Sie sind auf Seite 1von 36

Gentica Clssica: uma breve histria dos mecanismos de herana

Prof Gustavo Simas P f G t Prof f Si

Conceitos Gerais

Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito e/ou traduzido. Locus (Loco): local, no cromossomo, onde se encontra o gene. Alelos: genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homlogos. Homlogos: cromossomos que apresentam mesmo tamanho, forma e posio de centrmero em clulas diplides.

Gentipo: conjunto de genes para um determinado carter. Fentipo: caractersticas observveis de uma espcie, p p que so determinadas por genes e que podem ser alteradas pelo ambiente. Fenocpia: indivduo com fentipo modificado por influncias ambientais sem alterao do gentipo co espo de te, correspondente, de modo que fica semelhante (imita) a odo ca se e a te ( ta) um fentipo existente. Alelo Letal: com efeito mortal (completo ou incompleto).

Alelo Dominante: aquele que sempre que est presente se manifesta, seja com apenas um alelo ou em duplicata. Alelo Recessivo: aquele que s se manifesta na ausncia do dominante, ou seja, somente quando est com alelos em duplicata (dose dupla). Homozigoto ou Puro: indivduo que apresenta alelos iguais para um ou mais caracteres. Heterozigoto ou Hbrido: indivduo que apresenta alelos diferentes para um ou mais caracteres.

Alelos Codominantes: os dois alelos de um mesmo locus gnico manifestam, ao mesmo tempo, seu carter. Ex: indivduos que apresentam os alelos IA e IB do sistema ABO manifestam em suas hemcias as ABO, protenas A e B ao mesmo tempo.

Alelos sem dominncia: os dois alelos de um mesmo locus gnico manifestam seu carter, produzindo um fentipo intermedirio. Ex: Plantas de flores vermelhas da espcie Mirabilis jalapa, quando cruzadas com plantas de flores brancas, originam descendentes de flores rosas.

Polialelia: mais de dois alelos na populao para determinar um mesmo carter. Pleiotropia: caracteres. um par de alelos determina vrios

Polimeria ou interao gnica: vrios genes (pares de alelos) determinam um s carter. Epistasia: i E i i interao em que genes i ib inibem a ao d de outros no alelos.

Penetrncia completa: quando, em relao a determinado gene, todos os indivduos portadores de um gentipo manifestam o fentipo correspondente. Penetrncia incompleta: quando a presena do gentipo no determina o fentipo correspondente em todos os indivduos portadores. Carga gentica: alelos que diminuem a adaptabilidade do indivduo indivduo.

Genealogias ou Heredogramas
sexo masculino sexo feminino filhos ou descendentes sexo desconhecido indivduos que apresentam o carter estudado

casamento ou cruzamento casamento ou cruzamento consangneo

g gmeos dizigticos g

gmeos monozigticos

Probabilidade em Gentica
Probabilidade a relao entre um ou mais eventos esperados e o nmero de eventos possveis. P (A)= eventos esperados (A) eventos possveis (S)

Regra do E A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente.

Regra do OU A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

EXEMPLOS- REGRA DO E
1- Quando jogamos uma moeda para cima, temos duas possibilidades de resultado: ela cair com a face cara voltada para cima, ou com a face coroa voltada para cima. Portanto temos duas possibilidades. A possibilidade de sair cara de 1/2 ou 50%, pois temos uma chance (sair cara) em duas d as possibilidades (cara ou o coroa). coroa)

1- Se jogarmos duas moedas para cima, qual a probabilidade de sair cara nas duas?

Resoluo: O f t d sair fato de i cara em uma moeda no afeta a chance d sair d f t h de i cara na outra. Quando acontece esse tipo de evento, multiplicamos as probabilidades dos eventos independentes:

Em gentica utilizamos a mesma linha de raciocnio. Por exemplo: Qual a probabilidade de um casal ter dois filhos do sexo feminino?

Resoluo: O nascimento da primeira filha no afeta a chance de o segundo filho ser do sexo feminino, pois a segregao dos alelos de um gene to ao acaso quanto jogar uma moeda para cima e obter cara ou coroa.

