de confin-las nas salas de aulas por conta do aumento do rudo externo? Entre outros argumentos de segurana? So muitas perguntas que emergem da sonora poesia buclica que ainda reside no entorno da Escola Aitiara. A sala de msica da escola aguou nossos ouvidos com uma msica que parecia vinda de um conto de fadas, gravamos sua melodia harmoniosa com pssaros em um local prximo a mata, sob medida para o silenciar atento e relaxante. No contraponto no lado mais alto, a marcenaria a todo vapor batucava uma msica criativa que no se contentava apenas no batuque de seus martelos mas, de conversas intensas e alegres dos jovens marceneiros e marceneiras. Bate o sino, Carmemsilvia nos tira dessa meditao e nos conta que havia muitas crianas fazendo arte nas paredes da escola. Gravamos algumas salas de aula onde a voz dos professores no ressalta tanto do burburinho das crianas e jovens. H um equilbrio sutil de matizes e volumes naturalmente proporcionados pela vegetao. Carmemsilvia comentou essa questo acstica que tanto difere nas escolas confinadas em corredores de pedra e cal, situadas em ruas barulhentas, onde a arquitetura obriga professoras e professores a esgararem suas cordas vocais para sobrepujar o natural burburinho das vozes de seus alunos e alunas. A tarde gravamos uma aula de capoeira da sexta srie (stimo ano) sentados no cho reunidos numa roda que se desfazia vez por outra, por algum movimento ou brincadeira, em uma espcie de varanda aberta situada de tal modo a reverberar pelo entorno a voz grave do professor (mestre) do berimbau e da batida do pandeiro ritmando. No refeitrio, uma aula de artes alunos e alunas alguns dentro, outros fora ao sol, para se aquecer, pois a temperatura do incio do fim da tarde comea a cair bruscamente. Todos concentrados em lixar pranchas de madeira, a professora em silncio trabalhava tambm, e todos sonorizando o ar com um chiado de lixa, uns mais rpidos, outros bem lentos, conversando uns com os outros sem interferir na atividade. Um cheiro de ch de rosela haveria de aquecer as gargantas na hora do lanche. (...)moa, ei moa o que o que voc est fazendo? Perguntou uma das meninas curiosa

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 72

Marta respondeu: - estou ouvindo o que vocs esto fazendo; espantada observou: ah!(...) No entardecer voltamos gravando muitos pssaros no caminho da escola at a Pousada Som passamos por um espao descampado, ao lado do templo cristo aberto ao cu bem azul e sem nuvens, e a voz onipresente na paisagem do pica-pau amarelo que passa e repassa pelo ar com seu agudo canto estridulando. O trfego de carros e veculos est bem esparo em contraste com o final da manh da sada da escola. Sanhao, anus, mimus, joos de barro, marias branca, marias preta; entre outros traupdeos da regio, se assanham com o cair da tarde. Nas moitas acelerando sutilmente os cricrilados que vo entrando em cena com o anoitecer. Uma alma de gato salta elegante com seu rabo pintado, sob as rvores altaneiras da Pousada. Um arapau com seu bico encurvado arruma o que fazer antes do sol se por. Cai noite o cabur d o ar da graa seu pio parece nos avisar; faz muito frio.

Som, movimento, ritmo, vida Nosso encontro marcado as 9:00 hrs de sbado pela manh no estdio do Marcelo. De l sairamos a captura dos sons locais. De longe ouvimos o som do seu metalofone, tocamos o sino que a companhia da casa. Tex (o co manso) veio nos saudar alegremente, ao poucos os participantes foram chegando e se aninhando no crculo de conversas at que o Marcelo fez explanaes gerais da atividade de escuta que faramos em seguida. Nos falou sobre a indissocivel relao que se estabelece entre o tempo, o movimento, a vida e o som. Todo aquele que observa um movimento qualquer seja: uma folha caindo, um carro que passa, uma mo que acena, notar que este movimento necessita de tempo para ser percebido. Sabemos que tudo que tem vida, em alguma dimenso se move e abarca processos de movimento; portanto tambm esta sujeito s leis do tempo. Aquilo que vive necessariamente nasce, respira, se alimenta, cresce, elimina, se reproduz e morre. Todos estes processos acontecem no tempo e implicam em algum tipo de movimento. Vale ressaltar que o conceito de vida para o senso comum a capacidade de auto-movimento. Ou seja: a capacidade de produzir o movimento e se manter no fluxo do tempo a partir de si mesmo. Som por sua vez se manifesta como traduo de um movimento; seja ele um movimento acstico externo ou um

