Sie sind auf Seite 1von 3

A FOFOCA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

"Ningum fofoca sobre as virtudes dos outros". A frase do escritor irlands Bernard Shaw mostra o real objetivo do fofoqueiro: a maldade. Quem est saindo com quem, quem vai ganhar uma promoo e quem levou uma bronca do chefe so temas constantes na boca do leva-e-traz. Gerlamente, o tititi vem acompanhado da frase "no conte a ninguem", que nada mais do que a senha para passar a informao adiante, e com mais riqueza de detalhe. Tudo bem, da natureza do ser humano falar dos outros, mas no quer dizer que devemos sair por a fazendo comentrios sobre algum ausente. Isso, no trabalho, pode causar um prejuizo enorme para a vtima. Falta de etiqueta No pense que "apenas" ouvindo ou repassando a informao voc no seja responsvel pela fofoca. " falta de etiqueta transmiti-la ou incentivar o o interlocutor a contar todos os detalhes", diz Clia Leo, consultora de etiqueta. Ela tem uma ttica para escapar dessas armadilhas: no perguntar nada e no repetir o que lhe disseram. Depois de um tempo deixaro de incomoda-la, porque todo mundo vai saber que com voc no funciona. Coach (treinadora) Eliana Dutra aconselha seus clientes a seguirem outra estratgia. "Minha frmula ser monisslaba. Se a colega insistir, diga diga que esta inaugurando uma fase em sua vida: 'no falo nem ouo falar de pessoas ausentes. Vamos falar de ns?'. Isso corta o barato de qualquer um", explica. Alis, contar sobre sua vida pessoal para colegas de trabalho um verdadeiro perigo. Os espertinhos oferecem um ombro amigo e acaba-se falando o que no devia. Para usarem essa informao contra voc um pulo. O fato que a fofoca destrutiva, contamina o ambiente de trabalho e pode fazer um estrago grande na sua imagem. Isso acontece quando simples rumores, baseados em suposies e achismos, ganham status de verdade. Imagine se comeam a espalhar pelos corredores que voc est procurando emprego ou foi assediada pela concorrncia? nessas horas que todos os sentimentos vem tona: insegurana, ansiedade, rancores e queda de produtividade, que podem at mesmo acabar em demisso. No h um antdoto contra a fofoca, mas d para aprender a lidar melhor com a situao. Se voc conhece o fofoqueiro, a vontade mesmo de pular no pescoo do cretino. Porm, os especialistas garantem que essa no a melhor alternativa. Quando o zunzunzun inofencivo ou pessoal, o ideal ignorar, ja que no necessrio provar nada a ningum. Para ficar na sua, preciso que voc esteja em pleno exerccio da auto-estima e auto-confiana. Mas, quando os boatos colocam em risco o seu cargo, hora de entrar em ao. "A melhor maneira para acabar com isso expor a situao. Converse com o mexeriqueiro, seja firme, e no grosseira diga que acha a atitude de mau gosto. A conversa franca o desarma", acredita Maria Ignez Prado Lopes Bastos, diretora da MTB Assessoria Organizacional. A publicitria Adriana Mendes, 30 anos, no teve essa coragem e

se deu mal. H dois anos, ela trabalhava numa produtora, sua assistente era irm da chefe e entre as duas acabou acontecendo uma disputa de poder. A a fofoca dominou o ambiente, Adriana no aguentou o clima e pediu demisso. Abalada pelo boato Outra que se deixou abalar pelo boato foi administradora Tatiana Parada, 34 anos. O fofoqueiro do setor espalhou que haveria cortes na empresa. Mais tarde, comentou que ouvir falar que o nome de Adriana estava na lista. Foi ento que ela resolveu aceitar uma proposta da empresa concorrente com o mesmo salrio, entre tanto sem as mesmas perspectivas de ascenso, com receio de carregar uma misso no currculo. "Nunca vou saber se realmente seria cortada, mas logo em seguida me arrependi de tr sado por dar ouvidos a um boato", desabafa. "Tudo o que no bem comunicado acaba sentindo veiculado na 'rdiopeo' de maneira inadequada", diz Davi de Aquino, consultor de recursos humanos. Comunicao equivocada Em parte, a culpa de algumas empresas. Quando a fofoca cai nos ouvidos do chefe, por exemplo, sinal de que a comunicao da companhia no vai nada bem. Se o superior for fofoqueiro, sua sorte est nas mos dele e no h muito o qu fazer. Caso ele condene boatarias, no se preocupe, o assunto deve terminar na sala dele mesmo. Segundo uma pesquisa da agncia britnica de recrutamento Officeangels, a maior parte dos chefes diz que jamais vai confiar em um empregado que comprovadamente um fofoqueiro e que indiscrio pode afetar as perspectivas d promoo ou provocar at mesmo uma demisso. Cerca de uma em cada dez empresas inglesas distriburam memorandos alertando os empregados a respeito de boatos e 4% despediram um integrante de sua equipe por causa da fofoca. O ideal que cada empresa tenha a prpria frmula para diminuir os rumores. A melhor no deixar que a informao fique exclusivamente em poder de presidentes, gerentes, supervisores e diretores. Outras boas ferramentas so murais, jornais internos, intranet, memorandos e videoconferncias. Dessa forma, no h espao para fofocar. Para no cair na boca do leva-e-traz Fique longe dos grupinhos dos fofoqueiros, ou voc vai levar a fama por tabela. Fale em voz baixa, especialmente quando tratar de assuntos confidenciais. No espalhe seus resultados positivos, prmios e novos projetos que lhe foram confiados. Caso tenha amigos no ambiente de trabalho, seja discreta. No comente na frente dos outros colegas os programas que vocs fizeram, pois desperta cime e gera comentrios. Se trabalhar com algum de quem no gosta, troque cumprimentos e no mostre antipatia. A atitude minimiza os atritos e evita que os outros reparem e fofoquem.

Cultive um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. No falatrio, voc ter aliados - ou ento ser alertada sobre o boato.

Das könnte Ihnen auch gefallen