EXEMPLOS REGRA DO OU

A regra do ou utilizada quando queremos calcular a probabilidade de ocorrer um evento ou outro numa mesma oportunidade. Por exemplo: Qual a chance de sair cara ou coroa em uma jogada de moeda?

Resoluo: Esses dois eventos no ocorrem juntos, pois um ou o outro, logo so mutuamente exclusivos. Quando temos esse tipo de situao, somamos as duas probabilidades:

Exemplo 2: Qual a probabilidade de um casal ter dois filhos, sendo um menino e uma menina?

OU

Gentica Mendeliana

Gregor Mendel (1822-1884), monge austraco, considerado o pai da Gentica. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmisso hereditria de vrias caractersticas. Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vrios pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje so base para os estudos genticos.

Gentica Mendeliana
Por que ervilhas?

Fcil cultivo em canteiros. Vrias caractersticas contrastantes e de fcil observao. Ciclo vital curto e grande nmero de descendentes (sementes). Predomina reproduo por autofecundao, portanto linhagens naturais so puras.

1a Lei de Mendel Pureza dos Gametas


As caractersticas dos As indivduos so condicionadas por um par de fatores (genes), que se separam durante a formao dos gametas, indo apenas um fator do par para cada gameta. d t

Monoibridismo com Dominncia Completa

Herana condicionada por um par d alelos. de l l

Dois fentipos possveis em F2. Trs gentipos possveis em F2.

Ex.: cor das sementes em ervilhas. ilh P amarelas x verdes


AA Aa aa

F1 100% amarelas F1 amarelas x amarelas


Aa AA Aa Aa

Proporo fenotpica

3:1
Proporo genotpica

1:2:1

F2 75% amarelas 25% verdes aa

Dois genes alelos atuam na determinao da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor prpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vrios cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta: CRUZAMENTO I x aa II x aa III x aa IV x Aa RESULTADO 100% prpura 50% prpura; 50% amarela 100% amarela 75% prpura; 25% amarela

Apresentam gentipo Aa as linhagens: a) I e II d) I e IV b) II e III e) III e IV c) II e IV

10

Aprenda Praticando: Exerccio de Dominncia Completa


Nos coelhos, a cor preta dos plos dominante em coelhos relao cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o nmero de heterozigotos provavelmente : a) zero b) 90 c) 180 d) 270 e) 360

Monoibridismo com Dominncia Incompleta

Herana condicionada por um par de alelos.

Ex.: cor das flores em Maravilha. M ilh


P vermelhas x brancas VV BB F1 100% rosas VB

Trs fentipos possveis em F2. Trs gentipos possveis em F2.

Proporo fenotpica

F1 rosas x rosas VB VB F2 25% vermelhas VV 50% rosas VB 25% brancas BB

1:2:1
Proporo genotpica

1:2:1

11

Alelos Letais

Provocam a morte ou no desenvolvimento do embrio. Determinam um desvio nas propores fenotpicas esperadas, geralmente 2:1.

Aa

Aa

Aa Aa

AA

Aa

Aa

aa

CruzamentoCruzamento-Teste

Utilizado para se saber se um indivduo com fentipo dominante homozigoto ou heterozigoto. Consiste em cruzar o indivduo em questo com um indivduo com fentipo recessivo e analisar as propores fenotpicas nos descendentes. Obtendo-se 100% de indivduos dominantes, o testado , com certeza, homozigoto. Obtendo-se 50% de dominantes e 50% de recessivos, ento o testado heterozigoto. Quando utilizado o genitor recessivo para o teste o processo chamado de retrocruzamento ou back-cross.

12

Pleiotropia

Herana em que um nico par de genes condiciona vrias caractersticas simultaneamente. Efeito mltiplo de um gene. Exemplos:

- Fenilcetonria (alelo recessivo, quando em dose dupla, com efeito pleiotrpico): deficincia mental, convulses, ictercia, queda de cabelo, urina muito concentrada.

