Sie sind auf Seite 1von 44

Diferentes formas de comunicao

Vamos descobrir os mistrios que envolvem as diferentes modos de comunicao. Ordene as cenas de acordo com a linha do tempo.

30

117

30

Diferentes formas de comunicao: som, imagem e telecomunicao


No incio deste curso foi feita uma classificao dos aparelhos e componentes que integram o que se pode chamar de "mundo da eletricidade". Isso permitiu a formao de vrios grupos, que se constituram em temas de estudo. Um deles foi o chamado elementos de comunicao e informao. A partir deste momento, faremos um estudo detalhado de alguns desses elementos. Um aspecto interessante dos diferentes modos de comunicao que algumas vezes se faz uso de fios, enquanto outras envolvem o espao. Nos telefones comuns, por exemplo, a comunicao entre os aparelhos feita atravs de fios que formam grandes circuitos eltricos independentes da rede de distribuio eltrica.

Rdio, TV, telefone, gravador, toca-discos, vdeo... so exemplos de aparelhos que utilizamos para estabelecer a comunicao. O telefone, por exemplo, permite a comunicao entre duas pessoas, j com o rdio e a TV, a comunicao se d entre muitas pessoas. Tais circuitos eltricos tambm utilizam o poste como apoio, mas no esto ligados aos circuitos residenciais e, por esse motivo, quando ocorre interrupo no fornecimento de energia, os telefones continuam funcionando. Os telefones celulares, por sua vez, tm sua prpria fonte de energia eltrica: uma bateria, que fica junto ao aparelho. Alm disso, tanto o som emitido como o recebido utiliza uma antena, atravs da qual feita a comunicao. A partir da antena do aparelho telefnico, a mensagem enviada a outras antenas que recebem e enviam a mensagem at que esta seja captada pela antena do outro aparelho .

118

Com o telefone, as pessoas se comunicam diretamente, enquanto com rdio e TV a comunicao pode ser feita "ao vivo" ou atravs de mensagem gravada. Este ltimo tipo tambm inclui o vdeo, as fitas cassetes e tambm os CD's.

Os aparelhos de rdio portteis tambm podem ter a possibilidade de usar fontes de energia prprias: as pilhas. Tais fontes fornecem energia para o funcionamento dos componentes internos dos aparelhos. Outras vezes a fonte de energia a usina, e a o aparelho est conectado tomada. Independente do tipo de fonte utlizado, por meio da antena que as mensagens so recebidas.

Mais recentemente, as chamadas tevs a cabo recebem as mensagens atravs de fios e no mais por meio de antenas. Eles so especialmente colocados para esse fim e fixados aos postes de rua.

De forma semelhante ao rdio, a televiso tambm necessita de uma fonte de energia, que em geral a usina quando o aparelho ligado tomada, para fazer funcionar seus componentes internos. Mas as mensagens, incluindo -se o som e as imagens, so recebidas por meio de uma antena conectada ao aparelho. Tal antena, hoje em dia, pode ser interna, externa, coletiva, parablica, dentre outros tipos.

Nas comunicaes internacionais, seja por telefone, seja por TV, alm das antenas locais se faz uso dos satlites artificiais, colocados em rbita por meio de foguetes, ficando a aproximadamente 40.000 km da Terra.

Eles recebem as mensagens e retransmitem para a Terra aos locais onde encontramse as antenas das estaes.

A energia de um satlite obtida com as baterias solares que cobrem as suas paredes externas. Quando ele se encontra na parte de sombra da Terra, ele alimentado pelas baterias.

119

exercitando...
1. Que elementos ou dispositivos ou aparelhos fazem parte dos sistemas de comunicao que mais usamos nos dias de hoje? A figura ao lado uma dica para voc se inspirar na resposta. 5. Pelo processo de magnetizao, podemos gravar sons e imagens. Que dispositivos utilizam essa forma de guardar informaes? 6. Na comunicao que utiliza rdio, as informaes chegam ao aparelho pela tomada ou pela antena?

2. Retome as figuras que abrem esta leitura (pgina 117) e procure numer-las de acordo com o aparecimento de cada forma de comunicao ao longo da histria da humanidade. 3. Na comunicao atravs de sons hoje em dia, alguns dispositivos so comuns. Quais so eles? 4. Os microcomputadores utilizam mensagens gravadas em diversos meios. Quais so eles? 7. No caso da televiso, o som e a imagem chegam at o aparelho pela tomada, pela antena ou por ambas? 8. A presena de matria entre a estao transmissora de informaes e os aparelhos receptores necessria para a ocorrncia da comunicao de sons e/ou imagens?

120

Al, pronto. Desculpe, engano!


Nesta aula voc vai aprender como o som transformado em eletricidade e depois recuperado como som.

31

Al, pronto; desculpe, engano. Quem no disse uma dessas frases ao telefone? Mas quem sabe o que ocorre com a voz que vai e a voz que vem?

121

31

Al, pronto. Desculpe, engano! Desvendando o microfone e o alto-falante


Atividade: Operao desmonte
Arrume um alto-falante usado, que possa ser desmontado, mas antes observe-o e responda as questes a seguir: a. que materiais fazem parte de sua fabricao? b. o que torna o alto-falante to pesado? c. qual o elo entre o cone de papelo e a base? d. agora sim! Aabra o interior do alto-falante e verifique os demais componentes

O microfone um dispositivo utilizado para converter o som - energia mecnica em energia eltrica. Os modelos mais comuns possuem um diafragma que vibra de acordo com as presses exercidas pelas ondas sonoras. No microfone de induo, as variaes de presso do ar movimentam uma bobina que est sob ao de um campo magntico produzido por um m permanente. Nesse caso, com o movimento surge na bobina uma corrente eltrica induzida devida fora magntica, que atua sobre os eltrons livres do condutor.

Nos microfones mais antigos - os que utilizam carvo - as variaes de presso do ar atingem o p de carvo, comprimindo-o e descomprimindo-o. Esse p de carvo faz parte de um circuito eltrico que inclui uma fonte de energia eltrica. A compresso aproxima os gros de carvo, diminuindo a resistncia eltrica do circuito. Dessa forma, a corrente eltrica varia de intensidade com o mesmo ritmo das alteraes da presso do ar.

122

A corrente eltrica obtida no microfone, que representa o som transformado, do tipo alternada e de baixa freqncia. Assim, o som transformado em corrente eltrica pode ser representado conforme a figura a seguir.

Os primeiros alto-falantes surgiram entre 1924 e 1925, como equipamento capaz de amplificar o som produzido pelos fongrafos eltricos primitivos.

No alto-falante ocorre a transformao inversa quela do microfone: a corrente eltrica transformada em vibraes mecnicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto, necessrio o uso de uma bobina, um cone (em geral de papelo) e um m permanente ou um eletrom. Quando a corrente eltrica, que representa o som transformado, se estabelece na bobina do alto-falante, pelo fato de ela estar sob a ao de um campo magntico criado por um m (ou por um eletrom), a bobina com corrente eltrica fica sob a ao de foras e entra em movimento. A intensidade das foras magnticas depende da intensidade da corrente eltrica que atinge a bobina.

Para melhorar a reproduo e reduzir os efeitos de interferncia, o alto-falante passou a ser montado em caixa acstica.

Como a bobina e o cone esto unidos quando ela entra em movimento, as vibraes mecnicas do cone se transferem para o ar, reconstituindo o som que atingiu o microfone.

As caixas acsticas de alta qualidade possuem sempre mais de um alto-falante, para cobrir melhor toda faixa de freqncia audveis. As unidades pequenas (tweeters), com diafragma de apenas 3 a 5 cm, so responsveis pela faixa de freqncia dos sons agudos. Alm do tweeter (uma ou mais unidades), a caixa deve possuir um alto-falante de baixa freqncia (woofer) de 25 cm (10 polegadas) de dimetro, cobrindo a faixa de freqncia que vai aproximadamente de 300 a 500 hertz, e uma unidade de freqncia intermediria, de mais ou menos 15 cm de dimetro (6 polegadas), cobrindo a faixa entre 500 Hz e 4 kHz.

123

exercitando...

Que tal um pouco de som?


