Sie sind auf Seite 1von 7

SUMRIO 1 INTRODUO ........................................................................................................02 2-OBJETIVOS.................................................................................................................03 2.1-OBJETIVO GERAL......................................................................................03 2.2-OBJETIVO ESPECFICO.............................................................................03 2.2.1. PEDREIRA....................................................................................03 2.2.2 MOEGA..........................................................................................03 2.2.3 MOINHO ROLO............................................................................

.04 2.2.4 HOMOGENEIZAO...................................................................04 2.2.5 FORNO...........................................................................................04 2.2.6 MOAGEM DO CLINKER.............................................................05 2.2.7 ENSACAMENTO.........................................................................05 3 ASPECTOS TCNICOS DA FBRICA DE CIMENTOS......................................06 4. CONCLUSO.............................................................................................................07

1. INTRODUO Nas grandes cidades existem inmeras fbricas, isso de suma importncia para o crescimento da cidade. Em Sobral existem algumas fbricas de mdio e grande porte entre elas tem a Votorantim Cimentos que uma fbrica de grande porte. A Votorantim vem desempenhando um timo trabalho, ajudando assim no crescimento da mesma e tambm da cidade. As construes vem aumentando a cada ano e para atender a essa demanda a Votorantim inverte alto em suas pesquisas. A Votorantim vem aumentando sua produo tendo assim um bom desempenho durante o ano. A mesma procura a cada dia desenvolver novas tcnicas para criao de seus produtos com uma tima qualidade e que no prejudique o meio ambiente.

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral: A Votorantin cimentos trabalha cada vez mais para produzir cimentos de qualidade que atendam todas as necessidades de seus clientes, fazendo sempre pesquisas para desenvolver novas tcnicas de trabalho para dar mais qualidade em seus produtos, trabalhando sempre em conjunto com o meio ambiente. 2.2. OBJETIVOS ESPECFICOS. A Votorantim de Sobral trabalha com dois tipos de cimentos o CP2-Z e CP2-F onde um para construes menores e o outro para construes de grande porte. A produo dessa fbrica grande, cobrindo a demanda de toda regio do cear. A produo do cimento feita por meio de vrios processos, na pedreira onde se retira a matria-prima, depois passa pelo britador, moega, pr-homogenisao, moinho rolo, silos de armazenamento, torre de ciclone, forno, silos de armazenamento, ensacadeira.

2.2.1. PEDREIRA A fbrica faz extrao em uma pedreira localizada no Sumar interior de Sobral, l retirada a matria-prima que o calcrio. Ela est em forma de grandes rochas, onde so feitas imploses com dinamites ficando assim pedaos de vrios tamanhos facilitando o transporte, onde levado a um britador ainda na pedreira que diminuir em vrios tamanhos de calcrio. Ainda na pedreira feita analises qumicas do calcrio para saber se est normal ou se est algo abaixo dos padres, l tambm separado o calcrio por tamanhos e pela cor e depois levado por caminhes at a fbrica. 2.2.2 MOEGA O material britado transportado para a fbrica e armazenado em silos verticais ou armazns horizontais.
3

Essa armazenagem pode ser combinada com uma funo de prhomogeneizao que consiste em colocar por camadas o calcrio e a argila. As matrias-primas selecionadas so depois dosificadas, tendo em

considerao a qualidade do produto a obter (clnquer). Essa dosagem efetuada com base em parmetros qumicos pr-estabelecidos em uma porcentagem de 80% de calcrio e 20% de argila.

2.2.3 MOINHO ROLO Definida a proporo das matrias-primas, elas so retomadas dos locais de armazenagem e transportadas para moinhos onde se produz o chamado "cru (mistura finamente moda). Simultaneamente moagem ocorre um processo de adio de outros materiais: areia (SiO2), cinzas de pirite (Fe2O3) e bauxite (Al2O3), de forma a obter as quantidades pretendidas dos compostos que constituem o "cru": clcio, slica, alumnio e ferro, essenciais na fabricao do cimento. 2.2.4 HOMOGENEIZAO A mistura de cru, devidamente dosada e com a finura adequada, deve ter a sua homogeneizao assegurada para permitir uma perfeita combinao dos elementos formadores do Clnquer. A homogeneizao executada em silos verticais de grande porte, atravs de processos pneumticos e por gravidade. 2.2.5 FORNO A farinha de cru, passa pela torre de ciclone e vai descendo at o forno. A temperatura dentro do forno chega at 1450 C. O forno feito de ao e revestido de um tijolo refratrio, l dentro a farinha de cru passa do slido para o lquido, depois ser levado a um slio de armazenamento
4

onde ser resfriado voltando para a forma slida ficando assim na forma de bolinhas que chamado de Clinker. O Clinker j cimento e pode at ser usando em uma construo de pequeno porte, mas ele ainda ser preparado com outras composies. 2.2.6 MOAGEM DO CLINKER O Clinker passa por outra moagem onde ele totalmente modo ficando assim somente o p. Ainda na moagem adicionado junto ao Clinker o gesso que serve para retardar o endurecimento do cimento. Existe vrios tipos de cimento, onde cada um deles especfico para certos tipos de construes, neles diferentes tipos so adicionados quantidades diferentes de gesso, por exemplo: em uma construo grande como um edifcio de 20 andares que preciso levar cimento do trreo ao ltimo andar, nesse caso o cimento deve ter uma quantidade de gesso maior para retardar o processo de endurecimento do mesmo. Depois desse processo de moagem ele ser levado para slios de armazenamento, onde o resultado j cimento prprio para uso. 2.2.7 ENSACAMENTO O cimento que est no slio levado por mquinas at a ensacadeira onde ela embalar o cimento em sacos de 25kg e o mais comum 50kg. Depois de embalado ele ficar em um galpo de armazenamento, que ficar l at ser levado por empilhadeiras para carregamento de caminhes.

3. ASPECTOS TCNICOS DA FBRICA DE CIMENTOS A fbrica de cimentos de Sobral tem como objetivo atender a todos os seus clientes com produtos de qualidade visando est com o meio ambiente, procurando meios para no afetar o mesmo. O processo da criao de cimento feito 24 horas tendo assim vrios funcionrios mudando de turno frequentemente, para no parar a produo do mesmo. De hora em hora so realizadas anlises de amostras das pedras que j separado pela prpria mquina. Cerca de 80% da fbrica comandado por meio de computadores onde seus operadores podem alterar qualquer coisa no funcionamento e tambm pode detectar se est algo errado, informando assim para outros funcionrios que vo para verificao da mquina.

4. CONCLUSO A visita a fbrica de cimentos da empresa Votorantim em Sobral foi muito proveitosa, pois podemos conhecer como feito todo o processo de criao do cimento que ser de muita importncia na nossa formao, principalmente aprendemos a tomar todos os cuidados com a segurana no trabalho para no acontecer acidentes com os funcionrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen