Sie sind auf Seite 1von 9

1. Identificao: Da sociedade agrria para a urbano-industrial / Captulo 7 / Unidade II 2. Resumo por tpico 2.1. A Industrializao retardatria 2.1.1.

A primeira Revoluo Industrial no Brasil O perodo que compreende o sculo XVIII e o incio do sculo XIX caracterizado pela economia brasileira como atividade complementar metrpole, com a presena de barreiras ao seu desenvolvimento industrial. Medidas de protecionismo alfandegrio, como a iseno dos direitos aduaneiros s matrias-primas necessrias s fbricas nacionais em 1786, impulsionaram um desenvolvimento industrial bastante modesto at por volta de 1850, em vista da concorrncia dos produtos ingleses e dos obstculos colocados pelos proprietrios rurais. Visando primeiramente suprir dificuldades financeiras do Tesouro Pblico e no um desenvolvimento industrial, decretaram-se medidas como a Lei Alves Branco (taxava as importaes entre 20% ou 60%, dependendo da existncia de um similar nacional para o produto), os incentivos tributrios indstria txtil em 1846, e a iseno do pagamento de taxas alfandegrias sobre as matrias primas necessrias s indstrias nacionais. O fraco desempenho industrial brasileiro justificava-se pelas relaes escravagistas de trabalho responsveis por um pequeno mercado interno; por um Estado alheio industrializao e dominado por uma aristocracia agroexportadora; o objetivo de expandir a produo de caf, riqueza das elites brasileiras; e as foras produtivas pouco desenvolvidas, compostas pelos meios de produo e fora de trabalho. O Brasil chega ao incio do sculo XX como um exportador de produtos primrios, e no como um pas em processo de industrializao. Aliado chegada de contingentes mais numerosos de imigrantes, o processo de transformao da mo-de-obra escrava em assalariada consolidar-se-ia a partir de 1988, propiciando o aumento do mercado interno de consumo que promoveria um maior crescimento industrial no final do sculo. As bases financeiras dos trinta primeiros anos do sculo XX tem origem no caf, responsvel tambm pela criao da infraestrutura de transporte (destaque ao ferrovirio no Rio de Janeiro e So Paulo), essencial industrializao atravs da expanso urbana e do setor de servios. Ocorrei um aumento expressivo no contingente operrio. O Brasil tornou-se vtima dos pases centrais do sistema capitalista devido sua industrializao tardia (cerca de 100 anos aps a industrializao inglesa), o que se reflete no atraso econmico, poltico e social em nossa sociedade. Os setores da indstria entre 1880 e 1930 concentram-se nos bens de consumos no-durveis ou indstria leve. Tais setores exigiam pouco investimento de

capitais e tecnologias simples, voltando-se s necessidades imediatas da populao. As mquinas utilizadas na indstria leve eram importadas, pois no ocorreu um investimento na indstria de bens de capital ou de produo, imprescindvel ao desenvolvimento econmico de um pas. Tal indstria confere autonomia e mesmo soberania quando implantada em uma nao, alm do incentivo pesquisa cientfica e tecnolgica e da formao de mo-de-obra especializada. Tendo sua hegemonia comercial e financeira dominada pela Inglaterra, o Brasil v o capitalismo dos Estados Unidos conquistar seu mercado e de outros pases latino-americanos com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A concentrao espacial do crescimento industrial at 1930 beneficiou a regio Sudeste, devido a fatores como a disponibilidade de capitais oriundos da cafeicultura, infraestrutura adequada em uma rede bancria e comercial e numa rede ferroviria eficiente, alm do maior contingente de mo-de-obra e do maior centro consumidor do pas. Esse novo desenvolvimento industrial e urbano determinou duas novas classes sociais no pas: a burguesia industrial e o operariado. Em 1930, esta ltima j possua um grau de organizao com as ligas operrias desde 1970, d as quais se originaram os sindicatos de trabalhadores no Brasil, exteriorizando os conflitos e as relaes entre o capital e o trabalho. At ento, no havia uma legislao trabalhista que regulamentasse as relaes de trabalho, e cada empresrio determinava as regras em sua empresa. As manifestaes operrias eram ignoradas e silenciadas pela classe dominante, devido predominncia das antigas relaes de trabalho da sociedade escravista, onde o trabalho braal era desprezado. Criaram-se vilas e bairros operrios que separavam nitidamente patres e empregados. Faz-se necessrio ressaltar que at 1930 a concentrao urbano-industrial no Sudeste ainda se dava num Brasil essencialmente agrcola, o que perduraria por muitas dcadas.