73 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

movimento sutil da nossa prpria alma. Num sentido abrangente tudo aquilo que se move pode ser entendido como um som potencial. Quando nos deparamos com uma paisagem na natureza, reconhecemos seus contornos, suas cores, os seres que ali habitam. Percebemos tambm os sons desta paisagem, sejam eles produzidos por animais, pelo vento, pela gua ou pela ao do homem. Podemos relacionar diretamente estes sons com a dimenso da vida deste lugar. Esta relao bastante clara no que diz respeito aos sons acima mencionados, pois estes sons so decorrentes do que se movimenta na paisagem e nos seus habitantes e movimento implica em vida. Marta observou que, na vida atual estamos mais inclinados a acelerar para ganhar tempo enquanto nesta atividade haveramos de desacelerar e perder tempo. Perder-se nele. Deixar o tempo escoar, para melhor perceber os outros movimentos. Carmemsilvia observou, como era importante esse movimento de desacelerar e da mudana que esse desacelerar provoca em nossa concentrao, no ato de observao.

Caminho de som ao sol: da rodovia escola, da periferia para o centro; no centro da vida local: gua Durante o caminhar, de alguma forma a ecologia da Demtria ia sendo posta em movimento. Caminhamos juntos, em silncio, mas, individualmente cada um observava e ouvia a seu modo ampliando a quantidade de informaes sonoras sobre o bairro. S o fato de estarmos ali, unidos naquela manh fria e ensolarada, que anunciava o incio do inverno, s esta ao em si j se revestiu em um ganho ambiental para a ecologia da Demtria. Ventava em ciclos mais fortes e fracos, um vento morno seco que fazia a vegetao mais rasteira marulhar, enquanto da copa das rvores ao cho destacavam ritmos variados o chiado deste vento em movimento. Estabeleceu-se um roteiro em forma de uma leve curva da rodovia escola que ento funcionou com um centro deste caminho quase uma espiral. Num movimento da periferia para o centro, das ruas mais movimentadas at a escola passando pelo bambuzal chegando at a trilha da mata e ali permanecendo por alguns instantes. Foram ao todo duas horas e meia de observao contando a ida e a volta p.

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 74

Do ponto de vista dos recursos metodolgicos foram realizados registros com dois gravadores digitais, e um analgico(com microfone direcional), e o registro dos decibis(com decibelmetro) os demais registravam suas observaes no papel em forma de lista entre outras formas individuais de observao. O importante era que cada um com seus ouvidos (o melhor de todos os instrumentos de percepo) selecionasse os sons que se evidenciassem, desagradveis e ruidosos. considerando aqueles mais agradveis, sutis ou

Interessante que esse roteiro nos permitiu silenciar ao mesmo tempo estar totalmente focados neste tempo do caminhar juntos. Algo como estar totalmente s em silncio, ao mesmo tempo, totalmente juntos em comunho, mesmo sem dizer uma s palavra. Na importncia dos gestos em comunicao interessante notar que a expresso corporal ia mudando, para que o rudo dos passos na estrada no sobrepujasse os demais, os corpos se tornaram mais leves. (...)percebo os silncios como ausncia de

75 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

movimento; fico sempre debruada nessa relao de que h instantes de um silencio mais profundo que a falta de movimento cria, percebo essa ausncia e esses silncios(...)13 Quando chegamos na mata todos pareciam estar totalmente dentro de si e o contato com os sons mais presentes e do movimento da gua do riacho pareceu mesmo lavar os ouvidos e voltar a algo fundamental a vida humana a gua.

