Sie sind auf Seite 1von 9

VIAS PARENTRICAS Intradrmica rosa Intramuscular verde Subcutnea amarela

SERINGAS

Consideraes sobre o Material: A escolha das Agulhas - comprimento e calibre consoante a viscosidade do medicamento, massa muscular,
gordura subcutnea e local de administrao; O tamanho da seringa em funo da quantidade de medicamento a administrar; Outro material poder ser utilizado de modo a possibilitar a identificao do utente e medicamento. 100 unidades- 1 ml ; 10 unidades- 0,1 ml

Intradrmica: Administrao de um medicamento na derme com o objectivo de efectuar um teste diagnstico (ex: prova tuberculina; testes cutneos a diferentes alergenos existentes no meio ambiente; testes para avaliar reaco a algum medicamento), injeces de dessensibilizao, administrar anestsicos localmente, antes de vacinaes.

Finalidades:
Realizar testes a/de alrgenos; Desvantagens: A quantidade de medicamento baixa, Rompe a proteco da barreira da pele, Exige tcnico qualificado, Exige tcnica assptica.

MATERIAL
Folha teraputica (e/ou Carto cor-de-rosa com a prescrio). Tabuleiro; Cuvete riniforme; Contentor para cortantes e perfurantes; Recipiente para sujos; Seringa de insulina (As seringas so habitualmente de 1ml. No caso das provas de tuberculina existem seringas especficas, porque as quantidades a administrar so muito reduzidas, no superiores a 0,1 ml); Agulha de calibre 25G (0,5mm) ou 26G (0,45 mm) e com comprimento 9,5 a 16 mm; Luvas se necessrio; Material para desinfeco da pele; Medicamento prescrito. REAS DE ADMINISTRAO

Procedimento: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Verificar a prescrio mdica e comparar com a folha de registo de teraputica; Conferir a folha de registo de teraputica com o respectivo medicamento; Lavar as mos antes e aps a execuo do procedimento; Preparar o material necessrio e transport-lo para a unidade do cliente; Identificar o cliente; Explicar o procedimento ao cliente e pedir a sua colaborao e consentimento; Se necessrio fechar a porta, a cortina e/ou o biombo; Pedir ao cliente (ou ajud-lo), que se posicione de acordo com o local seleccionado; Expor o local de administrao e proceder sua desinfeco; Verificar novamente a dose a administrar; Esticar a pele no local de administrao com a mo no dominante; Proceder insero da agulha com ngulo de 10(quase no mesmo plano da pele) introduzir apenas o bisel, este deve ser visvel, mesmo por debaixo da pele; Injectar lentamente (no aspirar A injeco do lquido oferece alguma resistncia, mas um sinal evidente que a administrao foi efectuada correctamente); Retirar a agulha respeitando o trajecto da sua insero e ao mesmo tempo exercer ligeira presso com algodo ou compressas; Colocar o material descartvel em contentor adequado; Reinstalar o cliente se necessrio; Providenciar a recolha e arrumao do material; Assinar a folha de registo de teraputica Lavar as mos e efectuar os registos. - Efectuar a leitura dos resultados no tempo estabelecido, se for o caso.

Notas:
- Antes da administrao, avaliar o estado da pele, nomeadamente irritaes, descoloraes ou edemas, reas com grande pigmentao ou muito pilosas para melhor avaliar a reaco existente; - Est contra-indicada a massagem local aps a administrao do medicamento, uma vez que pode alterar a leitura; - Injectar o medicamento lentamente formando uma pequena ppula. - ALERTA observar o cliente durante os 20 minutos subsequentes administrao, avaliando a frequncia respiratria, rudos respiratrios anormais e frequncia cardaca. - Substituir a agulha depois da preparao do medicamento; - Desinfectar a pele e deixar secar, respeitando os tempos de actuao do anti-septico.