2.1.2 A Segunda Revoluo Industrial no Brasil Inglaterra, os EUA e a Frana na primeira metade do sculo XIX, iniciavam sua Segunda Revoluo Industrial, enquanto o Brasil ainda dava os primeiros passos para entrar na Primeira. A insero do Brasil na Segunda pode ser dividida em 2 perodos: (1930-1955) restrita a setores da indstria de bens de consumo; (1956-1980) implantao da indstria de bens de consumo durveis. 2.1.2.1 Perodo de 1930 a 1955 Perodo marcado por uma ainda incipiente insero do Brasil em sua Segunda Revoluo Industrial. Reduo das importaes de produtos manufaturados (crise do capitalismo), que criou condies internas favorveis industrializao.

A poltica nacionalista do Governo de Getlio Vargas base industrial. Segunda Guerra Mundial. Grande parte do perodo foi constituda pela chamada era Vargas (1930 1945), caracterizado pelo intervencionismo estatal na economia. 1941: depois de muitas negociaes, Vargas conseguiu tecnologia e financiamento dos EUA para a construo da Companhia Siderrgica Nacional (CSN). Perodo foi constitudo pela chamada era Vargas (1930-1945) caracterizado pelo intervencionismo estatal na economia pela indstria de base, criando algumas empresas estatais no setor de produo. 1941 Vargas conseguiu tecnologia e financiamento dos Estados Unidos para a construo da Companhia Siderrgica Nacional (CSN), marco importante para a industrializao do Brasil. 1942 Companhia Vale do Rio Doce, explorar e exportar minrio de ferro de Minas Gerais, as exportaes de minrio de ferro trouxeram divisas para o pas. A Segunda Guerra Mundial, os pases envolvidos no conflito reduziram as exportaes de minrio de ferro trouxeram divisas para o pas. Brasil no possua ainda indstrias de base para suprir o mercado nacional , vrios ramos da atividade industrial foram afetados, resultando num certo retrocesso industrial brasileiro logo no incio da guerra, mas estimulou o aparecimento e desenvolvimento de vrios tipos de indstrias. A guerra trouxe dificuldades de importao de importao de certas matriasprimas, estimulou o processo conhecido como substituio de importaes, produo de matria-prima nacional. Segundo uma das teorias do desenvolvimento econmico-social, o afrouxamento dos laos de dominao econmica da Inglaterra e dos EUA favoreceu o desenvolvimento autnomo ou independente de nosso pas. 1945 trmino da Segunda Guerra Mundial e a queda de Vargas, o Brasil dispunha de grandes reservas de moeda estrangeira (divisas), o valor das exportaes brasileiras superara o das importaes. Perodo em que, apesar dos desperdcios com uma importao indiscriminada, vrios setores industriais do pas foram reequipados e cresceram. At a dcada de 1930, nossa atividade industrial esteve limitada produo de bens de consumo, aps 1940 ela passou a abranger a de bens de capital, com a participao de setores mais sofisticados do ponto de vista tecnolgico. 1950 a escassez de energia eltrica, a baixa produo de petrleo e a rede de transportes e comunicaes deficiente representavam seios obstculos ao desenvolvimento industrial no Brasil. A incipincia no perodo de 1930-1955 deveu-se sobretudo a inexistncia de uma indstria de base.