Retorno: reouvir, escolher, entreouvir, musicar A observao das barreiras sonoras e dos indicadores ouvidos foi bem discutida ressaltada pelo grupo durante a avaliao das atividades de observao14. Um ponto muito forte dentro das tarefas realizadas pelo grupo participante da oficina. A medida que vamos refinando a escuta sensvel da paisagem comeamos a ter novos insights, alm de ampliarmos o universo auditivo cotidiano. Isso at certo ponto tambm traz alguns perigos pois, ao nos tornarmos mais sensveis, os sons indesejveis nos sobressaltam. (...)percebi a diferena de ouvir antes do caminhar e depois do caminhar(...)15. Tambm compreender melhor como os decibis excessivos constroem muros sonoros numa paisagem como a da Demtria que tem uma mdia entre 25 a 60 decibis (carros diesel 70-80 dB) qualquer som acima dessa mdia tem uma probabilidade significativa de soar mais como barulho, chegando a afetar e ao ponto de incomodar seus moradores. Medimos o som noturno das ruas onde h restaurantes ou confluncia interna e externa de pessoas circulando de carro, de moto, bicicleta e a p em torno de 80 90 decibis. Isso nos traz a seguinte questo de forma mais clara: cada ambiente, bairro, localidade tem seu prprio ndice de barulho ou assim deveria ser compreendido. Esse ndice uma calibragem entre a mdia dos decibis registrados que em si constitui-se um indicador que nico do bairro e o outro mais subjetivo: o bom senso de seus moradores. O bom senso nesse caso deve levar em considerao o

13 professora de msica, trabalha com consultoria ambiental e tambm instrumentista. 14 Participaram da Oficina: Maria Vargas,agrnoma;Monica Leoni, professora de msica e consultora ambiental;Gersony Jovchelevich, agrnoma;Paula Rachel Rotta Furlanetti, engenheira florestal; Rubens Brito. Engenheiro florestal e msico; Lucia Pedutti e Luana Peduti, empresrias; Marcelo Petraglia; Marta Catunda, Carmesilvia Maria Sinto, Gabriel Daltro e Patricia Black. 15 mestre em engenharia florestal, trabalha com consultoria ambiental.

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 76

delicado equilbrio entre os moradores antigos e fundadores do bairro, os flutuantes e temporrios e os mais atuais. (...)eu uso a msica de boa qualidade para selecionar culturalmente o pblico freqentador(...)16 O grupo discutiu esse delicado equilbrio ambiental/cultural perpassando por uma compreenso da paisagem sonora subjetiva que cada um de ns traz dentro de si. Fizemos um exerccio sobre a percepo subjetiva dos sons ouvidos durante o passeio coletivo, ou audio de campo e percebemos como isso um filtro importante da paisagem sonora. Trata-se de um tapete onde esto indicados quatro elementos da paisagem: gua, terra, fogo e ar. Neste tapete cada um registra os sons ouvidos e os relaciona a um elemento da paisagem. Desde o ponto didtico da atividade at as discusses geradas redimensiona-se algo que talvez seja o maior desafio ecolgico levantado pela oficina. A minha forma de ouvir o mundo no a mesma forma do outro. Isso parece bvio? Mas no bem assim, vimos que cada um vai para o seu campo sensvel e que este campo perpassa tambm por percepes conceituais, filosficas, culturais e passam tambm pelo sentir de cada um que cria um sentido prprio que escapa, algo que est alm ns que o prprio acontecimento de perceber cria. Eu sei que o que o outro percebeu importante mas, eu percebo diferente a mesma coisa que o outro percebeu. Por isso quando soam certos chaves j desgastados no mundo contemporneo tais como o da sustentabilidade e das interpelaes mediticas de que cada um de ns responsvel pelo que est ocorrendo ao nosso ambiente de vida, isso acaba gerando um significativo esvaziamento poltico das questes ecolgicas. Estas carecem de balanceamento entre consensos/discensos, no feitos apenas de assemblesmo ou interpelaes mas, resultados de aes concretas, aes sensveis que afectem coletivamente onde/quando os conceitos e preconceitos, interesses associativos, particulares entre outros no vigoram. porque quando em grupo no conseguimos alcanar a dimenso ou a percepo do outro como seria lgico de se esperar. Tendemos a interpretar, para enquadrar o que o outro sente de algum modo no conseguimos aceitar o estranhamento do outro ou no conseguimos despir dos nossos prprios entranhamentos.(...)Quando anotamos os sons ouvidos durante o passeio fui mais para dentro de mim, fiquei comigo mesma, pude esquecer de mim e apenas ouvir,despindo dos julgamentos e conceitos (...)17
16 17

moradora e empresria de um restaurante na Demtria. Agrnoma e pesquisadora.