SUB-CUTNEA Administrao de um medicamento no tecido celular subcutneo, entre a derme e o tecido muscular. Os medicamentos mais frequentemente administrados so a insulina e a heparina. Antes de administrar qualquer medicamento por via subcutnea, deveremos ter presentes os princpios gerais inerentes administrao de teraputica por via parentrica assim como os ensinos a efectuar ao utente e/ou famlia.

Finalidades:
Administrar frmacos com volumes inferiores a 1ml em que se pretende uma absoro lenta (das vias parentricas);

DESVANTAGENS
Utilizao de tcnica assptica, mais cara que a via oral, administrao de pequenas quantidades, administrao mais lenta que a via I.M., os medicamentos mais irritantes podem produzir dor, podem produzir ansiedade ao cliente.

MATERIAL
Folha teraputica (e/ou Carto amarelo com a prescrio). Tabuleiro; Cuvete reiniforme; Recipiente para sujos; Contentor para cortantes e perfurantes; Seringa de insulina ou de 1ml; Agulha de calibre 25G (0,5mm) e com comprimento 16 - 22 mm; Luvas, se necessrio; Material para desinfeco da pele; Medicamento prescrito.

LOCAIS DE ADMINISTRAO:

EXECUO DO PROCEDIMENTO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Verificar a prescrio mdica e comparar com a folha de registo de teraputica; Conferir a folha de registo de teraputica com o respectivo medicamento; Lavar as mos antes e aps a execuo do procedimento; Preparar o material necessrio e transport-lo para a unidade do cliente; Identificar o cliente; Explicar o procedimento ao cliente e pedir a sua colaborao e consentimento; Se necessrio fechar a porta, a cortina e/ou o biombo; Pedir ao cliente (ou ajud-lo), que se posicione de acordo com o local seleccionado; Expor o local de administrao e proceder sua desinfeco; Verificar novamente a dose a administrar; Fazer uma prega na pele/local da administrao com a mo no dominante; Proceder insero da agulha com um ngulo de 45 ou 90, de acordo com o comprimento da agulha e o tecido adiposo do cliente; Aspirar ligeiramente puxando o embolo; Injectar lentamente, caso no haja retorno de sangue; Retirar a agulha respeitando o trajecto da sua insero e ao mesmo tempo exercer presso com o algodo ou compressa; Colocar o material descartvel em contentor adequado; Reinstalar o cliente se necessrio; Providenciar a recolha e arrumao do material; Assinar a folha de registo de teraputica Lavar as mos e efectuar os registos.

NOTAS IMPORTANTES:
- Fazer a rotao dos locais de administrao, para prevenir a lipodistrofia e a excessiva formao de tecido cicatricial, o que dificulta a absoro do medicamento; - Est contra-indicada a massagem local aps a administrao do medicamento, uma vez que aumenta a velocidade de absoro; - Substituir a agulha depois da preparao do medicamento de um frasco hermtico ou de uma ampola; - Desinfectar a pele, deixar secar, respeitando os tempos de actuao do antisptico utilizado;

INTRAMUSCULAR A administrao de um medicamento no tecido muscular, deve ter presente todos os princpios gerais inerentes administrao de teraputica por via parentrica, assim como os ensinos ao utente e ou famlia.

Finalidades:
Administrar frmacos irritantes para o tecido celular subcutneo (Diminui a dor); Permitir a absoro mais rpida dos frmacos (do que pela via subcutnea); Possibilitar a administrao de doses superiores via subcutnea, Ultrapassar as dificuldades da via oral.

DESVANTAGENS
Perda de continuidade do tecido e da pele, Tcnica assptica, Necessidade de tcnicos qualificados, Pode produzir estado de ansiedade ao cliente, Pode provocar dor.

MATERIAL
Folha teraputica (e/ou Carto verde com a prescrio). Tabuleiro; Cuvete riniforme, Contentor para cortantes e perfurantes; Recipiente para sujos, Seringa com capacidade adequada ao medicamento, Agulha de aspirao; Agulha intramuscular - calibre 22G (0,7mm) a 20G (0,9mm) e 1 a 1,5 de comprimento (25 a 75 mm); Luvas, se necessrio; Material para desinfeco da pele; Medicamento prescrito.

