Sie sind auf Seite 1von 6

A Funo Vocal ___

..

______---___pgina_ 21

Ressonadores Vocais e os rgos Articuladores


O som produzido na laringe seria praticamente inaudvel se no fosse amplificado e modificado pelas caixas de ressonncia prximas laringe. Para a tcnica vocal (o canto), daremos especial ateno aos ressonadores da face. So eles: cavidade da boca, cavidades do nariz e os seios paranasais, chamando-os de ressonadores faciais ou voz facial. esta voz facial que o cantor, seja qual for sua voz, deve e precisa desenvolver. Uma voz que no explora essas ressonncias, mesmo sendo uma voz forte, ser uma voz sem brilho e sem qualidade sonora. A voz bem colocada tem penetrao, beleza e qualidade. A voz no impostada, no trabalhada, geralmente apoiada na garganta, emitindo, assim, sons imperfeitos, sem brilho, mesmo que o timbre seja muito bonito e agradvel. Voc j deve ter ouvido falar em cantar na mscara, ou seja, utilizar os ressonadores faciais. Observe os ressonadores faciais fazendo este simples teste: coloque uma das mos encostadas no Pomo de Ado, que a salincia da laringe e a outra entre o lbio superior e o nariz, apenas encoste a mo. No faa fora nem aperte. Com a boca fechada produza um som qualquer, como um HUM. Se observar uma vibrao no Pomo voc est apoiando a voz na garganta e no nos ressonadores faciais, caso a vibrao maior seja abaixo do nariz voc estar no caminho certo, utilizando esses ressonadores faciais. No se preocupe, faremos outros exerccios para tal desenvolvimento. Uma voz que no utiliza os ressonadores faciais tende a provocar um desgaste obrigando o cantor a um esforo desnecessrio e, sem dvida, sua voz ser envelhecida prematuramente. Impor a voz na face no significa for-la nos ressonadores faciais com excessos de emisso e sim emiti-la de forma fisiolgica sabendo explor-la de maneira natural. Os rgos articuladores so: os lbios, os dentes, a lngua, o palato duro, o vu palatar e a mandbula e so encarregados de transformar a voz em voz falada ou cantada. Qualquer deficincia de articulao ir dificultar o entendimento do que se canta. importantssimo saber pronunciar bem as palavras de acordo com o idioma e suas regras, explorando os articuladores na forma correta dos vocbulos. A cavidade bucal sofre diversas alteraes de tamanho e forma pelos movimentos da lngua, considerada como o principal rgo

da articulao, pois apresenta uma enorme variabilidade de movimentos pela ao dos seus msculos.
__

Cavidades de Ressonncia
______Elas

esto situadas frente da coluna cervical, isto atrs da parte ssea e do maxilar e segem laringe. Elas so compostas pelo baixo ou oro-faringe, limitada embaixo pelas cordas vocais, frente pela epiglote e a base da lngua, e atrs pela parde anterior da coluna vertebral que recoberta pelos msculos constritores. Ao lado esto os pilares, prolongados acima pelo vu palatino. Acima e atrs das fossas nasais, o cavum, ou rino-faringe (figura A).

____Figura A - 1. Sinus; 2. Fossas nasais; 3. Cavum; 4. Vu palatino;


______ 5. Lngua; 6. Epiglote; 7. Cordas vocais.

Estas cavidades possuem paredes fixas (maxilar superior e palato duro) e paredes mveis (mandbula, lngua, epiglote, lbios e vu palatino). Suas formas e dimenses so variveis dependendo das pessoas. Alguns destes rgos tm um sentido muscular (lngua, lbios e mandbula) e outros no tm (vu, palatino, laringe e cordas vocais). No interior desta cavidade se encontra o vu palatino que se segue ao palato. Ele pode ter um dimetro transversal e sagital mais ou menos desenvolvido e ser mais ou menos longo e musculoso. Qualquer que seja sua forma, o mais importante sua mobilidade. Sua posio depende das atitudes articulatrias e varia, segundo a ausncia ou a presena de nasalizao (figura B). Neste caso, ele se abaixa e deixa passar um pouco de ar nas cavidades nasais. Ele muda tambm, segundo os movimentos da mandbula, dos lbios, da laringe e o alargamento, mais ou menos pronunciado da faringe. Ao nvel dos pilares, do vu palatino e da parede farngea, este alargamento sentido como uma atividade muscular importante e muito sensvel (figura C ).

Figura B 1. Elevao do vu palatino; 2. Abaixamento do vu palatino.

A Lngua

Ela um rgo muscular mvel, feita de numerosos msculos e ligada epiglote e laringe. Ela pode e deve executar movimentos extremamente precisos, em diferentes pontos da cavidade bucal. o principal rgo da articulao. Ela encontra pontos de apoio sobre diferentes partes da abbada palatina e pode realizar, tanto movimentos da ponta em direo s arcadas dentrias inferior ou superior, como elevar a base at a parte posterior do palato. Atravs dos msculos que a unem aos rgos circunvizinhos, ela intervm na abertura bucal, nos movimentos do vu palatino e na tonicidade e firmeza da articulao. Como todos os msculos desta regio esto relacionados entre si, diretamente, e se continuam por suas fibras musculares com os msculos da hipo-faringe e da laringe, toda contrao para baixo e para trs vai desencadear uma ao de outros msculos desta regio, enquanto que toda posio normal da base da lngua atenua as contraes deste conjunto de msculos. Do mesmo modo, toda ao, que procura alargar transversalmente as cavidades de ressonncia, ter tendncia a atenuar a ao dos msculos que fecham ou estreitam a abertura da hipo-faringe e da parte posterior da boca.

____Figura C A cavidade bucal. 1. Vu palatino; 2. vula; 3. Pilar _________anterior; 4.


Pilar posterior; 5. Amgdala; 6. Lngua; 7. Parede farngea.

A Mandbula
Ela o rgo mvel da articulao e, tambm, comanda a atitude da laringe, o volume das cavidades supra-larngeas em sinergia com os movimentos da lngua. Quanto aos lbios, eles regulam a atribuio do ressonador bucal anterior. nesta grande cavidade farngea, que o som emitido pela laringe vai desenvolver o timbre pessoal do cantor e onde se dar o acordo vocal realizado entre a laringe, rgo vibrador, e as cavidades supralarngeas, rgo ressonador. A tambm so realizados os movimentos de articulao, dos quais a voz o suporte. A mandbula tem um papel essencial no que diz respeito colorao dos timbres e compreenso do texto cantado. , pois, o lugar de uma atividade muscular permanente j que h uma mobilidade constante dos rgos contidos nas cavidades supra-larngeas. Suas possibilidades de adaptao permitem ao cantor distribuir, a seu bel-prazer, as zonas de ressonncia (figura 15), ou seja, de modificar a composio acstica das sonoridades, j que no nvel destas cavidades que os harmnicos so filtrados, onde alguns sero aumentados e outros diminudos. por um automatismo acsticofonatrio controlado pelo ouvido, pelas modificaes muito sutis, muito finas, que se pode obter uma grande variedade de sonoridades e adaptar o conjunto destes mecanismos s exigncias do texto, da msica e da expresso.

___Figura D

1. Ressonncias farngeas; 2. Ressonncias bucais; 3. Ressonncias nasais.

Esta facilidade de adaptao voluntria ou involuntria explica a realizao de um timbre ou de uma emisso particular, conforme o gosto do professor ou do aluno. Mas ela no estar obrigatoriamente de acordo com as possibilidades do cantor, nem s regras da fisiologia vocal, da fontica, da acstica e da fsica. Cedo ou tarde elas levaro s dificuldades de outra natureza. Devemos assinalar a importncia desta grande cavidade farngea para o cantor, pois este o lugar privilegiado para as infeces e inflamaes. Efetivamente, a face posterior da faringe pode estar congestionada pelo muco retro-nasal descendente, pelas inflamaes dos sinus que atingem a laringe, por um cavum obstrudo por vegetaes, pelas amgdalas infectadas ou pelo catarro tubrio. Todas estas inflamaes ou infeces supra-larngeas se transmitem mucosa da faringe e da laringe e modificaro o tipo de contrao dos msculos que os recobrem bem como a qualidade das mucosas. Elas, tambm, atrapalharo a respirao do cantor, obrigando-o a pigarrear e a modificar as sensaes indispensveis ao controle da voz cantada.

Das könnte Ihnen auch gefallen