2.1.2.2 Perodo de 1956 a 1980 Dividido em: 1956-1961/ 1962-1964/ 1964 aos dias atuais. 2.1.2.3 De 1956 a 1961 Perodo correspondente ao mandato de Juscelino Kubitscheck, destacando o enfrentamento dos obstculos industrializao do pas tornou maior vigor. Ele dedicou mais de dois teros dos recursos oramentrios do pas para estimular os setores de energia e transporte. Crescimento industrial bens de consumo 63% e bens de produo 370%. Contribuiu de forma decisiva na industrializao desse perodo a Instruo 113 da Superintendncia da Moeda e do Crdito (SUMOC), que permitia aos empresrios importar mquinas e equipamentos sem terem de depositar os dlares correspondentes transao no Banco do Brasil. O desenvolvimento industrial de 1956 a 1961 foi calcado na forte participao do capital estrangeiro, oferecidos pelo governo federal. Perodo conhecido como desenvolvimentista, que ocorreu em maior escala a internacionalizao da economia brasileira. Participao de empresas multinacionais e transnacionais. Atravs de um marketing agressivo, impuseram populao brasileira necessidades de consumo prpria de seus pases de origem, colocando-nos cada vez mais no espectro da chamada sociedade de consumo. A maior parte dos investimentos que entrou no perodo veio dos EUA. Na dcada de 1920, da perda da hegemonia comercial e financeira sobre o Brasil. Esses investimentos estrangeiros digiram-se para vrios setores industriais. A industrializao no perodo em estudo esteve, como nos anos anteriores, baseada no processo de substituio de importaes. A instalao de empresas estrangeiras no Brasil provocou o aumento dos encargos exteriores do pas. O perodo JK representou, de certa forma, o projeto de Vargas, dirigido para o desenvolvimento da indstria de base. Alm disso, adotou um modelo de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro, conciliando, assim, os interesses de grupos nacionais e estrangeiros. 2.1.2.4 De 1962 a 1964 1961: renncia do novo presidente Jnio Quadros a seu mandato. Seu sucessor foi Joo Goulart, que implantou reformas de base (agrria, eleitoral, administrativa, etc.), para superar o subdesenvolvimento do Brasil e resolver os problemas sociais. Essas medidas configuraram um alinha nitidamente nacionalista de governo. As propostas de Joo Goulart iam contra os interesses da burguesia nacional e estrangeira, que para derrubar o seu governo, aglutinaram-se em vrias

organizaes apartidrias, tais como o IBAD (Instituto Brasileiro de Ao Democrtica) e o IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais). Diversas empresas, tanto nacionais como estrangeiras apoiavam financeiramente essas organizaes. Joo Goulart foi derrubado em 1964, por meio de um golpe militar. 2.1.2.5 De 1964 at os dias atuais

Adoo de um modelo econmico fortemente associado ao capitalismo mundial e dependente. Abertura do pas ao capital estrangeiro. Estado assumiu a funo de rgo supervisor das relaes econmicas e adotou polticas que favorecessem o crescimento industrial, sem, no entanto, promover melhorias no setor social. Houve um desenvolvimento significativo das indstrias de bens de produo. Formulao do projeto Brasil-Potncia devido ao grande crescimento econmico de mais de 10% nos anos entre 1967 e 1974. Aumento da capacidade aquisitiva das classes mdia e alta e estimulo exportao de produtos manufaturados mediante incentivos governamentais. Retirada de subsdios de produtos de consumo alimentar da populao. Em troca, subsidiou a exportao dos produtos de consumo das classes media e alta de outros pases. Elevao do preo dos alimentos -> pauperizao da populao de baixa renda. Supresso da liberdade, a populao foi impedida de questionar ou de reclamar da poltica econmica do governo. O financiamento para o crescimento industrial no pas foi feito pelo endividamento no exterior, graas abundncia de dlares no mercado internacional gerados pela exportao de petrleo no Oriente Mdio. A poltica de elevao da taxa de juros adotada pelos EUA a partir de 1970 teve conseqncias catastrficas para pases devedores, e a dvida s crescia. Poltica econmica recessiva: queda da produo, aumento do desemprego, diminuio da taxa de lucros, crescimento dos ndices de falncias e concordatas. A dvida brasileira crescia a cada ano que passava numa velocidade surpreendente. Dcada perdida: o peso dos juros onerou a economia brasileira e o Estado deixou de realizar investimentos sociais. Os capitais estrangeiros mudam sua destinao aps 1974. Passaram a ser destinados ao pagamento da dvida externa, e no mais ao investimento nos setores produtivos da economia. Os emprstimos tomados no exterior provocaram uma baixa na atividade econmica, em vista da diminuio dos investimentos nacionais e estrangeiros na produo, causando uma queda no PIB. Dcada de 1980: hiperinflao. O governo tinha que emitir ttulos, vendendo-os a taxas de juros elevadas por causa da enorme dvida interna que possua. Isso resultou em grandes ganhos

para as instituies bancrias. A alta especulao financeira resultou no quase sucateamento de maquinas e instalaes das indstrias. Entre 1980 a 1991, a renda per capita declinou e houve um aumento da pobreza e da massa de excludos da sociedade brasileira. O capitalismo dependente, associado e excludente se esgotou, resultando na redistribuio da renda, redistribuio da propriedade e a redistribuio do poder. A redistribuio de renda no ocorreu. A economia cresceu, mas no foi repartido entre a populao. Ao contrario da redistribuio da propriedade agrria, o que ocorreu foi a reafirmao da grande propriedade rural. Quanto redistribuio do poder, houve a repartio do controle do Estado, com a participao cada vez maior de empresas transnacionais, com base em um regime poltico autoritrio e ditatorial. 1985: termino do ciclo militar; redemocratizao do pas, ou a busca por ela. Dcada de 1990: economia permanece com baixo desempenho. 1994: Implantao do Plano Real, combate inflao e no aumento do consumo da populao. Fragilidade externa do Brasil: comprometimento do crescimento por causa da nossa grande dependncia do investimento estrangeiro. Destaque agropecuria, tornando-se responsvel pelos supervits comerciais do mercado externo. Indstria: perodo de modernizao e de ganhos de competitividade. Busca de novas tecnologias e a formao de mo-de-obra especializada. A tecnologia e a mo-de-obra especializada tm importncia fundamental. Atualmente estamos vivendo o perodo tcnico-cientfico informacional, em que o conhecimento ou o saber se torna o grande diferencial da economia mundial. Coria do Sul: poltica agressiva de investimento em educao e em pesquisa cientifica ~ desenvolvimento econmico e social.

2.1.3 A Terceira Revoluo Industrial O economista Ernest Mandel afirma que a Terceira Revoluo Industrial teve incio na II Guerra Mundial. Os grandes avanos tecnolgicos se originaram nos laboratrios da indstria da guerra, no perodo da Guerra Fria. A expresso Terceira Revoluo Industrial abrange tambm os progressos na agricultura, na pecuria, no comrcio e na prestao de servios. 2.1.3.1 A difcil insero do Brasil na Terceira Revoluo Industrial ou Tecnolgica

Mau uso do dinheiro pblico e falta de uma poltica cientfica, e tecnolgica, so problemas que o Brasil enfrenta para que faca sua plena insero na Terceira Revoluo Industrial. No Brasil soma-se cerca de 80 mil pesquisadores cientficos, sendo que 11% desse total esto ligados a empresas de carter particular.

2.2 Os polos tecnolgicos Um plo tecnolgico corresponde concentrao de instituies de ensino e pesquisa envolvidas no estudo e aplicao de novas tecnologias. Os plos tecnolgicos comearam a surgir no incio da dcada de 1950, nos Estados Unidos. Pases como Reino Unido, Franca, Alemanha e Itlia investem e incentivam os plos tecnolgicos at hoje. Os plos tecnolgicos concentram atividades industriais e de servios, e dinamizam outros setores da economia. 2.2.1 Os polos tecnolgicos brasileiros Escassos recursos financeiros foi um dos problemas que o Brasil enfrentou internamente para desenvolver alguns de seus polos tecnolgicos. O primeiro plo industrial do Brasil comeou a se formar na dcada de 1950. As Universidades de So Paulo comearam a desenvolver polos industriais que repassam tecnologias para as empresas de todo o territrio nacional. Cidades como Rio de Janeiro e So Paulo desenvolveram grandes polos tecnolgicos de informtica. Na dcada de 1980 houve um crescimento na indstria informtica nacional, mas no foi significativo no setor e os produtos que chegavam ao consumidor eram muito caros. As pesquisas de bioqumica, fsica, matemtica e de biotecnologia so realizadas junto s universidades e centros de pesquisas espalhados pelo Brasil. Temos destinado 0,8% do PIB a pesquisas cientficas e tecnolgicas (enquanto os pases avanados aplicam de cerca de 3% ou mais). S conseguiremos dias melhores para o desenvolvimento para o Brasil se invertemos adequadamente em pesquisas, alm de alterar as prticas polticas como o clientelismo. A verdadeira sada para o Brasil se encontra na reviso do sistema educacional, pois o conhecimento constri o bem social, e a oportunidade de superao de uma economia baseada na tecnologia clssica e com baixa competitividade tecnolgica.

3. Idias principais do texto A industrializao retardatria A Primeira Revoluo Industrial no Brasil A Segunda Revoluo Industrial no Brasil Perodo de 1930 a 1955 Perodo de 1956 a 1980 De 1956 a 1961 De 1962 a 1964 De 1964 at os dias atuais A Terceira Revoluo Industrial A difcil insero do Brasil na Terceira Revoluo Industrial ou Tecnolgica Os polos tecnolgicos Os polos tecnolgicos brasileiros 4. Aspectos relevantes do texto Faz-se necessrio destacar a importncia da abolio da escravido para o desenvolvimento industrial brasileiro em sua fase inicial, focado na produo de bens de consumo. Esta proporcionou bases para a criao de um mercado interno, tendo o processo de industrializao se consolidado nos trinta primeiros anos do sculo XX. Fatores como os recursos financeiros gerados pelo caf responsvel por uma infraestrutura urbana e de transportes, alm do desenvolvimento no setor de servios- tornam-se tambm primordiais aos primeiros passos na formao da sociedade urbano-industrial brasileira. O crescimento industrial at 1930 desempenhou um papel crucial na organizao do espao geogrfico brasileiro. A regio Sudeste, especialmente o Rio de Janeiro e So Paulo, beneficiou-se dos capitais disponibilizados pela cafeicultura, de um sistema bancrio e de transportes eficiente para a poca e principalmente do maior centro consumidor do pas, tornando-se a principal rea de atrao populacional do espao brasileiro. Deve-se notar o valor do mandato de Juscelino Kubitscheck (1956-1961) para o desenvolvimento da economia brasileira. Nesse perodo, criou-se uma infraestrutura imprescindvel ao processo industrial: os setores de energia e de transportes receberam recursos, o aumento da produo de petrleo foi considervel e houve o investimento na energia eltrica e no transporte rodovirio. O Brasil conquistou uma atuao destacvel nas indstrias de base, proporcionando condies mais slidas ao desenvolvimento industrial. Alm disso, nesse perodo tambm conhecido como desenvolvimentista, foi adotado um modelo de economia associada ao capital estrangeiro, promovendo a internacionalizao da economia brasileira. Empresas transnacionais beneficiavam-se da infraestrutura promovida pelo governo e instalavam sua tecnologia no Brasil, construindo uma sociedade brasileira voltada ao consumo.

5. Concluso Analisando os fatos mencionados na pesquisa, pudemos verificar a importncia da formao de um contexto histrico, econmico, poltico e social para os primeiros anos do desenvolvimento industrial brasileiro. Fez-se essencial o processo de abolio da escravido, que proporcionou um aumento significativo do mercado interno de consumo. Os recursos financeiros proporcionados pela cafeicultura, como a criao de uma infraestrutura de transporte e o desenvolvimento do setor de servios, exerceram um papel primordial para o incio do crescimento da indstria brasileira de bens de consumo. de imprescindvel necessidade destacar os governos de Getlio Vargas (19301945 e 1951-1954) e de Juscelino Kubitscheck (1956-1961) para a consolidao da Segunda Revoluo Industrial brasileira. O primeiro teve por principal objetivo o desenvolvimento da indstria de base no Brasil. Utilizando-se do intervencionismo estatal na economia para cumprir tal objetivo, minimizou a dependncia tecnolgica de nosso pas em relao aos mais industrializados e incrementou nossa indstria de bens de consumo. O crescimento da indstria de bens de produo gerou uma autonomia econmica at ento no existente, representando mais um passo importante na jornada industrial brasileira. O governo de Juscelino Kubitscheck, alm de reafirmar as metas traadas por Getlio Vargas, buscou estimular os setores de energia e transportes, como o petrleo e as rodovias. A criao de tal infraestrutura possibilitou o processo da internacionalizao da economia brasileira, que foi oferecida s empresas transnacionais. Estas investiam tecnologia no Brasil e inseriam a populao no ttulo de sociedade de consumo. Esse modelo baseado no desenvolvimento associado ao capital estrangeiro gerou um crescimento notvel em diversos setores industriais brasileiros, como o automobilstico, metalrgico e siderrgico. Por fim, julgamos necessrio analisar a difcil insero do Brasil na Terceira Revoluo Industrial ou Tecnolgica. Fatores como a dvida interna e externa do pas, o mau uso dos recursos pblicos, a falta de uma poltica cientfica e tecnolgica e a crise monetria e financeira internacional dos anos 1970 justificam a ausncia de investimentos de carter tcnico-cientfico informacional. Apontamos como sada para tal situao de atraso mudanas srias e eficazes em nossa questo educacional. O conhecimento constri o bem social, portanto, o Brasil deve procur-lo para superar a condio de um pas com baixa competitividade tecnolgica e dependente da tecnologia clssica.

Das könnte Ihnen auch gefallen