Sie sind auf Seite 1von 3

Sade da comunidade a sade de um grupo de pessoas relativamente grande que convive num ambiente scio cultural complexo, expostos

s a vrios factores de risco de doena, mas que juntos encontram solues de preveno e combate a esta doena. Principais problemas de sade da comunidade A malria continua sendo tambm causa de mortalidade seguida de HIV/SIDA, desnutrio e doenas infecciosas. A mortalidade materna continua alta. Doenas infecciosas so aquelas causadas por micrbios passando de uma para outra pessoa. Doenas transmitidas atravs de fezes pela via feco-oral e entram no organismo atravs da ingesto de larvas pela boca, agua e alimentos provocando doenas tais como: Diarreia, clera e lombrigas. Tosse - espirros transmitido pela via areas atravs da inalao causando doenas tais como: Tuberculose, pneumonia, meningite e sarampo. Pele - transmitidos atravs de contacto directo ou indirecto com pessoa portadora de doena com o uso de toalhas ou de roupas usados por um portador da mesma doena, causando doenas tais como: Tinea e lepra. Olhos - so transmitidos pelo contacto moscas porta de entrada pelos olhos criando doenas tais como: Conjuntivite e tracoma. rgos genitais transmitidas atravs das relaes sexuais provocando doenas tais como: Corrimento uretral ou vaginal lcera genital e HIV. Insecto a sua picada vai causar doenas tais como: malria, febre de sangue e doena do sono. Sangue transmitida atravs da picada da agulha transfuso de sangue contaminado, entra atravs de sangue provocando doenas tais como: HIV/SIDA e Hepatite. Doenas no infecciosas So aquelas que no se transmitem de pessoa para pessoa e nunca so causados por micrbios. Problemas causadas por algo que se desgasta ou altera dentro do corpo: Reumatismo, ataque cardaco, ataques epilpticos, trombose e catarata. Problema causado por algo externo que causa dano ou prejudica o corpo: causando alergias, envenenamento, mordedura de cobra, tosse nos fumadores alcoolismos.

Problemas causadas por algo que o corpo necessita: Malnutrio, pelagra, anemia e cegueira nocturna. Problemas com os quais as pessoas nascem: Atraso mental, anemia das clulas falciformes pebato. Factores determinantes de sade de uma comunidade Condies de vida: Condies e necessrias a subsistncia relacionadas a nutrio, a habitao, ao saneamento bsico e as condies do meio ambiente.
Estilo de vida: Forma social e culturalmente determinador de vida, que se expressam no

padro alimentar, no dispndio energtico quotidiano no trabalho e no desporto, hbitos como fumo, lcool e lazer.
Estilo de vida saudvel: Exerccios fsicos regulares, alimentao equilibrada, mas

preferem o uso de tabaco e drogas, abuso de lcool, comportamentos de sexuais imprprios conduzindo a gravidezes indesejadas, doenas de transmisso sexual e infeco pelo HUV.
Ambiente e higiene da agua: H contaminao das fontes e poos no protegidos. Esses

poos so construdos sem regras higinicas que no oferecem nenhumas garantias de proteco da potabilidade da gua e agua usada e poluda que exige remoes em condies de sofrer depurao para no causar prejuzos. Na habitao, a insuficincia de comportamentos, incluindo quartos de dormir e separao de cozinha, falta de proteco das moscas e mosquitos nas zonas afectas e os regulamentos sanitrios so indispensveis e facilitam a aplicao de medidas que remedeiam as causas de insalubridade do meio e da poluio e contaminao dos alimentos.
Condies do meio ambiente sofrem menos as poluies resultantes da vida nos

grandes aglomerados mas em consequncia de baixa produtividade das exploraes agrcolas, tem rendimentos baixos, so menos instrudas, mal alojados com menos possibilidade do saneamento dos locais e de cuidados mdicos de extenso razovel por falta de planos coordenados, a sua educao sanitria e as condies higinicas so insuficientes e criam insalubridade que incidem a doenas infecciosas e parasitrias. Habitaes mal construdas, alimentao irregular e mal equilibrada Preveno dos principais problemas de sade da comunidade No caso de anemia - Tem que ter alimentao variada, consumindo alimentos ricos em ferro e vitamina B12, promover uma alimentao equilibrada e suficiente para mulheres grvidas. No caso da malria - Usar redes mosquiteiras tratadas cm insecticidas. No caso de clera - Lavar sempre as mos com gua e sabo antes de comer e preparar os alimentos, tomar banho todos os dias manter as unhas das mos cortadas.

No caso de ancilostomiase - No devemos andar descalo, construir e usar latrinas, no devemos deixar as crianas brincarem na terra. No caso de lombrigas - No fazer necessidades no mato ou no quintal, tomar banho todos os dias com agua limpa e sabo, usar bem a latrina e manter sempre limpa. No caso de meningite Manter a higiene pessoal e da casa, abrir sempre as janelas da casa durante o dia para permitir a circulao do ar e entrada da luz solar. .

Das könnte Ihnen auch gefallen