Polimeria

Herana Quantitativa onde ocorre efeito cumulativo na ao de vrios genes (pares de alelos). H uma variao fenotpica gradual e contnua entre um valor mnimo e um valor mximo, devida a adio de alelos dominantes ou efetivos de vrios genes no gentipo, seguindo uma curva normal de distribuio. Ex.: altura, peso, cor da pele, cor dos olhos, grau de inteligncia, altura de plantas, produo de leite em bovinos, comprimento de pelos, etc.

13

Herana Quantitativa Cor da Pele em Humanos


Fentipos Negro Mulato Escuro Gentipos
3

SSTT SsTT SSTt SsTt SStt ssTT Sstt ssTt sstt


2 2 Negro Mulato Escuro Mulato Mdio Mulato Claro 1 1 Branco

Mulato Mdio

Mulato Claro Branco

14

Herana Quantitativa Cor dos olhos em Humanos


Fentipos Castanho escuro Castanho mdio Castanho C t h claro verde azul Gentipos AABB AaBB AABb AaBb Aabb AABB Aabb aaBb aabb

2 Lei de Mendel Segregao Independente


Na herana de duas ou mais caractersticas, os fatores, segregados na formao dos gametas, no se fundem no hbrido, mas se distribuem independentemente nos gametas segundo todas as combinaes possveis. d d b

15

Diibridismo

Herana determinada por dois pares de alelos independentes que condicionam duas caractersticas. Quatro fentipos diferentes so encontrados em F2, combinando os caracteres dominantes e recessivos. A proporo fenotpica clssica em F2 9:3:3:1. Ex.: cruzamento de sementes de ervilhas amarelas/lisas (puras) com verdes/rugosas (puras).
VVRR vvrr VvRr

P F1 F1

amarelas/lisas x verdes/rugosas 100% amarelas/lisas (hbridas)


VvRr VvRr

amarelas/lisas x amarelas/lisas

Diibridismo
Gametas da F1 VR Vr vR vr VR VVRR VVRr VvRR VvRr Vr VVRr VVrr VvRr Vvrr vR VvRR VvRr vvRR vvRr vr VvRr Vvrr vvRr vvrr

Proporo Fenotpica em F2

9 16 amarelas/lisas 3 amarelas/rugosas 16

3 16 verdes/lisas 1 verdes/rugosas 16

16

Poliibridismo

Quando so analisados mais de dois pares de alelos que condicionam mais de duas caractersticas temos o caractersticas, triibridismo, tetraibridismo, etc, que constituem o poliibridismo. Para se calcular o nmero de gametas diferentes produzidos por um polibrido se utiliza a frmula 2n, onde n o nmero de genes em heterozigose. Ex.: Ex : Quantos gametas diferentes so formados a partir do gentipo AaBBCcddEe Nmero de hbridos: 3 Nmero de gametas = 23 = 8 gametas diferentes

Gentica Moderna (Ps(Ps-Mendeliana)

As propores fenotpicas podem variar em relao s propores clssicas da gentica mendeliana. Herana Qualitativa: O fentipo depende de quais genes esto presentes no gentipo. Ex.: interaes gnicas (genes complementares e epistasia) e pleiotropia. Herana Quantitativa: O fentipo depende de quantos genes dominantes ou efetivos esto presentes no gentipo. Ex.: polimeria.

17

Interaes Gnicas
Genes complementares Genes com segregao independente que agem em conjunto para determinar um fentipo. Ex.: forma das cristas em galinceos. Fentipos crista noz crista rosa crista ervilha crista simples Gentipos R_E_ R_ee rrE_ rree

Interaes Gnicas
Epistasia

Interao em que um gene inibe outro no alelo (com segregao independente), impedindo que manifeste seu carter. A epistasia pode dominante, recessiva recessiva duplicada duplicada. ser ou

Ex.: Cor da penas em galinceos. galinceos Gene C penas coloridas. Gene c penas brancas. Gene I episttico sobre gene C. Fentipos Penas coloridas Penas brancas Gentipos C_ii cc_ _ C_I_

O gene inibidor chamado de episttico e o inibido o hiposttico.