77 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

Nesse sentido a oficina foi muito esclarecedora porque nos fez deixar de lado o filtro dos conceitos e pr-conceitos que trazemos dentro de ns porque o som nos faz fixar no movimento do som em si aguando inclusive outros sentidos (equilbrio e orientao, leveza) mais corporais, e tambm de forma imperativa o olfato e assim as observaes realizadas passaram a partir desse caminhar a compor um papel eminentemente poltico. Ou seja, o simples caminhar para observar em conjunto pelo bairro para ouvir esta ao em si numa atitude de silenciamento (conceitos, preconceitos, etc.) de perder tempo (desacelerar), revestiu-se numa ao fundamental que incorporou e ps em movimento a ecologia da Demtria e toda a sorte de questes ambientais que ecoam dentro bairro puderam se compreendidas com mais clareza. Dois exemplos so muito fortes. H uma predominncia dos motores a leo diesel. Um dos participantes ouviu os motores sem olhar, identificando os carros pelo ronco dos Motors, como ele foi criado no campo sabe diferenciar o som de um trator, de um gerador, de um carro ou caminho. (...)o rudo do trator me lembra muito do meu pai e da minha infncia na fazenda um rudo que no me desagrada(...)18. Verificou-se durante as gravaes os seguintes indicadores: 1. Predominncia de veculos a diesel, utilitrios de mdio e grande porte. 2. H um rudo maior de caminhes do que de carros atrs da escola com o surgimento desse indicador de velocidade, haver uma nova presso que incidir diretamente na preveno de acidentes no permetro escolar conseqentemente no sossego e na segurana do moradores. Nas gravaes evidenciou-se que muitos desses caminhes circulam com freqncia na rua que passa em frente (que atualmente abafada pelo bambuzal) ou, no fluxo que atravessa atrs da escola, onde as rvores esto abafando este som, desta estrada de cho, portanto, de baixa velocidade. Na hiptese de asfalto um novo indicador sonoro j presente de forma contundente na paisagem durante as gravaes deixar de ser um rudo informativo para ser um efeito sonoro multiampliado. O barulho aumentar com a acelerao, neste caso bem mais rpida dos veculos em movimento sobre uma superfcie lisa e sem anteparos. Notou-se que quando os carros entram no bairro saindo do asfalto da Rodovia Gasto Dal Farra entrando na Demtria tem que desacelerar naturalmente devido mudana do terreno e
18

Engenheiro florestal e msico.

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 78

isso imprime uma velocidade menor logo antes de entrar no bairro. Com o asfalto a velocidade aumentar e com ela a difcil equao desse novo esgoto sonoro. A questo rodoviria uma questo cultural no Brasil. Onde pode haver solues coletivas, hidrovirias (para barcos), ferrovirias (para trens), ciclovirias (para bicicletas) o poder pblico privilegiando sempre os interesses privados, costuma optar no Brasil pela rodovia, pela rua asfaltada, pela avenida. O carro tem prioridade, antes das pessoas (pedestres) e do bem comum. Esse tipo de mentalidade evidencia que se for preciso construir uma estrada ou rua isso mais importante do que preservar o entorno de uma nascente ou passagem ou distribuio natural do escoamento das guas. O carro est sempre em primeiro lugar. Na Demtria h que se olhar para isso tambm19. Ou seja, do impacto da atividade comercial tem que estar devidamente contrabalanada com o fluxo de veculos motorizados e a distribuio de guas para as atividades agrcolas e para o consumo. (...) necessrio fazer uma distino fundamental entre rudo informativo e barulho; quando um som deixa de ser um rudo informativo para se transformar em barulho e que isso muito depende da ampliao sensvel da escuta e da ecologia sonora (...). 3. Outro indicador o muro de som do latido dos ces. O medo da falta de segurana uma barreira intransponvel entre as pessoas. Grades, cercas e ces isolam mais do que protegem. E os latidos so um eco significativo na paisagem da Demtria um indicador que j por assim dizer, uma voz da paisagem. Mas um alarido que reflete essa tendncia contempornea ao fechamento e ao isolamento, que no so garantias de mais segurana ao contrrio, o isolamento, o medo acaba coibindo as aes coletivas que possam tomar medidas efetivamente mais eficientes no tocante a segurana dos moradores. 4. Tambm a gua surgiu com um indicador sonoro muito importante durante as observaes. Vrias questes foram levantadas sobre a proteo das nascentes na conjuno do crescimento urbano que evidencia e tende a tornar prioritrio
Um exemplo mais claro a cidade de So Paulo como uma grande matriz de um modelo de urbanidade eminentemente rodovirio suplantou rios no respeitando o curso Tamanduate e Anhangaba e posteriormente os rios Pinheiros e Tiet. Graas a essa mentalidade a cidade inunda a cada grande chuva e no apenas porque as pessoas que jogam seu lixo entupindo o escoamento da gua. A cidade foi que tomou conta no lugar da gua transformando rios em ruas e avenidas e continua apostando nas solues rodovirias com o Rodoanel que j chega na nascente do Tamanduate. Ver vdeo Entre Rios disponvel < http://www.chongas.com.br/2011/05/entre-rios-e-por-isso-que-sao-paulo-alaga/> acessado em junho de 2011.
19