As ondas sonoras so variaes da presso do ar, e sua propagao depende assim de um meio material. medida que a onda se propaga, o ar primeiro comprimido e depois rarefeito, pois a mudana de presso no ar que produz o som.
matria temperatura (C) 15 20 20 velocidade (m/s)
(do som)

1. De que modo o microfone de induo faz a transformao do som em corrente eltrica? 2. Qual o princpio de funcionamento do microfone que usa carvo? 3. Qual o tipo de transformao de energia que ocorre no alto-falante? 4. O som se propaga no vcuo? justifique. 5. Determine o valor do comprimento de onda de um som cuja freqncia 250 Hz e se propaga no ar com uma velocidade de 340 m/s. 6. Determine o valor do comprimento de onda do som do exerccio anterior admitindo que sua propagao agora se d na gua com uma velocidade de 1400 m/s. 7. As ondas sonoras tm freqncia de 20 a 20.000 Hz. Que valores de comprimento de onda delimitam essas freqncias?

gua ferro granito

1450 5130 6000

Alm da freqncia, as ondas sonoras tambm so caracterizadas pelo seu tamanho ou comprimento de onda. Esse comprimento pode ser calculado por uma expresso que o relaciona com sua freqncia e velocidade de propagao: velocidade = freqncia x comprimento de onda Para ter uma idia do tamanho das ondas sonoras audveis pelos seres humanos, basta dividirmos o valor da velocidade de sua propagao pela sua freqncia. Assim, para 20 Hz, o comprimento da onda sonora ser de 17 metros. J para ondas sonoras de 20.000 Hz, o comprimento da onda ser de 1,7 cm. As ondas sonoras so ondas mecnicas que precisam de um meio material para se propagar, provocando vibrao desse meio no mesmo sentido de sua propagao. Por essa razo, elas so denominadas de ondas longitudinais. O vcuo no transmite o som, pois ele precisa de um meio material para se propagar.

As ondas sonoras capazes de ser apreciadas pelo ouvido humano tm freqncias variveis entre cerca de 20 hertz e 20.000 hertz. A voz feminina produz um som cuja freqncia varia de 200 Hz a 250 Hz, enquanto a masculina apresenta uma variao de 100 Hz a 125 Hz. Para transmitir a voz humana ou uma msica preciso converter as ondas sonoras em sinais eltricos, e depois reconvert-los em sonoras a fim de que possam ser ouvidas. O primeiro papel desempenhado pelo microfone, e o segundo pelo alto-falante.

124

No ar, temperatura ambiente, o som se propaga com uma velocidade aproximada de 340 m/s. J a luz viaja a quase 300.000 km/s. por essa razo que o trovo ouvido depois da viso do relmpago.

Rdio ouvintes
O que acontece quando sintonizamos uma estao de rdio voc vai saber nesta aula. Se ligue!

32

O mecanismo que envolve a transmisso de uma informao de algo que ocorre distante ou prximo de ns parece algo extraordinrio ou mgico. mesmo! E a Fsica pode nos ajudar a compreender um pouco mais esse mecanismo.

125

32

Rdio ouvintes
OBSERVAO DO RDIO PORTTIL
O estudo de como um rdio consegue captar os sinais transmitidos pelas estaes comear com esta atividade, em que identificaremos algumas de suas partes essenciais e as funes que desempenham. Assim, fundamental ter mo um radinho. Siga o roteiro de investigao abaixo e faa suas anotaes no caderno.

1. Que informaes encontram-se no visor das estaes? 2. Quais so os comandos com os quais usamos o aparelho? 3. Que fonte de energia ele utiliza? 4. Por onde so recebidos os sinais emitidos pelas estaes?

5. Embrulhe um rdio porttil ligado em papel de alumnio. O que ocorre? 6. Aproxime o rdio ligado de um liquidificador ligado. O que ocorre?

Qualquer aparelho de rdio apresenta um boto para sintonia da estao e outro para volume, visor para identificao da estao, alto-falante e antena (mesmo o "radinho de pilha" tem uma antena que se localiza na parte interna do aparelho), alm de uma ligao com a fonte de energia eltrica (pilha e/ou tomada). A funo dessa fonte de energia fazer funcionar o circuito eltrico interno do aparelho. As mensagens so recebidas pela antena, que pode ser inter na ou exter na. Posteriormente, o som, ainda transformado em corrente eltrica, enviado at o circuito do alto-falante. O papel de alumnio age como um espelho em relao luz e tambm s ondas de rdio, por isso o rdio deixa de receber as informaes quando embrulhado. Mesmo desligado, a antena est recebendo as informaes transmitidas pelas estaes, entretanto, elas no so transformadas e recuperadas como som, pois os circuitos eltricos encontram-se desligados.

O sistema pelo qual transmitimos o som do rdio envolve vrias etapas. Do microfone da estao at o alto-falante do aparelho receptor, o som passa por vrias fases e sofre diversas transformaes: - produo de som pela voz humana, msica etc.; - as ondas sonoras, que so variaes da presso do ar que atingem o microfone; - no microfone o som convertido em corrente eltrica alternada de baixa freqncia; - essa corrente eltrica de baixa freqncia "misturada" com uma corrente de alta freqncia, produzida na estao, que serve para identific-las no visor do aparelho. Alm disso, essa corrente eltrica de alta freqncia serve como se fosse o "veculo" atravs do qual o som ser transportado pelo espao at os aparelhos de rdio;

126

- essa "nova" corrente eltrica se estabelece na antena da estao transmissora e atravs do espao a informao se propaga em todas as direes; - a antena do aparelho de rdio colocada nesse espao captar essa informao; - se o aparelho estiver ligado e sintonizado na freqncia da corrente produzida pela estao, o som poder ser ouvido ao ser reproduzido no alto-falante. Tanto para enviar o som at os aparelhos como para sintonizar a estao necessrio um circuito chamado de circuito oscilante, constitudo de uma bobina e de um capacitor.

Ligando-se o capacitor carregado a uma bobina (fig. a), surge uma corrente eltrica varivel no circuito. Essa corrente, cria um campo magntico ao redor do fio, que tambm varivel (fig. b). De acordo com a lei de Faraday, a variao desse campo far induzir no circuito, e sobretudo na bobina, um campo eltrico. Esse campo agir de forma a tornar mais lento o processo de descarga do capacitor, conforme prev a lei de Lenz (fig. c). Posterior mente, ele servir para recarregar as placas do capacitor (fig. d)

A bobina um fio condutor enrolado em forma de espiral, e o capacitor constitudo de duas placas condutoras, separadas por um material isolante e representado no circuito pelo smbolo __ __ . Os dois traos verticais

||

representam as placas separadas pelo isolante.

CORRENTE ALTERNADA NO CIRCUITO OSCILANTE

Para carregar as placas do capacitor, basta lig-lo aos terminais de uma bateria. Isso provocar um movimento de cargas tal que as placas ficaro eletrizadas positivamente e negativamente. Nessa situao dizemos que o capacitor estar completamente carregado.

Desse processo de carga e descarga do capacitor resulta uma corrente eltrica do tipo alternada. A freqncia dessa corrente depender da "capacidade" do capacitor de acumular cargas e tambm da "capacidade" de induo da bobina. Alterando-se tais "capacidades", podemos obter correntes alternadas de qualquer freqncia.

Tais "capacidades" dependem fundamentalmente de suas dimenses geomtricas.

A rea de eletrizao utilizada corresponde parte comum nas duas placas, indicada com a cor cinza-escura nas duas posies da figura.
capacitor varivel

127

justamente isso que fazemos quando mexemos no boto de sintonia do aprelho para localizar uma estao de rdio. Para ajustar a freqncia do circuito oscilante do rdio com a da estao que desejamos sintonizar, alteramos a rea de eletrizao do capacitor, ao girarmos o respectivo boto.

exercitando... Rdio SEM pilha (sem bateria, sem tomada...)


1. Em que unidades esto medidas e qual a grandeza que nos permite identificar uma estao de rdio? 2. Essa grandeza se refere a qu? 3. Qual o comportamento apresentado pelas chamadas ondas de rdio, quando envolvemos um rdio porttil em: a) papel comum b) plstico c) papel celofane d) papel de alumnio e) tela de galinheiro 4. Para que servem as pilhas ou a energia eltrica que chega atravs dos fios? 5. Do que composto o circuito oscilante e como esto ligados? 6. Qual a funo do circuito oscilante na recepo de uma estao de rdio? 7. Quando mexemos no boto de sintonia, que alterao eltrica est ocorrendo no circuito oscilante? Explique. 8. Que outros sinais podem ser captados por um rdio? D exemplos. 9. Indique as transformaes pelas quais passa o som desde sua origem, na estao, at este chegar a um ouvinte. 10. possvel fazer um rdio funcionar sem fonte de energia eltrica (pilha, bateria ou mesmo usina)?
No chute qualquer resposta. Faa na prtica e comprove!

possvel fazer um rdio sem aumentar o consumo na conta de luz ou pilha! Siga as intrues e monte o seu! Lista de material

bobina
. base de madeira (25 x 25 cm); . canudo de papelo ou PVC de 15 cm de comprimento; . 45 m de fio de cobre esmaltado nmero 28 ou 30; . fone de ouvido simples; . 2 capacitores de cermica: um de 250 pF (C1) e um de 100 pF (C2); . diodo de silcio ou germnio; . 15 percevejos; . fita adesiva e lixa fina

diodo fone de ouvido

capacitor C2 capacitor C1 fio terra

DICAS PARA MONTAGEM


antena: use aproximadamente 20 m de fio e coloque a 5 m de altura do cho; bobina: enrole 100 voltas do fio de cobre no canudo, de modo que elas fiquem bem juntas; fixe as extremidades com fita adesiva; lixe as pontas e 1cm de largura ao longo da bobina; capacitores: C1 ligado em paralelo bobina; C2 ligado no diodo e no fio terra. diodo ligado entre os capacitores, e o fone nos terminais do C2.

