Sie sind auf Seite 1von 11

ESTATUTO SOCIAL i2EXTEC- Incubadora de Iniciativas Empreendedoras em Tecnologias Sociais: Pesquisao e PBL na Curricularizao da Extenso Tecnolgica

CAPTULO I DA DENOMINAO, FUNDAO E SUA SEDE Art. 1 A Incubadora de Iniciativas Empreendedoras em Tecnologias Sociais: Pesquisao e PBL na Curricularizao da Extenso Tecnolgica neste estatuto designada, simplesmente, como i2EXTEC uma Associao Civil com personalidade jurdica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, sem fins lucrativos, a qual se reger pelo presente Estatuto e seu Regimento Interno e pelas leis que lhe forem aplicveis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Art. 2 A i2EXTEC ter sede na cidade do Natal, estado do Rio Grande do Norte, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, BR 101, Lagoa Nova, CEP 59.078-970.

CAPTULO II - DAS FINALIDADES Art. 3 A i2EXTEC tem por finalidade contribuir para a criao, desenvolvimento e aprimoramento de micro e pequenas empresas de base tecnolgica, das Organizaes (Cooperativas, Associaes e ONGs) voltadas para tecnologias sociais. Para tanto, a i2EXTEC ter por finalidade principal a implantao, operacionalizao e gerncia tcnica e administrativa de incubadoras de empresas, visando materializar, oportuna, econmica e eficientemente, a inovao e o progresso tecnolgico, por meio do apoio a empresas nascentes ou a empresas j existentes que necessitem atingir nvel tecnolgico e gerencial mais moderno e competitivo. 1 Os objetivos definidos neste artigo sero atendidos pelo estabelecimento de mecanismos de intercmbio e apoio tcnico entre os profissionais, empresrios e especialistas, visando introduzir, nas micro e pequenas empresas e organizaes que participarem da Incubadora, tcnicas que possibilitem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade do setor. 2 As aes resultantes do intercmbio e apoio tcnico citados no pargrafo anterior sero dirigidas no sentido de: 1. Facilitar s micro e pequenas empresas e organizaes, que participarem da Incubadora, o acesso infra-estrutura da UFRN: acervo bibliogrfico, espao fsico, acesso internet e computadores, assim como uso de laboratrios. 2. Promover o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas e organizaes pela modernizao de sua gesto empresarial e tecnolgica, a fim de que possam atingir nveis de desempenho que possibilitem sua maior competitividade; 3. Assegurar a este segmento condies objetivas de eficincia na produo e comercializao de seus produtos e servios, mediante a criao, reestruturao, transferncia e incorporao de novas tecnologias,

objetivando, assim, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade e, Art. 4 A i2EXTEC ter por atribuio essencial promover aes que levem a: 1. Fornecer uma infra-estrutura de apoio que facilite a transformao de projetos em novos produtos e/ ou processos; 2. Apoiar a criao e consolidao de empreendimentos na rea tecnolgica; 3. Propiciar aos empreendedores condies favorveis para um desenvolvimento empresarial acelerado e sadio; 4. Amparar as novas empresas, para que os produtos, processos e/ou servios originados da pesquisa tecnolgica possam alcanar o mercado eficientemente; 5. Apoiar no desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou servios com baixo custo e no-poluentes; 6. Ajudar potenciais empreendedores com iniciativa para desenvolverem sua prpria atividade empresarial; Desenvolver a atividade econmica e a gerao de empregos da regio

CAPITULO III SEO I Dos requisitos para admisso, demisso e excluso dos associados

Art. 5o Sero admitidos como scios, em nmero ilimitado os cidados no gozo de seus direitos civis, assim como as instituies pblicas ou privadas que se comprometerem a contribuir para a realizao dos objetivos da i2EXTEC. Para admisso de um novo scio, ser necessria a participao deste em uma Assemblia Geral e a assinatura de um novo associado no cadastro de Associado. Para a demisso de um associado ser necessria a comunicao por escrito e devidamente identificada, emitida pelo associado que quiser se desligar da i2EXTEC.

Pargrafo nico Os scios no respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes sociais da i2EXTEC. Art.6o O quadro social da i2EXTEC constitudo pelas seguintes categorias de scios: a) Fundadores: so aqueles que participaram da primeira Assemblia Geral; b) Colaboradores: so aqueles que pagam contribuio mensal, semestral ou anual em dinheiro ou ainda, aqueles que prestam servios, de modo regular entidade gratuitamente; c) Benemritos: so aqueles que, a juzo do conselho fiscal ou por proposta da diretoria Executiva, prestam relevantes servios a associao;

d) Honorrios: constituindo-se das personalidades nacionais ou estrangeiras que, no pertencendo ao quadro de associados tenham prestado relevantes servios causa da i2EXTEC;

Art.7o Infringindo o presente estatuto, os scios estaro sujeitos s seguintes penalidades: 1. Advertncia; 2. Suspenso; 3. Excluso; 1o A advertncia ser pelo Presidente da i2EXTEC, com a aprovao da Diretoria Executiva, em carter reservado, para punir faltas leves. 2o A suspenso ser aplicada pelo Presidente da i2EXTEC aps aprovao da Diretoria Executiva em confirmao do Conselho Fiscal, em curso ex - ofcio, para punir faltas graves. 3o A excluso ser aplicada pela Assemblia Geral mediante proposta da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal, para punir faltas muito graves. Art.8o Fica assegurado prvio direito de defesa a todos os scios a qual forem imputadas as infraes contra o presente Estatuto, cabendo-lhes ainda, na hiptese de suspenso, recurso sem efeito suspensivo para a Assemblia Geral.

SEO II Dos Direitos e Deveres dos Scios

Art. 9o Constituem direitos e deveres dos scios Fundadores, Colaboradores: a) Votar e ser votado para os cargos de Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; b) Comparecer a Assemblias Gerais, discutir e votar; c) Cumprir e acatar as disposies estatutrias; d) Colaborar nos trabalhos da i2EXTEC, apresentando idias, sugestes, temas e assuntos de interesse geral e tudo o que for benfico aos objetivos da i2EXTEC; e) Aceitar as incumbncias que lhe forem atribudas participando de diferentes comisses tcnicas, de estudo e de trabalhos; f) Requerer convocao da Assemblia Geral, na forma deste estatuto. 1o Os scios benemritos, honorrios, no poderam votar nem ser votados, exceto se forem tambm scios fundadores, colaboradores.

2o Para gozar de qualquer dos direitos acima enumerados, necessrio que o scio se encontre quite com suas obrigaes sociais. 3o Aos funcionrios que mantenham, direta ou indiretamente, vnculo empregatcio com a i2EXTEC, ainda que scios fundadores ou colaboradores, no se aplicam as disposies da alnea a deste artigo. CAPTULO IV - DO MODO DE CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DOS RGOS DELIBERATIVO E ADMINISTRATIVO SEO I rgo da Associao Art. 10o So rgos da Incubadora: Assemblia Geral; Conselho Fiscal; Diretoria Executiva e Gerencia Executiva.

1o Os membros do Conselho Fiscal e os membros da Diretoria Executiva devero ser associados da incubadora, e devero estar quites com suas obrigaes. 2o O exerccio das funes de membros do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva no pode ser remunerado a qualquer ttulo, sendo vedada a distribuio de lucros, bonificaes ou outras vantagens, sob qualquer denominao, forma ou pretexto. 3o A Gerencia Executiva o rgo de Administrao geral da Incubadora, cabendo-lhe fazer cumprir as decises, diretrizes e normas estabelecidas pela Diretoria Executiva.

SEO II Da Assemblia Geral

Art. 11o A Assemblia Geral, rgo soberano da i2EXTEC, ser constituda pelos scios que a ela comparecerem quites com suas obrigaes junto a Tesouraria da Associao. 1o A Assemblia Geral, uma vez instalada pelo presidente da i2EXTEC ser presidida e secretariada por scios, eleitos na ocasio, podendo esta eleio processar-se por aclamao.

2o Havendo mais de um candidato para os cargos de Presidente e Secretrio da Assemblia, sero constitudas chapas para votao direta. 3o Em caso de empate, considerar-se- eleito o scio participante a mais tempo do quadro social da i2EXTEC. Art. 12o A convocao da Assemblia por notificao aos associados feita atravs de boletim, ou telegrama, ou registrado postal, com antecedncia de no mnimo 30 (trinta) dias. 1o No edital da convocao da Assemblia Geral dever constar a respectiva ordem do dia. 2o A Assemblia Geral instalar-se-, em primeira convocao, com a presena da maioria dos scios e, em segunda, com qualquer nmero, meia hora depois, devendo ambas constar dos editais de convocao. 3o As Assemblias gerais realizar-se-o na sede da i2EXTEC, ou outra a ser designada no edital; Art. 13o A assemblia geral compete especificamente: a) b) c) d) e) f) Eleger os membros da Diretoria Executiva, e do Conselho Fiscal; Aprovar o relatrio de atividade e as contas da Diretoria Executiva; Alterar as disposies estatutrias; Decidir sobre a dissoluo da i2EXTEC; Proposta de reforma ou alterao do Estatuto Social; Assunto especial, determinado na convocao.