79 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

mais o acesso (rodovirio) do que o escoamento balanceado das guas em seu trajeto, ou fluir natural. Como proteger esse fluxo vital da gua diante da expanso urbana rodoviria? Como fazer atuar essa mudana de mentalidade cultural, e em que medida a atividade comercial, associada agricultura biodinmica pode contribuir para isso? A questo da gua talvez a questo mais evidente dos equilbrios! Esto ai a dengue, as enchentes anuais entre outras dinmicas climticas que tem a gua, sua circulao, distribuio afetada pelo aumento paulatino do consumo de energia que o crescimento urbano impem. 5. Os pssaros so muitos presentes e sonorizam a paisagem de modo permanente na Demtria. No horrio do passeio por ter sido feito no final da manh presena sonora era mais espara, de qualquer modo a voz do arborcola pica-pau amarelo ou pica-pau do campo (colaptes campestris) ressalta na paisagem com seu estridulado que emite em pleno vo fazendo sua voz preencher o ar. Sem dvida uma voz representativa na paisagem sonora da Demtria. 6. Alguns participantes perceberam um zoado bem grave de fundo prximo ao anoitecer. Observou-se tambm a presena do barulho das turbinas da fbrica Embraer ressoando sobre o bairro. Talvez exista alguma outra mquina com um som bem mais grave incidindo sobre a Demtria. Isso merece um estudo mais especifico, com novas medies e gravaes. 7. Outros voluntrios da oficina adentraram as atividades at o incio da noite e gravaram o sons das atividades culturais noturnas especialmente da rua dos restaurantes e o entorno medindo em torno de 80 a 90 dB. Aps essa observao caminhante, so inmeras questes que no silenciam e nem calam, ao contrrio nos pareceram mais evidentes e claras. No fim do dia o grupo se dividiu para ouvir em locais supostamente mais ainda silenciosos do entorno, fazendas, bairros novos para perceber melhor a confluncia do repertrio sonoro observado. O alarido dos ces ecoa por toda parte mesmo nestes locais supostamente mais silenciosos. Esses indicadores so pelo menos muito significativos da turbulncia da urbe, seus apelos, medos e urgncias chegando s portas da Demtria, entrando por

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 80

suas janelas sensveis. (...)nunca havia participado de nenhuma experincia que fizesse pensar sobre o som(...)20. Desenhamos as vozes da paisagem em um mapa subjetivo (dos elementos) e em outro mapa, o caminho de som (evidenciado os sons mais presentes durante o passeio na trilha estabelecida). O principal para todos os participantes foi a intensa vivncia de 12horas de imerso na ecologia sonora na Demtria tendo a Escola Aitiara como ponto de partida e de chegada do vir a ser. (...)vou ter que tomar cuidado quando voltar para So Paulo porque abri muito minha percepo(...)21. No ponto alto das atividades, Marcelo orquestrou um exerccio sensvel e musical, cada um com instrumento, rudo, voz pode se expressar-se com uma parte da paisagem sonora. O exerccio foi gravado e em breve ser disponibilizado em um blog sobre a vivncia realizada.

20 21

Estudante do ensino fundamental em sua primeira experincia de iniciao cientfica. Estudante universitria.