18

Alelos Mltiplos (Polialelia) (Polialelia)

Herana determinada por um gene que apresenta 3 ou mais alelos na populao, condicionando um s carter e obedecendo aos padres mendelianos. Cada indivduo tem, no gentipo, apenas dois alelos, um de origem paterna e outro de origem materna. Novos alelos surgem por mutaes que provocam alteraes na protena original.

Alelos Mltiplos (Polialelia)


Ex.: Ex : Cor da pelagem em coelhos. 4 alelos C selvagem (aguti). cch chinchila. ch himalaia. ca albino. cch _

ch _

C_ ca ca

C > cch > ch > ca

19

EXEMPLO
Se um macho aguti, filho de um aguti com um himalaio (ambos homozigotos), cruzar com uma fmea chinchila (cch ca ), produzir coelhos com todos os fentipos a seguir, exceto:

a) aguti. b) himalaio. c) chinchila. d) albino. e) himalaio e albino.

Grupos Sangneos

Determinado por protenas presentes no plasma ou nas hemcias. hemcias Conhecimento importante nas transfuses, medicina legal, estudos tnicos, etc.

Transfuses baseadas nas relaes antgeno/anticorpo. A herana obedece os padres mendelianos: Sistema ABO Polialelia e codominncia. Sistema Rh Monoibridismo com dominncia completa Sistema MN Monoibridismo com codominncia.

20

Sistema ABO
Grupo Sangneo A B AB O Aglutinognio nas hemcias A B Ae B Doaes O A AB B Aglutinina no plasma Anti-B Anti-A Anti-A e Anti-B

Sistema ABO
Os grupos do sistema ABO so determinados por uma srie de 3 alelos, IA, IB e i onde:

IA = IB > i
Alelo IA determina a produo do aglutinognio A. Alelo IB determina a produo do aglutinognio B. Alelo i determina a no produo de aglutinognios.

Fentipos Grupo A G Grupo B Grupo AB Grupo O

Gentipos IAIA ou IAi IBIB ou IBi I AI B ii

21

Sistema Rh
Fator Rh Protena encontrada nas hemcias que pode agir como antgeno se for inserida em indivduos que no a possuam.

Rh+ indivduos que possuem a protena. Rh- indivduos que no possuem a protena.

Doaes RhRh+

Fentipos Rh+ Rh-

Gentipos RR ou Rr rr

Eritroblastose Fetal Doena Hemoltica do Recm Nascido


Condies: Me: Rh- / Pai: Rh+ / Criana: Rh+

22

Sistema MN

Protenas presentes nas hemcias que no so levadas em conta nas transfuses sangneas. Geneticamente um caso de codominncia. Grupo M: produz a protena M. Grupo N: produz a protena N. Grupo MN: produz as duas protenas.

Fentipos M N MN

Gentipos LMLM LNLN LMLN

Doaes M MN N

Exerccio: Exerccio: Grupos Sanguneos


Um casal em que ambos os cnjuges possuem tipo sanguneo AB quer saber: I- quais os possveis tipos sanguneos dos seus filhos e II- qual a probabilidade de terem uma criana do sexo feminino, com sangue tipo AB. Assinale a alternativa que corresponde corretamente s duas perguntas acima. I II a) A B e AB A, 1/3 b) A e B 1/4 c) A, B e AB 1/4 d) A e B 1/2 e) A, B e AB 1/2

23

Exerccio: Grupos Sanguneos


Um laboratorista realizou exames de sangue em cinco indivduos e analisou as reaes obtidas com os reagentes anti-A, anti-B, anti-Rh, para a determinao da tipagem sangnea dos sistemas ABO e Rh. Os resultados obtidos encontram-se no quadro seguinte.

Com base nesses resultados, indique quais os indivduos que sero considerados, respectivamente, receptor e doador universal. a) 5 e 2. d) 2 e 5. e) 1 e 4. b) 4 e 3. c) 3 e 4.

Gentica Relacionada ao Sexo

Heranas determinadas por genes localizados nos cromossomos sexuais (alossomos) ou por genes autossmicos mas cujo efeito sofre influncia dos hormnios sexuais. As principais so: Herana ligada ao sexo: genes localizados na poro no homloga do cromossomo X. Herana restrita ao sexo: localizada na poro no homloga do cromossomo Y. Herana influenciada pelo sexo: genes localizados em cromossomos autossomos que sofrem influncia dos hormnios sexuais.