128

Plugados na televiso
O mecanismo pelo qual um aparelho de TV reconstitui a imagem recebida ser desvendado nestas pginas! Fique atento.

33

Como a informao sobre a imagem captada pelos aparelhos de TV? De que maneira o aparelho de TV reproduz na tela cenas que se passam a distncia?

129

33

Plugados na televiso
Roteiro de observao e atividades junto ao aparelho de TV

1. A televiso necessita de uma fonte de energia que geralmente a usina. Qual sua funo? 2. Os sinais emitidos pelas estaes so recebidos por onde? 3. Ligue um aparelho eltrico: liquidificador, furadeira, perto de um aparelho de TV ligado. O que ocorre? 4. Os nmeros que identificam as estaes de rdio so muito diferentes das estaes de TV. Procure saber com um tcnico informaes a esse respeito.

Ao ligarmos um aparelho de TV, trazemos para dentro de nossa casa imagens e sons referentes a acontecimentos que esto ocorrendo ou que j ocorreram em determinados locais. Esses aparelhos, tal como os rdios, funcionam como um terminal de comunicaes, estabelecendo uma "ponte" com o local onde a informao gerada e transmitida. O processo de transformao do som em corrente eltrica na comunicao televisionada o mesmo j discutido no rdio. Portanto, vamos nos deter em como a imagem em branco e preto gerada e produzida.

Na estao geradora de imagem, a cena a ser transmitida focalizada pela cmara de TV. Esta faz a "leitura" da cena linha por linha, como fazemos a leitura de um livro da esquerda para a direita e de cima para baixo . Nesse processo as variaes de luminosidade de cada pequena regio da cena captada so transformadas em corrente eltrica. Assim, na comunicao que envolve a imagem, a cmara de TV o dispositivo reponsvel pela sua captao e sua transformao em corrente eltrica.

130

O tubo de imagem
Ao sintonizarmos uma estao de TV, o aparelho receptor seleciona a corrente eltrica, que representa as imagens. Essa corrente varivel aplicada ao filamento do tubo de imagem e produz um feixe eletrnico cuja intensidade varia no mesmo ritmo. O tubo de imagem o elemento essencial nos aparelhos de TV. Sua funo inversa daquela realizada pela cmara de TV, ou seja, a de transformar a corrente eltrica varivel gerada por ela em imagem.

O feixe eletrnico faz a varredura da tela de TV de modo semelhante leitura de um livro. Tal varredura feita com certa rapidez para que nossos olhos no percebam o desaparecimento de uma linha e o surgimento de outra, e alm disso nos d a sensao de movimento da imagem. Para tanto, levada em conta a condio que tem a retina dos nossos olhos de reter a imagem de um ponto luminoso durante 1/20 s aps ela ter sido recebida: o que se denomina persistncia visual. O material que recobre internamente a tela de TV possui a propriedade de continuar emitindo luz durante um perodo de tempo aps receber o impacto do feixe eletrnico. Esse fenmeno denominado fosforescncia. Assim, o sistema de varredura da tela de TV pelo feixe eletrnico leva em conta a persistncia visual e a fosforescncia do material. No Brasil, a tela de TV composta por 525 linhas horizontais, divididas em dois quadros, e o feixe eletrnico tem de fazer a varredura dessas linhas completando 30 quadros por segundo, ou seja, 60 campos por segundo. Essa freqncia na sucesso de quadros est ligada com a persistncia visual, pois quando um quadro susbstitudo pelo seguinte ainda persiste na retina a imagem do quadro anterior.

Televiso Colorida
Na televiso colorida, a tela do tubo de imagem recoberta com milhares de pontos fosforescentes em grupos de trs. Cada um desses trs pontos responsvel por emitir uma das trs cores primrias, ver melho, verde ou azul, quando sobre ele incide o feixe de eltrons. Os trs feixes de eltrons, cada qual com sua intensidade varivel, percorrem a tela reproduzindo as propores das cores na imagem que vemos na tela. Em um tubo de imagens coloridas, h trs canhes de eltrons, um para cada cor primria. Os feixes desses canhes passam atravs de pequenos orifcios em uma placa reguladora, de modo que cada canho excitar apenas os pontos fosforescentes de cor apropriada. O controle da intensidade do feixe de cada canho durante a varredura que regula a cor e a intensidade do que vemos na tela. Desse modo, pode ser produzida qualquer variao de colorido. Esses trs feixes varrem a tela do tubo de imagens, cobrindo o tubo completamente trinta vezes por segundo e produzindo uma radiante imagem colorida.

O tubo de imagem possui um filamento que, estando superaquecido, libera eltrons por efeito chamado termoinico. A parte interna da tela recoberta por um material que emite luz ao receber o impacto dos eltrons do feixe. Esse fenmeno denominado fotoluminescncia. O fsforo possui essa propriedade, por isso o material utilizado no revestimento da tela da TV.

131

A eletricidade e o magnetismo dando aquela fora para a imagem


O feixe eletrnico constitudo de eltron em alta velocidade. Em coliso com o material fosforescente da tela, surge um ponto luminoso, que corresponde transformao de energia cintica em luminosa. Para se obter esse efeito, os eltrons provenientes do filamento precisam ser acelerados para atingir altas velocidades. Alm disso, para que possam fazer a varredura de todos os pontos da tela, eles precisam ser desviados. Para que os eltrons do feixe sejam acelerados, um campo eltrico, produzido por placas eletricamente carregadas, produzido na regio prxima ao filamento. Pela ao desse campo sobre os eltrons, que so partculas eletricamente carregadas, eles ficam sob a ao da fora eltrica, cujo valor calculado pela equao: Fe = qex E. J o desvio do feixe eletrnico obtido com a ao de uma fora de natureza magntica. Para tanto, atravs de dois pares de bobinas, colocados nas direes vertical e horizontal, so criados dois campos magnticos na regio onde vo passar os eltrons que formam o feixe. Tais campos magnticos so originados por correntes eltricas. Devido interao que existe entre os campos magnticos e os eltrons em movimento, uma fora de natureza magntica altera a direo de movimento e, portanto, o local onde se dar sua coliso com a tela. Essa fora magntica tem um valor que pode ser calculado pela expresso: Fm = qe . B . v, considerando que o ngulo entre a velocidade dos eltrons e os campos magnticos 900. A direo e o sentido dessa fora pode ser obtida fazendo-se uso da "regra da mo esquerda", conforme indica a figura:

exercitando...
1. Atravs de que processo obtida a luminosidade na tela do aparelho de TV?

2. O que persistncia visual? Que papel ela desempenha quando assistimos TV? 3. De onde so retirados os eltrons que formam o feixe eletrnico? Que nome recebe o processo envolvido e como ele ocorre? 4.Como se obtm a varredura da tela pelo feixe eletrnico? Explique o processo.

teste seu vestibular


1. Um feixe de eltrons incide, horizontalmente, no centro de um anteparo, conforme a figura.

a. estabelecendo-se, na regio, um campo magntico vertical e para cima, o feixe de eltrons desviar. Em que posio ele atinge o anteparo? b. se alm do campo magntico for aplicado um campo eltrico, vertical e para baixo, qual a posio que o feixe atingir no anteparo?

132

Luz, cmara, AO!


Como a cmara de TV capta a imagem da cena e a transforma em eletricidade? s voc acompanhar as pginas a seguir!

34

filme: O

meu carregador

cena 12 - tomada externa verso 15 bloco 4

133

34

Luz, cmara, AO!


Semelhanas e diferenas na captao da imagem: aponte umas e outras observando uma cmara fotogrfica e a cmara de TV

A cmara de TV
O aparelho de TV que temos em nossa casa, recebe sinais de som e imagem que so transmitidos pela estao. Para transmiti-los, necessrio transformar sons e imagens em corrente eltrica. O som transformado em corrente eltrica pelo microfone, e as imagens so transformadas em corrente eltrica com o uso da cmara de TV. Vejamos como isso acontece. A cena focalizada uma regio que difunde a luz produzida ou pelo Sol ou pelas lmpadas quando se trata de um estdio.