Art. 14o As Assemblia Gerais, convocadas pela Diretoria Executiva, reunir-se- bianualmente ou uma vez por ano, no ms de maio, na primeira quinzena, para o fim determinado, respectivamente, nas lneas a e b do artigo 13. Art.15o A Assemblia Geral ser convocada pela Diretoria Executiva ou por, no mnimo, um quinto dos associados em dia com suas obrigaes.

SEO III Do Conselho Fiscal

Art. 16o Conselho Fiscal, eleito pela Assemblia Geral, dentre os associados quites e presentes, compem-se de 3 (trs) membros efetivos, com mandato de 2 (dois) anos, permitindo-se a reeleio. 1o Compete ao Conselho Fiscal verificar e dar parecer, anualmente, sobre as contas da Diretoria Executiva da i2EXTEC.

2o O Exame das contas dever ser repetido em caso de vaga de Tesoureiro, hiptese em que as contas sero submetidas aprovao do Conselho Fiscal. 3o O Conselho Fiscal poder utilizar-se da assessoria de um Contador ou de um Tcnico em Contabilidade, se assim o desejar.

SEO IV Da Diretoria Executiva Art. 17o A Diretoria Executiva da Associao ser composta de, no mnimo: 01 Presidente; 01 Vice- Presidente; 01 Secretrio; 01 Tesoureiro; 1o A Diretoria Executiva ser eleita em Assemblia Geral, a cada 2 (dois) anos, convocada especialmente para este fim. 2o O mandato dos membros da diretoria Executiva ser de 2(dois) anos, podendo, excepcionalmente, prorrogar-se at a posse de seus sucessores, permitindo-se a reconduo. 3o Ao Presidente permitido concorrer a 1 (uma) reeleio consecutiva, podendo ocupar, porm, outros cargos na Diretoria. Art. 18o As deliberaes da Diretoria sero tomadas por maioria simples dos membros presentes. 1o O Presidente ter, alm do seu, o voto de qualidade nos casos de empate. SEO V Das Atribuies da Diretoria executiva Art. 19o Compete Diretoria Executiva: a) Promover a realizao das finalidades da i2EXTEC; b) Elaborar o Regimento Interno da i2EXTEC e submet-lo aprovao do Conselho de Fiscal; c) Aprovar a admisso de scios; d) Elaborar e submeter ao Conselho Fiscal o plano anual de atividades da i2EXTEC e o seu oramento e as propostas de defesa extraordinrias; e) Submeter suas contas ao exame do Conselho Fiscal, remetendo-as, a seguir, Assemblia Geral;

f) Organizar o plano de constituio de comisses especiais encarregadas da execuo de fins sociais, designar os respectivos membros, e supervisionar a atuao dessas comisses; g) Criar e promover cargos necessrios aos servios tcnicos e administrativos; h) Promover campanhas e levantamento de fundos; i) Convocar a Assemblia Geral e reunies do Conselho Fiscal; j) Respeitar e fazer respeitar o presente Estatuto; k) Adquirir e alienar bens imveis, observado o disposto no 2 o deste artigo; l) Receber doaes com encargos e fazer doaes, sempre com encargo, aps ouvido o Conselho Fiscal; m) Elaborar at 60 (sessenta) dias antes do trmino do seu mandato, uma chapa em que conste essencialmente o nome do candidato Presidncia, garantindo-se a este, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, consultar nomes de companheiros que tenham disponibilidade para concorrer na Assemblia Geral aos demais cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; 1o O plano anual de atividades e o oramento, de que trata a lnea d deste artigo, devero ser encaminhados at 6(seis) meses a contar da posse da Diretoria. 2o A aquisio e alienao de bens, de que trata a lnea k deste artigo, somente ser permitida se aprovada por deciso de, no mnimo, dois teros dos membros do Conselho Fiscal.

SEO VI Das Atribuies dos Membros da Diretoria Executiva Art. 20o Compete ao Presidente: a) Coordenar as atividades da Diretoria Executiva e presidir as reunies, exercendo o voto de desempate, e participar das reunies do Conselho Fiscal; b) Convocar a Assemblia Geral, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva para as respectivas reunies; c) Representar a i2EXTEC ativa e passivamente, em juzo ou fora dele, perante as entidades de direito pblico e privado, nacionais e internacionais, com as quais se relacionar; d) Apresentar ao Conselho Fiscal o relatrio anual da Diretoria sobre as atividades da i2EXTEC, ao fim de cada ano e, ao trmino do mandato, Assemblia Geral; e) Dirigir a i2EXTEC, ressalvada a competncia do Conselho Fiscal, atendendo perfeita consecuo de seus fins, podendo delegar, parcialmente, suas atribuies; f) Assinar cheques de ordens de pagamento, conjuntamente com o Tesoureiro ou com seu substituto estatutrio no mandato do cargo, que poder tambm substabelecer sua competncia para outro tesoureiro;

g) Instalar, promover e supervisionar, quando julgar oportuno, as seguintes assessorias na Presidncia: g.1) Consultoria Jurdica, com a funo de responder s questes jurdicas feitas pela Diretoria; g.2) Coordenadoria Tcnica, competindo-lhe a elaborao de estatsticas e divulgao de conhecimentos cientficos; g.3) Coordenadoria de Comunicao, com as funes de superintender a edio de jornais e boletins; g.4) Coordenadoria de Relaes Pblicas, competindo-lhe representar a i2EXTEC no limite das atribuies que lhe forem outorgada pela Diretoria executiva, principalmente com o obteno de verbas oficiais e particulares para a i2EXTEC; g.5) Coordenadoria de Eventos, competindo-lhe prestar apoio, em carter permanente, e a todos os eventos organizados, patrocinados ou apoiados pela i2EXTEC; h) Zelar pelo conhecimento e utilizao dos regulamentos, Regimento e Instituies em vigncia, pelos Diretores e Funcionrios da i2EXTEC; i) Cumprir e fazer cumprir as prescries deste Estatuto bem como as diretrizes estabelecidas no Regimento Interno;

1o O Presidente ser substitudo em seus impedimentos pelo Vice-Presidente. Art. 21o Compete ao Vice-Presidente: a) Substituir a Presidente em suas faltas, licenas e impedimentos; b) Exercer funes e atribuies supletivas que lhe forem confiadas. Pargrafo nico Em caso de renncia, destituio ou morte do Presidente, o VicePresidente assumir a Presidncia at o fim do mandato.

Art.22o Compete ao Secretrio: a) Superintender o funcionamento de todos os servios de secretaria e dos demais servios gerais; b) Secretariar todas as reunies da Diretoria Executiva e a do Conselho Fiscal, redigindo suas atas em livro prprio; c) Organizar e supervisionar a fiscalizao de freqncia dos funcionrios da i2EXTEC. Art. 23o Compete ao Tesoureiro: a) Ter sob guarda e responsabilidade os valores da i2EXTEC; b) Assinar cheques e/ou ordens de pagamento conjuntamente com o Presidente, ou com seu substituto estatutrio; c) Promover e dirigir a arrecadao do Conselho Social, deposit-la de acordo com as decises da Diretoria Executiva; d) Fazer pagamento nos limites ou pela forma estabelecida por decises da Diretoria Executiva;

e) Manter em dia a escriturao da receita e da despesa e da i2EXTEC, e contabiliz-la sob responsabilidade de um contador habilitado; f) Apresentar Diretoria Executiva os balancetes mensais, relatrio anual sobre a situao financeira e a prestao de contas, que devero ser encaminhados ao Conselho Fiscal para apreciao e parecer, fornecendo a esses rgos as informaes complementares que lhe forem solicitadas; g) Fornecer previses de oramentos financeiras. Art. 24o Compete a todos os membros da Diretoria Executiva cumprir as diretrizes estabelecidas neste Estatuto.

CAPTULO V - DO PATRIMONIO Art. 25 O patrimnio da i2EXTEC ser constitudo pelos bens mveis ou imveis que vier a adquirir ou receber. Esses bens faro parte do acervo patrimonial da i2EXTEC. Pargrafo nico. As questes de propriedade industrial e sigilo sero tratadas caso a caso, considerando-se o grau de envolvimento da incubadora no desenvolvimento ou aperfeioamento de modelos ou processos utilizados pela empresa em incubao, com observncia da legislao aplicvel.

