Sie sind auf Seite 1von 12

12/02/2011

Prof.:Carla Mota

Objetivos da disciplina
Aguar e desenvolver o hbito da investigao; Desenvolver a prtica da pesquisa; Aprimorar a percepo; Aprimorar o olhar crtico investigativo; Aguar o interesse a leitura em livros fsicos e virtuais, mas que sejam livros! Ampliar o seu contedo intelectual.

12/02/2011

Progresso da Disciplina no Curso


1Perodo Metodologia
2Perodo Prticas Investigativas da E.S.G.T. 3Perodo Prticas Investigativas Especfica

4Perodo Vivncia Profissional

Composio do artigo
Elementos pr-textuais Elementos textuais Introduo Definio do Problema Hiptese Objetivos Objetivo Geral Objetivo Especfico Justificativa Metodologia Fundamentao Terica Anlise dos Resultados Concluso Elementos ps-textuais

12/02/2011

Observao Importante
Fica a cargo do professor o contedo a ser solicitado em cada estudo de caso, e/ou sob orientao da coordenao da disciplina, assim como a apresentao e banner. Em nenhum momento o aluno (grupo) determina a sequncia do contedo; Caso o aluno (grupo) no siga(m) as orientaes do professor, tornar(o) o seu trabalho invlido, pois no h alteraes nos cronogramas. O modo de entrega para todos os estudos de caso sempre sob forma impressa, com texto em MS Word e tambm em cd, contendo os arquivos de texto e os slides da apresentao.

Contedo do documento
Elementos pr-textuais: Capa e Folha de Rosto - como consta da apostila de metodologia, seguindo a mesma formatao; Resumo - um pargrafo de, no mximo, 250 palavras. Apresenta de forma concisa o problema, o modelo de estudo, o mtodo de coleta de dados (informaes), o objetivo final, os resultados e as concluses. Sumrio - ndice analtico indica os captulos, itens, subitens dos elementos pr-textuais e as respectivas pginas iniciais. Cuidado com o alinhamento do sumrio!

12/02/2011

Elementos textuais:
1. Introduo
Devem estar claros na introduo o problema, a hiptese, os principais autores utilizados para a formulao da hiptese, os procedimentos tcnicos utilizados para comprovar a hiptese e as principais contribuies e os resultados da pesquisa. Com isso se deve ter em mente que a introduo desenvolvida durante todo o processo de construo do documento.

1.1. Definio do Problema


A definio do problema deve constar de duas partes: 1. a contextualizao do problema 2. e o problema propriamente dito. Na contextualizao do problema devem-se apresentar as informaes bsicas necessrias para que o leitor compreenda o problema: O estgio atual da rea de conhecimento que abordar, e, A situao da empresa em que realizar o estudo de caso. Aps contextualizar o problema, deve-se apresent-lo, sob forma de pergunta (frase interrogativa).

12/02/2011

O que um Problema ?
O problema a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Na acepo cientfica, problema qualquer situao no solvida e que objeto de discusso, em qualquer domnio do conhecimento. Um problema de natureza cientfica quando envolve variveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas.

1.2 Hiptese
Observao

Problema? A hiptese uma resposta para o problema. Busca explicar o comportamento das variveis analisadas a partir de uma teoria prexistente. a possibilidade de explicao do problema.

Induo

Implementao

12/02/2011

1.4 Objetivo
O objetivo deve ser apresentado sob a forma de tpicos. Deve-se diferenciar o objetivo geral dos objetivo especfico. 1.4.1 Objetivo Geral Indica o objetivo final da pesquisa. 1.4.2 Objetivo Especfico Indica os objetivos intermedirios necessrios para atingir o objetivo final. Os objetivos especficos se relacionam diretamente com o problema e a hiptese adotados.

1.5. Justificativa
Na justificativa, busca-se convencer o leitor de que o problema apresentado relevante, em que a hiptese apresentada constitui uma contribuio efetiva cincia. Para justificar a escolha do tema, deve ser indicada sua importncia para: A cincia: evidenciando a importncia do texto para o acervo cientifico. A sociedade: destacar a importncia do texto para a gerao de empregos, aumentar o bem-estar da sociedade etc. A empresa: evidenciar a importncia do texto para orientar e avaliar aes na empresa, que objeto do estudo de caso. O crescimento intelectual do autor do artigo: destacar a importncia do estudo para o desenvolvimento profissional do autor.

12/02/2011

1.6 Metodologia
Na metodologia, o autor deve mostrar quais mtodos de pesquisa pretende empregar para desenvolver sua pesquisa. A Metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionrio, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. Muitas vezes refere-se a tudo e qualquer coisa que possa ser encapsulado por uma disciplina ou uma srie de processos, atividades e tarefas. Exemplos disto so encontrados em desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos e campos de processo de negcio. Esse uso do termo tipificado pelo contorno quem, o qu, onde, quando e porqu. Os processos em si so apenas uma parte da metodologia, juntamente com a identificao e uso das normas, polticas e etc.

2. Fundamentao Terica (Desenvolvimento)

A qualidade de uma fundamentao terica depende da seleo e resumo adequados dos textos utilizados. No entanto, a fundamentao terica no um resumo dos autores utilizados, mas a ordenao das suas ideias, orientada pela argumentao que sustenta a hiptese. Uma das dificuldades na redao da fundamentao terica a ordenao dos diversos autores e teorias utilizados.