A transformao da cena em imagem eletrosttica


Sua focalizao feita pela objetiva e, atravs de um arranjo de lentes, a imagem dessa cena projetada sobre uma tela de mica recoberta de material sensvel luz. Esse material, ao ser atingido pela luz, produz uma separao de cargas com os eltrons desligando-se dos seus tomos. Como resultado desse processo, tem-se a formao de uma eletrizao nessa tela, onde cada pequena regio eletrizase de acordo com o grau de luminosidade da cena focalizada.

134

Na face frontal da tela acumulam-se cargas positivas, e na outra face as cargas negativas. Quanto maior a luminosidade, maior a eletrizao produzida no material fotossensvel.

O csio um material que se comporta dessa forma, e por isso usado no recobrimento da tela de mica. Essa tela recoberta de grnulos de csio, formando fileiras justapostas horizontalmente, recebe o nome de mosaico. Quando o mosaico recebe a imagem da cena focalizada pela objetiva da cmara, este fica sujeito a ter regies com diferentes luminosidades que correspondem s partes da cena com maior ou menor incidncia de luz. As regies mais claras da imagem se apresentam eletrizadas com maior quantidade de cargas positiva que as regies mais escuras. A diferena de luminosidade entre o claro e o escuro corresponde "imagem eletrosttica", constituda de cargas positivas, da cena que se pretende transmitir.

Tal processo de "leitura" corresponde ao descarregamento das regies eletrizadas onde se encontram as cargas positivas. Assim, tais regies so neutralizadas e as cargas negativas da face posterior se movem atravs de um circuito conectado placa, formando uma corrente eltrica proporcional carga postiva existente. Assim, o resultado da varredura de todo o mosaico corresponde transformao da imagem eletrosttica nele projetada em corrente eltrica varivel.

corrente eltrica feixe eletrnico


O feixe eletrnico constitudo de eltrons retirados de um filamento superaquecido por um processo semelhante ao do tubo da TV: efeito termoinico. Pela ao de um campo eltrico, eles so acelerados. Esse dispositivo emissor e acelerador de eltrons conhecido como canho eletrnico. No Brasil, a tela da cmara de TV tem 525 linhas, e a sua varredura feita 60 vezes por segundo. J em pases onde a corrente eltrica da rede tem 50 Hz de freqncia, a tela dividida em 625 linhas. a quantidade de linhas que determina a definio da imagem.

A "leitura eltrica" da imagem eletrosttica da cena


O processo de transformao da cena em corrente eltrica completado com a varredura da imagem eletrosttica da cena, que realizada por um feixe eletrnico semelhante ao existente no tubo de TV. A varredura do feixe corresponde leitura da cena, linha por linha, e o seu direcionamento controlado pela interao do campo magntico produzido por corrente eltrica em bobinas.

Numa tela de cmara de TV ou mesmo de aparelho de TV de alta definio, h mais de 1000 linhas. Conseqentemente, a imagem obtida muito mais ntida.

135

Como que a luz consegue eletrizar?


Como voc j estudou, a luz, entre outras coisas, tambm energia! Assim sendo, quando a luz incide sobre os materiais, h transferncia de energia para os seus tomos. Alguns materiais como o csio, o berlio, o germnio, perdem alguns de seus eltrons quando se incide luz sobre eles. Quando isso ocorre, os fsicos afirmam que os tomos ficaram eletrizados, pois o nmero de prtons ficou maior que o nmero de eltrons. Esses eltrons que se afastaram dos seus tomos absorveram uma quantidade de energia alm daquela que eles j possuam quando ligados aos seus tomos. Quem forneceu essa quantidade de energia extra foi a luz que incidiu sobre eles. Este fenmeno, que denominado de efeito fotoeltrico, tem hoje em dia vrias aplicaes, dentre as quais as pilhas solares que alimentam os satlites e naves espaciais, que fornecem energia eltrica para os seus aparelhos.* *ver mais detalhes na leitura 38.

exercitando...
1. Qual a principal transformao de energia que feita pela cmara de TV, considerando o incio e o final do processo? 2. Que efeito a luz exerce sobre a placa de mica recoberta com csio? 3. O que se entende por "feixe eletrnico" e qual a sua funo nesse processo de comunicao? 4. O que efeito termoinico? 5. Compare o funcionamento de uma cmara de televiso e de um tubo de um aparelho de TV. O que de mais importante se pode concluir? As figuras abaixo so auxilares para uma boa resposta. a. cmara de TV

b. tubo de um televisor

136

Transmisso area de informaes


Agora voc vai saber como feita a transmisso das programaes pelas estaes de rdio e TV.

35

Qual a sua onda?

137

35

Transmisso area de informaes


Quando descrevemos as principais etapas do processo de comunicao pelo rdio e pela televiso, a antena foi identificada como o elemento atravs do qual a propagao da informao se d a partir da estao emissora e tambm como captador da infor mao nos aparelhos receptores (de rdio e de TV) que temos em nossa residncia. Desse modo, essa corrente produzir no espao ao redor do fio um campo magntico, conforme ilustra a figura.

Como so enviadas as informaes


Na estao transmissora, a antena conectada a um circuito, de modo que os seus eltrons livres so acelerados na freqncia da corrente que serve de identificao da prpria estao. Uma verso simplificada de parte desse circuito permite-nos compreender como se d esse processo. O circuito da direita do tipo oscilante, semelhante ao analisado na leitura sobre o rdio. Sua funo originar uma corrente de alta freqncia. atravs da freqncia dessa corrente que so identificadas as estaes de rdio e tambm os canais de TV. J o circuito situado esquerda contm uma bobina ligada a um fio reto com extremidade livre e a outra extremidade ligada terra. Este corresponde ao circuito eltrico da antena, sendo denominado de circuito oscilante aberto. A proximidade entre as duas bobinas dos dois circuitos permite que a corrente alternada de alta freqncia existente no circuito oscilante induza uma corrente tambm alternada no circuito reto com extremidade livre.

Uma vez que a corrente eltrica induzida no circuito reto varivel, o campo magntico criado por ela acompanha essas variaes, resultando num campo magntico tambm varivel. De acordo com o que prev a lei de Faraday, numa regio do espao em que h variao do campo magntico ocorre a induo de um campo eltrico. Como o campo magntico varia, o campo eltrico gerado tambm varivel. Numa coisa parecida com uma reao em cadeia, ocorre uma sucesso de campos magnticos gerando campos eltricos a partir do fio, conforme ilustra a figura.

138

Pelo fato de esses campos estarem indivisivelmente ligados entre si, eles recebem o nome de campo eletromagntico, o campo total formado por eles. Esse campo propaga-se para o espao em todas as direes, a partir do circuito da antena, com uma velocidade de 300.000 km/s.

Se a corrente eltrica no fio da antena varia periodicamente, isto , da mesma forma, as variaes do campo magntico se repetiro periodicamente, o mesmo acontecendo com o campo eltrico gerado. Podemos dizer que os campos magnticos e eltricos que so gerados a partir da antena e se propagam pelo espao apresentam uma variao uniforme correspondente a uma onda, s que eletromagntica.

A RECEPO DAS INFORMAES


Aparelhos como rdio e TV, dentre outros, quando colocados na regio do espao onde encontra-se o campo eletromagntico produzido por uma estao, so capazes de receber e processar as informaes enviadas. Para tanto, eles dispem de antenas que podem ser internas (no caso de rdios portteis) ou externas. Esse o primeiro passo para que a informao seja recebida, mas no o nico. O aparelho precisa estar ligado e sintonizado. Vejamos o que isso significa. Os aparelhos receptores de rdio e TV tm associados ao circuito da antena tambm um circuito oscilante. Para que esse circuito esteja apto a receber todas as estaes, o capacitor desse circuito apresenta a caracterstica de poder variar a sua capacidade de acmulo de cargas quando de sua eletrizao. Quando mexemos no boto de sintonia com o aparelho ligado, estamos mexendo na posio das placas de um capacitor varivel e, assim, alteramos a sua capacidade de acumular cargas, para menos (figura a) ou para mais (figura b). essa alterao que torna possvel a sintonia das diversas estaes. Isso pode ser explicado pelo fato de a freqncia da onda eletromagntica portadora da informao ter ou no "permitida" a sua entrada no circuito oscilante do aparelho. Essa condio s ocorre quando o carregamento das placas do capacitor for tal que a corrente eltrica varivel criada nesse circuito tiver a mesma freqncia da onda eletromagntica portadora da informao. Somente nessa condio o sinal enviado pela estao, uma vez chegado at a antena do aparelho, tem a sua informao processada por ele, tornando-a acessvel.
capacitor varivel: a parte hachurada indica o local das placas que pode acumular cargas

A cada estao de rdio ou TV corresponde um certo valor da freqncia da onda eletromagntica que carrega consigo as informaes que so transmitidas. Como todas as ondas, elas se propagam com uma certa velocidade, e com a energia que transportam so capazes de gerar, no fio da antena atingido por elas, uma corrente eltrica que varia na mesma freqncia da onda.