EXECUO DO PROCEDIMENTO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. Verificar a prescrio mdica e comparar com a folha de registo de teraputica; Conferir a folha de registo de teraputica com o respectivo medicamento; Lavar as mos antes e aps a execuo do procedimento; Preparar o material necessrio e transport-lo para a unidade do cliente; Identificar o cliente; Explicar o procedimento ao cliente e pedir a sua colaborao e consentimento; Se necessrio fechar a porta, a cortina e/ou o biombo; Pedir ao cliente (ou ajud-lo), que se posicione de acordo com o local seleccionado; Instruir o individuo a relaxar o musculo; Expor o local de administrao e proceder sua desinfeco; Verificar novamente a dose a administrar; Calar luvas, se necessrio; Retirar a cpsula que cobre a agulha; Desadaptar a agulha da seringa (ou com seringa Completa sem desadaptar agulha); Proceder insero da agulha de forma perpendicular, de forma firme e rpida, com um ngulo de 90; Adaptar a seringa agulha; Aspirar ligeiramente, puxando o embolo; Injectar o frmaco lentamente caso no haja retorno de sangue; Retirar a agulha, respeitando o trajecto da insero, exercendo ao mesmo tempo presso com a compressa esterilizada;

20. 21. 22. 23. 24.

Colocar o material descartvel em contentor adequado; Reinstalar o cliente se necessrio; Providenciar a recolha e arrumao do material; Assinar a folha de registo de teraputica Lavar as mos e efectuar os registos.

Notas:
- Substituir a agulha depois da preparao do medicamento de um frasco hermtico ou de uma ampola; - Desinfectar a pele, deixar secar, respeitando os tempos de actuao do anti-sptico utilizado; - Realizar um movimento suave e rpido para atravessar a pele, a fim de diminuir a dor aquando da puno; - Em relao ao procedimento poder-se- manter a agulha adaptada seringa

REGIES DE ADMINISTRAO:
Deltide - at 1ml maior capacidade de absoro Regio Dorsogltea (Glteo Mdio) at 4 ml menor velocidade de absoro Ventrogltea (Glteo Mdio e pequeno glteo) - at 5 ml Vastolateral ou Vastoexterno - at 5 ml Recto anterior (regio do quadricipete crural) (no inserir a agulha toda) - at 5 ml

DELTOIDE: o musculo tem de estar descontraido 1. Posicionar o utente com o brao flectido e em aduo. Sentado ou deitado. 2. Localizar o msculo, dois ou trs dedos abaixo da extremidade inferior do acrmio, na face lateral do brao. Pressionar o msculo entre o polegar e os restantes dedos. 3. Esticar a pele entre o polegar e o indicador e introduzir a agulha com um ngulo de 90. Nos indivduos com massa muscular reduzida ou nas crianas, elevar o msculo e introduzir a agulha reduzindo o ngulo de insero.

REGIO DORSOGLTEA
1. Posicionar o utente em decbito ventral com os ps rodados para dentro. 2. Determinar o local recorrendo a uma das seguintes formas: - Estabelecer linha imaginria transversal, a partir do sulco intra-nadegueiro e perpendicular linha mdia do corpo. No ponto mdio da primeira linha traada, estabelecer outra perpendicular, por forma a criar quatro quadrantes. A administrao do medicamento ser no quadrante superior externo, abaixo da crista ilaca. - Localizar o grande trocanter e a espinha ilaca postero-superior. Traar uma linha imaginria entre estes dois pontos. O local para administrao ser acima da linha imaginria, no quadrante externo e abaixo da crista ilaca. 3. Avaliar a massa muscular existente. 4. Fazer retraco da pele entre o polegar e o indicador. Introduzir a agulha efectuando um ngulo de 90 em relao pele.