81 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARRAUD, Henry (1968). Para compreender as msicas de hoje. So Paulo: Editora Perspectiva, 1997. BARCHI, Rodrigo. Contribuies Inversas, perversas e menores s educaes ambientais. 31 Reunio Anual da Associao nacional de Ps Graduao em Educao (ANPED), 2008. BATESON, Gregory. IIIa A comunicao so nossos gestos. In Ciro Marcondes Filho, A Nova Teoria da Comunicao prope um novo olhar para o processo que se chama comunicao. So Paulo: Filocom, 2007. BELINASO Guimares. O ambiental no ensino de biologia: o que silencia em ns os temas controversos? Sociedade Brasileira para o Ensino de biologia SBENBIO: Universidade Federal do Cear, 2010. BERTALOT-BAY, M. Conseqncias ambientais e sociais da atividade agrcola: reflexes epistemolgicas sobre a regenerabilidade. Campinas, SP, 2008. p. 59 BHME, Gernot (2000) Acoustic Atmospheres: A Contribution to the Study of Ecological Aesthetics" Soundscape, The Journal of Acoustic Ecology, 1/1, pp. 14-18. CATUNDA, Marta. O canto de cu aberto e de mata-fechada. Cuiab: Edufmt, 1994. _______. Educar e cultivar ambientes In OLIVEIRA NOAL, Fernando & LIMA BARCELOS, Valdo Hermes (orgs). Educao Ambiental e Cidadania: cenrios brasileiros.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003, p.230 -51 DELEUZE & GUATTARI (1980). Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. 11.187 Acerca do ritornelo. So Paulo: Editora 34, 1997, p.115-70. DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lgica da sensao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. ________ Abecedrio. disponvel em < http://www.oestrangeiro.net/esquizoanalise/67o-abecedario-degilles-deleuze > acessado em junho de 2011.

Ecoando ressonncias da educao ambiental | 82

ENTRE RIOS, TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO/SENAC 2009, disponvel <http://www.chongas.com.br/2011/05/entre-rios-e-por-isso-que-sao-pauloalaga/> acessado em junho de 2011. MARCONDES, Ciro .Cenrios de um novo mundo.So Paulo: Edies NTC, 1998. ________.Haver vida aps a Internet?. In : Mdia, Cultura e Tecnologia, Famecos, Porto Alegre, n.16, dezembro de 2001, p .35-44. MERLEAU-PONTY, Maurice (1945).Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1999. OLIVEIRA, Ins Barbosa de; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educao. Belo Horizonte: Autntica, 2008. OLIVEIRA, Ins Barbosa de. .Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a

ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educao e Sociedade, v. 28, p. 47-72, 2007. PETRAGLIA , M. S. A msica e sua relao com o ser humano. Botucatu: OuvirAtivo, 2010. REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e a representao social, So Paulo:Cortez, 1995 _______. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999. ______. A contribuio poltica e pedaggica dos que vm das margens. RevistaTeias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 11, p. 1-6, 2010. ________ PRADO, Brbara Heliodora Soares do (Orgs.) Educao ambiental: utopia e prxis. So Paulo: Cortez, 2008. SOLEIL & LELONG, Jean-Jaques e Guy. As obras primas da msica. So Paulo: Martins Fontes, 1992. SCHAFER, R. Murray.The Composer in the Classroom, Toronto: Berandol 1965. _______. O ouvido pensante. So Paulo, Unesp,1991. _______. Schafer, R. Murray . A Sound Education. 100 Exercices in Listening and Sound-Making. Indian River, Ontario: Arcana Editions, 1995. TRUAX, Barry .Soundscape, Acoustic Communication and Environmental Sound Composition. Contemporary Music Review XV/1, 1996, pp. 44-65.

83 | REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta; PETRAGLIA, Marcelo; SINTO, Maria.

VIRILIO, Paul. As formas virtuais In: As cincias da forma hoje. Campinas: Papirus, 1996, pp.155-64. ________. L horizonte negatif. Essai dromoscopie. Paris: Galile, p. 209, 1984. ________.A inrcia polar. Lisboa: Dom Quixote,1993. WEISSBERG, J. Real e virtual. In: PARENTE, A.(org.)Imagem mquina. A era do virtual., Rio de Janeiro :34,1993.

Das könnte Ihnen auch gefallen