fig.a

139

fig.b

COMO SE PREPARA A INFORMAO PARA ENVI-LA AT AS ANTENAS ONDE ESTO OS APARELHOS RECEPTORES E COMO SE RECUPERAM AS INFORMAES
Primeira etapa: codificao da informao
A primeira transformao por que passam som e imagem na etapa de codificao a sua transformao em corrente eltrica. Isso realizado respectivamente pelo microfone e pela cmara de TV, conforme j discutimos nas leituras 32 e 34. Tais correntes eltricas tm baixa freqncia, e por isso no so apropriadas para ser aplicadas em antenas transmissoras. Assim sendo, a transmisso das informaes referentes a som e imagem requer um "veculo" que as transporte a longas e mdias distncias. Esse "veculo" so as ondas eletromagnticas de alta freqncia chamadas de ondas portadoras. justamente pelo valor da freqncia da onda portadora que sintonizamos a estao desejada e recebemos as informaes transportadas por ela. A etapa que permite o envio das informaes atravs da antena chamada de modulao - consiste na produo de alteraes na amplitude ou na freqncia da onda portadora que reproduzem de forma idntica as alteraes das correntes eltricas que representam o som ou a imagem. Para visualizar o processo de modulao, podemos representar, por exemplo, as ondas sonora e de alta freqncia antes (fig. a) e depois (fig. b).

fig. b representao da onda sonora modulada em amplitude (AM) e em freqncia (FM)

Segunda etapa: recuperao da informao


Estando o aparelho receptor ligado e uma vez feita a sintonia com a estao desejada, a onda eletromagntica portadora da informao codificada reproduz no circuito do aparelho receptor a corrente eltrica correspondente.

140

fig. a representao da onda portadora e da onda sonora

Posteriormente, essa corrente eltrica acionar um alto-falante, se ela corresponder a um som, ou a um canho eletrnico se tal corrente corresponder a uma imagem.

exercitando...
Elabore 5 questes que foram respondidas neste texto. No vale usar coisas do tipo: o que , quem disse, quem fez etc.

Radiaes eletromagnticas
Voc vai conhecer a natureza das radiaes e o que distingue uma da outra.

36

ESPECTRO DAS RADIAES

141

36

Radiaes eletromagnticas
Maxwell foi o fsico que sintetizou todo o conhecimento dos fenmenos eltricos e magnticos conhecidos at ento em quatro leis, consideradas fundamentais e universais da natureza e que foram denominadas como as 4 leis de Maxwell. Hoje esse trabalho constitui a teoria do eletromagnetismo clssico. Tendo em vista o que j vimos nas leituras anteriores, podemos mencion-las da seguinte maneira: a. o campo eltrico pode ser criado por carga eltrica ou por corpos eletrizados; b. no existe carga magntica; c. um campo magntico que varia com o tempo, cria um campo eltrico; d.um campo eltrico que varia com o tempo cria um campo magntico. Alm do carter de sntese, o trabalho de Maxwell anteviu a possibilidade de novos fenmenos. Um deles se refere ao fenmeno das radiaes eletromagnticas. Vejamos como: Quando uma usina hidreltrica ou termeltrica entra em funcionamento, elas transformam energia gravitacional ou energia qumica em eltrica, originando corrente eltrica se o circuito estiver fechado. Nos aparelhos eltricos, a energia eltrica transformada em mecnica de rotao (ventilador, furadeira, liquidificador...); energia trmica (chuveiro, ferro eltrico,...); energia luminosa (lmpada, imagem em TV, mostradores de calculadora...); energia sonora etc. Fazendo a contabilidade das parcelas das transformaes de energia envolvidas, o balano energtico no coincide, ou seja, a soma das parcelas de energia que os aparelhos transformam, no iguala a energia inicial. Ser que o princpio da transformao e da conservao da energia no se aplica? Ento ele deixaria de ser uma lei universal da natureza. Ou, pior, ser que ele est furado? Maxwell fez uma outra suposio mantendo a f na conservao da energia: a parcela de energia que falta para fechar o balao energtico corresponde energia irradiada para o espao. Alm disso, Maxwell calculou, pelas dedues de sua teoria, que esta enegia eletromagntica irradiada desloca-se para o espao com uma velocidade de 300.000 km/s. Qualquer semelhana com o valor da velocidade da luz no vcuo ter sido mera coincidncia? Uma outra questo importante relativa ao balano energtico diz respeito quantidade de energia irradiada para o espao.

Nos circuitos oscilantes, conforme os estudados na leitura 32, a energia irradiada quando h corrente eltrica muito pequena.

Mas se incluir mos uma antena, prxima a bobina do circuito oscilante como est indicado na figura ao lado a energia irradiada pela antena ser muito maior. Assim que nas comunicaes a energia irradiada pela antena utilizada para "carregar" informaes de um lugar a outro, pelo espao afora. Essa mesma energia "sensibiliza" as antenas dos aparelhos receptores, "entregando" as informaes se o canal ou estao estiverem sintonizados.

142

Outra previso deduzida da teoria do eletromagnetismo de Maxwell, diz respeito a como est composta tal radiao eletromagntica. Segundo ele, os campos eltrico e magntico so perpendiculares entre si e em relao direo de propagao. Esta a representao do campo eletromagntico, incluindo a sua direo de propagao em uma nica direo. Em tor no de uma antena, o campo eletromagntico se propaga em todas as direes em torno dela. Com a aceitao da teoria de Maxwell, foi possvel compreender que todas as radiaes so originadas por movimentos acelerados de cargas eltricas. As radiaes de rdio e TV so originadas por movimentos de eltrons livres no interior das antenas; j a luz produzida por movimentos sbitos de eltrons dentro de tomos e molculas. Os raios X, que so um outro tipo de radiao eletromagntica cuja aplicao na medicina de todos conhecida pelas radiografias, so produzidas pela desacelerao muito brusca de eltrons previamente acelerados. Esta desacelerao provocada pelo choque com uma placa metlica.

As radiaes infravermelhas, tambm denominadas de radiao trmica, nos aquecem quando estamos em torno de uma fogueira e tambm assam alimentos, como carnes, pes etc. e ainda tijolos e telhas nos fornos so "cozidos" por radiaes eletromagnticas. Elas so originadas com a intensa vibrao dos tomos que constituem os materiais. Um outro tipo de radiao eletromagntica so os chamados "raios gama". Eles so produzidos e emitidos na desintegrao de ncleos atmicos ocorrida naturalmente, como na radioatividade, ou tecnologicamente produzida, como nas bombas atmicas. Na interao com a matria, as radiaes eletromagnticas podem ser absorvidas, refletidas, refratadas, difratadas ou ainda ser polarizadas. Alm disso, elas tambm podem sofrer interferncia. por isso que Maxwell acreditava que as radiaes eletromagnticas podiam ser entendidas como um tipo de onda: as ondas eletromagnticas. Assim, os diferentes tipo de radiao: luz, raios X, radiao infravermelha, raios gama, dentre outras, no se distinguem em sua natureza, pois todas elas so originadas por movimentos acelerados (ou desacelerados) de cargas eltricas. O que diferencia umas das outras a freqncia e o comprimento de onda de cada tipo de radiao. Algumas previses da teoria de Maxwell falharam. Uma delas consistia em admitir que um corpo aquecido transmitiria radiao trmica continuamente at atingir a temperatura de zero na escala Kelvin. A superao desse problema foi dada por Max Planck, admitindo que a energia emitida por um corpo atravs de radiao eletromagntica d-se em "pores" que ele denominou de "quantuns". O valor dessa energia (E) diretamente proporcional freqncia da radiao (f), e sempre mltiplo de um valor constante (h), que acabou recebendo o nome de constante de Planck.

velocidade comprimento de = de onda x freqncia propagao

E=h.f

143

No Sistema Internacional de unidades, o valor dessa constante h 6,63.10-34 J.s

exercitando...
1 Qual o comprimento de onda da onda eletromagntica correspondente freqncia de 50 Hz de uma linha de alta tenso? 2. O eco de um sinal radiotelegrfico que sofreu uma reflexo num obstculo retorna fonte em intervalo de tempo de 2 x 10-4 s. Determine a distncia do obstculo fonte. 3. Nosso corpo emite raios infravermelhos com comprimento de onda em torno de 10-5m. Calcule a freqncia correspondente.

teste seu vestibular...


1. Considere estas afirmaes: I. A velocidade de propagao da luz a mesma em todos os meios. II. As microondas usadas em telecomunicaes para transportar sinais de TV e telefonia so ondas eletromagnticas. III. Ondas eletromagnticas so ondas do tipo longitudinal. Quais delas esto corretas? a)( ) Apenas I b)( ) Apenas II c)( ) Apenas I e II d)( ) Apenas II e III e)( ) I, II e III 3. As siglas TV, FM e os termos "ondas curtas" e "ondas mdias" referemse s freqncias usadas em comunicaes no Brasil. Assim sendo, o conjunto das radiaes que se encontra em ordem crescente de freqncia : a)( ) ondas mdias, televiso, raios X, radiao infravermelha b)( ) radiao ultravioleta, radiao infravermelha, luz, televiso c)( ) FM, radiao infravermelha, luz, raios X d)( ) FM, TV, ondas mdias, ondas curtas e)( ) microondas, luz, radiao ultravioleta, ondas curtas

2. Sejam Sejam v1, v2 e v3 as velocidades de propagao no vcuo das radiaes gama, infravermelha e luminosa. Temos ento: a)( ) v1 < v2 < v3 b)( ) v2 < v1 < v3 c)( ) v3 < v2 v1 d)( ) v1 = v2 = v3 e)( ) v3 v2 v1

4. Uma cpsula a caminho da Lua certamente no encontra em sua trajetria: a)( ) raios X b)( ) raios gama c)( ) radiao ultravioleta d)( ) microondas e)( ) ondas sonoras

144

Salvando e gravando
Nesta aula voc vai conhecer dois processos de armazenamento de informaes.

37

Vivemos num mundo onde a informao assume um papel crucial na vida das pessoas, das empresas e das naes. Acesso informao, transmisso de informaes, armazenamento e gerao de informaes novas constituem uma grande parte da vida de todos ns. De quantas maneiras se armazenam informaes nos dias de hoje?

145

37

Salvando e gravando
Estudar, ler um texto ou um manual de um aparelho recmcomprado, assistir a um programa de TV ou uma fita em vdeo ou em cinema, ouvir um programa de rdio, um disco ou um CD, jogar xadrez, seguir uma receita no preparo de um saboroso prato de comida... em todas as atividades que realizamos, o processamento de informaes encontrase presente de um modo mais ou menos explcito. Esse processamento de informaes envolve algumas etapas que so bsicas: o armazenamento, a transmisso e a recuperao das informaes. Vejamos com mais detalhe cada uma dessas etapas. Nos dias de hoje confiamos a guarda de informaes em fitas magnticas na forma de cartes magnticos e fitas cassetes. Nos dois casos, sobre uma tira de plstico fixado um material base de xido de ferro, na forma de pequenos gros, formando uma finssima camada cuja espessura varia de 0,0032 a 0,0127 mm. Esse metal influenciado pela presena de um campo magntico produzido por um outro objeto, e por isso ele utilizado para registro e guarda de informaes. Esse registro realizado numa certa seqncia na organizao dessas partculas.

ARMAZENAMENTO DE INFORMAES E SUA RECUPERAO


A memria humana uma maneira natural de registrar e guardar informaes. Alm disso, os seres humanos utilizam formas inscritas para armazenar informaes: desenhos em madeira, barro e pedra, anteriormente; e, depois da escrita, do papel e da imprensa, os livros, revistas, jornais foram as formas encontradas para tornar possvel a guarda de informaes.

1. inscries em cavernas 2. anotaes no cho 3. anotaes em livros

No processo de gravao, seja de som, seja de imagem ou de um nmero ou de uma mensagem, estes so anteriormente transformados em corrente eltrica varivel. Essa corrente eltrica estabelecida numa bobina envolvida por um ncleo de ferro do chamado cabeote do gravador, conforme ilustra a figura a seguir.
1. Fita magntica em movimento.

Cabeote gravao

de

146

2. Cabeote com campo magntico

Assim, criado um campo magntico relativamente intenso na regio prxima a ele. nessa regio que uma fita magntica posta em movimento.

A proximidade entre a fita magntica e o ncleo magntico do cabeote faz com que o campo magntico criado pela corrente eltrica que representa o som ou a imagem atue intensamente sobre a fita. Isso significa que medida que a fita magntica se move prxima ao cabeote ela acaba registrando o campo magntico criado pela corrente eltrica. Como essa corrente nada mais que o som ou imagens codificados em eletricidade, consegue-se, dessa forma, registr-los e armazen-los numa fita magntica.

Um outro local onde se pode armazenar informaes no disco de vinil. Antes da fita cassete, o disco de vinil era o modo mais usado para armazenar informaes. O processo pelo qual se armazenam informaes no disco de vinil consiste em imprimir nele ranhuras ou "riscos", cujas formas, tanto em profundidade como abertura, mantm correspondncia com a informao que se deseja armazenar. Essas ranhuras, visveis no disco a olho nu, so feitas no disco matriz com um estilete no momento da gravao. Esse estilete movido pela ao da fora magntica que age sobre eletroms que esto acoplados a ele, conforme indica a figura. A corrente eltrica que corresponde ao som estabelecida nesses eletroms, e assim eles se magnetizam, conforme prev a lei de Ampre. Em conseqncia, o estilete fica sujeito a foras variavis que o fazem mover de acordo com as variaes do som. J no processo de leitura das informaes, ou seja, quando o disco posto a tocar, a agulha do aparelho percorre essas ranhuras. Desse modo, os ms que esto fixados a ela se movem no interior de duas bobinas, o que origina correntes eltricas nelas, conforme prev a lei de Faraday. Tais correntes eltricas que surgem nas bobinas variam no mesmo ritmo das alteraes gravadas nas ranhuras impressas no disco. A recuperao do som obtida com o estabelecimento dessa corrente no alto-falante do aparelho. Questo: Identifique semelhanas e diferenas nos processos de armazenamento de informaes descritos neste texto.

Para reproduzir o que foi gravado, o processo praticamente inverso ao da gravao: as variaes do campo magntico registradas na fita induzem no circuito eltrico do cabeote uma corrente eltrica varivel, de acordo com a lei de Faraday. Essa corrente eltrica nada mais do que a corrente que se tinha antes da gravao. A etapa seguinte a sua transformao em som ou imagem.

Veja que a agulha tem aspecto igual ao do estilete de gravao.

147

ANALGICO
Existem atualmente dois processos pelos quais se podem codificar as informaes com o intuito de armazen-las. Ao descrevermos a transformao do som ou da imagem em corrente eltrica atravs do microfone e da cmara de TV, a intensidade da corrente eltrica tinha correspondncia direta com a intensidade do som ou com a luminosidade de cada regio da cena que estava sendo filmada. Nesses casos, o processamento da infor mao se d com uma seqncia contnua de diferentes intensidades de corrente eltrica, que representa fielmente a informao original. Realizado dessa forma, tem-se o processamento analgico das informaes. Atualmente ele empregado nas transmisses de rdio e TV.

OU

DIGITAL?

Para ter uma idia de como se faz esse processamento, vamos partir de uma representao de um trecho de uma onda sonora, transfor mada em tenso eltrica pelo processo analgico. Dividindo-se a regio delimitada por esse grfico em pequenos trechos, podemos obter algo semelhante ao formulrio usado para brincar de batalha naval, s que em vez de porta-avies, ou navios teremos quadradinhos "cheios" e outros "vazios" relacionados informao: h corrente ou corrente nula. Essas duas nicas possibilidades vo corresponder aos valores 1 e 0 no processamento digital. A gravao e tambm a leitura da informao digitalizada consiste em vrias seqncias de 1 ou 0 formados com os dois nicos valores possveis: tem ou no. Cada uma dessas seqncias construda a partir de cada trecho no eixo do tempo, conforme est ilustrado. Assim, por este exemplo de representao temos trs seqncias: a de nmero 1, 2 e 3. A seqncia 1 seria formada pela informaes1-1-1-1-0-1. A seqncia 2 seria 0-1-1-1-0-1 e a seqncia 3 seria 0-0-1-1-0-0. Disquetes, CD's e discos rgidos j utilizam essa forma de armazenamento e de processamento de informaes.

148

Alm do processamento analgico de informao, a microeletrnica, atravs dos computadores e tambm dos compacts discs (CD), faz uso de um outro processamento de informaes para a sua armazenagem: o digital.

Tamanhos so documentos
Nesta aula voc vai saber por que o tamanho dos equipamentos eletrnicos vem diminuindo.

38

Vamos fazer um teste para ver se voc conhece as marcas tecnolgicas de cada poca. Observe com ateno a figura abaixo e responda: de que sculo e a que dcada pertencem estes aparelhos eltricos?

