Sie sind auf Seite 1von 19

A estrutura bsica da Agncia de Propaganda:

[gerncia, administrao, atendimento, criao, mdia, trfego, cliente]


Paulo Marquz (CONRERP/DF n 866 6 regio) Relaes-Pblicas (IESB) Especialista em Inteligncia Organizacional e Competitiva (UnB) Mestrando em Comunicao de Moda [Universidade do Minho, PT]

Conceitos
Uma agncia de propaganda se estrutura essencialmente em funo das trs principais etapas do trabalho que presta: o Atendimento/Planejamento; a Criao; e a Mdia.

Organograma
Estrutura complexa

Organograma
Estrutura mais enxuta

Administrativo
Composto de uma ou quantas pessoas forem necessrias [varia de acordo com o porte da agncia]: Administrao Geral; Finanas; RH; Jurdico; e Servio Gerais.

Atendimento
Quase sempre [ou deveria ser] o nico que tem contato direto com o cliente. O cliente chama ou a gente corre atrs de uma nova conta. aquela pessoa que faz o contato direto com o cliente.

Atendimento
quem busca o que o cliente quer e apresenta o trabalho pronto; est sempre por dentro de tudo que acontece na agncia. Instrumento bsico de trabalho: briefing Briefing: resumo dos desejos, ideias, necessidades e argumentaes. Enfim... todas as informaes sobre o job a ser desenvolvido.

Planejamento
Posicionamento da marca; Investimento em um novo mercado; Planeja em vrios casos e para vrios fins. Enfim... recebe as informaes colhidas junto ao cliente [por meio do Atendimento], como objetivos, verba e determina o quedever ser feito para se cumprir o que se deseja.

Criao
Departamento responsvel por criar as peas e campanhas determinadas pelo Planejamento. Composto no mnimo por Diretor de Arte e Redator [Dupla de Criao]. Fazem parte, ainda, profissionais de webdesigner e revisor.

Criao
Direo de Arte: a transformao das ideias e conceitos em fotos, traos e ilustraes. onde a imagem se materializa. Muita criatividade e imaginao. importante o cuidado com a finalizao dos arquivos. Redao: Chamadas, ttulos e a prpria redao. Tudo o que texto est na mo dessa gente. Escrever fcil; difcil revisar, revisar e revisar.

Criao
Direo de Criao: quem coordena a Dupla de Criao. Aprova ou no a ideia em qualquer nvel e quem coordena o processo de criao.

Mdia
a pessoa que cuida de toda a utilizao da verba do cliente. Faz o levantamento de como investir e onde investir. Realiza as negociaes e monta os mapas de mdia, conforme o que foi planejado para veicular (rdio, TV, jornal, revista, outdoor, etc.).

Trfego
Nem toda agncia tem esse funcionrio especificamente. o responsvel por organizar o fluxo de trabalho, determinar quem faz, encaminhar o oramento, coordenar a entrada de cromos, a sada de arquivos. Alm disso, conseguir garantir um funcionamento gil e eficiente da criao em conjunto a todos outros departamentos.

Cliente Focos
Necessidades Desejos Demandas

Cliente Necessidades
um estado de privao de alguma satisfao bsica. So biolgicas e inerentes condio humana.

Cliente Desejos
So carncias por satisfaes para atender s necessidades. A forma como o desejo se d depende de um pblico especfico.

Cliente Demandas
So desejos por produtos especficos, respaldados pela habilidade e disposio de compra. Nem sempre necessrios.

Cliente Resultados esperados


Atender s necessidades Atender s necessidades de forma rentvel. de forma rentvel. Encontrar desejos e Encontrar desejos e satisfaz-los. satisfaz-los. Amar o cliente, Amar o cliente, no o produto. no o produto. Parceiros do lucro. Parceiros do lucro.

Cliente Relao GANHA-GANHA


/ CLIENTES / / CLIENTES / / AGNCIA / / AGNCIA /

/Alta qualidade / /Alta qualidade / / Bons servios / / Bons servios / / Preos justos / / Preos justos /

Das könnte Ihnen auch gefallen