CAPTULO VI - DA RECEITA Art. 26 Constituem receitas da i2EXTEC as doaes oriundas do setor pblico ou privado que vier a receber, e as doaes recebidas de instituies de fomento pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e de incentivo s micro e pequenas empresas. Para arcar com os gastos rotineiros, a i2EXTEC subsistir na forma de "condomnio" de empresas, em que todos os gastos com gua, luz, telefone, expediente, inclusive com a contratao de pessoal necessrio infra-estrutura e outros encargos sero rateados entre as empresas incubadas. 1 A participao condominial pela Empresa incubada ocorrer de forma facilitada, com restituio posterior, sendo franqueada nos 3(trs) primeiros meses de incubao, na proporo de 30%(trinta por cento) do devido pela empresa do 4 o. (quarto) ao 10o.(dcimo) ms de incubao; de 60% (sessenta por cento) para a que entre 11(onze) e 16(dezesseis) meses de incubao e de 100% (cem por cento) para que tiver mais de 17(dezessete) meses de incubao. 2 Aplicado o disposto no pargrafo anterior, a diferena entre o arrecadado e o devido ser custeado pelo caixa a ser formado por doaes oriundas de instituies de apoio s micro e pequenas empresas e de fomento pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e de outras obtidas pela i2EXTEC, devendo ser restitudos i2EXTEC pela empresa beneficiria, de acordo com termos constantes no Regimento Interno.

CAPITULO VII - DAS ELEIES E DA POSSE. Art. 27o De 2 (dois) anos, sero eleitos pela Assemblia Geral os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. Pargrafo nico A eleio ser realizada por votao secreta, sendo permitida por aclamao, quando se trata se chapa nica. Art. 28o A Eleio da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal se dar por tantas chapas, quantas que tiveram se inscrito para tal na secretaria da i2EXTEC, com a antendncia mnima de 10 (dez) dias da data em que a Assemblia Geral for realizada. 1o A Diretoria Executiva apresentar, obrigatoriamente, uma chapa nos termos do disposto da alnea m do artigo 20. 2o Somente podero ingressar nas chapas concorrentes os Associados da i2EXTEC, h pelo menos 90 (noventa) dias, quites com suas obrigaes junto com a Tesouraria. Art. 29o A eleio ser realizada, a cada ano, na primeira quinzena do ms de maio, e a posse dos membros eleitos ocorrer at o 1 o de junho do ano da eleio. Art. 30o A i2EXTEC preservar sua autonomia administrativa e jurdica perante a administrao pblica e das entidades privadas, vedada qualquer forma de vinculao. Art. 31o A i2EXTEC poder conceder, em casos especiais, os seguintes ttulos honorficos, referidos no Artigo 6o. a) Scios Benemritos b) Scios Honorrios 1o A concesso de ttulos honorficos ser deliberada em votao, no mnimo, por dois teros do conjunto da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. 2o O Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva indicaro uma Comisso de 4 (quatro) membros, sendo 2 (dois) da Diretoria Executiva de 2 (dois) do Conselho Fiscal, para examinar minuciosamente as obras, ttulos e o Curriculum Vitae dessas personalidades, apresentado relatrio circunstanciado e conclusivo. 3o A concesso de ttulo honorfico no cria obrigaes para o agraciado em relao Associao, nem lhe assegura os direitos previstos no Artigo 7 o deste Estatuto.

CAPTULO VIII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS. Art. 32o Toda proposta para alterao do presente Estatuto s poder ser apresentada em Assemblia Geral convocada com, pelo menos, 30 (trinta) dias de antecedncia, na forma do artigo 12.

Pargrafo nico Toda proposta de alterao estatutria dever ser entregue e protocolizada na Gerncia da i2EXTEC, com antecedncia mnima de 10 (dez) dias que antecedem a instalao da Assemblia Geral para tal fim convocadas, sem o que no ser apreciada. Art. 33o O presente Estatuto foi aprovado pelos membros presentes na Assemblia Geral da Fundao, realizada no dia......de........de....., na...., conforme registros em Ata e no livro de Presenas, entrado em vigor a partir desta data, devendo a Diretoria Executiva providenciar o seu registro e divulgao. Art. 34o A extino, fuso ou incorporao da i2EXTEC somente poder ser determinada por deliberao de, no mnimo, dois teros dos scios colaboradores e fundadores em dia com as obrigaes sociais, em Assemblia Geral convocada para tal finalidade. Art. 35o Os casos omissos no presente Estatuto sero decididos em reunies conjuntas da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, com foras estatutrias, no que no colidir com este Estatuto.

O presente Estatuto est a seguir assinado pela sua primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Das könnte Ihnen auch gefallen