149

38

Tamanhos so documentos
REVIRANDO OS GUARDADOS DOS ANTEPASSADOS
Localize entre seus familiares ou amigos um rdio antigo, provavelmente um guardado pelos avs ou bisavs mas que ainda funcione, e compare com um walkman sob os seguintes aspectos: a. tamanho e peso b. tempo necessrio para entrar em funcionamento c. aquecimento do aparelho

A diferena entre os dois aparelhos que fazem a mesma coisa muito grande. O aparelho de rdio antigo muito mais pesado e maior, leva mais tempo para ligar e aquece se permanece ligado por algum tempo. Uma outra diferena q ue o antigo s ligado na tomada, enquanto o walkman funciona a pilhas. Internamente as diferenas so tambm enormes. Muitas vlvulas e fios de ligao, alm de resistores, no rdio antigo. J no walkman, circuito impresso, isto , placa com trilha de cobre fundido, nenhuma vlvula, e, alm de resistores, alguns componentes novos, conforme ilustra a figura.

Todas essas alteraes foram possveis a partir da substituio das vlvulas, que necessitam de alta tenso para funcionar, alm de um certo tempo para que seja aquecido o filamento, lembrando uma lmpada comum. Em seu lugar entraram o diodo e o transistor, que so feitos com materiais como germnio e silcio. Com a utilizao dos circuitos integrados da microeletrnica, o volume pde ser reduzido de 10 cm3, que corresponde ao de uma vlvula, para 0,000 000 008 cm3, o volume de um transistor integrado. Alm disso, a energia necessria para manter esses componentes funcionando tambm variou significativamente: 100.000 vezes menos energia por segundo, na substituio de uma vlvula por um transistor integrado. O estudo das propriedades eltricas de materiais como o germnio e o silcio, que so genericamente denominados de materiais semicondutores, requer uma aproximao com algumas idias do que se denomina fsica quntica.Assim, nas pginas a seguir vamos tratar de dois aspectos: localizaremos num primeiro momento as idias bsicas dessa parte da fsica para, no segundo momento, utilizlas na construo de um novo modelo de conduo eltrica para os materiais.

150

Bohr e seu novo modelo de tomo


As idias bsicas que permitem a compreenso das propriedades eltricas de materiais como o germnio e o silcio tm por base uma representao de tomo elaborada em 1913, e ficou conhecida na fsica por "tomo de Bohr", em homenagem ao fsico que a elaborou. Segundo essa representao, o tomo formado de duas regies: uma no centro, chamada ncleo, onde esto os prtons e os nutrons, e uma outra chamada eletrosfera, onde esto os eltrons. A figura ao lado uma representao do tomo de p hidrognio, segundo o modelo de Bohr. Ainda segundo Bohr, esse eltron pode mudar para uma rbita mais afastada do ncleo de seu tomo se receber uma certa quantidade de energia que corresponde a um valor bem determinado: a diferena entre os valores das energias associadas a cada uma das rbitas (a final e a inicial). Quando isso ocorre, o tomo deixa o estado fundamental e passa para o chamado estado excitado. Esse estado, entretanto, transitrio, a menos que o tomo receba continuamente energia. Caso contrrio, o eltron retorna espontaneamente rbita inicial. Ao faz-lo, ele emite a mesma quantidade de energia absorvida anteriormente, voltando ao estado fundamental. Em ambos os casos, dizemos que houve um salto quntico de energia. Em funo das diferentes rbitas que o eltron pode ter, pode-se fazer um mapeamento das suas possibilidades, levando em conta os valores das energias correspondentes. Para o tomo de hidrognio, o diagrama dos nveis de energia possveis para o seu eltron est indicado ao lado. De acordo com este diagrama, quando o eltron encontrase no nvel energrtico 1, ele est no estado fundamental. Fora dele, o tomo est no estado excitado. Para separar o eltron do tomo, isto , ioniz-lo, o eltron deve receber 21,7.10-19 J de energia. Eltron mudando ao nvel mais externo

Eltron voltando ao nvel fundamental

Na eletrosfera, os eltrons se movem to rapidamente ao redor do ncleo, em suas rbitas, que formam uma espcie de nuvem, mas h algumas regies onde existe maior chance de encontr-los que em outras, ou seja, as rbitas permitidas ao eltron no podem ser quaisquer. As rbitas podem conter um certo nmero de eltrons, correspondendo cada uma delas a um valor de energia que depende da sua distncia em relao ao ncleo do tomo. De acordo com Bohr, que estudou detalhamente o tomo de hidrognio, quando o seu nico eltron encontra-se na rbita mais prxima do ncleo, ele tem o seu menor valor de energia. Nesta situao, o tomo est no seu estado fundamental.

151

Reclassificao dos materiais do ponto de vista da condutividade eltrica


Podemos fazer uma classificao dos materiais quanto a sua condutividade eltrica tomando por base os nveis de energia que os seus eltrons podem ter. Neles, a proximidade dos tomos faz com que haja um aumento do nmero de nveis de energia possveis para os seus eltrons, conforme indica a figura a seguir. Um material isolante tem uma grande barreira energtica que separa a banda de valncia da banda de conduo. Assim, a passagem dos eltrons para a banda de conduo requer grande quantidade de energia, sendo justamente isso o que caracteriza o material como isolante. Sua representao, em termos de nveis de energia, caracterizada conforme a ilustrao ao lado. Um material condutor, ao contrrio, tem sua banda de conduo eltrica em continuidade com a banda de valncia. Desse modo, pequena quantidade de energia suficiente para que seus eltrons passem para os nveis de energia mais afastados. Por isso, esses materiais so caracterizados como condutores eltricos.

Isolante

Condutor
H uma outra distribuio dos nveis de energia onde a banda de conduo e a de valncia esto separadas por uma diferena de energia menor que a dos isolantes. Neste caso, com uma certa energia, os eltrons passam para a banda de conduo, tornando o material um condutor eltrico. Tal comportamento caracteriza os materiais semicondutores. Germnio e silcio so exemplos de materiais que apresentam esse comportamento. Para eles, a energia necessria para torn-los condutores eltricos pode ser obtida com a elevao de temperatura, incidncia de luz, aumento de presso, dentre outros processos.

Nesta representao, cada linha horizontal representa um nvel de energia possvel para o eltron. E a linha com uma bolinha representa a existncia de um eltron nesse nvel assinalado. A caracterizao dos materiais como isolantes ou condutores eltricos vai depender da diferena de energia entre os nveis que os eltrons podem vir a ocupar, que se denomina banda de conduo, e os valores dos ltimos nveis j ocupados por eles, a chamada banda de valncia.

Semicondutor

152

Partculas e interaes
Para terminar, voc vai conhecer um pouco de como os fsicos imaginam a constituio da matria.

39

Ao longo de seu contato com a Fsica procuramos mostrar que ela pode ser um poderoso intrumento para a compreenso de vrios aspectos do mundo natural e tecnolgico, com o qual convivemos. Para finalizar este nosso contato com voc, preparamos esta leitura, visando uma aproximao com aquilo que hoje os fsicos entendem ser as suas ferramentas mais importantes para a compreenso do mundo material: as partculas que o constituem e suas interaes bsicas.

153

39

Partculas e interaes Do que formada a matria e como esto organizadas as partculas que a formam?
Esta uma questo que j foi respondida de vrias maneiras ao longo da histria da humanidade. Vejamos algumas delas.

sc. XX
1911: E. Rutherford fez uma clebre experincia e props um novo modelo de tomo: existe um ncleo, formado de cargas positivas, onde a massa do tomo est quase toda concentrada. Os eltrons esto fora do ncleo, girando em torno dele. 1913: N. Bohr aprimorou o modelo de Rutherford: os eltrons giram ao redor do ncleo em rbitas definidas. 1932: J. Cladwick fez a suposio de uma nova partcula no ncleo do tomo: os nutrons. Acertou na mosca! 1960: M. Gell-Mann props que prtons e nutrons so formadas de outras 3 partculas: os quarks. Gol de placa!

sc. 4 a.C.
Demcrito, um filsofo grego, prope que a matria formada de um conjunto de partculas indivisveis. Chamou-as de tomo, que significa exatamente isso: no divisvel.

sc. XIX
1808: J. Dalton afirmou que as diferentes substncias seriam formadas de diferentes tomos. 1897: J. J. Thomson descobriu uma partcula atmica e quebrou o tomo! E ainda criou um modelo para o tomo: este seria formado de eltrons e outras partculas de cargas positivas.