12/02/2011

2. Fundamentao Terica (Desenvolvimento)

Busque: Expor primeiro os temas gerais e em seguida os temas especficos; Comear com autores mais antigos passando em seguida para os autores atuais. Ao redigir a fundamentao terica, fundamental que se indique sempre a fonte de cada teoria ou informao. Utilizar uma teoria ou dado sem indicar fonte plgio.

3. Anlise dos Resultados


A anlise dos resultados deve apresentar os resultados da coleta de dados, confrontada com a hiptese, evidenciando se contribuem para confirmar ou para refutar a hiptese. Normalmente a Anlise feita atravs de pesquisa de campo com formulrios e a partir desses formulrios faz-se uma linha estatstica com grficos, os quais compem a Anlise dos Resultados.

12/02/2011

4. Concluso
A concluso deve fazer sentido para quem no leu o trabalho, ou leu apenas a introduo. A concluso no um resumo, mas uma sntese para a qual converge logicamente o texto. Desde a introduo concluso deve ser enunciada como hiptese de trabalho, que vai sendo confirmada ou negada ao longo do texto. Devem estar presentes na concluso: O problema: repetir o problema mencionado na introduo. As hipteses: a concluso deve apresentar com mais detalhes as hipteses formuladas na introduo. Uma exposio dos principais argumentos utilizados no referencial terico, em que fornea uma viso de conjunto dos argumentos tericos utilizados, evidenciando a relao entre a base terica e as hipteses. Os principais resultados da coleta de dados contextualizados para a confirmao ou refutao da hiptese. A concluso no deve apresentar dados novos. A importncia e as implicaes do texto para o acervo cientfico e para a sociedade. As limitaes da pesquisa realizada e as pesquisas futuras necessrias para resolver estas limitaes.

Elementos Ps-Textuais
Os elementos ps-textuais devem seguir a ordem descrita abaixo: Anexos (se houver): os anexos so documentos, tabelas de dados, apresentados aps o corpo do trabalho para no comprometer a unidade e coeso do texto principal. Os anexos so opcionais. Antes dos anexos deve ser colocada uma folha com a palavra: Anexos. Referncias (obrigatrio): indica os livros e outras fontes utilizadas pelo autor, conforme o formato indicado na apostila de metodologia. Lembre-se sempre que todas as obras mencionadas no texto devem ser listadas nas referncias. Contra Capa (obrigatrio): folha em branco colocada aps as referncias.

12/02/2011

Formatao A formatao do artigo deve obedecer algumas regras: Papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm) branco, digitado em apenas uma face. Fonte Times New Roman, com tamanho 12. Exceto em citao diretas, citao de citao com mais de trs linhas e nas notas de rodap. Espaamento entre linhas: 1,5 entre linhas. Exceto em citaes diretas e citao de citao com mais de trs linhas. Margem: Superior: 3 cm, Inferior: 2 cm, Esquerda: 3 cm, Direita: 2 cm. Nmero da pgina: margem superior direita. Ttulos das sees: SEO PRIMRIA (1): CAIXA ALTA COM NEGRITO SEO SECUNDRIA (1.1): CAIXA ALTA SEM NEGRITO Seo Terciria (1.1.1): Caixa baixa com negrito. Seo Quaternria (1.1.1.1): Caixa baixa sem negrito. Seo quinria (1.1.1.1.1): Caixa baixa com itlico. Maiores informaes: vide apostila de Metodologia

Definies para Apresentao utilizando o PowerPoint nas PIs


Apresentar de forma sucinta a contextualizao da marca/empresa do artigo, assim voc j est falando algo da introduo; Expor o problema na forma de tpico e com a interrogao para evidenciar; Expor a(s) hiptese(s) sob forma de tpicos; Expor o(s) objetivo(s) sob forma de tpicos; Expor sucintamente o desenvolvimento, apresentando as tcnicas comprovadas que reforam a(s) hipteses; Expor a concluso objetivamente; Deve conter imagens referentes aos respectivos contedos e pode conter grficos. Ao finalizar inclua um slide com o nome da dupla, turma e disciplina e nome do professor orientador.

10

12/02/2011

Painel (galhardete)
Salvo outra orientao do professor orientador, deve seguir a orientao abaixo.
O que um galhardete? R: um painel cientfico vertical que deve conter textos sucintos, imagens e grficos que comprovem ou refutem a hiptese levantada a respeito do problema em questo. DIMENSO 100 OU 120 CM DE ALTURA POR 60 OU 80 CM DE LARGURA. EXPOR: Introduo, Problema, Hiptese, Objetivo Especfico, Fundamentao Terica, Concluso e Bibliografia. EXPOR IMAGENS REFERENTES AO TRABALHO OU GRFICOS E ALGO A MAIS QUE DESENJEM PARA ILUSTRAR SEU TRABALHO.

Exemplo Bsico:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ........................... PRTICAS INVESTIGATIVAS DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTO E TECNOLOGIA

NOME DOS ALUNOS: PROF ORIENTADOR:

11

12/02/2011

Referncias
BIELSCHOWSKY, P. et al. Manual de apoio s prticas profissionais na Escola Superior de Gesto e Tecnologia. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2009. TRACIERRA, Angela T. PI - Material de aula (ppt). Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2010.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen