Sie sind auf Seite 1von 2

Quais concepes so apresentadas pelos modelos de anlise do processo de deciso da poltica?

De acordo com Allison, so trs modelos de Anlise: Modelo da Poltica Racional: Busca a forma mais perfeita para a soluo do problema em jogo, as tomadas de decises so unilaterais, onde o governo trata do problema estrategicamente como um ator unitrio. Modelo Organizacional: Diferente do modelo anterior, esse modelo agrega o pensamento de que governo e estado so forma que se somam, no so entidades unitrias e monolticas. As informaes das necessidades da populao so sondados pelas vrias organizaes que participam da poltica. Os agentes dessas organizaes so os atores que vo alimentar os sistemas de demandas. Esse sistema falho tendo em vista que esses atores podem deturpar as necessidades da populao, agregando interesses prprios e criando uma rotina cclica que com o tempo, deixa de suprir as demandas da populao. Modelo de Poltica Burocrtica: Nesse modelo h vrios interesses dos atores em jogo que entram em linhas cruzadas, ou seja, cada ator poder ganhar nesse modelo, contanto que possa separar cada interesse em jogo para cada ator, seria como dividir e conquistar. Nesse modelo os atores escolhem seus recursos de poder e jogam conforme estratgias possveis; a consecuo dos seus objetivos veem com negociaes, barganhas, alianas... Sendo que a meta a realizao dos interesses individuais, sendo que em alguns casos no ocorre o esperado. Apresente as distines entre as ideias de Lindblom, Simon e Etzioni. Charles Lindblom pregava um modelo de ideia chamado de Modelo Incremental, onde ele acreditava que a tentativa de solucionar problemas era de maneira gradual, sem introduzir grandes modificaes nas situaes j existentes e sem provocar rupturas de qualquer natureza, dessa forma, a mudana poltica se daria de forma evolutiva (gradual, aos poucos) e no revolucionria (rpida). Vemos que o professor Lindblom prega, tambm, que a melhor deciso no aquela que maximiza os valores e objetivos dos tomadores de decises, mas aquela que oferece menos dificuldades e assegura o melhor acordo entre os interesses envolvidos. Esse modelo de poltica pode ser usado em caso de alto potencial de conflito, j que a mudana seria lenta e com poucos embates, os danos seriam melhores, ou pode ser aplicado em caso de poucos recursos a se investir. O maior impasse desse modelo que demanda muito tempo pelo excesso de acutela. Hebert Simon prega a lgica, ou seja, prega o Modelo Racional-compreensivo na tomada de decises nesse modelo essencial conhecer a situao para visar valores e objetivos que devem ser maximizados e quais as alternativas para se resolver o problema; observa-se que nesse modelo a informao tem carter essencial, dando valor a pesquisa, contudo o modelo deixa de lado variveis simples, como a questo que envolve a aceitao natural dos atores envolvidos.

Amitai Etzioni criou a concepo Mixed-scanning, explicita um modelo mais complexo onde afirma que as decises no so todas da mesma natureza; os dois modelos de decises so Estruturantes e Ordinrias. As decises estruturantes so aquelas que estabelecem os rumos bsicos ou diretrizes fundamentais das polticas pblicas em geral e proporcionam o contexto para as decises ordinrias, sendo que essas decorrem das decises estruturantes, que so feitas sem detalhar, e envolvem anlise detalhada das alternativas especficas, porm sem o rigor tcnico do modelo racional-compreensivo. O processo de implantao de uma poltica dever ser precedido de um processo de monitoramento e avaliao? Justifique sua resposta. Tendo em vista que a avaliao condio de instrumento estratgico em todo o ciclo da poltica pblica, at mesmo no momento de implantao, essencial que a implantao de uma poltica seja precedida de avaliao. A avaliao deve ter carter tcnico onde deve haver coleta de dados com o fim de pesquisa avaliativa; bem como dimenso valorativa, observando as concluses acerca do valor da poltica, do programa ou projeto. O monitoramento ocorre j no momento que o projeto ou programa poltico implantado, esse monitoramento ir determinar, atravs de exame contnuo, processos, produtos, resultados e impactos das aes realizadas.

Construa uma anlise acerca da afirmativa: " so vrias as concepes que sustentam o primado da poltica econmica. Uma delas supe que o mercado perfeito e que, se for permitido o seu livre funcionamento, aos poucos as distores sero resolvidas. Logo, as polticas sociais devem ficar restritas aos intertcios nos quais no cabe a ao do mercado e onde, por isso mesmo, no sero capazes de transformar a sua dinmica.(RUAS,2009,p.123) Clssico pensamento liberalista, j se mostrou ineficaz. O mercado no perfeito, a incessante luta pelo lucro, aceita pelo modelo capitalista, coloca a sociedade em xeque, em se falando da distribuio dos recursos. A tendncia de que, no havendo regulao do estado, grandes empresas ou entidades podem aglutinar as pequenas; a parcela da sociedade margem do capitalismo no atendida nas suas necessidades bsicas. A nica forma de garantir o atendimento de todos a interveno do estado, regulando a sua atuao e garantindo a distribuio da renda em toda a sociedade, prestando servios ou criando produtos necessrios manuteno da sociedade.

Das könnte Ihnen auch gefallen