154

Interaes entre partculas


Alm da idia de que toda a matria pode ser descrita como formada das mesmas coisas - as partculas elementares - os fsicos tambm acreditam que elas so capazes de interagir. pelos diferentes tipos de interao entre as partculas que se explicam as formaes de aglomerados de matria que formam as coisas que ns conhecemos e com que lidamos. Vejamos:

c. interao forte
a responsvel pela manuteno ou coeso do ncleo atmico, apesar da repulso eltrica entre os prtons. Sua natureza atrativa, exercendo-se entre os prtons e os nutrons, de modo que sua intensidade predomina quando est presente, embora sua atuao seja percebida somente no ncleo do tomo.
Os fsicos tambm admitiram uma outra interao, que recebeu o nome de interao fraca, responsvel pela emisso de partculas beta. Hoje eles consideram que essa interao est relacionada com a eletromagntica.

a. interao gravitacional

interaes e foras
a responsvel pelos grandes aglomerados de partculas elementares. Tem natureza atrativa, desempenhando papel fundamental na for mao de estrelas, galxias e planetas, na permanncia de nossa atmosfera e dos satlites em rbita da Terra... As interaes forte, eletromagntica e gravitacional tambm podem ser expressas em termos de foras: nuclear, eletromagntica (eltrica e magntica) e gravitacional, respectivamente.

Leis de conservao
Uma outra idia muito importante que caracteriza o modo como os fsicos "enxergam" a natureza reside no fato de que apesar das modificaes que so observadas no mundo natural, algumas quantidades fsicas se mantm constantes, desde que no haja influncia externa: so as chamadas leis da conservao. Algumas delas, que foram discutidas ao longo dos trs volumes desta coleo, so:

b. interao eletromagntica
Este tipo de interao explica a ligao entre os eltrons e seus respectivos ncleos atmicos e tambm a unio entre os tomos para formar molculas. Ela tambm responsvel pela emisso de luz quando os tomos passam de um estado excitado para o estado fundamental, conforme ilustra o esquema:

155

a. a conservao da quantidade de movimento (na translao e na rotao); tomo excitado = tomo no estado fundamental + radiao eletromagntica b. a conservao da energia; c. a conservao da carga eltrica.

Essa histria de partculas elementares no acabou por a. At hoje j foram detectadas a existncia de aproximadamente 200 partculas. A maior parte delas existe por um tempo muito curto (da ordem de 0,000 001 a segundo).
0,000 000 000 000 000 0001
exercitando...
1. Qual a principal diferena entre o modelo atmico de Thomson e Rutherford? 2. a. Quantos tipos de fora os fsicos admitem como existentes na natureza? b. Que partculas participam dessas foras? 3. Por meio de uma seta, faa a correspondncia entre as linhas das colunas a seguir: a. interao forte b. interao eletromagntica c. interao gravitacional 1. atrativa ou repulsiva 2. explica o sistema solar 3. curtssimo raio de ao

156

fim?

40
Exerccios
Voc vai rever o que foi discutido nas aulas anteriores fazendo e pensando as questes propostas.

EXEXEXEXEXEXERCCIOS
(Som, imagem e comunicao)

157

40 Exerccios: som, imagem e comunicao

1. Qual o intervalo de freqncias que o ouvido humano pode "perceber"?

8. A sintonizao de uma emissora de rdio ou de TV feita selecionando-se a freqncia da emissora de rdio e o canal da TV. Por que, s vezes, um aparelho de TV "pega" tambm uma outra estao?

2. Qual a ordem de grandeza da freqncia das ondas que os rdios utilizam para enviar ao espao as suas informaes?

3. Por que a corrente eltrica gerada nos microfones considerada de baixa freqncia?

4. Como podemos interpretar as interferncias no funcionamento do aparelho receptor (rdio)? 9. Quais as principais transformaes de energia que ocorrem num aparelho de rdio em funcionamento? E num aparelho de TV?

5. Que tipo de associao h entre o ajuste do boto de sintonia e o circuito eltrico do rdio?

6. Um rdio pode funcionar sem estar ligado a uma fonte de energia (tomada ou pilha)? Ento qual a funo desses tipos de fonte de energia eltrica? 7. As emissoras de rdio lanam no espao ondas eletromagnticas com freqncias especficas. As antenas dos receptores captam essas ondas ao mesmo tempo? Explique.

10. Os circuitos oscilantes possibilitam a obteno de correntes eltricas de alta freqncia. Que papel elas desempenham na transmisso de informaes entre as emissoras e os teleouvintes?

11. A sintonizao de uma emissora por um aparelho de rdio significa que houve seleo de uma onda eletromagntica. a) Discuta o que acontece quando as oscilaes da onda eletromagntica transmitida pela emissora no tm a mesma freqncia que a do circuito oscilante do rdio e a situao em que essas freqncias coincidem. b) Por que o som de um rdio perturbado por rudos durante uma tempestade em que ocorrem relmpagos?

158

12. As emissoras de rdio lanam ao espao ondas eletromagnticas moduladas. O que significa modular uma onda de alta freqncia para se obter uma onda de rdio?

17. O comprimento de onda transmitido por uma estao retransmissora de 300 m. Calcule a freqncia da onda emitida.

13. Qual a funo do canho eletrnico nas cmaras de TV? Identifique, nas transmisses de rdio, o que desempenha funo anloga. Que transformaes de energia ocorrem em cada um deles?

18. O texto a seguir foi retirado de um livro de Fsica: " O corpo humano, que apresenta uma temperatura mdia de 37 o C, tambm emite radiaes infravermelhas, cujo comprimento de onda encontra-se prximo ao valor 10-5 metros."

19. Considerando a velocidade de propagao prxima da luz (3.108 m/s), qual a freqncia da radiao emitida pelo corpo humano? 14. Por que as antenas so colocadas geralmente nos pontos mais altos de uma regio?

20. Calcule os comprimentos de onda das ondas eletromagnticas de freqncia f1 = 6 . 1014 Hz e f2 = 4 . 106 Hz.

21. Uma estao de rdio emite ondas eletromagnticas com frequncia 8 megahertz. O comprimento das ondas emitidas de: a)( ) 32,5 m b)( ) 35,7 m 15. O que acontece se colocarmos um m sobre uma fita magntica? E sobre um disco? 16. Qual o comprimento de onda eletromagntica correspondente freqncia de 50 Hz de uma linha de alta tenso? c)( ) 37,5 m d) ( ) 45,0 m e)( ) 52,6 m

22. Uma pessoa tenta escutar um noticirio em um radinho de pilha nas seguintes condies: muito vento, com ameaa de chuva com relmpagos cortando o cu. Discuta as vrias hipteses que podem explicar o fato de que para escutar alguma coisa o radinho tinha de ser colocado colado ao ouvido.

159

5. Considere estas afirmaes:

teste seu vestibular


1. No radiao eletromagntica: a)( ) infravermelho b)( ) ultravioleta c)( ) luz visvel d)( ) onda de rdio c)( ) ultra-som

I. A velocidade de propagao da luz a mesma em todos os meios. II. As microondas usadas em telecomunicaes para transportar sinais de TV e telefonia so ondas eletromagnticas. III. Ondas eletromagnticas so ondas do tipo longitudinal. Quais delas esto corretas? a)( ) Apenas I b)( ) Apenas II c)( ) Apenas I e II 6. Sejam v1, v2 e v3 as velocidades de propagao no vcuo das radiaes gama, infravermelha e luminosa. Temos ento: a)( ) v1 < v2 < v3 b)( ) v2 < v1 < v3 c)( ) v3 < v2 < v1 7. Em uma regio do espao existem campos eltricos e magnticos variando com o tempo. Nessas condies, pode-se dizer que, nessa regio: a)( ) existem necessariamente cargas eltricas b)( ) quando o campo eltrico varia, cargas induzidas de mesmo valor absoluto, mas de sinais contrrios, so criadas c)( ) variao do campo eltrico corresponde o aparecimento de um campo magntico d)( ) a variao do campo magntico s pode ser possivel pela presena de ms mveis e)( ) o campo magntico varivel pode atuar sobre uma carga em repouso, de modo a moviment-la, independentemente da ao do campo eltrico. d)( ) v1 = v2 = v3 e)( ) v3 < v1 < v2 d)( ) Apenas II e III e)( ) I, II e III

2. Uma cpsula a caminho da Lua no encontra, certamente, em sua trajetria: a)( ) raios X b)( ) raios c)( ) radiao ultravioleta d)( ) microonda e)( ) ondas sonoras

3. No ar, sob condies normais de temperatura e presso, uma fonte sonora emite um som cujo comprimento de onda de 25 cm. Supondo que a velocidade de propagao do som no ar de 340 m/s, a freqncia do som emitido ser de: a)( ) 1,36 kHz b)( ) 1,60 kHz c)( ) 2,72 kHz d)( ) 3,20 kHz e)( ) 3,40 kHz

160

4. O ouvido humano consegue escutar sons desde aproximadamente 20 Hz at 20.000 Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de 330 m/s, que intervalo de comprimento de onda detectvel pelo ouvido humano? a)( ) De 16,5 m a15,5 mm d)( ) De 8,25 m a 8,25 mm b)( ) De 165 m a 165 mm c)( ) De 82,5 m a 82,5 mm e)( ) De 20 m a 20 mm

Das könnte Ihnen auch gefallen