REGIO VENTROGLTEA
1. Posicionar o utente em decbito lateral, ventral ou dorsal. Flectir a articulao coxo-femoral. 2. Colocar palma da mo no grande trocnter, dedo indicador sobre a espinha ilaca antero-superior e restantes dedos afastados deste formando um V. Inverter a posio dos dedos consoante seja o lado esquerdo ou direito. 3. Fazer a retraco da pele entre os dedos e introduzir a agulha efectuando um ngulo de 75 a 80 com a agulha direccionada para a cabea do utente.

VASTOLATERAL 1. Utente posicionado em decbito dorsal ou sentado, com os joelhos ligeiramente flectidos. 2. Localizar o grande trocanter e ponto mdio externo do joelho. Estabelecer uma linha imaginria entre estes dois pontos e no seu ponto mdio na superfcie mdiolateral da coxa, ser o local para administrao. 3. Fazer retraco da pele e inserir a agulha efectuando um ngulo de 90 ou ligeiramente direccionada para a cabea do utente.

RECTO ANTERIOR 1. Posicionar o utente como para administrao no msculo, vasto externo. 2. Colocar a mo transversa abaixo da extremidade proximal do grande trocanter e outra acima do joelho. No ponto mdio (regio mdio-anterior da coxa, ser o local de administrao). 3. Fazer retraco da pele e inserir a agulha efectuando um ngulo de 90 ou ligeiramente inclinada (consoante a massa muscular e/ou tecido adiposo).

TCNICAS DE ADMINISTRAO - T. SIMPLES - A utilizao desta tcnica, consiste em fazer deslocar os tecidos que esto acima do tecido muscular
antes da insero da agulha, por forma a aps a administrao e a libertao dos mesmos, estes poderem funcionar como tampa, impedindo a sada do medicamento .

- T. EM Z as fibras ficam desalinhadas impedindo a sada de medicamento


1. Aspirar o medicamento para a seringa e seguidamente 0.2 a 0.5 ml de ar consoante o calibre e comprimento da agulha. 2. Posicionar o utente consoante o msculo destinado administrao, por forma a seringa ficar perpendicular ao solo durante a administrao e haver a possibilidade de fazer a retraco dos tecidos de pelo menos 2,5 cm. 3. Colocar o dedo mdio da mo no dominante sobre o local de administrao. Retrair os tecidos para o lado e para baixo. No libertar os tecidos. 4. Introduzir a agulha, mantendo os tecidos traccionados, com um ngulo de 80 a 90, durante toda a administrao. Aspirar, segurando a seringa com os dedos polegar e indicador. 5. Administrar o medicamento lentamente, injectando no fim o ar que ficou junto ao mbolo da seringa. 6. Libertar os tecidos aps a administrao. No massajar. T. EM Z + TAMPONAMENTO COM AR Aspirar o medicamento para a seringa e seguidamente 0.2 a 0.5ml de ar. Posicionar o utente consoante o msculo destinado administrao, mas tendo em conta a necessidade de nesta tcnica a seringa ter que ficar perpendicular ao solo. Aps a administrao do medicamento injectar o ar existente na seringa. A quantidade aspirada depende do calibre e comprimento da agulha.

Complicaes: Dor Parantesia (dor muscular) Hemorragia Edema Reaco alrgica Inflamao (tardia) Ensinos: Instruir o individuo sobre o medicamento No caso da subcutnea - Fazer a rotao dos locais de administrao, para prevenir a lipodistrofia e a excessiva formao de tecido cicatricial, o que dificulta a absoro do medicamento No caso da subcutnea est contra- indicada a massagem local aps a administrao do medicamento, uma vez que aumenta a velocidade de absoro; No caso da intradrmica est contra- indicada a massagem local aps a administrao do medicamento, uma vez que pode alterar a leitura; Registos: na folha de teraputica de enfermagem Data e hora Diagnosticos de enfermagem Ensinos Reaces do individuo Local de administrao

Das könnte Ihnen auch gefallen