24

Determinao do Sexo na Espcie Humana

A espcie humana apresenta 23 pares de cromossomos. 22 pares so autossomos e no tem relao direta com a determinao do sexo. Um par, chamado de alossomos (X e Y), so os cromossomos sexuais. A mulher apresenta dois alossomos X e chamada de sexo homogamtico, pois seus gametas sempre tero o cromossomo X.

O homem apresenta um X e um Y e o sexo heterogamtico, pois seus gametas sero metade com cromossomo X e metade com cromossomo Y. Na mulher, um dos cromossomos X em cada clula permanece inativo e se constitui na cromatina sexual ou corpsculo de Barr.

25

Herana Ligada ao Sexo

Genes localizados na poro no homloga do cromossomo X. Quando dominantes, o carter tem probabilidade se ser transmitido pelas mes a todos os descendentes (se a me for homozigota) ou a 50% dos descendentes (se a me for heterozigota) e pelos pais somente s filhas. Qua do ecess os, ca te Quando recessivos, o carter transmitido t a s t do pelas mes aos filhos homens. As meninas s tero a caracterstica se o pai tambm a tiver. Ex.: Daltonismo e Hemofilia.

Herana Ligada ao Sexo


Daltonismo

Anomalia visual recessiva em que o indivduo tem deficincia na distino das cores vermelha ou verde. Os homens daltnicos (8%) tem um gene Xd pois so hemizigotos e as mulheres daltnicas (0,64%) devem ser homozigotas recessivas.

Fentipo Mulher normal Mulher portadora Mulher daltnica Homem normal Homem daltnico

Gentipo XDXD XDXd XdXd XDY XdY

26

Herana Ligada ao Sexo


Hemofilia

Anomalia que provoca a falta de coagulao do sangue. Homens hemoflicos so hemizigotos (1/10.000) e mulheres hemoflicas so homozigotas recessivas (1/100.000.000).

Fentipos Mulher normal Mulher M lh portadora t d Mulher hemoflica Homem normal Homem hemoflico

Gentipos XHXH XHXh XhXh XHY XhY

27

Gentica Relacionada ao Sexo


Herana Restrita ao Sexo

Herana Limitada pelo Sexo

Genes localizados na poro no homloga do cromossomo Y. Genes Holndricos. S ocorrem no sexo masculino. Ex.: Hipertricose auricular.

Genes autossmicos cujo efeito sofre influncia dos hormnios sexuais. S se manifestam em um dos sexos. Ex.: Produo de leite em bovinos.

Herana Influenciada pelo Sexo


Genes autossmicos cujo efeito sofre influncia dos hormnios sexuais. Comportamento diferente em cada sexo, agindo como dominante em um e como recessivo em outro (variao de dominncia). Ex.: Calvcie Gentipos CC Cc cc Fentipos Homem calvo Homem calvo Homem no-calvo Mulher calva Mulher no-calva Mulher no-calva

28

Provveis Tipos de Herana

Autossmica recessiva

Autossmica dominante

Ligada ao Y (holndrica)

Provveis Tipos de Herana

Ligada ao X recessiva

Ligada ao X dominante

29

PROBABILIDADE CONDICIONAL

Em alguns problemas de gentica preciso calcular a probabilidade de ocorrncia de um evento sobre o qual j temos alguma informao. g Como nesse exemplo: Pais normais e heterozigotos, para o albinismo, tem uma criana normal. Qual a probabilidade de que essa criana seja heterozigota?

Qual seria sua resposta??? 50%???? ERRADO! RESPOSTA: 2/3

Genes Ligados - Linkage

Quando dois ou mais genes, responsveis por diferentes caractersticas, caractersticas esto localizados em um mesmo cromossomo, dizemos que esto ligados ou em ligao gnica. Nestes casos a quantidade de gametas e portanto a freqncia da descendncia apresentaro diferenas em relao ao diibridismo j que a incidncia do crossing-over ser fundamental. Crossing-Over ou permuta a troca de partes entre cromossomos homlogos durante a meiose e um dos principais fatores para a variabilidade gentica.

30

Comparao Diibridismo x Linkage


Diibridismo (AaBb)
A a B b

Gametas A B A b a B a b

25%

25%

25%

25%

Comparao Diibridismo x Linkage


Linkage (AaBb) g ( )
A B a b Gametas A B a b Parentais A b a B

Recombinantes

31

Genes Ligados - Linkage

Na herana dos genes ligados, a freqncia dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de crossing-over ou q taxa de recombinao que ocorre entre os cromossomos homlogos. Os Gametas Parentais so formados mesmo que no haja recombinao e aparecem em maior quantidade. Os Gametas Recombinantes so formados apenas se p houver permuta e aparecem em menor quantidade. A Taxa de Crossing expressa em porcentagem e corresponde a freqncia de gametas recombinantes formados na gametognese.

Genes Ligados - Linkage

Na vinculao gnica a posio dos genes no heterozigoto (AaBb) pode ser Cis ou Trans. Estas posies tambm podem ser utilizadas para se definir quem so os gametas parentais e os recombinantes.
A a Posio CIS B b A a b B Posio TRANS

32

Mapeamento Gentico: princpios

Mapa gentico ou cromossmico a representao da posio dos genes no cromossomo. Est diretamente relacionada a taxa de crossing crossing. Unidades de Recombinao (U.R.) ou Morgandeos (M) so as unidades usadas para determinar a posio dos genes no cromossomo e correspondem a taxa de crossing.

Exemplo: Em um cromossomo h a seguinte freqncia de recombinao entre os genes A,B,C e D: A-B 45% A-C 20% C-B 25% B-D 5% C-D 20% A-D 40% Qual a posio dos genes no cromossomo?

Mapeamento Gentico: princpios


20M A C 20M D 5M B

40M 45M

A-B 45% B-D 5%

A-C 20% C-D 20%

C-B 25% A-D 40%

33

EXERCCIOS
1) Quatro genes, A, B, C e D, localizados no mesmo cromossomo, apresentam as seguintes freqncias de recombinao: A-B = 32% A-C = 45% A-D = 12% B-C = 13% B-D = 20% C-D = 33% A seqncia mais provvel desses genes no cromossomo a) ABCD b) ABDC c) ACDB d) ADBC e) ADCB

34

2) Trs grupos de alunos realizaram cruzamentos-testes entre plantas de tomate para o estudo de diferentes genes. Os grupos obtiveram os seguintes resultados

a) Indique o(s) grupo(s) que trabalhou (trabalharam) com genes ligados, Justifique. J stifiq e b) O que significa, em Gentica, o termo ligao? Qual a sua utilidade para a pesquisa cientfica? c) Calcule a distncia, em unidades de mapa gentico, entre os genes pesquisados pelos alunos do grupo G2.

a) Todos os grupos trabalharam com genes ligados no mesmo cromossomo. A recombinao gnica (crossig-over) no ocorre entre genes localizados em cromossomos diferentes.

b) Ligao fatorial (ou linkage) refere-se a genes situados linearmente no mesmo cromossomo. Genes prximos permutam com menor freqncia, genes mais distantes apresentam maior taxa de recombinao. Deste modo, atravs da anlise das taxas de recombinao, possvel ter-se uma noo relativa das distncias entre os genes ligados. De posse das distncias relativas podese, ento, elaborar mapas cromossmicos.

c) Os genes pesquisados pelo grupo G2 distam entre si 14 unidades de recombinao (UR), pois permutam com uma freqncia de 14%.

35

3) Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial ("linkage") representados pelo hbrido BR/br, uma certa espcie apresentou a seguinte proporo de gametas: BR - 48,5% br 48,5% b - 48 5% Br - 1,5% bR - 1,5% Pela anlise dos resultados, pode-se concluir que a distncia entre os genes B e R de: a) 48,5 morgandeos. b) 97 morgandeos. c) 1 5 morgandeo 1,5 morgandeo. d) 3 morgandeos. e) 50 morgandeos.

36

Das könnte Ihnen auch gefallen